“…aperto de mão, pele-na-pele, o abraço do grande amigo, o conto-contigo de palmadinha nas costas. É que a pele é extremamente sensível às mudanças de temperatura”. Acabei, agora mesmo, de ler um artigo de opinião, publicado na última edição do Jornal de Cortegaça, cujo autor é o ex-presidente da Assembleia Municipal Ovar, de 2005 a 2013, no qual Manuel Malícia alerta para o risco de as eleições autárquicas, a ocorrer no próximo dia 1 de Outubro de 2017, poderem conter uma dimensão oculta. As campanhas eleitorais devem servir para o esclarecimento dos munícipes e não conter qualquer tabu. Os índices de transparência da Câmara Municipal de Ovar estão num patamar extremamente baixo, que poderão ser fruto dessa dimensão oculta, prejudicando a própria campanha, dado os partidos não terem acesso, em igualdade de circunstâncias, a certos dados, o que irá prejudicar as respetivas campanhas e a verdade eleitoral. ( Ver mais... )
Publicado por ovar_novosrumos às 20:38 Link do Post | Comentar
“Não entendo como a nossa Câmara não sente vergonha de apresentar estes acessos à cidade a todos os que nos visitam, e são muitos”. O título deste vídeo é “Ovar - Ruas esquecidas”, e, como os leitores podem ver, em quase toda a sua extensão existem, quase em cima do alcatrão: eucaliptos, mimosas, austrálias, tudo vegetação de combustão rápida, que, em caso de incêndio, poderão fazer perigar as populações. Tanto a Av. D. Maria II (Circular Sul), como a Estrada Intermunicipal são importantes vias de acesso à cidade de Ovar e estão muito maltratadas. Os pisos da Rua Coronel Leite, como da Rua João Oliveira Ramos, estão muito degradados e há vegetação encostada às casas de habitação. ( Ver mais... )
Publicado por ovar_novosrumos às 19:02 Link do Post | Comentar
" Contudo, a obra já é visível, há uns meses, no jardim Almeida Garrett, embora pareça andar a passo de caracol, e sem painel a publicitá-la, à vista". Um grupo de Combatentes do Ultramar foi recebido, na terça-feira, dia 6 de Setembro, pelo presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, a quem foram apresentar a sua discordância, relativamente a algumas partes do Monumento aos Combatentes do Ultramar, do concelho de Ovar, que já está nas fundações, no jardim Almeida Garrett, também conhecido por jardim da Estação, em Ovar. Segundo os Combatentes, o modelo do Monumento "é um fato que não está feito à medida do defunto", não estando em causa, a qualidade e a competência do autor". O porta-voz do grupo, Joaquim Castro, furriel miliciano, Angola, 1968/1971, apresentou um conjunto de outras questões, previamente aprovadas, por unanimidade, por Combatentes e Cidadãos que subscreveram o requerimento a pedir a reunião com o presidente da Câmara. Segundo o documento lido, os Combatentes agradecem a iniciativa de construção do Monumento aos Combatentes do Ultramar, mas consideram que "este é, seguramente, um caso em que o carro andou à frente dos bois", tendo em conta que os Combatentes e os familiares dos 22 mortos do concelho de Ovar na Guerra do Ultramar não foram ouvidos neste processo. ( Ver mais... )
Publicado por ovar_novosrumos às 22:55 Link do Post | Comentar
Álvaro Teixeira de Oliveira está completamente contra a construção de um Monumento aos Combatentes do Ultramar, nos moldes em que tem sido apresentado. E disse-o ao presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, recentemente, em reunião que lhe solicitou. O ex-combatente nasceu em Soalhães, no concelho de Marco de Canaveses, em 15 de Julho de 1951. Aos 4 anos de idade passou a viver para Ovar. Frequentou a escola primária de São Miguel, em Ovar. Depois, foi estudar nos seminários da Ordem de São Vicente de Paulo, em Braga, Felgueiras e Mafra. Aos 19 anos, foi trabalhar para a Soja de Portugal. Em 6 de Janeiro de 1972, começou a cumprir o serviço militar. Nesse mesmo ano, em 6 de Outubro, foi mobilizado Moçambique, começando por estar seis meses em Olivença (Lupilichi), no extremo norte do Niassa. ( Ver mais... )
Publicado por ovar_novosrumos às 11:16 Link do Post | Comentar
“Espero que Deus ilumine as mentes dos que estão neste projecto, para que possam corrigir o que está mal em todo este processo”. São muitos, os ex-combatentes do Ultramar, residentes no concelho de Ovar, que não se revêem no projecto, que o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, mostra no Facebook, com a pretensão de homenagear as mais de duas dezenas de ovarenses que tombaram nessa Guerra do Ultramar. Por sua vez, o vereador socialista Vítor Ferreira refere que o PS desconhece tal projecto, afirmando que o mesmo nunca lhes foi apresentado, ou levado a reunião de Câmara. Mas não só os ex-combatentes que manifestam, através das redes sociais, o seu desagrado e o seu repúdio, perante a possibilidade de se construir tão insólito monumento, tendo em conta o fim a que se destina, o qual sugere um disco voador. Também muitos ovarenses mais jovens, têm, até, gozado com a situação, sendo que um dos primeiros a manifestar-se, em Abril de 2016, foi um professor do ensino secundário, considerando tal monumento um OVNI! Uma classificação que ficou. Considera-se que Salvador Malheiro, que nasceu depois do fim da Guerra do Ultramar, dado o melindre do assunto em causa, deveria tomar especial cuidado, para levar a cabo esse projecto, de forma consensual, para não ofender a sensibilidade das centenas de ex-combatentes vivos, residentes no concelho de Ovar, assim como os familiares dos militares mortos na Guerra Colonial. ( Ver mais... )
Carta aberta a Salvador Malheiro - Presidente da Câmara Municipal de Ovar "Desculpe-me o desabafo, mas penso que o senhor interiorizou a ideia de que “com papas e bolos se enganam os tolos”.".
Pensei, muitas vezes, antes de lhe enviar esta carta aberta, mas como o assunto preocupa muitos habitantes de Ovar que utilizam a Rua Visconde de Ovar para se deslocarem, achei que não podia deixar de me indignar com a situação. Eu sou utilizador diário desta rua, e não compreendo como é que há tantos meses vivemos nesta “miséria”. Não sei o que se passa, para que tudo esteja desta forma, porque não há qualquer informação da Câmara quanto à necessidade destas obras, nem o tempo previsto para a sua duração. ( Ver mais... )
Faleceu ontem, sexta-feira, dia 11 de Março de 2016, às 20 horas, no Hospital de São Sebastião – Feira, vítima de doença prolongada, a sogra de Álvaro Teixeira, co-fundador do blogue “Ovar Novos Rumos”. Vera de Oliveira Terra era natural de Paçô, freguesia de Válega, e tinha 83 anos de idade. A sua residência actual era na rua Ferreira Menéres, em Ovar. O seu funeral sairá às 15 horas de amanhã, domingo, da capela da Senhora da Graça, em Ovar, e irá ser sepultada no cemitério de Válega. Era mãe de: Vera Branca Terra da Cruz Resende - ex-funcionária da Câmara Municipal de Ovar Maria Leonor terra da Cruz Oliveira (falecida) - ex-funcionária da Câmara Municipal de Ovar Preciosa terra da Cruz Mota Marinha Terra da Cruz Lopes Rosa Teresa Terra da Cruz ( Ver mais... )
Publicado por ovar_novosrumos às 21:10 Link do Post | Comentar
O blogue noticioso, opinativo e de intervenção política e cívica, “Ovar Novos Rumos” (“ONR”), ultrapassou as 200 mil visualizações, na madrugada de 11 de Março de 2016. Fundado em 15 de Maio de 2009, por Álvaro Teixeira e Joaquim Castro, o blogue tem tido uma média de 2442 visualizações mensais, de internautas de todo o Mundo, desde a Espanha à China, passando por países da União Europeia e Lusófonos, pelo Brasil, pelos Estados Unidos e pelo Canadá. Contudo, as visualizações aumentam consideravelmente durante as campanhas eleitorais autárquicas, ou em outras disputas políticas, sobretudo pelo contributo dos partidos locais de Ovar, que no blogue “ONR” publicam os seus programas e os seus pontos de vista. Por vezes, as visualizações num só dia contam-se aos milhares, sobretudo, quando o assunto ultrapassa as fronteiras locais. ( Ver mais... )
Publicado por ovar_novosrumos às 12:07 Link do Post | Comentar
“Isto significa que os funcionários públicos e os aposentados da Função Pública passam a receber o subsídio de Natal em Novembro…”. Álvaro Teixeira, de Ovar, perguntou a António Costa, secretário-geral do PS: “o Governo do Partido Socialista vai dar a opção aos pensionistas e reformados de receber por inteiro o subsídio de Natal e não em duodécimos como é a prática actual? “. A resposta foi a de que o pagamento do subsídio deixaria de ser feito como agora, em duodécimos, passando a ser processado no mês de Novembro. ( Ver mais... )
Publicado por ovar_novosrumos às 10:08 Link do Post | Comentar
Ouvi, hoje, a “aula” de Paulo Rangel na Universidade do PSD, a decorrer em Castelo de Vide. Foi um discurso em algo surpreendente e inadmissível em Democracia. Afirmar, em modo falsete, que se a coligação PSD/CDS não estivesse no poder, o antigo primeiro-ministro, José Sócrates, não estaria preso, não diria que isto não seria um discurso maquiavélico proferido por um “louco”, mas uma forma de assumir que a nossa Justiça está mesmo ao serviço deste governo de direita, ou de extrema-direita. ( Ver mais... )
Categorias
Entidades
“…aperto de mão, pele-na-pele, o abraço do grande amigo, o conto-contigo de palmadinha nas costas. É que a pele é extremamente sensível às mudanças de temperatura”. Acabei, agora mesmo, de ler um artigo de opinião, publicado na última edição do Jornal de Cortegaça, cujo autor é o ex-presidente da Assembleia Municipal Ovar, de 2005 a 2013, no qual Manuel Malícia alerta para o risco de as eleições autárquicas, a ocorrer no próximo dia 1 de Outubro de 2017, poderem conter uma dimensão oculta. As campanhas eleitorais devem servir para o esclarecimento dos munícipes e não conter qualquer tabu. Os índices de transparência da Câmara Municipal de Ovar estão num patamar extremamente baixo, que poderão ser fruto dessa dimensão oculta, prejudicando a própria campanha, dado os partidos não terem acesso, em igualdade de circunstâncias, a certos dados, o que irá prejudicar as respetivas campanhas e a verdade eleitoral. ( Ver mais... )
Publicado por ovar_novosrumos às 20:38 Link do Post | Comentar
“Não entendo como a nossa Câmara não sente vergonha de apresentar estes acessos à cidade a todos os que nos visitam, e são muitos”. O título deste vídeo é “Ovar - Ruas esquecidas”, e, como os leitores podem ver, em quase toda a sua extensão existem, quase em cima do alcatrão: eucaliptos, mimosas, austrálias, tudo vegetação de combustão rápida, que, em caso de incêndio, poderão fazer perigar as populações. Tanto a Av. D. Maria II (Circular Sul), como a Estrada Intermunicipal são importantes vias de acesso à cidade de Ovar e estão muito maltratadas. Os pisos da Rua Coronel Leite, como da Rua João Oliveira Ramos, estão muito degradados e há vegetação encostada às casas de habitação. ( Ver mais... )
Publicado por ovar_novosrumos às 19:02 Link do Post | Comentar
" Contudo, a obra já é visível, há uns meses, no jardim Almeida Garrett, embora pareça andar a passo de caracol, e sem painel a publicitá-la, à vista". Um grupo de Combatentes do Ultramar foi recebido, na terça-feira, dia 6 de Setembro, pelo presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, a quem foram apresentar a sua discordância, relativamente a algumas partes do Monumento aos Combatentes do Ultramar, do concelho de Ovar, que já está nas fundações, no jardim Almeida Garrett, também conhecido por jardim da Estação, em Ovar. Segundo os Combatentes, o modelo do Monumento "é um fato que não está feito à medida do defunto", não estando em causa, a qualidade e a competência do autor". O porta-voz do grupo, Joaquim Castro, furriel miliciano, Angola, 1968/1971, apresentou um conjunto de outras questões, previamente aprovadas, por unanimidade, por Combatentes e Cidadãos que subscreveram o requerimento a pedir a reunião com o presidente da Câmara. Segundo o documento lido, os Combatentes agradecem a iniciativa de construção do Monumento aos Combatentes do Ultramar, mas consideram que "este é, seguramente, um caso em que o carro andou à frente dos bois", tendo em conta que os Combatentes e os familiares dos 22 mortos do concelho de Ovar na Guerra do Ultramar não foram ouvidos neste processo. ( Ver mais... )
Publicado por ovar_novosrumos às 22:55 Link do Post | Comentar
Álvaro Teixeira de Oliveira está completamente contra a construção de um Monumento aos Combatentes do Ultramar, nos moldes em que tem sido apresentado. E disse-o ao presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, recentemente, em reunião que lhe solicitou. O ex-combatente nasceu em Soalhães, no concelho de Marco de Canaveses, em 15 de Julho de 1951. Aos 4 anos de idade passou a viver para Ovar. Frequentou a escola primária de São Miguel, em Ovar. Depois, foi estudar nos seminários da Ordem de São Vicente de Paulo, em Braga, Felgueiras e Mafra. Aos 19 anos, foi trabalhar para a Soja de Portugal. Em 6 de Janeiro de 1972, começou a cumprir o serviço militar. Nesse mesmo ano, em 6 de Outubro, foi mobilizado Moçambique, começando por estar seis meses em Olivença (Lupilichi), no extremo norte do Niassa. ( Ver mais... )
Publicado por ovar_novosrumos às 11:16 Link do Post | Comentar
“Espero que Deus ilumine as mentes dos que estão neste projecto, para que possam corrigir o que está mal em todo este processo”. São muitos, os ex-combatentes do Ultramar, residentes no concelho de Ovar, que não se revêem no projecto, que o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, mostra no Facebook, com a pretensão de homenagear as mais de duas dezenas de ovarenses que tombaram nessa Guerra do Ultramar. Por sua vez, o vereador socialista Vítor Ferreira refere que o PS desconhece tal projecto, afirmando que o mesmo nunca lhes foi apresentado, ou levado a reunião de Câmara. Mas não só os ex-combatentes que manifestam, através das redes sociais, o seu desagrado e o seu repúdio, perante a possibilidade de se construir tão insólito monumento, tendo em conta o fim a que se destina, o qual sugere um disco voador. Também muitos ovarenses mais jovens, têm, até, gozado com a situação, sendo que um dos primeiros a manifestar-se, em Abril de 2016, foi um professor do ensino secundário, considerando tal monumento um OVNI! Uma classificação que ficou. Considera-se que Salvador Malheiro, que nasceu depois do fim da Guerra do Ultramar, dado o melindre do assunto em causa, deveria tomar especial cuidado, para levar a cabo esse projecto, de forma consensual, para não ofender a sensibilidade das centenas de ex-combatentes vivos, residentes no concelho de Ovar, assim como os familiares dos militares mortos na Guerra Colonial. ( Ver mais... )
Carta aberta a Salvador Malheiro - Presidente da Câmara Municipal de Ovar "Desculpe-me o desabafo, mas penso que o senhor interiorizou a ideia de que “com papas e bolos se enganam os tolos”.".
Pensei, muitas vezes, antes de lhe enviar esta carta aberta, mas como o assunto preocupa muitos habitantes de Ovar que utilizam a Rua Visconde de Ovar para se deslocarem, achei que não podia deixar de me indignar com a situação. Eu sou utilizador diário desta rua, e não compreendo como é que há tantos meses vivemos nesta “miséria”. Não sei o que se passa, para que tudo esteja desta forma, porque não há qualquer informação da Câmara quanto à necessidade destas obras, nem o tempo previsto para a sua duração. ( Ver mais... )
Faleceu ontem, sexta-feira, dia 11 de Março de 2016, às 20 horas, no Hospital de São Sebastião – Feira, vítima de doença prolongada, a sogra de Álvaro Teixeira, co-fundador do blogue “Ovar Novos Rumos”. Vera de Oliveira Terra era natural de Paçô, freguesia de Válega, e tinha 83 anos de idade. A sua residência actual era na rua Ferreira Menéres, em Ovar. O seu funeral sairá às 15 horas de amanhã, domingo, da capela da Senhora da Graça, em Ovar, e irá ser sepultada no cemitério de Válega. Era mãe de: Vera Branca Terra da Cruz Resende - ex-funcionária da Câmara Municipal de Ovar Maria Leonor terra da Cruz Oliveira (falecida) - ex-funcionária da Câmara Municipal de Ovar Preciosa terra da Cruz Mota Marinha Terra da Cruz Lopes Rosa Teresa Terra da Cruz ( Ver mais... )
Publicado por ovar_novosrumos às 21:10 Link do Post | Comentar
O blogue noticioso, opinativo e de intervenção política e cívica, “Ovar Novos Rumos” (“ONR”), ultrapassou as 200 mil visualizações, na madrugada de 11 de Março de 2016. Fundado em 15 de Maio de 2009, por Álvaro Teixeira e Joaquim Castro, o blogue tem tido uma média de 2442 visualizações mensais, de internautas de todo o Mundo, desde a Espanha à China, passando por países da União Europeia e Lusófonos, pelo Brasil, pelos Estados Unidos e pelo Canadá. Contudo, as visualizações aumentam consideravelmente durante as campanhas eleitorais autárquicas, ou em outras disputas políticas, sobretudo pelo contributo dos partidos locais de Ovar, que no blogue “ONR” publicam os seus programas e os seus pontos de vista. Por vezes, as visualizações num só dia contam-se aos milhares, sobretudo, quando o assunto ultrapassa as fronteiras locais. ( Ver mais... )
Publicado por ovar_novosrumos às 12:07 Link do Post | Comentar
“Isto significa que os funcionários públicos e os aposentados da Função Pública passam a receber o subsídio de Natal em Novembro…”. Álvaro Teixeira, de Ovar, perguntou a António Costa, secretário-geral do PS: “o Governo do Partido Socialista vai dar a opção aos pensionistas e reformados de receber por inteiro o subsídio de Natal e não em duodécimos como é a prática actual? “. A resposta foi a de que o pagamento do subsídio deixaria de ser feito como agora, em duodécimos, passando a ser processado no mês de Novembro. ( Ver mais... )
Publicado por ovar_novosrumos às 10:08 Link do Post | Comentar
Ouvi, hoje, a “aula” de Paulo Rangel na Universidade do PSD, a decorrer em Castelo de Vide. Foi um discurso em algo surpreendente e inadmissível em Democracia. Afirmar, em modo falsete, que se a coligação PSD/CDS não estivesse no poder, o antigo primeiro-ministro, José Sócrates, não estaria preso, não diria que isto não seria um discurso maquiavélico proferido por um “louco”, mas uma forma de assumir que a nossa Justiça está mesmo ao serviço deste governo de direita, ou de extrema-direita. ( Ver mais... )