BLOGUE DO MINHO

26-06-2016
marcar artigo

CÂMARA DE VIZELA PROMOVE FORMAÇÃO CREDITADA "DOR E LESÃO NO DESPORTO" Carlos Gomes

Carlos Gomes 05.04.22 No seguimento da estratégia e os objetivos definidos no programa Vizela Cidade Desportiva, a Câmara Municipal de Vizela, consciente da importância da formação dos mais diversos agentes desportivos, está a levar a cabo várias formações, com temáticas abrangentes a diversas modalidades, atletas dirigentes e treinadores. Assim, a Câmara Municipal de Vizela, vai realizar uma Formação acreditada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, subordinada ao tema "Dor e Lesão no Desporto". A formação tem a duração de 3 horas (0.6 UC´S) para revalidação do TPTD, de Técnicos de Exercício Físico, Diretores Técnicos e Treinadores de Desporto e terá lugar no próximo dia 16 de abril de 2022, pelas 09h00, na Casa da Cultura Joaquim da Costa Chicória, tendo como oradores os Fisioterapeutas João Pedro Santos e Emanuel Martins. As inscrições são gratuitas e obrigatórias e devem ser feitas através do link https://forms.gle/QWBB1ZZ5kUteNZQM9, até ao dia 13 de abril. Qualquer questão pode ser esclarecida através do 253 489 630 ou através do e-mail desporto@cm-vizela.pt. Tags:

desporto

minho

vizela

CÂMARA MUNICIPAL DE VIZELA ASSOCIA-SE A CAMINHADA PELA PAZ DA UCRÂNIA Carlos Gomes

Carlos Gomes 05.04.22 A Câmara Municipal de Vizela associa-se ao Agrupamento de Escolas de Escolas S. Bento, Vizela na caminhada, “unidos a favor da Paz na Ucrânia e pela democracia”, que terá lugar amanhã, às 10.00h, com saída desde a escola sede, Escola Básica e Secundária de S. Bento, Vizela e que junta cerca de 1300 alunos e professores. A esta iniciativa junta-se ainda a Santa Casa da Misericórdia de Vizela, a AIREV e o Casal do Telhado, que no final se concentrarão na Praça da República, pelas 10h30. A iniciativa é dirigida não só a alunos, professores e pais, mas à comunidade em geral. Assim, e na defesa dos valores da paz, solidariedade e de humanidade, a Câmara Municipal associa-se a esta iniciativa, demonstrando a sua total solidariedade com o povo ucraniano nesta situação de conflito que estão a viver no seu país. Tags:

minho

solidariedade

ucrânia

vizela

VIZELA ADERE À CAMPANHA LAÇO AZUL 2022 Carlos Gomes

Carlos Gomes 01.04.22 No seguimento da adesão da CPCJ de Vizela, em estreita articulação e colaboração com a Câmara Municipal de Vizela, à Campanha Nacional do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, foi colocado um Laço Azul no edifício sede da Câmara Municipal. A convite da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vizela, é tradição as Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho de Vizela, colaborarem na elaboração de um Laço Azul para ser colocado no exterior do edifício da Câmara Municipal de Vizela, e aí permanecer durante o mês de abril, como símbolo de sensibilização e consciencialização da comunidade para prevenção dos maus-tratos na infância. Este ano coube à Santa Casa da Misericórdia de Vizela elaborar o Laço Azul, com originalidade e utilizando materiais trazidos de casa pelas crianças e também pelos profissionais da instituição. A Campanha Nacional do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, promovida pela Comissão Nacional para a Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, tem como objetivo consciencializar a comunidade para o seu papel na prevenção do abuso infantil, bem como promover nas famílias o exercício de uma parentalidade positiva, sem recurso à violência verbal ou física. Tags:

minho

vizela

VIZELA REÚNE COMISSÃO MUNICIPAL DE TOPONÍMIA Carlos Gomes

Carlos Gomes 01.04.22 O Presidente da Câmara Municipal presidiu a mais uma reunião ordinária da Comissão Municipal de Toponímia, que contou com a participação dos Vereadores Arnaldo Sousa e Nuno Faria, responsáveis respetivamente, pelo Urbanismo e Toponímia, dos Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho, e ainda dos técnicos superiores em representação da Divisão de Gestão Urbanística e Divisão das Obras Municipais da Autarquia. Da agenda da reunião destaque para as propostas de atribuição de toponímia às vias públicas do Concelho apresentadas pela União de Freguesias de Caldas de Vizela (São Miguel e São João) e da União de Freguesias de Tagilde e Vizela (São Paio). Foi, assim, aprovado atribuir identificação toponímica a: União de Freguesias de Caldas de Vizela (São Miguel e São João) – Calçada de Santa Susana;

União de Freguesias de Tagilde e Vizela (São Paio): Caminho da Independência. Tags:

minho

toponímia

vizela

VIZELA: TRÂNSITO CONDICIONADO NO TÚNEL DA COR DIA 4 DE ABRIL Carlos Gomes

Carlos Gomes 01.04.22 No seguimento da política de requalificação do centro urbano de Vizela, inserida no PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana de Vizela e no RUS - Plano de Ação - Regeneração Urbana Sustentável, nomeadamente a requalificação dos passeios entre a Rua Dr. Abílio Torres e a Avenida Eng. Sá e Melo, ou seja, a ligação entre a Rotunda do Povo de Vizela e a Rotunda dos Rotários, a Câmara Municipal de Vizela informa os seguintes condicionamentos de trânsito: a partir das 08.00h até às 17.00h do dia 04/04/2022 (segunda-feira) - corte de trânsito numa faixa de rodagem no Túnel da Cor, desde a rotunda do Povo de Vizela até à rotunda dos Rotários, no sentido Vizela - Guimarães, para trabalhos na via. A Câmara Municipal de Vizela apela à cooperação e compreensão de todos os munícipes, pedindo desculpa por todos os constrangimentos resultantes da obra, sendo que a Autarquia irá envidar todos os esforços para que as intervenções decorram de modo a minorar o seu impacto no quotidiano dos munícipes. Tags:

minho

vizela

VIZELA INICIOU OBRA DO SKATEPARK Carlos Gomes

Carlos Gomes 31.03.22 Iniciou esta semana a obra de construção do Skatepark, o projeto vencedor da 4ª edição do Orçamento Participativo Jovem de Vizela. Este equipamento será construído de raiz a pensar nesta modalidade e integra rampas, escadas, corrimões, manual pad, pirâmide, ledges e outros obstáculos. De destacar que esta obra vai permitir a prática de skate, mas também de outros desportos como BMX, trotinetes e patins, com os objetivos de fomentar e incentivar o espírito desportivo, potenciar estilos de vida saudáveis e alargar a oferta de locais de lazer para os jovens do Concelho. De realçar que está em curso a 6.ª edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ), que se insere no Plano Estratégico para a Juventude - Juventude em Ação, em que o treinador do Futebol Clube de Vizela, Álvaro Pacheco, dá a cara por este projeto. Os critérios de participação são os seguintes: ter idade compreendida entre os 12 e os 30 anos, ser residente, estudante e/ou trabalhador no concelho e ter um projeto que possa ser implementado em Vizela e que seja compatível com a verba disponível de 15 mil euros. As propostas devem ser enviadas até ao próximo dia 7 de abril de 2022. Todas as informações podem ser consultadas em https://www.cm-vizela.pt/opj2022/. Tags:

desporto

minho

vizela

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA EM VIZELA NO ÂMBITO DO PROJETO “NO MINHO NÃO HÁ ALDEIA MELHOR DO QUE A MINHA!” Carlos Gomes

Carlos Gomes 30.03.22 No âmbito do projeto “No Minho não há aldeia melhor do que a minha!”, promovido pelo Consórcio Minho In, o Presidente da Câmara Municipal, Victor Hugo Salgado, reuniu com a artista plástica Ana Almeida Pinto e a Curadora do projeto, Helena Mendes Pereira, para a definição do enquadramento da obra a ser desenvolvida pela artista plástica no concelho de Vizela. Este projeto é promovido pelo Consórcio Minho In, que abrange as Comunidades Intermunicipais do Ave, Cávado e Alto Minho, e financiado pelo Norte 2020, sendo as residências artísticas organizadas pela Fundação Bienal de Cerveira e pela Zet Gallery. “No Minho não há aldeia melhor do que a minha!” é um programa de intervenções artísticas que prevê a realização de residências artísticas, partindo de contextos iminentemente rurais dos 24 municípios do Minho. Os artistas selecionados são desafiados a criar obras de arte, a instalar em espaço público, para cada um dos municípios. Isto, refletindo uma leitura das memórias visual e sonora dos lugares, em relação com a comunidade, mas cuja dimensão turística permita a promoção e estruturação de produto turístico. Para Vizela foi selecionada pela curadoria do projeto a artista plástica Ana Almeida Pinto, cujas obras estão presentes um pouco por todo o país, sendo que a sua missão será criar uma obra em articulação com as estratégias do Município para a cultura e para o turismo. Para além da inauguração da obra a instalar em Vizela, a apresentação pública de todo o trabalho de criação contemporânea implementado no Minho, será levada a efeito em julho de 2022 durante o mais emblemático e antigo evento de arte contemporânea da região, neste caso a XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira. Tags:

minho

vizela

CAMPO EXTERIOR DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE VIZELA COM ILUMINAÇÃO LED Carlos Gomes

Carlos Gomes 29.03.22 No seguimento do processo de remodelação da rede de iluminação pública no Concelho, com a instalação de luminárias LED, em substituição das luminárias existentes, está concluída mais uma fase de instalação de Led’s, no campo exterior da Escola Secundária de Vizela, no âmbito da terceira fase do processo de remodelação da rede de iluminação pública do Concelho. De destacar que a Câmara Municipal tem em curso um processo de substituição progressiva das luminárias existentes por luminárias LED no Concelho, em parceria com a E-Redes (antiga EDP), tendo já sido instaladas, para além da iluminação pública, também no Túnel da Cor, Túnel do Castelo, Parque das Termas, parque de estacionamento na zona da Portela, Praça do Município, na EN 106, na EN 207-1, na Rua das Teixugueiras e na Marginal Ribeirinha. De destacar que, quando este Executivo assumiu funções, das sensivelmente 6000 luminárias existentes no Concelho, apenas 40 eram luminárias Led, sendo que neste momento já estão colocadas 3000 luminárias Led. Com a substituição total das luminárias existentes através da instalação de luminárias LED em todo o Concelho, objetivo da Câmara Municipal é efetuar uma poupança dos consumos e da fatura energética do Município, mas, acima de tudo, contribuir para a sustentabilidade ambiental, através da redução efetiva da percentagem de emissão de dióxido de carbono para a atmosfera. Tags:

minho

vizela

BRAGA CELEBRA OS 650 ANOS DA ALIANÇA LUSO-BRITÂNICA Carlos Gomes

Carlos Gomes 23.03.22 Comemorações da mais antiga aliança diplomática conta com um vasto conjunto de iniciativas a decorrer em Portugal e no Reino Unido. O programa das comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica foi apresentado esta Quarta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Braga, numa Conferência de Imprensa liderada por Ricardo Rio, presidente do Município, que esteve acompanhado por Katherine Felton, Chefe de Política da Embaixada Britânica em Lisboa e Maria João Rodrigues de Araujo, presidente de Portugal-UK 650. Trata-se de um programa muito alargado, da iniciativa de Portugal-UK 650, que engloba diversas acções trabalhadas em parceria com mais de 100 instituições portuguesas e britânicas, nomeadamente a Câmara Municipal de Braga, no âmbito da investigação, educação, cultura, comércio, de cooperação e sociais e que irão decorrer até meados de 2023. A celebração dos 650 anos da aliança diplomática mais antiga e mais duradoura do mundo e que permanece em vigor é realizada em Braga pela Cidade ser a capital do distrito onde foi assinado o primeiro tratado entre Inglaterra e Portugal a 10 de Julho de 1372, conhecido pelo Tratado de Tagilde, e conduziu ao Tratado de Aliança, assinado um ano depois (16 de Junho de 1373), em Londres, na Catedral de S. Paulo. Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, a associação da Cidade a estas comemorações “é motivo de orgulho e grande satisfação ser um dos epicentros da celebração de uma relação histórica do nosso país e que tem produzido muitos frutos em diversos domínios. Neste conjunto de iniciativas estão particularmente valorizadas as dimensões culturais, demonstrando que a Cultura é sempre uma boa porta para o relacionamento entre os povos e diferentes nações. Num contexto como aquele em que hoje vivemos, no qual é preciso estreitar cada vez mais os laços para lá das nossas fronteiras, tudo o que contribua para revitalizar e afirmar uma relação tão forte como esta, é extremamente importante”. Katherine Felton, Conselheira Política da Embaixada Britânica em Lisboa, por sua vez, referiu que “é uma honra juntarmo-nos a parceiros tão prestigiados na lindíssima Cidade de Braga para o lançamento das comemorações dos 650 anos da relação bilateral e de amizade entre portugueses e britânicos, que desejamos continuar a aprofundar no futuro. Estamos muito entusiasmados com o vasto conjunto de iniciativas, que acreditamos que assinalam em Portugal e no Reino Unido, da forma mais distinta a verdadeira essência desta antiga aliança entre os nossos dois países”. Portugal-UK 650 é a iniciativa responsável pelas comemorações do 650º aniversário da Aliança Luso-Britânica em Portugal e no Reino Unido e espera contribuir para uma sociedade mais segura e fraterna, com maior conhecimento do seu património histórico-cultural, mais solidariedade internacional e um diálogo, cooperação e amizade fortalecidos entre os cidadãos de ambos os países. A presidente da iniciativa, Maria João Araujo fez o enquadramento histórico da Aliança Luso-Britânica, referiu a sua importância para os dias de hoje e elencou as diversas actividades que estão previstas para os próximos dois anos e pensadas para todas as faixas etárias. Um Congresso interdisciplinar e webinars sobre a Aliança Luso-Britânica, vários projectos de colaboração entre instituições de ambos os países, incluindo um projecto de investigação interdisciplinar, intercâmbios entre escolas, recursos educativos para alunos desde o pré-escolar até ao secundário, uma Gala no Theatro Circo com performances de artistas portugueses e britânicos, o projecto “6.50 Trooping the Colour”, desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio, uma nova ópera criada pelo estúdio de ópera do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, e o projecto Dance in Perpetuity/Dança na Perpetuidade são algumas das intervenções que fazem parte das celebrações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica. Fleur Derbyshire-Foix e Laura Harvey, directora do English National Ballet e Chefe de programas Criativos do English National Ballet, respectivamente, também presentes nesta Conferência de Imprensa, tiveram a oportunidade de explicar o conceito do projecto. Um projecto que irá decorrer, em simultâneo, em Braga e no Reino Unido, desenvolvido pelo English National Ballet, pela Autarquia Bracarense e por Portugal-UK 650. Uma iniciativa que permite que as entidades parceiras possam celebrar a Aliança Luso-britânica através de um projecto de performance, em larga escala, fundamentado nos valores fundacionais da Aliança Luso-Britânica, envolvendo artistas, escolas, comunidades locais, além de um intercâmbio internacional. No âmbito da celebração desta data, está a ser desenvolvida uma nova dança para que todos celebrem a Aliança, como parte do projecto “Dança na Perpetuidade”. O tema “Dança da Celebração” foi criado para que todos participem, sejam amadores ou artistas. A coreografia será acessível, inclusiva e divertida, tendo a paz e a amizade perpétuas como tema central. Joana Miranda, coordenadora do Braga Media Arts, abordou ainda a realização de uma parceria com a cidade inglesa de York e Londres, que são “uma grande oportunidade” para a criatividade da arte e da cultura puderem actuar. “Estamos a desenvolver dois projectos únicos. O projecto colaborativo e artístico ‘Surrounds’ irá envolver estudantes de Braga e de York, abordando a temática do Ambiente. Com Londres, estamos a desenvolver um projecto de parceria com a Guildhall School of Music & Drama, em que a arte, a cultura e a criatividade envolverá a comunidade das duas cidades”. Para mais informações sobre o programa das comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica, consulte o site https://portugal-uk650.com Tags:

braga

história

minho

reino unido

vizela

COMEMORAÇÕES DOS 650 ANOS DA ALIANÇA LUSO-BRITÂNICA APRESENTOU BANDEJA COMEMORATIVA DA VISTA ALEGRE Carlos Gomes

Carlos Gomes 17.03.22 No âmbito da iniciativa #Portugal_UK650 - Comemorações dos 650 Anos da Aliança Luso-Britânica, a mais antiga aliança diplomática do mundo entre dois países em vigor, teve lugar ontem na Embaixada Britânica em Portugal, a apresentação da bandeja criada pela Vista Alegre para assinalar esta efeméride. Marcaram presença nesta iniciativa o Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado e o Presidente da União de Freguesias de Tagilde e Vizela S. Paio, António Ferreira. Em 2022 e 2023 assinalam-se os 650 anos da Aliança Luso-Britânica, a mais antiga aliança diplomática em vigor no mundo, iniciada em 1372, em Vizela. Para celebrar a efeméride Portugal-UK 650 - Comemorações dos 650 Anos da Aliança Luso-Britânica, a Vista Alegre criou uma bandeja inspirada no brasão de armas que se encontra na Queen’s Chapel, no Palácio de St James em Londres. O brasão nesta peça combina as armas de Portugal e do Reino Unido, rodeadas por rosas brancas, vermelhas e rosas Tudor. A Rosa Tudor, um emblema heráldico desta dinastia ainda hoje usado pelos monarcas britânicos, ostenta cinco pétalas vermelhas e cinco pétalas brancas. A Vista Alegre, que no passado criou serviços para a Rainha Isabel II e o Duque de Edimburgo, contribui para esta ocasião histórica, fortalecendo assim a sua relação com o Reino Unido. As comemorações da mais antiga aliança diplomática do mundo entre dois países em vigor, já começaram com eventos em Portugal e Reino Unido. Além da celebração das datas mais importantes - os 650 anos do Tratado de Tagilde, a 10 de julho de 2022 e do Tratado de Londres, a 16 de julho de 2023 – a iniciativa engloba outros eventos que se vão cumprir até 2023, tais como atividades de investigação, educação, cultura, de cooperação e sociais. #Portugal_UK650 é uma iniciativa que teve a sua génese e tem a sua base na Universidade de Oxford, contando com apoio institucional das autoridades civis, militares e religiosas de ambos os países. Atualmente, Portugal-UK 650 - Comemorações dos 650 Anos da Aliança Luso-Britânica engloba mais de 50 instituições parceiras entre autoridades e sociedade civil. Pode encontrar mais detalhes sobre as atividades realizadas no âmbito das comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica em: www.portugal-uk650.com Tags:

história

minho

reino unido

vizela

CÃMARA DE VIZELA HOMENAGEIA JORNALISTAS EM DIA DE ANIVERSÁRIO DO CONCELHO Carlos Gomes

Carlos Gomes 16.03.22 No próximo dia 19 de março, o Município de Vizela comemora o seu 24.º aniversário, assinalando a luta pela autonomia administrativa do Concelho, que viu finalmente o seu objetivo alcançado a 19 de março de 1998. Este ano, e no seguimento das homenagens que têm vindo a ser efetuadas por este Executivo Municipal, a Câmara Municipal de Vizela vai prestar a devida homenagem aos jornalistas e à liberdade de expressão, através de construção de um monumento de homenagem àqueles que foram uma das armas mais relevantes com que o povo de Vizela contou para tornar inteligível ao país a sua luta autonómica. A comunicação social nacional e local evidenciou uma história longa e rica em acontecimentos de profundo sentido, que culminaram no triunfo resplandecente de um povo que nunca aceitou desistir da sua emancipação, tendo contribuído de forma inequívoca para dar visibilidade à causa vizelense de luta pela autonomia administrativa que é, sem dúvida, aquela que mais identifica os vizelenses: lutadores, apaixonados e orgulhosos de pertencer à sua terra. Assim, no próximo dia 19 de março, às 10.30h, a Câmara Municipal de Vizela vai inaugurar o Monumento de Homenagem aos Jornalistas e á Liberdade de Expressão, o qual ficará situado na ligação entre a Praça da República e a Avenida Abade Tagilde. Vizela celebra assim este ano o seu 24.º aniversário, relembrando o conflito popular de vários séculos, em que os vizelenses lutaram pela liberdade da nossa terra e Vizela atingiu o sonho de voltar a ser Concelho, a 19 de março de 1998. RECADO DE VIZELA “Se o jornalista volta sempre ao local da notícia, Vizela vai ser a nossa manchete. Memória viva de uma experiência marcante, é num grito plural que escrevemos esta reportagem colectiva. E porque jornalistas de corpo inteiro ali nos sentimos, aqui importa disso dar testemunho. É difícil dizer o orgulho ferido de um povo; é difícil desenhar as raízes do desencanto; é difícil, enfim, virar costas à classe política... Mas Vizela falou e nós ouvimos o coração aberto das gentes que gritavam: jornalista amigo, o povo está contigo... Raras vezes nós vimos tanta gente de tantas cores dizer tanta coisa comum. Nunca nenhum de nós tinha sentido o pulsar das fontes de informação na esquina da rua, de forma tão fiel... Nunca nenhum de nós tinha ouvido gritar num só coro que nos jorna­listas não se bate. E por isso nenhum de nós se fechou dentro de si próprio. Profissionais do mesmo ofício, trabalhamos em comum, assumindo por contágio a alegria da festa colectiva. Sem perder a identidade nem retrair o pensamento, sentimos que na diferença está aquilo que nos une. E mesmo que nos separem alfaias de outros ofícios, em Vizela encontraremos a grande razão de ser da profissão que escolhemos...” Os jornalistas: Carlos Magno, Lurdes Feio, Afonso Camões, Leonor Moreira, Rogério Gomes, Margarida Santos, António Lage, Miguel Dimas, Jorge Moreira, Horário da Fonseca, Fernanda Seixas, A. Pereira de Sousa, Alfredo Mourão, Bruno Neves, Luís Humberto Marcos Texto do 1º Congresso dos Jornalistas Portugueses – janeiro de 1983 Tags:

imprensa

minho

vizela

VIZELA: HOSPITAL DE CAMPANHA PARA APOIAR UCRÂNIA CHEGOU À POLÓNIA Carlos Gomes

Carlos Gomes 15.03.22 O camião que transporta o Hospital de Campanha doado pela Câmara Municipal de Vizela para apoiar a Ucrânia chegou esta manhã à Polónia, nomeadamente á cidade de Ostrów Mazowiecka. De destacar que o equipamento transportado é distinto das doações que têm sido efetuadas no âmbito dos vários corredores de apoio humanitário em curso, pelo que o envio desta ajuda só foi possível graças à ajuda do Estado Português, nomeadamente através do Secretário e Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, e dos embaixadores portugueses na Polónia, Luís Cabaço, e na Ucrânia, António Vasco Alves Machado, conseguindo fazer a ponte via Gabinete do Primeiro Ministro, que por sua vez estabeleceu contactos com o Governo polaco, nomeadamente através da Agência Governamental para Reservas Estratégicas da Polónia. A Câmara Municipal de Vizela tem vindo a acompanhar a trágica situação de conflito que se vive na Ucrânia. Assim, e perante o atentado ao direito internacional e a esta tragédia humanitária com repercussões imprevisíveis, a Câmara Municipal de Vizela não poderia deixar de manifestar a sua preocupação e tristeza, mas também a disponibilidade para ajudar. Assim, e na defesa dos valores da paz, solidariedade e de humanidade, a Câmara Municipal manifesta total solidariedade com o povo ucraniano, enviando um Hospital de Campanha, do qual faz parte integrante os seguintes artigos: 60 camas

60 colchões

60 cobertores

60 edredons

60 jogos de lençóis

60 colchas

60 almofadas

120 toalhas de felpo

4 Cadeiras Hospitalares (banho e sanitária)

50 termómetros

1 frigorifico vertical

1 arca congeladora

6 pios lava-mãos portáteis

5000 máscaras cirúrgicas

20 000 máscaras comunitárias certificadas

7500 litros de água engarrafada

100 litros álcool

200 litros de álcool gel

6 litros de betadine

2000 compressas

200 mt de adesivo

50 embalagens de algodão

1000 pares de luvas

600 batas descartáveis A Câmara Municipal realça o apoio das empresas vizelenses, que responderam afirmativamente a esta causa, agradecendo o contributo fundamental das mesmas para o sucesso desta iniciativa, sendo elas: FEMA - TRANSPORTES EXPRESS & LOGISTICS

POLOPIQUE, COMÉRCIO E INDUSTRIA DE CONFEÇÕES S.A.

LASA, ARMANDO DA SILVA ANTUNES, SA.

MUNDOTEXTIL - INDÚSTRIAS TÊXTEIS, S.A.

INDÚSTRIA TÊXTIL SRA. DA TOCHA, LDA

LANDINTEX, FELPOS, LDA.

ÁGUAS S. MARTINHO

TOP ETIQUETAS

BIOLINHO, TEXTEIS LAR LDA O camião chegou, assim, hoje, a Ostrów Mazowiecka, na Polónia, depois de uma viagem de sensivelmente três dias, num camião TIR conduzido em alternância por dois motoristas, num percurso de cerca de 3200 km, transporte que foi assegurado pela empresa de transportes vizelense FEMA - Transportes Express & Logistics, em colaboração com a Câmara Municipal. A Câmara Municipal associa-se assim a esta causa humanitária, demonstrando a sua total solidariedade com o povo ucraniano nesta situação de conflito que estão a viver no seu país. Tags:

minho

solidariedade

ucrânia

vizela

FEIRA DO BOLINHOL E MARIZA NO 24.º ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO DE VIZELA Carlos Gomes

Carlos Gomes 14.03.22 No próximo dia 19 de março, o Município de Vizela comemora o seu 24.º aniversário, assinalando a luta pela autonomia administrativa do Concelho, que viu finalmente o seu objetivo alcançado a 19 de março de 1998. Depois de dois anos de interrupção devido à pandemia do COVID-19, a Câmara Municipal promove um programa comemorativo desta efeméride, destacando um evento que marcará a retoma da dinâmica de impulso implementada por este executivo municipal na área cultural e turística. Assim, as comemorações irão alargar-se durante três dias - 18, 19 e 20 de março, na renovada Praça da República e Jardim Manuel Faria com um vasto programa. Este ano o programa comemorativo volta a integrar a Feira do Bolinhol, que decorre de 18 a 20 de março, no Jardim Manuel Faria e cuja abertura oficial terá lugar na sexta-feira, dia 18 de março, às 18.00h. À noite sobe ao palco da Praça da República, a cantora Mariza. O dia 19 de março será marcado pelas cerimónias solenes. Às 9.00h terá lugar a celebração da missa solene do aniversário do Concelho, na igreja de S. Miguel, seguindo-se às 10.30h a receção dos convidados no Edifício-sede do Município (Praça do Município), e a inauguração dos Monumentos de Homenagem aos Jornalistas, às 10.30h. Às 11.00h terá lugar a sessão solene na Praça do Município, onde a Câmara Municipal, ao abrigo do Regulamento do Conselho das Condecorações Municipais, vai distinguir a Ministra Ana Abrunhosa e o vizelense Mário José Oliveira, com as medalhas honoríficas de mérito do Município. A Autarquia vai ainda reconhecer, através da atribuição de um galardão de mérito, os ‘jovens quadros vizelenses’ que atualmente, pelo percurso de vida, académico e profissional, se destacam a nível nacional, nas suas mais variadas vertentes, sejam elas na cultura, na ciência, na comunicação, na música, na moda ou no desporto. Este ano serão distinguidos Ana Bárbara Pedrosa (escritora), Carla Ferreira (médica), Hélder Magalhães (escritor), Helena Costa (atriz) e Pedro Costa (músico). O dia 19 de março está também reservado ao programa da RTP, Aqui Portugal, que todas as semanas parte à descoberta de uma localidade diferente, mas também dos vários usos, costumes e tradições de Portugal, e vai estar em direto a partir do renovado Jardim Manuel Faria, das 11h00 às 19.00h. À noite termina com Djs, na Praça da República, a partir das 22.30h com os vizelenses P21 e Overule, seguido da atuação do DJ KURA, que encerrará a noite. No dia 20 de março, domingo, a tarde está reservada aos vizelenses ALEZIV e SEDARF, na Praça da República, a partir das 16.00h. De destacar que este ano, a Câmara Municipal vai promover, durante o evento, um espaço de diversão no parque de estacionamento da Portela, com vários carrosséis, cuja principal atração será a Roda Gigante de 18 metros com capacidade para 56 pessoas e cadeiras rotativas, uma diversão para toda a família. Tags:

minho

vizela

CÂMARA DE VIZELA REORGANIZA ESPAÇO DE ATENDIMENTO MUNICIPAL DO EDIFÍCIO-SEDE Carlos Gomes

Carlos Gomes 14.03.22 No seguimento da reestruturação dos serviços de atendimento da Autarquia, a Câmara Municipal de Vizela apresenta o novo espaço de atendimento no edifício sede, no próximo dia 15 de março, pelas 16.00h. A remodelação do espaço do front office do edifício sede da Câmara Municipal vem no seguimento da implementação da política de reorganização administrativa e funcional dos serviços e espaços municipais. Esta remodelação tem essencialmente como objetivo, para além de promover a imagem institucional da Autarquia, melhorar o atendimento e a prestação dos seus serviços, correspondendo, cada vez mais e melhor, às expetativas e necessidades manifestadas pelos seus munícipes. Assim, este espaço sofreu obras de remodelação, nomeadamente a criação de controlo de acesso ao edifício, a consulta digital de publicações e o novo serviço de tesouraria. Foi, assim, transformado o serviço de atendimento da Autarquia, no sentido de implementar medidas de melhoria que permitam evoluir e incrementar a qualidade do serviço prestado pela Câmara Municipal de Vizela. Tags:

minho

vizela

GUIMARÃES E VIZELA: ILÍDIO GARCIA VENCE CONCURSO “ARTE CONTRA A DESGRAÇA” Carlos Gomes

Carlos Gomes 11.03.22 O projeto “Novos Olhares, Velhas Causas” é uma iniciativa promovida pelo Centro Social da Paróquia de Polvoreira, financiada pelo Programa Operacional Inclusão Social e Empreso (PO ISE), pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), pelo Portugal 2020 (PT2020) e União Europeia/Fundo Social Europeu (EU/FSE). O projeto em questão pretende centrar-se no Plano de Ação de prevenção e combate a todas as formas de violência contra as mulheres, violência de género e violência doméstica (VMVD), em concreto no 1º objetivo: Prevenir/erradicar a tolerância social às várias manifestações da VMVD, conscientizar sobre os seus impactos e promover uma cultura de não-violência, de direitos humanos, de igualdade e não discriminação. A iniciativa “Arte contra a Desgraça” pretendeu, através da dinamização de um concurso no qual foram eleitos três vencedores/as, que os/as Artistas do Vale do Ave (Guimarães e Vizela) concebessem um separador de livro e um calendário de bolso, versando os temas da Violência contra a Mulher e Violência Doméstica. Tratou-se de uma iniciativa que assentou numa “lógica de territorialização e de promoção de parcerias (duas das linhas transversais definidas na ENIND), recorrendo à arte como forma de reestruturar cognições e comportamentos”, referiu Mónica Pereira, do Centro Social da Paróquia de Polvoreira. Integraram o Júri elementos da Economia Social, com ampla experiência na área. O primeiro lugar foi atribuído a Ilídio Garcia, o segundo lugar a Rosa Freitas e o terceiro lugar a Cristiana Silva. Tags:

arte

guimarães

minho

vizela

CÂMARA DE VIZELA REATIVA CENTRO MUNICIPAL DE MARCHA E CORRIDA Carlos Gomes

Carlos Gomes 09.03.22 No seguimento da estratégia e os objetivos definidos no programa Vizela Cidade Desportiva, a Câmara Municipal apresenta hoje, dia 9 de março, pelas 16.00h, no Bar do Rio, a reativação do Centro Municipal de Marcha e Corrida. Depois de ter estado inativo desde 2015, a Câmara Municipal de Vizela vai reativar o Centro Municipal de Marcha e Corrida, assente na estratégia e os objetivos definidos no programa Vizela Cidade Desportiva, mais especificamente no Eixo - Desporto para a Comunidade, que tem como objetivo estabelecer parcerias que visam organizar, coorganizar e acolher eventos desportivos de diversas naturezas, sejam de carácter local, regional, nacional ou internacional, implementando várias iniciativas anuais em distintas áreas do desporto. Consciente da importância e consistência que o movimento desportivo representa para toda a comunidade vizelense, a Câmara Municipal quer continuar a promover uma intervenção participativa e atenta, enquanto parceira social, no sentido de generalizar o acesso à prática desportiva, implementando para isso, um conjunto de diretrizes que vão de encontro às necessidades mais prementes do tecido associativo desportivo concelhio. Tags:

desporto

minho

vizela

CÂMARA MUNICIPAL DE VIZELA DOA HOSPITAL DE CAMPANHA PARA APOIAR UCRÂNIA Carlos Gomes

Carlos Gomes 07.03.22 A Câmara Municipal de Vizela tem vindo a acompanhar a trágica situação de conflito que se vive na Ucrânia. Perante o atentado ao direito internacional e a esta tragédia humanitária com repercussões imprevisíveis, a Câmara Municipal de Vizela não poderia deixar de manifestar a sua preocupação e tristeza, mas também a disponibilidade para ajudar. Assim, e na defesa dos valores da paz, solidariedade e de humanidade, a Câmara Municipal manifesta total solidariedade com o povo ucraniano, através da doação de um Hospital de Campanha, do qual faz parte integrante os seguintes artigos: 60 camas

60 colchões

60 cobertores

60 edredons

60 jogos de lençóis

60 colchas

60 almofadas

120 toalhas de felpo

4 Cadeiras Hospitalares (banho e sanitária)

50 termómetros

1 frigorifico vertical

1 arca congeladora

6 pios lava-mãos portáteis

5000 máscaras cirúrgicas

20 000 máscaras comunitárias certificadas

7500 litros de água engarrafada

100 litros álcool

200 litros de álcool gel

6 litros de betadine

2000 compressas

200 mt de adesivo

50 embalagens de algodão

1000 pares de luvas

600 batas descartáveis Atendendo à especificidade do equipamento a transportar, este hospital de campanha será remetido para a Polónio, sendo que a Câmara Municipal estabeleceu contactos com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e com as embaixadas portuguesas na Polónia e na Ucrânia. De destacar que o equipamento a ser transportado é distinto das doações que têm sido efetuadas no âmbito das várias campanhas de apoio humanitário em curso, pelo que a entrega será articulada entre o Governo Português, as embaixadas e as entidades polacas responsáveis pelas campanhas de solidariedade. A Câmara Municipal realça o apoio das empresas vizelenses, que reponderam afirmativamente a esta causa, agradecendo o contributo fundamental das mesmas para o sucesso desta iniciativa, sendo elas: POLOPIQUE, COMÉRCIO E INDUSTRIA DE CONFEÇÕES S.A.

LASA, ARMANDO DA SILVA ANTUNES, SA.

MUNDOTEXTIL - INDÚSTRIAS TÊXTEIS, S.A.

INDÚSTRIA TÊXTIL SRA. DA TOCHA, LDA

LANDINTEX, FELPOS, LDA.

FEMA - TRANSPORTES EXPRESS & LOGISTICS

ÁGUAS S. MARTINHO

TOP ETIQUETAS

BIOLINHO, TEXTEIS LAR LDA Trata-se de uma viagem de sensivelmente três dias, num camião TIR conduzido em alternância por dois motoristas, num percurso de cerca de 3200 km, transporte que será assegurado pela empresa de transportes vizelense FEMA - Transportes Express & Logistics, em colaboração com a Câmara Municipal. A Câmara Municipal associa-se assim a esta causa humanitária, demonstrando a sua total solidariedade com o povo ucraniano nesta situação de conflito que estão a viver no seu país. Tags:

minho

ucrânia

vizela

VIZELA: SEMANA MUNICIPAL DA LEITURA DE 7 A 11 DE MARÇO Carlos Gomes

Carlos Gomes 02.03.22 A Câmara Municipal de Vizela, através da Biblioteca Municipal vai promover a Semana Municipal da Leitura de 7 a 11 de março em parceria com os Agrupamentos e a Rede de Bibliotecas Escolares, com uma vasta série de iniciativas para a promoção do livro, da leitura e da escrita. A abertura oficial da iniciativa terá lugar no dia 7 de março, às 14.00h, no auditório Luis Lopes Guimarães, seguindo-se a Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura. Assim, de 7 a 11 de março, a Semana Municipal da Leitura apresenta um programa envolvendo alunos, professores e comunidade em geral, com atividades diversas, como encontros com escritores, contadores de histórias, leituras, teatro, entre outros. Este ano, o mote da Semana Municipal da Leitura são as Alianças, uma vez que se assinalam os 650 anos do Tratado de Tagilde. O objetivo principal desta semana, é sempre dar visibilidade à leitura e à escrita, como preponderantes nos percursos de vida dos cidadãos. Assim, e cumprindo a premissa deste Executivo de que a Educação é o Futuro, a Câmara Municipal irá privilegiar esta vertente, promovendo e operacionalizando medidas de desenvolvimento da educação, tomando este aspeto como determinante na qualificação e competitividade futura das gerações vindouras no Concelho. Tags:

minho

vizela

CÂMARA DE VIZELA PROMOVE FORMAÇÃO CREDITADA "DOR E LESÃO NO DESPORTO" Carlos Gomes

Carlos Gomes 05.04.22 No seguimento da estratégia e os objetivos definidos no programa Vizela Cidade Desportiva, a Câmara Municipal de Vizela, consciente da importância da formação dos mais diversos agentes desportivos, está a levar a cabo várias formações, com temáticas abrangentes a diversas modalidades, atletas dirigentes e treinadores. Assim, a Câmara Municipal de Vizela, vai realizar uma Formação acreditada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, subordinada ao tema "Dor e Lesão no Desporto". A formação tem a duração de 3 horas (0.6 UC´S) para revalidação do TPTD, de Técnicos de Exercício Físico, Diretores Técnicos e Treinadores de Desporto e terá lugar no próximo dia 16 de abril de 2022, pelas 09h00, na Casa da Cultura Joaquim da Costa Chicória, tendo como oradores os Fisioterapeutas João Pedro Santos e Emanuel Martins. As inscrições são gratuitas e obrigatórias e devem ser feitas através do link https://forms.gle/QWBB1ZZ5kUteNZQM9, até ao dia 13 de abril. Qualquer questão pode ser esclarecida através do 253 489 630 ou através do e-mail desporto@cm-vizela.pt. Tags:

desporto

minho

vizela

CÂMARA MUNICIPAL DE VIZELA ASSOCIA-SE A CAMINHADA PELA PAZ DA UCRÂNIA Carlos Gomes

Carlos Gomes 05.04.22 A Câmara Municipal de Vizela associa-se ao Agrupamento de Escolas de Escolas S. Bento, Vizela na caminhada, “unidos a favor da Paz na Ucrânia e pela democracia”, que terá lugar amanhã, às 10.00h, com saída desde a escola sede, Escola Básica e Secundária de S. Bento, Vizela e que junta cerca de 1300 alunos e professores. A esta iniciativa junta-se ainda a Santa Casa da Misericórdia de Vizela, a AIREV e o Casal do Telhado, que no final se concentrarão na Praça da República, pelas 10h30. A iniciativa é dirigida não só a alunos, professores e pais, mas à comunidade em geral. Assim, e na defesa dos valores da paz, solidariedade e de humanidade, a Câmara Municipal associa-se a esta iniciativa, demonstrando a sua total solidariedade com o povo ucraniano nesta situação de conflito que estão a viver no seu país. Tags:

minho

solidariedade

ucrânia

vizela

VIZELA ADERE À CAMPANHA LAÇO AZUL 2022 Carlos Gomes

Carlos Gomes 01.04.22 No seguimento da adesão da CPCJ de Vizela, em estreita articulação e colaboração com a Câmara Municipal de Vizela, à Campanha Nacional do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, foi colocado um Laço Azul no edifício sede da Câmara Municipal. A convite da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vizela, é tradição as Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho de Vizela, colaborarem na elaboração de um Laço Azul para ser colocado no exterior do edifício da Câmara Municipal de Vizela, e aí permanecer durante o mês de abril, como símbolo de sensibilização e consciencialização da comunidade para prevenção dos maus-tratos na infância. Este ano coube à Santa Casa da Misericórdia de Vizela elaborar o Laço Azul, com originalidade e utilizando materiais trazidos de casa pelas crianças e também pelos profissionais da instituição. A Campanha Nacional do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, promovida pela Comissão Nacional para a Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, tem como objetivo consciencializar a comunidade para o seu papel na prevenção do abuso infantil, bem como promover nas famílias o exercício de uma parentalidade positiva, sem recurso à violência verbal ou física. Tags:

minho

vizela

VIZELA REÚNE COMISSÃO MUNICIPAL DE TOPONÍMIA Carlos Gomes

Carlos Gomes 01.04.22 O Presidente da Câmara Municipal presidiu a mais uma reunião ordinária da Comissão Municipal de Toponímia, que contou com a participação dos Vereadores Arnaldo Sousa e Nuno Faria, responsáveis respetivamente, pelo Urbanismo e Toponímia, dos Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho, e ainda dos técnicos superiores em representação da Divisão de Gestão Urbanística e Divisão das Obras Municipais da Autarquia. Da agenda da reunião destaque para as propostas de atribuição de toponímia às vias públicas do Concelho apresentadas pela União de Freguesias de Caldas de Vizela (São Miguel e São João) e da União de Freguesias de Tagilde e Vizela (São Paio). Foi, assim, aprovado atribuir identificação toponímica a: União de Freguesias de Caldas de Vizela (São Miguel e São João) – Calçada de Santa Susana;

União de Freguesias de Tagilde e Vizela (São Paio): Caminho da Independência. Tags:

minho

toponímia

vizela

VIZELA: TRÂNSITO CONDICIONADO NO TÚNEL DA COR DIA 4 DE ABRIL Carlos Gomes

Carlos Gomes 01.04.22 No seguimento da política de requalificação do centro urbano de Vizela, inserida no PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana de Vizela e no RUS - Plano de Ação - Regeneração Urbana Sustentável, nomeadamente a requalificação dos passeios entre a Rua Dr. Abílio Torres e a Avenida Eng. Sá e Melo, ou seja, a ligação entre a Rotunda do Povo de Vizela e a Rotunda dos Rotários, a Câmara Municipal de Vizela informa os seguintes condicionamentos de trânsito: a partir das 08.00h até às 17.00h do dia 04/04/2022 (segunda-feira) - corte de trânsito numa faixa de rodagem no Túnel da Cor, desde a rotunda do Povo de Vizela até à rotunda dos Rotários, no sentido Vizela - Guimarães, para trabalhos na via. A Câmara Municipal de Vizela apela à cooperação e compreensão de todos os munícipes, pedindo desculpa por todos os constrangimentos resultantes da obra, sendo que a Autarquia irá envidar todos os esforços para que as intervenções decorram de modo a minorar o seu impacto no quotidiano dos munícipes. Tags:

minho

vizela

VIZELA INICIOU OBRA DO SKATEPARK Carlos Gomes

Carlos Gomes 31.03.22 Iniciou esta semana a obra de construção do Skatepark, o projeto vencedor da 4ª edição do Orçamento Participativo Jovem de Vizela. Este equipamento será construído de raiz a pensar nesta modalidade e integra rampas, escadas, corrimões, manual pad, pirâmide, ledges e outros obstáculos. De destacar que esta obra vai permitir a prática de skate, mas também de outros desportos como BMX, trotinetes e patins, com os objetivos de fomentar e incentivar o espírito desportivo, potenciar estilos de vida saudáveis e alargar a oferta de locais de lazer para os jovens do Concelho. De realçar que está em curso a 6.ª edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ), que se insere no Plano Estratégico para a Juventude - Juventude em Ação, em que o treinador do Futebol Clube de Vizela, Álvaro Pacheco, dá a cara por este projeto. Os critérios de participação são os seguintes: ter idade compreendida entre os 12 e os 30 anos, ser residente, estudante e/ou trabalhador no concelho e ter um projeto que possa ser implementado em Vizela e que seja compatível com a verba disponível de 15 mil euros. As propostas devem ser enviadas até ao próximo dia 7 de abril de 2022. Todas as informações podem ser consultadas em https://www.cm-vizela.pt/opj2022/. Tags:

desporto

minho

vizela

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA EM VIZELA NO ÂMBITO DO PROJETO “NO MINHO NÃO HÁ ALDEIA MELHOR DO QUE A MINHA!” Carlos Gomes

Carlos Gomes 30.03.22 No âmbito do projeto “No Minho não há aldeia melhor do que a minha!”, promovido pelo Consórcio Minho In, o Presidente da Câmara Municipal, Victor Hugo Salgado, reuniu com a artista plástica Ana Almeida Pinto e a Curadora do projeto, Helena Mendes Pereira, para a definição do enquadramento da obra a ser desenvolvida pela artista plástica no concelho de Vizela. Este projeto é promovido pelo Consórcio Minho In, que abrange as Comunidades Intermunicipais do Ave, Cávado e Alto Minho, e financiado pelo Norte 2020, sendo as residências artísticas organizadas pela Fundação Bienal de Cerveira e pela Zet Gallery. “No Minho não há aldeia melhor do que a minha!” é um programa de intervenções artísticas que prevê a realização de residências artísticas, partindo de contextos iminentemente rurais dos 24 municípios do Minho. Os artistas selecionados são desafiados a criar obras de arte, a instalar em espaço público, para cada um dos municípios. Isto, refletindo uma leitura das memórias visual e sonora dos lugares, em relação com a comunidade, mas cuja dimensão turística permita a promoção e estruturação de produto turístico. Para Vizela foi selecionada pela curadoria do projeto a artista plástica Ana Almeida Pinto, cujas obras estão presentes um pouco por todo o país, sendo que a sua missão será criar uma obra em articulação com as estratégias do Município para a cultura e para o turismo. Para além da inauguração da obra a instalar em Vizela, a apresentação pública de todo o trabalho de criação contemporânea implementado no Minho, será levada a efeito em julho de 2022 durante o mais emblemático e antigo evento de arte contemporânea da região, neste caso a XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira. Tags:

minho

vizela

CAMPO EXTERIOR DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE VIZELA COM ILUMINAÇÃO LED Carlos Gomes

Carlos Gomes 29.03.22 No seguimento do processo de remodelação da rede de iluminação pública no Concelho, com a instalação de luminárias LED, em substituição das luminárias existentes, está concluída mais uma fase de instalação de Led’s, no campo exterior da Escola Secundária de Vizela, no âmbito da terceira fase do processo de remodelação da rede de iluminação pública do Concelho. De destacar que a Câmara Municipal tem em curso um processo de substituição progressiva das luminárias existentes por luminárias LED no Concelho, em parceria com a E-Redes (antiga EDP), tendo já sido instaladas, para além da iluminação pública, também no Túnel da Cor, Túnel do Castelo, Parque das Termas, parque de estacionamento na zona da Portela, Praça do Município, na EN 106, na EN 207-1, na Rua das Teixugueiras e na Marginal Ribeirinha. De destacar que, quando este Executivo assumiu funções, das sensivelmente 6000 luminárias existentes no Concelho, apenas 40 eram luminárias Led, sendo que neste momento já estão colocadas 3000 luminárias Led. Com a substituição total das luminárias existentes através da instalação de luminárias LED em todo o Concelho, objetivo da Câmara Municipal é efetuar uma poupança dos consumos e da fatura energética do Município, mas, acima de tudo, contribuir para a sustentabilidade ambiental, através da redução efetiva da percentagem de emissão de dióxido de carbono para a atmosfera. Tags:

minho

vizela

BRAGA CELEBRA OS 650 ANOS DA ALIANÇA LUSO-BRITÂNICA Carlos Gomes

Carlos Gomes 23.03.22 Comemorações da mais antiga aliança diplomática conta com um vasto conjunto de iniciativas a decorrer em Portugal e no Reino Unido. O programa das comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica foi apresentado esta Quarta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Braga, numa Conferência de Imprensa liderada por Ricardo Rio, presidente do Município, que esteve acompanhado por Katherine Felton, Chefe de Política da Embaixada Britânica em Lisboa e Maria João Rodrigues de Araujo, presidente de Portugal-UK 650. Trata-se de um programa muito alargado, da iniciativa de Portugal-UK 650, que engloba diversas acções trabalhadas em parceria com mais de 100 instituições portuguesas e britânicas, nomeadamente a Câmara Municipal de Braga, no âmbito da investigação, educação, cultura, comércio, de cooperação e sociais e que irão decorrer até meados de 2023. A celebração dos 650 anos da aliança diplomática mais antiga e mais duradoura do mundo e que permanece em vigor é realizada em Braga pela Cidade ser a capital do distrito onde foi assinado o primeiro tratado entre Inglaterra e Portugal a 10 de Julho de 1372, conhecido pelo Tratado de Tagilde, e conduziu ao Tratado de Aliança, assinado um ano depois (16 de Junho de 1373), em Londres, na Catedral de S. Paulo. Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, a associação da Cidade a estas comemorações “é motivo de orgulho e grande satisfação ser um dos epicentros da celebração de uma relação histórica do nosso país e que tem produzido muitos frutos em diversos domínios. Neste conjunto de iniciativas estão particularmente valorizadas as dimensões culturais, demonstrando que a Cultura é sempre uma boa porta para o relacionamento entre os povos e diferentes nações. Num contexto como aquele em que hoje vivemos, no qual é preciso estreitar cada vez mais os laços para lá das nossas fronteiras, tudo o que contribua para revitalizar e afirmar uma relação tão forte como esta, é extremamente importante”. Katherine Felton, Conselheira Política da Embaixada Britânica em Lisboa, por sua vez, referiu que “é uma honra juntarmo-nos a parceiros tão prestigiados na lindíssima Cidade de Braga para o lançamento das comemorações dos 650 anos da relação bilateral e de amizade entre portugueses e britânicos, que desejamos continuar a aprofundar no futuro. Estamos muito entusiasmados com o vasto conjunto de iniciativas, que acreditamos que assinalam em Portugal e no Reino Unido, da forma mais distinta a verdadeira essência desta antiga aliança entre os nossos dois países”. Portugal-UK 650 é a iniciativa responsável pelas comemorações do 650º aniversário da Aliança Luso-Britânica em Portugal e no Reino Unido e espera contribuir para uma sociedade mais segura e fraterna, com maior conhecimento do seu património histórico-cultural, mais solidariedade internacional e um diálogo, cooperação e amizade fortalecidos entre os cidadãos de ambos os países. A presidente da iniciativa, Maria João Araujo fez o enquadramento histórico da Aliança Luso-Britânica, referiu a sua importância para os dias de hoje e elencou as diversas actividades que estão previstas para os próximos dois anos e pensadas para todas as faixas etárias. Um Congresso interdisciplinar e webinars sobre a Aliança Luso-Britânica, vários projectos de colaboração entre instituições de ambos os países, incluindo um projecto de investigação interdisciplinar, intercâmbios entre escolas, recursos educativos para alunos desde o pré-escolar até ao secundário, uma Gala no Theatro Circo com performances de artistas portugueses e britânicos, o projecto “6.50 Trooping the Colour”, desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio, uma nova ópera criada pelo estúdio de ópera do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, e o projecto Dance in Perpetuity/Dança na Perpetuidade são algumas das intervenções que fazem parte das celebrações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica. Fleur Derbyshire-Foix e Laura Harvey, directora do English National Ballet e Chefe de programas Criativos do English National Ballet, respectivamente, também presentes nesta Conferência de Imprensa, tiveram a oportunidade de explicar o conceito do projecto. Um projecto que irá decorrer, em simultâneo, em Braga e no Reino Unido, desenvolvido pelo English National Ballet, pela Autarquia Bracarense e por Portugal-UK 650. Uma iniciativa que permite que as entidades parceiras possam celebrar a Aliança Luso-britânica através de um projecto de performance, em larga escala, fundamentado nos valores fundacionais da Aliança Luso-Britânica, envolvendo artistas, escolas, comunidades locais, além de um intercâmbio internacional. No âmbito da celebração desta data, está a ser desenvolvida uma nova dança para que todos celebrem a Aliança, como parte do projecto “Dança na Perpetuidade”. O tema “Dança da Celebração” foi criado para que todos participem, sejam amadores ou artistas. A coreografia será acessível, inclusiva e divertida, tendo a paz e a amizade perpétuas como tema central. Joana Miranda, coordenadora do Braga Media Arts, abordou ainda a realização de uma parceria com a cidade inglesa de York e Londres, que são “uma grande oportunidade” para a criatividade da arte e da cultura puderem actuar. “Estamos a desenvolver dois projectos únicos. O projecto colaborativo e artístico ‘Surrounds’ irá envolver estudantes de Braga e de York, abordando a temática do Ambiente. Com Londres, estamos a desenvolver um projecto de parceria com a Guildhall School of Music & Drama, em que a arte, a cultura e a criatividade envolverá a comunidade das duas cidades”. Para mais informações sobre o programa das comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica, consulte o site https://portugal-uk650.com Tags:

braga

história

minho

reino unido

vizela

COMEMORAÇÕES DOS 650 ANOS DA ALIANÇA LUSO-BRITÂNICA APRESENTOU BANDEJA COMEMORATIVA DA VISTA ALEGRE Carlos Gomes

Carlos Gomes 17.03.22 No âmbito da iniciativa #Portugal_UK650 - Comemorações dos 650 Anos da Aliança Luso-Britânica, a mais antiga aliança diplomática do mundo entre dois países em vigor, teve lugar ontem na Embaixada Britânica em Portugal, a apresentação da bandeja criada pela Vista Alegre para assinalar esta efeméride. Marcaram presença nesta iniciativa o Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado e o Presidente da União de Freguesias de Tagilde e Vizela S. Paio, António Ferreira. Em 2022 e 2023 assinalam-se os 650 anos da Aliança Luso-Britânica, a mais antiga aliança diplomática em vigor no mundo, iniciada em 1372, em Vizela. Para celebrar a efeméride Portugal-UK 650 - Comemorações dos 650 Anos da Aliança Luso-Britânica, a Vista Alegre criou uma bandeja inspirada no brasão de armas que se encontra na Queen’s Chapel, no Palácio de St James em Londres. O brasão nesta peça combina as armas de Portugal e do Reino Unido, rodeadas por rosas brancas, vermelhas e rosas Tudor. A Rosa Tudor, um emblema heráldico desta dinastia ainda hoje usado pelos monarcas britânicos, ostenta cinco pétalas vermelhas e cinco pétalas brancas. A Vista Alegre, que no passado criou serviços para a Rainha Isabel II e o Duque de Edimburgo, contribui para esta ocasião histórica, fortalecendo assim a sua relação com o Reino Unido. As comemorações da mais antiga aliança diplomática do mundo entre dois países em vigor, já começaram com eventos em Portugal e Reino Unido. Além da celebração das datas mais importantes - os 650 anos do Tratado de Tagilde, a 10 de julho de 2022 e do Tratado de Londres, a 16 de julho de 2023 – a iniciativa engloba outros eventos que se vão cumprir até 2023, tais como atividades de investigação, educação, cultura, de cooperação e sociais. #Portugal_UK650 é uma iniciativa que teve a sua génese e tem a sua base na Universidade de Oxford, contando com apoio institucional das autoridades civis, militares e religiosas de ambos os países. Atualmente, Portugal-UK 650 - Comemorações dos 650 Anos da Aliança Luso-Britânica engloba mais de 50 instituições parceiras entre autoridades e sociedade civil. Pode encontrar mais detalhes sobre as atividades realizadas no âmbito das comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica em: www.portugal-uk650.com Tags:

história

minho

reino unido

vizela

CÃMARA DE VIZELA HOMENAGEIA JORNALISTAS EM DIA DE ANIVERSÁRIO DO CONCELHO Carlos Gomes

Carlos Gomes 16.03.22 No próximo dia 19 de março, o Município de Vizela comemora o seu 24.º aniversário, assinalando a luta pela autonomia administrativa do Concelho, que viu finalmente o seu objetivo alcançado a 19 de março de 1998. Este ano, e no seguimento das homenagens que têm vindo a ser efetuadas por este Executivo Municipal, a Câmara Municipal de Vizela vai prestar a devida homenagem aos jornalistas e à liberdade de expressão, através de construção de um monumento de homenagem àqueles que foram uma das armas mais relevantes com que o povo de Vizela contou para tornar inteligível ao país a sua luta autonómica. A comunicação social nacional e local evidenciou uma história longa e rica em acontecimentos de profundo sentido, que culminaram no triunfo resplandecente de um povo que nunca aceitou desistir da sua emancipação, tendo contribuído de forma inequívoca para dar visibilidade à causa vizelense de luta pela autonomia administrativa que é, sem dúvida, aquela que mais identifica os vizelenses: lutadores, apaixonados e orgulhosos de pertencer à sua terra. Assim, no próximo dia 19 de março, às 10.30h, a Câmara Municipal de Vizela vai inaugurar o Monumento de Homenagem aos Jornalistas e á Liberdade de Expressão, o qual ficará situado na ligação entre a Praça da República e a Avenida Abade Tagilde. Vizela celebra assim este ano o seu 24.º aniversário, relembrando o conflito popular de vários séculos, em que os vizelenses lutaram pela liberdade da nossa terra e Vizela atingiu o sonho de voltar a ser Concelho, a 19 de março de 1998. RECADO DE VIZELA “Se o jornalista volta sempre ao local da notícia, Vizela vai ser a nossa manchete. Memória viva de uma experiência marcante, é num grito plural que escrevemos esta reportagem colectiva. E porque jornalistas de corpo inteiro ali nos sentimos, aqui importa disso dar testemunho. É difícil dizer o orgulho ferido de um povo; é difícil desenhar as raízes do desencanto; é difícil, enfim, virar costas à classe política... Mas Vizela falou e nós ouvimos o coração aberto das gentes que gritavam: jornalista amigo, o povo está contigo... Raras vezes nós vimos tanta gente de tantas cores dizer tanta coisa comum. Nunca nenhum de nós tinha sentido o pulsar das fontes de informação na esquina da rua, de forma tão fiel... Nunca nenhum de nós tinha ouvido gritar num só coro que nos jorna­listas não se bate. E por isso nenhum de nós se fechou dentro de si próprio. Profissionais do mesmo ofício, trabalhamos em comum, assumindo por contágio a alegria da festa colectiva. Sem perder a identidade nem retrair o pensamento, sentimos que na diferença está aquilo que nos une. E mesmo que nos separem alfaias de outros ofícios, em Vizela encontraremos a grande razão de ser da profissão que escolhemos...” Os jornalistas: Carlos Magno, Lurdes Feio, Afonso Camões, Leonor Moreira, Rogério Gomes, Margarida Santos, António Lage, Miguel Dimas, Jorge Moreira, Horário da Fonseca, Fernanda Seixas, A. Pereira de Sousa, Alfredo Mourão, Bruno Neves, Luís Humberto Marcos Texto do 1º Congresso dos Jornalistas Portugueses – janeiro de 1983 Tags:

imprensa

minho

vizela

VIZELA: HOSPITAL DE CAMPANHA PARA APOIAR UCRÂNIA CHEGOU À POLÓNIA Carlos Gomes

Carlos Gomes 15.03.22 O camião que transporta o Hospital de Campanha doado pela Câmara Municipal de Vizela para apoiar a Ucrânia chegou esta manhã à Polónia, nomeadamente á cidade de Ostrów Mazowiecka. De destacar que o equipamento transportado é distinto das doações que têm sido efetuadas no âmbito dos vários corredores de apoio humanitário em curso, pelo que o envio desta ajuda só foi possível graças à ajuda do Estado Português, nomeadamente através do Secretário e Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, e dos embaixadores portugueses na Polónia, Luís Cabaço, e na Ucrânia, António Vasco Alves Machado, conseguindo fazer a ponte via Gabinete do Primeiro Ministro, que por sua vez estabeleceu contactos com o Governo polaco, nomeadamente através da Agência Governamental para Reservas Estratégicas da Polónia. A Câmara Municipal de Vizela tem vindo a acompanhar a trágica situação de conflito que se vive na Ucrânia. Assim, e perante o atentado ao direito internacional e a esta tragédia humanitária com repercussões imprevisíveis, a Câmara Municipal de Vizela não poderia deixar de manifestar a sua preocupação e tristeza, mas também a disponibilidade para ajudar. Assim, e na defesa dos valores da paz, solidariedade e de humanidade, a Câmara Municipal manifesta total solidariedade com o povo ucraniano, enviando um Hospital de Campanha, do qual faz parte integrante os seguintes artigos: 60 camas

60 colchões

60 cobertores

60 edredons

60 jogos de lençóis

60 colchas

60 almofadas

120 toalhas de felpo

4 Cadeiras Hospitalares (banho e sanitária)

50 termómetros

1 frigorifico vertical

1 arca congeladora

6 pios lava-mãos portáteis

5000 máscaras cirúrgicas

20 000 máscaras comunitárias certificadas

7500 litros de água engarrafada

100 litros álcool

200 litros de álcool gel

6 litros de betadine

2000 compressas

200 mt de adesivo

50 embalagens de algodão

1000 pares de luvas

600 batas descartáveis A Câmara Municipal realça o apoio das empresas vizelenses, que responderam afirmativamente a esta causa, agradecendo o contributo fundamental das mesmas para o sucesso desta iniciativa, sendo elas: FEMA - TRANSPORTES EXPRESS & LOGISTICS

POLOPIQUE, COMÉRCIO E INDUSTRIA DE CONFEÇÕES S.A.

LASA, ARMANDO DA SILVA ANTUNES, SA.

MUNDOTEXTIL - INDÚSTRIAS TÊXTEIS, S.A.

INDÚSTRIA TÊXTIL SRA. DA TOCHA, LDA

LANDINTEX, FELPOS, LDA.

ÁGUAS S. MARTINHO

TOP ETIQUETAS

BIOLINHO, TEXTEIS LAR LDA O camião chegou, assim, hoje, a Ostrów Mazowiecka, na Polónia, depois de uma viagem de sensivelmente três dias, num camião TIR conduzido em alternância por dois motoristas, num percurso de cerca de 3200 km, transporte que foi assegurado pela empresa de transportes vizelense FEMA - Transportes Express & Logistics, em colaboração com a Câmara Municipal. A Câmara Municipal associa-se assim a esta causa humanitária, demonstrando a sua total solidariedade com o povo ucraniano nesta situação de conflito que estão a viver no seu país. Tags:

minho

solidariedade

ucrânia

vizela

FEIRA DO BOLINHOL E MARIZA NO 24.º ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO DE VIZELA Carlos Gomes

Carlos Gomes 14.03.22 No próximo dia 19 de março, o Município de Vizela comemora o seu 24.º aniversário, assinalando a luta pela autonomia administrativa do Concelho, que viu finalmente o seu objetivo alcançado a 19 de março de 1998. Depois de dois anos de interrupção devido à pandemia do COVID-19, a Câmara Municipal promove um programa comemorativo desta efeméride, destacando um evento que marcará a retoma da dinâmica de impulso implementada por este executivo municipal na área cultural e turística. Assim, as comemorações irão alargar-se durante três dias - 18, 19 e 20 de março, na renovada Praça da República e Jardim Manuel Faria com um vasto programa. Este ano o programa comemorativo volta a integrar a Feira do Bolinhol, que decorre de 18 a 20 de março, no Jardim Manuel Faria e cuja abertura oficial terá lugar na sexta-feira, dia 18 de março, às 18.00h. À noite sobe ao palco da Praça da República, a cantora Mariza. O dia 19 de março será marcado pelas cerimónias solenes. Às 9.00h terá lugar a celebração da missa solene do aniversário do Concelho, na igreja de S. Miguel, seguindo-se às 10.30h a receção dos convidados no Edifício-sede do Município (Praça do Município), e a inauguração dos Monumentos de Homenagem aos Jornalistas, às 10.30h. Às 11.00h terá lugar a sessão solene na Praça do Município, onde a Câmara Municipal, ao abrigo do Regulamento do Conselho das Condecorações Municipais, vai distinguir a Ministra Ana Abrunhosa e o vizelense Mário José Oliveira, com as medalhas honoríficas de mérito do Município. A Autarquia vai ainda reconhecer, através da atribuição de um galardão de mérito, os ‘jovens quadros vizelenses’ que atualmente, pelo percurso de vida, académico e profissional, se destacam a nível nacional, nas suas mais variadas vertentes, sejam elas na cultura, na ciência, na comunicação, na música, na moda ou no desporto. Este ano serão distinguidos Ana Bárbara Pedrosa (escritora), Carla Ferreira (médica), Hélder Magalhães (escritor), Helena Costa (atriz) e Pedro Costa (músico). O dia 19 de março está também reservado ao programa da RTP, Aqui Portugal, que todas as semanas parte à descoberta de uma localidade diferente, mas também dos vários usos, costumes e tradições de Portugal, e vai estar em direto a partir do renovado Jardim Manuel Faria, das 11h00 às 19.00h. À noite termina com Djs, na Praça da República, a partir das 22.30h com os vizelenses P21 e Overule, seguido da atuação do DJ KURA, que encerrará a noite. No dia 20 de março, domingo, a tarde está reservada aos vizelenses ALEZIV e SEDARF, na Praça da República, a partir das 16.00h. De destacar que este ano, a Câmara Municipal vai promover, durante o evento, um espaço de diversão no parque de estacionamento da Portela, com vários carrosséis, cuja principal atração será a Roda Gigante de 18 metros com capacidade para 56 pessoas e cadeiras rotativas, uma diversão para toda a família. Tags:

minho

vizela

CÂMARA DE VIZELA REORGANIZA ESPAÇO DE ATENDIMENTO MUNICIPAL DO EDIFÍCIO-SEDE Carlos Gomes

Carlos Gomes 14.03.22 No seguimento da reestruturação dos serviços de atendimento da Autarquia, a Câmara Municipal de Vizela apresenta o novo espaço de atendimento no edifício sede, no próximo dia 15 de março, pelas 16.00h. A remodelação do espaço do front office do edifício sede da Câmara Municipal vem no seguimento da implementação da política de reorganização administrativa e funcional dos serviços e espaços municipais. Esta remodelação tem essencialmente como objetivo, para além de promover a imagem institucional da Autarquia, melhorar o atendimento e a prestação dos seus serviços, correspondendo, cada vez mais e melhor, às expetativas e necessidades manifestadas pelos seus munícipes. Assim, este espaço sofreu obras de remodelação, nomeadamente a criação de controlo de acesso ao edifício, a consulta digital de publicações e o novo serviço de tesouraria. Foi, assim, transformado o serviço de atendimento da Autarquia, no sentido de implementar medidas de melhoria que permitam evoluir e incrementar a qualidade do serviço prestado pela Câmara Municipal de Vizela. Tags:

minho

vizela

GUIMARÃES E VIZELA: ILÍDIO GARCIA VENCE CONCURSO “ARTE CONTRA A DESGRAÇA” Carlos Gomes

Carlos Gomes 11.03.22 O projeto “Novos Olhares, Velhas Causas” é uma iniciativa promovida pelo Centro Social da Paróquia de Polvoreira, financiada pelo Programa Operacional Inclusão Social e Empreso (PO ISE), pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), pelo Portugal 2020 (PT2020) e União Europeia/Fundo Social Europeu (EU/FSE). O projeto em questão pretende centrar-se no Plano de Ação de prevenção e combate a todas as formas de violência contra as mulheres, violência de género e violência doméstica (VMVD), em concreto no 1º objetivo: Prevenir/erradicar a tolerância social às várias manifestações da VMVD, conscientizar sobre os seus impactos e promover uma cultura de não-violência, de direitos humanos, de igualdade e não discriminação. A iniciativa “Arte contra a Desgraça” pretendeu, através da dinamização de um concurso no qual foram eleitos três vencedores/as, que os/as Artistas do Vale do Ave (Guimarães e Vizela) concebessem um separador de livro e um calendário de bolso, versando os temas da Violência contra a Mulher e Violência Doméstica. Tratou-se de uma iniciativa que assentou numa “lógica de territorialização e de promoção de parcerias (duas das linhas transversais definidas na ENIND), recorrendo à arte como forma de reestruturar cognições e comportamentos”, referiu Mónica Pereira, do Centro Social da Paróquia de Polvoreira. Integraram o Júri elementos da Economia Social, com ampla experiência na área. O primeiro lugar foi atribuído a Ilídio Garcia, o segundo lugar a Rosa Freitas e o terceiro lugar a Cristiana Silva. Tags:

arte

guimarães

minho

vizela

CÂMARA DE VIZELA REATIVA CENTRO MUNICIPAL DE MARCHA E CORRIDA Carlos Gomes

Carlos Gomes 09.03.22 No seguimento da estratégia e os objetivos definidos no programa Vizela Cidade Desportiva, a Câmara Municipal apresenta hoje, dia 9 de março, pelas 16.00h, no Bar do Rio, a reativação do Centro Municipal de Marcha e Corrida. Depois de ter estado inativo desde 2015, a Câmara Municipal de Vizela vai reativar o Centro Municipal de Marcha e Corrida, assente na estratégia e os objetivos definidos no programa Vizela Cidade Desportiva, mais especificamente no Eixo - Desporto para a Comunidade, que tem como objetivo estabelecer parcerias que visam organizar, coorganizar e acolher eventos desportivos de diversas naturezas, sejam de carácter local, regional, nacional ou internacional, implementando várias iniciativas anuais em distintas áreas do desporto. Consciente da importância e consistência que o movimento desportivo representa para toda a comunidade vizelense, a Câmara Municipal quer continuar a promover uma intervenção participativa e atenta, enquanto parceira social, no sentido de generalizar o acesso à prática desportiva, implementando para isso, um conjunto de diretrizes que vão de encontro às necessidades mais prementes do tecido associativo desportivo concelhio. Tags:

desporto

minho

vizela

CÂMARA MUNICIPAL DE VIZELA DOA HOSPITAL DE CAMPANHA PARA APOIAR UCRÂNIA Carlos Gomes

Carlos Gomes 07.03.22 A Câmara Municipal de Vizela tem vindo a acompanhar a trágica situação de conflito que se vive na Ucrânia. Perante o atentado ao direito internacional e a esta tragédia humanitária com repercussões imprevisíveis, a Câmara Municipal de Vizela não poderia deixar de manifestar a sua preocupação e tristeza, mas também a disponibilidade para ajudar. Assim, e na defesa dos valores da paz, solidariedade e de humanidade, a Câmara Municipal manifesta total solidariedade com o povo ucraniano, através da doação de um Hospital de Campanha, do qual faz parte integrante os seguintes artigos: 60 camas

60 colchões

60 cobertores

60 edredons

60 jogos de lençóis

60 colchas

60 almofadas

120 toalhas de felpo

4 Cadeiras Hospitalares (banho e sanitária)

50 termómetros

1 frigorifico vertical

1 arca congeladora

6 pios lava-mãos portáteis

5000 máscaras cirúrgicas

20 000 máscaras comunitárias certificadas

7500 litros de água engarrafada

100 litros álcool

200 litros de álcool gel

6 litros de betadine

2000 compressas

200 mt de adesivo

50 embalagens de algodão

1000 pares de luvas

600 batas descartáveis Atendendo à especificidade do equipamento a transportar, este hospital de campanha será remetido para a Polónio, sendo que a Câmara Municipal estabeleceu contactos com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e com as embaixadas portuguesas na Polónia e na Ucrânia. De destacar que o equipamento a ser transportado é distinto das doações que têm sido efetuadas no âmbito das várias campanhas de apoio humanitário em curso, pelo que a entrega será articulada entre o Governo Português, as embaixadas e as entidades polacas responsáveis pelas campanhas de solidariedade. A Câmara Municipal realça o apoio das empresas vizelenses, que reponderam afirmativamente a esta causa, agradecendo o contributo fundamental das mesmas para o sucesso desta iniciativa, sendo elas: POLOPIQUE, COMÉRCIO E INDUSTRIA DE CONFEÇÕES S.A.

LASA, ARMANDO DA SILVA ANTUNES, SA.

MUNDOTEXTIL - INDÚSTRIAS TÊXTEIS, S.A.

INDÚSTRIA TÊXTIL SRA. DA TOCHA, LDA

LANDINTEX, FELPOS, LDA.

FEMA - TRANSPORTES EXPRESS & LOGISTICS

ÁGUAS S. MARTINHO

TOP ETIQUETAS

BIOLINHO, TEXTEIS LAR LDA Trata-se de uma viagem de sensivelmente três dias, num camião TIR conduzido em alternância por dois motoristas, num percurso de cerca de 3200 km, transporte que será assegurado pela empresa de transportes vizelense FEMA - Transportes Express & Logistics, em colaboração com a Câmara Municipal. A Câmara Municipal associa-se assim a esta causa humanitária, demonstrando a sua total solidariedade com o povo ucraniano nesta situação de conflito que estão a viver no seu país. Tags:

minho

ucrânia

vizela

VIZELA: SEMANA MUNICIPAL DA LEITURA DE 7 A 11 DE MARÇO Carlos Gomes

Carlos Gomes 02.03.22 A Câmara Municipal de Vizela, através da Biblioteca Municipal vai promover a Semana Municipal da Leitura de 7 a 11 de março em parceria com os Agrupamentos e a Rede de Bibliotecas Escolares, com uma vasta série de iniciativas para a promoção do livro, da leitura e da escrita. A abertura oficial da iniciativa terá lugar no dia 7 de março, às 14.00h, no auditório Luis Lopes Guimarães, seguindo-se a Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura. Assim, de 7 a 11 de março, a Semana Municipal da Leitura apresenta um programa envolvendo alunos, professores e comunidade em geral, com atividades diversas, como encontros com escritores, contadores de histórias, leituras, teatro, entre outros. Este ano, o mote da Semana Municipal da Leitura são as Alianças, uma vez que se assinalam os 650 anos do Tratado de Tagilde. O objetivo principal desta semana, é sempre dar visibilidade à leitura e à escrita, como preponderantes nos percursos de vida dos cidadãos. Assim, e cumprindo a premissa deste Executivo de que a Educação é o Futuro, a Câmara Municipal irá privilegiar esta vertente, promovendo e operacionalizando medidas de desenvolvimento da educação, tomando este aspeto como determinante na qualificação e competitividade futura das gerações vindouras no Concelho. Tags:

minho

vizela

marcar artigo