“SNS24 provou ser uma das peças essenciais nos cuidados de saúde”, diz secretário de Estado da Saúde – O Jornal Económico

06-10-2020
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O novo secretário de Estado da Saúde, Diogo Serra Lopes, fez o balanço da linha SNS24, no dia em que faz sete meses da deteção dos primeiros casos em Portugal, sendo que esta “foi e continua a ser uma das peças essenciais nos cuidados de saúde aos cidadãos”.

“A aposta na linha [SNS24] não é de agora nem apenas da pandemia”, disse o secretário de Estado da Saúde, explicando a existência do atendimento telefónico alguns anos antes. De acordo com os dados do Ministério da Saúde divulgados na habitual conferência de imprensa sobre os dados do coronavírus, a linha registou um aumento de 39% em 2018, de 24% em 2019 e de 82% em 2020, tendo em consideração o mesmo período temporal até ao mês de setembro.

“O crescimento é ligado à pandemia mas só foi possível através de um investimento significativo em termos de reforço de capacidade”, defendeu, acrescentando que a aposta na linha SNS24 vai continuar além do contexto Covid-19, com “um novo call center já ativo em fase experimental na Covilhã, sendo que em breve abrirá um novo em Vila Nova de Gaia”. O secretário de Estado da Saúde apontou ainda que os centros de atendimentos já existentes também serão reforçados, passando “dos atuais 1.350 profissionais para dois mil durante o outono”.

Segundo Diogo Serra Lopes, a linha de apoio psicológico que foi criado no contexto da pandemia já conta com 38.912 chamadas atendidas, sendo que 3.229 foram efetuadas por profissionais de saúde que procuravam ajuda.

“A saúde mental já era uma prioridade do XXII Governo e o contexto da pandemia apenas reforça a prioridade dada”, apontou, esclarecendo que “a linha de apoio a surdos já realizou mais de 800 videochamadas”, tendo tornando o SNS24 possível a estes cidadãos.

O novo secretário de Estado da Saúde, Diogo Serra Lopes, fez o balanço da linha SNS24, no dia em que faz sete meses da deteção dos primeiros casos em Portugal, sendo que esta “foi e continua a ser uma das peças essenciais nos cuidados de saúde aos cidadãos”.

“A aposta na linha [SNS24] não é de agora nem apenas da pandemia”, disse o secretário de Estado da Saúde, explicando a existência do atendimento telefónico alguns anos antes. De acordo com os dados do Ministério da Saúde divulgados na habitual conferência de imprensa sobre os dados do coronavírus, a linha registou um aumento de 39% em 2018, de 24% em 2019 e de 82% em 2020, tendo em consideração o mesmo período temporal até ao mês de setembro.

“O crescimento é ligado à pandemia mas só foi possível através de um investimento significativo em termos de reforço de capacidade”, defendeu, acrescentando que a aposta na linha SNS24 vai continuar além do contexto Covid-19, com “um novo call center já ativo em fase experimental na Covilhã, sendo que em breve abrirá um novo em Vila Nova de Gaia”. O secretário de Estado da Saúde apontou ainda que os centros de atendimentos já existentes também serão reforçados, passando “dos atuais 1.350 profissionais para dois mil durante o outono”.

Segundo Diogo Serra Lopes, a linha de apoio psicológico que foi criado no contexto da pandemia já conta com 38.912 chamadas atendidas, sendo que 3.229 foram efetuadas por profissionais de saúde que procuravam ajuda.

“A saúde mental já era uma prioridade do XXII Governo e o contexto da pandemia apenas reforça a prioridade dada”, apontou, esclarecendo que “a linha de apoio a surdos já realizou mais de 800 videochamadas”, tendo tornando o SNS24 possível a estes cidadãos.

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