comboiosXXI.org: Governo abdica da linha Braga-Porto?

31-08-2019
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Segundo a notícia anterior, do JN, a "secretária dos Transportes, Ana Paula Vitorino, garantiu que o Governo não abdica da alta velocidade ferroviária e rejeitou que ela seja um 'custo incomportável para Portugal'."Ana Paula Vitorino falava em Braga "no lançamento da primeira fase da ligação ferroviária de alta velocidade entre Porto e Vigo, que estará concluída em 2013 e deverá custar 823 milhões de euros."Deste montante, "Portugal conseguiu obter 383 milhões de euros de fundos da União Europeia, 37 por cento dos quais são para a ligação à Galiza", ou seja, cerca de 142 milhões, pelo que, a obra custará aos cofres do Estado 681 milhões.
A secretária e estado referiu ainda que "os estudos apontam para que em 2029 o comboio para Vigo transporte 3,7 milhões de passageiros e um volume de 115 a 150 mil toneladas por ano de mercadorias".
Para o mesmo ano de 2013, muito têm escrito os jornais sobre a possível conclusão da obra de quadriplicação da linha entre Ermesinde e Contumil, que é actualmente um enorme e incompreensível constrangimento ferroviário que afecta três linhas dos urbanos do Porto (Braga-Porto, Guimarães-Porto e Caíde-Porto), Alfas, Regionais da linha do Minho e o transporte de mercadorias.
No entanto, este prazo de de 2013 não chega sequer a ter grande fundamento, uma vez que ainda não houve nenhuma declaração pública por parte da Sr.ª Secretária de Estado ou do Sr. Ministro a assumir o lançamento desta obra. Apenas uma previsão apontada pela Refer.Esta obra, muito mais urgente e importante, custaria muitos milhões a menos que os agora anunciados. E se a isto juntarmos o facto de que iria melhorar as condições de transporte de cerca de 15 milhões de passageiros, aos valores de hoje e não de 2029!, é caso para perguntar:- Onde estão os verdadeiros interesses do nosso Governo? Em obras de "fachada" à procura de votos para 2009 ou em obras estruturantes que melhorariam a qualidade de vida de milhões portugueses?
A Comissão de Utentes da Linha Braga-Porto (CULBP) tem pressionado o Governo para a urgência desta obra. Enviou mesmo já uma petição com mais de 7000 assinaturas à Assembleia da República, ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, às autarquias, à Refer, à CP, etc..
A única resposta obtida até ao momento, foi surpreendentemente apresentada na última reunião que a CULBP teve com os deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Braga: "A Sr.ª Secretária de Estado está informada sobre a necessidade das obras entre Ermesinde e Contumil e é um assunto onde há consenso político!"
O problema é que o consenso não faz obras!Como diria a saudoso Fernando Pessa: "E esta, ein?"


Segundo a notícia anterior, do JN, a "secretária dos Transportes, Ana Paula Vitorino, garantiu que o Governo não abdica da alta velocidade ferroviária e rejeitou que ela seja um 'custo incomportável para Portugal'."Ana Paula Vitorino falava em Braga "no lançamento da primeira fase da ligação ferroviária de alta velocidade entre Porto e Vigo, que estará concluída em 2013 e deverá custar 823 milhões de euros."Deste montante, "Portugal conseguiu obter 383 milhões de euros de fundos da União Europeia, 37 por cento dos quais são para a ligação à Galiza", ou seja, cerca de 142 milhões, pelo que, a obra custará aos cofres do Estado 681 milhões.
A secretária e estado referiu ainda que "os estudos apontam para que em 2029 o comboio para Vigo transporte 3,7 milhões de passageiros e um volume de 115 a 150 mil toneladas por ano de mercadorias".
Para o mesmo ano de 2013, muito têm escrito os jornais sobre a possível conclusão da obra de quadriplicação da linha entre Ermesinde e Contumil, que é actualmente um enorme e incompreensível constrangimento ferroviário que afecta três linhas dos urbanos do Porto (Braga-Porto, Guimarães-Porto e Caíde-Porto), Alfas, Regionais da linha do Minho e o transporte de mercadorias.
No entanto, este prazo de de 2013 não chega sequer a ter grande fundamento, uma vez que ainda não houve nenhuma declaração pública por parte da Sr.ª Secretária de Estado ou do Sr. Ministro a assumir o lançamento desta obra. Apenas uma previsão apontada pela Refer.Esta obra, muito mais urgente e importante, custaria muitos milhões a menos que os agora anunciados. E se a isto juntarmos o facto de que iria melhorar as condições de transporte de cerca de 15 milhões de passageiros, aos valores de hoje e não de 2029!, é caso para perguntar:- Onde estão os verdadeiros interesses do nosso Governo? Em obras de "fachada" à procura de votos para 2009 ou em obras estruturantes que melhorariam a qualidade de vida de milhões portugueses?
A Comissão de Utentes da Linha Braga-Porto (CULBP) tem pressionado o Governo para a urgência desta obra. Enviou mesmo já uma petição com mais de 7000 assinaturas à Assembleia da República, ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, às autarquias, à Refer, à CP, etc..
A única resposta obtida até ao momento, foi surpreendentemente apresentada na última reunião que a CULBP teve com os deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Braga: "A Sr.ª Secretária de Estado está informada sobre a necessidade das obras entre Ermesinde e Contumil e é um assunto onde há consenso político!"
O problema é que o consenso não faz obras!Como diria a saudoso Fernando Pessa: "E esta, ein?"

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