Dinheiro Vivo 12 Julho, 2018 • 18:11 Partilhar este artigo Facebook
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Foi apresentada esta quinta-feira, em Lisboa, a iniciativa "Carapau é boa onda!". Da responsabilidade da Docapesca, e desenvolvida em conjunto com o Ministério do Mar, a campanha pretende promover o consumo de carapau.
Para além de Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar, o evento contou com a presença de três dos cinco atletas que participaram no spot publicitário: Francisco Lufinha (Kitesurf), Hugo Vau (Surf) e Joana Pratas (Vela) partilharam a sua experiência e opinião sobre a campanha, enquanto os campeões mundiais Fernando Pimenta (Canoagem) e Teresa Almeida (Bodyboard) não puderam estar presentes.
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Teresa Coelho, presidente do conselho de administração da Docapesca, destacou a importância do carapau para as comunidades piscatórias. A responsável da empresa pública referiu que a ideia era associar os desportos náuticos a um estilo de vida saudável e tentar alcançar um público mais jovem.
Em declarações ao Dinheiro Vivo, Teresa Coelho referiu ainda que "o carapau é uma espécie a promover", na qual é possível "garantir a sustentabilidade do ponto de vista ambiental", dado que "pode ser capturado sem haver um problema de stock". A promoção do consumo de carapau também visa aumentar o rendimento dos pescadores.
Ana Paula Queiroga, da Docapesca, apontou duas palavras-chave para o projeto. Tradição, devido à ligação do consumo de carapau com a família e o convívio social, e Sustentabilidade, pela abundância de pescado, de forma a cumprir com os critérios de seleção de espécies. Ana Paula Queiroga relembrou ainda a origem portuguesa do carapau, o facto de não ser um produto gourmet e a sua versatilidade, comendo-se em todas as alturas do ano e de várias maneiras.
Os atletas, protagonistas das filmagens da campanha, reveem-se na iniciativa. Hugo Vau comparou o seu dia-a-dia no Surf com o consumo de carapau: "O sabor é tão intenso como surfar uma onda na Nazaré", dizendo que pelo menos "tem mais Omega 3". Joana Pratas, velejadora olímpica, valoriza a iniciativa pelo reconhecimento do mérito de atletas ao serviço de Portugal, que praticam "desportos ligados ao mar, amigos do ambiente".
O resultado das filmagens, apelidadas na apresentação por "uma grande carapauzada", vão ser mostrados nos três canais generalistas. Além disso, o projeto integra publicidade no exterior, materiais de promoção na restauração e uma forte presença nas redes sociais. Também é esperado o envolvimento dos participantes da campanha em debates, blogs, mercados municipais e escolas.
No encerramento do evento, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, felicitou a iniciativa pela sua capacidade de informar a população e de transmitir conhecimento e espera que chegue a "miúdos e graúdos".
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Foi apresentada esta quinta-feira, em Lisboa, a iniciativa "Carapau é boa onda!". Da responsabilidade da Docapesca, e desenvolvida em conjunto com o Ministério do Mar, a campanha pretende promover o consumo de carapau.
Para além de Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar, o evento contou com a presença de três dos cinco atletas que participaram no spot publicitário: Francisco Lufinha (Kitesurf), Hugo Vau (Surf) e Joana Pratas (Vela) partilharam a sua experiência e opinião sobre a campanha, enquanto os campeões mundiais Fernando Pimenta (Canoagem) e Teresa Almeida (Bodyboard) não puderam estar presentes.
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Teresa Coelho, presidente do conselho de administração da Docapesca, destacou a importância do carapau para as comunidades piscatórias. A responsável da empresa pública referiu que a ideia era associar os desportos náuticos a um estilo de vida saudável e tentar alcançar um público mais jovem.
Em declarações ao Dinheiro Vivo, Teresa Coelho referiu ainda que "o carapau é uma espécie a promover", na qual é possível "garantir a sustentabilidade do ponto de vista ambiental", dado que "pode ser capturado sem haver um problema de stock". A promoção do consumo de carapau também visa aumentar o rendimento dos pescadores.
Ana Paula Queiroga, da Docapesca, apontou duas palavras-chave para o projeto. Tradição, devido à ligação do consumo de carapau com a família e o convívio social, e Sustentabilidade, pela abundância de pescado, de forma a cumprir com os critérios de seleção de espécies. Ana Paula Queiroga relembrou ainda a origem portuguesa do carapau, o facto de não ser um produto gourmet e a sua versatilidade, comendo-se em todas as alturas do ano e de várias maneiras.
Os atletas, protagonistas das filmagens da campanha, reveem-se na iniciativa. Hugo Vau comparou o seu dia-a-dia no Surf com o consumo de carapau: "O sabor é tão intenso como surfar uma onda na Nazaré", dizendo que pelo menos "tem mais Omega 3". Joana Pratas, velejadora olímpica, valoriza a iniciativa pelo reconhecimento do mérito de atletas ao serviço de Portugal, que praticam "desportos ligados ao mar, amigos do ambiente".
O resultado das filmagens, apelidadas na apresentação por "uma grande carapauzada", vão ser mostrados nos três canais generalistas. Além disso, o projeto integra publicidade no exterior, materiais de promoção na restauração e uma forte presença nas redes sociais. Também é esperado o envolvimento dos participantes da campanha em debates, blogs, mercados municipais e escolas.
No encerramento do evento, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, felicitou a iniciativa pela sua capacidade de informar a população e de transmitir conhecimento e espera que chegue a "miúdos e graúdos".