A teoria de Piaget

08-03-2020
marcar artigo


As grandes questões a que Piaget vai tentar responder são:
Como se desenrola o desenvolvimento cognitivo? Como se contrói o pensamento? Como se processa o conhecimento?
A inteligência, segundo este autor, constroi-se progressivamente ao longo do tempo, por estádios. A cada estádio correspondem estruturas mentais organizadas que envolvem diferentes mecanismos. Partindo dos reflexos simples do bébé (sucção, preensão, etc.), herdados geneticamente, a criança vai construindo progressivamente estrturas mentais até atingir o pensamento formal.
È graças a um conjunto de mecanismos, que constituem uma totalidade, que a inteligência se desenvolve:
encarada como uma adaptação, assegura o equilíbrio entre o organismo e o meio através da assimilação e da acomodação.
É através da assimilação que o sujeito incorpora os elementos do meio aos esquemas ja existentes. Por sua vez , a estruturas mentais modificam-se em função das funções novas. Este processo designa-se por acomodação.


As grandes questões a que Piaget vai tentar responder são:
Como se desenrola o desenvolvimento cognitivo? Como se contrói o pensamento? Como se processa o conhecimento?
A inteligência, segundo este autor, constroi-se progressivamente ao longo do tempo, por estádios. A cada estádio correspondem estruturas mentais organizadas que envolvem diferentes mecanismos. Partindo dos reflexos simples do bébé (sucção, preensão, etc.), herdados geneticamente, a criança vai construindo progressivamente estrturas mentais até atingir o pensamento formal.
È graças a um conjunto de mecanismos, que constituem uma totalidade, que a inteligência se desenvolve:
encarada como uma adaptação, assegura o equilíbrio entre o organismo e o meio através da assimilação e da acomodação.
É através da assimilação que o sujeito incorpora os elementos do meio aos esquemas ja existentes. Por sua vez , a estruturas mentais modificam-se em função das funções novas. Este processo designa-se por acomodação.

marcar artigo