Atlântico Faróis

03-04-2019
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motor Lister 3 cilindros, arranque manual

motor Lister 2 cilindros, com motor de arranque

   Os Faróis em Portugal sempre tiveram energia produzida internamente, com os famosos motores Lister de 3 cilindros e com um gerador a debitar 110vDC.

   Com as automatizações em finais da década de 80, na sua maior parte os geradores de 3 cilindros foram substituídos pelos de 2 cilindros com arranque de bateria, o que permitia em caso de falha da rede pública o seu arranque ser automático, dispensando assim a intervenção de quem estivesse de serviço para dar o arranque, com a vantagem de ser mais rápido.

fotos: oportodagraciosa.blogspot.com - fotos Farol Ponta da Barca - Graciosa

 Em alguns Faróis os Lister 3cl. equipados com alternadores DC ainda funcionaram com os novos alternadores 220vAC, aumentando assim as rotações de 1000 para 1500rpm, 

fotos: Hugo Pires - Farol da Ferraria - São Miguel

  Em Faróis de dimensão mais pequena, em que não seja necessária tanta "potencia" para ser alimentados as partes operacionais são equipados com motores / geradores de apenas um cilindro, como é o caso do Farol de São Jorge - Madeira (foto abaixo)

foto: Atlantico.Farois

motor Lister 3 cilindros, arranque manual

motor Lister 2 cilindros, com motor de arranque

   Os Faróis em Portugal sempre tiveram energia produzida internamente, com os famosos motores Lister de 3 cilindros e com um gerador a debitar 110vDC.

   Com as automatizações em finais da década de 80, na sua maior parte os geradores de 3 cilindros foram substituídos pelos de 2 cilindros com arranque de bateria, o que permitia em caso de falha da rede pública o seu arranque ser automático, dispensando assim a intervenção de quem estivesse de serviço para dar o arranque, com a vantagem de ser mais rápido.

fotos: oportodagraciosa.blogspot.com - fotos Farol Ponta da Barca - Graciosa

 Em alguns Faróis os Lister 3cl. equipados com alternadores DC ainda funcionaram com os novos alternadores 220vAC, aumentando assim as rotações de 1000 para 1500rpm, 

fotos: Hugo Pires - Farol da Ferraria - São Miguel

  Em Faróis de dimensão mais pequena, em que não seja necessária tanta "potencia" para ser alimentados as partes operacionais são equipados com motores / geradores de apenas um cilindro, como é o caso do Farol de São Jorge - Madeira (foto abaixo)

foto: Atlantico.Farois

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