Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

11-11-2020
marcar artigo

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Nas últimas 24 hors Portugal registou mais 3817 casos e 62 vítimas mortais. O número de casos ativos baixou em 1040, para 77.338. O número de pessoas internadas continua a aumentar - mais 91 - para um total de 2742. O número de pessoas nos Cuidados Intensivos baixou. Menos 9 para um total de 382.

Mais atualizações

00h00 - Morreu Artur Portela Filho

O jornalista e escritor Artur Portela, conhecido como Artur Portela Filho, morreu hoje aos 83 anos em Abrantes, disse à agência Lusa fonte da família.

De acordo com a mesma fonte, o autor foi hospitalizado em Abrantes com diagnóstico de pneumonia e infeção com covid-19.

23h45 - Brasil ultrapassa 5,7 milhões de casos e aproxima-se das 163 mil mortes

O Brasil ultrapassou hoje os 5,7 milhões de casos de covid-19 (5.700.044) e totaliza 162.829 mortes, informou hoje o Governo, frisando que os números são parciais, devido a uma falha técnica no seu sistema.

O Ministério da Saúde reportou hoje 201 mortes e 25.012 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, acrescentando que estados como São Paulo, Minas Gerais ou Rio de Janeiro, que são algumas das unidades federativas mais afetadas pela pandemia, não tiveram os seus dados atualizados.

"Devido a problemas técnicos, os dados foram inviabilizados de serem atualizados ou podem sofrer alterações futuras. As informações serão atualizadas ou corrigidas após restabelecimento da rede do Ministério da Saúde", informou hoje a tutela da Saúde em comunicado.

Devido a esses problemas, que se arrastam desde a semana passada, o Ministério da Saúde não atualizou também o número de pessoas já recuperadas da doença, assim como dos pacientes que ainda se encontram sob acompanhamento médico devido à infeção pelo novo coronavírus.

23h10 - Associação Internacional de Surf lança novas datas para Jogos Mundiais

Os Jogos Mundiais de Surf, previstos para o início de maio do próximo ano, vão decorrer entre 29 de maio e 6 de junho de 2021, em El Salvador, anunciou hoje a Associação Internacional de Surf (ISA).

"A ISA tem trabalhado em estreita colaboração com os seus parceiros em El Salvador e com a Liga Mundial de Surf (WSL) nos últimos meses enquanto a pandemia global continua a impactar o calendário desportivo mundial", sublinhou em comunicado a entidade.

Segundo a ISA, as novas datas da prova, que vai decorrer nas praias de La Bocana e El Sunzal, vão "assegurar melhores condições de viagem para todos os surfistas e seleções nacionais, de acordo com os interesses coletivos de saúde e segurança".

A edição de 2021 dos Jogos Mundiais de Surf vai decidir as últimas vagas para os Jogos Olímpicos (Tóquio2020) do próximo ano - que adiados devido à covid-19 -, estando ainda em aberto cinco lugares para os homens e sete 'slots' para as mulheres.

22h40 - Brasil mantém paralisação dos testes da Coronavac após relato de suicídio

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil informou hoje que manterá a paralisação dos testes da Coronavac no país, aparentemente provocada pelo suicídio de um voluntário, até à análise de um comité internacional sobre o caso.

O presidente da Anvisa, António Barra Torres, disse numa conferência de imprensa que o órgão parou os testes da Coronavac porque foi notificado de um evento grave adverso não esperado pelo Instituto Butantan, que lidera o estudo no Brasil da eventual vacina contra a covid-19 em desenvolvimento pelo laboratório chinês Sinovac.

“A decisão tomada ontem [segunda-feira] era a única a ser tomada. Diante de dúvidas para [paralisar o estudo] pede as informações necessárias e segue o procedimento”, afirmou Torres.

“Foram estas informações que levaram a área técnica a tomar a decisão da interrupção temporária dos testes referentes à vacina da Sinovac. Digo isto para pontuar que é uma decisão técnica”, declarou.

As autoridades não confirmam oficialmente, mas os ‘media’ brasileiros informaram que a morte de um voluntário de 33 anos em 29 de outubro que participava na terceira fase do ensaio da Coronavac motivou a suspensão.

22h23 - Infeção de profissional encerra a Unidade de Saúde da Lagoa em São Miguel

A Unidade de Saúde da Lagoa, na ilha de São Miguel, está encerrada entre hoje e 20 de novembro, depois de ter sido detetado um caso de covid-19 num profissional de saúde, informa a administração.

"No seguimento da confirmação de um caso positivo, de um profissional de saúde, na Unidade de Saúde da Lagoa, e após instruções da Autoridade Concelhia de Saúde, por questões de segurança e salvaguarda de todos os utentes e funcionários informa que a partir de hoje encerra a Unidade de Saúde da Lagoa", avança o Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel.

Assim, e "tendo em consideração a prevenção e mitigação da cadeia de transmissão da covid-19", esta unidade estará encerrada até 20 de novembro.

O comunicado adianta ainda que "estão a ser identificados, pela Autoridade de Saúde Concelhia, todos os contactos de risco" e que "os utentes que estiveram presencialmente na Unidade de Saúde da Lagoa e não forem considerados de risco não serão contactados". As marcações para os próximos dez dias serão alteradas.

22h07 - Bolsonaro diz que Brasil tem de deixar de ser um país de "maricas"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, voltou a causar polémica ao afirmar que o Brasil "tem de deixar de ser um país de 'maricas'", referindo-se ao medo em torno da pandemia de covid-19.

"Tudo agora é pandemia. Tem de acabar esse negócio. Lamento os mortos, lamento. Todos nós vamos morrer um dia. Não adianta fugir disso, fugir da realidade. (O Brasil) tem de deixar de ser um país de 'maricas'", disse Bolsonaro, num evento sobre turismo, organizado pelo Governo federal.

"Olha que prato cheio para a imprensa, para a 'urubuzada' (expressão usada para adjetivar pessoas que desejam o mal de outros) que está ali atrás (jornalistas). Temos de lutar. Peito aberto, lutar", acrescentou o chefe de Estado, em mais uma critica aos órgãos de comunicação, que acusa de denegrirem a sua imagem.

No evento denominado "Retomada do Turismo", Bolsonaro voltou a defender que a atual pandemia foi "sobredimensionada" e criticou quem referiu a possibilidade de uma segunda vaga da doença no país sul-americano.

Desde o início da pandemia, Jair Bolsonaro tem-se mostrado bastante cético em relação à gravidade da doença e opôs-se ao isolamento social, tendo chegado a declarar que o Brasil está entre os países que menos sofreram com a covid-19.

Contudo, o Brasil, com 212 milhões de habitantes, é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo número de mortos (mais de 5,6 milhões de casos e 162.628 óbitos), depois dos Estados Unidos.

21h47 - Segurança Social já pagou 47 ME em apoios retroativos a sócios-gerentes

O secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, disse no Parlamento que foram pagos na sexta-feira apoios retroativos relativos a meses anteriores a sócios-gerentes no valor de 47 milhões de euros.

"Relativamente aos pagamentos aos sócios-gerentes, em particular aos retroativos referentes a meses anteriores, no passado dia 06 foram realizados, com este enquadramento, envolvendo um montante de cerca de 47 milhões de euros", disse Gabriel Bastos em resposta aos deputados, durante uma audição no parlamento no âmbito da apreciação na especialidade do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

O governante lembrou ainda que este apoio extraordinário à redução da atividade económica abrangeu já cerca de 170 mil trabalhadores independentes e 153 mil sócios-gerentes, com uma despesa associada de 249 milhões de euros.

No final de setembro, a Segurança Social abriu um perído excecional para os trabalhadores independentes e sócios-gerentes que antes não reuniam as condições para aceder aos apoios o pudessem fazer, já que as condições de acesso mudaram com a entrada em vigor do Orçamento Suplementar, em julho.

Os apoios estão em vigor desde março, pelo que os trabalhadores independentes e sócios-gerentes têm direito a receber os apoios com retroativos a esse mês.

20h59 - Governo promete apoios a trabalhadores com recibos verdes ainda este mês

O novo apoio criado para trabalhadores com recibos verdes, deverá começar a ser pago ainda este mês - garantia deixada no parlamento pela ministra do Trabalho. Tinha sido aprovado em julho um apoio de perto de 439 euros.

O novo apoio criado para trabalhadores com recibos verdes, deverá começar a ser pago ainda este mês - garantia deixada no parlamento pela ministra do Trabalho. Tinha sido aprovado em julho um apoio de perto de 439 euros.

20h54 - DGS aconselha recurso a testes rápidos

A Cruz Vermelha Portuguesa tem em Lisboa um posto de testes rápidos à covid-19. Ao todo já fez 12.930. A DGS aconselha este tipo de testes para controlar surtos e quebrar as cadeias de transmissão.

20h48 - Governo dá mais tempo às empresas para cumprirem obrigações fiscais

As empresas vão ter mais tempo para entregarem a declaração do IVA e procederem ao pagamento do imposto, segundo um despacho agora publicado, que alarga também os prazos para o cumprimento de várias outras obrigações fiscais.

A necessidade de conferir previsibilidade aos contribuintes e de lhes dar mais tempo levou o secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, a avançar com um despacho que ajusta o calendário fiscal do que resta de 2020 e dos primeiros meses de 2021, mantendo a filosofia de flexibilização do calendário observada ao longo deste ano por causa da pandemia de covid-19.

Ao abrigo deste calendário fiscal de 2020/2021 - que contempla os contributos e sugestões da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) -, as empresas passam a poder entregar a declaração do IVA até ao dia 20 de cada mês e a efetuar o pagamento até ao dia 25, independentemente de estarem no regime mensal ou trimestral do IVA.

"Quando esteja em causa o regime mensal, as declarações a entregar em novembro e dezembro de 2020, bem como em janeiro, fevereiro, março, abril e maio de 2021 podem ser submetidas até dia 20 de cada mês", refere o diploma.

20h45 - Vacina da Pfizer e da BioNtech foi descoberta por casal de cientistas turcos

A vacina começou a ser projectada por um casal de cientistas turcos em Janeiro.

A União Europeia garantiu já pelo menos 200 milhões de doses da nova vacina que apresenta uma eficácia de 90% contra a Covid-19. Na terceira semana deste mês é provável que os critérios de segurança fiquem concluídos e que avance de imediato.A vacina começou a ser projectada por um casal de cientistas turcos em Janeiro.

20h43 - Parlamento Europeu vota reforço do plano de recuperação da pandemia

O Parlamento Europeu reforçou em 16 mil milhões de euros os programas europeus que tinham sido cortados pelos líderes dos 27 - um passo importante no orçamento de longo prazo da União Europeia e no plano de recuperação da pandemia. O plano de ajuda não deverá estar disponível antes da Primavera.

O Parlamento Europeu reforçou em 16 mil milhões de euros os programas europeus que tinham sido cortados pelos líderes dos 27 - um passo importante no orçamento de longo prazo da União Europeia e no plano de recuperação da pandemia. O plano de ajuda não deverá estar disponível antes da Primavera.

20h25 - António Costa confessa surpresa com amplitude da segunda vaga

O primeiro-ministro diz que ninguém contava com uma segunda vaga da pandemia tão cedo e está surpreendido com o aumento do número de infectados. Em entrevista à TVI, António Costa anunciou que está a ser preparado apoio extraordinário para os restaurantes.

20h23 - Madeira com mais 14 novos casos e um total de 204 ativos

A autoridade de saúde da Madeira registou hoje 14 novos casos de covid-19, ascendendo as situações ativas a 204 doentes e estando 61 outras situações a ser avaliadas.

"Hoje há 14 novos casos positivos a reportar, pelo que a Madeira passa a contabilizar 554 casos confirmados de covid-19 no território regional", informa o boletim epidemiológico emitido pelo Instituto de Administração de Saúde da Madeira (IASAÚDE).

No mesmo documento, pode ler-se que, destes casos, cinco são importados (dois provenientes da Polónia, um da Alemanha, um da República Checa e um da Suíça) e nove são de transmissão local.

20h21 - Recolher obrigatório. Na primeira noite quase toda a gente ficou em casa

O recolher obrigatório entrou ontem em vigor e começaram as restrições à circulação nos 121 concelhos com maior risco de contágio. A PSP fez ações de fiscalização durante toda a noite e a maioria dos portugueses cumpriu as ordens para ficar em casa.

O recolher obrigatório entrou ontem em vigor e começaram as restrições à circulação nos 121 concelhos com maior risco de contágio. A PSP fez ações de fiscalização durante toda a noite e a maioria dos portugueses cumpriu as ordens para ficar em casa.

20h18 - Hospital de Santa Maria: preocupação com um cenário de catástrofe

O hospital de Santa Maria já tem mais doentes com covid-19 do que na primeira fase da pandemia. O diretor clínico alerta que, se o ritmo de contágios não abrandar, o maior hospital do pais pode entrar em situação de catástrofe.

O hospital de Santa Maria já tem mais doentes com covid-19 do que na primeira fase da pandemia. O diretor clínico alerta que, se o ritmo de contágios não abrandar, o maior hospital do pais pode entrar em situação de catástrofe.

20h15 - Tendas à porta. Hospital de Penafiel com capacidade esgotada

O Hospital de Penafiel, voltou a esgotar a capacidade de internamento e está no limiar da ruptura. Pelo menos 14 doentes infetados com covid-19 ficaram à espera de cama nas urgências, sem que nenhum hospital vizinho os recebesse.

As tendas instaladas no exterior deveriam servir para alargar a capacidade do hospital de Penafiel que já está no limiar da rutura.

Tudo indicava que estivessem operacionais no inicio desta semana, mas ao que a RTP apurou as tendas ainda não estão clinicamente aptas, o que fez aumentar a pressão nas urgências nas últimas 24 horas.

Sob anonimato, uma enfermeira do centro hospitalar referiu ainda que pelo menos 14 doentes covid ficaram internados na urgência por falta

de capacidade em enfermarias.

Três desses 14 doentes internados no serviço de urgência já foram transferidos para o Hospital de Amarante, que faz parte do Centro Hospitalar Tamega e Sousa. Os dois hospitais têm capacidade para receber 450 doentes.

O Hospital de Penafiel, voltou a esgotar a capacidade de internamento e está no limiar da ruptura. Pelo menos 14 doentes infetados com covid-19 ficaram à espera de cama nas urgências, sem que nenhum hospital vizinho os recebesse.As tendas instaladas no exterior deveriam servir para alargar a capacidade do hospital de Penafiel que já está no limiar da rutura.Tudo indicava que estivessem operacionais no inicio desta semana, mas ao que a RTP apurou as tendas ainda não estão clinicamente aptas, o que fez aumentar a pressão nas urgências nas últimas 24 horas.Sob anonimato, uma enfermeira do centro hospitalar referiu ainda que pelo menos 14 doentes covid ficaram internados na urgência por faltade capacidade em enfermarias.Três desses 14 doentes internados no serviço de urgência já foram transferidos para o Hospital de Amarante, que faz parte do Centro Hospitalar Tamega e Sousa. Os dois hospitais têm capacidade para receber 450 doentes.

19h57 - França regista mais 472 mortos nas últimas 24 horas

A França registou 472 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, elevando assim o número de vítimas mortas no país para 41.459, segundo as autoridades francesas.

Há atualmente 31.477 pessoas hospitalizadas em França devido à covid-19 e 4.736 desses pacientes estão internados nos cuidados intensivos.

19h55 - Cabo Verde com mais 80 novos casos e um óbito

Cabo Verde registou mais 80 casos positivos de covid-19 e um óbito nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado para 9.499 casos e 101 mortes provocados pela doença, foi hoje anunciado.

O Ministério da Saúde e da Segurança Social informou em comunicado que os laboratórios de virologia analisaram uma total de 471 amostras nas últimas 24 horas, tendo registado 80 novos casos positivos.

A maioria dos novos casos foi diagnosticado em São Filipe (50), na ilha do Fogo, seguido da ilha de São Vicente (12) e da cidade da Praia (11).

Os restantes casos foram notificados em Santa Catarina (5) e Mosteiros (1), na ilha do Fogo, e São Salvador do Mundo, em Santiago, também com mais um caso.

As autoridades de saúde de Cabo Verde registaram mais um óbito por causa da doença, desta vez em Santa Catarina de Santiago, elevando para 101 o número de mortes no país associados à doença.

Também mais 21 pessoas tiveram alta, passando o país a ter um total de 8.738 casos considerados recuperados.

Do total de 9.499 casos positivos acumulados desde 19 de março, o país continua com dois doentes transferidos para os seus países e tem neste momento 658 casos ativos.

19h53 - Estado de Emergência. MAI pede atenção máxima da parte dos cidadãos

O ministro da Administração Interna sublinhou a importância do país de empreender numa resposta preventiva face aos números da pandemia. Eduardo Cabrita falava após uma reunião com a Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência.

O ministro Eduardo Cabrita sublinha que é essencial travar os números diários da covid-19 de forma a dar tempo e espaço de atuação aos serviços de saúde.

A restrição das atividades não-essenciais foi assim sublinhada pelo governante como fundamental, nomeadamente a circulação na via pública.

O ministro da Administração Interna sublinhou a importância do país de empreender numa resposta preventiva face aos números da pandemia. Eduardo Cabrita falava após uma reunião com a Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência.O ministro Eduardo Cabrita sublinha que é essencial travar os números diários da covid-19 de forma a dar tempo e espaço de atuação aos serviços de saúde.A restrição das atividades não-essenciais foi assim sublinhada pelo governante como fundamental, nomeadamente a circulação na via pública.

19h21 - Angola regista mais 136 novos casos e 109 recuperações

O país registou mais 136 infeções pelo novo coronavírus e 109 pacientes recuperaram da doença nas últimas 24 horas, anunciou o secretário de Estado angolano para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

Dos novos casos, 94 foram notificados em Luanda, 12 em Cabinda,10 no Cuanza Sul, nove no Cunene, seis em Benguela, três no Uíje, um em Malanje e outro no Zaire, com idades de 2 a 72 anos.

A doença foi diagnosticada em 79 pessoas de sexo masculino e 57 do sexo feminino. Outras 109 pessoas foram consideradas recuperadas da doença.

No total, foram já notificados 12.816 casos de covid-19 em Angola, dos quais 308 óbitos, 6.026 dados como recuperados e 6.472 ativos, incluindo 11 casos em estado crítico e 14 graves.

Foram processadas 178.192 amostras até à data, das quais 1.622 nas últimas 24 horas, com uma taxa diária de positividade de 8.4%.

19h07 - Reino Unido regista 532 mortes, prepara vacinação para dezembro

O Reino Unido registou 532 mortes atribuídas a covid-19 nas últimas 24 horas, um máximo desde meados de maio, e 20.412 novas infeções, informou o Ministério da Saúde, que planeia iniciar uma campanha de vacinação em dezembro.

Na segunda-feira tinham sido registadas 194 mortes por covid-19 e 21.350 novos casos de contágio pelo coronavírus que provoca a doença, valores mais baixos do que nos dias anteriores, embora os dados do fim de semana sejam frequentemente afetados pelo atraso no processamento.

Nos últimos sete dias registaram-se 2.520 mortes, uma média de 360 por dia, mais 34% do que nos sete dias anteriores.

O total acumulado desde o início da pandemia covid-19 no Reino Unido é agora de 1.233.775 contágios confirmados e de 49.770 óbitos registados num período de 28 dias após as vítimas terem recebido um teste positivo.

Porém, o balanço aumenta para 61.648 quando se incluem todos os casos cuja certidão de óbito refere contágio por covid-19.

18h51 - Moçambique anuncia 69 novas infeções

O país registou mais 69 casos de covid-19, sem novas mortes, totalizando 13.892 infeções e 99 óbitos. De acordo com o Ministério da Saúde, a maioria dos casos (45) anunciada foi registada na Cidade de Maputo, seguindo-se a província de Cabo Delgado (09).

As autoridades de saúde reportaram também hoje 89 pessoas dadas como recuperadas, elevando o total para 11.748 pessoas que venceram o vírus (84% do cumulativo de infeções).

Moçambique já efetuou 204.650 testes, 1.908 nas últimas 24 horas, e tem atualmente 55 pessoas em centros de internamento de covid-19 e outras unidades hospitalares, quase todos na capital.

18h48 - Matosinhos paga entrega de refeições em casa nos próximos fins de semana

A Câmara Municipal de Matosinhos vai financiar, nos próximos dois fins de semana, a entrega em casa de refeições de restaurantes do concelho, num serviço prestado por 75 táxis, adiantou à Lusa a presidente da autarquia.

A entrega ao domicílio de refeições não terá custos para os clientes, nem para os restaurantes, tendo esta autarquia do distrito do Porto alocado 20 mil euros à iniciativa para assumir integralmente o custo do serviço, revelou Luísa Salgueiro.

Com o confinamento determinado pelo Governo para 121 concelhos a partir das 13:00 de sábado e domingo, em Matosinhos o transporte da refeição será assegurada por taxistas, fruto de um acordo com a cooperativa de táxis, sublinhou.

"Os clientes ligam para o restaurante que querem, fazem a encomenda e, esse pedido, é colocado numa plataforma (Matosinhos.Come) e, posteriormente, um táxi faz o seu levantamento e entrega-o em casa do cliente", explicou a autarca.

Além da entrega neste concelho, este serviço será prestado num raio de cinco quilómetros da fronteira com outros municípios, abrangendo um total de 54 uniões de freguesias, vincou.

18h45 - Assembleia Municipal de Lisboa rejeita suspender pagamento de estacionamento

A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) rejeitou hoje, com os votos contra do PS e de oito deputados independentes, uma recomendação do PSD para suspender o pagamento de parquímetros na cidade devido à pandemia de covid-19.

O documento, apreciado na reunião plenária da AML, realizada por videoconferência, mereceu ainda a abstenção de PCP e BE e os votos favoráveis do PSD, CDS-PP, PEV, MPT, PPM e de dois deputados municipais independentes.

18h31 - Estudo da OMS revela que o "Cansaço da Pandemia" atinge já 60% da população

Um outro estudo da Universidade de Oxford diz que um em cada cinco doentes de Covid desenvolve desordem psiquiátrica. Francisco Miranda Rodrigues, bastonário da Ordem dos Psicólogos, considera que o que está em causa é a dificuldade "de ir buscar os recursos e as competências" que "usamos para fazer face às dificuldades" que a pandemia tem colocado.

Esse "cansaço" pode levar a população a "ter mais dificuldade em fazer a gestão de tanta informação e tanta incerteza".

As insónias e a falta de sono estão a levar as pessoas a desenvolver distúrbios.

As pessoas com distúrbios psicológicos têm mais problemas em termos imunitários o que aumenta a propensão para contrair determinado tipo de doenças.

Um outro estudo da Universidade de Oxford diz que um em cada cinco doentes de Covid desenvolve desordem psiquiátrica. Francisco Miranda Rodrigues, bastonário da Ordem dos Psicólogos, considera que o que está em causa é a dificuldade "de ir buscar os recursos e as competências" que "usamos para fazer face às dificuldades" que a pandemia tem colocado.Esse "cansaço" pode levar a população a "ter mais dificuldade em fazer a gestão de tanta informação e tanta incerteza".As insónias e a falta de sono estão a levar as pessoas a desenvolver distúrbios.As pessoas com distúrbios psicológicos têm mais problemas em termos imunitários o que aumenta a propensão para contrair determinado tipo de doenças.

18h29 - Itália soma 35.098 novas infeções e 580 óbitos nas últimas 24 horas

A Itália registou 35.098 novos contágios pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 995.463 o número total de pessoas infetadas no país desde o início da crise pandémica.

O Ministério italiano da Saúde informou igualmente que foram notificados nas últimas 24 horas 580 óbitos relacionados com a doença covid-19, o que faz o número total de mortes registadas no país desde fevereiro subir para 42.330.

Com o país quase a atingir a fasquia de um milhão de infetados identificados desde o início da pandemia, as autoridades apontam que existem 590.110 casos atualmente ativos em Itália.

As autoridades italianas indicaram ainda que no período em análise foram realizados 217.758 testes de diagnóstico, um aumento de cerca de 70 mil quando comparado com o dia anterior.

A região que regista mais novos casos de infeção pelo novo coronavírus é a Lombardia (norte), o epicentro da pandemia no território italiano desde o início da crise sanitária, que ultrapassou nas últimas 24 horas a barreira de 10.000 novas infeções (10.955).

18h27 - Espanha com número diário de mortes mais elevado da segunda vaga da doença

A Espanha contabilizou hoje mais 411 mortes atribuídas à covid-19, o número mais elevado da segunda vaga da doença, passando o total de óbitos para 39.756, segundo números divulgados pelo Ministério espanhol da Saúde.

As autoridades sanitárias também registaram 17.395 novos casos de covid-19, número que indica que o valor diário está a baixar, elevando para 1.398.613 o total de infetados no país desde o início da pandemia.

Deram entrada nos hospitais com a doença nas últimas 24 horas 2.270 pessoas, das quais 413 na Andaluzia, 389 na Catalunha e 208 em Madrid.

Em todo o país há 20.943 pessoas hospitalizadas com a covid-19, o que corresponde a 17% das camas, das quais 3.064 pacientes em unidades de cuidados intensivos, o que corresponde a 32% das camas desse serviço.

O nível de incidência acumulada em Espanha estabilizou hoje nos 525 casos diagnosticados por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (menos quatro do que na segunda-feira), sendo as regiões com os níveis mais elevados a de Ceuta (1.066), Melilla (1.059), Aragão (976), Navarra (910), Castela e Leão (859), Rioja (797), País Basco (779) e Catalunha (678).

18h25 - Grupos de risco devem ser os primeiros a receber a vacina

Henrique Veiga Fernandes, imunologista, investigador principal do Laboratório de Imunofisiologia do Centro Champalimaud, defende que os grupos de risco e os profissionais de saúde devem ser os primeiros a receber a vacina contra a Covid-19.

O imunologista recorda que a vacina não garante o fim da pandemia a 100 por cento, mas que pode salvar vidas.

"Isto (a vacina) não é a bala de prata que nos vai salvar da epidemia. Para já é necessário manter os comportamentos de proteção e de respeito pelas normas da DGS", realçou.

Henrique Veiga Fernandes, imunologista, investigador principal do Laboratório de Imunofisiologia do Centro Champalimaud, defende que os grupos de risco e os profissionais de saúde devem ser os primeiros a receber a vacina contra a Covid-19.O imunologista recorda que a vacina não garante o fim da pandemia a 100 por cento, mas que pode salvar vidas."Isto (a vacina) não é a bala de prata que nos vai salvar da epidemia. Para já é necessário manter os comportamentos de proteção e de respeito pelas normas da DGS", realçou.

18h21 - Duzentos reclusos do EPL em quarentena, seis casos positivos

As visitas aos cerca de 200 reclusos das alas H e C do Estabelecimento Prisional de Lisboa, colocados de quarentena devido à covid-19, foram suspensas, mantendo-se contudo as dos advogados, revelaram os Serviços Prisionais.

Em resposta às questões colocadas pela agência Lusa, a Direção-Geral dos Serviços Prisionais (DGRSP) adiantou que na sequência de testes efetuados aos reclusos colocados nos serviços clínicos do Estabelecimento Prisional de Lisboa se recebeu, hoje de manhã, a informação de que "há seis casos positivos à covid 19".

"Estes seis reclusos, embora assintomáticos, foram conforme o protocolado encaminhados para o Hospital Prisional de São João de Deus", esclareceu a DGRSP.

Esta entidade sob a tutela do Ministério da Justiça indica que, em articulação com a saúde pública, foi feito o levantamento de contactos de risco, tendo sido decidido colocar os reclusos das alas H e C (cerca de 200) em quarentena e fazer-se-lhes testes.

"Serão igualmente testados os trabalhadores identificados (cerca de 30) como tendo tido contactos suscetíveis de risco de contágio, sendo que a operação de testagem se iniciará na quarta-feira", conclui a DGRSP.

18h15 - Apoio a trabalhadores informais começa a ser pago este mês

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social disse hoje que o apoio de 438,81 euros para trabalhadores sem proteção social teve até agora 13 mil pedidos e que começará a ser pago até ao final deste mês.

"A regulamentação (da medida) foi publicada e neste momento estamos a operacionalizá-la de forma a que este apoio seja pago até ao final de novembro", referiu a ministra Ana Mendes Godinho na audição parlamentar conjunta com as comissões de Orçamento e Finanças e Segurança Social no âmbito da apreciação na especialidade da proposta do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

Ana Mendes Godinho disse ainda que até ao momento 13 mil pessoas submeteram pedido de acesso a este apoio, previsto no PEES (Programa de Estabilização Económica e Social) e contemplado no Orçamento do Estado Suplementar.

Em causa está um apoio extraordinário de proteção social dirigido a trabalhadores em situação de desproteção económica e social e que não tenham acesso a qualquer instrumento ou mecanismo de proteção social (trabalhadores informais) no valor de 438,81 euros por mês, entre julho e dezembro de 2020.

A ministra salientou ainda que, das 13 mil pessoas que já submeteram o pedido, apenas 200 não beneficiaram ainda de nenhuma das medidas extraordinárias criadas pelo Governo em resposta à crise económica e social provocada pela pandemia de covid-19.

"Dos 13 mil pedidos ao abrigo da medida que foi regulamentada em outubro apenas cerca de 200 pessoas não tinham beneficiado dos apoios extraordinários criados" até ao Orçamento do Estado Suplementar, precisou a ministra, em reposta à deputada do PSD Clara Marques Mendes que confrontou Ana Mendes Godinho com atrasos na concretização de algumas medidas.

Referindo que o Governo faz muitos anúncios de medidas, mas não os concretiza, Clara Marques Mendes apontou como exemplo este apoio aos trabalhadores informais e também a redução do prazo de garantia no acesso ao subsídio de desemprego -- ambas previstas no OE Suplementar.

"São falhas graves do Governo", que "anuncia" medidas sem as "concretizar" disse a deputada do PSD, instando a ministra a explicar "porque é que estes apoios não chegaram ainda às pessoas".

Uma leitura rejeitada pela ministra que assinalou os mais de 2,2 milhões de pessoas abrangidas pelas medidas extraordinárias de resposta à crise causada pela pandemia e aproveitou para marcar a diferença de resposta que está a ser dada atualmente por comparação com a que foi dada entre 2012 e 2015.

"Tem sido um exercício de enorme complexidade", disse Ana Mendes Godinho, sublinhando o enorme esforço que a Segurança Social tem feito para chegar às pessoas e agilizar todas as medidas extraordinárias, que somam aos milhões de respostas que os serviços dão no âmbito da sua atividade normal.

18h07 - Câmara do Fundão paga entregas 'take-away' nos próximos fins de semana

A Câmara do Fundão vai financiar o transporte relativo às entregas de comida ao domicílio, nos próximos dois fins de semana, para minimizar o impacto das novas restrições associadas ao recolher obrigatório.

Em comunicado enviado à agência Lusa, este município do distrito de Castelo Branco, que integra os 121 concelhos abrangidos com medidas mais restritivas face à covid-19, explica que o montante que deveria ser cobrado aos clientes pelo transporte das refeições será "assumido na íntegra" pela autarquia.

"Esta medida servirá de apoio à restauração, que é profundamente afetada pelas novas medidas de restrição, e ao mesmo tempo irá reduzir o preço a pagar pelos munícipes que decidirem encomendar a sua refeição", aponta o presidente da autarquia, Paulo Fernandes (PSD), citado na nota de imprensa.

De acordo com a informação, a ideia começou a ser pensada no âmbito do "Míscaros - Festival do Cogumelo" e vai ser generalizada a todos os restaurantes do concelho do Fundão, em regime de 'take-away'.

17h25 - Museus mudam horários ou encerram ao fim-de-semana até 23 de novembro

Alguns museus de Lisboa e do Porto anunciaram hoje que decidiram reduzir o horário ou encerrar totalmente, nos fins de semana, em resposta às novas regras de confinamento em vigor até 23 de novembro para combater a pandemia covid-19.

O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Belém, Lisboa, optou por encerrar totalmente nos dois próximos fins de semana - dias 14 e 15, e 21 e 22 de novembro -, mas durante a semana mantém o horário diário das 11:00 às 19:00, indicou fonte da Fundação EDP, contactada pela agência Lusa.

O Museu Gulbenkian, nos dois próximos fins de semana, estará aberto das 09:30 às 12:00, em vez das habituais 10:00/18:00, indicou também fonte da Fundação Calouste Gulbenkian. As exposições temporárias "Esculturas Infinitas" e "René Lalique e a Idade do Vidro" podem ser vistas durante o mesmo horário.

Quanto ao Museu Coleção Berardo, em Belém, vai encerrar aos sábados e domingos, às 13:00, com última entrada às 12h:30, e as atividades para adultos e famílias, previstas para esses fins de semana, passam a ser realizadas em novos horários indicados no sítio 'online' do museu.

O Museu do Dinheiro também estará encerrado ao público nos fins de semana de 14 e 15 e de 21 e 22 de novembro, face às restrições de circulação em espaços e vias públicas, mas permanecerá aberto de quarta-feira a sexta-feira, entre as 10:00 e as 18:00.

No Porto, o parque e museu da Fundação de Serralves também só estarão abertos durante a manhã, nos fins de semana do confinamento.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), João Neto, indicou que a direção da entidade vai recomendar aos seus associados a redução de horário ou o encerramento, "para seguir as recomendações do plano de prevenção" anti-covid-19 do Governo.

"Consideramos que os museus devem avaliar se vale a pena estarem abertos só de manhã, ou, se não se justificar, ou se puder afetar a segurança dos visitantes e funcionários, será mesmo de encerrar totalmente nesses dias", declarou.

Também em resposta a um contacto da Lusa, a presidente do comité português do Conselho Internacional dos Museus (ICOM-Portugal), Maria de Jesus Monge, considerou que o encerramento dos museus, "que se encontram nas zonas a vermelho (da pandemia), deverá ser obrigatório", para proteger visitantes e funcionários.

"Estamos ainda a avaliar o impacto que estas novas regras vão ter nos museus do país", acrescentou a responsável.

17h19 - Parlamento cria grupo para definir regras de funcionamento em emergência

A Assembleia da República decidiu criar um grupo de trabalho para, até à próxima segunda-feira, definir as regras de funcionamento dos trabalhos parlamentares durante a vigência do estado de emergência.

A informação foi transmitida aos jornalistas pela porta-voz da conferência de líderes, a socialista Maria da Lusa Rosinha.

Na segunda-feira, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, enviou uma proposta aos grupos parlamentares, que passava pela redução dos plenários para um por semana e por apenas um quinto dos deputados em modo presencial nas reuniões plenárias.

Apesar de vários grupos parlamentares terem manifestado "total concordância" com a proposta de Ferro Rodrigues e disponibilidade para a votar de imediato, o presidente da Assembleia da República considerou que seria melhor fazer "algum aprofundamento", de acordo com a porta-voz.

"São medidas que poderão vigorar durante algum tempo e condicionar o funcionamento do parlamento", justificou Maria da Luz Rosinha.

O grupo de trabalho será presidido pela deputada socialista e vice-presidente da Assembleia da República Edite Estrela e poderá contar com a participação de um representante da Direção Geral de Saúde e do Conselho de Administração da Assembleia da República, além da secretaria-geral do parlamento.

17h18 - Cultura. A incerteza na agenda dos espectáculos

Um dos setores que reclama por apoios e queixa-se de estar a ser muito prejudicado é o da cultura.

Com o recolher obrigatório muitos artistas veem-se forçados a cancelar ou a antecipar os horários dos espectáculos. É o caso de Tiago Cadete, o ator, encenador e bailarino estreia no próximo fim-de-semana um novo trabalho mas foi obrigado a passar as apresentações para o período da manhã.

A jornalista Sandy Gageiro encontrou-se esta terça-feira com Tiago Cadete, que falou de reagendamentos, incertezas e receio por 2021.

Um dos setores que reclama por apoios e queixa-se de estar a ser muito prejudicado é o da cultura.Com o recolher obrigatório muitos artistas veem-se forçados a cancelar ou a antecipar os horários dos espectáculos. É o caso de Tiago Cadete, o ator, encenador e bailarino estreia no próximo fim-de-semana um novo trabalho mas foi obrigado a passar as apresentações para o período da manhã.A jornalista Sandy Gageiro encontrou-se esta terça-feira com Tiago Cadete, que falou de reagendamentos, incertezas e receio por 2021.

17h05 - AHRESP fala em "rumo desastroso" com perda de 49 mil empregos

O setor da restauração perdeu 49 mil postos de trabalho no terceiro trimestre deste ano. É essa a estimativa avançada pela AHRESP, numa carta aberta enviada ao primeiro-ministro.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal avisa que as restrições que entrararam em vigor no início da semana, em particular o recolher obrigatório, ameaçam ferir de morte muitas empresas.

O setor da restauração perdeu 49 mil postos de trabalho no terceiro trimestre deste ano. É essa a estimativa avançada pela AHRESP, numa carta aberta enviada ao primeiro-ministro.A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal avisa que as restrições que entrararam em vigor no início da semana, em particular o recolher obrigatório, ameaçam ferir de morte muitas empresas.

16h49 - Investigadores portugueses defendem testes alargados a sintomas ligeiros

Investigadores da Escola Nacional de Saúde Pública defendem que sintomas ligeiros como obstrução ou corrimento nasal, dor de garganta e dores musculares, devem ser valorizados e considerados suspeitos para a realização de testes à covid-19.

Um artigo de opinião hoje publicado no Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade Nova, recomenda que sejam alargados os critérios para testagem à covid-19 aos sintomas ligeiros e que seja montada uma nova estratégia de comunicação para a população.

"A definição de caso suspeito deve ser alargada a estes sintomas ligeiros para que a política de testagem seja mais sensível e não deixe passar desapercebidos um grande número de casos que ultrapassam os critérios atualmente definidos na Norma Portuguesa (tosse, febre, dispneia e alterações do olfato e paladar) com impacto relevante na transmissão", preconizam os investigadores, Vasco Ricoca Peixoto, André Vieira, Pedro Aguiar, Alexandre Abrantes do Centro de Investigação em Saúde Pública.

A transmissão silenciosa da covida-19, através de sintomas ligeiros não valorizados, pelo menos dois dias antes do início de sintomas, "é uma forma importante de disseminação da doença", alertam.

Os atuais critérios de um caso suspeito para testagem e a estratégia de comunicação levam, no momento epidémico atual, a que muitas pessoas infetadas desvalorizem outras combinações de sintomas relevantes e a não darem importância aos sintomas ligeiros, especialmente se não tiverem conhecimento de contactos com um caso positivo (algo que poderá estará a tornar-se mais comum).

"O facto de desvalorizarmos os sintomas ligeiros e não testarmos as pessoas com essas manifestações ligeiras representa um ângulo morto do controlo da pandemia e pode estar a contribuir para o atual descontrole da mesma na Europa em contexto de maiores contactos laborais e sociais associados a diminuição de restrições. Se não identificarmos estes casos, não poderemos controlar as cadeias de transmissão", fundamentam.

O controlo da pandemia passa também por uma estratégia de comunicação para a população sobre a importância dos sintomas da doença além da febre, tosse, falta de ar e perda de olfato e paladar.

"Medidas restritivas mais gerais podem falhar na contenção da transmissão se os cidadãos continuarem a desvalorizar um conjunto de sintomas ligeiros", alertam.

Estudos epidemiológicos internacionais recentes mostram que os sintomas mais frequentes da covid-19 nos jovens entre os 15 e os 39 anos são a dor de cabeça (70,3%), a perda do olfato (70,2%), a obstrução nasal (67,8%), a tosse (63,2%), a falta de força (63,3%), as dores musculares (62,5%), o corrimento nasal (60,1%), a alteração do paladar (54,2%) e a dor de garganta (52,9%). Só 63% se queixaram de tosse, 49% de falta de ar e 42% de febre.

Segundo os autores, "só se encontra aquilo que se procura" e se estes sintomas forem incluídos nos critérios para testagem de casos suspeitos, "mais casos poderão ser detetados e tomadas as medidas de saúde pública adequadas".

Adicionalmente, se os cidadãos forem sensibilizados para estarem atentos a estes sintomas enquanto possíveis sinais da doença, poderão tomar as medidas necessárias para reduzir a transmissão nos meios familiares, sociais e profissionais e solicitar a testagem.

16h34 - Nova área de testes instalada em antigo hospital psiquiátrico de Évora

Uma nova área dedicada à covid-19 (ADC) vai ser instalada no edifício de um antigo hospital psiquiátrico em Évora, devendo entrar este mês em funcionamento, revelou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo.

A ADC do Alentejo Central situa-se atualmente numa quinta perto da cidade e vai passar para o edifício onde funcionou o internamento do Serviço de Psiquiatria do Hospital do Espírito Santo de Évora.

Segundo a fonte da ARS do Alentejo, estão a ser realizados trabalhos de reabilitação no rés-do-chão e na envolvente do edifício, situado no bairro dos Canaviais, prevendo a entrada em funcionamento da nova ADC até ao final deste mês.

As áreas dedicadas à covid-19 destinam-se ao atendimento de utentes com suspeitas de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a doença da covid-19, encaminhados pela Linha Saúde 24 ou triados nos centros de saúde da região.

O antigo hospital psiquiátrico dos Canaviais foi desativado há mais de 10 anos.

16h29 - Luka Jovic multado por violar quarentena

O futebolista sérvio ex-Benfica Luka Jovic, agora no Real Madrid, foi multado em 29.760 euros pelas autoridades sérvias por ter violado, em março, a quarentena domiciliária no seu país.

O avançado, que já teve problemas com o Real Madrid por ter violado a quarentena em Espanha para viajar até à Sérvia, foi visto a passear em Belgrado no aniversário da sua namorada, quando estava sujeito a 28 dias de isolamento no seu país, uma vez que regressou de uma zona de alto risco, nomeadamente Madrid.

Jovic mereceu até uma reprimenda pública por parte da primeira-ministra, Ana Brnabic, e remonta a 19 de março. O atleta disse na altura que tinha saído para ir à farmácia, argumentando que não conhecia bem as normas do isolamento. Pensava - disse - que poderia sair uma vez por dia para compras essenciais.

16h23 - Cinema. Número de espectadores cai 82%

O número de espectadores nas salas portuguesas de cinema caiu 82,1% em outubro, face ao mesmo mês de 2019, com uma descida idêntica ao nível das receitas, revela o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

Enquanto em outubro do ano passado tinham sido registados 1,39 milhões de espectadores, este ano verificaram-se 249 mil entradas nas sala de cinema, contrariando a relativa melhoria dos números de setembro, o que representa uma quebra acumulada de 72,7% nos números de espectadores em 2020 face ao ano anterior, ou seja, menos 9,3 milhões do que em 2019.

Em termos de perdas de receitas, a percentagem é semelhante: os valores totais deste ano são uma redução de 72,3% face aos de 2019, totalizando 19,1 milhões de euros em 10 meses, quando no ano passado as exibidoras já tinham registado receitas de 68,9 milhões.

16h05 - Pedro Proença confiante que futebol vai ultrapassar momento complicado

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, mostrou-se esta terça-feira confiante de que a modalidade vai ultrapassar o momento complicado causado pela pandemia: "O regresso dos adeptos aos estádios e as precauções e modelos de teste sanitários foram dois dos grandes temas debatidos hoje na reunião da Ligas Europeias. Enquanto membro do Board of Directors, estou confiante e comprometido em que o futebol supere este momento", escreveu Proença nas suas redes sociais.

O líder da LPFP adiantou que "a atual pandemia de covid-19 é um dos temas que mais preocupa as Ligas de futebol por toda a Europa e a Liga Portugal não é exceção".

"Hoje mesmo, decorreu uma reunião da European Leagues, da qual sou membro do Board of Directors, tendo sido analisados temas como o regresso dos adeptos aos estádios e os procedimentos sanitários a colocar em prática. Analisámos e partilhámos experiências e, nestes tempos difíceis para todos, o Futebol europeu está empenhado em ultrapassar este momento", referiu.

15h57 - Hospital de Viseu regista dois surtos entre profissionais e utentes

O Hospital de São Teotónio, em Viseu, regista dois surtos por covid-19 entre profissionais de saúde e utentes, informou a administração do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV).

"Trata-se de seis utentes e seis profissionais do Serviço de Ortopedia e de nove utentes e oito profissionais de saúde do Serviço de Gastroenterologia, identificados após rastreio", especifica um comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a nota de imprensa, "a maioria dos profissionais e utentes estão assintomáticos, não havendo nenhum profissional internado" e "os utentes positivos já foram colocados em isolamento, mantendo-se os utentes com teste negativo sob vigilância".

De acordo com a administração do CHTV, está a ser cumprido o plano de contingência e, neste momento, "estão a ser identificadas e rastreadas as pessoas que tiveram contacto próximo com os casos positivos".

O CHTV informa ainda que a capacidade de internamento foi alargada e que "de 26 camas de enfermaria para covid-19 passou para 52".

"Está a ser preparada uma outra enfermaria para reforçar as camas covid disponíveis", esclarece o centro hospitalar.

Na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), em Viseu, "encontram-se, neste momento, sete internados por covid" e, segundo a administração, a unidade conta "com uma capacidade alargada para 16 camas".

"O CHTV está a implementar todas medidas previstas para salvaguardar a saúde e segurança dos seus profissionais e utentes, bem como para evitar a propagação do vírus", refere o comunicado.

15h35 - Os pacientes do Hospital Cotugno, em Nápoles, Itália, estão a receber oxigénio enquanto esperam nos seus carros, face à escassez de camas da unidade de saúde provocada pelo número crescente de infeções pelo novo coronavírus.

15h18 - Bruxelas quer contar com seis vacinas, vai assinar com a Pfizer

A Comissão Europeia quer assegurar o acesso a seis potencias vacinas para a covid-19 para distribuir na União Europeia (UE) e vai "nos próximos dias" assinar um contrato de aquisição com as farmacêuticas BioNTech e Pfizer.

O anúncio foi feito hoje pela comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, numa entrevista a várias agências de notícias europeias, incluindo a Lusa.

"Até agora, já concluímos três acordos, com a AstraZeneca, a Sanofi-GSK e a Johnson & Johnson, e já terminámos negociações com outras três produtoras de vacinas - a BioNTech e Pfizer, a Curevac e a Moderna -, portanto é provável que tenhamos um portefólio de cerca de seis vacinas promissoras", declarou Stella Kyriakides.

"Este era o nosso objetivo desde o início, ter um portefólio que nos permitisse ter maiores possibilidades de sermos bem-sucedidos no acesso a vacinas seguras e eficazes", acrescentou a responsável nesta entrevista à Lusa e a outras agências, como a AFP e Efe, que será publicada na íntegra na quarta-feira.

A comissária europeia da Saúde classificou ainda como "bastante encorajadora" a notícia de segunda-feira sobre a eficácia de 90% de uma potencial da vacina para a covid-19 das farmacêuticas norte-americana Pfizer e alemã BioNTech.

"No caso da BioNTech e Pfizer, nós já concluímos as negociações e esperamos que este contrato seja assinado nos próximos dias", após a adoção formal do documento no colégio de comissários de quarta-feira, precisou Stella Kyriakides.

No que toca aos procedimentos de validação, a responsável indicou que "a Agência Europeia dos Medicamentos já começou a sua avaliação contínua dos dados relativos às vacinas da BioNTech e Pfizer e da AstraZeneca".

"Isto significa que a Agência Europeia dos Medicamentos começou já a avaliar a parte preliminar destas vacinas, no que toca a estudos laboratoriais, não a dados clínicos", explicou.

15h15 - 3.021 mortos por covid. Portugal ultrapassou hoje os 3.000 óbitos desde o início da pandemia.

15h00 - Restauração e alojamento perderam 49 mil empregos no 3.º trimestre

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) disse hoje que o setor perdeu 49 mil postos de trabalho no terceiro trimestre deste ano, de acordo com uma carta aberta enviada ao primeiro-ministro, António Costa.

"Na data presente já sabemos que a restauração, similares e alojamento perderam mais de 49.000 postos de trabalho no 3.º trimestre de 2020 (período normal de maior empregabilidade) e de acordo com o último inquérito da AHRESP, 41% das empresas de Restauração e Similares ponderam ir para insolvência e 19% do alojamento turístico vai no mesmo sentido", adiantou a associação.

"Sabemos do difícil e instável cenário que vivemos, sabemos que a atual situação pandémica nos dificulta a vida a todos, mas não é possível continuar neste rumo desastroso para as nossas atividades económicas", lê-se na missiva.

14h51 - EUA esperam começar a vacinação com a Pfizer já em Dezembro

A informação foi avançada hoje pelo Secretário da Saúde Alex Azar.

14h47 - Surto em lar de Mora com nove pessoas infetadas

Um novo surto de covid-19 num lar do concelho de Mora, no distrito de Évora, já infetou nove pessoas, das quais seis utentes, duas funcionárias e um elemento da direção, revelou hoje o presidente da câmara.

14h19 - Portugal com mais 3817 casos e 62 vítimas mortais

São agora mais de três mil as vítimas mortais da Covid-19 desde o início da pandemia.

De acordo com o último relatório o número de casos ativos baixou em 1040, para 77.338.

Este dado reflete em parte o elevado número de pessoas dadas como recuperadas nas últimas 24 horas, mais 4795.

O número de pessoas internadas continua a aumentar - mais 91 - para um total de 2742.

O número de pessoas nos Cuidados Intensivos baixou. Menos 9 para um total de 382.

O Norte do país continua a ser a região com maior número de novos casos - mais 2663 - mais do triplo do registado na região de Lisboa e Vale do Tejo - mais 736.

Na região Norte há também a registar mais 31 vítimas mortais, em LVT mais 17.

No Centro do país nas últimas 24 horas foram registados mais 290 casos e 11 mortos. Alentejo com mais 41 casos e três mortos e Algarve com mais 57 casos mas sem vítimas mortais.

14h04 - Há novamente sinais de rutura no Hospital de Penafiel 13h53 - Mundo científico confiante e cauteloso sobre resultados da vacina da Pfizer 13h41 - Reino Unido vai testar duas vezes por semana todo o pessoal médico do Seviço Nacional de Saúde

Medida anunciada pelo ministro da Saúde tem como objetivo "proteger os doentes e as equipas de saúde".

13h33 - "Tempestade perfeita" entre gripe sazonal e SARS-CoV-2 13h32 - Vizela com centro de rastreio `drive thru´ dada "escalada de infetados"

A Câmara Municipal de Vizela, no distrito de Braga, vai instalar um centro de rastreio `drive thru´ à covid-19 na marginal ribeirinha devido à "escalada do número de infetados", revelou hoje a autarquia.

13h20 - Tendas no hospital de Penafiel ainda não estão operacionais 13h13 - Qualidade do ar aumentou no confinamento devido à redução do tráfego

A concentração de dióxido de azoto (NO2) no ar de várias cidades portuguesas diminuiu "muito significativamente" durante o primeiro estado de emergência, comprovando os efeitos nocivos do tráfego rodoviário para a qualidade do ar, defenderam hoje especialistas.

"As percentagens de redução são significativas, muito significativas. O que se verifica é que em Lisboa 79% de redução foi devido ao estado de emergência", afirmou hoje Dília Jardim, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), durante a conferência "Lisboa mais verde e mais saudável: Os Desafios da Poluição Atmosférica".

13h04 - Suécia com 15.779 novos casos registados desde sexta-feira e 35 vítimas mortais

Um valor acima do registado em período idêntico da semana passada, que foi de 10,177 casos.

A Suécia não publica dados no fim-de-semana e segunda-feira.

No total, o país já registou 6057 vítimas mortais.

13h03 - PSP identificou 10 pessoas a circular sem justificação durante recolher obrigatório

A PSP identificou 10 pessoas que circulavam sem justificação durante as duas primeiras noites de recolher obrigatório decretado para conter a pandemia de covid-19, avançou hoje à Lusa o porta-voz daquela força de segurança.

"As duas primeiras noites correram muito bem. Não há registo de detenções, nem autos", disse Nuno Carocha, sublinhando que as pessoas que andam nas ruas entre as 23:00 e as 05:00 aceitam a abordagem dos agentes da Polícia de Segurança Pública, o que facilita a fiscalização.

13h02 - Lar Sousa Freire em Lousada com 41 utentes e 15 funcionários infetados

12h57 - Pandemia já matou 1.263.890 pessoas

A pandemia do SARS-CoV-2 matou pelo menos 1.263.890 pessoas desde que a Organização Mundial da Saúde identificou a doença, no final de dezembro.

De acordo com o balanço em permanente atualização por parte da France Presse, mais de 50.907.770 casos de contágio foram oficialmente diagnosticados desde então. Pelo menos 33.121.400 pessoas foram dadas como curadas.

12h54 - Mensagem da NATO para Costa

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Jens Stoltenberg, agradeceu esta segunda-feira ao primeiro-ministro a "solidariedade de Portugal para com os Aliados durante a pandemia de Covid-19", depois de uma conversa telefónica com António Costa.

12h49 - Covid-19 associada a transtornos mentais

Um em cada cinco infetados com Covid-19 desenvolve distúrbios mentais.

A conclusão é de um estudo conduzido pela Universidade de Oxford.

12h45 - Fernando Santos reconhece que treinar em pandemia não é fácil

O selecionador português de futebol falou com a RTP, em antecipação da conferência de imprensa que precede o jogo com Andorra.

12h38 - Novos positivos levam Varzim, da II Liga, a suspender atividade

O Varzim, emblema da II Liga de futebol, anunciou a suspensão da atividade da equipa principal, depois de mais elementos do grupo terem testado positivo para o novo coronavírus.

"Foram detetados mais casos positivos assintomáticos, nos testes realizados a todo o plantel e equipa técnica. A Direção do Varzim decidiu suspender todas as atividades da sua equipa profissional, com a data de regresso a ser avaliada consoante o desenrolar da situação epidemiológico", indicou o clube.

O emblema poveiro não divulgou quantos casos foram detetados nestes últimos testes, levados a cabo na segunda-feira. No balanço do último sábado, eram já 11 os atletas e elementos da equipa técnica infetados, incluindo o treinador principal Miguel Leal, de 55 anos.

12h19 - País de Gales suspende exames no verão do próximo ano A pandemia do SARS-CoV-2 matou pelo menos 1.263.890 pessoas desde que a Organização Mundial da Saúde identificou a doença, no final de dezembro.De acordo com o balanço em permanente atualização por parte da France Presse, mais de 50.907.770 casos de contágio foram oficialmente diagnosticados desde então. Pelo menos 33.121.400 pessoas foram dadas como curadas.O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Jens Stoltenberg, agradeceu esta segunda-feira ao primeiro-ministro a "solidariedade de Portugal para com os Aliados durante a pandemia de Covid-19", depois de uma conversa telefónica com António Costa.Um em cada cinco infetados com Covid-19 desenvolve distúrbios mentais.Antena 1A conclusão é de um estudo conduzido pela Universidade de Oxford.O selecionador português de futebol falou com a RTP, em antecipação da conferência de imprensa que precede o jogo com Andorra.O Varzim, emblema da II Liga de futebol, anunciou a suspensão da atividade da equipa principal, depois de mais elementos do grupo terem testado positivo para o novo coronavírus."Foram detetados mais casos positivos assintomáticos, nos testes realizados a todo o plantel e equipa técnica. A Direção do Varzim decidiu suspender todas as atividades da sua equipa profissional, com a data de regresso a ser avaliada consoante o desenrolar da situação epidemiológico", indicou o clube.O emblema poveiro não divulgou quantos casos foram detetados nestes últimos testes, levados a cabo na segunda-feira. No balanço do último sábado, eram já 11 os atletas e elementos da equipa técnica infetados, incluindo o treinador principal Miguel Leal, de 55 anos.

Notas serão atribuídas apenas com a prestação nas aulas.

12h18 - Brigada de Intervenção Rápida reforça lar de Arcos de Valdevez que tem 12 funcionários infetados

O Centro Paroquial e Social de S. Jorge (CPSSJ), em Arcos de Valdevez, com 10 utentes e 12 funcionários infetados com o novo coronavírus, foi reforçado com uma Brigada de Intervenção Rápida, disse hoje o diretor da instituição.

12h00 - Vacina contra covid-19. Bastonário espera que processo não corra como o da vacina da gripe 11h32 - Duas infeções detetadas em segundo lar da Casa da Caridade de Ponte de Lima

11h26 - Suíça com mais 5.980 casos e 107 vítimas mortais

11h04 - Costa defende que país preparou-se para segunda vaga pandémica no "outono-inverno"

O primeiro-ministro rejeitou hoje a ideia de que o Governo não preparou o país para a segunda vaga da pandemia de covid-19 no outono-inverno, defendendo que há agora mais meios de atendimento e mais profissionais de saúde.

Posiçõespublicadas por António Costa na conta pessoal na rede social Twitter, numa série de mensagens em que o próprio líder do executivo começa por colocar a questão se será verdade que o país não se preparou para a pandemia no período do outono e inverno. Há quem diga que não nos preparámos para o outono-inverno. Será verdade?

Em março a linha SNS24 podia atender até 10.000 telefonemas. Hoje tem capacidade para mais de 30.000. Em março a média diária de testes era 2.578. Hoje é 35.348. — António Costa (@antoniocostapm) November 10, 2020 Em março havia 433 camas de UCI que podiam ser afetas a doentes #COVID. Hoje há 704 e, com desmarcação de atividade programada, poderão chegar a 944. Em março havia 1.142 ventiladores. Hoje há 1.939. — António Costa (@antoniocostapm) November 10, 2020 Em março criámos um regime excecional de contratação de profissionais de saúde. Hoje já contratámos 6.883 profissionais de saúde ao abrigo deste regime e decidimos vincular ao @SNS_Portugal perto de metade. — António Costa (@antoniocostapm) November 10, 2020

Veja aqui a sequência de tweets de António Costa.

10h48 - Morreu de Covid-19 negociador chefe da Palestina no Médio Oriente

O presidente palestiniano Mahmoud Abbas declarou três dias de luta pela morte de Saeb Erekat.

10h44 - Já há triagem de quem deve ou não ser salvo? "Neste momento, essa questão não se coloca"

O Bastonário da Ordem dos Médicos garante que este tipo de escolhas ainda não têm de ser feitas, e diz que libertou para os médicos o parecer do Conselho Nacional de Ética e Deontologia da Ordem dos Médicos sobre regras éticas de como devem os profissionais agir, porque a pressão "está a ser excessiva" sobre os hospitais e as decisões podem ter de ser tomadas a vários níveis. 10h41 - Presidente russo Vladimir Putin diz que o país está preparado para cooperar no trabalho sobre as vacinas para a Covid-19

Putin garante que todas as vacinas russas contra a Covid-19 são eficazes e que vai em breve registar uma terceira vacina.

10h39 - Surto com 15 trabalhadores imigrantes infetados em Alcácer do Sal

Um surto com 15 trabalhadores imigrantes infetados pelo vírus que provoca a covid-19 foi identificado numa exploração agrícola na freguesia da Comporta, no concelho de Alcácer do Sal (Setúbal), revelou hoje a Autoridade de Saúde Pública local.

10h25 - BioNTech, que está a criar uma vacina para a Covid-19, pensa colocar no mercado a vacina a um preço abaixo "dos valores típicos de mercado" e vai diferenciar os preços conforme os países ou regiões

10h19 - Mais de 50.74 milhões de pessoas contraíram o novo coronavírus e 1.260.738 pessoas morreram de Covid-19

10h18 - África com mais 327 mortes e um total de 1.891.744 infetados

10h17 - Guimarães começa a fazer testes rápidos de antigénio na próxima semana

Guimarães vai começar a fazer testes rápidos de antigénio para diagnóstico do novo coronavírus na próxima semana, ao abrigo de uma parceria entre a Câmara e a Cruz Vermelha Portuguesa, anunciou o município.

09h50 - "Muito má". Bastonária dos enfermeiros descreve situação nos hospitais

Entrevistada no Bom Dia Portugal, Ana Rita Cavaco disse ter ouvido "com muita atenção" a promessa, por parte do primeiro-ministro, de um acréscimo de camas nas unidades de cuidados intensivos. Para vincar que tal não será possível "sem enfermeiros, que é o que se passa neste momento".

A responsável deixou também fortes críticas aos preparativos das recentes visitas de governantes a hospitais. Ana Rita Cavaco referiu-se, a título de exemplo, à situação em Penafiel.

"À hora de hoje, a que estamos aqui a falar, temos cerca de 197 infetados. A senhora ministra [da Saúde] visitou o hospital e muito bem, mas nós continuamos a ter um problema de esconder à tutela e aos portugueses, que não são crianças e precisam de saber das coisas como elas são", disse.

"Tiraram os doentes para a visita da senhora ministra. Houve uma procissão de ambulâncias, inclusive com doentes infetados para Santa Maria, em Lisboa", denunciou a bastonária da Ordem dos Enfermeiros. 09h42 - "É ou Não É?". O impacto da pandemia na educação dos jovens em debate na RTP, esta noite, logo a seguir ao Telejornal 09h30 - Recolher Obrigatório. Restaurantes com quebra nas reservas na primeira noite a encerrar às 22h30 09h15 - Escolas superaram expectativas e continuam a adaptar-se para o inverno

Os diretores escolares consideram que as escolas superaram as expectativas na adaptação às medidas de segurança sanitária, impostas devido à pandemia da covid-19, e asseguram que cada uma continua esse trabalho com o aproximar do inverno. (Lusa)

09h07 - Perda do produto potencial da zona euro pode ser de 3% em 2022 - BCE

A perda do produto potencial na zona euro poderá atingir os 3% no final de 2022, de acordo com um estudo divulgado hoje pelo Banco Central Europeu (BCE).

08h50 - Laboratório chinês confiante na vacina CoronaVac apesar de suspensão de testes

O laboratório chinês Sinovac Biotech manifestou-se hoje confiante na segurança da sua vacina experimental contra a covid-19, apesar da suspensão de um ensaio clínico no Brasil após um "incidente grave".

"Estamos confiantes na segurança da vacina", disse a Sinovac em comunicado, afirmando que o incidente em questão "não está relacionado" com a vacina.

08h33- Presidente ucraniano Zelenskiy testa positivo para a Covid-19 e vai ficar em isolamento

08h23 - Rússia com 20.977 novos casos e 368 vítimas mortais nas últimas 24 horas

08h15 - Alemanha com 15.332 novos casos e 154 vítimas mortais

08h13 - China registou apenas 22 novos casos nas últimas 24 horas, sendo que 21 são de pessoas que entraram no país recentemente

08h12 - República Checa com 6408 novos casos, uma quebra de mais de três mil em comparação com os valores de há uma semana

08h10 - Celebrações do Natal e Ano Novo devem ser canceladas este ano, apelou o diretor do hospital de Paris

08h05 - Ministro britânico da Saúde diz que a vacina será opcional e que as crianças não precisam de ser vacinadas

08h00 - Ministro espanhol da Saúde diz que as primeiras doses da vacina podem chegar ao país no início de janeiro

7h42 - Ponto da situação

Portugal passou a primeira noite de recolher obrigatório deste novo estado de emergência. A medida está em vigor nos 121 concelhos mais afetados pela pandemia. Na restauração, a hora de encerramento antecipada fez cair o número de reservas.

Recorde-se que durante a semana, entre as 23h00 e as 5h00, só se pode circular na rua com justificação. Por exemplo, por motivos profissionais ou de saúde.

Em caso de incumprimento, a polícia pode obrigar as pessoas a regressarem a casa. A medida está em vigor até 23 de novembro, mas pode ser prolongada.

A RTP esteve na última madrugada nas ruas de Lisboa. Zonas do centro da cidade que, por norma, têm movimento estavam quase vazias. E a maioria das pessoas que estiveram na rua apresentavam justificação.

A Associação de Hotelaria e Restauração de Portugal afirma que o novo estado de emergência pode condenar o sector. Envia esta terça-feira uma carta ao primeiro-ministro a exigir medidas compensatórias "proporcionais e adequadas". O Governo está a preparar mais um pacote de medidas de apoio à restauração. Em entrevista à TVI, o primeiro-ministro adiantou que esse apoio vai ter em conta a faturação das empresas.

Em comunicado, a estrutura afirma que a ausência de clientes, em particular aos fins de semana, levará a uma perda de parte substancial das receitas das empresas.

A Câmara Municipal de Peso da Régua adotou medidas complementares de apoio à restauração.

Vai ser emitido um vale de um euro por metro cúbico de água utilizado, que pode ser descontado em dezembro, no comércio tradicional e restauração.

Os proprietários de restaurantes vão ainda receber o IMI referente a dois meses. E até ao final do ano não pagam luz e saneamento.

O quadro em Portugal

Morreram mais 63 pessoas e há mais 4096 infetados, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido ao início da tarde de segunda-feira.

Estão internadas 129 pessoas, para um total de 2651. Nos cuidados intensivos estão mais 13 pessoas, para um total de 391.

Na cerimónia de adjudicação do novo hospital central do Alentejo, António Costa adiantou que o objetivo é atingir em 2021 a média da União Europeia.

Para já , numa situação crítica, o país tem capacidade para 18.077 camas, 852 em cuidados intensivos.

O quadro internacional

A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 1.255.803 mortos em mais de 50,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

A autoridade sanitária do Brasil anunciou nas últimas horas a suspensão dos ensaios clínicos da vacina Coronavac, do laboratório chinês Sinovac, na sequência de um incidente "grave" com um voluntário.

A Anvisa não detalhou o incidente, dizendo somente que a categoria de "evento adverso" pode incluir a morte, efeitos secundários potencialmente fatais, incapacidade ou invalidez persistente ou significativa, hospitalização ou outro "evento clinicamente significativo".

"Com a interrupção do estudo, nenhum novo voluntário poderá ser vacinado", precisou a agência, acrescentando que vai "avaliar os dados observados até o momento e julgar o risco/benefício da continuidade" dos testes.

A suspensão dos ensaios clínicos da Coronavac, que envolve nove mil voluntários, ocorreu um dia depois de o gigante farmacêutico norte-americano Pfizer anunciar que a sua vacina contra a Covid-19 alcançou 90 por cento de eficácia nos testes.

Portugal passou a primeira noite de recolher obrigatório deste novo estado de emergência. A medida está em vigor nos 121 concelhos mais afetados pela pandemia.Em caso de incumprimento, a polícia pode obrigar as pessoas a regressarem a casa.A RTP esteve na última madrugada nas ruas de Lisboa. Zonas do centro da cidade que, por norma, têm movimento estavam quase vazias. E a maioria das pessoas que estiveram na rua apresentavam justificação.No Porto, a situação foi semelhante. Comércio e restauração encerrararam mais cedo e as ruas estavam quase desertas mesmo antes das 23h00.A PSP levou a cabo uma operação em vários pontos da cidade para fiscalizar os motivos pelos quais se circulava nas estradas após o recolher obrigatório.Em comunicado, a estrutura afirma que a ausência de clientes, em particular aos fins de semana, levará a uma perda de parte substancial das receitas das empresas.A Câmara Municipal de Peso da Régua adotou medidas complementares de apoio à restauração.Vai ser emitido um vale de um euro por metro cúbico de água utilizado, que pode ser descontado em dezembro, no comércio tradicional e restauração.Os proprietários de restaurantes vão ainda receber o IMI referente a dois meses. E até ao final do ano não pagam luz e saneamento.Morreram mais 63 pessoas e há mais 4096 infetados, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido ao início da tarde de segunda-feira.O Governo promete um reforço do Serviço Nacional de Saúde. O primeiro-ministro anunciou ontem, em Évora, mais camas para os cuidados intensivos já este ano.Na cerimónia de adjudicação do novo hospital central do Alentejo, António Costa adiantou que o objetivo é atingir em 2021 a média da União Europeia.Para já , numa situação crítica, o país tem capacidade para 18.077 camas, 852 em cuidados intensivos.A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 1.255.803 mortos em mais de 50,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.Em comunicado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adianta que interrompeu o ensaio clínico da vacina contra a Covid-19 "após a ocorrência de um evento adverso grave", a 29 de outubro."Com a interrupção do estudo, nenhum novo voluntário poderá ser vacinado", precisou a agência, acrescentando que vai "avaliar os dados observados até o momento e julgar o risco/benefício da continuidade" dos testes.A suspensão dos ensaios clínicos da Coronavac, que envolve nove mil voluntários, ocorreu um dia depois de o gigante farmacêutico norte-americano Pfizer anunciar que a sua vacina contra a Covid-19 alcançou 90 por cento de eficácia nos testes. O Governo pediu ao Serviço Nacional de Saúde para estar preparado para administrar a vacina a partir de dezembro. O laboratório chinês Sinovac Biotech manifestou-se hoje confiante na segurança da sua vacina experimental contra a covid-19, apesar da suspensão de um ensaio clínico no Brasil após um "incidente grave"."Estamos confiantes na segurança da vacina", disse a Sinovac em comunicado, afirmando que o incidente em questão "não está relacionado" com a vacina. A perda do produto potencial na zona euro poderá atingir os 3% no final de 2022, de acordo com um estudo divulgado hoje pelo Banco Central Europeu (BCE). Os diretores escolares consideram que as escolas superaram as expectativas na adaptação às medidas de segurança sanitária, impostas devido à pandemia da covid-19, e asseguram que cada uma continua esse trabalho com o aproximar do inverno. (Lusa) "Estamos no limite já", afirmou esta terça-feira a bastonária da Ordem dos Enfermeiros.Entrevistada no Bom Dia Portugal, Ana Rita Cavaco disse ter ouvido "com muita atenção" a promessa, por parte do primeiro-ministro, de um acréscimo de camas nas unidades de cuidados intensivos. Para vincar que tal não será possível "sem enfermeiros, que é o que se passa neste momento".A responsável deixou também fortes críticas aos preparativos das recentes visitas de governantes a hospitais. Ana Rita Cavaco referiu-se, a título de exemplo, à situação em Penafiel."À hora de hoje, a que estamos aqui a falar, temos cerca de 197 infetados. A senhora ministra [da Saúde] visitou o hospital e muito bem, mas nós continuamos a ter um problema de esconder à tutela e aos portugueses, que não são crianças e precisam de saber das coisas como elas são", disse."Tiraram os doentes para a visita da senhora ministra. Houve uma procissão de ambulâncias, inclusive com doentes infetados para Santa Maria, em Lisboa", denunciou a bastonária da Ordem dos Enfermeiros. Guimarães vai começar a fazer testes rápidos de antigénio para diagnóstico do novo coronavírus na próxima semana, ao abrigo de uma parceria entre a Câmara e a Cruz Vermelha Portuguesa, anunciou o município. Um surto com 15 trabalhadores imigrantes infetados pelo vírus que provoca a covid-19 foi identificado numa exploração agrícola na freguesia da Comporta, no concelho de Alcácer do Sal (Setúbal), revelou hoje a Autoridade de Saúde Pública local. O Bastonário da Ordem dos Médicos garante que este tipo de escolhas ainda não têm de ser feitas, e diz que libertou para os médicos o parecer do Conselho Nacional de Ética e Deontologia da Ordem dos Médicos sobre regras éticas de como devem os profissionais agir, porque a pressão "está a ser excessiva" sobre os hospitais e as decisões podem ter de ser tomadas a vários níveis. O presidente palestiniano Mahmoud Abbas declarou três dias de luta pela morte de Saeb Erekat. O primeiro-ministro rejeitou hoje a ideia de que o Governo não preparou o país para a segunda vaga da pandemia de covid-19 no outono-inverno, defendendo que há agora mais meios de atendimento e mais profissionais de saúde.Posiçõespublicadas por António Costa na conta pessoal na rede social Twitter, numa série de mensagens em que o próprio líder do executivo começa por colocar a questão se será verdade que o país não se preparou para a pandemia no período do outono e inverno.

A seleção dinamarquesa colocou oito jogadores e alguns membros da equipa técnica, incluindo o selecionador Kasper Hjulmand, em isolamento devido a dois casos positivos da covid-19 na equipa, revelou hoje a federação de futebol local (DBU).

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Nas últimas 24 hors Portugal registou mais 3817 casos e 62 vítimas mortais. O número de casos ativos baixou em 1040, para 77.338. O número de pessoas internadas continua a aumentar - mais 91 - para um total de 2742. O número de pessoas nos Cuidados Intensivos baixou. Menos 9 para um total de 382.

Mais atualizações

00h00 - Morreu Artur Portela Filho

O jornalista e escritor Artur Portela, conhecido como Artur Portela Filho, morreu hoje aos 83 anos em Abrantes, disse à agência Lusa fonte da família.

De acordo com a mesma fonte, o autor foi hospitalizado em Abrantes com diagnóstico de pneumonia e infeção com covid-19.

23h45 - Brasil ultrapassa 5,7 milhões de casos e aproxima-se das 163 mil mortes

O Brasil ultrapassou hoje os 5,7 milhões de casos de covid-19 (5.700.044) e totaliza 162.829 mortes, informou hoje o Governo, frisando que os números são parciais, devido a uma falha técnica no seu sistema.

O Ministério da Saúde reportou hoje 201 mortes e 25.012 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, acrescentando que estados como São Paulo, Minas Gerais ou Rio de Janeiro, que são algumas das unidades federativas mais afetadas pela pandemia, não tiveram os seus dados atualizados.

"Devido a problemas técnicos, os dados foram inviabilizados de serem atualizados ou podem sofrer alterações futuras. As informações serão atualizadas ou corrigidas após restabelecimento da rede do Ministério da Saúde", informou hoje a tutela da Saúde em comunicado.

Devido a esses problemas, que se arrastam desde a semana passada, o Ministério da Saúde não atualizou também o número de pessoas já recuperadas da doença, assim como dos pacientes que ainda se encontram sob acompanhamento médico devido à infeção pelo novo coronavírus.

23h10 - Associação Internacional de Surf lança novas datas para Jogos Mundiais

Os Jogos Mundiais de Surf, previstos para o início de maio do próximo ano, vão decorrer entre 29 de maio e 6 de junho de 2021, em El Salvador, anunciou hoje a Associação Internacional de Surf (ISA).

"A ISA tem trabalhado em estreita colaboração com os seus parceiros em El Salvador e com a Liga Mundial de Surf (WSL) nos últimos meses enquanto a pandemia global continua a impactar o calendário desportivo mundial", sublinhou em comunicado a entidade.

Segundo a ISA, as novas datas da prova, que vai decorrer nas praias de La Bocana e El Sunzal, vão "assegurar melhores condições de viagem para todos os surfistas e seleções nacionais, de acordo com os interesses coletivos de saúde e segurança".

A edição de 2021 dos Jogos Mundiais de Surf vai decidir as últimas vagas para os Jogos Olímpicos (Tóquio2020) do próximo ano - que adiados devido à covid-19 -, estando ainda em aberto cinco lugares para os homens e sete 'slots' para as mulheres.

22h40 - Brasil mantém paralisação dos testes da Coronavac após relato de suicídio

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil informou hoje que manterá a paralisação dos testes da Coronavac no país, aparentemente provocada pelo suicídio de um voluntário, até à análise de um comité internacional sobre o caso.

O presidente da Anvisa, António Barra Torres, disse numa conferência de imprensa que o órgão parou os testes da Coronavac porque foi notificado de um evento grave adverso não esperado pelo Instituto Butantan, que lidera o estudo no Brasil da eventual vacina contra a covid-19 em desenvolvimento pelo laboratório chinês Sinovac.

“A decisão tomada ontem [segunda-feira] era a única a ser tomada. Diante de dúvidas para [paralisar o estudo] pede as informações necessárias e segue o procedimento”, afirmou Torres.

“Foram estas informações que levaram a área técnica a tomar a decisão da interrupção temporária dos testes referentes à vacina da Sinovac. Digo isto para pontuar que é uma decisão técnica”, declarou.

As autoridades não confirmam oficialmente, mas os ‘media’ brasileiros informaram que a morte de um voluntário de 33 anos em 29 de outubro que participava na terceira fase do ensaio da Coronavac motivou a suspensão.

22h23 - Infeção de profissional encerra a Unidade de Saúde da Lagoa em São Miguel

A Unidade de Saúde da Lagoa, na ilha de São Miguel, está encerrada entre hoje e 20 de novembro, depois de ter sido detetado um caso de covid-19 num profissional de saúde, informa a administração.

"No seguimento da confirmação de um caso positivo, de um profissional de saúde, na Unidade de Saúde da Lagoa, e após instruções da Autoridade Concelhia de Saúde, por questões de segurança e salvaguarda de todos os utentes e funcionários informa que a partir de hoje encerra a Unidade de Saúde da Lagoa", avança o Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel.

Assim, e "tendo em consideração a prevenção e mitigação da cadeia de transmissão da covid-19", esta unidade estará encerrada até 20 de novembro.

O comunicado adianta ainda que "estão a ser identificados, pela Autoridade de Saúde Concelhia, todos os contactos de risco" e que "os utentes que estiveram presencialmente na Unidade de Saúde da Lagoa e não forem considerados de risco não serão contactados". As marcações para os próximos dez dias serão alteradas.

22h07 - Bolsonaro diz que Brasil tem de deixar de ser um país de "maricas"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, voltou a causar polémica ao afirmar que o Brasil "tem de deixar de ser um país de 'maricas'", referindo-se ao medo em torno da pandemia de covid-19.

"Tudo agora é pandemia. Tem de acabar esse negócio. Lamento os mortos, lamento. Todos nós vamos morrer um dia. Não adianta fugir disso, fugir da realidade. (O Brasil) tem de deixar de ser um país de 'maricas'", disse Bolsonaro, num evento sobre turismo, organizado pelo Governo federal.

"Olha que prato cheio para a imprensa, para a 'urubuzada' (expressão usada para adjetivar pessoas que desejam o mal de outros) que está ali atrás (jornalistas). Temos de lutar. Peito aberto, lutar", acrescentou o chefe de Estado, em mais uma critica aos órgãos de comunicação, que acusa de denegrirem a sua imagem.

No evento denominado "Retomada do Turismo", Bolsonaro voltou a defender que a atual pandemia foi "sobredimensionada" e criticou quem referiu a possibilidade de uma segunda vaga da doença no país sul-americano.

Desde o início da pandemia, Jair Bolsonaro tem-se mostrado bastante cético em relação à gravidade da doença e opôs-se ao isolamento social, tendo chegado a declarar que o Brasil está entre os países que menos sofreram com a covid-19.

Contudo, o Brasil, com 212 milhões de habitantes, é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo número de mortos (mais de 5,6 milhões de casos e 162.628 óbitos), depois dos Estados Unidos.

21h47 - Segurança Social já pagou 47 ME em apoios retroativos a sócios-gerentes

O secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, disse no Parlamento que foram pagos na sexta-feira apoios retroativos relativos a meses anteriores a sócios-gerentes no valor de 47 milhões de euros.

"Relativamente aos pagamentos aos sócios-gerentes, em particular aos retroativos referentes a meses anteriores, no passado dia 06 foram realizados, com este enquadramento, envolvendo um montante de cerca de 47 milhões de euros", disse Gabriel Bastos em resposta aos deputados, durante uma audição no parlamento no âmbito da apreciação na especialidade do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

O governante lembrou ainda que este apoio extraordinário à redução da atividade económica abrangeu já cerca de 170 mil trabalhadores independentes e 153 mil sócios-gerentes, com uma despesa associada de 249 milhões de euros.

No final de setembro, a Segurança Social abriu um perído excecional para os trabalhadores independentes e sócios-gerentes que antes não reuniam as condições para aceder aos apoios o pudessem fazer, já que as condições de acesso mudaram com a entrada em vigor do Orçamento Suplementar, em julho.

Os apoios estão em vigor desde março, pelo que os trabalhadores independentes e sócios-gerentes têm direito a receber os apoios com retroativos a esse mês.

20h59 - Governo promete apoios a trabalhadores com recibos verdes ainda este mês

O novo apoio criado para trabalhadores com recibos verdes, deverá começar a ser pago ainda este mês - garantia deixada no parlamento pela ministra do Trabalho. Tinha sido aprovado em julho um apoio de perto de 439 euros.

O novo apoio criado para trabalhadores com recibos verdes, deverá começar a ser pago ainda este mês - garantia deixada no parlamento pela ministra do Trabalho. Tinha sido aprovado em julho um apoio de perto de 439 euros.

20h54 - DGS aconselha recurso a testes rápidos

A Cruz Vermelha Portuguesa tem em Lisboa um posto de testes rápidos à covid-19. Ao todo já fez 12.930. A DGS aconselha este tipo de testes para controlar surtos e quebrar as cadeias de transmissão.

20h48 - Governo dá mais tempo às empresas para cumprirem obrigações fiscais

As empresas vão ter mais tempo para entregarem a declaração do IVA e procederem ao pagamento do imposto, segundo um despacho agora publicado, que alarga também os prazos para o cumprimento de várias outras obrigações fiscais.

A necessidade de conferir previsibilidade aos contribuintes e de lhes dar mais tempo levou o secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, a avançar com um despacho que ajusta o calendário fiscal do que resta de 2020 e dos primeiros meses de 2021, mantendo a filosofia de flexibilização do calendário observada ao longo deste ano por causa da pandemia de covid-19.

Ao abrigo deste calendário fiscal de 2020/2021 - que contempla os contributos e sugestões da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) -, as empresas passam a poder entregar a declaração do IVA até ao dia 20 de cada mês e a efetuar o pagamento até ao dia 25, independentemente de estarem no regime mensal ou trimestral do IVA.

"Quando esteja em causa o regime mensal, as declarações a entregar em novembro e dezembro de 2020, bem como em janeiro, fevereiro, março, abril e maio de 2021 podem ser submetidas até dia 20 de cada mês", refere o diploma.

20h45 - Vacina da Pfizer e da BioNtech foi descoberta por casal de cientistas turcos

A vacina começou a ser projectada por um casal de cientistas turcos em Janeiro.

A União Europeia garantiu já pelo menos 200 milhões de doses da nova vacina que apresenta uma eficácia de 90% contra a Covid-19. Na terceira semana deste mês é provável que os critérios de segurança fiquem concluídos e que avance de imediato.A vacina começou a ser projectada por um casal de cientistas turcos em Janeiro.

20h43 - Parlamento Europeu vota reforço do plano de recuperação da pandemia

O Parlamento Europeu reforçou em 16 mil milhões de euros os programas europeus que tinham sido cortados pelos líderes dos 27 - um passo importante no orçamento de longo prazo da União Europeia e no plano de recuperação da pandemia. O plano de ajuda não deverá estar disponível antes da Primavera.

O Parlamento Europeu reforçou em 16 mil milhões de euros os programas europeus que tinham sido cortados pelos líderes dos 27 - um passo importante no orçamento de longo prazo da União Europeia e no plano de recuperação da pandemia. O plano de ajuda não deverá estar disponível antes da Primavera.

20h25 - António Costa confessa surpresa com amplitude da segunda vaga

O primeiro-ministro diz que ninguém contava com uma segunda vaga da pandemia tão cedo e está surpreendido com o aumento do número de infectados. Em entrevista à TVI, António Costa anunciou que está a ser preparado apoio extraordinário para os restaurantes.

20h23 - Madeira com mais 14 novos casos e um total de 204 ativos

A autoridade de saúde da Madeira registou hoje 14 novos casos de covid-19, ascendendo as situações ativas a 204 doentes e estando 61 outras situações a ser avaliadas.

"Hoje há 14 novos casos positivos a reportar, pelo que a Madeira passa a contabilizar 554 casos confirmados de covid-19 no território regional", informa o boletim epidemiológico emitido pelo Instituto de Administração de Saúde da Madeira (IASAÚDE).

No mesmo documento, pode ler-se que, destes casos, cinco são importados (dois provenientes da Polónia, um da Alemanha, um da República Checa e um da Suíça) e nove são de transmissão local.

20h21 - Recolher obrigatório. Na primeira noite quase toda a gente ficou em casa

O recolher obrigatório entrou ontem em vigor e começaram as restrições à circulação nos 121 concelhos com maior risco de contágio. A PSP fez ações de fiscalização durante toda a noite e a maioria dos portugueses cumpriu as ordens para ficar em casa.

O recolher obrigatório entrou ontem em vigor e começaram as restrições à circulação nos 121 concelhos com maior risco de contágio. A PSP fez ações de fiscalização durante toda a noite e a maioria dos portugueses cumpriu as ordens para ficar em casa.

20h18 - Hospital de Santa Maria: preocupação com um cenário de catástrofe

O hospital de Santa Maria já tem mais doentes com covid-19 do que na primeira fase da pandemia. O diretor clínico alerta que, se o ritmo de contágios não abrandar, o maior hospital do pais pode entrar em situação de catástrofe.

O hospital de Santa Maria já tem mais doentes com covid-19 do que na primeira fase da pandemia. O diretor clínico alerta que, se o ritmo de contágios não abrandar, o maior hospital do pais pode entrar em situação de catástrofe.

20h15 - Tendas à porta. Hospital de Penafiel com capacidade esgotada

O Hospital de Penafiel, voltou a esgotar a capacidade de internamento e está no limiar da ruptura. Pelo menos 14 doentes infetados com covid-19 ficaram à espera de cama nas urgências, sem que nenhum hospital vizinho os recebesse.

As tendas instaladas no exterior deveriam servir para alargar a capacidade do hospital de Penafiel que já está no limiar da rutura.

Tudo indicava que estivessem operacionais no inicio desta semana, mas ao que a RTP apurou as tendas ainda não estão clinicamente aptas, o que fez aumentar a pressão nas urgências nas últimas 24 horas.

Sob anonimato, uma enfermeira do centro hospitalar referiu ainda que pelo menos 14 doentes covid ficaram internados na urgência por falta

de capacidade em enfermarias.

Três desses 14 doentes internados no serviço de urgência já foram transferidos para o Hospital de Amarante, que faz parte do Centro Hospitalar Tamega e Sousa. Os dois hospitais têm capacidade para receber 450 doentes.

O Hospital de Penafiel, voltou a esgotar a capacidade de internamento e está no limiar da ruptura. Pelo menos 14 doentes infetados com covid-19 ficaram à espera de cama nas urgências, sem que nenhum hospital vizinho os recebesse.As tendas instaladas no exterior deveriam servir para alargar a capacidade do hospital de Penafiel que já está no limiar da rutura.Tudo indicava que estivessem operacionais no inicio desta semana, mas ao que a RTP apurou as tendas ainda não estão clinicamente aptas, o que fez aumentar a pressão nas urgências nas últimas 24 horas.Sob anonimato, uma enfermeira do centro hospitalar referiu ainda que pelo menos 14 doentes covid ficaram internados na urgência por faltade capacidade em enfermarias.Três desses 14 doentes internados no serviço de urgência já foram transferidos para o Hospital de Amarante, que faz parte do Centro Hospitalar Tamega e Sousa. Os dois hospitais têm capacidade para receber 450 doentes.

19h57 - França regista mais 472 mortos nas últimas 24 horas

A França registou 472 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, elevando assim o número de vítimas mortas no país para 41.459, segundo as autoridades francesas.

Há atualmente 31.477 pessoas hospitalizadas em França devido à covid-19 e 4.736 desses pacientes estão internados nos cuidados intensivos.

19h55 - Cabo Verde com mais 80 novos casos e um óbito

Cabo Verde registou mais 80 casos positivos de covid-19 e um óbito nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado para 9.499 casos e 101 mortes provocados pela doença, foi hoje anunciado.

O Ministério da Saúde e da Segurança Social informou em comunicado que os laboratórios de virologia analisaram uma total de 471 amostras nas últimas 24 horas, tendo registado 80 novos casos positivos.

A maioria dos novos casos foi diagnosticado em São Filipe (50), na ilha do Fogo, seguido da ilha de São Vicente (12) e da cidade da Praia (11).

Os restantes casos foram notificados em Santa Catarina (5) e Mosteiros (1), na ilha do Fogo, e São Salvador do Mundo, em Santiago, também com mais um caso.

As autoridades de saúde de Cabo Verde registaram mais um óbito por causa da doença, desta vez em Santa Catarina de Santiago, elevando para 101 o número de mortes no país associados à doença.

Também mais 21 pessoas tiveram alta, passando o país a ter um total de 8.738 casos considerados recuperados.

Do total de 9.499 casos positivos acumulados desde 19 de março, o país continua com dois doentes transferidos para os seus países e tem neste momento 658 casos ativos.

19h53 - Estado de Emergência. MAI pede atenção máxima da parte dos cidadãos

O ministro da Administração Interna sublinhou a importância do país de empreender numa resposta preventiva face aos números da pandemia. Eduardo Cabrita falava após uma reunião com a Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência.

O ministro Eduardo Cabrita sublinha que é essencial travar os números diários da covid-19 de forma a dar tempo e espaço de atuação aos serviços de saúde.

A restrição das atividades não-essenciais foi assim sublinhada pelo governante como fundamental, nomeadamente a circulação na via pública.

O ministro da Administração Interna sublinhou a importância do país de empreender numa resposta preventiva face aos números da pandemia. Eduardo Cabrita falava após uma reunião com a Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência.O ministro Eduardo Cabrita sublinha que é essencial travar os números diários da covid-19 de forma a dar tempo e espaço de atuação aos serviços de saúde.A restrição das atividades não-essenciais foi assim sublinhada pelo governante como fundamental, nomeadamente a circulação na via pública.

19h21 - Angola regista mais 136 novos casos e 109 recuperações

O país registou mais 136 infeções pelo novo coronavírus e 109 pacientes recuperaram da doença nas últimas 24 horas, anunciou o secretário de Estado angolano para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

Dos novos casos, 94 foram notificados em Luanda, 12 em Cabinda,10 no Cuanza Sul, nove no Cunene, seis em Benguela, três no Uíje, um em Malanje e outro no Zaire, com idades de 2 a 72 anos.

A doença foi diagnosticada em 79 pessoas de sexo masculino e 57 do sexo feminino. Outras 109 pessoas foram consideradas recuperadas da doença.

No total, foram já notificados 12.816 casos de covid-19 em Angola, dos quais 308 óbitos, 6.026 dados como recuperados e 6.472 ativos, incluindo 11 casos em estado crítico e 14 graves.

Foram processadas 178.192 amostras até à data, das quais 1.622 nas últimas 24 horas, com uma taxa diária de positividade de 8.4%.

19h07 - Reino Unido regista 532 mortes, prepara vacinação para dezembro

O Reino Unido registou 532 mortes atribuídas a covid-19 nas últimas 24 horas, um máximo desde meados de maio, e 20.412 novas infeções, informou o Ministério da Saúde, que planeia iniciar uma campanha de vacinação em dezembro.

Na segunda-feira tinham sido registadas 194 mortes por covid-19 e 21.350 novos casos de contágio pelo coronavírus que provoca a doença, valores mais baixos do que nos dias anteriores, embora os dados do fim de semana sejam frequentemente afetados pelo atraso no processamento.

Nos últimos sete dias registaram-se 2.520 mortes, uma média de 360 por dia, mais 34% do que nos sete dias anteriores.

O total acumulado desde o início da pandemia covid-19 no Reino Unido é agora de 1.233.775 contágios confirmados e de 49.770 óbitos registados num período de 28 dias após as vítimas terem recebido um teste positivo.

Porém, o balanço aumenta para 61.648 quando se incluem todos os casos cuja certidão de óbito refere contágio por covid-19.

18h51 - Moçambique anuncia 69 novas infeções

O país registou mais 69 casos de covid-19, sem novas mortes, totalizando 13.892 infeções e 99 óbitos. De acordo com o Ministério da Saúde, a maioria dos casos (45) anunciada foi registada na Cidade de Maputo, seguindo-se a província de Cabo Delgado (09).

As autoridades de saúde reportaram também hoje 89 pessoas dadas como recuperadas, elevando o total para 11.748 pessoas que venceram o vírus (84% do cumulativo de infeções).

Moçambique já efetuou 204.650 testes, 1.908 nas últimas 24 horas, e tem atualmente 55 pessoas em centros de internamento de covid-19 e outras unidades hospitalares, quase todos na capital.

18h48 - Matosinhos paga entrega de refeições em casa nos próximos fins de semana

A Câmara Municipal de Matosinhos vai financiar, nos próximos dois fins de semana, a entrega em casa de refeições de restaurantes do concelho, num serviço prestado por 75 táxis, adiantou à Lusa a presidente da autarquia.

A entrega ao domicílio de refeições não terá custos para os clientes, nem para os restaurantes, tendo esta autarquia do distrito do Porto alocado 20 mil euros à iniciativa para assumir integralmente o custo do serviço, revelou Luísa Salgueiro.

Com o confinamento determinado pelo Governo para 121 concelhos a partir das 13:00 de sábado e domingo, em Matosinhos o transporte da refeição será assegurada por taxistas, fruto de um acordo com a cooperativa de táxis, sublinhou.

"Os clientes ligam para o restaurante que querem, fazem a encomenda e, esse pedido, é colocado numa plataforma (Matosinhos.Come) e, posteriormente, um táxi faz o seu levantamento e entrega-o em casa do cliente", explicou a autarca.

Além da entrega neste concelho, este serviço será prestado num raio de cinco quilómetros da fronteira com outros municípios, abrangendo um total de 54 uniões de freguesias, vincou.

18h45 - Assembleia Municipal de Lisboa rejeita suspender pagamento de estacionamento

A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) rejeitou hoje, com os votos contra do PS e de oito deputados independentes, uma recomendação do PSD para suspender o pagamento de parquímetros na cidade devido à pandemia de covid-19.

O documento, apreciado na reunião plenária da AML, realizada por videoconferência, mereceu ainda a abstenção de PCP e BE e os votos favoráveis do PSD, CDS-PP, PEV, MPT, PPM e de dois deputados municipais independentes.

18h31 - Estudo da OMS revela que o "Cansaço da Pandemia" atinge já 60% da população

Um outro estudo da Universidade de Oxford diz que um em cada cinco doentes de Covid desenvolve desordem psiquiátrica. Francisco Miranda Rodrigues, bastonário da Ordem dos Psicólogos, considera que o que está em causa é a dificuldade "de ir buscar os recursos e as competências" que "usamos para fazer face às dificuldades" que a pandemia tem colocado.

Esse "cansaço" pode levar a população a "ter mais dificuldade em fazer a gestão de tanta informação e tanta incerteza".

As insónias e a falta de sono estão a levar as pessoas a desenvolver distúrbios.

As pessoas com distúrbios psicológicos têm mais problemas em termos imunitários o que aumenta a propensão para contrair determinado tipo de doenças.

Um outro estudo da Universidade de Oxford diz que um em cada cinco doentes de Covid desenvolve desordem psiquiátrica. Francisco Miranda Rodrigues, bastonário da Ordem dos Psicólogos, considera que o que está em causa é a dificuldade "de ir buscar os recursos e as competências" que "usamos para fazer face às dificuldades" que a pandemia tem colocado.Esse "cansaço" pode levar a população a "ter mais dificuldade em fazer a gestão de tanta informação e tanta incerteza".As insónias e a falta de sono estão a levar as pessoas a desenvolver distúrbios.As pessoas com distúrbios psicológicos têm mais problemas em termos imunitários o que aumenta a propensão para contrair determinado tipo de doenças.

18h29 - Itália soma 35.098 novas infeções e 580 óbitos nas últimas 24 horas

A Itália registou 35.098 novos contágios pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 995.463 o número total de pessoas infetadas no país desde o início da crise pandémica.

O Ministério italiano da Saúde informou igualmente que foram notificados nas últimas 24 horas 580 óbitos relacionados com a doença covid-19, o que faz o número total de mortes registadas no país desde fevereiro subir para 42.330.

Com o país quase a atingir a fasquia de um milhão de infetados identificados desde o início da pandemia, as autoridades apontam que existem 590.110 casos atualmente ativos em Itália.

As autoridades italianas indicaram ainda que no período em análise foram realizados 217.758 testes de diagnóstico, um aumento de cerca de 70 mil quando comparado com o dia anterior.

A região que regista mais novos casos de infeção pelo novo coronavírus é a Lombardia (norte), o epicentro da pandemia no território italiano desde o início da crise sanitária, que ultrapassou nas últimas 24 horas a barreira de 10.000 novas infeções (10.955).

18h27 - Espanha com número diário de mortes mais elevado da segunda vaga da doença

A Espanha contabilizou hoje mais 411 mortes atribuídas à covid-19, o número mais elevado da segunda vaga da doença, passando o total de óbitos para 39.756, segundo números divulgados pelo Ministério espanhol da Saúde.

As autoridades sanitárias também registaram 17.395 novos casos de covid-19, número que indica que o valor diário está a baixar, elevando para 1.398.613 o total de infetados no país desde o início da pandemia.

Deram entrada nos hospitais com a doença nas últimas 24 horas 2.270 pessoas, das quais 413 na Andaluzia, 389 na Catalunha e 208 em Madrid.

Em todo o país há 20.943 pessoas hospitalizadas com a covid-19, o que corresponde a 17% das camas, das quais 3.064 pacientes em unidades de cuidados intensivos, o que corresponde a 32% das camas desse serviço.

O nível de incidência acumulada em Espanha estabilizou hoje nos 525 casos diagnosticados por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (menos quatro do que na segunda-feira), sendo as regiões com os níveis mais elevados a de Ceuta (1.066), Melilla (1.059), Aragão (976), Navarra (910), Castela e Leão (859), Rioja (797), País Basco (779) e Catalunha (678).

18h25 - Grupos de risco devem ser os primeiros a receber a vacina

Henrique Veiga Fernandes, imunologista, investigador principal do Laboratório de Imunofisiologia do Centro Champalimaud, defende que os grupos de risco e os profissionais de saúde devem ser os primeiros a receber a vacina contra a Covid-19.

O imunologista recorda que a vacina não garante o fim da pandemia a 100 por cento, mas que pode salvar vidas.

"Isto (a vacina) não é a bala de prata que nos vai salvar da epidemia. Para já é necessário manter os comportamentos de proteção e de respeito pelas normas da DGS", realçou.

Henrique Veiga Fernandes, imunologista, investigador principal do Laboratório de Imunofisiologia do Centro Champalimaud, defende que os grupos de risco e os profissionais de saúde devem ser os primeiros a receber a vacina contra a Covid-19.O imunologista recorda que a vacina não garante o fim da pandemia a 100 por cento, mas que pode salvar vidas."Isto (a vacina) não é a bala de prata que nos vai salvar da epidemia. Para já é necessário manter os comportamentos de proteção e de respeito pelas normas da DGS", realçou.

18h21 - Duzentos reclusos do EPL em quarentena, seis casos positivos

As visitas aos cerca de 200 reclusos das alas H e C do Estabelecimento Prisional de Lisboa, colocados de quarentena devido à covid-19, foram suspensas, mantendo-se contudo as dos advogados, revelaram os Serviços Prisionais.

Em resposta às questões colocadas pela agência Lusa, a Direção-Geral dos Serviços Prisionais (DGRSP) adiantou que na sequência de testes efetuados aos reclusos colocados nos serviços clínicos do Estabelecimento Prisional de Lisboa se recebeu, hoje de manhã, a informação de que "há seis casos positivos à covid 19".

"Estes seis reclusos, embora assintomáticos, foram conforme o protocolado encaminhados para o Hospital Prisional de São João de Deus", esclareceu a DGRSP.

Esta entidade sob a tutela do Ministério da Justiça indica que, em articulação com a saúde pública, foi feito o levantamento de contactos de risco, tendo sido decidido colocar os reclusos das alas H e C (cerca de 200) em quarentena e fazer-se-lhes testes.

"Serão igualmente testados os trabalhadores identificados (cerca de 30) como tendo tido contactos suscetíveis de risco de contágio, sendo que a operação de testagem se iniciará na quarta-feira", conclui a DGRSP.

18h15 - Apoio a trabalhadores informais começa a ser pago este mês

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social disse hoje que o apoio de 438,81 euros para trabalhadores sem proteção social teve até agora 13 mil pedidos e que começará a ser pago até ao final deste mês.

"A regulamentação (da medida) foi publicada e neste momento estamos a operacionalizá-la de forma a que este apoio seja pago até ao final de novembro", referiu a ministra Ana Mendes Godinho na audição parlamentar conjunta com as comissões de Orçamento e Finanças e Segurança Social no âmbito da apreciação na especialidade da proposta do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

Ana Mendes Godinho disse ainda que até ao momento 13 mil pessoas submeteram pedido de acesso a este apoio, previsto no PEES (Programa de Estabilização Económica e Social) e contemplado no Orçamento do Estado Suplementar.

Em causa está um apoio extraordinário de proteção social dirigido a trabalhadores em situação de desproteção económica e social e que não tenham acesso a qualquer instrumento ou mecanismo de proteção social (trabalhadores informais) no valor de 438,81 euros por mês, entre julho e dezembro de 2020.

A ministra salientou ainda que, das 13 mil pessoas que já submeteram o pedido, apenas 200 não beneficiaram ainda de nenhuma das medidas extraordinárias criadas pelo Governo em resposta à crise económica e social provocada pela pandemia de covid-19.

"Dos 13 mil pedidos ao abrigo da medida que foi regulamentada em outubro apenas cerca de 200 pessoas não tinham beneficiado dos apoios extraordinários criados" até ao Orçamento do Estado Suplementar, precisou a ministra, em reposta à deputada do PSD Clara Marques Mendes que confrontou Ana Mendes Godinho com atrasos na concretização de algumas medidas.

Referindo que o Governo faz muitos anúncios de medidas, mas não os concretiza, Clara Marques Mendes apontou como exemplo este apoio aos trabalhadores informais e também a redução do prazo de garantia no acesso ao subsídio de desemprego -- ambas previstas no OE Suplementar.

"São falhas graves do Governo", que "anuncia" medidas sem as "concretizar" disse a deputada do PSD, instando a ministra a explicar "porque é que estes apoios não chegaram ainda às pessoas".

Uma leitura rejeitada pela ministra que assinalou os mais de 2,2 milhões de pessoas abrangidas pelas medidas extraordinárias de resposta à crise causada pela pandemia e aproveitou para marcar a diferença de resposta que está a ser dada atualmente por comparação com a que foi dada entre 2012 e 2015.

"Tem sido um exercício de enorme complexidade", disse Ana Mendes Godinho, sublinhando o enorme esforço que a Segurança Social tem feito para chegar às pessoas e agilizar todas as medidas extraordinárias, que somam aos milhões de respostas que os serviços dão no âmbito da sua atividade normal.

18h07 - Câmara do Fundão paga entregas 'take-away' nos próximos fins de semana

A Câmara do Fundão vai financiar o transporte relativo às entregas de comida ao domicílio, nos próximos dois fins de semana, para minimizar o impacto das novas restrições associadas ao recolher obrigatório.

Em comunicado enviado à agência Lusa, este município do distrito de Castelo Branco, que integra os 121 concelhos abrangidos com medidas mais restritivas face à covid-19, explica que o montante que deveria ser cobrado aos clientes pelo transporte das refeições será "assumido na íntegra" pela autarquia.

"Esta medida servirá de apoio à restauração, que é profundamente afetada pelas novas medidas de restrição, e ao mesmo tempo irá reduzir o preço a pagar pelos munícipes que decidirem encomendar a sua refeição", aponta o presidente da autarquia, Paulo Fernandes (PSD), citado na nota de imprensa.

De acordo com a informação, a ideia começou a ser pensada no âmbito do "Míscaros - Festival do Cogumelo" e vai ser generalizada a todos os restaurantes do concelho do Fundão, em regime de 'take-away'.

17h25 - Museus mudam horários ou encerram ao fim-de-semana até 23 de novembro

Alguns museus de Lisboa e do Porto anunciaram hoje que decidiram reduzir o horário ou encerrar totalmente, nos fins de semana, em resposta às novas regras de confinamento em vigor até 23 de novembro para combater a pandemia covid-19.

O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Belém, Lisboa, optou por encerrar totalmente nos dois próximos fins de semana - dias 14 e 15, e 21 e 22 de novembro -, mas durante a semana mantém o horário diário das 11:00 às 19:00, indicou fonte da Fundação EDP, contactada pela agência Lusa.

O Museu Gulbenkian, nos dois próximos fins de semana, estará aberto das 09:30 às 12:00, em vez das habituais 10:00/18:00, indicou também fonte da Fundação Calouste Gulbenkian. As exposições temporárias "Esculturas Infinitas" e "René Lalique e a Idade do Vidro" podem ser vistas durante o mesmo horário.

Quanto ao Museu Coleção Berardo, em Belém, vai encerrar aos sábados e domingos, às 13:00, com última entrada às 12h:30, e as atividades para adultos e famílias, previstas para esses fins de semana, passam a ser realizadas em novos horários indicados no sítio 'online' do museu.

O Museu do Dinheiro também estará encerrado ao público nos fins de semana de 14 e 15 e de 21 e 22 de novembro, face às restrições de circulação em espaços e vias públicas, mas permanecerá aberto de quarta-feira a sexta-feira, entre as 10:00 e as 18:00.

No Porto, o parque e museu da Fundação de Serralves também só estarão abertos durante a manhã, nos fins de semana do confinamento.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), João Neto, indicou que a direção da entidade vai recomendar aos seus associados a redução de horário ou o encerramento, "para seguir as recomendações do plano de prevenção" anti-covid-19 do Governo.

"Consideramos que os museus devem avaliar se vale a pena estarem abertos só de manhã, ou, se não se justificar, ou se puder afetar a segurança dos visitantes e funcionários, será mesmo de encerrar totalmente nesses dias", declarou.

Também em resposta a um contacto da Lusa, a presidente do comité português do Conselho Internacional dos Museus (ICOM-Portugal), Maria de Jesus Monge, considerou que o encerramento dos museus, "que se encontram nas zonas a vermelho (da pandemia), deverá ser obrigatório", para proteger visitantes e funcionários.

"Estamos ainda a avaliar o impacto que estas novas regras vão ter nos museus do país", acrescentou a responsável.

17h19 - Parlamento cria grupo para definir regras de funcionamento em emergência

A Assembleia da República decidiu criar um grupo de trabalho para, até à próxima segunda-feira, definir as regras de funcionamento dos trabalhos parlamentares durante a vigência do estado de emergência.

A informação foi transmitida aos jornalistas pela porta-voz da conferência de líderes, a socialista Maria da Lusa Rosinha.

Na segunda-feira, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, enviou uma proposta aos grupos parlamentares, que passava pela redução dos plenários para um por semana e por apenas um quinto dos deputados em modo presencial nas reuniões plenárias.

Apesar de vários grupos parlamentares terem manifestado "total concordância" com a proposta de Ferro Rodrigues e disponibilidade para a votar de imediato, o presidente da Assembleia da República considerou que seria melhor fazer "algum aprofundamento", de acordo com a porta-voz.

"São medidas que poderão vigorar durante algum tempo e condicionar o funcionamento do parlamento", justificou Maria da Luz Rosinha.

O grupo de trabalho será presidido pela deputada socialista e vice-presidente da Assembleia da República Edite Estrela e poderá contar com a participação de um representante da Direção Geral de Saúde e do Conselho de Administração da Assembleia da República, além da secretaria-geral do parlamento.

17h18 - Cultura. A incerteza na agenda dos espectáculos

Um dos setores que reclama por apoios e queixa-se de estar a ser muito prejudicado é o da cultura.

Com o recolher obrigatório muitos artistas veem-se forçados a cancelar ou a antecipar os horários dos espectáculos. É o caso de Tiago Cadete, o ator, encenador e bailarino estreia no próximo fim-de-semana um novo trabalho mas foi obrigado a passar as apresentações para o período da manhã.

A jornalista Sandy Gageiro encontrou-se esta terça-feira com Tiago Cadete, que falou de reagendamentos, incertezas e receio por 2021.

Um dos setores que reclama por apoios e queixa-se de estar a ser muito prejudicado é o da cultura.Com o recolher obrigatório muitos artistas veem-se forçados a cancelar ou a antecipar os horários dos espectáculos. É o caso de Tiago Cadete, o ator, encenador e bailarino estreia no próximo fim-de-semana um novo trabalho mas foi obrigado a passar as apresentações para o período da manhã.A jornalista Sandy Gageiro encontrou-se esta terça-feira com Tiago Cadete, que falou de reagendamentos, incertezas e receio por 2021.

17h05 - AHRESP fala em "rumo desastroso" com perda de 49 mil empregos

O setor da restauração perdeu 49 mil postos de trabalho no terceiro trimestre deste ano. É essa a estimativa avançada pela AHRESP, numa carta aberta enviada ao primeiro-ministro.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal avisa que as restrições que entrararam em vigor no início da semana, em particular o recolher obrigatório, ameaçam ferir de morte muitas empresas.

O setor da restauração perdeu 49 mil postos de trabalho no terceiro trimestre deste ano. É essa a estimativa avançada pela AHRESP, numa carta aberta enviada ao primeiro-ministro.A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal avisa que as restrições que entrararam em vigor no início da semana, em particular o recolher obrigatório, ameaçam ferir de morte muitas empresas.

16h49 - Investigadores portugueses defendem testes alargados a sintomas ligeiros

Investigadores da Escola Nacional de Saúde Pública defendem que sintomas ligeiros como obstrução ou corrimento nasal, dor de garganta e dores musculares, devem ser valorizados e considerados suspeitos para a realização de testes à covid-19.

Um artigo de opinião hoje publicado no Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade Nova, recomenda que sejam alargados os critérios para testagem à covid-19 aos sintomas ligeiros e que seja montada uma nova estratégia de comunicação para a população.

"A definição de caso suspeito deve ser alargada a estes sintomas ligeiros para que a política de testagem seja mais sensível e não deixe passar desapercebidos um grande número de casos que ultrapassam os critérios atualmente definidos na Norma Portuguesa (tosse, febre, dispneia e alterações do olfato e paladar) com impacto relevante na transmissão", preconizam os investigadores, Vasco Ricoca Peixoto, André Vieira, Pedro Aguiar, Alexandre Abrantes do Centro de Investigação em Saúde Pública.

A transmissão silenciosa da covida-19, através de sintomas ligeiros não valorizados, pelo menos dois dias antes do início de sintomas, "é uma forma importante de disseminação da doença", alertam.

Os atuais critérios de um caso suspeito para testagem e a estratégia de comunicação levam, no momento epidémico atual, a que muitas pessoas infetadas desvalorizem outras combinações de sintomas relevantes e a não darem importância aos sintomas ligeiros, especialmente se não tiverem conhecimento de contactos com um caso positivo (algo que poderá estará a tornar-se mais comum).

"O facto de desvalorizarmos os sintomas ligeiros e não testarmos as pessoas com essas manifestações ligeiras representa um ângulo morto do controlo da pandemia e pode estar a contribuir para o atual descontrole da mesma na Europa em contexto de maiores contactos laborais e sociais associados a diminuição de restrições. Se não identificarmos estes casos, não poderemos controlar as cadeias de transmissão", fundamentam.

O controlo da pandemia passa também por uma estratégia de comunicação para a população sobre a importância dos sintomas da doença além da febre, tosse, falta de ar e perda de olfato e paladar.

"Medidas restritivas mais gerais podem falhar na contenção da transmissão se os cidadãos continuarem a desvalorizar um conjunto de sintomas ligeiros", alertam.

Estudos epidemiológicos internacionais recentes mostram que os sintomas mais frequentes da covid-19 nos jovens entre os 15 e os 39 anos são a dor de cabeça (70,3%), a perda do olfato (70,2%), a obstrução nasal (67,8%), a tosse (63,2%), a falta de força (63,3%), as dores musculares (62,5%), o corrimento nasal (60,1%), a alteração do paladar (54,2%) e a dor de garganta (52,9%). Só 63% se queixaram de tosse, 49% de falta de ar e 42% de febre.

Segundo os autores, "só se encontra aquilo que se procura" e se estes sintomas forem incluídos nos critérios para testagem de casos suspeitos, "mais casos poderão ser detetados e tomadas as medidas de saúde pública adequadas".

Adicionalmente, se os cidadãos forem sensibilizados para estarem atentos a estes sintomas enquanto possíveis sinais da doença, poderão tomar as medidas necessárias para reduzir a transmissão nos meios familiares, sociais e profissionais e solicitar a testagem.

16h34 - Nova área de testes instalada em antigo hospital psiquiátrico de Évora

Uma nova área dedicada à covid-19 (ADC) vai ser instalada no edifício de um antigo hospital psiquiátrico em Évora, devendo entrar este mês em funcionamento, revelou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo.

A ADC do Alentejo Central situa-se atualmente numa quinta perto da cidade e vai passar para o edifício onde funcionou o internamento do Serviço de Psiquiatria do Hospital do Espírito Santo de Évora.

Segundo a fonte da ARS do Alentejo, estão a ser realizados trabalhos de reabilitação no rés-do-chão e na envolvente do edifício, situado no bairro dos Canaviais, prevendo a entrada em funcionamento da nova ADC até ao final deste mês.

As áreas dedicadas à covid-19 destinam-se ao atendimento de utentes com suspeitas de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a doença da covid-19, encaminhados pela Linha Saúde 24 ou triados nos centros de saúde da região.

O antigo hospital psiquiátrico dos Canaviais foi desativado há mais de 10 anos.

16h29 - Luka Jovic multado por violar quarentena

O futebolista sérvio ex-Benfica Luka Jovic, agora no Real Madrid, foi multado em 29.760 euros pelas autoridades sérvias por ter violado, em março, a quarentena domiciliária no seu país.

O avançado, que já teve problemas com o Real Madrid por ter violado a quarentena em Espanha para viajar até à Sérvia, foi visto a passear em Belgrado no aniversário da sua namorada, quando estava sujeito a 28 dias de isolamento no seu país, uma vez que regressou de uma zona de alto risco, nomeadamente Madrid.

Jovic mereceu até uma reprimenda pública por parte da primeira-ministra, Ana Brnabic, e remonta a 19 de março. O atleta disse na altura que tinha saído para ir à farmácia, argumentando que não conhecia bem as normas do isolamento. Pensava - disse - que poderia sair uma vez por dia para compras essenciais.

16h23 - Cinema. Número de espectadores cai 82%

O número de espectadores nas salas portuguesas de cinema caiu 82,1% em outubro, face ao mesmo mês de 2019, com uma descida idêntica ao nível das receitas, revela o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

Enquanto em outubro do ano passado tinham sido registados 1,39 milhões de espectadores, este ano verificaram-se 249 mil entradas nas sala de cinema, contrariando a relativa melhoria dos números de setembro, o que representa uma quebra acumulada de 72,7% nos números de espectadores em 2020 face ao ano anterior, ou seja, menos 9,3 milhões do que em 2019.

Em termos de perdas de receitas, a percentagem é semelhante: os valores totais deste ano são uma redução de 72,3% face aos de 2019, totalizando 19,1 milhões de euros em 10 meses, quando no ano passado as exibidoras já tinham registado receitas de 68,9 milhões.

16h05 - Pedro Proença confiante que futebol vai ultrapassar momento complicado

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, mostrou-se esta terça-feira confiante de que a modalidade vai ultrapassar o momento complicado causado pela pandemia: "O regresso dos adeptos aos estádios e as precauções e modelos de teste sanitários foram dois dos grandes temas debatidos hoje na reunião da Ligas Europeias. Enquanto membro do Board of Directors, estou confiante e comprometido em que o futebol supere este momento", escreveu Proença nas suas redes sociais.

O líder da LPFP adiantou que "a atual pandemia de covid-19 é um dos temas que mais preocupa as Ligas de futebol por toda a Europa e a Liga Portugal não é exceção".

"Hoje mesmo, decorreu uma reunião da European Leagues, da qual sou membro do Board of Directors, tendo sido analisados temas como o regresso dos adeptos aos estádios e os procedimentos sanitários a colocar em prática. Analisámos e partilhámos experiências e, nestes tempos difíceis para todos, o Futebol europeu está empenhado em ultrapassar este momento", referiu.

15h57 - Hospital de Viseu regista dois surtos entre profissionais e utentes

O Hospital de São Teotónio, em Viseu, regista dois surtos por covid-19 entre profissionais de saúde e utentes, informou a administração do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV).

"Trata-se de seis utentes e seis profissionais do Serviço de Ortopedia e de nove utentes e oito profissionais de saúde do Serviço de Gastroenterologia, identificados após rastreio", especifica um comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a nota de imprensa, "a maioria dos profissionais e utentes estão assintomáticos, não havendo nenhum profissional internado" e "os utentes positivos já foram colocados em isolamento, mantendo-se os utentes com teste negativo sob vigilância".

De acordo com a administração do CHTV, está a ser cumprido o plano de contingência e, neste momento, "estão a ser identificadas e rastreadas as pessoas que tiveram contacto próximo com os casos positivos".

O CHTV informa ainda que a capacidade de internamento foi alargada e que "de 26 camas de enfermaria para covid-19 passou para 52".

"Está a ser preparada uma outra enfermaria para reforçar as camas covid disponíveis", esclarece o centro hospitalar.

Na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), em Viseu, "encontram-se, neste momento, sete internados por covid" e, segundo a administração, a unidade conta "com uma capacidade alargada para 16 camas".

"O CHTV está a implementar todas medidas previstas para salvaguardar a saúde e segurança dos seus profissionais e utentes, bem como para evitar a propagação do vírus", refere o comunicado.

15h35 - Os pacientes do Hospital Cotugno, em Nápoles, Itália, estão a receber oxigénio enquanto esperam nos seus carros, face à escassez de camas da unidade de saúde provocada pelo número crescente de infeções pelo novo coronavírus.

15h18 - Bruxelas quer contar com seis vacinas, vai assinar com a Pfizer

A Comissão Europeia quer assegurar o acesso a seis potencias vacinas para a covid-19 para distribuir na União Europeia (UE) e vai "nos próximos dias" assinar um contrato de aquisição com as farmacêuticas BioNTech e Pfizer.

O anúncio foi feito hoje pela comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, numa entrevista a várias agências de notícias europeias, incluindo a Lusa.

"Até agora, já concluímos três acordos, com a AstraZeneca, a Sanofi-GSK e a Johnson & Johnson, e já terminámos negociações com outras três produtoras de vacinas - a BioNTech e Pfizer, a Curevac e a Moderna -, portanto é provável que tenhamos um portefólio de cerca de seis vacinas promissoras", declarou Stella Kyriakides.

"Este era o nosso objetivo desde o início, ter um portefólio que nos permitisse ter maiores possibilidades de sermos bem-sucedidos no acesso a vacinas seguras e eficazes", acrescentou a responsável nesta entrevista à Lusa e a outras agências, como a AFP e Efe, que será publicada na íntegra na quarta-feira.

A comissária europeia da Saúde classificou ainda como "bastante encorajadora" a notícia de segunda-feira sobre a eficácia de 90% de uma potencial da vacina para a covid-19 das farmacêuticas norte-americana Pfizer e alemã BioNTech.

"No caso da BioNTech e Pfizer, nós já concluímos as negociações e esperamos que este contrato seja assinado nos próximos dias", após a adoção formal do documento no colégio de comissários de quarta-feira, precisou Stella Kyriakides.

No que toca aos procedimentos de validação, a responsável indicou que "a Agência Europeia dos Medicamentos já começou a sua avaliação contínua dos dados relativos às vacinas da BioNTech e Pfizer e da AstraZeneca".

"Isto significa que a Agência Europeia dos Medicamentos começou já a avaliar a parte preliminar destas vacinas, no que toca a estudos laboratoriais, não a dados clínicos", explicou.

15h15 - 3.021 mortos por covid. Portugal ultrapassou hoje os 3.000 óbitos desde o início da pandemia.

15h00 - Restauração e alojamento perderam 49 mil empregos no 3.º trimestre

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) disse hoje que o setor perdeu 49 mil postos de trabalho no terceiro trimestre deste ano, de acordo com uma carta aberta enviada ao primeiro-ministro, António Costa.

"Na data presente já sabemos que a restauração, similares e alojamento perderam mais de 49.000 postos de trabalho no 3.º trimestre de 2020 (período normal de maior empregabilidade) e de acordo com o último inquérito da AHRESP, 41% das empresas de Restauração e Similares ponderam ir para insolvência e 19% do alojamento turístico vai no mesmo sentido", adiantou a associação.

"Sabemos do difícil e instável cenário que vivemos, sabemos que a atual situação pandémica nos dificulta a vida a todos, mas não é possível continuar neste rumo desastroso para as nossas atividades económicas", lê-se na missiva.

14h51 - EUA esperam começar a vacinação com a Pfizer já em Dezembro

A informação foi avançada hoje pelo Secretário da Saúde Alex Azar.

14h47 - Surto em lar de Mora com nove pessoas infetadas

Um novo surto de covid-19 num lar do concelho de Mora, no distrito de Évora, já infetou nove pessoas, das quais seis utentes, duas funcionárias e um elemento da direção, revelou hoje o presidente da câmara.

14h19 - Portugal com mais 3817 casos e 62 vítimas mortais

São agora mais de três mil as vítimas mortais da Covid-19 desde o início da pandemia.

De acordo com o último relatório o número de casos ativos baixou em 1040, para 77.338.

Este dado reflete em parte o elevado número de pessoas dadas como recuperadas nas últimas 24 horas, mais 4795.

O número de pessoas internadas continua a aumentar - mais 91 - para um total de 2742.

O número de pessoas nos Cuidados Intensivos baixou. Menos 9 para um total de 382.

O Norte do país continua a ser a região com maior número de novos casos - mais 2663 - mais do triplo do registado na região de Lisboa e Vale do Tejo - mais 736.

Na região Norte há também a registar mais 31 vítimas mortais, em LVT mais 17.

No Centro do país nas últimas 24 horas foram registados mais 290 casos e 11 mortos. Alentejo com mais 41 casos e três mortos e Algarve com mais 57 casos mas sem vítimas mortais.

14h04 - Há novamente sinais de rutura no Hospital de Penafiel 13h53 - Mundo científico confiante e cauteloso sobre resultados da vacina da Pfizer 13h41 - Reino Unido vai testar duas vezes por semana todo o pessoal médico do Seviço Nacional de Saúde

Medida anunciada pelo ministro da Saúde tem como objetivo "proteger os doentes e as equipas de saúde".

13h33 - "Tempestade perfeita" entre gripe sazonal e SARS-CoV-2 13h32 - Vizela com centro de rastreio `drive thru´ dada "escalada de infetados"

A Câmara Municipal de Vizela, no distrito de Braga, vai instalar um centro de rastreio `drive thru´ à covid-19 na marginal ribeirinha devido à "escalada do número de infetados", revelou hoje a autarquia.

13h20 - Tendas no hospital de Penafiel ainda não estão operacionais 13h13 - Qualidade do ar aumentou no confinamento devido à redução do tráfego

A concentração de dióxido de azoto (NO2) no ar de várias cidades portuguesas diminuiu "muito significativamente" durante o primeiro estado de emergência, comprovando os efeitos nocivos do tráfego rodoviário para a qualidade do ar, defenderam hoje especialistas.

"As percentagens de redução são significativas, muito significativas. O que se verifica é que em Lisboa 79% de redução foi devido ao estado de emergência", afirmou hoje Dília Jardim, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), durante a conferência "Lisboa mais verde e mais saudável: Os Desafios da Poluição Atmosférica".

13h04 - Suécia com 15.779 novos casos registados desde sexta-feira e 35 vítimas mortais

Um valor acima do registado em período idêntico da semana passada, que foi de 10,177 casos.

A Suécia não publica dados no fim-de-semana e segunda-feira.

No total, o país já registou 6057 vítimas mortais.

13h03 - PSP identificou 10 pessoas a circular sem justificação durante recolher obrigatório

A PSP identificou 10 pessoas que circulavam sem justificação durante as duas primeiras noites de recolher obrigatório decretado para conter a pandemia de covid-19, avançou hoje à Lusa o porta-voz daquela força de segurança.

"As duas primeiras noites correram muito bem. Não há registo de detenções, nem autos", disse Nuno Carocha, sublinhando que as pessoas que andam nas ruas entre as 23:00 e as 05:00 aceitam a abordagem dos agentes da Polícia de Segurança Pública, o que facilita a fiscalização.

13h02 - Lar Sousa Freire em Lousada com 41 utentes e 15 funcionários infetados

12h57 - Pandemia já matou 1.263.890 pessoas

A pandemia do SARS-CoV-2 matou pelo menos 1.263.890 pessoas desde que a Organização Mundial da Saúde identificou a doença, no final de dezembro.

De acordo com o balanço em permanente atualização por parte da France Presse, mais de 50.907.770 casos de contágio foram oficialmente diagnosticados desde então. Pelo menos 33.121.400 pessoas foram dadas como curadas.

12h54 - Mensagem da NATO para Costa

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Jens Stoltenberg, agradeceu esta segunda-feira ao primeiro-ministro a "solidariedade de Portugal para com os Aliados durante a pandemia de Covid-19", depois de uma conversa telefónica com António Costa.

12h49 - Covid-19 associada a transtornos mentais

Um em cada cinco infetados com Covid-19 desenvolve distúrbios mentais.

A conclusão é de um estudo conduzido pela Universidade de Oxford.

12h45 - Fernando Santos reconhece que treinar em pandemia não é fácil

O selecionador português de futebol falou com a RTP, em antecipação da conferência de imprensa que precede o jogo com Andorra.

12h38 - Novos positivos levam Varzim, da II Liga, a suspender atividade

O Varzim, emblema da II Liga de futebol, anunciou a suspensão da atividade da equipa principal, depois de mais elementos do grupo terem testado positivo para o novo coronavírus.

"Foram detetados mais casos positivos assintomáticos, nos testes realizados a todo o plantel e equipa técnica. A Direção do Varzim decidiu suspender todas as atividades da sua equipa profissional, com a data de regresso a ser avaliada consoante o desenrolar da situação epidemiológico", indicou o clube.

O emblema poveiro não divulgou quantos casos foram detetados nestes últimos testes, levados a cabo na segunda-feira. No balanço do último sábado, eram já 11 os atletas e elementos da equipa técnica infetados, incluindo o treinador principal Miguel Leal, de 55 anos.

12h19 - País de Gales suspende exames no verão do próximo ano A pandemia do SARS-CoV-2 matou pelo menos 1.263.890 pessoas desde que a Organização Mundial da Saúde identificou a doença, no final de dezembro.De acordo com o balanço em permanente atualização por parte da France Presse, mais de 50.907.770 casos de contágio foram oficialmente diagnosticados desde então. Pelo menos 33.121.400 pessoas foram dadas como curadas.O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Jens Stoltenberg, agradeceu esta segunda-feira ao primeiro-ministro a "solidariedade de Portugal para com os Aliados durante a pandemia de Covid-19", depois de uma conversa telefónica com António Costa.Um em cada cinco infetados com Covid-19 desenvolve distúrbios mentais.Antena 1A conclusão é de um estudo conduzido pela Universidade de Oxford.O selecionador português de futebol falou com a RTP, em antecipação da conferência de imprensa que precede o jogo com Andorra.O Varzim, emblema da II Liga de futebol, anunciou a suspensão da atividade da equipa principal, depois de mais elementos do grupo terem testado positivo para o novo coronavírus."Foram detetados mais casos positivos assintomáticos, nos testes realizados a todo o plantel e equipa técnica. A Direção do Varzim decidiu suspender todas as atividades da sua equipa profissional, com a data de regresso a ser avaliada consoante o desenrolar da situação epidemiológico", indicou o clube.O emblema poveiro não divulgou quantos casos foram detetados nestes últimos testes, levados a cabo na segunda-feira. No balanço do último sábado, eram já 11 os atletas e elementos da equipa técnica infetados, incluindo o treinador principal Miguel Leal, de 55 anos.

Notas serão atribuídas apenas com a prestação nas aulas.

12h18 - Brigada de Intervenção Rápida reforça lar de Arcos de Valdevez que tem 12 funcionários infetados

O Centro Paroquial e Social de S. Jorge (CPSSJ), em Arcos de Valdevez, com 10 utentes e 12 funcionários infetados com o novo coronavírus, foi reforçado com uma Brigada de Intervenção Rápida, disse hoje o diretor da instituição.

12h00 - Vacina contra covid-19. Bastonário espera que processo não corra como o da vacina da gripe 11h32 - Duas infeções detetadas em segundo lar da Casa da Caridade de Ponte de Lima

11h26 - Suíça com mais 5.980 casos e 107 vítimas mortais

11h04 - Costa defende que país preparou-se para segunda vaga pandémica no "outono-inverno"

O primeiro-ministro rejeitou hoje a ideia de que o Governo não preparou o país para a segunda vaga da pandemia de covid-19 no outono-inverno, defendendo que há agora mais meios de atendimento e mais profissionais de saúde.

Posiçõespublicadas por António Costa na conta pessoal na rede social Twitter, numa série de mensagens em que o próprio líder do executivo começa por colocar a questão se será verdade que o país não se preparou para a pandemia no período do outono e inverno. Há quem diga que não nos preparámos para o outono-inverno. Será verdade?

Em março a linha SNS24 podia atender até 10.000 telefonemas. Hoje tem capacidade para mais de 30.000. Em março a média diária de testes era 2.578. Hoje é 35.348. — António Costa (@antoniocostapm) November 10, 2020 Em março havia 433 camas de UCI que podiam ser afetas a doentes #COVID. Hoje há 704 e, com desmarcação de atividade programada, poderão chegar a 944. Em março havia 1.142 ventiladores. Hoje há 1.939. — António Costa (@antoniocostapm) November 10, 2020 Em março criámos um regime excecional de contratação de profissionais de saúde. Hoje já contratámos 6.883 profissionais de saúde ao abrigo deste regime e decidimos vincular ao @SNS_Portugal perto de metade. — António Costa (@antoniocostapm) November 10, 2020

Veja aqui a sequência de tweets de António Costa.

10h48 - Morreu de Covid-19 negociador chefe da Palestina no Médio Oriente

O presidente palestiniano Mahmoud Abbas declarou três dias de luta pela morte de Saeb Erekat.

10h44 - Já há triagem de quem deve ou não ser salvo? "Neste momento, essa questão não se coloca"

O Bastonário da Ordem dos Médicos garante que este tipo de escolhas ainda não têm de ser feitas, e diz que libertou para os médicos o parecer do Conselho Nacional de Ética e Deontologia da Ordem dos Médicos sobre regras éticas de como devem os profissionais agir, porque a pressão "está a ser excessiva" sobre os hospitais e as decisões podem ter de ser tomadas a vários níveis. 10h41 - Presidente russo Vladimir Putin diz que o país está preparado para cooperar no trabalho sobre as vacinas para a Covid-19

Putin garante que todas as vacinas russas contra a Covid-19 são eficazes e que vai em breve registar uma terceira vacina.

10h39 - Surto com 15 trabalhadores imigrantes infetados em Alcácer do Sal

Um surto com 15 trabalhadores imigrantes infetados pelo vírus que provoca a covid-19 foi identificado numa exploração agrícola na freguesia da Comporta, no concelho de Alcácer do Sal (Setúbal), revelou hoje a Autoridade de Saúde Pública local.

10h25 - BioNTech, que está a criar uma vacina para a Covid-19, pensa colocar no mercado a vacina a um preço abaixo "dos valores típicos de mercado" e vai diferenciar os preços conforme os países ou regiões

10h19 - Mais de 50.74 milhões de pessoas contraíram o novo coronavírus e 1.260.738 pessoas morreram de Covid-19

10h18 - África com mais 327 mortes e um total de 1.891.744 infetados

10h17 - Guimarães começa a fazer testes rápidos de antigénio na próxima semana

Guimarães vai começar a fazer testes rápidos de antigénio para diagnóstico do novo coronavírus na próxima semana, ao abrigo de uma parceria entre a Câmara e a Cruz Vermelha Portuguesa, anunciou o município.

09h50 - "Muito má". Bastonária dos enfermeiros descreve situação nos hospitais

Entrevistada no Bom Dia Portugal, Ana Rita Cavaco disse ter ouvido "com muita atenção" a promessa, por parte do primeiro-ministro, de um acréscimo de camas nas unidades de cuidados intensivos. Para vincar que tal não será possível "sem enfermeiros, que é o que se passa neste momento".

A responsável deixou também fortes críticas aos preparativos das recentes visitas de governantes a hospitais. Ana Rita Cavaco referiu-se, a título de exemplo, à situação em Penafiel.

"À hora de hoje, a que estamos aqui a falar, temos cerca de 197 infetados. A senhora ministra [da Saúde] visitou o hospital e muito bem, mas nós continuamos a ter um problema de esconder à tutela e aos portugueses, que não são crianças e precisam de saber das coisas como elas são", disse.

"Tiraram os doentes para a visita da senhora ministra. Houve uma procissão de ambulâncias, inclusive com doentes infetados para Santa Maria, em Lisboa", denunciou a bastonária da Ordem dos Enfermeiros. 09h42 - "É ou Não É?". O impacto da pandemia na educação dos jovens em debate na RTP, esta noite, logo a seguir ao Telejornal 09h30 - Recolher Obrigatório. Restaurantes com quebra nas reservas na primeira noite a encerrar às 22h30 09h15 - Escolas superaram expectativas e continuam a adaptar-se para o inverno

Os diretores escolares consideram que as escolas superaram as expectativas na adaptação às medidas de segurança sanitária, impostas devido à pandemia da covid-19, e asseguram que cada uma continua esse trabalho com o aproximar do inverno. (Lusa)

09h07 - Perda do produto potencial da zona euro pode ser de 3% em 2022 - BCE

A perda do produto potencial na zona euro poderá atingir os 3% no final de 2022, de acordo com um estudo divulgado hoje pelo Banco Central Europeu (BCE).

08h50 - Laboratório chinês confiante na vacina CoronaVac apesar de suspensão de testes

O laboratório chinês Sinovac Biotech manifestou-se hoje confiante na segurança da sua vacina experimental contra a covid-19, apesar da suspensão de um ensaio clínico no Brasil após um "incidente grave".

"Estamos confiantes na segurança da vacina", disse a Sinovac em comunicado, afirmando que o incidente em questão "não está relacionado" com a vacina.

08h33- Presidente ucraniano Zelenskiy testa positivo para a Covid-19 e vai ficar em isolamento

08h23 - Rússia com 20.977 novos casos e 368 vítimas mortais nas últimas 24 horas

08h15 - Alemanha com 15.332 novos casos e 154 vítimas mortais

08h13 - China registou apenas 22 novos casos nas últimas 24 horas, sendo que 21 são de pessoas que entraram no país recentemente

08h12 - República Checa com 6408 novos casos, uma quebra de mais de três mil em comparação com os valores de há uma semana

08h10 - Celebrações do Natal e Ano Novo devem ser canceladas este ano, apelou o diretor do hospital de Paris

08h05 - Ministro britânico da Saúde diz que a vacina será opcional e que as crianças não precisam de ser vacinadas

08h00 - Ministro espanhol da Saúde diz que as primeiras doses da vacina podem chegar ao país no início de janeiro

7h42 - Ponto da situação

Portugal passou a primeira noite de recolher obrigatório deste novo estado de emergência. A medida está em vigor nos 121 concelhos mais afetados pela pandemia. Na restauração, a hora de encerramento antecipada fez cair o número de reservas.

Recorde-se que durante a semana, entre as 23h00 e as 5h00, só se pode circular na rua com justificação. Por exemplo, por motivos profissionais ou de saúde.

Em caso de incumprimento, a polícia pode obrigar as pessoas a regressarem a casa. A medida está em vigor até 23 de novembro, mas pode ser prolongada.

A RTP esteve na última madrugada nas ruas de Lisboa. Zonas do centro da cidade que, por norma, têm movimento estavam quase vazias. E a maioria das pessoas que estiveram na rua apresentavam justificação.

A Associação de Hotelaria e Restauração de Portugal afirma que o novo estado de emergência pode condenar o sector. Envia esta terça-feira uma carta ao primeiro-ministro a exigir medidas compensatórias "proporcionais e adequadas". O Governo está a preparar mais um pacote de medidas de apoio à restauração. Em entrevista à TVI, o primeiro-ministro adiantou que esse apoio vai ter em conta a faturação das empresas.

Em comunicado, a estrutura afirma que a ausência de clientes, em particular aos fins de semana, levará a uma perda de parte substancial das receitas das empresas.

A Câmara Municipal de Peso da Régua adotou medidas complementares de apoio à restauração.

Vai ser emitido um vale de um euro por metro cúbico de água utilizado, que pode ser descontado em dezembro, no comércio tradicional e restauração.

Os proprietários de restaurantes vão ainda receber o IMI referente a dois meses. E até ao final do ano não pagam luz e saneamento.

O quadro em Portugal

Morreram mais 63 pessoas e há mais 4096 infetados, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido ao início da tarde de segunda-feira.

Estão internadas 129 pessoas, para um total de 2651. Nos cuidados intensivos estão mais 13 pessoas, para um total de 391.

Na cerimónia de adjudicação do novo hospital central do Alentejo, António Costa adiantou que o objetivo é atingir em 2021 a média da União Europeia.

Para já , numa situação crítica, o país tem capacidade para 18.077 camas, 852 em cuidados intensivos.

O quadro internacional

A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 1.255.803 mortos em mais de 50,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

A autoridade sanitária do Brasil anunciou nas últimas horas a suspensão dos ensaios clínicos da vacina Coronavac, do laboratório chinês Sinovac, na sequência de um incidente "grave" com um voluntário.

A Anvisa não detalhou o incidente, dizendo somente que a categoria de "evento adverso" pode incluir a morte, efeitos secundários potencialmente fatais, incapacidade ou invalidez persistente ou significativa, hospitalização ou outro "evento clinicamente significativo".

"Com a interrupção do estudo, nenhum novo voluntário poderá ser vacinado", precisou a agência, acrescentando que vai "avaliar os dados observados até o momento e julgar o risco/benefício da continuidade" dos testes.

A suspensão dos ensaios clínicos da Coronavac, que envolve nove mil voluntários, ocorreu um dia depois de o gigante farmacêutico norte-americano Pfizer anunciar que a sua vacina contra a Covid-19 alcançou 90 por cento de eficácia nos testes.

Portugal passou a primeira noite de recolher obrigatório deste novo estado de emergência. A medida está em vigor nos 121 concelhos mais afetados pela pandemia.Em caso de incumprimento, a polícia pode obrigar as pessoas a regressarem a casa.A RTP esteve na última madrugada nas ruas de Lisboa. Zonas do centro da cidade que, por norma, têm movimento estavam quase vazias. E a maioria das pessoas que estiveram na rua apresentavam justificação.No Porto, a situação foi semelhante. Comércio e restauração encerrararam mais cedo e as ruas estavam quase desertas mesmo antes das 23h00.A PSP levou a cabo uma operação em vários pontos da cidade para fiscalizar os motivos pelos quais se circulava nas estradas após o recolher obrigatório.Em comunicado, a estrutura afirma que a ausência de clientes, em particular aos fins de semana, levará a uma perda de parte substancial das receitas das empresas.A Câmara Municipal de Peso da Régua adotou medidas complementares de apoio à restauração.Vai ser emitido um vale de um euro por metro cúbico de água utilizado, que pode ser descontado em dezembro, no comércio tradicional e restauração.Os proprietários de restaurantes vão ainda receber o IMI referente a dois meses. E até ao final do ano não pagam luz e saneamento.Morreram mais 63 pessoas e há mais 4096 infetados, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido ao início da tarde de segunda-feira.O Governo promete um reforço do Serviço Nacional de Saúde. O primeiro-ministro anunciou ontem, em Évora, mais camas para os cuidados intensivos já este ano.Na cerimónia de adjudicação do novo hospital central do Alentejo, António Costa adiantou que o objetivo é atingir em 2021 a média da União Europeia.Para já , numa situação crítica, o país tem capacidade para 18.077 camas, 852 em cuidados intensivos.A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 1.255.803 mortos em mais de 50,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.Em comunicado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adianta que interrompeu o ensaio clínico da vacina contra a Covid-19 "após a ocorrência de um evento adverso grave", a 29 de outubro."Com a interrupção do estudo, nenhum novo voluntário poderá ser vacinado", precisou a agência, acrescentando que vai "avaliar os dados observados até o momento e julgar o risco/benefício da continuidade" dos testes.A suspensão dos ensaios clínicos da Coronavac, que envolve nove mil voluntários, ocorreu um dia depois de o gigante farmacêutico norte-americano Pfizer anunciar que a sua vacina contra a Covid-19 alcançou 90 por cento de eficácia nos testes. O Governo pediu ao Serviço Nacional de Saúde para estar preparado para administrar a vacina a partir de dezembro. O laboratório chinês Sinovac Biotech manifestou-se hoje confiante na segurança da sua vacina experimental contra a covid-19, apesar da suspensão de um ensaio clínico no Brasil após um "incidente grave"."Estamos confiantes na segurança da vacina", disse a Sinovac em comunicado, afirmando que o incidente em questão "não está relacionado" com a vacina. A perda do produto potencial na zona euro poderá atingir os 3% no final de 2022, de acordo com um estudo divulgado hoje pelo Banco Central Europeu (BCE). Os diretores escolares consideram que as escolas superaram as expectativas na adaptação às medidas de segurança sanitária, impostas devido à pandemia da covid-19, e asseguram que cada uma continua esse trabalho com o aproximar do inverno. (Lusa) "Estamos no limite já", afirmou esta terça-feira a bastonária da Ordem dos Enfermeiros.Entrevistada no Bom Dia Portugal, Ana Rita Cavaco disse ter ouvido "com muita atenção" a promessa, por parte do primeiro-ministro, de um acréscimo de camas nas unidades de cuidados intensivos. Para vincar que tal não será possível "sem enfermeiros, que é o que se passa neste momento".A responsável deixou também fortes críticas aos preparativos das recentes visitas de governantes a hospitais. Ana Rita Cavaco referiu-se, a título de exemplo, à situação em Penafiel."À hora de hoje, a que estamos aqui a falar, temos cerca de 197 infetados. A senhora ministra [da Saúde] visitou o hospital e muito bem, mas nós continuamos a ter um problema de esconder à tutela e aos portugueses, que não são crianças e precisam de saber das coisas como elas são", disse."Tiraram os doentes para a visita da senhora ministra. Houve uma procissão de ambulâncias, inclusive com doentes infetados para Santa Maria, em Lisboa", denunciou a bastonária da Ordem dos Enfermeiros. Guimarães vai começar a fazer testes rápidos de antigénio para diagnóstico do novo coronavírus na próxima semana, ao abrigo de uma parceria entre a Câmara e a Cruz Vermelha Portuguesa, anunciou o município. Um surto com 15 trabalhadores imigrantes infetados pelo vírus que provoca a covid-19 foi identificado numa exploração agrícola na freguesia da Comporta, no concelho de Alcácer do Sal (Setúbal), revelou hoje a Autoridade de Saúde Pública local. O Bastonário da Ordem dos Médicos garante que este tipo de escolhas ainda não têm de ser feitas, e diz que libertou para os médicos o parecer do Conselho Nacional de Ética e Deontologia da Ordem dos Médicos sobre regras éticas de como devem os profissionais agir, porque a pressão "está a ser excessiva" sobre os hospitais e as decisões podem ter de ser tomadas a vários níveis. O presidente palestiniano Mahmoud Abbas declarou três dias de luta pela morte de Saeb Erekat. O primeiro-ministro rejeitou hoje a ideia de que o Governo não preparou o país para a segunda vaga da pandemia de covid-19 no outono-inverno, defendendo que há agora mais meios de atendimento e mais profissionais de saúde.Posiçõespublicadas por António Costa na conta pessoal na rede social Twitter, numa série de mensagens em que o próprio líder do executivo começa por colocar a questão se será verdade que o país não se preparou para a pandemia no período do outono e inverno.

A seleção dinamarquesa colocou oito jogadores e alguns membros da equipa técnica, incluindo o selecionador Kasper Hjulmand, em isolamento devido a dois casos positivos da covid-19 na equipa, revelou hoje a federação de futebol local (DBU).

marcar artigo