Tudo sobre: Política – Observador

21-10-2017
marcar artigo

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, anunciou esta quinta-feira que vai lançar uma linha de apoio para os agricultores que perderam potencial produtivo durante os incêndios deste fim de semana.

O Parlamento vai discutir a moção de censura ao Governo socialista na terça-feira. Comunistas vão votar contra e seguram o Executivo de António Costa. Está desfeito o "equívoco" de que falava Marcelo.

Caso dos carros de combate na sucata: Marco António Costa (PSD), presidente da comissão de Defesa, queixa-se de "obstáculos" ao Parlamento. João Rebelo (CDS) diz que o Exército omitiu informação.

O presidente da Câmara de Cascais, vice-presidente do PSD e coordenador autárquico dos sociais-democratas, Carlos Carreiras, vai apoiar Santana Lopes contra Rui Rio nas diretas do partido.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que é preciso tomar decisões e não esquecer as pessoas que sofreram com a tragédia dos incêndios que assolaram o país.

Um suplemento alimentar para combater a fome, lançado na semana passada pelo presidente da câmara de São Paulo, João Dória, tem causado uma grande polémica no Brasil.

O primeiro-ministro assegurou esta quinta-feira que Bruxelas demonstrou abertura para estudar a criação de uma bolsa permanente de meios aéreos para combate a incêndios.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, reúne-se na sexta-feira com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca, anunciou o seu porta-voz, Stéphane Dujarric.

O presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, apresentou a sua demissão. O pedido, "com efeitos imediatos", foi formalizado na quarta-feira. António Costa já aceitou.

O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, considera que a demissão do presidente da Proteção Civil era esperada, foi a melhor solução e revela a "dignidade e o caráter".

Houve quem tivesse notado que nenhum outro presidente da república fora tão duro desde o general Eanes. Mas o ponto é que também nunca um chefe de governo foi tão frouxo na sua resposta ao presidente.

Parlamento discute direito a desligar do trabalho. PS quer sanções para empregadores mas admite que funcionários possam ser, no período de descanso, abordados pela entidade patronal por via "digital".

Que o percurso de Newt Gingrich nos sirva de lição para que não se cometam erros que se mascaram de vitórias no imediato, mas podem ter consequências importantes no médio-longo prazo.

O cadastro simplificado da floresta, um projeto-piloto que será aplicado a 10 municípios, começa já no próximo mês. Sábado será regulamentado o pacote legislativo de reforma da floresta.

Na primeira entrevista após as eleições autárquicas, que a Antena 1 passa amanhã, o líder do PCP não poupa críticas ao governo. E explica os pontos em que não está alinhado com António Costa.

Depois dos vários líderes políticos e do primeiro-ministro, agora foi a vez do comandante das forças de defesa apelar à tranquilidade em Timor. A oposição aprovou uma moção de rejeição ao governo.

O Governo timorense garantiu ao corpo diplomático em Díli que cumprirá todos os seus compromissos, referindo que apesar do momento de tensão política, "continuará a merecer a confiança internacional".

O governo espanhol e o principal partido da oposição chegaram a acordo para convocar eleições na Catalunha em janeiro. O governo reúne-se no sábado em Conselho de Ministros extraordinário.

A federação junta-se à greve da Frente Comum marcada para dia 27 de outubro. Em causa está a forma como o descongelamento de carreiras previsto no Orçamento vai afetar os professores.

A tragédia dos fogos repetiu-se e a semana foi horribilis para Costa. Em artigos de opinião, os poucos socialistas que criticam o Governo não ficaram calados. "Incompetência" e "amiguismos", acusam.

O governo prevê aumentar o montante para combate aos incêndios em 24 milhões de euros. A proposta faz parte do Orçamento do Estado para 2018, que foi entregue antes dos incêndios deste domingo.

Uma campanha de divulgação e esclarecimento sobre o Rendimento Social de Inserção foi lançada pelo governo esta sexta-feira. O objetivo é reforçar a capacidade integradora desta prestação.

O Exército reconhece que, no Campo de Santa Margarida, há "pedaços de metal soltos" que são furtados durante a noite por "sucateiros". Só a área edificada está "fechada, vigiada e segura".

Há fotos de Marcelo com as vítimas dos incêndios na revista Time. E no El Mundo. E em vários sites internacionais. A forma como o Presidente se tem emocionado é notícia. E é, sobretudo, imagem.

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que vai atribuir a Grã-Cruz de Ordem de Mérito a Francisco George, diretor cessante da Direção-Geral de Saúde.

A revista norte-americana destacou uma fotografia de Marcelo Rebelo de Sousa no seu Instagram. As redes sociais têm reagido às muitas imagens do Presidente da República.

O Ministério da Saúde instituiu o Prémio de Saúde Pública Francisco George, em homenagem ao diretor-geral de Saúde que deixa o cargo ao fim de 12 anos.

O Presidente da República está confiante no Conselho de Ministros e nas soluções que podem daí advir. Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que a limitação da época de incêndios já não faz sentido.

A Ministra da Justiça defendeu esta sexta-feira o papel importante que a Polícia Judiciária tem na prevenção do crime de fogo posto. Francisca Van Dunem falou sobre a "tarefa hercúlea" de reconstruir.

"Não é solução para nada" e "prejudica pactos de regime". Advogado Pedro Borges de Lemos, militante do CDS, critica opção da direção por moção de censura. E que militantes não tenham sido ouvidos.

A Assembleia da República aprovou os projetos do PS e do CDS-PP para a criação da Ordem dos Fisioterapeutas mas rejeitou outro dos socialistas sobre a Ordem dos Técnicos de Saúde.

À segunda tentativa, o PSD indicou Abílio Morgado para presidir à fiscalização das secretas. PS tinha concordado, mas nome não teve a maioria necessária. O mesmo aconteceu com Jorge Lacão.

Considerada a nova líder "rockstar", a recém-eleita primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinta Aldern, tem como prioridades combater as alterações climáticas e as desigualdades de género.

O parlamento elegeu esta sexta-feira a ex-vice-presidente do Tribunal Constitucional Maria Lúcia Amaral para substituir no cargo de Provedor de Justiça José de Faria Costa.

O deputado socialista e vice-presidente da Assembleia da República Jorge Lacão falhou esta sexta-feira a eleição para o Conselho Superior de Segurança Interna, não tendo obtido os votos necessários.

O presidente do Grupo Parlamentar do PS, Carlos César, foi hoje reeleito neste cargo pelos deputados socialistas com 81% dos votos, percentagem sensivelmente idêntica àquela que registou em 2015.

A ministra da Justiça considerou esta sexta-feira que a Polícia Judiciária tem realizado um "trabalho notável" na prevenção dos crimes de fogo posto.

Ordem dos Engenheiro diz que tem recebido muitas interpelações e garante: José Sócrates "não está, nem nunca esteve, inscrito na Ordem dos Engenheiros". Sócrates diz que há campanha de maledicência.

A ministra do Mar diz que o Governo vai propor que os limites de captura de sardinha para Portugal e Espanha para 2018 sejam entre 13,5 e 14 mil toneladas.

O coordenador do grupo que apresentou a criação de uma Ordem dos Técnicos de Saúde foi surpreendido com o chumbo no parlamento, por ter recebido "uma convergência de posições" para a sua aprovação.

BE e CDS-PP estão com dúvidas relativamente a um acordo entre o Governo e a anterior administração do banco quanto à entrega de declarações ao Tribunal Constitucional.

Assunção Cristas considera que os atrasos das verbas prometidas pelo Governo depois dos incêndios de 2016 para a região autónoma não são "bom sinal".

Presidência aceitou os quatro secretários de Estado propostos para a Administração Interna e na dependência do ministro adjunto. Dois são reconduzidos, pasta da Proteção Civil autonomizada.

O Conselho de Ministros extraordinário em que o Governo vai tomar medidas para a reforma dos sistemas de prevenção e combate aos incêndios vai realizar-se a partir das 10h30, em São Bento.

Catarina Martins alertou que as ajudas devido aos incêndios não podem esperar pelo orçamento de 2018. A líder do Bloco reforça que essas ajudas devem chegar ainda este ano.

Marcelo Rebelo de Sousa diz que os novos desafios observados com os incêndios deste ano implicam "uma capacidade de adaptação" no seu combate.

Os incêndios retiraram popularidade a António Costa: se as eleições fossem hoje, o PS ganharia as legislativas, mas sem maioria absoluta. À esquerda houve ligeiras quedas, à direita pequenos ganhos.

Passos Coelho defende que os dirigentes da Proteção Civil devem passar a ser recrutados por concurso público e não por nomeação. O PSD vai avançar com várias propostas legislativas para a semana.

A fiscalização às baixas por doença vai ser melhorada e haverá novos critérios de controlo para melhorar o combate à fraude. O Governo diz que não está satisfeito com os resultados nesse combate.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmando que este tem feito um trabalho "realmente espetacular" na organização.

O candidato à liderança do PSD Rui Rio defendeu que os partidos têm de chegar a um acordo estrutural sobre os incêndios florestais, de modo a não se repetir a tragédia deste ano.

Marcelo Rebelo de Sousa diz que o país tem de aproveitar a abertura da União Europeia para resolver "sem remendos" a catástrofe económica e social provocada pelos incêndios de domingo.

Marcelo Rebelo de Sousa deu este sábado posse aos novos ministros da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e Adjunto do primeiro-ministro, Pedro Siza Vieira, no Palácio de Belém.

O Governo prepara-se para adotar este sábado um mecanismo extrajudicial para atribuir indemnizações aos familiares e herdeiros das vítimas dos incêndios de junho e de outubro.

O Governo prepara-se para aprovar em Conselho de Ministros um reforço do envolvimento das Forças Armadas no combate aos incêndios, e uma revisão do modelo de Proteção Civil.

O PSD vai apresentar iniciativas na área dos incêndios, que passam pelo reforço da profissionalização do combate e por um sistema de concursos para a seleção de dirigentes da Proteção Civil.

Conselho de Ministros extraordinário aprova resolução para agilizar atribuição de indemnizações às vítimas dos incêndios, mas define apenas prazo para comissão definir critérios.

Paulo Ferreira, o único presidente eleito pelo movimento Nós, Cidadãos! em todo o país, tomou posse este sábado, num dos concelhos mais fustigados pelos incêndios do passado fim de semana.

Depois do veto em agosto e da consequente alteração do diploma, Marcelo Rebelo de Sousa aprova por fim o diploma que transfere a gestão da rodoviária Carris para a Câmara Municipal de Lisboa.

"Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou um momento mais infeliz do governo -- e do primeiro-ministro, em particular -- para se impor", afirmou porta-voz do PS, João Galamba, num programa televisivo.

Apesar do aviso do IPMA, a fase Charlie de combate a incêndios não foi prolongada e as populações não foram alertadas para os riscos que corriam.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje justa e rápida a solução encontrada pelo Governo para indemnizar os familiares das vítimas que morreram nos incêndios.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu este sábado posse aos novos ministros, numa cerimónia onde esteve Constança Urbano de Sousa, abraçada por Marcelo e António Costa.

Os Cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar os nossos serviços, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, anunciou esta quinta-feira que vai lançar uma linha de apoio para os agricultores que perderam potencial produtivo durante os incêndios deste fim de semana.

O Parlamento vai discutir a moção de censura ao Governo socialista na terça-feira. Comunistas vão votar contra e seguram o Executivo de António Costa. Está desfeito o "equívoco" de que falava Marcelo.

Caso dos carros de combate na sucata: Marco António Costa (PSD), presidente da comissão de Defesa, queixa-se de "obstáculos" ao Parlamento. João Rebelo (CDS) diz que o Exército omitiu informação.

O presidente da Câmara de Cascais, vice-presidente do PSD e coordenador autárquico dos sociais-democratas, Carlos Carreiras, vai apoiar Santana Lopes contra Rui Rio nas diretas do partido.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que é preciso tomar decisões e não esquecer as pessoas que sofreram com a tragédia dos incêndios que assolaram o país.

Um suplemento alimentar para combater a fome, lançado na semana passada pelo presidente da câmara de São Paulo, João Dória, tem causado uma grande polémica no Brasil.

O primeiro-ministro assegurou esta quinta-feira que Bruxelas demonstrou abertura para estudar a criação de uma bolsa permanente de meios aéreos para combate a incêndios.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, reúne-se na sexta-feira com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca, anunciou o seu porta-voz, Stéphane Dujarric.

O presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, apresentou a sua demissão. O pedido, "com efeitos imediatos", foi formalizado na quarta-feira. António Costa já aceitou.

O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, considera que a demissão do presidente da Proteção Civil era esperada, foi a melhor solução e revela a "dignidade e o caráter".

Houve quem tivesse notado que nenhum outro presidente da república fora tão duro desde o general Eanes. Mas o ponto é que também nunca um chefe de governo foi tão frouxo na sua resposta ao presidente.

Parlamento discute direito a desligar do trabalho. PS quer sanções para empregadores mas admite que funcionários possam ser, no período de descanso, abordados pela entidade patronal por via "digital".

Que o percurso de Newt Gingrich nos sirva de lição para que não se cometam erros que se mascaram de vitórias no imediato, mas podem ter consequências importantes no médio-longo prazo.

O cadastro simplificado da floresta, um projeto-piloto que será aplicado a 10 municípios, começa já no próximo mês. Sábado será regulamentado o pacote legislativo de reforma da floresta.

Na primeira entrevista após as eleições autárquicas, que a Antena 1 passa amanhã, o líder do PCP não poupa críticas ao governo. E explica os pontos em que não está alinhado com António Costa.

Depois dos vários líderes políticos e do primeiro-ministro, agora foi a vez do comandante das forças de defesa apelar à tranquilidade em Timor. A oposição aprovou uma moção de rejeição ao governo.

O Governo timorense garantiu ao corpo diplomático em Díli que cumprirá todos os seus compromissos, referindo que apesar do momento de tensão política, "continuará a merecer a confiança internacional".

O governo espanhol e o principal partido da oposição chegaram a acordo para convocar eleições na Catalunha em janeiro. O governo reúne-se no sábado em Conselho de Ministros extraordinário.

A federação junta-se à greve da Frente Comum marcada para dia 27 de outubro. Em causa está a forma como o descongelamento de carreiras previsto no Orçamento vai afetar os professores.

A tragédia dos fogos repetiu-se e a semana foi horribilis para Costa. Em artigos de opinião, os poucos socialistas que criticam o Governo não ficaram calados. "Incompetência" e "amiguismos", acusam.

O governo prevê aumentar o montante para combate aos incêndios em 24 milhões de euros. A proposta faz parte do Orçamento do Estado para 2018, que foi entregue antes dos incêndios deste domingo.

Uma campanha de divulgação e esclarecimento sobre o Rendimento Social de Inserção foi lançada pelo governo esta sexta-feira. O objetivo é reforçar a capacidade integradora desta prestação.

O Exército reconhece que, no Campo de Santa Margarida, há "pedaços de metal soltos" que são furtados durante a noite por "sucateiros". Só a área edificada está "fechada, vigiada e segura".

Há fotos de Marcelo com as vítimas dos incêndios na revista Time. E no El Mundo. E em vários sites internacionais. A forma como o Presidente se tem emocionado é notícia. E é, sobretudo, imagem.

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que vai atribuir a Grã-Cruz de Ordem de Mérito a Francisco George, diretor cessante da Direção-Geral de Saúde.

A revista norte-americana destacou uma fotografia de Marcelo Rebelo de Sousa no seu Instagram. As redes sociais têm reagido às muitas imagens do Presidente da República.

O Ministério da Saúde instituiu o Prémio de Saúde Pública Francisco George, em homenagem ao diretor-geral de Saúde que deixa o cargo ao fim de 12 anos.

O Presidente da República está confiante no Conselho de Ministros e nas soluções que podem daí advir. Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que a limitação da época de incêndios já não faz sentido.

A Ministra da Justiça defendeu esta sexta-feira o papel importante que a Polícia Judiciária tem na prevenção do crime de fogo posto. Francisca Van Dunem falou sobre a "tarefa hercúlea" de reconstruir.

"Não é solução para nada" e "prejudica pactos de regime". Advogado Pedro Borges de Lemos, militante do CDS, critica opção da direção por moção de censura. E que militantes não tenham sido ouvidos.

A Assembleia da República aprovou os projetos do PS e do CDS-PP para a criação da Ordem dos Fisioterapeutas mas rejeitou outro dos socialistas sobre a Ordem dos Técnicos de Saúde.

À segunda tentativa, o PSD indicou Abílio Morgado para presidir à fiscalização das secretas. PS tinha concordado, mas nome não teve a maioria necessária. O mesmo aconteceu com Jorge Lacão.

Considerada a nova líder "rockstar", a recém-eleita primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinta Aldern, tem como prioridades combater as alterações climáticas e as desigualdades de género.

O parlamento elegeu esta sexta-feira a ex-vice-presidente do Tribunal Constitucional Maria Lúcia Amaral para substituir no cargo de Provedor de Justiça José de Faria Costa.

O deputado socialista e vice-presidente da Assembleia da República Jorge Lacão falhou esta sexta-feira a eleição para o Conselho Superior de Segurança Interna, não tendo obtido os votos necessários.

O presidente do Grupo Parlamentar do PS, Carlos César, foi hoje reeleito neste cargo pelos deputados socialistas com 81% dos votos, percentagem sensivelmente idêntica àquela que registou em 2015.

A ministra da Justiça considerou esta sexta-feira que a Polícia Judiciária tem realizado um "trabalho notável" na prevenção dos crimes de fogo posto.

Ordem dos Engenheiro diz que tem recebido muitas interpelações e garante: José Sócrates "não está, nem nunca esteve, inscrito na Ordem dos Engenheiros". Sócrates diz que há campanha de maledicência.

A ministra do Mar diz que o Governo vai propor que os limites de captura de sardinha para Portugal e Espanha para 2018 sejam entre 13,5 e 14 mil toneladas.

O coordenador do grupo que apresentou a criação de uma Ordem dos Técnicos de Saúde foi surpreendido com o chumbo no parlamento, por ter recebido "uma convergência de posições" para a sua aprovação.

BE e CDS-PP estão com dúvidas relativamente a um acordo entre o Governo e a anterior administração do banco quanto à entrega de declarações ao Tribunal Constitucional.

Assunção Cristas considera que os atrasos das verbas prometidas pelo Governo depois dos incêndios de 2016 para a região autónoma não são "bom sinal".

Presidência aceitou os quatro secretários de Estado propostos para a Administração Interna e na dependência do ministro adjunto. Dois são reconduzidos, pasta da Proteção Civil autonomizada.

O Conselho de Ministros extraordinário em que o Governo vai tomar medidas para a reforma dos sistemas de prevenção e combate aos incêndios vai realizar-se a partir das 10h30, em São Bento.

Catarina Martins alertou que as ajudas devido aos incêndios não podem esperar pelo orçamento de 2018. A líder do Bloco reforça que essas ajudas devem chegar ainda este ano.

Marcelo Rebelo de Sousa diz que os novos desafios observados com os incêndios deste ano implicam "uma capacidade de adaptação" no seu combate.

Os incêndios retiraram popularidade a António Costa: se as eleições fossem hoje, o PS ganharia as legislativas, mas sem maioria absoluta. À esquerda houve ligeiras quedas, à direita pequenos ganhos.

Passos Coelho defende que os dirigentes da Proteção Civil devem passar a ser recrutados por concurso público e não por nomeação. O PSD vai avançar com várias propostas legislativas para a semana.

A fiscalização às baixas por doença vai ser melhorada e haverá novos critérios de controlo para melhorar o combate à fraude. O Governo diz que não está satisfeito com os resultados nesse combate.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmando que este tem feito um trabalho "realmente espetacular" na organização.

O candidato à liderança do PSD Rui Rio defendeu que os partidos têm de chegar a um acordo estrutural sobre os incêndios florestais, de modo a não se repetir a tragédia deste ano.

Marcelo Rebelo de Sousa diz que o país tem de aproveitar a abertura da União Europeia para resolver "sem remendos" a catástrofe económica e social provocada pelos incêndios de domingo.

Marcelo Rebelo de Sousa deu este sábado posse aos novos ministros da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e Adjunto do primeiro-ministro, Pedro Siza Vieira, no Palácio de Belém.

O Governo prepara-se para adotar este sábado um mecanismo extrajudicial para atribuir indemnizações aos familiares e herdeiros das vítimas dos incêndios de junho e de outubro.

O Governo prepara-se para aprovar em Conselho de Ministros um reforço do envolvimento das Forças Armadas no combate aos incêndios, e uma revisão do modelo de Proteção Civil.

O PSD vai apresentar iniciativas na área dos incêndios, que passam pelo reforço da profissionalização do combate e por um sistema de concursos para a seleção de dirigentes da Proteção Civil.

Conselho de Ministros extraordinário aprova resolução para agilizar atribuição de indemnizações às vítimas dos incêndios, mas define apenas prazo para comissão definir critérios.

Paulo Ferreira, o único presidente eleito pelo movimento Nós, Cidadãos! em todo o país, tomou posse este sábado, num dos concelhos mais fustigados pelos incêndios do passado fim de semana.

Depois do veto em agosto e da consequente alteração do diploma, Marcelo Rebelo de Sousa aprova por fim o diploma que transfere a gestão da rodoviária Carris para a Câmara Municipal de Lisboa.

"Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou um momento mais infeliz do governo -- e do primeiro-ministro, em particular -- para se impor", afirmou porta-voz do PS, João Galamba, num programa televisivo.

Apesar do aviso do IPMA, a fase Charlie de combate a incêndios não foi prolongada e as populações não foram alertadas para os riscos que corriam.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje justa e rápida a solução encontrada pelo Governo para indemnizar os familiares das vítimas que morreram nos incêndios.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu este sábado posse aos novos ministros, numa cerimónia onde esteve Constança Urbano de Sousa, abraçada por Marcelo e António Costa.

Os Cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar os nossos serviços, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.

marcar artigo