novosrumos

14-03-2020
marcar artigo

“Mário Rui Pinho Natária destaca o polémico caso do empreendimento turístico da Tijosa, junto à Ria, em Ovar…” É um caso sem precedentes na Câmara Municipal de Ovar, em que um fiscal da autarquia critica, sem reservas, as decisões do presidente, Salvador Malheiro, vice-presidente do PSD, na direcção presidida por Rui Rio. Numa publicação de 10 de março de 2020, o funcionário também se queixa de não o deixarem aposentar, através de falta de resposta aos seus pedidos para que deixe o serviço camarário. Aparentemente, não o quererão deixar sair, para que não fique totalmente livre para contar tudo o que sabe, nomeadamente, sobre obras municipais. Na sua publicação, que se segue a muitas outras do mesmo teor, Mário Rui Pinho Natária destaca o polémico caso do empreendimento turístico da Tijosa, junto à Ria, em Ovar, escrevendo: “Gostava que o Sr. Presidente da CMOvar se debruçasse sobre as dúvidas, sobre o empreendimento da Tijosa, e explicasse a coincidência da atribuição de processos, que são alvo de dúvidas, aos mesmos técnicos, até esta data, pelo menos. De certeza, coincidência, e não duvidando da qualidade profissional e honestidade dos intervenientes, pelo menos, até prova em contrário”. A publicação de Mário Rui Pinho Natária ( Ver mais... )

Publicado por ovar_novosrumos às 10:27 Link do Post | Comentar

Em 2009, o jovem Salvador Malheiro iniciou a sua caminhada para a vida autárquica, pela mão de Álvaro Santos, que agora, 10 anos depois, se põe no campo oposto ao do agora presidente da Câmara Municipal de Ovar e vice-presidente do PSD. Enquanto Álvaro Santos se declara apoiante de Luís Montenegro, Salvador Malheiro continua a apoiar Rui Rio, a quem, aliás, ajudou a conquistar a presidência do Partido Social-Democrata. Numa publicação na sua página do Facebook, em 13 de outubro de 2019, Álvaro Santos, que também foi vereador da Câmara Municipal de Ovar, tal como Salvador Malheiro, não deixa dúvidas sobre o seu posicionamento em futura disputa eleitoral, dentro do PSD. Diz Álvaro Santos: “Conheço o Luís Montenegro, há mais de 30 anos. Acompanhei, de perto, todo o seu percurso político e, por isso, não tenho dúvidas em afirmar que é um excelente candidato a líder do PSD. O melhor candidato que o PSD pode ter para enfrentar os próximos desafios. Passo a explicar porquê. ( Ver mais... )

Publicado por ovar_novosrumos às 14:17 Link do Post | Comentar

Nas Eleições Legislativas de 2015, a Coligação PSD/CDS foi a força política mais votada no concelho de Ovar, com 38,33% e 10 962 votos obtidos. O PS foi a segunda força política mais votada, com 31,74% e com 9075 votos alcançados. Mas nestas Eleições Legislativas de 2019, houve troca de posições, com o PS a ficar em primeiro lugar, com 37,21% e 10 371 votos conquistados. O PSD obteve 29,98%, o que corresponde a 8356 votos. A única vitória do PSD nas 5 freguesias do concelho de Ovar, é na Freguesia de Esmoriz, terra natal de Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar. Não nos podemos esquecer, que, em 2017, o PSD, cuja lista foi encabeçada por Salvador Malheiro, vice-presidente do PSD, teve uma vitória retumbante nas Eleições Autárquicas, para a Câmara de Ovar, conquistando 7 lugares na vereação, contra 2 lugares obtidos pelo PS. Na corda bamba Salvador Malheiro é também presidente da Comissão Política Distrital de Aveiro do PSD e um dos principais obreiros da chegada de Rui Rio à liderança do PSD. Esta derrota no distrito de Aveiro, por parte dos social-democratas, é um revés para este dirigente, que tem conseguido uma ascensão fulgurante dentro do partido. ( Ver mais... )

Publicado por ovar_novosrumos às 15:08 Link do Post | Comentar

“Há críticas generalizadas à actuação do presidente, mas também há quem, embora menos, desculpe e apoie os actos de Salvador Malheiro”. Os repetidos e mediáticos casos protagonizados por Salvador Malheiro, cuja legalidade tem sido posta em causa, sendo que, alguns dos quais já estão na alçada da Justiça, poderão chegar, hoje, quinta-feira, dia 21 de Fevereiro de 2019, às 21h30, à Assembleia Municipal de Ovar, que se realiza na sede da União de Freguesias de Ovar, em São João. O assunto não consta da ordem de trabalhos, mas no período destinado ao público, o assunto poderá ser abordado, dado que estes casos relacionados com o presidente Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar e vice-presidente do PSD, presidido por Rui Rio, têm incendiado as redes sociais. Há críticas generalizadas à actuação do presidente, mas também há quem, embora menos, desculpe e apoie os actos de Salvador Malheiro. ( Ver mais... )

Publicado por ovar_novosrumos às 13:36 Link do Post | Comentar

“Salvador Malheiro, vice de Rui Rio no PSD e presidente da Câmara Municipal de Ovar, alugou recentemente um carro de luxo por mais de 2000 euros mensais”…. “Traduzindo, se um presidente de câmara for condenado por este ou outros crimes dessa lista, a consequência pode ser o seu afastamento da autarquia”. Na última quinta-feira (07.02.2019), autarca tentou dissimular: antes de chegar à sede do partido, estacionou o Lexus numa garagem a menos de um quilómetro da São Caetano à Lapa. Caso dura há três meses.

Salvador Malheiro, vice de Rui Rio no PSD e presidente da Câmara Municipal de Ovar, alugou recentemente um carro de luxo por mais de 2000 euros mensais. O Lexus LS500h, com um ano e meio e avaliado em cerca de 75 mil euros, está ao serviço da autarquia, pelo menos, desde novembro do ano passado (ainda que o contrato só tenha ficado fechado em fevereiro, de acordo com a autarquia). Mas o Observador sabe que o carro de serviço do município tem sido utilizado pelo autarca nas constantes deslocações a Lisboa para tratar de assuntos da direção do partido. Nos últimos dias, já depois de o carro ter ficado estacionado na sede do PSD, Malheiro tomou precauções para não ser visto em Lisboa ao volante do Lexus — ao ponto de estacionar a algumas centenas de metros da São Caetano à Lapa e apanhar boleia noutro carro, mais modesto, no resto do trajeto. ( Veja o resto. É muito intertessante. )

Publicado por ovar_novosrumos às 18:00 Link do Post | Comentar

Durante a tarde, a noite e o serão, de 17 para 18/1, no Porto, decorreu a batalha verbal dos Laranjas, a fim se se contarem as espingardas do velho exército de Emídio Guerreiro, de modo a saber-se em que mãos agora estão. Se a maioria estaria nas mãos dos homens do actual comandante Rui Rio, ou na posse dos homens das hostes do guerrilheiro Luís Montenegro. A contagem favoreceu os Laranjas sem borbulhas e tudo acabou de feição ao rio, correndo livremente pela planície, ladeado por um monte negro, onde o sol se esconde, para aparecer no dia seguinte. José Amaral (Vila Nova de Gaia)

(Imagem do Google)

Publicado por ovar_novosrumos às 11:02 Link do Post | Comentar

Não é a primeira vez que isto acontece. Mas, desta vez, o mediático militante Jorge Pinho faz o ataque público mais contundente que já se viu, contra Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Aveiro e vice-presidente do PSD, presidido por Rui Rio. Salvador Malheiro é presidente da Câmara de Ovar, desde 2013, estando no segundo mandato, depois de uma retumbante vitória, sobre o PS, em 2017. Os vereadores eleitos para este mandato são 7 do PSD e 2 do PS. O PSD tem uma situação política, como nunca teve no município de Ovar, mas os próprios apoiantes consideram que a Câmara presidida por Salvador Malheiro, nunca fez tão pouco, como em 2018. ( Ver mais... )

Os nossos representantes apoucam a nobreza de serem representantes de todo um povo, antes sujam-se por meia dúzia de euros. Pior ainda, sabendo que sendo apanhado, mais uma vez, por meia dúzia de euros, diria adeus à sua carreira política, das duas uma, ou é excepcionalmente limitado, ou sente-se muito bem protegido pelo Ali Baba, Ferro Rodrigues. Anda muito mal Rui Rio. Tenta vender a imagem de impoluto, de regenerador da democracia, de vassoura nas mãos para limpar a corrupção e a corruptela, mas quando lhe calha na casa, desvaloriza, exibe um risinho trouxa, mais do mesmo, é só mais um. E como no resto, nas ideias políticas, pouco se sabe, e o que se sabe não é nada de novo, confirma as minhas expectativas. Mas voltemos ao Silvano. Que moral tem aquela gente, entretanto, para o criticar? Que moral tem o BE para abordar o assunto? Que moral tem um partido que tem um deputado que dá como residência a morada da sede local do partido só para nos sacar mais dinheiro? Que moral tem um partido que tinha em lugar de relevo alguém que era o paladino da luta anti especulação imobiliária, enquanto nas costas procurava ganhar milhões em… especulação imobiliária, e cuja líder andou despudoradamente a tentar desvalorizar o assunto? A líder do BE já deu cabais explicações acerca da acusação de pagar 1,7 euros à hora aos seus trabalhadores? Da moral do BE, estamos conversados. ( Ver mais... )

Publicado por ovar_novosrumos às 19:48 Link do Post | Comentar

“Em Ovar, ninguém que faz parte da vida política activa, me vai dar lições de moral ou educação”. O CDS vareiro escolheu um líder para desempenhar o lugar de candidato (à C.M.O.), papel que desempenhou bem, (pelo qual guardo estima pessoal). Pouco tempo passou; depois de beijar Assunção Cristas, para em seguida apertar a mão a Rui Rio. Por um tacho de caldeirada de enguias certamente patrocinado pelas fortes emoções do PSD vareiro, desempenha agora funções no PSD. Em Ovar, ninguém que faz parte da vida política activa, me vai dar lições de moral ou educação. À partida, todos eles focam-se no seu lugar e não nas pessoas. Tenho constatado, o quanto alguns políticos trabalham diariamente em prol do desenvolvimento do município! Em tempo pré-eleitoral, lá aparecem os abutres que desejam o “chateaubriand” do Oxalá. Eu, só dou a cara e empenho profissional, por pessoas honestas, trabalhadoras, corajosas, com metodologia profissional, que defendem a área social e, principalmente, a história. Alguma dúvida? Estou a trabalhar. Telmo Espanha (Ovar) – Na sua página do Facebook

Publicado por ovar_novosrumos às 11:57 Link do Post | Comentar

“Escusa de haver Assembleia Distrital, pois o Malheiro e o Topa decidem por todos, porque não foram respeitados os Regulamentos. Esta decisão é política e mostra o que vai ser a partir de agora no futuro de Rui Rio, com as trapalhadas nas Assembleias de Militantes. Vai valer tudo”. É com estas palavras, que António Valente Reis, pioneiro do PSD Ovar e antigo dirigente local, reage ao que chama “trapalhadas” de Salvador Malheiro e António Topa, na condução e do processo de uma proposta temática, que diz ter sido aprovada fora do tempo previsto no regulamento do Congresso. O entendimento do PSD Distrital de Aveiro é diferente e está expresso nesta nota de imprensa: “No passado dia 23 de janeiro (de 2018), a Comissão Política Distrital deliberou por unanimidade apresentar uma proposta temática ao 37.º Congresso do PSD, a subscrever pela Assembleia Distrital. No prazo previsto, a 31 de janeiro, o Presidente da Assembleia Distrital subscreveu e apresentou à Mesa do Congresso a nossa Proposta Temática: “Da região para o país, Aveiro – uma região mais forte uma nação mais coesa”. E convocou, quando lhe era possível, a Assembleia Distrital para discutir e aprovar a proposta subscrita. ( Ver mais... )

“Mário Rui Pinho Natária destaca o polémico caso do empreendimento turístico da Tijosa, junto à Ria, em Ovar…” É um caso sem precedentes na Câmara Municipal de Ovar, em que um fiscal da autarquia critica, sem reservas, as decisões do presidente, Salvador Malheiro, vice-presidente do PSD, na direcção presidida por Rui Rio. Numa publicação de 10 de março de 2020, o funcionário também se queixa de não o deixarem aposentar, através de falta de resposta aos seus pedidos para que deixe o serviço camarário. Aparentemente, não o quererão deixar sair, para que não fique totalmente livre para contar tudo o que sabe, nomeadamente, sobre obras municipais. Na sua publicação, que se segue a muitas outras do mesmo teor, Mário Rui Pinho Natária destaca o polémico caso do empreendimento turístico da Tijosa, junto à Ria, em Ovar, escrevendo: “Gostava que o Sr. Presidente da CMOvar se debruçasse sobre as dúvidas, sobre o empreendimento da Tijosa, e explicasse a coincidência da atribuição de processos, que são alvo de dúvidas, aos mesmos técnicos, até esta data, pelo menos. De certeza, coincidência, e não duvidando da qualidade profissional e honestidade dos intervenientes, pelo menos, até prova em contrário”. A publicação de Mário Rui Pinho Natária ( Ver mais... )

Publicado por ovar_novosrumos às 10:27 Link do Post | Comentar

Em 2009, o jovem Salvador Malheiro iniciou a sua caminhada para a vida autárquica, pela mão de Álvaro Santos, que agora, 10 anos depois, se põe no campo oposto ao do agora presidente da Câmara Municipal de Ovar e vice-presidente do PSD. Enquanto Álvaro Santos se declara apoiante de Luís Montenegro, Salvador Malheiro continua a apoiar Rui Rio, a quem, aliás, ajudou a conquistar a presidência do Partido Social-Democrata. Numa publicação na sua página do Facebook, em 13 de outubro de 2019, Álvaro Santos, que também foi vereador da Câmara Municipal de Ovar, tal como Salvador Malheiro, não deixa dúvidas sobre o seu posicionamento em futura disputa eleitoral, dentro do PSD. Diz Álvaro Santos: “Conheço o Luís Montenegro, há mais de 30 anos. Acompanhei, de perto, todo o seu percurso político e, por isso, não tenho dúvidas em afirmar que é um excelente candidato a líder do PSD. O melhor candidato que o PSD pode ter para enfrentar os próximos desafios. Passo a explicar porquê. ( Ver mais... )

Publicado por ovar_novosrumos às 14:17 Link do Post | Comentar

Nas Eleições Legislativas de 2015, a Coligação PSD/CDS foi a força política mais votada no concelho de Ovar, com 38,33% e 10 962 votos obtidos. O PS foi a segunda força política mais votada, com 31,74% e com 9075 votos alcançados. Mas nestas Eleições Legislativas de 2019, houve troca de posições, com o PS a ficar em primeiro lugar, com 37,21% e 10 371 votos conquistados. O PSD obteve 29,98%, o que corresponde a 8356 votos. A única vitória do PSD nas 5 freguesias do concelho de Ovar, é na Freguesia de Esmoriz, terra natal de Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar. Não nos podemos esquecer, que, em 2017, o PSD, cuja lista foi encabeçada por Salvador Malheiro, vice-presidente do PSD, teve uma vitória retumbante nas Eleições Autárquicas, para a Câmara de Ovar, conquistando 7 lugares na vereação, contra 2 lugares obtidos pelo PS. Na corda bamba Salvador Malheiro é também presidente da Comissão Política Distrital de Aveiro do PSD e um dos principais obreiros da chegada de Rui Rio à liderança do PSD. Esta derrota no distrito de Aveiro, por parte dos social-democratas, é um revés para este dirigente, que tem conseguido uma ascensão fulgurante dentro do partido. ( Ver mais... )

Publicado por ovar_novosrumos às 15:08 Link do Post | Comentar

“Há críticas generalizadas à actuação do presidente, mas também há quem, embora menos, desculpe e apoie os actos de Salvador Malheiro”. Os repetidos e mediáticos casos protagonizados por Salvador Malheiro, cuja legalidade tem sido posta em causa, sendo que, alguns dos quais já estão na alçada da Justiça, poderão chegar, hoje, quinta-feira, dia 21 de Fevereiro de 2019, às 21h30, à Assembleia Municipal de Ovar, que se realiza na sede da União de Freguesias de Ovar, em São João. O assunto não consta da ordem de trabalhos, mas no período destinado ao público, o assunto poderá ser abordado, dado que estes casos relacionados com o presidente Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar e vice-presidente do PSD, presidido por Rui Rio, têm incendiado as redes sociais. Há críticas generalizadas à actuação do presidente, mas também há quem, embora menos, desculpe e apoie os actos de Salvador Malheiro. ( Ver mais... )

Publicado por ovar_novosrumos às 13:36 Link do Post | Comentar

“Salvador Malheiro, vice de Rui Rio no PSD e presidente da Câmara Municipal de Ovar, alugou recentemente um carro de luxo por mais de 2000 euros mensais”…. “Traduzindo, se um presidente de câmara for condenado por este ou outros crimes dessa lista, a consequência pode ser o seu afastamento da autarquia”. Na última quinta-feira (07.02.2019), autarca tentou dissimular: antes de chegar à sede do partido, estacionou o Lexus numa garagem a menos de um quilómetro da São Caetano à Lapa. Caso dura há três meses.

Salvador Malheiro, vice de Rui Rio no PSD e presidente da Câmara Municipal de Ovar, alugou recentemente um carro de luxo por mais de 2000 euros mensais. O Lexus LS500h, com um ano e meio e avaliado em cerca de 75 mil euros, está ao serviço da autarquia, pelo menos, desde novembro do ano passado (ainda que o contrato só tenha ficado fechado em fevereiro, de acordo com a autarquia). Mas o Observador sabe que o carro de serviço do município tem sido utilizado pelo autarca nas constantes deslocações a Lisboa para tratar de assuntos da direção do partido. Nos últimos dias, já depois de o carro ter ficado estacionado na sede do PSD, Malheiro tomou precauções para não ser visto em Lisboa ao volante do Lexus — ao ponto de estacionar a algumas centenas de metros da São Caetano à Lapa e apanhar boleia noutro carro, mais modesto, no resto do trajeto. ( Veja o resto. É muito intertessante. )

Publicado por ovar_novosrumos às 18:00 Link do Post | Comentar

Durante a tarde, a noite e o serão, de 17 para 18/1, no Porto, decorreu a batalha verbal dos Laranjas, a fim se se contarem as espingardas do velho exército de Emídio Guerreiro, de modo a saber-se em que mãos agora estão. Se a maioria estaria nas mãos dos homens do actual comandante Rui Rio, ou na posse dos homens das hostes do guerrilheiro Luís Montenegro. A contagem favoreceu os Laranjas sem borbulhas e tudo acabou de feição ao rio, correndo livremente pela planície, ladeado por um monte negro, onde o sol se esconde, para aparecer no dia seguinte. José Amaral (Vila Nova de Gaia)

(Imagem do Google)

Publicado por ovar_novosrumos às 11:02 Link do Post | Comentar

Não é a primeira vez que isto acontece. Mas, desta vez, o mediático militante Jorge Pinho faz o ataque público mais contundente que já se viu, contra Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Aveiro e vice-presidente do PSD, presidido por Rui Rio. Salvador Malheiro é presidente da Câmara de Ovar, desde 2013, estando no segundo mandato, depois de uma retumbante vitória, sobre o PS, em 2017. Os vereadores eleitos para este mandato são 7 do PSD e 2 do PS. O PSD tem uma situação política, como nunca teve no município de Ovar, mas os próprios apoiantes consideram que a Câmara presidida por Salvador Malheiro, nunca fez tão pouco, como em 2018. ( Ver mais... )

Os nossos representantes apoucam a nobreza de serem representantes de todo um povo, antes sujam-se por meia dúzia de euros. Pior ainda, sabendo que sendo apanhado, mais uma vez, por meia dúzia de euros, diria adeus à sua carreira política, das duas uma, ou é excepcionalmente limitado, ou sente-se muito bem protegido pelo Ali Baba, Ferro Rodrigues. Anda muito mal Rui Rio. Tenta vender a imagem de impoluto, de regenerador da democracia, de vassoura nas mãos para limpar a corrupção e a corruptela, mas quando lhe calha na casa, desvaloriza, exibe um risinho trouxa, mais do mesmo, é só mais um. E como no resto, nas ideias políticas, pouco se sabe, e o que se sabe não é nada de novo, confirma as minhas expectativas. Mas voltemos ao Silvano. Que moral tem aquela gente, entretanto, para o criticar? Que moral tem o BE para abordar o assunto? Que moral tem um partido que tem um deputado que dá como residência a morada da sede local do partido só para nos sacar mais dinheiro? Que moral tem um partido que tinha em lugar de relevo alguém que era o paladino da luta anti especulação imobiliária, enquanto nas costas procurava ganhar milhões em… especulação imobiliária, e cuja líder andou despudoradamente a tentar desvalorizar o assunto? A líder do BE já deu cabais explicações acerca da acusação de pagar 1,7 euros à hora aos seus trabalhadores? Da moral do BE, estamos conversados. ( Ver mais... )

Publicado por ovar_novosrumos às 19:48 Link do Post | Comentar

“Em Ovar, ninguém que faz parte da vida política activa, me vai dar lições de moral ou educação”. O CDS vareiro escolheu um líder para desempenhar o lugar de candidato (à C.M.O.), papel que desempenhou bem, (pelo qual guardo estima pessoal). Pouco tempo passou; depois de beijar Assunção Cristas, para em seguida apertar a mão a Rui Rio. Por um tacho de caldeirada de enguias certamente patrocinado pelas fortes emoções do PSD vareiro, desempenha agora funções no PSD. Em Ovar, ninguém que faz parte da vida política activa, me vai dar lições de moral ou educação. À partida, todos eles focam-se no seu lugar e não nas pessoas. Tenho constatado, o quanto alguns políticos trabalham diariamente em prol do desenvolvimento do município! Em tempo pré-eleitoral, lá aparecem os abutres que desejam o “chateaubriand” do Oxalá. Eu, só dou a cara e empenho profissional, por pessoas honestas, trabalhadoras, corajosas, com metodologia profissional, que defendem a área social e, principalmente, a história. Alguma dúvida? Estou a trabalhar. Telmo Espanha (Ovar) – Na sua página do Facebook

Publicado por ovar_novosrumos às 11:57 Link do Post | Comentar

“Escusa de haver Assembleia Distrital, pois o Malheiro e o Topa decidem por todos, porque não foram respeitados os Regulamentos. Esta decisão é política e mostra o que vai ser a partir de agora no futuro de Rui Rio, com as trapalhadas nas Assembleias de Militantes. Vai valer tudo”. É com estas palavras, que António Valente Reis, pioneiro do PSD Ovar e antigo dirigente local, reage ao que chama “trapalhadas” de Salvador Malheiro e António Topa, na condução e do processo de uma proposta temática, que diz ter sido aprovada fora do tempo previsto no regulamento do Congresso. O entendimento do PSD Distrital de Aveiro é diferente e está expresso nesta nota de imprensa: “No passado dia 23 de janeiro (de 2018), a Comissão Política Distrital deliberou por unanimidade apresentar uma proposta temática ao 37.º Congresso do PSD, a subscrever pela Assembleia Distrital. No prazo previsto, a 31 de janeiro, o Presidente da Assembleia Distrital subscreveu e apresentou à Mesa do Congresso a nossa Proposta Temática: “Da região para o país, Aveiro – uma região mais forte uma nação mais coesa”. E convocou, quando lhe era possível, a Assembleia Distrital para discutir e aprovar a proposta subscrita. ( Ver mais... )

marcar artigo