Tudo sobre: Transportes – Observador

05-09-2018
marcar artigo

Os taxistas espanhóis protestaram contra proliferação de veículos de aluguer com condutor da Uber e da Cabify, condicionando o trânsito nas cidades pelo quarto dia consecutivo.

Cerca de 300 motoristas da empresa de transportes do Porto farão greve ao primeiro dia útil de cada mês caso as suas reivindicações de higiene e segurança não sejam viabilizadas pela empresa.

A Uber e a Cabify congratularam-se com a promulgação do diploma que vai regulamentar o transporte em viaturas descaracterizadas, afirmando tratar-se de "um passo decisivo" para os portugueses.

As "grandes preocupações face ao momento atual" devido à falta de investimento no setor, levaram a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações a agendar uma greve para dia 3 de outubro.

A manifestação, convocada por tempo indeterminado, visa mostrar o desagrado pela promulgação pelo Presidente da República do diploma que regula as plataformas como a Uber e a Cabify.

Governo anunciou no Twitter eletrificação de 58 quilómetros da linha férrea do Douro. Jornal Público avança que neste momento são apenas 16 — restantes só serão intervencionados a partir de 2020.

O que se passa na CP brada aos céus. Pela frente, anunciam-se investimentos inadiáveis. Pela calada, deixa-se o serviço degradar-se mais. Por causa de Centeno? Sim, mas também por obsessão ideológica.

As linhas de Cascais, de Sintra, do Norte e do Oeste têm a partir deste sábado novos horários, segundo a CP - Comboios de Portugal, sublinhando a empresa que as alterações são temporárias.

A CP - Comboios de Portugal cancelou a venda de bilhetes para alguns comboios Alfa Pendular e Intercidades, sobretudo os que atravessam locais com temperaturas altas.

A alteração do subsídio de mobilidade, aprovada pela AR, é de uma irracionalidade e irresponsabilidade inqualificáveis, por muito que na aparência e na bondade possa parecer a solução milagrosa

Depois de notícias que davam conta da saída da administração da CP, o Governo afirmou que esta está "a desempenhar as suas funções". A empresa atravessa uma crise de falta de comboios e pessoas.

Segundo a PSP do Porto, o alerta foi dado cerca das 18h00, e a queda da árvore "danificou cinco viaturas", não tendo provocado feridos. Pelas 19h00, o trânsito encontrava-se cortado numa das vias.

Dados da execução orçamental de abril mostram que Finanças só libertaram dois milhões de euros, num bolo de 100 milhões, para despesa com transporte ferroviário.

Não podemos pedir para optar politicamente pelo transporte público e deixar de investir num serviço ferroviário com o mínimo de conforto para os passageiros.

A manifestação de taxistas convocada para 11 de setembro foi adiada para dia 19 do mesmo mês para coincidir com a data de regresso ao trabalho dos deputados à Assembleia da República.

A posição, divulgada esta segunda-feira pelo município, está expressa num voto de protesto pela "deterioração do serviço ferroviário entre Lisboa e Évora", aprovada na reunião do executivo.

Em conferência de imprensa, o dirigente comunista João Ferreira ironizou com o "sucesso" dos "pacotes legislativos" comunitários para grandes multinacionais.

A decisão foi conjugada entre os Governos dos três países e comunicada à Comissão Europeia, mas há outros países que ainda estão a ponderar participar na ajuda a estes migrantes.

O Governo garantiu que a circulação de comboios da CP atingiu uma taxa de regularidade de 99% nas duas primeiras semanas de agosto, uma recuperação para os níveis históricos da empresa.

O cargueiro "Industrial Challenge", registado na Madeira, que navegava ao largo de Cochim, Índia, enviou um sinal de emergência para Lisboa. Mas já se confirmou ter sido um falso alarme.

As Organizações Representativas de Trabalhadores e o Conselho de Administração da STCP chegaram a acordo para atualizar salários e diminuir escalões, revelou o Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM).

Os trabalhadores da Unidade de Manutenção de Alta Velocidade da EMEF estão a partir deste sábado e por tempo indeterminado em greve a "todo o trabalho extraordinário".

A greve dos trabalhadores da Unidade de Manutenção de Alta Velocidade ao trabalho extraordinário, que começava este sábado, foi desconvocada após o anúncio de recrutamento de nove eletromecânicos.

Carlos Nogueira comentou que as novas 102 contratações para a EMEF dá um "efetivo incremento à capacidade de reparação, que tem de ser tempestiva para que os comboios possam circular".

O Governo promete "maior investimento" em décadas na ferrovia, a oposição denuncia o colapso operacional da CP. Porque demoram tanto as obras a chegar e porque não foram ainda comprados mais comboios.

O CDS iniciou um roteiro pela ferrovia portuguesa para denunciar o seu estado atual, envolvendo vários dos seus dirigentes em viagens de comboio. Nuno Melo foi o primeiro a apontar o que está mal.

Assunção Cristas anunciou esta terça-feira que o CDS quer ouvir o ministro do Planeamento e das Infraestruturas no Parlamento já na próxima semana devido ao mau estado da ferrovia no país.

O CDS viajou nos comboios de norte a sul. Ouviu queixas, criticou o Governo e anunciou que vai chamar o ministro ao Parlamento. Um dos centristas até foi apanhado pelas supressões da CP.

A companhia aérea low cost vai cobrar entre seis e dez euros pela bagagem de mão a partir de novembro. Passageiros continuam a poder levar uma mochila ou saco pequeno de graça.

A CP deu garantias escritas de que "aceita os atrasos" noutros comboios para que um comboio fretado pelo PS vá do Pinhal Novo a Caminha para a rentrée socialista. PS e CP desvalorizam. CDS pressiona.

O presidente da Assembleia da República agendou uma conferência de líderes para analisar o pedido do CDS-PP de uma reunião extraordinária da comissão permanente para debater a situação da ferrovia.

O Partido Socialista fretou um comboio da CP para a sua rentrée política. O PSD reagiu durante a manhã desta sexta-feira e considerou a decisão dos socialistas inaceitável.

A líder do BE defendeu a "urgência de investir" na ferrovia em Portugal, questionando o Governo sobre os "investimentos e reforços" na CP, decididos há um ano e ainda não realizados.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, criticou o desinvestimento na ferrovia e acusou a direção nacional do CDS-PP de "verter lágrimas de crocodilo" sobre o setor ferroviário.

Um avião da easyJet cancelou hoje a sua ligação ao Funchal devido aos ventos na zona do Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo.

"O PS teve ou não tratamento privilegiado por parte da CP nas condições de fretamento do comboio especial?", questiona o CDS num requerimento enviado ao ministro do Planeamento.

A manutenção e o aluguer de comboios a Espanha têm sido as soluções apontadas pela administração da CP - Comboios de Portugal para a sua operação, que tem sido alvo de críticas.

Com pouca oferta de comboios, avarias constantes nas composições e a recente redução nos horários, a centenária Linha do Oeste continua a perder passageiros desde há décadas.

Quatro aviões divergiram do Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo devido aos ventos fortes na zona de Santa Cruz.

Paralisação dos controladores de tráfego ferroviário estava prevista para esta segunda, quarta e sexta-feira, a nível nacional. Mas greve foi desconvocada após acordo da IP com Governo e sindicatos.

A conferência de líderes parlamentares reúne-se esta segunda-feira para analisar o pedido do CDS-PP para a realização de uma comissão permanente extraordinária para debater os problemas da ferrovia.

A liberalização do transporte ferroviário arranca em janeiro de 2019, mas ainda falta o contrato de serviço público que Governo e CP estão a preparar.

A diminuição do número de carruagens e de comboios, atrasos, composições velhas, avarias frequentes, estações encerradas, falta de segurança e de investimento na ferrovia são as principais queixas.

Cativações na despesa com transporte ferroviário do ministério que tutela CP e Infraestruturas de Portugal subiram no segundo trimestre para 95,3 milhões de euros. Governo diz que está a gastar mais.

As autoridades australianas encontraram e detiveram os 17 passageiros de uma embarcação que encalhou no domingo numa área infestada de crocodilos, no nordeste do país.

Manuel Tão, especialista em economia dos transportes, explica que, de acordo com indicações da União Europeia, qualquer operador estrangeiro pode atuar em Portugal e concorrer diretamente com a CP.

CP diz que fez vários pedidos ao Governo desde 2016 para contratar mais colaboradores para a Emef. Autorização só chegou em julho. Insuficiência de pessoal teve "forte impacto" na operação da empresa.

A Fectrans acusou a rodoviária Carris de má-fé, exigindo assinar o Acordo Coletivo que negociou com a empresa e outros sindicatos e não uma versão que lhe foi posteriormente enviada.

A Metro do Porto atingiu os 31,4 milhões de utentes no primeiro semestre de 2018, registando um aumento de procura de 3% face ao mesmo período em 2017.

Fernando Medina está em negociações com o Governo para baixar o preço dos transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa. Proposta prevê custo anual de 65 milhões de euros.

Fernando Medina anunciou que fez uma proposta ao Governo para que este inclua na proposta do Orçamento do Estado para 2019 uma medida para que o passe social não custe mais do que 30 euros por mês.

A mesma fonte informou que o acidente de viação no quilómetro 61 da A2, na zona de Alcácer do Sal, ocorrido ao princípio da tarde, obrigou a que se circulasse apenas por uma via.

Segundo Isabel Pires, "tem de haver uma conjugação de baixar o preço e aumentar a qualidade" dos transportes públicos na cidade de Lisboa.

A última localização do navio foi registada ao largo da costa de Taiwan, há quase 10 anos. O cargueiro apareceu à deriva em Myanmar. Completamente vazio e ferrugento. O mistério foi agora resolvido.

A Comboios de Portugal tem 20 composições alugadas à Renfe, pelas quais paga sete milhões de euros por ano. Em 2019, chegam mais quatro.

O Estado aumentou em 32 milhões de euros o capital na CP, que passou a ser 3,9 mil milhões de euros. Operação é anunciada um dia antes do presidente da empresa ir ao Parlamento dar explicações.

Portugal investiu 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB) no setor dos transportes em 2016, abaixo da média da União Europeia (1,9%), segundo dados divulgados pelo Eurostat.

CP pediu ao Governo autorização para concurso internacional de compra de 22 comboios para serviço regional. E aguarda luz verde. Se concurso for lançado agora, comboios só chegam em 2023.

Presidente da CP diz que a empresa não foi informada, nem envolvida na proposta para baixar preço dos passes sociais dos transportes públicos. Operadora precisa de 90 milhões para serviço público.

O presidente do PSD reagiu à possível diminuição do preço dos passes em Lisboa e Porto: "É uma medida popular, à medida do PS". Rio disse ainda que é preciso mais que uma "política de envelopes".

A minha irritação decorre de se chamar o país inteiro a pagar uma política de que apenas beneficia a Área Metropolitana de Lisboa. Ser o Orçamento do Estado a pagar esta política viola o bom senso.

Medida abrange alunos do 1.º ciclo de escolas públicas e privadas. Em Lisboa, os passes já são grátis para menores de 12 anos, mas o novo Navegante Escola terá outras valências.

Fernando Medina propôs reduzir preço dos passes em Lisboa. Governo garantiu que o fará em todo o país. Mas será que a redução dos passes é suficiente para atrair mais utentes para os transportes?

Os Cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar os nossos serviços, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.

Os taxistas espanhóis protestaram contra proliferação de veículos de aluguer com condutor da Uber e da Cabify, condicionando o trânsito nas cidades pelo quarto dia consecutivo.

Cerca de 300 motoristas da empresa de transportes do Porto farão greve ao primeiro dia útil de cada mês caso as suas reivindicações de higiene e segurança não sejam viabilizadas pela empresa.

A Uber e a Cabify congratularam-se com a promulgação do diploma que vai regulamentar o transporte em viaturas descaracterizadas, afirmando tratar-se de "um passo decisivo" para os portugueses.

As "grandes preocupações face ao momento atual" devido à falta de investimento no setor, levaram a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações a agendar uma greve para dia 3 de outubro.

A manifestação, convocada por tempo indeterminado, visa mostrar o desagrado pela promulgação pelo Presidente da República do diploma que regula as plataformas como a Uber e a Cabify.

Governo anunciou no Twitter eletrificação de 58 quilómetros da linha férrea do Douro. Jornal Público avança que neste momento são apenas 16 — restantes só serão intervencionados a partir de 2020.

O que se passa na CP brada aos céus. Pela frente, anunciam-se investimentos inadiáveis. Pela calada, deixa-se o serviço degradar-se mais. Por causa de Centeno? Sim, mas também por obsessão ideológica.

As linhas de Cascais, de Sintra, do Norte e do Oeste têm a partir deste sábado novos horários, segundo a CP - Comboios de Portugal, sublinhando a empresa que as alterações são temporárias.

A CP - Comboios de Portugal cancelou a venda de bilhetes para alguns comboios Alfa Pendular e Intercidades, sobretudo os que atravessam locais com temperaturas altas.

A alteração do subsídio de mobilidade, aprovada pela AR, é de uma irracionalidade e irresponsabilidade inqualificáveis, por muito que na aparência e na bondade possa parecer a solução milagrosa

Depois de notícias que davam conta da saída da administração da CP, o Governo afirmou que esta está "a desempenhar as suas funções". A empresa atravessa uma crise de falta de comboios e pessoas.

Segundo a PSP do Porto, o alerta foi dado cerca das 18h00, e a queda da árvore "danificou cinco viaturas", não tendo provocado feridos. Pelas 19h00, o trânsito encontrava-se cortado numa das vias.

Dados da execução orçamental de abril mostram que Finanças só libertaram dois milhões de euros, num bolo de 100 milhões, para despesa com transporte ferroviário.

Não podemos pedir para optar politicamente pelo transporte público e deixar de investir num serviço ferroviário com o mínimo de conforto para os passageiros.

A manifestação de taxistas convocada para 11 de setembro foi adiada para dia 19 do mesmo mês para coincidir com a data de regresso ao trabalho dos deputados à Assembleia da República.

A posição, divulgada esta segunda-feira pelo município, está expressa num voto de protesto pela "deterioração do serviço ferroviário entre Lisboa e Évora", aprovada na reunião do executivo.

Em conferência de imprensa, o dirigente comunista João Ferreira ironizou com o "sucesso" dos "pacotes legislativos" comunitários para grandes multinacionais.

A decisão foi conjugada entre os Governos dos três países e comunicada à Comissão Europeia, mas há outros países que ainda estão a ponderar participar na ajuda a estes migrantes.

O Governo garantiu que a circulação de comboios da CP atingiu uma taxa de regularidade de 99% nas duas primeiras semanas de agosto, uma recuperação para os níveis históricos da empresa.

O cargueiro "Industrial Challenge", registado na Madeira, que navegava ao largo de Cochim, Índia, enviou um sinal de emergência para Lisboa. Mas já se confirmou ter sido um falso alarme.

As Organizações Representativas de Trabalhadores e o Conselho de Administração da STCP chegaram a acordo para atualizar salários e diminuir escalões, revelou o Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM).

Os trabalhadores da Unidade de Manutenção de Alta Velocidade da EMEF estão a partir deste sábado e por tempo indeterminado em greve a "todo o trabalho extraordinário".

A greve dos trabalhadores da Unidade de Manutenção de Alta Velocidade ao trabalho extraordinário, que começava este sábado, foi desconvocada após o anúncio de recrutamento de nove eletromecânicos.

Carlos Nogueira comentou que as novas 102 contratações para a EMEF dá um "efetivo incremento à capacidade de reparação, que tem de ser tempestiva para que os comboios possam circular".

O Governo promete "maior investimento" em décadas na ferrovia, a oposição denuncia o colapso operacional da CP. Porque demoram tanto as obras a chegar e porque não foram ainda comprados mais comboios.

O CDS iniciou um roteiro pela ferrovia portuguesa para denunciar o seu estado atual, envolvendo vários dos seus dirigentes em viagens de comboio. Nuno Melo foi o primeiro a apontar o que está mal.

Assunção Cristas anunciou esta terça-feira que o CDS quer ouvir o ministro do Planeamento e das Infraestruturas no Parlamento já na próxima semana devido ao mau estado da ferrovia no país.

O CDS viajou nos comboios de norte a sul. Ouviu queixas, criticou o Governo e anunciou que vai chamar o ministro ao Parlamento. Um dos centristas até foi apanhado pelas supressões da CP.

A companhia aérea low cost vai cobrar entre seis e dez euros pela bagagem de mão a partir de novembro. Passageiros continuam a poder levar uma mochila ou saco pequeno de graça.

A CP deu garantias escritas de que "aceita os atrasos" noutros comboios para que um comboio fretado pelo PS vá do Pinhal Novo a Caminha para a rentrée socialista. PS e CP desvalorizam. CDS pressiona.

O presidente da Assembleia da República agendou uma conferência de líderes para analisar o pedido do CDS-PP de uma reunião extraordinária da comissão permanente para debater a situação da ferrovia.

O Partido Socialista fretou um comboio da CP para a sua rentrée política. O PSD reagiu durante a manhã desta sexta-feira e considerou a decisão dos socialistas inaceitável.

A líder do BE defendeu a "urgência de investir" na ferrovia em Portugal, questionando o Governo sobre os "investimentos e reforços" na CP, decididos há um ano e ainda não realizados.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, criticou o desinvestimento na ferrovia e acusou a direção nacional do CDS-PP de "verter lágrimas de crocodilo" sobre o setor ferroviário.

Um avião da easyJet cancelou hoje a sua ligação ao Funchal devido aos ventos na zona do Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo.

"O PS teve ou não tratamento privilegiado por parte da CP nas condições de fretamento do comboio especial?", questiona o CDS num requerimento enviado ao ministro do Planeamento.

A manutenção e o aluguer de comboios a Espanha têm sido as soluções apontadas pela administração da CP - Comboios de Portugal para a sua operação, que tem sido alvo de críticas.

Com pouca oferta de comboios, avarias constantes nas composições e a recente redução nos horários, a centenária Linha do Oeste continua a perder passageiros desde há décadas.

Quatro aviões divergiram do Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo devido aos ventos fortes na zona de Santa Cruz.

Paralisação dos controladores de tráfego ferroviário estava prevista para esta segunda, quarta e sexta-feira, a nível nacional. Mas greve foi desconvocada após acordo da IP com Governo e sindicatos.

A conferência de líderes parlamentares reúne-se esta segunda-feira para analisar o pedido do CDS-PP para a realização de uma comissão permanente extraordinária para debater os problemas da ferrovia.

A liberalização do transporte ferroviário arranca em janeiro de 2019, mas ainda falta o contrato de serviço público que Governo e CP estão a preparar.

A diminuição do número de carruagens e de comboios, atrasos, composições velhas, avarias frequentes, estações encerradas, falta de segurança e de investimento na ferrovia são as principais queixas.

Cativações na despesa com transporte ferroviário do ministério que tutela CP e Infraestruturas de Portugal subiram no segundo trimestre para 95,3 milhões de euros. Governo diz que está a gastar mais.

As autoridades australianas encontraram e detiveram os 17 passageiros de uma embarcação que encalhou no domingo numa área infestada de crocodilos, no nordeste do país.

Manuel Tão, especialista em economia dos transportes, explica que, de acordo com indicações da União Europeia, qualquer operador estrangeiro pode atuar em Portugal e concorrer diretamente com a CP.

CP diz que fez vários pedidos ao Governo desde 2016 para contratar mais colaboradores para a Emef. Autorização só chegou em julho. Insuficiência de pessoal teve "forte impacto" na operação da empresa.

A Fectrans acusou a rodoviária Carris de má-fé, exigindo assinar o Acordo Coletivo que negociou com a empresa e outros sindicatos e não uma versão que lhe foi posteriormente enviada.

A Metro do Porto atingiu os 31,4 milhões de utentes no primeiro semestre de 2018, registando um aumento de procura de 3% face ao mesmo período em 2017.

Fernando Medina está em negociações com o Governo para baixar o preço dos transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa. Proposta prevê custo anual de 65 milhões de euros.

Fernando Medina anunciou que fez uma proposta ao Governo para que este inclua na proposta do Orçamento do Estado para 2019 uma medida para que o passe social não custe mais do que 30 euros por mês.

A mesma fonte informou que o acidente de viação no quilómetro 61 da A2, na zona de Alcácer do Sal, ocorrido ao princípio da tarde, obrigou a que se circulasse apenas por uma via.

Segundo Isabel Pires, "tem de haver uma conjugação de baixar o preço e aumentar a qualidade" dos transportes públicos na cidade de Lisboa.

A última localização do navio foi registada ao largo da costa de Taiwan, há quase 10 anos. O cargueiro apareceu à deriva em Myanmar. Completamente vazio e ferrugento. O mistério foi agora resolvido.

A Comboios de Portugal tem 20 composições alugadas à Renfe, pelas quais paga sete milhões de euros por ano. Em 2019, chegam mais quatro.

O Estado aumentou em 32 milhões de euros o capital na CP, que passou a ser 3,9 mil milhões de euros. Operação é anunciada um dia antes do presidente da empresa ir ao Parlamento dar explicações.

Portugal investiu 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB) no setor dos transportes em 2016, abaixo da média da União Europeia (1,9%), segundo dados divulgados pelo Eurostat.

CP pediu ao Governo autorização para concurso internacional de compra de 22 comboios para serviço regional. E aguarda luz verde. Se concurso for lançado agora, comboios só chegam em 2023.

Presidente da CP diz que a empresa não foi informada, nem envolvida na proposta para baixar preço dos passes sociais dos transportes públicos. Operadora precisa de 90 milhões para serviço público.

O presidente do PSD reagiu à possível diminuição do preço dos passes em Lisboa e Porto: "É uma medida popular, à medida do PS". Rio disse ainda que é preciso mais que uma "política de envelopes".

A minha irritação decorre de se chamar o país inteiro a pagar uma política de que apenas beneficia a Área Metropolitana de Lisboa. Ser o Orçamento do Estado a pagar esta política viola o bom senso.

Medida abrange alunos do 1.º ciclo de escolas públicas e privadas. Em Lisboa, os passes já são grátis para menores de 12 anos, mas o novo Navegante Escola terá outras valências.

Fernando Medina propôs reduzir preço dos passes em Lisboa. Governo garantiu que o fará em todo o país. Mas será que a redução dos passes é suficiente para atrair mais utentes para os transportes?

Os Cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar os nossos serviços, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.

marcar artigo