Deputado socialista diz ao Governo que IC35, em Penafiel, é prioridade

13-12-2015
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"Tendo em conta a empreitada em curso do lanço entre a EN15 (Nó de Penafiel Sul) e a zona de Rans, estamos certos que o Governo saberá dar a máxima prioridade ao lançamento dos projetos de execução entre a freguesia de Rans e a rotunda dos Bombeiros de Entre-os-Rios(EN106), permitindo assim a acessibilidade ao concelho de Castelo de Paiva", afirmou Fernando Jesus.

No plenário, o parlamentar socialista acrescentou: "Face aos mecanismos de financiamento existentes para a construção de vias desta natureza, estamos certos que o Governo do PS, recentemente empossado, saberá tirar o maior proveito do Portugal 2020 e do Plano Juncker, assumindo a prioridade para a construção do IC 35".

Sublinhando a importância da infraestrutura rodoviária, o Fernando Jesus recordou que, do ponto de vista económico, aquela região "é a maior exportadora nacional de granito, tendo um enorme potencial exportador que é fundamental para o país".

Assinalou que aquele investimento "foi e é merecedor de um elevado consenso político regional", tendo o PS, PCP e BE apresentado "diversas iniciativas na anterior legislatura, chumbadas pela coligação PSD/CDS".

Jesus criticou o que considerou ser o "discurso contraditório" sobre a matéria dos "representantes do PSD e do CDS ao longo de quatro anos".

Segundo o parlamentar socialista, as forças que sustentavam o anterior Governo defendiam na região a construção do IC 35, "mas no Parlamento foram rejeitando as diversas iniciativas dos partidos da esquerda".

Para o deputado do PS, "o anterior Governo utilizou o IC 35 numa lógica eleitoralista, não só nas eleições autárquicas, como também nas eleições legislativas".

O IC 35, também conhecido como variante à EN 106, é reivindicado há mais de duas décadas pelos autarcas e empresários de vários concelhos, sobretudo Penafiel, Castelo de Paiva, Marco de Canaveses e Cinfães.

A acessibilidade ligará a cidade de Penafiel à localidade de Entre-os-Rios.

O anterior Governo adjudicou, a poucas semanas das eleições legislativas, as duas primeiras empreitadas, uma das quais já em execução, entre Paredes e Penafiel (ligação à A4).

A segunda, já adjudicada, ligará Penafiel a Rans, numa extensão de três quilómetros.

Ainda sem calendário definido fica a faltar a ligação, de cerca de 12 quilómetros, a Entre-os-Rios, considerada fundamental para os acessos em melhores condições aos concelhos de Castelo de Paiva, Marco de Canaveses e Cinfães.

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No plenário, o parlamentar socialista acrescentou: "Face aos mecanismos de financiamento existentes para a construção de vias desta natureza, estamos certos que o Governo do PS, recentemente empossado, saberá tirar o maior proveito do Portugal 2020 e do Plano Juncker, assumindo a prioridade para a construção do IC 35".

Sublinhando a importância da infraestrutura rodoviária, o Fernando Jesus recordou que, do ponto de vista económico, aquela região "é a maior exportadora nacional de granito, tendo um enorme potencial exportador que é fundamental para o país".

Assinalou que aquele investimento "foi e é merecedor de um elevado consenso político regional", tendo o PS, PCP e BE apresentado "diversas iniciativas na anterior legislatura, chumbadas pela coligação PSD/CDS".

Jesus criticou o que considerou ser o "discurso contraditório" sobre a matéria dos "representantes do PSD e do CDS ao longo de quatro anos".

Segundo o parlamentar socialista, as forças que sustentavam o anterior Governo defendiam na região a construção do IC 35, "mas no Parlamento foram rejeitando as diversas iniciativas dos partidos da esquerda".

Para o deputado do PS, "o anterior Governo utilizou o IC 35 numa lógica eleitoralista, não só nas eleições autárquicas, como também nas eleições legislativas".

O IC 35, também conhecido como variante à EN 106, é reivindicado há mais de duas décadas pelos autarcas e empresários de vários concelhos, sobretudo Penafiel, Castelo de Paiva, Marco de Canaveses e Cinfães.

A acessibilidade ligará a cidade de Penafiel à localidade de Entre-os-Rios.

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A segunda, já adjudicada, ligará Penafiel a Rans, numa extensão de três quilómetros.

Ainda sem calendário definido fica a faltar a ligação, de cerca de 12 quilómetros, a Entre-os-Rios, considerada fundamental para os acessos em melhores condições aos concelhos de Castelo de Paiva, Marco de Canaveses e Cinfães.

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