AGOSTINHO JOSÉ FREDERICO DE CASTRO E ANTÔNIO JOSÉ DA COSTA

09-09-2019
marcar artigo


Por Mauro Luiz Senra Fernandes

Major Agostinho José Frederico de Castro e a Formação da Família Rodrigues da Costa através de Antônio José da Costa

APRESENTAÇÃO:

Na região onde se encontra as cidades mineiras de Mar de Espanha, Além Paraíba e Santo Antônio do Aventureiro, a área mais fronteiriça ao Rio de Janeiro, e situada ao norte, foi colonizada somente a partir de fins do século XVIII e início do XIX; a partir da expansão cafeeira do Vale do Paraíba Fluminense.
Deu-se inicio as primeiras concessões das sesmarias em 1812 e foi muito comum mulher, maridos e filhos receberm sesmarias confrontantes e cada sesmaria possuíam meia légua em quadra.
Os grandes senhores, vindos das zonas de mineração apossaram de suas terras e formaram suas fazendas de café.
Através de pesquisas vamos apresentar nesse trabalho, algumas figuras importantes nesse período, pioneiros desbravadores, que enfrentaram todos os desafios e tornaram grandes patriarcas de nossa região e alguns de seus entrelaçamentos genealógicos.

Major Agostinho José Frederico de Castro

Esse pioneiro era paulista de origem espanhola e holandesa, nasceu em 1785, da leva que se baldeou, na segunda década do século dezenove, para os sertões incultos das “áreas proibidas dos Sertões do Leste”. Instalou-se para as bandas do Ribeirão das Cabeceiras, nas sesmarias que couberam a ele e à esposa, lá fundando três importantes fazendas de café: Mutuca, Gruta e Barra do Limoeiro.
Era oitavo filho do espanhol João Maquieira ou Juan Maquieira, que se casou na Matriz de Borda do Campo, em 18 de setembro de 1769, com Dona Maria Ignácia Ferreira, filha de Dona Ignácia Ferreira e Antônio D’Ávila Bittencourt.
Seus irmãos foram:
• Anna Bernarda de Castro faleceu em 16 de setembro de 1796;
• Ignácia Felícia de Castro, casada com João da Costa Mattos;
• Silvestre Pacheco de Castro;
• Clara, casada com Antônio Martins do Couto;
• Maria Custódia do Carmo, em 25 de julho casou-se com Miguel José Siqueira;
• João Pacheco de Castro;
• Francisca Bernarda de Castro, batizada em 8 de março de 1785 e no dia 18 de julho de 1800 casou-se com José Antônio Duarte;
• Domingos Pacheco de Castro.
Aos oito anos de idade, Agostinho José Frederico de Castro ficou órfão de pai, em 7 de junho de 1789 falece João Maquieira e torna se tutor, seu irmão Silvestre Pacheco de Castro e começou aprender o ofício de carpinteiro.
Em 29 de abril de 1811, casou-se no Município de Barbacena com Dona Joana Batista Rodrigues do Vale, nascida em Prados no ano de 1792, filha de Maurício Antônio Cláudio e de Dona Francisca Carlotta Rodrigues.
Dona Joana Rodrigues do Vale era irmã, de Dona Maria Luiza Rodrigues do Valle – casada com Antônio José da Costa e de Antônio Maurício Rodrigues, casado com sua sobrinha Dona Boadina Batista de Castro, filha do Major Agostinho José Frederico de Castro e de sua irmã Dona Joana Batista Rodrigues do Vale.
Em 1842, logo após a localidade do Pomba ter perdido sua jurisdição sobre parte do sul, o pioneiro já desempenhava a função de subdelegado do arraial do Cágado. E 1854, quando o arraial já se engalanava com o título de Vila de Mar de Espanha, incumbiu-se da construção do edifício da Câmara.
Foi vereador nos períodos de 1857 a 1863, falecendo com idade avançada, em abril de 1863.
Deixou grande descendência:
• Carlotta Agostiniana, consorciada em 24 de maio de 1846 com o primo materno Basílio Rodrigues da Costa;
• Francisca Carlotta, casada em primeiras núpcias com o primo materno Basílio Rodrigues da Costa, dono da Fazenda Murici, consorciando-se em segundas, com Serafim Caetano de Meneses;
• Carolina Amélia, casada com Francisco Alves Ribeiro;
• Maria Ignácia Dorcelina de Castro, casada com José Antônio de Mattos.
• Francisco de Paula Oliveira Castro, casado com Bárbara Raquel de Figueiredo Côrtes, filha de Manoel Gonçalves Côrtes e Luiza Thereza de Figueiredo;
• Antônio Augusto Frederico de Castro que, mais tarde, transferiu-se para o município de São João Nepomuceno, onde comprou a Fazenda Barra Danta, foi casado com Augusta Barbosa de Castro;
• Balbina Amélia Eugênia de Castro, casada com o Comendador Francisco Cesário de Figueiredo Côrtes;
• Silvestre Pacheco, casado com Anna Cândida de Figueiredo Côrtes;

Silvestre Pacheco Frederico de Castro, sua esposa Anna Cândida de Figueiredo Côrtes

e suas filhas Dometilde Côrtes de Castro e Maria de Figueiredo Côrtes de Castro

• Anna Florentina Augusta, esposa de Domingos Eugênio Carlos Pereira, que na cidade de Mar de Espanha morava ao lado da matriz e uma de suas filhas, foi a Baronesa de Além Paraíba - Dona Joana Eugênia Barbosa de Castro, casada com Joaquim Barbosa de Castro – Barão de Além Paraíba;
• Boadina Batista de Castro, casada com seu tio Antônio Maurício Rodrigues Júnior e eram pais de Luiz Maurício Rodrigues, casado com Dona Anna Carolina de Siqueira Côrtes – filha de Francisco Antunes de Siqueira Júnior e de Dona Maria Balbina de Figueiredo Côrtes e Agostinho Maurício Rodrigues, casado com a irmã de sua cunhada, Dona Maria Angélica de Siqueira Côrtes;
• Agostinho Marçal Frederico, casado com Dona Constância Dominciana Azeredo;
• Bárbara Raquel, casada com Francisco de Paula Oliveira;
Em 1855, o Major Agostinho já havia distribuído grande parte do que possuía aos filhos e genros. Mas ainda figurava em seu nome uma das primeiras sesmarias.
Em Mar de Espanha residia num sobrado, que mais tarde, seria o Hotel Castro.

Formação da Família Rodrigues da Costa - Antônio José da Costa

Esse pioneiro dos Sertões do Leste nasceu em Simão Pereira no ano de 1781 e faleceu em Mar de Espanha após 1858, era filho do português Basílio José da Costa e de Dona Theresa Isabel e irmão do Capitão Antônio Joaquim da Costa, que iniciou, em 1842, a construção da Igreja de Santo Antônio do Chiador e em suas sesmarias surgiram as Fazendas da Arribada, Fortaleza, Pedra Bonita, Capoeirinha, Minerva, Santana, Pilões de Cima e Pilões de Baixo, Barra Mansa, Laje, Flores, Boa União, Bonsucesso ou Fundangá e Passa Tempo.
Antônio José da Costa foi casado em primeiro matrimônio com Dona Maria Luiza Rodrigues do Valle nascida em Prados, filha de Maurício Antônio Cláudio e de Dona Francisca Carlotta Rodrigues, formando assim, a família Rodrigues da Costa. Casou-se em segundo matrimônio, com Dona Anna Josepha do Espírito Santo, filha de Manoel Gonçalves Viana e de Dona Maria Luiza Rosa de Jesus.
Sua sesmaria localizava para os lados de Chiador e se denominou, outrora, na Fazenda Ribeirão de Santo Antônio.
Deixou grande descendência de seu primeiro matrimônio, que se destacaram na região de Mar de Espanha, que se juntou com as importantes famílias pioneiras da região e tornaram-se grandes cafeicultores.
Seus filhos foram:
• Maria Theresa Rodrigues da Costa, foi casada com Joaquim Xavier Ferreira e seus filhos foram: Júlio de Aquino, Marcelino, José, Francisca, Anna Joaquina, Maria Joaquina e Theresa Carolina;
• Pedro Marçal da Costa;
• João Rodrigues da Costa;
• Anna da Costa, casada com Júlio Aurelino Martins do Couto, que recebeu a sesmaria no Ribeirão da Conceição;
• Francisca da Costa, casada com o Capitão Joaquim Carlos Nogueira e teve um filho, Silvestre Carlos Xavier;
• José Antônio da Costa Olandim, casado com Francisca Bernardina de Castro, nascida em 1820;
• José Rodrigues da Costa nasceu em torno de 1820, em Mar de Espanha. Foi fazendeiro em Aventureiro, atual Município de Santo Antônio do Aventureiro. Exerceu vários cargos de eleição popular, tendo sido Vereador na Câmara Municipal de Mar de Espanha. Recebeu o título honorífico de Barão de Conceição em 27 de fevereiro de 1886. Faleceu em 23 de setembro de 1898 e foi sepultado na sacristia da Matriz de Santo Antônio do Aventureiro. Foi casado com a Baronesa da Conceição, Dona Felisbina da Costa, falecida em Santo Antônio do Aventureiro no dia 12 de dezembro de 1889, poucos dias após a Proclamação da República.

Barão da Conceição

• Thereza da Costa, casada com Manoel Carlos Pereira e seus filhos foram: Lucinda, José Bebiano, Francisco Carlos, Manoel Carlos, Thereza, José Carlos, Marcelino e Antônio Carlos;
• Basílio Rodrigues da Costa, casada com Dona Carlotta Agostinha de Castro, filha do pioneiro Major Agostinho José Frederico Castro e seus filhos foram: Maria Carlotta, Cândida Maria – casada com José Hemenegildo da Costa Mattos, Marcelino, Joana, Agostinho Rodrigues da Costa - casado com a prima Dometilde Côrtes de Castro, José Basílio da Costa – casado com a prima Minervina de Castro Costa;
• Aureliano Calixto da Costa, casado com Dona Anna Teixeira Costa;
• Marcelino José Rodrigues da Costa, casado com Dona Maria Cherobina de Castro Mattos, filha de José Antônio de Mattos e de Dona Maria Ignácia Dorcelina de Castro, neta do Major Agostinho José Frederico de Castro.

Silvestre Pacheco Frederico de Castro – o filho

Sétimo filho do pioneiro Major Agostinho José Frederico de Castro e de sua esposa Dona Joana Batista Carolina do Vale, nasceu em Mar de Espanha no ano de 1827.
Casou-se com Dona Anna Cândida de Figueiredo Côrtes, nascida em Angustura no dia 20 de setembro de 1832 e era filha do pioneiro Joaquim Cesário de Figueiredo, nascido em 1800 e de Dona Maria Jesuína Côrtes, nascida em 1805.
Os avós paternos de Dona Anna Côrtes foram: José Antônio de Figueiredo e Rosa Rodrigues da Costa, filha de Manoel Rodrigues da Costa e Joana Teresa de Jesus; maternos, Alferes Francisco Gonçalves Couto e Anna Gonçalves Côrtes.
Silvestre Pacheco Frederico de Castro e Dona Anna Cândida de Figueiredo Côrtes, deixaram respeitável descendência:
• Dometilde Côrtes de Castro, casada com o primo Agostinho Rodrigues da Costa, nascido em 1860, filho de Basílio Rodrigues da Costa e Dona Carlotta Agostiniana de Castro. Ambos os netos do pioneiro Major da Guarda Nacional Agostinho José Frederico de Castro.

Dometilde Côrtes de Castro, casada com o primo Agostinho Rodrigues da Costa

Dometilde Côrtes de Castro e filhos

Tiveram os seguintes filhos:
•• Basílio Rodrigues da Costa Netto, casado com a prima Cizigambe Augusta de Castro Costa, filha de José Basílio da Costa e Minervina de Castro Costa;
•• Edina Rodrigues da Costa, casada em primeiro matrimônio com o primo Fidelcino Pacheco de Castro, filho de Serafim Pacheco de Castro e Theresa Paulina Xavier de Mattos, e em segundo matrimônio com Agostinho Lopes de Mattos, filho de Antônio Lopes e Maria Joaquina Xavier de Mattos – viúvo de Lídia Côrtes de Castro, filha de Procópio Pacheco de Castro e Joana Batista de Figueiredo Côrtes;
•• Mercedes Rodrigues da Costa, casada com Antônio José de Mattos;
•• Anna Carlotta Rodrigues da Costa, casada com Alberto de Figueiredo Costa;
•• Ester Rodrigues da Costa, casada com Elpidio de Castro Côrtes;
•• Agostinha Rodrigues da Costa, casada com Agnelo Mafra;
•• Serafim Rodrigues da Costa. Casado Isolina Carvalho;
•• Carlos Rodrigues da Costa, casado Alzira Ferrari;
•• José Agostinho Rodrigues da Costa, casado com Iolanda Cruz;
•• Silvestre Rodrigues da Costa;
•• Antônio Rodrigues da Costa, casado Francisca Manoel Rodrigues;
•• Maria Jesuína Rodrigues da Costa;
•• Alzira Rodrigues da Costa;
• Serafim Pacheco Côrtes de Castro foi casado com Dona Thereza Paulina Xavier de Mattos, filha de Antônio Lopes de Mattos e Maria Joaquina Xavier de Mattos e neta materna de Joaquim Xavier Ferreira e Maria Thereza Rodrigues da Costa.

Thereza Paulina Xavier de Mattos

Tiveram os seguintes filhos:
•• Anna Maria Pacheco de Castro, casada com Augusto Eugênio de Figueiredo Côrtes, filho de Francisco Cesário de Figueiredo Côrtes e de Dona Balbina Amélia Eugênia de Castro e neto materno do Major Agostinho José Frederico de Castro e Dona Joana Batista Rodrigues do Vale;
•• Berilo Pacheco de Castro, casado com Dona Maria Joaquina Xavier de Mattos, filha do Major Antônio Lopes Xavier de Mattos e de Dona Francisca Cândida de Rezende;

Os irmãos Fidelcino, Berilo e Francisco Augusto de Castro

•• Maria Joaquina de Mattos Castro;
•• Fidelcino Pacheco de Castro, casado com Dona Edina Rodrigues da Costa, filha de Agostinho Rodrigues da Costa e de Dona Dometilde Augusta Côrtes de Castro, neta paterna de Basílio Rodrigues da Costa e Dona Carlotta Agostiniana de Castro e neta materna de Silvestre Pacheco Frederico de Castro e Dona Anna Cândida de Figueiredo Côrtes;
•• Licério Pacheco de Castro;
•• Francisco Augusto de Castro, casado com Dona Olívia Olandim de Castro, filha de José Augusto da Costa Olandim e de Dona Maria Eugênia Olandim;
•• Macilia de Castro Xavier, casada com Francisco Augusto de Castro;
•• Dorvina de Castro, casada com Joaquim Sinfrônio Guedes;
• Procópio Côrtes de Castro, casado em primeiro matrimônio com Dona Joana Batista Figueiredo Côrtes, filha de Francisco Cesário de Figueiredo Côrtes e de Dona Balbina Amélia Eugênia de Castro e, em segundo, com Dona Leonídia Figueiredo Côrtes, irmã de sua primeira esposa.
Filhos do primeiro matrimônio:
•• Maria Balbina Côrtes de Castro, casada com Eloy Xavier de Mattos, filho do Major Antônio Lopes Xavier de Mattos de Dona Francisca Cândida de Rezende;
•• Joana Côrtes de Castro, casada com Aristides Henriques Soares;
•• Lídia Côrtes de Castro, casada com Agostinho Lopes de Mattos, filho de Antônio Lopes de Mattos de Dona Maria Joaquina Xavier de Mattos;
•• Eugênio Pacheco de Castro, casado com Dona Maria da Conceição Xavier de Castro.
Filhos do segundo matrimônio:
•• José Côrtes de Castro, casado com Dona Maria José Gribel;
•• Anna Côrtes de Castro, casada com Osvaldo de Castro Costa, filho de José Basílio da Costa e de Dona Minervina de Castro Costa;
•• Acácia de Castro Côrtes, casada com Sebastião Cherem;
•• Ofélia Côrtes de Castro, casada com Oscar Xavier Bastos, filho de Brás Xavier Bastos e de Dona Maria Joana Rodrigues da Costa;
•• Francisco Côrtes de Castro, casado com Dona Antônia Rosa Cinfo;
•• Leônidas Côrtes de Castro, casado com Dona Helena Aparecida Ribeiro;
•• Livio Côrtes de Castro, casado com Dona Maria Aparecida Mascarenhas;
•• Nicio Côrtes de Castro, casado com Dona Otília Côrtes de Castro;
•• Joaquim Côrtes de castro
••Vanor Côrtes de Castro.
• Maria de Figueiredo Côrtes de Castro, casada com o tio Joaquim Cesário de Figueiredo Côrtes, filho do Tenente Joaquim Cesário de Figueiredo e Maria Jesuína Côrtes Couto.
Tiveram os seguintes filhos:
•• Anna Cândida de Figueiredo Côrtes;
•• José Agostinho de Figueiredo Côrtes, casado com Dona Alaíde Amélia Siqueira Côrtes, filha de Luiz Maurício Rodrigues e de Dona Anna Carolina Siqueira Côrtes;
•• Mário Aristóteles de Figueiredo Côrtes, casado com Dona Anna Carolina Siqueira Costa, filha de Luiz Maurício Rodrigues e de Dona Anna Carolina Siqueira Côrtes;
•• Eurico de Figueiredo Côrtes;
•• Augusta de Figueiredo Côrtes, casada com Francisco Ignácio de Oliveira.

Cel. Antônio Augusto Frederico de Castro – o filho

Sexto filho do pioneiro Major Agostinho José Frederico de Castro e de sua esposa Dona Joana Batista Carolina do Vale, nasceu em Mar de Espanha que, mais tarde, transferiu-se para o município de São João Nepomuceno, onde comprou a fazenda Barra Danta.
Casou-se com Dona Augusta Barbosa de Castro, filha de Joaquim Barbosa de Castro e de Dona Anna Paula Leopoldina da Costa – irmã de Joaquim Barbosa de Castro, Barão de Além Paraíba.
Cel. Antônio Augusto Frederico de Castro e Dona Augusta Barbosa de Castro deixaram respeitável descendência:
• Arthur Frederico de Castro, casado em primeiro matrimônio com Dona Júlia Medina de Castro e, em segundo com Dona Theodora de Castro;
• José Augusto Frederico de Castro, casado com Joana Barbosa de Castro;
• Adolpho Frederico de Castro, casado com Dona Anna Pereira de Castro;
• Agostinho Frederico de Castro, casado com Dona Maria Angélica de Castro;
• Minervina de Castro Costa, casada com o primo José Basílio da Costa, filho de Basílio Rodrigues da Costa e de sua tia Dona Carlotta Agostiniana de Castro.
Seus filhos foram: Silvia, Graziela, Osvaldo, José Basílio, Emérito, Messias, Maria da Conceição, Edith, Alice, Cid, Sebastião de Castro Costa, Alayde e Sizimgabe.

Carlotta Agostiniana de Castro Costa – a filha

Primeira filha do pioneiro Major Agostinho José Frederico de Castro e de sua esposa Dona Joana Batista Carolina do Vale e foi casada no ano de 1846, com seu primo materno Basílio Rodrigues da Costa, que nasceu em 1865 e era filho do pioneiro Antônio José da Costa e de sua tia Dona Maria Luiza Rodrigues do Valle, proprietários da Fazenda Ribeirão de Santo Antônio.
Carlotta Agostiniana de Castro Costa e Basílio Rodrigues da Costa, deixaram respeitável descendência:
• Marcelino Rodrigues da Costa, casado com Anna Xavier da Costa;
• Agostinho Basílio Rodrigues da Costa, casado com Dona Dometilde Augusta Côrtes de Castro.
• Maria Carlotta Rodrigues da Costa, casada em primeiro matrimônio com Elizário Francisco de Souza e em segundo, com José Joaquim de Souza;
• Cândida Maria Rodrigues da Costa, casada com o Cel. Hermenegilgo da Costa Mattos;
• Joana Rodrigues da Costa, casada com Francisco Carlos Pereira;
• José Basílio Rodrigues da Costa, casado com a prima Minervina de Castro Costa, filha do Cel. Antônio Augusto Frederico de Castro e de Dona Joana Batista Carolina do Vale.
Seus filhos foram: Silvia, Graziela, Osvaldo, José Basílio, Emérito, Messias, Maria da Conceição, Edith, Alice, Cid, Sebastião de Castro Costa, Alayde e Sizimgabe.

Mauro Luiz Senra Fernandes – Historiador e Especialista em Educação. - Maio de 2010
Fontes:
Os Sertões de Leste – Achegas para a História da Zona da Mata - Celso Falabella de Figueiredo Castro
Famílias Tronco Nas Matas do Paraíba – Autor Desconhecido
Entrelaçamento Genealógico – José Côrtes Sigaud e Agostinho Teixeira Côrtes
As Família que Povoaram a Zona da Mata Mineira – Mauro Luiz Senra Fernandes


Por Mauro Luiz Senra Fernandes

Major Agostinho José Frederico de Castro e a Formação da Família Rodrigues da Costa através de Antônio José da Costa

APRESENTAÇÃO:

Na região onde se encontra as cidades mineiras de Mar de Espanha, Além Paraíba e Santo Antônio do Aventureiro, a área mais fronteiriça ao Rio de Janeiro, e situada ao norte, foi colonizada somente a partir de fins do século XVIII e início do XIX; a partir da expansão cafeeira do Vale do Paraíba Fluminense.
Deu-se inicio as primeiras concessões das sesmarias em 1812 e foi muito comum mulher, maridos e filhos receberm sesmarias confrontantes e cada sesmaria possuíam meia légua em quadra.
Os grandes senhores, vindos das zonas de mineração apossaram de suas terras e formaram suas fazendas de café.
Através de pesquisas vamos apresentar nesse trabalho, algumas figuras importantes nesse período, pioneiros desbravadores, que enfrentaram todos os desafios e tornaram grandes patriarcas de nossa região e alguns de seus entrelaçamentos genealógicos.

Major Agostinho José Frederico de Castro

Esse pioneiro era paulista de origem espanhola e holandesa, nasceu em 1785, da leva que se baldeou, na segunda década do século dezenove, para os sertões incultos das “áreas proibidas dos Sertões do Leste”. Instalou-se para as bandas do Ribeirão das Cabeceiras, nas sesmarias que couberam a ele e à esposa, lá fundando três importantes fazendas de café: Mutuca, Gruta e Barra do Limoeiro.
Era oitavo filho do espanhol João Maquieira ou Juan Maquieira, que se casou na Matriz de Borda do Campo, em 18 de setembro de 1769, com Dona Maria Ignácia Ferreira, filha de Dona Ignácia Ferreira e Antônio D’Ávila Bittencourt.
Seus irmãos foram:
• Anna Bernarda de Castro faleceu em 16 de setembro de 1796;
• Ignácia Felícia de Castro, casada com João da Costa Mattos;
• Silvestre Pacheco de Castro;
• Clara, casada com Antônio Martins do Couto;
• Maria Custódia do Carmo, em 25 de julho casou-se com Miguel José Siqueira;
• João Pacheco de Castro;
• Francisca Bernarda de Castro, batizada em 8 de março de 1785 e no dia 18 de julho de 1800 casou-se com José Antônio Duarte;
• Domingos Pacheco de Castro.
Aos oito anos de idade, Agostinho José Frederico de Castro ficou órfão de pai, em 7 de junho de 1789 falece João Maquieira e torna se tutor, seu irmão Silvestre Pacheco de Castro e começou aprender o ofício de carpinteiro.
Em 29 de abril de 1811, casou-se no Município de Barbacena com Dona Joana Batista Rodrigues do Vale, nascida em Prados no ano de 1792, filha de Maurício Antônio Cláudio e de Dona Francisca Carlotta Rodrigues.
Dona Joana Rodrigues do Vale era irmã, de Dona Maria Luiza Rodrigues do Valle – casada com Antônio José da Costa e de Antônio Maurício Rodrigues, casado com sua sobrinha Dona Boadina Batista de Castro, filha do Major Agostinho José Frederico de Castro e de sua irmã Dona Joana Batista Rodrigues do Vale.
Em 1842, logo após a localidade do Pomba ter perdido sua jurisdição sobre parte do sul, o pioneiro já desempenhava a função de subdelegado do arraial do Cágado. E 1854, quando o arraial já se engalanava com o título de Vila de Mar de Espanha, incumbiu-se da construção do edifício da Câmara.
Foi vereador nos períodos de 1857 a 1863, falecendo com idade avançada, em abril de 1863.
Deixou grande descendência:
• Carlotta Agostiniana, consorciada em 24 de maio de 1846 com o primo materno Basílio Rodrigues da Costa;
• Francisca Carlotta, casada em primeiras núpcias com o primo materno Basílio Rodrigues da Costa, dono da Fazenda Murici, consorciando-se em segundas, com Serafim Caetano de Meneses;
• Carolina Amélia, casada com Francisco Alves Ribeiro;
• Maria Ignácia Dorcelina de Castro, casada com José Antônio de Mattos.
• Francisco de Paula Oliveira Castro, casado com Bárbara Raquel de Figueiredo Côrtes, filha de Manoel Gonçalves Côrtes e Luiza Thereza de Figueiredo;
• Antônio Augusto Frederico de Castro que, mais tarde, transferiu-se para o município de São João Nepomuceno, onde comprou a Fazenda Barra Danta, foi casado com Augusta Barbosa de Castro;
• Balbina Amélia Eugênia de Castro, casada com o Comendador Francisco Cesário de Figueiredo Côrtes;
• Silvestre Pacheco, casado com Anna Cândida de Figueiredo Côrtes;

Silvestre Pacheco Frederico de Castro, sua esposa Anna Cândida de Figueiredo Côrtes

e suas filhas Dometilde Côrtes de Castro e Maria de Figueiredo Côrtes de Castro

• Anna Florentina Augusta, esposa de Domingos Eugênio Carlos Pereira, que na cidade de Mar de Espanha morava ao lado da matriz e uma de suas filhas, foi a Baronesa de Além Paraíba - Dona Joana Eugênia Barbosa de Castro, casada com Joaquim Barbosa de Castro – Barão de Além Paraíba;
• Boadina Batista de Castro, casada com seu tio Antônio Maurício Rodrigues Júnior e eram pais de Luiz Maurício Rodrigues, casado com Dona Anna Carolina de Siqueira Côrtes – filha de Francisco Antunes de Siqueira Júnior e de Dona Maria Balbina de Figueiredo Côrtes e Agostinho Maurício Rodrigues, casado com a irmã de sua cunhada, Dona Maria Angélica de Siqueira Côrtes;
• Agostinho Marçal Frederico, casado com Dona Constância Dominciana Azeredo;
• Bárbara Raquel, casada com Francisco de Paula Oliveira;
Em 1855, o Major Agostinho já havia distribuído grande parte do que possuía aos filhos e genros. Mas ainda figurava em seu nome uma das primeiras sesmarias.
Em Mar de Espanha residia num sobrado, que mais tarde, seria o Hotel Castro.

Formação da Família Rodrigues da Costa - Antônio José da Costa

Esse pioneiro dos Sertões do Leste nasceu em Simão Pereira no ano de 1781 e faleceu em Mar de Espanha após 1858, era filho do português Basílio José da Costa e de Dona Theresa Isabel e irmão do Capitão Antônio Joaquim da Costa, que iniciou, em 1842, a construção da Igreja de Santo Antônio do Chiador e em suas sesmarias surgiram as Fazendas da Arribada, Fortaleza, Pedra Bonita, Capoeirinha, Minerva, Santana, Pilões de Cima e Pilões de Baixo, Barra Mansa, Laje, Flores, Boa União, Bonsucesso ou Fundangá e Passa Tempo.
Antônio José da Costa foi casado em primeiro matrimônio com Dona Maria Luiza Rodrigues do Valle nascida em Prados, filha de Maurício Antônio Cláudio e de Dona Francisca Carlotta Rodrigues, formando assim, a família Rodrigues da Costa. Casou-se em segundo matrimônio, com Dona Anna Josepha do Espírito Santo, filha de Manoel Gonçalves Viana e de Dona Maria Luiza Rosa de Jesus.
Sua sesmaria localizava para os lados de Chiador e se denominou, outrora, na Fazenda Ribeirão de Santo Antônio.
Deixou grande descendência de seu primeiro matrimônio, que se destacaram na região de Mar de Espanha, que se juntou com as importantes famílias pioneiras da região e tornaram-se grandes cafeicultores.
Seus filhos foram:
• Maria Theresa Rodrigues da Costa, foi casada com Joaquim Xavier Ferreira e seus filhos foram: Júlio de Aquino, Marcelino, José, Francisca, Anna Joaquina, Maria Joaquina e Theresa Carolina;
• Pedro Marçal da Costa;
• João Rodrigues da Costa;
• Anna da Costa, casada com Júlio Aurelino Martins do Couto, que recebeu a sesmaria no Ribeirão da Conceição;
• Francisca da Costa, casada com o Capitão Joaquim Carlos Nogueira e teve um filho, Silvestre Carlos Xavier;
• José Antônio da Costa Olandim, casado com Francisca Bernardina de Castro, nascida em 1820;
• José Rodrigues da Costa nasceu em torno de 1820, em Mar de Espanha. Foi fazendeiro em Aventureiro, atual Município de Santo Antônio do Aventureiro. Exerceu vários cargos de eleição popular, tendo sido Vereador na Câmara Municipal de Mar de Espanha. Recebeu o título honorífico de Barão de Conceição em 27 de fevereiro de 1886. Faleceu em 23 de setembro de 1898 e foi sepultado na sacristia da Matriz de Santo Antônio do Aventureiro. Foi casado com a Baronesa da Conceição, Dona Felisbina da Costa, falecida em Santo Antônio do Aventureiro no dia 12 de dezembro de 1889, poucos dias após a Proclamação da República.

Barão da Conceição

• Thereza da Costa, casada com Manoel Carlos Pereira e seus filhos foram: Lucinda, José Bebiano, Francisco Carlos, Manoel Carlos, Thereza, José Carlos, Marcelino e Antônio Carlos;
• Basílio Rodrigues da Costa, casada com Dona Carlotta Agostinha de Castro, filha do pioneiro Major Agostinho José Frederico Castro e seus filhos foram: Maria Carlotta, Cândida Maria – casada com José Hemenegildo da Costa Mattos, Marcelino, Joana, Agostinho Rodrigues da Costa - casado com a prima Dometilde Côrtes de Castro, José Basílio da Costa – casado com a prima Minervina de Castro Costa;
• Aureliano Calixto da Costa, casado com Dona Anna Teixeira Costa;
• Marcelino José Rodrigues da Costa, casado com Dona Maria Cherobina de Castro Mattos, filha de José Antônio de Mattos e de Dona Maria Ignácia Dorcelina de Castro, neta do Major Agostinho José Frederico de Castro.

Silvestre Pacheco Frederico de Castro – o filho

Sétimo filho do pioneiro Major Agostinho José Frederico de Castro e de sua esposa Dona Joana Batista Carolina do Vale, nasceu em Mar de Espanha no ano de 1827.
Casou-se com Dona Anna Cândida de Figueiredo Côrtes, nascida em Angustura no dia 20 de setembro de 1832 e era filha do pioneiro Joaquim Cesário de Figueiredo, nascido em 1800 e de Dona Maria Jesuína Côrtes, nascida em 1805.
Os avós paternos de Dona Anna Côrtes foram: José Antônio de Figueiredo e Rosa Rodrigues da Costa, filha de Manoel Rodrigues da Costa e Joana Teresa de Jesus; maternos, Alferes Francisco Gonçalves Couto e Anna Gonçalves Côrtes.
Silvestre Pacheco Frederico de Castro e Dona Anna Cândida de Figueiredo Côrtes, deixaram respeitável descendência:
• Dometilde Côrtes de Castro, casada com o primo Agostinho Rodrigues da Costa, nascido em 1860, filho de Basílio Rodrigues da Costa e Dona Carlotta Agostiniana de Castro. Ambos os netos do pioneiro Major da Guarda Nacional Agostinho José Frederico de Castro.

Dometilde Côrtes de Castro, casada com o primo Agostinho Rodrigues da Costa

Dometilde Côrtes de Castro e filhos

Tiveram os seguintes filhos:
•• Basílio Rodrigues da Costa Netto, casado com a prima Cizigambe Augusta de Castro Costa, filha de José Basílio da Costa e Minervina de Castro Costa;
•• Edina Rodrigues da Costa, casada em primeiro matrimônio com o primo Fidelcino Pacheco de Castro, filho de Serafim Pacheco de Castro e Theresa Paulina Xavier de Mattos, e em segundo matrimônio com Agostinho Lopes de Mattos, filho de Antônio Lopes e Maria Joaquina Xavier de Mattos – viúvo de Lídia Côrtes de Castro, filha de Procópio Pacheco de Castro e Joana Batista de Figueiredo Côrtes;
•• Mercedes Rodrigues da Costa, casada com Antônio José de Mattos;
•• Anna Carlotta Rodrigues da Costa, casada com Alberto de Figueiredo Costa;
•• Ester Rodrigues da Costa, casada com Elpidio de Castro Côrtes;
•• Agostinha Rodrigues da Costa, casada com Agnelo Mafra;
•• Serafim Rodrigues da Costa. Casado Isolina Carvalho;
•• Carlos Rodrigues da Costa, casado Alzira Ferrari;
•• José Agostinho Rodrigues da Costa, casado com Iolanda Cruz;
•• Silvestre Rodrigues da Costa;
•• Antônio Rodrigues da Costa, casado Francisca Manoel Rodrigues;
•• Maria Jesuína Rodrigues da Costa;
•• Alzira Rodrigues da Costa;
• Serafim Pacheco Côrtes de Castro foi casado com Dona Thereza Paulina Xavier de Mattos, filha de Antônio Lopes de Mattos e Maria Joaquina Xavier de Mattos e neta materna de Joaquim Xavier Ferreira e Maria Thereza Rodrigues da Costa.

Thereza Paulina Xavier de Mattos

Tiveram os seguintes filhos:
•• Anna Maria Pacheco de Castro, casada com Augusto Eugênio de Figueiredo Côrtes, filho de Francisco Cesário de Figueiredo Côrtes e de Dona Balbina Amélia Eugênia de Castro e neto materno do Major Agostinho José Frederico de Castro e Dona Joana Batista Rodrigues do Vale;
•• Berilo Pacheco de Castro, casado com Dona Maria Joaquina Xavier de Mattos, filha do Major Antônio Lopes Xavier de Mattos e de Dona Francisca Cândida de Rezende;

Os irmãos Fidelcino, Berilo e Francisco Augusto de Castro

•• Maria Joaquina de Mattos Castro;
•• Fidelcino Pacheco de Castro, casado com Dona Edina Rodrigues da Costa, filha de Agostinho Rodrigues da Costa e de Dona Dometilde Augusta Côrtes de Castro, neta paterna de Basílio Rodrigues da Costa e Dona Carlotta Agostiniana de Castro e neta materna de Silvestre Pacheco Frederico de Castro e Dona Anna Cândida de Figueiredo Côrtes;
•• Licério Pacheco de Castro;
•• Francisco Augusto de Castro, casado com Dona Olívia Olandim de Castro, filha de José Augusto da Costa Olandim e de Dona Maria Eugênia Olandim;
•• Macilia de Castro Xavier, casada com Francisco Augusto de Castro;
•• Dorvina de Castro, casada com Joaquim Sinfrônio Guedes;
• Procópio Côrtes de Castro, casado em primeiro matrimônio com Dona Joana Batista Figueiredo Côrtes, filha de Francisco Cesário de Figueiredo Côrtes e de Dona Balbina Amélia Eugênia de Castro e, em segundo, com Dona Leonídia Figueiredo Côrtes, irmã de sua primeira esposa.
Filhos do primeiro matrimônio:
•• Maria Balbina Côrtes de Castro, casada com Eloy Xavier de Mattos, filho do Major Antônio Lopes Xavier de Mattos de Dona Francisca Cândida de Rezende;
•• Joana Côrtes de Castro, casada com Aristides Henriques Soares;
•• Lídia Côrtes de Castro, casada com Agostinho Lopes de Mattos, filho de Antônio Lopes de Mattos de Dona Maria Joaquina Xavier de Mattos;
•• Eugênio Pacheco de Castro, casado com Dona Maria da Conceição Xavier de Castro.
Filhos do segundo matrimônio:
•• José Côrtes de Castro, casado com Dona Maria José Gribel;
•• Anna Côrtes de Castro, casada com Osvaldo de Castro Costa, filho de José Basílio da Costa e de Dona Minervina de Castro Costa;
•• Acácia de Castro Côrtes, casada com Sebastião Cherem;
•• Ofélia Côrtes de Castro, casada com Oscar Xavier Bastos, filho de Brás Xavier Bastos e de Dona Maria Joana Rodrigues da Costa;
•• Francisco Côrtes de Castro, casado com Dona Antônia Rosa Cinfo;
•• Leônidas Côrtes de Castro, casado com Dona Helena Aparecida Ribeiro;
•• Livio Côrtes de Castro, casado com Dona Maria Aparecida Mascarenhas;
•• Nicio Côrtes de Castro, casado com Dona Otília Côrtes de Castro;
•• Joaquim Côrtes de castro
••Vanor Côrtes de Castro.
• Maria de Figueiredo Côrtes de Castro, casada com o tio Joaquim Cesário de Figueiredo Côrtes, filho do Tenente Joaquim Cesário de Figueiredo e Maria Jesuína Côrtes Couto.
Tiveram os seguintes filhos:
•• Anna Cândida de Figueiredo Côrtes;
•• José Agostinho de Figueiredo Côrtes, casado com Dona Alaíde Amélia Siqueira Côrtes, filha de Luiz Maurício Rodrigues e de Dona Anna Carolina Siqueira Côrtes;
•• Mário Aristóteles de Figueiredo Côrtes, casado com Dona Anna Carolina Siqueira Costa, filha de Luiz Maurício Rodrigues e de Dona Anna Carolina Siqueira Côrtes;
•• Eurico de Figueiredo Côrtes;
•• Augusta de Figueiredo Côrtes, casada com Francisco Ignácio de Oliveira.

Cel. Antônio Augusto Frederico de Castro – o filho

Sexto filho do pioneiro Major Agostinho José Frederico de Castro e de sua esposa Dona Joana Batista Carolina do Vale, nasceu em Mar de Espanha que, mais tarde, transferiu-se para o município de São João Nepomuceno, onde comprou a fazenda Barra Danta.
Casou-se com Dona Augusta Barbosa de Castro, filha de Joaquim Barbosa de Castro e de Dona Anna Paula Leopoldina da Costa – irmã de Joaquim Barbosa de Castro, Barão de Além Paraíba.
Cel. Antônio Augusto Frederico de Castro e Dona Augusta Barbosa de Castro deixaram respeitável descendência:
• Arthur Frederico de Castro, casado em primeiro matrimônio com Dona Júlia Medina de Castro e, em segundo com Dona Theodora de Castro;
• José Augusto Frederico de Castro, casado com Joana Barbosa de Castro;
• Adolpho Frederico de Castro, casado com Dona Anna Pereira de Castro;
• Agostinho Frederico de Castro, casado com Dona Maria Angélica de Castro;
• Minervina de Castro Costa, casada com o primo José Basílio da Costa, filho de Basílio Rodrigues da Costa e de sua tia Dona Carlotta Agostiniana de Castro.
Seus filhos foram: Silvia, Graziela, Osvaldo, José Basílio, Emérito, Messias, Maria da Conceição, Edith, Alice, Cid, Sebastião de Castro Costa, Alayde e Sizimgabe.

Carlotta Agostiniana de Castro Costa – a filha

Primeira filha do pioneiro Major Agostinho José Frederico de Castro e de sua esposa Dona Joana Batista Carolina do Vale e foi casada no ano de 1846, com seu primo materno Basílio Rodrigues da Costa, que nasceu em 1865 e era filho do pioneiro Antônio José da Costa e de sua tia Dona Maria Luiza Rodrigues do Valle, proprietários da Fazenda Ribeirão de Santo Antônio.
Carlotta Agostiniana de Castro Costa e Basílio Rodrigues da Costa, deixaram respeitável descendência:
• Marcelino Rodrigues da Costa, casado com Anna Xavier da Costa;
• Agostinho Basílio Rodrigues da Costa, casado com Dona Dometilde Augusta Côrtes de Castro.
• Maria Carlotta Rodrigues da Costa, casada em primeiro matrimônio com Elizário Francisco de Souza e em segundo, com José Joaquim de Souza;
• Cândida Maria Rodrigues da Costa, casada com o Cel. Hermenegilgo da Costa Mattos;
• Joana Rodrigues da Costa, casada com Francisco Carlos Pereira;
• José Basílio Rodrigues da Costa, casado com a prima Minervina de Castro Costa, filha do Cel. Antônio Augusto Frederico de Castro e de Dona Joana Batista Carolina do Vale.
Seus filhos foram: Silvia, Graziela, Osvaldo, José Basílio, Emérito, Messias, Maria da Conceição, Edith, Alice, Cid, Sebastião de Castro Costa, Alayde e Sizimgabe.

Mauro Luiz Senra Fernandes – Historiador e Especialista em Educação. - Maio de 2010
Fontes:
Os Sertões de Leste – Achegas para a História da Zona da Mata - Celso Falabella de Figueiredo Castro
Famílias Tronco Nas Matas do Paraíba – Autor Desconhecido
Entrelaçamento Genealógico – José Côrtes Sigaud e Agostinho Teixeira Côrtes
As Família que Povoaram a Zona da Mata Mineira – Mauro Luiz Senra Fernandes

marcar artigo