E este, car@s Camaradas, é o nosso primeiro Jornal em Poadcast!
O nosso primeiro Poadcast!
Sexta-feira, 27 de Novembro
14.30h – Conferência de Imprensa na Sede da Federação
15.15h – Visita às novas instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja, acompanhados pelo director e estudantes
15.45h – Encontro com a Presidência do Instituto Politécnico de Beja
16.30h - Encontro com Jorge Pulido Valente, Presidente da Câmara Municipal de Beja
17.15h – Conversa no histórico café Luís da Rocha, com Eng. Loução Presidente da Concelhia do PS Beja, General Manuel Monge Governador Civil do Distrito de Beja e deputados eleitos no Distrito
18.30h - Recepção da Comitiva nos Paços de Concelho de Aljustrel com Nelson Brito, Ex- Dirigente da JS e actual Presidente da Câmara Municipal
20.00h – Jantar em Aljustrel
Sábado, 28 de Novembro
10.30h – Lançamento da Concelhia da JS Serpa
12.00h – Visita a Mértola com, Jorge Rosa Presidente da Câmara Municipal
12.30h – Almoço na zona histórica de Mértola, com a Concelhia da JS e do PS Mértola
15.00h – Visita a Ourique com a concelhia da JS e Pedro do Carmo, ex-dirigente da JS e Presidente da Câmara Municipal
16.00h – Encontro com Ângelo Nobre da JS Ourique e Presidente da Junta de Freguesia da Conceição
18.30h – Visita à Freguesia de Alfundão, com Vice-presidente Pedro Barroso da JS Ferreira do Alentejo
21.00h – Jantar Festa do PS Cuba, com intervenção do Secretário-geral Duarte Cordeiro
23.30h – Festa JS no bar ZION CLUB em Beja
Domingo, 29 de Novembro
11.00h – Visita á foz do Rio Mira, com a Concelhia da JS Odemira
12.30h – Encontro com a Concelhia do PS de Odemira
13.30h – Almoço em Vila Nova de Milfontes, com JS Odemira, PS Odemira e José Alberto Guerreiro Presidente da Câmara Municipal de Odemira
Encerramento da Semana Federativa do Bx
Na minha estreia neste blogue evitar falar sobre cultura seria impensável para mim. Porque nunca desisti e porque nunca tive dúvidas das potencialidades deste sector, fui contribuindo aqui e ali com paixão e algum devaneio, mas sempre com responsabilidade e com os pés bem assentes na terra. Não basta defendermos as nossas posições se não tivermos a certeza se as mesmas fazem sentido, se as mesmas são prioritárias e quando é o momento certo para as sustentar. Fui escrevendo, fui lendo, fui estando atenta e sabia que era chegado o momento. Sempre me debati e sempre defendi que a cultura era uma área potencial e predominante no desenvolvimento das sociedades a diversos níveis. Sempre considerei o sector cultural um sector estratégico, porque ao mesmo tempo que contribui para o crescimento e enriquecimento do indivíduo, traz benefícios económicos para as cidades. Com uma aposta efectiva neste sector, voltada para os cidadãos, mas, também, para os agentes culturais seria possível dar aos portugueses aquilo que de melhor eles podem ter que é qualidade de vida. Assim cumpriríamos, mais uma vez, o desígnio – desenvolvimento sustentável – que tanto tem caracterizado a actuação do nosso governo através das suas políticas progressistas, no sentido de repensar o presente permitindo às gerações futuras uma melhor qualidade de vida.
Penso que foi chegado o momento do sector cultural se afirmar numa altura em que a Crise imposta afecta, inevitavelmente, o nosso pais. Foi com prazer que ouvi, ontem, no Fórum Novas Fronteiras, no Porto, o secretário-geral do nosso partido afirmar, que à semelhança da "aposta do Governo no conhecimento, na ciência, na tecnologia e na inovação" ao longo deste mandato, a Cultura deve ser agora "uma prioridade", e que pretende "valorizar o que é hoje um elemento essencial na dinâmica do país" e "na dinâmica económica", como também "para o enriquecimento individual" dos indivíduos.
Uma política cultural consertada deve estar voltada, em primeiro lugar, para a educação e sensibilização dos jovens para a cultura. O meu contributo pretende seguir essa linha de pensamento. Defendo, por isso, a criação de um cartão cultural que funcionasse de acordo com o actual cartão jovem “Euro 26” e que permitisse aos jovens o acesso gratuito e/ou descontos em espaços culturais diversos, como monumentos, museus, galerias e descontos em espectáculos performativos, entre outros. Com esta medida cumpríamos objectivos distintos: educar para a cultura, aproximar os jovens dos conteúdos artísticos e culturais e, por último, reforçar a identidade e a memória que a nossa herança cultural permite de tão rica que é.
Termino desejando a este blogue e a toda a equipa do Jovem Socialista o continuar do excelente trabalho que têm desenvolvido em prol de algo importante e que nos mobiliza a todos que é o amor à camisola.
Ana Leite
[Também publicado em http://politicacomcausas.com/]
Uma sociedade economicamente sustentável necessita de ter obrigatoriamente um Estado moderno, equilibrado financeiramente, que providencie uma rede social para os mais carenciados, que promova a igualdade de oportunidades, mas que ao mesmo tempo seja impulsionador estratégico de investimento público e privado. Por outro lado, não há desenvolvimento económico sem um tecido empresarial competitivo, que crie riqueza e emprego, com capacidade para crescer e se regenerar todos os dias.
Temos hoje milhares de jovens a terminar a sua formação, que em breve incorporarão a crescente população activa nos Açores. Estes jovens, na sua totalidade, terão dificuldades, em ser absorvidos pelo nosso mercado de trabalho por diversos motivos. Em primeiro lugar pelo facto do sector público estar a aumentar a sua produtividade e a instalar uma política de rigor ao nível do controle das suas despesas, pelo que a margem para a contratualização de novos quadros será muito reduzida. Em segundo lugar, devido à crise económica internacional, o tecido empresarial açoriano tem sentido algumas dificuldades que obrigam, também a uma reestruturação que implicará, certamente, uma contenção de custos e de contratação de novos postos de trabalho.
Uma das soluções preconizadas pela Juventude Socialista tem a ver com o desenvolvimento da capacidade empreendedora da nossa população e pelo reforço dos programas existentes de apoio ao empreendedorismo. De forma a que os jovens criem o seu próprio emprego ou façam uma pequena empresa com sucesso.
As escolas devem ter neste campo um papel fundamental. A criação de uma cultura de aproveitamento de ideias novas e de saber lidar com risco devem ser incutidas nos adolescentes e crianças, para que as próximas gerações tenham melhores instrumentos para enfrentar a vida activa.
Ao nível dos instrumentos já existentes, como o Gabinete do Empreendedor e o Programa Empreende Jovem, para além do mérito e qualidade dos mesmos, penso que devem ser feitos pequenos ajustamentos para os adequar à actual conjuntura. Ao nível do Gabinete do Empreendedor deve ser feito o reforço da sua acção de promoção do empreendedorismo, nomeadamente, junto das escolas, escolas profissionais, base de dados de estudantes açorianos do universitário e politécnico, associações juvenis e câmaras de comércio. Deve ser criado também a figura do Gestor de Processo, cuja função é ser um desburocratizador e facilitador de todos os processos que estão inerentes à criação de uma empresa, desde a ideia inicial até ao negócio.
No programa Empreende Jovem, na minha opinião, devem continuar a ser feitos todos os esforços para desburocratizar e agilizar os processos de candidatura, sendo que devemos, por um lado, abrir os critérios de candidatura a jovens com outro tipo de qualificações que não sejam exclusivamente a formação profissional ou formação superior. Por outro lado, penso que devemos reflectir, se não devemos alargar o âmbito dos projectos apoiados, para mais áreas que se coadunem com a maioria da formação dos nossos jovens.
Numa altura de uma tão forte crise internacional não basta falar de desemprego para que ele desapareça. É preciso falar a verdade e ser sério nas propostas que fazemos. Não se pode pedir baixas de impostos e pedir que o Governo adjudique mais obras, seria intelectualmente desonesto. É preciso sim, imaginação e coragem. Foi isso que o PS e a JS teve e fez. Fica aqui o meu contributo.
Por Francisco César, presidente da Comissão Nacional da JS, no Diário dos Açores de 3 de Julho.
Decorreu no passado fim-de-semana, na ilha Terceira, o IX Congresso Regional da Juventude da Juventude Socialista/Açores. Terminei, por limite de idade, de 30 anos, todas as funções que exercia na organização regional que servi durante mais de 16 anos. Numa altura em que o alheamento dos jovens da política está no centro das atenções dos media e em que alguns pseudo-intelectuais defendem o fim das juventudes partidárias, tenho reflectido com algum cuidado o papel da Juventude Socialista na sociedade portuguesa. A história da Juventude Socialista está intimamente ligada à da Democracia portuguesa. A JS esteve presente nas lutas pela liberdade em 1975, foi líder na defesa de um ensino superior universal e gratuito, participou no combate por um sistema nacional de saúde universal e gratuito, foi a primeira a sair em defesa das mulheres que optassem por interromper as suas gravidezes, de uma forma voluntária, defendendo que elas não deviam ir para a cadeia. Foi a JS que propôs programas de mobilidade dos jovens como o cartão jovem ou o cartão interjovem, foi proponente da criação do estatuto trabalhador-estudante, defendeu nos anos 80 a aposta na formação profissional, propôs a criação da primeira lei do associativismo juvenil e estudantil, defendeu o credito à habitação bonificado e o arrendamento jovem, tem defendido o fim dos estágios remunerados, foi proponente do fim do serviço militar obrigatório, propôs que os toxicodependentes fossem tratados como doentes e não como criminosos e foi a primeira organização de índole partidária a propor a legalização do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. São estas algumas das propostas da JS, em quase 35 anos de história. Nunca esta organização se propôs falar apenas de medidas específicas para juventude. O seu propósito foi e é sempre dar uma visão jovem e ideológica sobre todos os aspectos da nossa sociedade, quer estejamos a falar de emprego, de ambiente, de habitação ou de direitos humanos. A JS esteve sempre presente em todos os grandes desafios da democracia portuguesa, nunca foi indiferente, nunca foi abstencionista, foi sempre irreverente, foi sempre de esquerda. Nota: Parabéns ao Berto Messias e a todos os novos eleitos para os órgãos regionais da Juventude Socialista. Faço votos de que desenvolvam um bom trabalho nos próximos dois anos. Por Francisco César, presidente da Comissão Nacional da JS, no Diário dos Açores de 18 de Junho.
Carlos Candal, fundador do Partido Socialista.
Obrigado!
A JSD acusou a Juventude Socialista de plágio e falta de seriedade na política referindo que a JS tinha plagiado a JSD ao apelar ao Erasmus para todos.
Facilmente se comprova que a JSD faltou à verdade e que teve o comportamento de pouca seriedade que acusa os outros.
A proposta de “Erasmus para tod@s” surge publicamente da ECOSY, Organização Europeia das Juventudes Socialistas, em 14 de Fevereiro de 2009. Nesta data todas as organizações membros da ECOSY, incluindo a JS, participam no lançamento da petição “Universal Erasmus”, www.universalerasmus.eu , que tem como objectivo reforçar os apoios financeiros a todos os programas de mobilidade, em especial ao Erasmus, para que todos os jovens independentemente das suas condições sociais de origens possam participar e beneficiar desses programas.
Pelo que percebemos a proposta da JSD trata-se de reformular um programa existente que se chama Leornardo Da Vinci, utilizando um nome de um programa já existente, ao nível nacional da AICEP, chamado “Vasco da Gama”.
Não só as preocupações da JS e da JSD são manifestamente diferentes como facilmente se comprova a origem da proposta da JS, a sua data e a sua finalidade.
Deve ser esta a Política de Verdade do PSD e da JSD.
Duarte Cordeiro
Secretário-Geral da JS
A JS irá organizar um Campus subordinado ao tema da Europa, a decorrer no dia 9 de Maio.
O Campus JS Europa irá decorrer entre as 10h30 e as 21h de sábado, dia 9 de Maio com os seguintes painéis:
Portugal e a Europa: 3 décadas de adesão
Políticas Europeias de Igualdade
Nós Europeus - Manifesto Europeias 2009
Europa e Crescimento Europeu: o combate à crise internacional
No fim, será realizado o jantar encerramento. Vê a notícia aqui e como te podes inscrever.
A Federação Distrital de Castelo Branco e a Concelhia da Covilhã da Juventude Socialista (JS) promovem o “Fórum Desafios Regionais” na próxima sexta-feira, 8 de Maio, pelas 21h no auditório da Associação Mutualista da Covilhã (Rua Capitão João de Almeida).
Esta iniciativa, que tem a colaboração da Comissão Política Concelhia da Covilhã do Partido Socialista (PS), pretende discutir as estratégias de desenvolvimento para a Beira Interior. Neste sentido, pretende-se introduzir o debate sobre o combate às assimetrias regionais, descentralização das competências do Estado e políticas sustentáveis de crescimento para o concelho da Covilhã e distrito de Castelo Branco. Por outro lado, a Juventude Socialista irá nesta iniciativa apresentar algumas das suas propostas para o Plano Distrital de Juventude.
Nesta iniciativa teremos os seguintes oradores:
- Prof. Doutor João Ferrão, Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades;
- Prof. Doutor Pires Manso, Professor Catedrático da Universidade da Beira Interior e Coordenador do Observatório de Desenvolvimento Económico e Social da Beira Interior;
- Vítor Pereira, Deputado do PS à Assembleia da República;
- Miguel Nascimento, Presidente da Comissão Política Concelhia do PS da Covilhã;
- Artur Patuleia, Presidente da Federação Distrital de Castelo Branco da JS;
Moderação: Romeu Afonso, Coordenador da Concelhia da Covilhã da JS;
A iniciativa terá lugar no Auditório da Associação de Socorros Mútuos da Covilhã (Rua Capitão João de Almeida) na próxima sexta-feira, 8 de Maio, pelas 21h.
Para mais informações, estamos disponíveis através dos seguintes contactos:
Artur Patuleia - 967804984
Romeu Afonso - 964208498/961582428
30 de Abril – Faculdade de Economia da Universidade do Porto – 11h00
Vital Moreira, cabeça de lista do Partido Socialista às próximas eleições europeias, vai estar na Faculdade de Economia da Universidade do Porto para apresentar e discutir ideias sobre a Europa numa sessão pública dirigida a estudantes universitários.
Este encontro conta com a participação de Fernando Medina, dirigente nacional do PS e actual secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, e decorrerá amanhã, a partir das 11h00, numa iniciativa inserida nas actividades que o Partido Socialista e a Juventude Socialista estão a desenvolver para dar a conhecer as ideias base que serão incluídas no programa de candidatura “Nós, Europeus” de Vital Moreira.
25 de Abril – 35 Anos de Democracia e de Liberdade é tema de concurso escolar
Durante o mês de Abril, a Federação Distrital de Leiria da Juventude Socialista encontra-se a dinamizar junto da comunidade escolar um Concurso Escolar, de âmbito distrital, subordinado ao tema “25 de Abril – 35 Anos de Democracia e de Liberdade”, iniciativa inserida no Programa de comemorações do 35º Aniversário do 25 de Abril que esta estrutura política de juventude se encontra a desenvolver.
Festa da Juventude 2009. Uma actividade que irá contar com o contríbuto da Juventude Socialista de Torres Vedras e que terão as seguintes actividades:
30 de Abril - Quinta-feira
21h30 Debate / Sessão de esclarecimento “A Política para a Juventude”
Esclarecer os jovens sobre as diferentes ideologias políticas subjacentes às Juventudes partidárias.
Juventudes partidárias representadas: BE, JCP,JP,JS e JSD.
Moderação – representante do Instituto Português da Juventude
Local: Screen Café
Org.: Juventudes Partidárias - Comissão Municipal da Juventude
5 de Maio - Terça-feira
10h00 às 12h00 : Espectáculo de teatro debate “ Nem muito simples …nem demasiado complicado”
Conjunto de sete pequenas histórias, relacionadas com a temática da sexualidade e representadas por dois actores que encarnaram em cada uma, situação personagens diferentes. Um animador apresenta o espectáculo e dinamiza o debate final.
Iniciativa inserida no programa Cuida-te, promovido pelo Instituto Português da Juventude
Local: Tuna Comercial Torreense
Inscrições: Telf. 261320711/760 - Sector da Juventude
Inscrições limitadas – 80 participantes - 3º ciclo e ensino secundário
Org.: Juventude Socialista
Moção de Saudação à Criação do Regime de Aplicação da Educação Sexual em Meio Escolar
Podes ainda lêr a entrevista do nosso camarada Pedro Nuno Santos ao Acção Socialista.
www.socrates09.pt
Começa hoje, com a presença do Secretário-Geral da Juventude Socialista, Duarte Cordeiro, mais uma semana federativa, desta vez no Porto e durará até sexta-feira!
Participa!
Adenda:
"A Federação Distrital da JS/Porto, em articulação com a Direcção Nacional da JS, organizará a sua Semana Federativa entre os próximos dias 27 de Abril e 1 de Maio. Para além do Secretário-Geral da JS, contaremos com a presença do Presidente da Federação Distrital do PS/Porto, bem como de vários deputados do PS eleitos pelo distrito.
Ao longo de toda a semana teremos um intenso programa que permitirá o envolvimento activo de todos os militantes e que pode ser consultado em http://jsdistritalporto.freehostia.com/notas_imprensa/56sfprograma.pdf .
Informações complementares sobre a Semana Federativa serão colocadas no nosso site nos próximos dias e quaisquer contactos adicionais podem ser direccionados para 91 977 42 66 / nunoaraujo@jsdistritalporto.org ."
Tivemos a oportunidade de transmitir também aqui, entre as 17 e as 18 horas, a emissão em directo online da sessão de respostas a perguntas realizadas pelos cidadãos através de vídeo por parte de José Sócrates, no âmbito do Movimento Sócrates 2009 - www.socrates2009.pt.
Sede Nacional da Juventude Socialista
Morada
Rua Rodrigo da Fonseca nº 24, 1º dtº
1250-193 Lisboa
Portugal
Telemóveis: 917 199 600 / 966 897 477
Telefones: 213 712 306 / 213 712 309
Fax: 213 861 440
Endereço de Correio Electrónico Geral:
Endereço de Correio Electrónico do Jovem Socialista:
editado por Jovem Socialista Online em 06/05/2009 às 18:00comentar Jovem Socialista às 11:17 |editado por Jovem Socialista Online em 06/05/2009 às 18:00 link do post
O blogue do Jovem Socialista - Órgão Oficial da Juventude Socialista - é um espaço de debate e de discussão cuja responsabilidade de gestão de conteúdos está entregue à equipa do órgão oficial da JS. Aqui participam além dos membros da Equipa do Jovem Socialista, o Secretário-Geral e os restantes membros do Secretariado Nacional da JS.
Equipa do Jovem Socialista
TIAGO GONÇALVES Director do Jovem
Socialista LUÍS PEREIRA Director-Adjunto ANA CATARINA AIDOS ANDRÉ PINOTES BATISTA DAVID ERLICH GUIDO TELES JOÃO CORREIA MARIANA MOUZINHO RODRIGO CATRAU RUI MOREIRA VANESSA NETO Marta Pereira
Secretário-Geral, Secretário-Geral Adjunto e Coordenador da Área Política da JS
DUARTE CORDEIRO
Secretário-Geral PEDRO VAZ Secretário-Geral Adjunto PEDRO ALVES Coordenador da Área Política
Membros e Inerentes do Secretariado Nacional da JS
ANTÓNIA ALVES pelouro das Autarquias Locais, Regionalização & Interioridade
ANTÓNIO FANTASIA pelouro da Emancipação Jovem e do Empreendedorismo
ARTUR PATULEIA pelouro do Ambiente e Energia
BRUNO JULIÃO pelouro do Ambiente e
Energia CÉLIA PESSEGUEIRO pelouro dos Assuntos Europeus CLÁUDIA FERREIRA pelouro da Igualdade DIOGO LEÃO pelouro do Ensino Superior
FERNANDO MORGADO pelouro das Autarquias Locais, Regionalização & Interioridade HUGO COSTA pelouro da Emancipação Jovem e do Empreendedorismo JOÃO TORRES pelouro do Ensino Superior
LUÍS SÁ pelouro da Organização MAFALDA SERRASQUEIRO pelouro dos Assuntos Europeus MARCO GÓIS pelouro das Autarquias Locais, Regionalização & Interioridade MARIA INÊS MAURÍCIO pelouro das Autarquias Locais, Regionalização & Interioridade NUNO VIEIRA pelouro da Educação
PEDRO SOUSA pelouro da Emancipação Jovem e do Empreendedorismo RAFAELA TEIXEIRA pelouro da Educação
RICARDO LINO pelouro da Cidadania e Participação Política RITA LEÃO pelouro da Organização RITA PEREIRA pelouro da Igualdade RUI DUARTE pelouro da Cidadania e Participação Política TIAGO BARBOSA RIBEIRO pelouro da Igualdade
DANIEL BASTOS presidente da direcção da ANJAS - Associação Nacional de Jovens Autarcas Socialistas PEDRO SILVEIRA coordenador académico nacional da ONESES - Org. Nac. de Estudantes Socialistas do Ensino Superior
Antes de mais, a Juventude Socialista dá as boas-vindas a todos aqueles que visitam este espaço! A JS, que por excelência sempre foi um fórum de debate, de troca de ideias e de política de juventude, está como sempre atenta a novos meios de comunicação e a novas tecnologias. A blogosfera, apesar de não ser um fenómeno recente, que tem contado com uma crescente importância, permite quase em tempo "real" um espaço de reflexão, e é uma aposta neste sentido: aprimorar a comunicação. Esta foi uma promessa do nosso Secretário Geral da Juventude Socialista, Duarte Cordeiro, que agora é realidade. Existindo já o Jovem Socialista, Órgão Oficial de Comunicação da Juventude Socialista, nasce uma nova equipa, que, em colaboração com o Secretariado Nacional e restantes membros da equipa redactorial do Jovem Socialista, irá gerir este espaço online, o Blog do Jovem Socialista.
Como espaço de debate, como já foi acima referido, importa dizer que estamos abertos a qualquer participação. Aliás, é com a participação de todos, que o blog Jovem Socialista pode ser um espaço de sucesso e de importância a nível da blogosfera, dando ainda mais visibilidade à Juventude Socialista.
O nosso objectivo é claro: participação, intervenção, excelência de opinião.Esperamos que gostes.
Os melhores cumprimentos,
A Equipa do Jovem Socialista
Categorias
Entidades
E este, car@s Camaradas, é o nosso primeiro Jornal em Poadcast!
O nosso primeiro Poadcast!
Sexta-feira, 27 de Novembro
14.30h – Conferência de Imprensa na Sede da Federação
15.15h – Visita às novas instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja, acompanhados pelo director e estudantes
15.45h – Encontro com a Presidência do Instituto Politécnico de Beja
16.30h - Encontro com Jorge Pulido Valente, Presidente da Câmara Municipal de Beja
17.15h – Conversa no histórico café Luís da Rocha, com Eng. Loução Presidente da Concelhia do PS Beja, General Manuel Monge Governador Civil do Distrito de Beja e deputados eleitos no Distrito
18.30h - Recepção da Comitiva nos Paços de Concelho de Aljustrel com Nelson Brito, Ex- Dirigente da JS e actual Presidente da Câmara Municipal
20.00h – Jantar em Aljustrel
Sábado, 28 de Novembro
10.30h – Lançamento da Concelhia da JS Serpa
12.00h – Visita a Mértola com, Jorge Rosa Presidente da Câmara Municipal
12.30h – Almoço na zona histórica de Mértola, com a Concelhia da JS e do PS Mértola
15.00h – Visita a Ourique com a concelhia da JS e Pedro do Carmo, ex-dirigente da JS e Presidente da Câmara Municipal
16.00h – Encontro com Ângelo Nobre da JS Ourique e Presidente da Junta de Freguesia da Conceição
18.30h – Visita à Freguesia de Alfundão, com Vice-presidente Pedro Barroso da JS Ferreira do Alentejo
21.00h – Jantar Festa do PS Cuba, com intervenção do Secretário-geral Duarte Cordeiro
23.30h – Festa JS no bar ZION CLUB em Beja
Domingo, 29 de Novembro
11.00h – Visita á foz do Rio Mira, com a Concelhia da JS Odemira
12.30h – Encontro com a Concelhia do PS de Odemira
13.30h – Almoço em Vila Nova de Milfontes, com JS Odemira, PS Odemira e José Alberto Guerreiro Presidente da Câmara Municipal de Odemira
Encerramento da Semana Federativa do Bx
Na minha estreia neste blogue evitar falar sobre cultura seria impensável para mim. Porque nunca desisti e porque nunca tive dúvidas das potencialidades deste sector, fui contribuindo aqui e ali com paixão e algum devaneio, mas sempre com responsabilidade e com os pés bem assentes na terra. Não basta defendermos as nossas posições se não tivermos a certeza se as mesmas fazem sentido, se as mesmas são prioritárias e quando é o momento certo para as sustentar. Fui escrevendo, fui lendo, fui estando atenta e sabia que era chegado o momento. Sempre me debati e sempre defendi que a cultura era uma área potencial e predominante no desenvolvimento das sociedades a diversos níveis. Sempre considerei o sector cultural um sector estratégico, porque ao mesmo tempo que contribui para o crescimento e enriquecimento do indivíduo, traz benefícios económicos para as cidades. Com uma aposta efectiva neste sector, voltada para os cidadãos, mas, também, para os agentes culturais seria possível dar aos portugueses aquilo que de melhor eles podem ter que é qualidade de vida. Assim cumpriríamos, mais uma vez, o desígnio – desenvolvimento sustentável – que tanto tem caracterizado a actuação do nosso governo através das suas políticas progressistas, no sentido de repensar o presente permitindo às gerações futuras uma melhor qualidade de vida.
Penso que foi chegado o momento do sector cultural se afirmar numa altura em que a Crise imposta afecta, inevitavelmente, o nosso pais. Foi com prazer que ouvi, ontem, no Fórum Novas Fronteiras, no Porto, o secretário-geral do nosso partido afirmar, que à semelhança da "aposta do Governo no conhecimento, na ciência, na tecnologia e na inovação" ao longo deste mandato, a Cultura deve ser agora "uma prioridade", e que pretende "valorizar o que é hoje um elemento essencial na dinâmica do país" e "na dinâmica económica", como também "para o enriquecimento individual" dos indivíduos.
Uma política cultural consertada deve estar voltada, em primeiro lugar, para a educação e sensibilização dos jovens para a cultura. O meu contributo pretende seguir essa linha de pensamento. Defendo, por isso, a criação de um cartão cultural que funcionasse de acordo com o actual cartão jovem “Euro 26” e que permitisse aos jovens o acesso gratuito e/ou descontos em espaços culturais diversos, como monumentos, museus, galerias e descontos em espectáculos performativos, entre outros. Com esta medida cumpríamos objectivos distintos: educar para a cultura, aproximar os jovens dos conteúdos artísticos e culturais e, por último, reforçar a identidade e a memória que a nossa herança cultural permite de tão rica que é.
Termino desejando a este blogue e a toda a equipa do Jovem Socialista o continuar do excelente trabalho que têm desenvolvido em prol de algo importante e que nos mobiliza a todos que é o amor à camisola.
Ana Leite
[Também publicado em http://politicacomcausas.com/]
Uma sociedade economicamente sustentável necessita de ter obrigatoriamente um Estado moderno, equilibrado financeiramente, que providencie uma rede social para os mais carenciados, que promova a igualdade de oportunidades, mas que ao mesmo tempo seja impulsionador estratégico de investimento público e privado. Por outro lado, não há desenvolvimento económico sem um tecido empresarial competitivo, que crie riqueza e emprego, com capacidade para crescer e se regenerar todos os dias.
Temos hoje milhares de jovens a terminar a sua formação, que em breve incorporarão a crescente população activa nos Açores. Estes jovens, na sua totalidade, terão dificuldades, em ser absorvidos pelo nosso mercado de trabalho por diversos motivos. Em primeiro lugar pelo facto do sector público estar a aumentar a sua produtividade e a instalar uma política de rigor ao nível do controle das suas despesas, pelo que a margem para a contratualização de novos quadros será muito reduzida. Em segundo lugar, devido à crise económica internacional, o tecido empresarial açoriano tem sentido algumas dificuldades que obrigam, também a uma reestruturação que implicará, certamente, uma contenção de custos e de contratação de novos postos de trabalho.
Uma das soluções preconizadas pela Juventude Socialista tem a ver com o desenvolvimento da capacidade empreendedora da nossa população e pelo reforço dos programas existentes de apoio ao empreendedorismo. De forma a que os jovens criem o seu próprio emprego ou façam uma pequena empresa com sucesso.
As escolas devem ter neste campo um papel fundamental. A criação de uma cultura de aproveitamento de ideias novas e de saber lidar com risco devem ser incutidas nos adolescentes e crianças, para que as próximas gerações tenham melhores instrumentos para enfrentar a vida activa.
Ao nível dos instrumentos já existentes, como o Gabinete do Empreendedor e o Programa Empreende Jovem, para além do mérito e qualidade dos mesmos, penso que devem ser feitos pequenos ajustamentos para os adequar à actual conjuntura. Ao nível do Gabinete do Empreendedor deve ser feito o reforço da sua acção de promoção do empreendedorismo, nomeadamente, junto das escolas, escolas profissionais, base de dados de estudantes açorianos do universitário e politécnico, associações juvenis e câmaras de comércio. Deve ser criado também a figura do Gestor de Processo, cuja função é ser um desburocratizador e facilitador de todos os processos que estão inerentes à criação de uma empresa, desde a ideia inicial até ao negócio.
No programa Empreende Jovem, na minha opinião, devem continuar a ser feitos todos os esforços para desburocratizar e agilizar os processos de candidatura, sendo que devemos, por um lado, abrir os critérios de candidatura a jovens com outro tipo de qualificações que não sejam exclusivamente a formação profissional ou formação superior. Por outro lado, penso que devemos reflectir, se não devemos alargar o âmbito dos projectos apoiados, para mais áreas que se coadunem com a maioria da formação dos nossos jovens.
Numa altura de uma tão forte crise internacional não basta falar de desemprego para que ele desapareça. É preciso falar a verdade e ser sério nas propostas que fazemos. Não se pode pedir baixas de impostos e pedir que o Governo adjudique mais obras, seria intelectualmente desonesto. É preciso sim, imaginação e coragem. Foi isso que o PS e a JS teve e fez. Fica aqui o meu contributo.
Por Francisco César, presidente da Comissão Nacional da JS, no Diário dos Açores de 3 de Julho.
Decorreu no passado fim-de-semana, na ilha Terceira, o IX Congresso Regional da Juventude da Juventude Socialista/Açores. Terminei, por limite de idade, de 30 anos, todas as funções que exercia na organização regional que servi durante mais de 16 anos. Numa altura em que o alheamento dos jovens da política está no centro das atenções dos media e em que alguns pseudo-intelectuais defendem o fim das juventudes partidárias, tenho reflectido com algum cuidado o papel da Juventude Socialista na sociedade portuguesa. A história da Juventude Socialista está intimamente ligada à da Democracia portuguesa. A JS esteve presente nas lutas pela liberdade em 1975, foi líder na defesa de um ensino superior universal e gratuito, participou no combate por um sistema nacional de saúde universal e gratuito, foi a primeira a sair em defesa das mulheres que optassem por interromper as suas gravidezes, de uma forma voluntária, defendendo que elas não deviam ir para a cadeia. Foi a JS que propôs programas de mobilidade dos jovens como o cartão jovem ou o cartão interjovem, foi proponente da criação do estatuto trabalhador-estudante, defendeu nos anos 80 a aposta na formação profissional, propôs a criação da primeira lei do associativismo juvenil e estudantil, defendeu o credito à habitação bonificado e o arrendamento jovem, tem defendido o fim dos estágios remunerados, foi proponente do fim do serviço militar obrigatório, propôs que os toxicodependentes fossem tratados como doentes e não como criminosos e foi a primeira organização de índole partidária a propor a legalização do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. São estas algumas das propostas da JS, em quase 35 anos de história. Nunca esta organização se propôs falar apenas de medidas específicas para juventude. O seu propósito foi e é sempre dar uma visão jovem e ideológica sobre todos os aspectos da nossa sociedade, quer estejamos a falar de emprego, de ambiente, de habitação ou de direitos humanos. A JS esteve sempre presente em todos os grandes desafios da democracia portuguesa, nunca foi indiferente, nunca foi abstencionista, foi sempre irreverente, foi sempre de esquerda. Nota: Parabéns ao Berto Messias e a todos os novos eleitos para os órgãos regionais da Juventude Socialista. Faço votos de que desenvolvam um bom trabalho nos próximos dois anos. Por Francisco César, presidente da Comissão Nacional da JS, no Diário dos Açores de 18 de Junho.
Carlos Candal, fundador do Partido Socialista.
Obrigado!
A JSD acusou a Juventude Socialista de plágio e falta de seriedade na política referindo que a JS tinha plagiado a JSD ao apelar ao Erasmus para todos.
Facilmente se comprova que a JSD faltou à verdade e que teve o comportamento de pouca seriedade que acusa os outros.
A proposta de “Erasmus para tod@s” surge publicamente da ECOSY, Organização Europeia das Juventudes Socialistas, em 14 de Fevereiro de 2009. Nesta data todas as organizações membros da ECOSY, incluindo a JS, participam no lançamento da petição “Universal Erasmus”, www.universalerasmus.eu , que tem como objectivo reforçar os apoios financeiros a todos os programas de mobilidade, em especial ao Erasmus, para que todos os jovens independentemente das suas condições sociais de origens possam participar e beneficiar desses programas.
Pelo que percebemos a proposta da JSD trata-se de reformular um programa existente que se chama Leornardo Da Vinci, utilizando um nome de um programa já existente, ao nível nacional da AICEP, chamado “Vasco da Gama”.
Não só as preocupações da JS e da JSD são manifestamente diferentes como facilmente se comprova a origem da proposta da JS, a sua data e a sua finalidade.
Deve ser esta a Política de Verdade do PSD e da JSD.
Duarte Cordeiro
Secretário-Geral da JS
A JS irá organizar um Campus subordinado ao tema da Europa, a decorrer no dia 9 de Maio.
O Campus JS Europa irá decorrer entre as 10h30 e as 21h de sábado, dia 9 de Maio com os seguintes painéis:
Portugal e a Europa: 3 décadas de adesão
Políticas Europeias de Igualdade
Nós Europeus - Manifesto Europeias 2009
Europa e Crescimento Europeu: o combate à crise internacional
No fim, será realizado o jantar encerramento. Vê a notícia aqui e como te podes inscrever.
A Federação Distrital de Castelo Branco e a Concelhia da Covilhã da Juventude Socialista (JS) promovem o “Fórum Desafios Regionais” na próxima sexta-feira, 8 de Maio, pelas 21h no auditório da Associação Mutualista da Covilhã (Rua Capitão João de Almeida).
Esta iniciativa, que tem a colaboração da Comissão Política Concelhia da Covilhã do Partido Socialista (PS), pretende discutir as estratégias de desenvolvimento para a Beira Interior. Neste sentido, pretende-se introduzir o debate sobre o combate às assimetrias regionais, descentralização das competências do Estado e políticas sustentáveis de crescimento para o concelho da Covilhã e distrito de Castelo Branco. Por outro lado, a Juventude Socialista irá nesta iniciativa apresentar algumas das suas propostas para o Plano Distrital de Juventude.
Nesta iniciativa teremos os seguintes oradores:
- Prof. Doutor João Ferrão, Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades;
- Prof. Doutor Pires Manso, Professor Catedrático da Universidade da Beira Interior e Coordenador do Observatório de Desenvolvimento Económico e Social da Beira Interior;
- Vítor Pereira, Deputado do PS à Assembleia da República;
- Miguel Nascimento, Presidente da Comissão Política Concelhia do PS da Covilhã;
- Artur Patuleia, Presidente da Federação Distrital de Castelo Branco da JS;
Moderação: Romeu Afonso, Coordenador da Concelhia da Covilhã da JS;
A iniciativa terá lugar no Auditório da Associação de Socorros Mútuos da Covilhã (Rua Capitão João de Almeida) na próxima sexta-feira, 8 de Maio, pelas 21h.
Para mais informações, estamos disponíveis através dos seguintes contactos:
Artur Patuleia - 967804984
Romeu Afonso - 964208498/961582428
30 de Abril – Faculdade de Economia da Universidade do Porto – 11h00
Vital Moreira, cabeça de lista do Partido Socialista às próximas eleições europeias, vai estar na Faculdade de Economia da Universidade do Porto para apresentar e discutir ideias sobre a Europa numa sessão pública dirigida a estudantes universitários.
Este encontro conta com a participação de Fernando Medina, dirigente nacional do PS e actual secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, e decorrerá amanhã, a partir das 11h00, numa iniciativa inserida nas actividades que o Partido Socialista e a Juventude Socialista estão a desenvolver para dar a conhecer as ideias base que serão incluídas no programa de candidatura “Nós, Europeus” de Vital Moreira.
25 de Abril – 35 Anos de Democracia e de Liberdade é tema de concurso escolar
Durante o mês de Abril, a Federação Distrital de Leiria da Juventude Socialista encontra-se a dinamizar junto da comunidade escolar um Concurso Escolar, de âmbito distrital, subordinado ao tema “25 de Abril – 35 Anos de Democracia e de Liberdade”, iniciativa inserida no Programa de comemorações do 35º Aniversário do 25 de Abril que esta estrutura política de juventude se encontra a desenvolver.
Festa da Juventude 2009. Uma actividade que irá contar com o contríbuto da Juventude Socialista de Torres Vedras e que terão as seguintes actividades:
30 de Abril - Quinta-feira
21h30 Debate / Sessão de esclarecimento “A Política para a Juventude”
Esclarecer os jovens sobre as diferentes ideologias políticas subjacentes às Juventudes partidárias.
Juventudes partidárias representadas: BE, JCP,JP,JS e JSD.
Moderação – representante do Instituto Português da Juventude
Local: Screen Café
Org.: Juventudes Partidárias - Comissão Municipal da Juventude
5 de Maio - Terça-feira
10h00 às 12h00 : Espectáculo de teatro debate “ Nem muito simples …nem demasiado complicado”
Conjunto de sete pequenas histórias, relacionadas com a temática da sexualidade e representadas por dois actores que encarnaram em cada uma, situação personagens diferentes. Um animador apresenta o espectáculo e dinamiza o debate final.
Iniciativa inserida no programa Cuida-te, promovido pelo Instituto Português da Juventude
Local: Tuna Comercial Torreense
Inscrições: Telf. 261320711/760 - Sector da Juventude
Inscrições limitadas – 80 participantes - 3º ciclo e ensino secundário
Org.: Juventude Socialista
Moção de Saudação à Criação do Regime de Aplicação da Educação Sexual em Meio Escolar
Podes ainda lêr a entrevista do nosso camarada Pedro Nuno Santos ao Acção Socialista.
www.socrates09.pt
Começa hoje, com a presença do Secretário-Geral da Juventude Socialista, Duarte Cordeiro, mais uma semana federativa, desta vez no Porto e durará até sexta-feira!
Participa!
Adenda:
"A Federação Distrital da JS/Porto, em articulação com a Direcção Nacional da JS, organizará a sua Semana Federativa entre os próximos dias 27 de Abril e 1 de Maio. Para além do Secretário-Geral da JS, contaremos com a presença do Presidente da Federação Distrital do PS/Porto, bem como de vários deputados do PS eleitos pelo distrito.
Ao longo de toda a semana teremos um intenso programa que permitirá o envolvimento activo de todos os militantes e que pode ser consultado em http://jsdistritalporto.freehostia.com/notas_imprensa/56sfprograma.pdf .
Informações complementares sobre a Semana Federativa serão colocadas no nosso site nos próximos dias e quaisquer contactos adicionais podem ser direccionados para 91 977 42 66 / nunoaraujo@jsdistritalporto.org ."
Tivemos a oportunidade de transmitir também aqui, entre as 17 e as 18 horas, a emissão em directo online da sessão de respostas a perguntas realizadas pelos cidadãos através de vídeo por parte de José Sócrates, no âmbito do Movimento Sócrates 2009 - www.socrates2009.pt.
Sede Nacional da Juventude Socialista
Morada
Rua Rodrigo da Fonseca nº 24, 1º dtº
1250-193 Lisboa
Portugal
Telemóveis: 917 199 600 / 966 897 477
Telefones: 213 712 306 / 213 712 309
Fax: 213 861 440
Endereço de Correio Electrónico Geral:
Endereço de Correio Electrónico do Jovem Socialista:
editado por Jovem Socialista Online em 06/05/2009 às 18:00comentar Jovem Socialista às 11:17 |editado por Jovem Socialista Online em 06/05/2009 às 18:00 link do post
O blogue do Jovem Socialista - Órgão Oficial da Juventude Socialista - é um espaço de debate e de discussão cuja responsabilidade de gestão de conteúdos está entregue à equipa do órgão oficial da JS. Aqui participam além dos membros da Equipa do Jovem Socialista, o Secretário-Geral e os restantes membros do Secretariado Nacional da JS.
Equipa do Jovem Socialista
TIAGO GONÇALVES Director do Jovem
Socialista LUÍS PEREIRA Director-Adjunto ANA CATARINA AIDOS ANDRÉ PINOTES BATISTA DAVID ERLICH GUIDO TELES JOÃO CORREIA MARIANA MOUZINHO RODRIGO CATRAU RUI MOREIRA VANESSA NETO Marta Pereira
Secretário-Geral, Secretário-Geral Adjunto e Coordenador da Área Política da JS
DUARTE CORDEIRO
Secretário-Geral PEDRO VAZ Secretário-Geral Adjunto PEDRO ALVES Coordenador da Área Política
Membros e Inerentes do Secretariado Nacional da JS
ANTÓNIA ALVES pelouro das Autarquias Locais, Regionalização & Interioridade
ANTÓNIO FANTASIA pelouro da Emancipação Jovem e do Empreendedorismo
ARTUR PATULEIA pelouro do Ambiente e Energia
BRUNO JULIÃO pelouro do Ambiente e
Energia CÉLIA PESSEGUEIRO pelouro dos Assuntos Europeus CLÁUDIA FERREIRA pelouro da Igualdade DIOGO LEÃO pelouro do Ensino Superior
FERNANDO MORGADO pelouro das Autarquias Locais, Regionalização & Interioridade HUGO COSTA pelouro da Emancipação Jovem e do Empreendedorismo JOÃO TORRES pelouro do Ensino Superior
LUÍS SÁ pelouro da Organização MAFALDA SERRASQUEIRO pelouro dos Assuntos Europeus MARCO GÓIS pelouro das Autarquias Locais, Regionalização & Interioridade MARIA INÊS MAURÍCIO pelouro das Autarquias Locais, Regionalização & Interioridade NUNO VIEIRA pelouro da Educação
PEDRO SOUSA pelouro da Emancipação Jovem e do Empreendedorismo RAFAELA TEIXEIRA pelouro da Educação
RICARDO LINO pelouro da Cidadania e Participação Política RITA LEÃO pelouro da Organização RITA PEREIRA pelouro da Igualdade RUI DUARTE pelouro da Cidadania e Participação Política TIAGO BARBOSA RIBEIRO pelouro da Igualdade
DANIEL BASTOS presidente da direcção da ANJAS - Associação Nacional de Jovens Autarcas Socialistas PEDRO SILVEIRA coordenador académico nacional da ONESES - Org. Nac. de Estudantes Socialistas do Ensino Superior
Antes de mais, a Juventude Socialista dá as boas-vindas a todos aqueles que visitam este espaço! A JS, que por excelência sempre foi um fórum de debate, de troca de ideias e de política de juventude, está como sempre atenta a novos meios de comunicação e a novas tecnologias. A blogosfera, apesar de não ser um fenómeno recente, que tem contado com uma crescente importância, permite quase em tempo "real" um espaço de reflexão, e é uma aposta neste sentido: aprimorar a comunicação. Esta foi uma promessa do nosso Secretário Geral da Juventude Socialista, Duarte Cordeiro, que agora é realidade. Existindo já o Jovem Socialista, Órgão Oficial de Comunicação da Juventude Socialista, nasce uma nova equipa, que, em colaboração com o Secretariado Nacional e restantes membros da equipa redactorial do Jovem Socialista, irá gerir este espaço online, o Blog do Jovem Socialista.
Como espaço de debate, como já foi acima referido, importa dizer que estamos abertos a qualquer participação. Aliás, é com a participação de todos, que o blog Jovem Socialista pode ser um espaço de sucesso e de importância a nível da blogosfera, dando ainda mais visibilidade à Juventude Socialista.
O nosso objectivo é claro: participação, intervenção, excelência de opinião.Esperamos que gostes.
Os melhores cumprimentos,
A Equipa do Jovem Socialista