Brincar com as Palavras

19-06-2020
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Descritores de desempenho em leitura, no final do 1º ciclo:· Apreender o sentido global de um texto, identificar o tema principal e aspectos acessórios;· Relacionar a informação lida com conhecimentos exteriores ao texto;· Inferir o significado de uma palavra desconhecida com base na estrutura interna e contexto;· Localizar informações específicas salientes;· Realizar inferências, mobilizando informações textuais implícitas e explícitas e conhecimentos exteriores ao texto;· Seguir instruções escritas para realizar uma acção;· Distinguir entre ficção/não ficção; facto/opinião;· Distinguir entre causa/efeito;· Utilizar estratégias de monitorização da compreensão;· Extrair conclusões do que foi lido;· Reconhecer os objectivos do escritor;· Ler autonomamente obras integrais adequadas ao interesse da faixa etária em questão.Extraído de Inês Sim-Sim, I.& Viana, F.L. (2007)É necessário o domínio de um conjunto de competências específicas de leitura que necessitam de ser permanentemente avaliados, para ajustarmos as estratégias metodológicas de intervenção a fim de colmatar lacunas e desenvolver competências.Para isso, é necessário conhecermos bem o processo de ensino e de aprendizagem de leitura assim como os vários processos de avaliação.É necessário avaliar o produto e o processo da leitura.Na avaliação do produto é uma avaliação mais geral, pretende situar o nível de leitura ao grupo/turma, ano, idade e programa escolar. Na avaliação do processo iremos analisar o que está a impedir o aluno de ler bem; Identificar em que processos específicos está a falhar e (re)organizar o processo de leitura, de forma a colmatar as dificuldades detectadas. Devemos avaliar:Reconhecimento de palavras- Processos perceptivos- Processos LéxicosConstrução de significado (dentro da frase, entre sequências de frases, e no texto como um todo).


Descritores de desempenho em leitura, no final do 1º ciclo:· Apreender o sentido global de um texto, identificar o tema principal e aspectos acessórios;· Relacionar a informação lida com conhecimentos exteriores ao texto;· Inferir o significado de uma palavra desconhecida com base na estrutura interna e contexto;· Localizar informações específicas salientes;· Realizar inferências, mobilizando informações textuais implícitas e explícitas e conhecimentos exteriores ao texto;· Seguir instruções escritas para realizar uma acção;· Distinguir entre ficção/não ficção; facto/opinião;· Distinguir entre causa/efeito;· Utilizar estratégias de monitorização da compreensão;· Extrair conclusões do que foi lido;· Reconhecer os objectivos do escritor;· Ler autonomamente obras integrais adequadas ao interesse da faixa etária em questão.Extraído de Inês Sim-Sim, I.& Viana, F.L. (2007)É necessário o domínio de um conjunto de competências específicas de leitura que necessitam de ser permanentemente avaliados, para ajustarmos as estratégias metodológicas de intervenção a fim de colmatar lacunas e desenvolver competências.Para isso, é necessário conhecermos bem o processo de ensino e de aprendizagem de leitura assim como os vários processos de avaliação.É necessário avaliar o produto e o processo da leitura.Na avaliação do produto é uma avaliação mais geral, pretende situar o nível de leitura ao grupo/turma, ano, idade e programa escolar. Na avaliação do processo iremos analisar o que está a impedir o aluno de ler bem; Identificar em que processos específicos está a falhar e (re)organizar o processo de leitura, de forma a colmatar as dificuldades detectadas. Devemos avaliar:Reconhecimento de palavras- Processos perceptivos- Processos LéxicosConstrução de significado (dentro da frase, entre sequências de frases, e no texto como um todo).

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