EmpresasPS de Coimbra satisfeito com inclusão do ‘Metrobus’ na reprogramação do Portugal 2020 Jornal Económico com Lusa 10 Dezembro 2018, 22:16A solução tecnológica de autocarros elétricos designada ‘metrobus’ do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), que irá servir o antigo ramal ferroviário da Lousã e a cidade de Coimbra, foi integrada na reprogramação do Portugal 2020. Universidade Coimbra O presidente da distrital do PS de Coimbra congratulou-se hoje com a inclusão do ‘Metrobus’ do Sistema de Mobilidade do Mondego na reprogramação do Portugal 2020, considerando-a uma “boa notícia” para a região.A solução tecnológica de autocarros elétricos designada ‘metrobus’ do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), que irá servir o antigo ramal ferroviário da Lousã e a cidade de Coimbra, foi integrada na reprogramação do Portugal 2020.Para o presidente da distrital socialista, Pedro Coimbra, esta é “uma boa notícia para a região e para Coimbra”. O deputado considerou que a reprogramação levada a cabo pelo Governo demonstra que houve empenho do atual executivo liderado por António Costa para encontrar “uma solução [para o SMM] elegível para fundos comunitários”.“Finalmente, podemos olhar para este assunto com esperança de o resolver em definitivo. O Governo apresentou uma solução, que é a solução do ‘metrobus’, que é uma solução boa e digna e que resolve o problema”, disse à agência Lusa o dirigente e deputado do PS.O Governo anunciou, em junho de 2017, que o metropolitano de superfície previsto há mais de 20 anos seria substituído por um sistema de autocarros elétricos do tipo ‘metrobus’.Para Pedro Coimbra, a solução do ‘metrobus’, “mediante todas as circunstâncias, é uma excelente solução”.“É uma solução sustentável do ponto de vista ambiental e uma solução financiável por fundos comunitários”, vincou.No entanto, Pedro Coimbra salientou que quer o Sistema de Mobilidade do Mondego quer a requalificação do IP3 são duas obras estruturantes na região “que é preciso ver para crer”.“Tantas vezes já foram anunciadas e a todos nós se levantam dúvidas cada vez que é apresentada uma solução. Mas acredito que desta vez é mesmo para avançar. Sei do empenho do Governo, que tem sido muito grande, quer em relação ao Sistema de Mobilidade do Mondego, quer em relação ao IP3”, realçou Pedro Coimbra.O processo do Sistema de Mobilidade do Mondego arrasta-se há mais de duas décadas, com a criação da Metro Mondego, uma sociedade liderada pelo Estado e integrada também pelos municípios de Coimbra, Lousã e de Miranda do Corvo e pela Infraestruturas de Portugal (que substituiu a REFER na composição acionista da empresa de capitais exclusivamente públicos).O projeto de metro ligeiro para o Ramal da Lousã (ferrovia que servia os municípios de Coimbra, Lousã e Miranda do Corvo, que foi desativada em 2010 e cujos carris foram removidos), foi anunciado em 1994, mas, entretanto, abandonado, tendo o atual Governo decidido avançar com o sistema de ‘metrobus’.O projeto de mobilidade para o Ramal da Lousã e para a cidade de Coimbra com que o Governo de António Costa se comprometeu junto das autarquias, deverá custar 89,3 milhões de euros, disse à Lusa, em 2017, uma fonte governamental.O investimento de 89,3 milhões de euros no denominado “sistema metrobus”, a candidatar a fundos europeus, inclui a infraestrutura e um total de 43 autocarros elétricos, sendo 30 de 55 lugares sentados, para o troço suburbano da rede, entre Serpins e Coimbra, e 13 articulados de 130 lugares sentados e em pé, para a área urbana da capital do distrito.O Ramal da Lousã foi encerrado há oito anos para obras que visavam a instalação de um sistema de metro. Iniciadas pelo último Governo de José Sócrates, as empreitadas foram depois suspensas por razões financeiras, passando os utentes do serviço público ferroviário a ser transportados de autocarro.Pedro Coimbra explicou ainda que Isabel Cruz substituirá Cristina de Jesus como deputada pelo círculo de Coimbra.A substituição vai ser de “pouquíssimos dias” e deve-se a uma cirurgia a que Cristina de Jesus vai ser sujeita, explicou. Ler mais + Lidas+ Partilhadas É trabalhador a recibos verdes? Já só tem uma semana para entregar declaração trimestral Venezuela: China junta-se a Rússia e Turquia no apoio a Maduro Bruxelas quer que Portugal altere tributação dos carros usados importados Centeno para a oposição: "O vosso sonho era que a Caixa fosse resolvida e vendida" Vieira da Silva: salário mínimo no Estado acima do legal não vai dividir portugueses Mais força para a autoridade Bruxelas quer que Portugal altere tributação dos carros usados importados Centeno para a oposição: "O vosso sonho era que a Caixa fosse resolvida e vendida" Venezuela: China junta-se a Rússia e Turquia no apoio a Maduro Mais força para a autoridade É trabalhador a recibos verdes? Já só tem uma semana para entregar declaração trimestral Venezuela: Putin avisa Trump para não interferir
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EmpresasPS de Coimbra satisfeito com inclusão do ‘Metrobus’ na reprogramação do Portugal 2020 Jornal Económico com Lusa 10 Dezembro 2018, 22:16A solução tecnológica de autocarros elétricos designada ‘metrobus’ do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), que irá servir o antigo ramal ferroviário da Lousã e a cidade de Coimbra, foi integrada na reprogramação do Portugal 2020. Universidade Coimbra O presidente da distrital do PS de Coimbra congratulou-se hoje com a inclusão do ‘Metrobus’ do Sistema de Mobilidade do Mondego na reprogramação do Portugal 2020, considerando-a uma “boa notícia” para a região.A solução tecnológica de autocarros elétricos designada ‘metrobus’ do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), que irá servir o antigo ramal ferroviário da Lousã e a cidade de Coimbra, foi integrada na reprogramação do Portugal 2020.Para o presidente da distrital socialista, Pedro Coimbra, esta é “uma boa notícia para a região e para Coimbra”. O deputado considerou que a reprogramação levada a cabo pelo Governo demonstra que houve empenho do atual executivo liderado por António Costa para encontrar “uma solução [para o SMM] elegível para fundos comunitários”.“Finalmente, podemos olhar para este assunto com esperança de o resolver em definitivo. O Governo apresentou uma solução, que é a solução do ‘metrobus’, que é uma solução boa e digna e que resolve o problema”, disse à agência Lusa o dirigente e deputado do PS.O Governo anunciou, em junho de 2017, que o metropolitano de superfície previsto há mais de 20 anos seria substituído por um sistema de autocarros elétricos do tipo ‘metrobus’.Para Pedro Coimbra, a solução do ‘metrobus’, “mediante todas as circunstâncias, é uma excelente solução”.“É uma solução sustentável do ponto de vista ambiental e uma solução financiável por fundos comunitários”, vincou.No entanto, Pedro Coimbra salientou que quer o Sistema de Mobilidade do Mondego quer a requalificação do IP3 são duas obras estruturantes na região “que é preciso ver para crer”.“Tantas vezes já foram anunciadas e a todos nós se levantam dúvidas cada vez que é apresentada uma solução. Mas acredito que desta vez é mesmo para avançar. Sei do empenho do Governo, que tem sido muito grande, quer em relação ao Sistema de Mobilidade do Mondego, quer em relação ao IP3”, realçou Pedro Coimbra.O processo do Sistema de Mobilidade do Mondego arrasta-se há mais de duas décadas, com a criação da Metro Mondego, uma sociedade liderada pelo Estado e integrada também pelos municípios de Coimbra, Lousã e de Miranda do Corvo e pela Infraestruturas de Portugal (que substituiu a REFER na composição acionista da empresa de capitais exclusivamente públicos).O projeto de metro ligeiro para o Ramal da Lousã (ferrovia que servia os municípios de Coimbra, Lousã e Miranda do Corvo, que foi desativada em 2010 e cujos carris foram removidos), foi anunciado em 1994, mas, entretanto, abandonado, tendo o atual Governo decidido avançar com o sistema de ‘metrobus’.O projeto de mobilidade para o Ramal da Lousã e para a cidade de Coimbra com que o Governo de António Costa se comprometeu junto das autarquias, deverá custar 89,3 milhões de euros, disse à Lusa, em 2017, uma fonte governamental.O investimento de 89,3 milhões de euros no denominado “sistema metrobus”, a candidatar a fundos europeus, inclui a infraestrutura e um total de 43 autocarros elétricos, sendo 30 de 55 lugares sentados, para o troço suburbano da rede, entre Serpins e Coimbra, e 13 articulados de 130 lugares sentados e em pé, para a área urbana da capital do distrito.O Ramal da Lousã foi encerrado há oito anos para obras que visavam a instalação de um sistema de metro. Iniciadas pelo último Governo de José Sócrates, as empreitadas foram depois suspensas por razões financeiras, passando os utentes do serviço público ferroviário a ser transportados de autocarro.Pedro Coimbra explicou ainda que Isabel Cruz substituirá Cristina de Jesus como deputada pelo círculo de Coimbra.A substituição vai ser de “pouquíssimos dias” e deve-se a uma cirurgia a que Cristina de Jesus vai ser sujeita, explicou. Ler mais + Lidas+ Partilhadas É trabalhador a recibos verdes? Já só tem uma semana para entregar declaração trimestral Venezuela: China junta-se a Rússia e Turquia no apoio a Maduro Bruxelas quer que Portugal altere tributação dos carros usados importados Centeno para a oposição: "O vosso sonho era que a Caixa fosse resolvida e vendida" Vieira da Silva: salário mínimo no Estado acima do legal não vai dividir portugueses Mais força para a autoridade Bruxelas quer que Portugal altere tributação dos carros usados importados Centeno para a oposição: "O vosso sonho era que a Caixa fosse resolvida e vendida" Venezuela: China junta-se a Rússia e Turquia no apoio a Maduro Mais força para a autoridade É trabalhador a recibos verdes? Já só tem uma semana para entregar declaração trimestral Venezuela: Putin avisa Trump para não interferir