Muito bem. Há mais de 11 anos que defendemos esta posição que parece evidente. Não tem sentido nenhum (a não ser o sentido do interesse de alguns terrenos que até se sabe de quem são) ir de S.Cosme de Gondomar para Campanhã ou para o Dragão através de Rio Tinto. Ligação directa por Valbom, correctíssimo, por todas as razões. Assim como ligação directa para Rio Tinto-Venda Nova. Ligação directa para a Luz é que será difícil, desculpem lá o Arménio, o Rio Fernandes e o Manuel dos Santos, porque as lâmpadas fundiram-se com os -23º de temperatura.29.04.2008, Aníbal Rodrigues (Público)Parlamentares socialistas visitaram ontem alguns pontos do percurso de 6,5 km que irá ser construído entre o Estádio do Dragão e Venda NovaOs deputados do PS eleitos pelo círculo do Porto reivindicaram ontem a construção de uma linha de metro, em linha recta, entre Gondomar e Campanhã, passando por Valbom. Para já, o que existe é apenas um compromisso de estudar esta ligação, constante do memorando de entendimento, celebrado em Maio de 2007, entre o Governo, a Junta Metropolitana do Porto e a empresa Metro do Porto. "Não deixaremos de reivindicar a ligação entre Gondomar e Campanhã, passando por Valbom, que é mal servida de transportes públicos. É servida por uma empresa privada [Gondomarense] que tem um défice de qualidade", vincou a deputada socialista Isabel Santos, no final de uma visita, em autocarro, ao percurso que o metro fará entre o Estádio do Dragão e Venda Nova. O geógrafo Rio Fernandes também lançara um repto semelhante: "Em vez de se prolongar a linha de Rio Tinto, que vai até à Venda Nova, que se construa - e é isso que consta do protocolo - a ligação entre Campanhã e Gondomar, por Valbom." Uma posição que contraria o estudo da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que defende o prolongamento, a partir da Venda Nova, a São Cosme e a Valbom. O troço Estádio do Dragão-Venda Nova encontra-se, nesta altura, numa fase de qualificação dos candidatos. A empreitada, numa extensão de 6564 metros, apresenta um preço de referência de 95 milhões de euros, prevendo-se que demore 620 dias a concluir. Estes cerca de 6,5 km incluem 980 metros em túnel, que passará sob o centro comercial Parque Nascente, cujas fundações já foram pensadas para receber esta obra de arte. O trajecto apresentará 10 estações, todas à superfície: Contumil, Nicolau Nasoni, S. João de Deus, Parque Nascente, Rio Tinto, Lourinha, Paço, Carreira, Venda Nova e Venda Nova B. Em Rio Tinto existem cerca de 60 mil habitantes e 3500 apartamentos à venda, segundo o presidente da respectiva junta de freguesia, Marco Martins. Com a chegada do metro, as previsões apontam para um aumento de 10 mil habitantes num período de seis anos. Ainda assim, e face ao número de habitações por transaccionar, Marco Martins apelou ao comedimento na construção e, "face à falta de equipamentos culturais e desportivos", pediu "mais investimentos" por parte da Câmara de Gondomar.
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Muito bem. Há mais de 11 anos que defendemos esta posição que parece evidente. Não tem sentido nenhum (a não ser o sentido do interesse de alguns terrenos que até se sabe de quem são) ir de S.Cosme de Gondomar para Campanhã ou para o Dragão através de Rio Tinto. Ligação directa por Valbom, correctíssimo, por todas as razões. Assim como ligação directa para Rio Tinto-Venda Nova. Ligação directa para a Luz é que será difícil, desculpem lá o Arménio, o Rio Fernandes e o Manuel dos Santos, porque as lâmpadas fundiram-se com os -23º de temperatura.29.04.2008, Aníbal Rodrigues (Público)Parlamentares socialistas visitaram ontem alguns pontos do percurso de 6,5 km que irá ser construído entre o Estádio do Dragão e Venda NovaOs deputados do PS eleitos pelo círculo do Porto reivindicaram ontem a construção de uma linha de metro, em linha recta, entre Gondomar e Campanhã, passando por Valbom. Para já, o que existe é apenas um compromisso de estudar esta ligação, constante do memorando de entendimento, celebrado em Maio de 2007, entre o Governo, a Junta Metropolitana do Porto e a empresa Metro do Porto. "Não deixaremos de reivindicar a ligação entre Gondomar e Campanhã, passando por Valbom, que é mal servida de transportes públicos. É servida por uma empresa privada [Gondomarense] que tem um défice de qualidade", vincou a deputada socialista Isabel Santos, no final de uma visita, em autocarro, ao percurso que o metro fará entre o Estádio do Dragão e Venda Nova. O geógrafo Rio Fernandes também lançara um repto semelhante: "Em vez de se prolongar a linha de Rio Tinto, que vai até à Venda Nova, que se construa - e é isso que consta do protocolo - a ligação entre Campanhã e Gondomar, por Valbom." Uma posição que contraria o estudo da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que defende o prolongamento, a partir da Venda Nova, a São Cosme e a Valbom. O troço Estádio do Dragão-Venda Nova encontra-se, nesta altura, numa fase de qualificação dos candidatos. A empreitada, numa extensão de 6564 metros, apresenta um preço de referência de 95 milhões de euros, prevendo-se que demore 620 dias a concluir. Estes cerca de 6,5 km incluem 980 metros em túnel, que passará sob o centro comercial Parque Nascente, cujas fundações já foram pensadas para receber esta obra de arte. O trajecto apresentará 10 estações, todas à superfície: Contumil, Nicolau Nasoni, S. João de Deus, Parque Nascente, Rio Tinto, Lourinha, Paço, Carreira, Venda Nova e Venda Nova B. Em Rio Tinto existem cerca de 60 mil habitantes e 3500 apartamentos à venda, segundo o presidente da respectiva junta de freguesia, Marco Martins. Com a chegada do metro, as previsões apontam para um aumento de 10 mil habitantes num período de seis anos. Ainda assim, e face ao número de habitações por transaccionar, Marco Martins apelou ao comedimento na construção e, "face à falta de equipamentos culturais e desportivos", pediu "mais investimentos" por parte da Câmara de Gondomar.