Porto de Sines aprofunda parceria com Canal do Suez

30-03-2020
marcar artigo

O porto de Sines vai consolidar a sua presença no projeto contemporâneo da ‘Rota da Seda’ (‘Belt and Road’ em inglês) lançado pela atual presidência da República Popular da China, liderada por Xi Jinping.

“Estamos a desenvolver a nossa parceria com a Zona Económica do Canal do Suez [Egipto] e poderemos vir a fornecer-lhes tecnologia e ‘know how’ no âmbito da JUP – Janela Única Portuária e JUL – Janela Única Logística”, disse ao Jornal Económico José Luís Cacho.

A JUP e a JUL já existem há diversos anos no sistema portuário do continente e serviram para simplificar todos os processo burocráticos em torno do transporte marítimo.

O memorando de entendimento entre a APS, representada por José Luís Cacho, e Zona Económica do Canal do Suez, representada por Mohab Mamish, foi assinado a 20 de setembro passado, numa cerimónia que contou com a presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

“Com quatro áreas industriais e seis portos, a Zona Económica do Canal do Suez está localizada na encruzilhada entre África, europa e Ásia, ocupando 461 quilómetros quadrados ao longo das margens do recém-expandido Canal do suez, com posição geográfica estratégica na principal rota comercial entre a europa e a Ásia. Desempenha um papel fundamental no comércio mundial e promete reforçar a sua importância com o desenvolvimento de projetos como a mega-iniciativa chinesa ‘Belt and Road’”, destaca o último número da ‘newsletter’ da APS, a que o Jornal Económico teve acesso.

José Luís Cacho realçou ao Jornal Económico as hipóteses de colaboração com os dois mais importantes portos da Zona Económica do Canal do Suez, Port-Said, no Mar Mediterrâneo, e Sharm el Sheik, já no Mar Vermelho, ambos de ‘transhipment’ de contentores, a exemplo do porto de Sines.

De acordo com a referida ‘newsletter’ da APS, o memorando de entendimento com a Zona Económica do Canal do Suez “(…) visa fomentar as relações entre as duas ‘interfaces logísticas e portuárias de dimensão global, potenciando o posicionamento do porto de Sines como principal porto português, grande ‘hub’ da costa atlântica e porto de entrada do Atlântico na Península Ibérica e na europa, nomeadamente nos intensos tráfegos este-oeste via Canal do Suez”.

“Com este memorando de entendimento, as duas entidades reconhecem o interesse mútuo em estabelecer uma relação de parceria e cooperação para o desenvolvimento económico mútuo, tanto no aumento de oportunidades de negócios e volumes para o porto de Sines, assim como no aumento do tráfego através do Canal do Suez”, destaca a ‘newsletter’ da APS.

Recorde-se que antes da assinatura deste memorando de entendimento, uma comitiva da zona económica do Canal do Suez foi recebida no porto alentejano pelo conselho de administração da APS ” e teve oportunidade para efetuar uma visita ao porto de Sines com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre esta infraestrutura portuária”.

O porto de Sines vai consolidar a sua presença no projeto contemporâneo da ‘Rota da Seda’ (‘Belt and Road’ em inglês) lançado pela atual presidência da República Popular da China, liderada por Xi Jinping.

“Estamos a desenvolver a nossa parceria com a Zona Económica do Canal do Suez [Egipto] e poderemos vir a fornecer-lhes tecnologia e ‘know how’ no âmbito da JUP – Janela Única Portuária e JUL – Janela Única Logística”, disse ao Jornal Económico José Luís Cacho.

A JUP e a JUL já existem há diversos anos no sistema portuário do continente e serviram para simplificar todos os processo burocráticos em torno do transporte marítimo.

O memorando de entendimento entre a APS, representada por José Luís Cacho, e Zona Económica do Canal do Suez, representada por Mohab Mamish, foi assinado a 20 de setembro passado, numa cerimónia que contou com a presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

“Com quatro áreas industriais e seis portos, a Zona Económica do Canal do Suez está localizada na encruzilhada entre África, europa e Ásia, ocupando 461 quilómetros quadrados ao longo das margens do recém-expandido Canal do suez, com posição geográfica estratégica na principal rota comercial entre a europa e a Ásia. Desempenha um papel fundamental no comércio mundial e promete reforçar a sua importância com o desenvolvimento de projetos como a mega-iniciativa chinesa ‘Belt and Road’”, destaca o último número da ‘newsletter’ da APS, a que o Jornal Económico teve acesso.

José Luís Cacho realçou ao Jornal Económico as hipóteses de colaboração com os dois mais importantes portos da Zona Económica do Canal do Suez, Port-Said, no Mar Mediterrâneo, e Sharm el Sheik, já no Mar Vermelho, ambos de ‘transhipment’ de contentores, a exemplo do porto de Sines.

De acordo com a referida ‘newsletter’ da APS, o memorando de entendimento com a Zona Económica do Canal do Suez “(…) visa fomentar as relações entre as duas ‘interfaces logísticas e portuárias de dimensão global, potenciando o posicionamento do porto de Sines como principal porto português, grande ‘hub’ da costa atlântica e porto de entrada do Atlântico na Península Ibérica e na europa, nomeadamente nos intensos tráfegos este-oeste via Canal do Suez”.

“Com este memorando de entendimento, as duas entidades reconhecem o interesse mútuo em estabelecer uma relação de parceria e cooperação para o desenvolvimento económico mútuo, tanto no aumento de oportunidades de negócios e volumes para o porto de Sines, assim como no aumento do tráfego através do Canal do Suez”, destaca a ‘newsletter’ da APS.

Recorde-se que antes da assinatura deste memorando de entendimento, uma comitiva da zona económica do Canal do Suez foi recebida no porto alentejano pelo conselho de administração da APS ” e teve oportunidade para efetuar uma visita ao porto de Sines com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre esta infraestrutura portuária”.

marcar artigo