ALMA ALGARVIA: Obra da ligação de Faro à Via do Infante só arranca em 2010

29-08-2019
marcar artigo

Obra da ligação de Faro à Via do Infante só arranca em 2010

Texto: Edgar Pires, in "Região Sul"; Fotos: Nelson Pires

A obra de ligação de Faro à Via do Infante só vai arrancar em 2010, depois de estar concluído e aprovado pelas autoridades ambientais o projecto de execução da estrada, disse hoje o secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações.

Paulo Campos falava à margem da sessão de apresentação em detalhe das obras viárias previstas para Faro e integradas na requalificação total da Estrada Nacional (EN) 125, a concessão “Algarve Litoral”. O responsável adiantou que já foi emitida a Declaração de Impacte Ambiental (DIA), a qual define uma série larga de corredores, numa zona de cerca de 400 metros, onde a obra pode ser feita. O projecto de execução vai agora “determinar onde definitivamente será construída a estrada”. Depois, ainda é preciso esperar pela avaliação final das autoridades ambientais, em sede de Relatório de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução (RECAPE). “Contamos ter esta fase terminada em 2009, para que em 2010 se possa iniciar a construção da ligação entre o Mercado Abastecedor da Região de Faro (MARF) e a cidade de Faro”, disse Paulo Campos. Até lá, acrescentou, “serão construídas as ligações entre mercado e Via do Infante e de São Brás à Via do Infante”. Esta ligação entre Faro e São Brás de Alportel e a segunda fase da Variante a Faro foram consideradas, por Paulo Campos, como “duas das principais prioridades” no conjunto de obras inseridas na concessão “Algarve Litoral”. Aliás, o secretário de Estado pôde constatar a urgência da ligação entre a capital algarvio e o concelho são-brasense, pois atrasou-se para a segunda sessão do dia, em São Brás, realizada logo após a de Faro: “Se dúvidas houvesse quanto à necessidade da variante…”

Variante "crucial"

A obra da segunda fase da variante à cidade de Faro, considerada “crucial para Faro e para o Algarve” pelo presidente da câmara, José Apolinário, deve avançar em 2009. Essa foi a expectativa deixada pelo secretário de Estado, interpelado directamente pelo autarca: “Até ao final do primeiro semestre, vai ser uma realidade”, adiantou Paulo Campos. “É um dos mais importantes eixos rodoviários e constitui o culminar de um longo processo administrativo e político, iniciado em 1999”, recordou Apolinário. A conclusão da variante até ao Rio Seco – que obrigará ao retratamento e realinhamento da zona, devido ao leito de cheia – permitirá descongestionar o trafégo: entram em Faro, diariamente, entre 60 a 70 mil viaturas, muitas delas rumo a outras direcções. José Apolinário disse ainda que a obra será complementada com a evolução da 3.ª Circular, uma avenida urbana que fará a ligação entre as Pontes de Marchil, Lejana, Vale da Amoreira, Penha e a rotunda da Avenida Cidade de Hayward, interceptando a norte do complexo desportivo a variante a Faro. A implantação de um Sistema de Controlo e Gestão Dinâmica de Tráfego – de forma a regular automaticamente a semaforização em função dos volumes de tráfego, limitando as velocidades e minimizando os tempos de espera dos veículos – também será uma certeza, entre o nó de São João da Venda e Faro e entre Faro e Olhão.

Dia grande para São Brás

“Sem dúvida, este é um dia grande para São Brás de Alportel e para o Algarve” – asseverou o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, António Eusébio.

Obra da ligação de Faro à Via do Infante só arranca em 2010

Texto: Edgar Pires, in "Região Sul"; Fotos: Nelson Pires

A obra de ligação de Faro à Via do Infante só vai arrancar em 2010, depois de estar concluído e aprovado pelas autoridades ambientais o projecto de execução da estrada, disse hoje o secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações.

Paulo Campos falava à margem da sessão de apresentação em detalhe das obras viárias previstas para Faro e integradas na requalificação total da Estrada Nacional (EN) 125, a concessão “Algarve Litoral”. O responsável adiantou que já foi emitida a Declaração de Impacte Ambiental (DIA), a qual define uma série larga de corredores, numa zona de cerca de 400 metros, onde a obra pode ser feita. O projecto de execução vai agora “determinar onde definitivamente será construída a estrada”. Depois, ainda é preciso esperar pela avaliação final das autoridades ambientais, em sede de Relatório de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução (RECAPE). “Contamos ter esta fase terminada em 2009, para que em 2010 se possa iniciar a construção da ligação entre o Mercado Abastecedor da Região de Faro (MARF) e a cidade de Faro”, disse Paulo Campos. Até lá, acrescentou, “serão construídas as ligações entre mercado e Via do Infante e de São Brás à Via do Infante”. Esta ligação entre Faro e São Brás de Alportel e a segunda fase da Variante a Faro foram consideradas, por Paulo Campos, como “duas das principais prioridades” no conjunto de obras inseridas na concessão “Algarve Litoral”. Aliás, o secretário de Estado pôde constatar a urgência da ligação entre a capital algarvio e o concelho são-brasense, pois atrasou-se para a segunda sessão do dia, em São Brás, realizada logo após a de Faro: “Se dúvidas houvesse quanto à necessidade da variante…”

Variante "crucial"

A obra da segunda fase da variante à cidade de Faro, considerada “crucial para Faro e para o Algarve” pelo presidente da câmara, José Apolinário, deve avançar em 2009. Essa foi a expectativa deixada pelo secretário de Estado, interpelado directamente pelo autarca: “Até ao final do primeiro semestre, vai ser uma realidade”, adiantou Paulo Campos. “É um dos mais importantes eixos rodoviários e constitui o culminar de um longo processo administrativo e político, iniciado em 1999”, recordou Apolinário. A conclusão da variante até ao Rio Seco – que obrigará ao retratamento e realinhamento da zona, devido ao leito de cheia – permitirá descongestionar o trafégo: entram em Faro, diariamente, entre 60 a 70 mil viaturas, muitas delas rumo a outras direcções. José Apolinário disse ainda que a obra será complementada com a evolução da 3.ª Circular, uma avenida urbana que fará a ligação entre as Pontes de Marchil, Lejana, Vale da Amoreira, Penha e a rotunda da Avenida Cidade de Hayward, interceptando a norte do complexo desportivo a variante a Faro. A implantação de um Sistema de Controlo e Gestão Dinâmica de Tráfego – de forma a regular automaticamente a semaforização em função dos volumes de tráfego, limitando as velocidades e minimizando os tempos de espera dos veículos – também será uma certeza, entre o nó de São João da Venda e Faro e entre Faro e Olhão.

Dia grande para São Brás

“Sem dúvida, este é um dia grande para São Brás de Alportel e para o Algarve” – asseverou o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, António Eusébio.

marcar artigo