Campeonatos de surf e festivais de música são os novos focos para atrair turistas

16-05-2016
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Atrair turistas através dos mais variados eventos realizados no nosso país é uma das mais recentes estratégias do Turismo de Portugal. Estar presente nos campeonatos de surf ou nos festivais de música pode fazer toda a diferença na captação de visitantes. A ideia é seguir o que já se faz com o golfe, em que o Algarve já é visto por muitos especialistas como a melhor região do mundo para praticar o desporto.

O presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, revela ao i que “é importante a participação intensa e bem sucedida no surf”, mas admite que não é só para atrair surfistas. “É importante a imagem do país cool, amigo da natureza, onde há um espírito jovem, livre, que é associado ao surf. Os valores do surf transcendem muito as pessoas que praticam a modalidade”, salienta.

Cotrim de Figueiredo vai mais longe e reconhece que este evento é um importante veículo de comunicação. “Não acredito que alguém tenha dúvidas em relação à qualidade da imagem projectada e da forma como a imagem do país é reposicionada”, diz e acrescenta ainda que a promoção acaba por ganhar uma elevada dimensão que o Turismo de Portugal não conseguiria levar a cabo com o orçamento que tem em mãos.

O mesmo acontece com os festivais de música. Mais uma vez a ideia não é só atrair festivaleiros, mas “transmitir valores de comunidade e energia positiva”. Além disso, o responsável chama a atenção para o facto de o turismo português beneficiar de uma corrente de comunicação, troca de opiniões e experiências que são partilhadas essencialmente na internet por quem participa. “A grande maioria das pessoas que estiveram presentes no festival de música vão dizer bem e depois cabe ao Turismo de Portugal usar essas histórias, opiniões ou fotografias para fazer a promoção do país, e é mais credível do que se formos nós a fazer.”

Outro evento importante vai ser o Web Summit, o maior encontro de empreendedorismo, que se vai realizar em Portugal entre os dias 8 e 10 de Novembro e em que está prevista a presença de 30 mil participantes. “São importantes as dezenas de milhares de dormidas que vai gerar? Sim, mas o que me está a motivar verdadeiramente é o ambiente gerado nestes momentos de grandes eventos de empreendedorismo. Quem já lá esteve sabe que é um ambiente de enorme energia, de criatividade, e de muita colaboração entre pessoas, e isto é muito atraente do ponto de vista turístico”, salienta João Cotrim de Figueiredo.

Atrair turistas através dos mais variados eventos realizados no nosso país é uma das mais recentes estratégias do Turismo de Portugal. Estar presente nos campeonatos de surf ou nos festivais de música pode fazer toda a diferença na captação de visitantes. A ideia é seguir o que já se faz com o golfe, em que o Algarve já é visto por muitos especialistas como a melhor região do mundo para praticar o desporto.

O presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, revela ao i que “é importante a participação intensa e bem sucedida no surf”, mas admite que não é só para atrair surfistas. “É importante a imagem do país cool, amigo da natureza, onde há um espírito jovem, livre, que é associado ao surf. Os valores do surf transcendem muito as pessoas que praticam a modalidade”, salienta.

Cotrim de Figueiredo vai mais longe e reconhece que este evento é um importante veículo de comunicação. “Não acredito que alguém tenha dúvidas em relação à qualidade da imagem projectada e da forma como a imagem do país é reposicionada”, diz e acrescenta ainda que a promoção acaba por ganhar uma elevada dimensão que o Turismo de Portugal não conseguiria levar a cabo com o orçamento que tem em mãos.

O mesmo acontece com os festivais de música. Mais uma vez a ideia não é só atrair festivaleiros, mas “transmitir valores de comunidade e energia positiva”. Além disso, o responsável chama a atenção para o facto de o turismo português beneficiar de uma corrente de comunicação, troca de opiniões e experiências que são partilhadas essencialmente na internet por quem participa. “A grande maioria das pessoas que estiveram presentes no festival de música vão dizer bem e depois cabe ao Turismo de Portugal usar essas histórias, opiniões ou fotografias para fazer a promoção do país, e é mais credível do que se formos nós a fazer.”

Outro evento importante vai ser o Web Summit, o maior encontro de empreendedorismo, que se vai realizar em Portugal entre os dias 8 e 10 de Novembro e em que está prevista a presença de 30 mil participantes. “São importantes as dezenas de milhares de dormidas que vai gerar? Sim, mas o que me está a motivar verdadeiramente é o ambiente gerado nestes momentos de grandes eventos de empreendedorismo. Quem já lá esteve sabe que é um ambiente de enorme energia, de criatividade, e de muita colaboração entre pessoas, e isto é muito atraente do ponto de vista turístico”, salienta João Cotrim de Figueiredo.

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