BLOGUE DO MINHO

09-04-2019
marcar artigo

DEPUTADO JOEL SÁ QUESTIONA MINISTRO DO PLANEAMENTO E DAS INFRAESTRUTURAS SOBRE A LINHA DO MINHO Carlos Gomes

Carlos Gomes 08.11.16 No âmbito do debate da especialidade do Orçamento de Estado para 2017, o deputado Joel Sá questionou o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas sobre a modernização da Linha do Minho, durante a audição de 7 de Novembro de 2016 na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, na Assembleia da República: - Sobre supressão das passagens de nível, o que está concretamente programado? Nomeadamente nas passagens de nível do concelho de Barcelos. - As discrepâncias no número de viagens por dia, de e para Barcelos, comparativamente a Braga, Viana do Castelo e Nine. Os números de viagens vão ser melhorados? - As discrepâncias de preços em relação ao número de quilómetros. Está prevista a alteração, retificação e correcção desta injustiça de preços? - Vai ser renovado o material circulante nesta linha, dado o seu visível mau estado? Vídeo com as questões colocadas pelo deputado Joel Sá ao Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, disponível em: https://youtu.be/M6EFo_RMsNU Roteiro Social Nas próximas semanas o deputado Joel Sá continuará o seu Roteiro Social pelas instituições do concelho de Barcelos. Na última semana visitou o Centro Social Paroquial de Carreira, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viatodos e o GASC - Grupo de Acção Social Cristã. Tags:

minho

política

transportes

PRESIDENTE DO MUNICÍPIO VIMARANENSE QUER LIGAR O MINHO ATRAVÉS DE REDE DE COMBÓIO ELÉTRICO Carlos Gomes

Carlos Gomes 04.11.16 PLATAFORMA AMBIENTAL NA MOBILIDADE Presidente da Câmara de Guimarães propõe ligar o Minho por Tramway Domingos Bragança considera que a circulação rodoviária deve ser complementada por um comboio elétrico urbano. Em paralelo, propôs criar uma via verde única nas margens dos cursos de água que ligam as cidades minhotas. Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão encerrou conferência sobre o futuro da região. A implementação de um Tramway, um meio de transporte que atravesse as zonas povoadas do Quadrilátero Urbano e da região minhota, em que cada uma das cidades seria responsável pela construção do seu tramo, foi uma ideia defendida pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, durante a realização da conferência “O Futuro do Minho”, cuja sessão de encerramento esteve a cargo do Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, esta sexta-feira, 04 de novembro, no Museu dos Biscaínhos, em Braga. Durante a sua intervenção, Domingos Bragança citou como exemplo a possibilidade de criação de uma linha que ligue o centro da cidade de Guimarães a Fermentões, Ponte e Taipas, com o trajeto do tramo norte a interligar-se posteriormente com o lanço do concelho de Braga. Outro percurso ligaria a cidade de Guimarães às vilas de Pevidém, Brito e Ronfe, fazendo a conexão com Joane, no tramo respeitante ao concelho de Famalicão. «São ideias para o futuro para criar coesão territorial!», salientou Bragança no encontro promovido pelo Correio do Minho e Antena Minho, em que participaram o edil local, além dos Presidentes de Câmara de Famalicão, Barcelos e Viana do Castelo, cujo autarca demonstrou vontade em integrar o Quadrilátero, dando origem a um «futuro Pentágono». O Presidente do Município de Guimarães propôs também a criação de um percurso ciclável e pedonal ao longo dos rios e cursos de água existentes em cada concelho, com o objetivo de gerar uma nova coesão territorial através do ambiente e da biodiversidade minhota. «Estas ligações no âmbito da mobilidade têm de ser feitas por fases! É fundamental criarmos um plano global em que cada município cumpra com a sua parte deste projeto comum. Seremos mais atrativos, se trabalharmos em conjunto a sustentabilidade ambiental e os modos suaves de mobilidade, criando percursos nas margens dos rios, ligando a Universidade, Institutos Politécnicos, Centros Tecnológicos...». Meio de transporte mais ecológico Afirmando que «o futuro será exigente ao nível ecológico», o Presidente da Câmara de Guimarães considera que a concretização destes projetos permitirá «qualificar o território e os recursos humanos das cidades», criando novos ecossistemas de inovação. «A nossa região tem competência, tem dinâmica empresarial, fontes de saber de referência internacional e com capacidade de produzir conhecimento», referiu Domingos Bragança, cuja opinião foi partilhada por Xoan Vázquez Mao, Secretário Geral do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, e por Luís Braga da Cruz. «A ideia apresentada pelo senhor Presidente não deve ser ambição! Deve ser matéria estudada!», reforçou o Presidente do Centro Português de Fundações, sustentando os argumentos da proposta de âmbito ambiental. O Tramway é um transporte moderno que circula numa infraestrutura de trilhos mais simples em relação a uma linha de metro, voltado principalmente para o transporte de passageiros em centros urbanos. Mais barato, este veículo possui outras grandes vantagens, entre as quais, um reduzido índice de poluição, tanto sonora como atmosférica, e um menor custo de manutenção, permitindo aos cidadãos deixar o carro em casa. Podendo garantir uma capacidade de transporte variável entre os 15 e os 35 mil passageiros por hora, o Tramway adapta-se perfeitamente ao meio urbano e paisagístico, sendo adequado para ser implementado em projetos de renovação urbana. Seguro, rápido e confortável, uma das suas características são os seus movimentos suaves. Compatível com áreas de pedestres, adapta-se muito bem ao meio urbano. Tags:

guimarães

minho

transportes

MINHO RECLAMA MODERNIZAÇÃO DA LIGAÇÃO FERROVIÁRIA ENTRE PORTO E VIGO Carlos Gomes

Carlos Gomes 02.02.16 Eixo Atlântico quer reverter atraso na modernização da ligação ferroviária à Galiza Ricardo Rio defendeu hoje, dia 2 de Fevereiro, a necessidade de “reverter de uma vez por todas” o atraso no lançamento das obras de modernização da ligação ferroviária entre o Porto e Vigo. No final da reunião da Comissão Executiva, realizada no Porto, o presidente do Eixo Atlântico criticou o facto de investimentos como esta importância “estarem ainda por concretizar”, tanto do lado português como do lado galego. “Desejamos que este atraso seja revertido e que haja iniciativas palpáveis por parte do Governo, até porque há verbas disponíveis do ponto de vista dos financiamentos comunitários, que foram cativadas atempadamente”, afirmou, sublinhando ainda a necessidade de se avançar com a ligação rodoviária Bragança-Puebla de Sanabria (Espanha). O Autarca Bracarense lembrou que os investimentos na ligação ferroviária deveriam estar concluídos até 2017, caso os concursos tivessem sido lançados a tempo. Como nada disso aconteceu até à data, Ricardo Rio referiu que o projecto não poderá ser concretizado antes de 2019/2020. A suspensão de ligações aéreas da TAP do Porto para a Europa foi outro dos assuntos abordados na reunião da Comissão Executiva do Eixo Atlântico, que vê com “apreensão este desinvestimento no aeroporto Francisco Sá Carneiro”. Ricardo Rio defendeu, por isso, a necessidade de encontrar operadores privados que queiram fazer as ligações directas ao Aeroporto Sá Carneiro para Barcelona, Milão, Roma e Bruxelas. “Acto público após acto público, somos forçados a repetir os mesmos argumentos e as mesmas reivindicações, porque há muitos investimentos que de um lado e de outro da fronteira estão ainda por concretizar e que correspondem a aspirações de longa data, cruciais para o desenvolvimento da região”, afirmou Ricardo Rio. Estas questões serão novamente abordadas na próxima Assembleia Geral do Eixo Atlântico, agendada para o próximo dia 16 de Fevereiro, em Santa Maria da Feira, que deverá contar com a presença do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques. A par de todas as iniciativas que estão a ser desenvolvidas no seio desta estrutura de cooperação transfronteiriça, Ricardo Rio destacou a “aposta muito sustentada” que o Eixo Atlântico está a encetar em matéria de agenda urbana. “Queremos que os nossos territórios sejam cada vez mais sustentáveis, inclusivos e competitivos e estamos com o apoio de vários peritos, de um lado e de outro da fronteira, a desenvolver um conjunto de iniciativas que visam estimular a partilha de boas práticas entre os municípios que compõem o Eixo”, afirmou o Autarca Bracarense. Tags:

braga

galiza

minho

transportes

DEPUTADO JOEL SÁ QUESTIONA MINISTRO DO PLANEAMENTO E DAS INFRAESTRUTURAS SOBRE A LINHA DO MINHO Carlos Gomes

Carlos Gomes 08.11.16 No âmbito do debate da especialidade do Orçamento de Estado para 2017, o deputado Joel Sá questionou o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas sobre a modernização da Linha do Minho, durante a audição de 7 de Novembro de 2016 na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, na Assembleia da República: - Sobre supressão das passagens de nível, o que está concretamente programado? Nomeadamente nas passagens de nível do concelho de Barcelos. - As discrepâncias no número de viagens por dia, de e para Barcelos, comparativamente a Braga, Viana do Castelo e Nine. Os números de viagens vão ser melhorados? - As discrepâncias de preços em relação ao número de quilómetros. Está prevista a alteração, retificação e correcção desta injustiça de preços? - Vai ser renovado o material circulante nesta linha, dado o seu visível mau estado? Vídeo com as questões colocadas pelo deputado Joel Sá ao Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, disponível em: https://youtu.be/M6EFo_RMsNU Roteiro Social Nas próximas semanas o deputado Joel Sá continuará o seu Roteiro Social pelas instituições do concelho de Barcelos. Na última semana visitou o Centro Social Paroquial de Carreira, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viatodos e o GASC - Grupo de Acção Social Cristã. Tags:

minho

política

transportes

PRESIDENTE DO MUNICÍPIO VIMARANENSE QUER LIGAR O MINHO ATRAVÉS DE REDE DE COMBÓIO ELÉTRICO Carlos Gomes

Carlos Gomes 04.11.16 PLATAFORMA AMBIENTAL NA MOBILIDADE Presidente da Câmara de Guimarães propõe ligar o Minho por Tramway Domingos Bragança considera que a circulação rodoviária deve ser complementada por um comboio elétrico urbano. Em paralelo, propôs criar uma via verde única nas margens dos cursos de água que ligam as cidades minhotas. Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão encerrou conferência sobre o futuro da região. A implementação de um Tramway, um meio de transporte que atravesse as zonas povoadas do Quadrilátero Urbano e da região minhota, em que cada uma das cidades seria responsável pela construção do seu tramo, foi uma ideia defendida pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, durante a realização da conferência “O Futuro do Minho”, cuja sessão de encerramento esteve a cargo do Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, esta sexta-feira, 04 de novembro, no Museu dos Biscaínhos, em Braga. Durante a sua intervenção, Domingos Bragança citou como exemplo a possibilidade de criação de uma linha que ligue o centro da cidade de Guimarães a Fermentões, Ponte e Taipas, com o trajeto do tramo norte a interligar-se posteriormente com o lanço do concelho de Braga. Outro percurso ligaria a cidade de Guimarães às vilas de Pevidém, Brito e Ronfe, fazendo a conexão com Joane, no tramo respeitante ao concelho de Famalicão. «São ideias para o futuro para criar coesão territorial!», salientou Bragança no encontro promovido pelo Correio do Minho e Antena Minho, em que participaram o edil local, além dos Presidentes de Câmara de Famalicão, Barcelos e Viana do Castelo, cujo autarca demonstrou vontade em integrar o Quadrilátero, dando origem a um «futuro Pentágono». O Presidente do Município de Guimarães propôs também a criação de um percurso ciclável e pedonal ao longo dos rios e cursos de água existentes em cada concelho, com o objetivo de gerar uma nova coesão territorial através do ambiente e da biodiversidade minhota. «Estas ligações no âmbito da mobilidade têm de ser feitas por fases! É fundamental criarmos um plano global em que cada município cumpra com a sua parte deste projeto comum. Seremos mais atrativos, se trabalharmos em conjunto a sustentabilidade ambiental e os modos suaves de mobilidade, criando percursos nas margens dos rios, ligando a Universidade, Institutos Politécnicos, Centros Tecnológicos...». Meio de transporte mais ecológico Afirmando que «o futuro será exigente ao nível ecológico», o Presidente da Câmara de Guimarães considera que a concretização destes projetos permitirá «qualificar o território e os recursos humanos das cidades», criando novos ecossistemas de inovação. «A nossa região tem competência, tem dinâmica empresarial, fontes de saber de referência internacional e com capacidade de produzir conhecimento», referiu Domingos Bragança, cuja opinião foi partilhada por Xoan Vázquez Mao, Secretário Geral do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, e por Luís Braga da Cruz. «A ideia apresentada pelo senhor Presidente não deve ser ambição! Deve ser matéria estudada!», reforçou o Presidente do Centro Português de Fundações, sustentando os argumentos da proposta de âmbito ambiental. O Tramway é um transporte moderno que circula numa infraestrutura de trilhos mais simples em relação a uma linha de metro, voltado principalmente para o transporte de passageiros em centros urbanos. Mais barato, este veículo possui outras grandes vantagens, entre as quais, um reduzido índice de poluição, tanto sonora como atmosférica, e um menor custo de manutenção, permitindo aos cidadãos deixar o carro em casa. Podendo garantir uma capacidade de transporte variável entre os 15 e os 35 mil passageiros por hora, o Tramway adapta-se perfeitamente ao meio urbano e paisagístico, sendo adequado para ser implementado em projetos de renovação urbana. Seguro, rápido e confortável, uma das suas características são os seus movimentos suaves. Compatível com áreas de pedestres, adapta-se muito bem ao meio urbano. Tags:

guimarães

minho

transportes

MINHO RECLAMA MODERNIZAÇÃO DA LIGAÇÃO FERROVIÁRIA ENTRE PORTO E VIGO Carlos Gomes

Carlos Gomes 02.02.16 Eixo Atlântico quer reverter atraso na modernização da ligação ferroviária à Galiza Ricardo Rio defendeu hoje, dia 2 de Fevereiro, a necessidade de “reverter de uma vez por todas” o atraso no lançamento das obras de modernização da ligação ferroviária entre o Porto e Vigo. No final da reunião da Comissão Executiva, realizada no Porto, o presidente do Eixo Atlântico criticou o facto de investimentos como esta importância “estarem ainda por concretizar”, tanto do lado português como do lado galego. “Desejamos que este atraso seja revertido e que haja iniciativas palpáveis por parte do Governo, até porque há verbas disponíveis do ponto de vista dos financiamentos comunitários, que foram cativadas atempadamente”, afirmou, sublinhando ainda a necessidade de se avançar com a ligação rodoviária Bragança-Puebla de Sanabria (Espanha). O Autarca Bracarense lembrou que os investimentos na ligação ferroviária deveriam estar concluídos até 2017, caso os concursos tivessem sido lançados a tempo. Como nada disso aconteceu até à data, Ricardo Rio referiu que o projecto não poderá ser concretizado antes de 2019/2020. A suspensão de ligações aéreas da TAP do Porto para a Europa foi outro dos assuntos abordados na reunião da Comissão Executiva do Eixo Atlântico, que vê com “apreensão este desinvestimento no aeroporto Francisco Sá Carneiro”. Ricardo Rio defendeu, por isso, a necessidade de encontrar operadores privados que queiram fazer as ligações directas ao Aeroporto Sá Carneiro para Barcelona, Milão, Roma e Bruxelas. “Acto público após acto público, somos forçados a repetir os mesmos argumentos e as mesmas reivindicações, porque há muitos investimentos que de um lado e de outro da fronteira estão ainda por concretizar e que correspondem a aspirações de longa data, cruciais para o desenvolvimento da região”, afirmou Ricardo Rio. Estas questões serão novamente abordadas na próxima Assembleia Geral do Eixo Atlântico, agendada para o próximo dia 16 de Fevereiro, em Santa Maria da Feira, que deverá contar com a presença do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques. A par de todas as iniciativas que estão a ser desenvolvidas no seio desta estrutura de cooperação transfronteiriça, Ricardo Rio destacou a “aposta muito sustentada” que o Eixo Atlântico está a encetar em matéria de agenda urbana. “Queremos que os nossos territórios sejam cada vez mais sustentáveis, inclusivos e competitivos e estamos com o apoio de vários peritos, de um lado e de outro da fronteira, a desenvolver um conjunto de iniciativas que visam estimular a partilha de boas práticas entre os municípios que compõem o Eixo”, afirmou o Autarca Bracarense. Tags:

braga

galiza

minho

transportes

marcar artigo