Renault Zoe e-Sport Concept: o elétrico com 460 cv

08-03-2017
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A “surpresa elétrica” que a Renault havia prometido para o Salão de Genebra acaba de ser conhecida. É o Zoe e-Sport Concept, um protótipo que pretende ilustrar o compromisso da Renault para o desenvolvimento do automóvel elétrico. Concebido com base num Zoe de série, o e-Sport Concept beneficia da experiência da Renault no campeonato de Fórmula E, o que pode ser visto logo pela cor inspirada na da escuderia campeã em título, Renault e.dams 2016 – 2017.

Apesar disso, mantém os códigos estilísticos da marca do losango, como a assinatura luminosa em forma de C. O logo da marca destaca-se à frente e atrás, tal como acontecia no concept-car Renault TreZor, revelado em outubro passado. Destaque para alguns pormenores interessantes, como os sensores táteis nas portas, que permitem a sua abertura com apenas um toque, e para as jantes Sport em alumínio com porca central, como mandam as regras dos modelos de competição.

Os argumentos do Zoe e-Sport Concept neste campo são, aliás, inegáveis. O peso não vai além dos 1400 kg, incluindo mais de 500 kg de baterias, fruto do design do chassis e dos materiais selecionados, nomeadamente a fibra de carbono para a carroçaria. A aerodinâmica é assegurada por uma lâmina sob o para-choques dianteiro, um fundo plano, um extrator de ar sob o para-choques traseiro, inspirado na Fórmula E, bem como um defletor em carbono no topo do portão traseiro, que integra a linha de iluminação para a luz de stop.

Para garantir a segurança, o interior conta com um arco de segurança em aço, com proteções de kevlar, que cumpre as normas FIA, possibilitando a circulação em pista. Além disso, nesta secção pontuam duas bacquets Recaro com arnês de competição e o piloto pode parametrizar o grupo motopropulsor e a gestão da energia, bem como eleger os quatro modos de condução e a repartição da travagem.

Quanto ao grupo propulsor, inspirado na tecnologia da Fórmula E, monta dois motores elétricos de íman permanente, com uma potência combinada de 460 cv, cada um deles responsável por animar um dos eixos do e-Sport Concept. As duas baterias possuem uma capacidade de armazenamento de 40 kWh cada.

Toda a potência é transmitida às quatro rodas, cuja ligação ao solo está assegurada por suspensões do tipo “duplo triângulo” dianteira e traseira, provenientes diretamente da competição.

Com estes argumentos, não é de estranhar que este protótipo cumpra os 0-100 km/h em 3,2 segundos, sendo a velocidade máxima de 210 km/h atingida em menos de 10 segundos.

Sem previsão de chegada às linhas de montagem, é previsível que toda a tecnologia anteveja um modelo exclusivamente dedicado às pistas, quem sabe numa competição monomarca, algo em que a Renault tem já alguma história.

A “surpresa elétrica” que a Renault havia prometido para o Salão de Genebra acaba de ser conhecida. É o Zoe e-Sport Concept, um protótipo que pretende ilustrar o compromisso da Renault para o desenvolvimento do automóvel elétrico. Concebido com base num Zoe de série, o e-Sport Concept beneficia da experiência da Renault no campeonato de Fórmula E, o que pode ser visto logo pela cor inspirada na da escuderia campeã em título, Renault e.dams 2016 – 2017.

Apesar disso, mantém os códigos estilísticos da marca do losango, como a assinatura luminosa em forma de C. O logo da marca destaca-se à frente e atrás, tal como acontecia no concept-car Renault TreZor, revelado em outubro passado. Destaque para alguns pormenores interessantes, como os sensores táteis nas portas, que permitem a sua abertura com apenas um toque, e para as jantes Sport em alumínio com porca central, como mandam as regras dos modelos de competição.

Os argumentos do Zoe e-Sport Concept neste campo são, aliás, inegáveis. O peso não vai além dos 1400 kg, incluindo mais de 500 kg de baterias, fruto do design do chassis e dos materiais selecionados, nomeadamente a fibra de carbono para a carroçaria. A aerodinâmica é assegurada por uma lâmina sob o para-choques dianteiro, um fundo plano, um extrator de ar sob o para-choques traseiro, inspirado na Fórmula E, bem como um defletor em carbono no topo do portão traseiro, que integra a linha de iluminação para a luz de stop.

Para garantir a segurança, o interior conta com um arco de segurança em aço, com proteções de kevlar, que cumpre as normas FIA, possibilitando a circulação em pista. Além disso, nesta secção pontuam duas bacquets Recaro com arnês de competição e o piloto pode parametrizar o grupo motopropulsor e a gestão da energia, bem como eleger os quatro modos de condução e a repartição da travagem.

Quanto ao grupo propulsor, inspirado na tecnologia da Fórmula E, monta dois motores elétricos de íman permanente, com uma potência combinada de 460 cv, cada um deles responsável por animar um dos eixos do e-Sport Concept. As duas baterias possuem uma capacidade de armazenamento de 40 kWh cada.

Toda a potência é transmitida às quatro rodas, cuja ligação ao solo está assegurada por suspensões do tipo “duplo triângulo” dianteira e traseira, provenientes diretamente da competição.

Com estes argumentos, não é de estranhar que este protótipo cumpra os 0-100 km/h em 3,2 segundos, sendo a velocidade máxima de 210 km/h atingida em menos de 10 segundos.

Sem previsão de chegada às linhas de montagem, é previsível que toda a tecnologia anteveja um modelo exclusivamente dedicado às pistas, quem sabe numa competição monomarca, algo em que a Renault tem já alguma história.

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