Quiosques Cidadão oferecem resposta nos municípios com maior volume de atendimentos

03-06-2020
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A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, acompanhada pelas secretárias de Estado da Inovação e Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca, e da Justiça, Anabela Pedroso, visitaram o primeiro destes equipamentos a entrar em funcionamento, o Quiosque Cidadão de Sintra, inauguração que contou com a presença do presidente da autarquia, Basílio Horta.

“Para uma situação nova, a Administração Pública, central e local, em parceria, encontrou uma solução rápida: a abertura de quiosques cidadão, balcões temporários que funcionarão até se recuperarem as acumulações do período de confinamento”, afirmou Alexandra Leitão.

Refira-se que, no período de confinamento face à pandemia de Covid-19, foram tomadas medidas excecionais e temporárias, nomeadamente a limitação do atendimento presencial aos atos urgentes e a prorrogação da validade dos documentos pessoais até 30 de outubro.

Estes quiosques são representativos do esforço de antecipação que o Governo, e a Administração Pública em particular, têm feito para que, seja possível descongestionar a procura das Lojas de Cidadão quando estas reabrirem e assim garantir o acesso dos cidadãos aos serviços públicos em tempo razoável.

Além de Sintra, está prevista a abertura de mais Quiosques Cidadão em Portugal Continental ao longo das próximas semanas, em função da evolução das necessidades. Os Quiosques Cidadão irão funcionar durante um mês, podendo ser prolongado o seu funcionamento, se o mesmo se revelar necessário.

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, acompanhada pelas secretárias de Estado da Inovação e Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca, e da Justiça, Anabela Pedroso, visitaram o primeiro destes equipamentos a entrar em funcionamento, o Quiosque Cidadão de Sintra, inauguração que contou com a presença do presidente da autarquia, Basílio Horta.

“Para uma situação nova, a Administração Pública, central e local, em parceria, encontrou uma solução rápida: a abertura de quiosques cidadão, balcões temporários que funcionarão até se recuperarem as acumulações do período de confinamento”, afirmou Alexandra Leitão.

Refira-se que, no período de confinamento face à pandemia de Covid-19, foram tomadas medidas excecionais e temporárias, nomeadamente a limitação do atendimento presencial aos atos urgentes e a prorrogação da validade dos documentos pessoais até 30 de outubro.

Estes quiosques são representativos do esforço de antecipação que o Governo, e a Administração Pública em particular, têm feito para que, seja possível descongestionar a procura das Lojas de Cidadão quando estas reabrirem e assim garantir o acesso dos cidadãos aos serviços públicos em tempo razoável.

Além de Sintra, está prevista a abertura de mais Quiosques Cidadão em Portugal Continental ao longo das próximas semanas, em função da evolução das necessidades. Os Quiosques Cidadão irão funcionar durante um mês, podendo ser prolongado o seu funcionamento, se o mesmo se revelar necessário.

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