Identidade Visual: 4TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON HIGHER EDUCATION MARKETING

01-09-2019
marcar artigo


2 de Abril, 2009 - Universidade do Minho - Guimarães - PortugalRealizou-se durante os dias 01 e 03 de Abril no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, o 4º Congresso Internacional "On Higher Education Marketing", promovido pela Universidade do Minho. Paralelamente realizaram-se diversas conferências sobre a temática do Marketing e um Workshop "On Higher Education Marketing-Trends in Global Competitiveness on Design Higher Education".Este evento contou com a presença de Paul Gibbs (Middlesex University-UK), Henrique Cayatte (Presidente do Centro Português de Design), Antoni Remesar (Universidade de Barcelona), Teresa Novais (Ordem dos Arquitectos) e Rosemary Stamp (Stamp Consulting Ltd, UK) como "Key note Speakers".Foram abordados diversos temas relacionados com os novos paradigmas das Instituições de Ensino Superior (Processo de Bolonha, Competitividade, comunicação e marketing, programas de mobilidade, metodologias e investigação em Design, Branding, Globalização e os novos modelos de comunicação nas Universidades Públicas Portuguesas).Foi no Workshop "On Higher Education Marketing-Trends in Global Competitiveness on Design Higher Education", que se discutiu a importância do Design e da investigação nesta área, para o desenvolvimento, inovação e competitividade destas Instituições.António Cunha (Escola de Engenharia da Universidade do Minho) reforçou a ideia de "trazer o Design para a Agenda", enquanto que Antoni Remesar incidiu a sua comunicação nas diferenças entre o Design para os serviços e o Design para os Produtos Industriais e nas diferenças dos (Cidadãos-Users-Consumidores). De facto esta ideia de Remesar reforça a nossa reflexão sobre o modo como o Design é desenvolvido e sobretudo gerido nas Instituições de Ensino Superior Público Nacionais. Um usuário tem um papel diferente de um consumidor de produtos - um usuário têm direitos enquanto cidadão. Posteriormente Henrique Cayatte abordou os temas relacionados com a problemática da educação e do ensino na sociedade contemporânea, o Sistema de Bolonha e os comportamentos cruzados das diferentes Instituições de Ensino Superior na adequação dos seus cursos.Foi a partir destas participações que se deu início às apresentações dos diversos papers apresentados para esta conferência. Rrepresentações da Universidade do Minho, Instituto Politécnico do Cávado e Ave, da Universidade Aberta e da Universidade do Algarve através do nosso paper intitulado: "European Staff Mobility Program: An Empirical experience in Communication Design", relatando a nossa experiência na Belarus State University durante o mês de Novembro de 2008 em Minsk.Download do paper>>


2 de Abril, 2009 - Universidade do Minho - Guimarães - PortugalRealizou-se durante os dias 01 e 03 de Abril no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, o 4º Congresso Internacional "On Higher Education Marketing", promovido pela Universidade do Minho. Paralelamente realizaram-se diversas conferências sobre a temática do Marketing e um Workshop "On Higher Education Marketing-Trends in Global Competitiveness on Design Higher Education".Este evento contou com a presença de Paul Gibbs (Middlesex University-UK), Henrique Cayatte (Presidente do Centro Português de Design), Antoni Remesar (Universidade de Barcelona), Teresa Novais (Ordem dos Arquitectos) e Rosemary Stamp (Stamp Consulting Ltd, UK) como "Key note Speakers".Foram abordados diversos temas relacionados com os novos paradigmas das Instituições de Ensino Superior (Processo de Bolonha, Competitividade, comunicação e marketing, programas de mobilidade, metodologias e investigação em Design, Branding, Globalização e os novos modelos de comunicação nas Universidades Públicas Portuguesas).Foi no Workshop "On Higher Education Marketing-Trends in Global Competitiveness on Design Higher Education", que se discutiu a importância do Design e da investigação nesta área, para o desenvolvimento, inovação e competitividade destas Instituições.António Cunha (Escola de Engenharia da Universidade do Minho) reforçou a ideia de "trazer o Design para a Agenda", enquanto que Antoni Remesar incidiu a sua comunicação nas diferenças entre o Design para os serviços e o Design para os Produtos Industriais e nas diferenças dos (Cidadãos-Users-Consumidores). De facto esta ideia de Remesar reforça a nossa reflexão sobre o modo como o Design é desenvolvido e sobretudo gerido nas Instituições de Ensino Superior Público Nacionais. Um usuário tem um papel diferente de um consumidor de produtos - um usuário têm direitos enquanto cidadão. Posteriormente Henrique Cayatte abordou os temas relacionados com a problemática da educação e do ensino na sociedade contemporânea, o Sistema de Bolonha e os comportamentos cruzados das diferentes Instituições de Ensino Superior na adequação dos seus cursos.Foi a partir destas participações que se deu início às apresentações dos diversos papers apresentados para esta conferência. Rrepresentações da Universidade do Minho, Instituto Politécnico do Cávado e Ave, da Universidade Aberta e da Universidade do Algarve através do nosso paper intitulado: "European Staff Mobility Program: An Empirical experience in Communication Design", relatando a nossa experiência na Belarus State University durante o mês de Novembro de 2008 em Minsk.Download do paper>>

marcar artigo