Ministra do Mar assina este sábado a duplicação do terminal de contentores de Sines

25-10-2019
marcar artigo

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, assina amanhã, sábado, 12 de outubro, pelas 12h30, no Ministério do Mar, em Algés, o quinto Aditamento ao Contrato de Concessão do Terminal XXI do Porto de Sines, entre a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e o concessionário de Singapura, a PSA Sines. Este contrato viabiliza a nova fase de expansão do terminal de contentores do Porto de Sines, que implicará um investimento adicional de 547 milhões de euros. Desta forma, a “capacidade instalada do terminal de contentores de Sines aumentará significativamente – praticamente duplica -, e o prazo do contrato de concessão será prolongado por mais 20 anos”, referiu a ministra Ana Paula Vitorino ao Jornal Económico.

A concessão inicial do Terminal XXI, em Sines, foi assinada em 1999, por um período de 30 anos e passará agora para 50 anos, nos termos contratuais do quinto aditamento acordado pela comissão de negociação nomeada pela ministra Ana Paula Vitorino que enquadrou legalmente a terceira fase de expansão deste terminal de contentores da costa alentejana.

O investimento de 547 milhões de euros será concretizado pela PSA Sines na vigência do contrato de concessão alargado, que agora irá até 2049, o que, segundo Ana Paula Vitorino, “incluirá a expansão de 40% na área ocupada, aumentando o cais de acostagem e instalando novos pórticos gigantes e também novos equipamentos de movimentação de contentores”.

As futuras obras da terceira fase de expansão do Terminal XXI vão aumentar a frente de cais para os 1.950 metros, repartidos entre 1.750 metros frontais e mais 200 metros, o que permitirá atracar simultâneamente quatro navios porta-contentores da última geração em Sines.

A infraestrutura de armazenagem também vai aumentar dos 42 hectares existentes para uma futura área total de 60 hectares o que, segundo Ana Paula Vitorino, “praticamente duplicará a capacidade instalada”, passando dos 2,3 milhões de TEU (a unidade-padrão para um contentor com 20 pés de comprimento) para 4,1 milhões de TEU.

A ministra adiantou ao JE que serão obrigatoriamente instalados mais nove pórticos “super post-panamax”, podendo ainda ser instalado um décimo pórtico. Além disso, o alargamento do Terminal XXI contará com mais 30 pórticos de parque e novos equipamentos de transporte, criando assim as condições para aumentar o número de trabalhadores contratados, que deverá crescer além dos cerca de mil que já trabalham neste terminal portuário.

Ana Paula Vitorino tratou recentemente do novo Memorando de Entendimento (MOU) com o grupo turco Yildrim que controla a Yilport Iberia relativamente à concessão da Liscont, no porto de Lisboa. Entre os futuros projetos para o porto de Sines, resta agora avançar com o lançamento do concurso para o Terminal Vasco da Gama, que será construído ao sul do Terminal XXI, em Sines.

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, assina amanhã, sábado, 12 de outubro, pelas 12h30, no Ministério do Mar, em Algés, o quinto Aditamento ao Contrato de Concessão do Terminal XXI do Porto de Sines, entre a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e o concessionário de Singapura, a PSA Sines. Este contrato viabiliza a nova fase de expansão do terminal de contentores do Porto de Sines, que implicará um investimento adicional de 547 milhões de euros. Desta forma, a “capacidade instalada do terminal de contentores de Sines aumentará significativamente – praticamente duplica -, e o prazo do contrato de concessão será prolongado por mais 20 anos”, referiu a ministra Ana Paula Vitorino ao Jornal Económico.

A concessão inicial do Terminal XXI, em Sines, foi assinada em 1999, por um período de 30 anos e passará agora para 50 anos, nos termos contratuais do quinto aditamento acordado pela comissão de negociação nomeada pela ministra Ana Paula Vitorino que enquadrou legalmente a terceira fase de expansão deste terminal de contentores da costa alentejana.

O investimento de 547 milhões de euros será concretizado pela PSA Sines na vigência do contrato de concessão alargado, que agora irá até 2049, o que, segundo Ana Paula Vitorino, “incluirá a expansão de 40% na área ocupada, aumentando o cais de acostagem e instalando novos pórticos gigantes e também novos equipamentos de movimentação de contentores”.

As futuras obras da terceira fase de expansão do Terminal XXI vão aumentar a frente de cais para os 1.950 metros, repartidos entre 1.750 metros frontais e mais 200 metros, o que permitirá atracar simultâneamente quatro navios porta-contentores da última geração em Sines.

A infraestrutura de armazenagem também vai aumentar dos 42 hectares existentes para uma futura área total de 60 hectares o que, segundo Ana Paula Vitorino, “praticamente duplicará a capacidade instalada”, passando dos 2,3 milhões de TEU (a unidade-padrão para um contentor com 20 pés de comprimento) para 4,1 milhões de TEU.

A ministra adiantou ao JE que serão obrigatoriamente instalados mais nove pórticos “super post-panamax”, podendo ainda ser instalado um décimo pórtico. Além disso, o alargamento do Terminal XXI contará com mais 30 pórticos de parque e novos equipamentos de transporte, criando assim as condições para aumentar o número de trabalhadores contratados, que deverá crescer além dos cerca de mil que já trabalham neste terminal portuário.

Ana Paula Vitorino tratou recentemente do novo Memorando de Entendimento (MOU) com o grupo turco Yildrim que controla a Yilport Iberia relativamente à concessão da Liscont, no porto de Lisboa. Entre os futuros projetos para o porto de Sines, resta agora avançar com o lançamento do concurso para o Terminal Vasco da Gama, que será construído ao sul do Terminal XXI, em Sines.

marcar artigo