Arranca em Portugal esta segunda-feira, com dois anos de atraso, o funcionamento uma aplicação que vai permitir aos cidadãos surdos portugueses chamarem sozinhos o 112 - através de videochamadas e mensagens escritas - em caso de emergência a qualquer hora do dia ou da noite, avança o “Público” esta segunda-feira. De momento, ainda só está disponível para o sistema Android.
A aplicação foi anunciada “para breve” em novembro de 2016 pela secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes. Este serviço, porém, não arrancou sequer no final de 2017, como previa a governante que pudesse acontecer.
Segundo a governante, “não foi fácil criar uma aplicação compatível com as plataformas da Protecção Civil”. A contratação de intérpretes de linguagem gestual para as videochamadas foi um obstáculo difícil de ultrapassar.
De acordo com o matutino, nos primeiros seis meses a aplicação funcionará como um projecto-piloto, susceptível de ser melhorado, consoante as necessidades dos utentes.
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Arranca em Portugal esta segunda-feira, com dois anos de atraso, o funcionamento uma aplicação que vai permitir aos cidadãos surdos portugueses chamarem sozinhos o 112 - através de videochamadas e mensagens escritas - em caso de emergência a qualquer hora do dia ou da noite, avança o “Público” esta segunda-feira. De momento, ainda só está disponível para o sistema Android.
A aplicação foi anunciada “para breve” em novembro de 2016 pela secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes. Este serviço, porém, não arrancou sequer no final de 2017, como previa a governante que pudesse acontecer.
Segundo a governante, “não foi fácil criar uma aplicação compatível com as plataformas da Protecção Civil”. A contratação de intérpretes de linguagem gestual para as videochamadas foi um obstáculo difícil de ultrapassar.
De acordo com o matutino, nos primeiros seis meses a aplicação funcionará como um projecto-piloto, susceptível de ser melhorado, consoante as necessidades dos utentes.