O Alentejo que nos dói

30-08-2020
marcar artigo

EUA Passemos para o lado de lá do Atlântico. Para a Convenção Democrata nos EUA . No encontro (desta vez inteiramente virtual) que serve para o lançamento oficial da candidatura de Joe Biden, com Kamala Harris ao lado, como candidato Democrata à Casa Branca, em novembro, também surgem Republicanos descontentes com Trump e que dizem que o seu partido já não é para conservadores norte-americanos, como nos relata o correspondente do Expresso. A última noite do encontro serviu para a nomeação oficial de Bide n como candidato e ainda para serem ouvidos nomes como os de Bill Clinton, Ocasio-Cortez (em versão reduzida) e a mulher de Biden. Aqui se explica como a reforma dos correios dos EUA se tornou um assunto de batalha política. Ainda nos EUA, o Senado revelou mais um documento sobre a interferência da Rússia nas eleições de 2016, com novas revelações face às conclusões do relatório Mueller.

O surto de covid em Mora , Alentejo, já conta com 46 casos positivos confirmados As más notícias de lares não chegam só do Alentejo. Morreram três idosos e 48 casos continuam ativos em lar no Barreiro Portugal continua entre os vinte países europeus com mais casos novos registados por 100 mil habitantes. E voltou a registar ontem mais de 200 novos casos de infecção

2. Nesta cronologia detalhada , mostra-se o que aconteceu no lar ao longo de cerca de um mês, desde que apareceu o primeiro infectado com a covid 19 até se chegar ao número arrepiante de 17 mortos. 3. E aqui revelamos como o Governo só pediu relatório sobre Reguengos depois da 16ª morte (e 21 dias após o primeiro aviso): Mais: o primeiro aviso formal dos médicos foi feito a 21 de junho, três semanas antes. Outro pormenor: o Ministério Público já estava a investigar o caso mesmo antes de o Governo pedir.

A notícia do surto de covid 19 num lar de Reguengos de Monsaraz já não é de hoje, mas os seus efeitos de choque ainda se continuam a sentir de forma muito aguda, sobretudo no campo político. A ministra do Trabalho e Solidariedade , Ana Mendes Godinho , veio ontem a público dar explicações. E garantiu que o que se passa nos lares sempre foi uma prioridade para o Governo e que os relatórios são, afinal, todos lidos com atenção (ao contrário do que admitira ao Expresso no sábado). Coincidência ou não (e aqui não há mesmo muita margem para acreditar em coincidências), minutos depois era o próprio primeiro-ministro que vinha falar sobre o assunto. António Costa veio sublinhar a mensagem do Executivo, defendendo Ana Mendes Godinho e garantindo que conta com ela no Executivo. Assegurando ainda que o que se passa nos lares é merecedor de atenção prioritária. A oposição continua activa com o tema. O PSD exige conhecer todos os relatórios sobre o lar de Reguengos de Monsaraz, Catarina Martins considera que as declarações da ministra foram “infelizes” e o CDS quer que António Costa pare de apanhar “banhos de sol”. Sobre o que se passa em Reguengos de Monsaraz há vários artigos do Expresso que merecem atenção e que nos revelam como ainda há pontas soltas e muito por esclarecer : 1. Aqui, pode perceber melhor quem é quem na alegada “teia” socialista de Reguengos de Monsaraz

Bom dia, este é o seu Expresso Curto desta quarta-feira, 19 de agosto. Venha daí comigo, esteja de férias ou a trabalhar Reguengos de Monsaraz. Montemor-o-Novo. Mora. O Alentejo, que durante tanto tempo passou quase incógnito em termos de pandemia, com poucos casos e menos que dizer, é agora o centro das notícias e alvo de boa parte das preocupações.

OUTRAS NOTÍCIAS

Cá dentro,

“Se é para morrer, vamos morrer já.” Mais de 60% das empresas de congressos prevêem fechar em Setembro.

Os números da hotelaria são particularmente preocupantes, com uma queda de quase 90 por cento no mês de Junho.

De acordo com o Público, o Governo anda a mexer na legislação laboral a cada dois dias em tempos de pandemia.

Dos 25 concelhos com o abastecimento de água mais caro do país, 24 estão a cargo de empresas privadas

Hidrogénio poderá criar valor acrescentado de até 740 milhões de euros por ano na economia portuguesa.

EDP reclama mais de 500 milhões de euros eu nova acção judicial contra o Estado.

A Cofina insiste na tentativa de compra da Media Capital e afirma que vai ser necessário um aumento de capital de pelo menos 20 milhões.

Ainda sobre a TVI, parece que Nuno Santos e Cristina Ferreira já andam às turras e ainda agora começaram a trabalhar juntos.

Bruxelas aprovou um pacote de ajuda à SATA no valor de 133 milhões de euros, mas abre uma investigação sobre outros apoios

Nélio Lucas, ex-Doyen, abriu uma empresa em Portugal para produzir canábis… mas o negócio “ardeu”.

Este texto do El Pais vale a pena ser lido, por nos trazer um olhar de fora sobre um dos mais badalados refúgios turísticos do momento em Portugal, a Comporta.

Lá fora,

Em Espanha a situação continua preocupante e o número de casos de covid 19 multiplicou-se por oito (com novas restrições como a de não se poder fumar na rua).

Ainda em Espanha, o vice-presidente do governo e líder o Podemos, Pablo Iglesias, e a sua mulher, também ministra, foram obrigados a abandonar o lugar onde passavam férias no país, depois de terem recebido ameaças.

Depois de na última semana terem surgido novidades em relação a uma alegada vacina anti-covid de origem russa, agora são os chineses a fazer saber que um seu projeto está avançado e pode permitir que esteja no mercado, a cerca de 120 euros, uma vacina ainda em dezembro deste ano. A corrida acelera e também as notícias se vão sucedendo neste capítulo.

Em França, o ressurgimento de casos de covid 19 levou a que fossem novamente apertadas as regras, como a do uso obrigatório de máscara.

A nossa repórter enviada ao Líbano, a Ana França, deixa-nos esta reportagem: “Antes de morrer eu quero que o Líbano…”: a frase não está completa nem era essa a ideia de quem a escreveu.

No dia de ontem, foi emitida ordem de prisão do diretor do porto de Beirute

Um Tribunal da ONU considerou culpado do assassínio do ex-PM libanês Hariri o principal arguido no caso, membro do Hezbollah

Bielorússia: “Sim, não sou um santo. Vocês conhecem o meu lado rude”: os mais recentes “lamentos de uma ditadura moribunda”. Os protestos populaes prosseguem com grande força no país.

E hoje é dia dos líderes europeus se reunirem, em videoconferência, para decidir se avançam ou não para sanções contra o regime de Lukashenko.

O presidente e o primeiro-ministro do Mali foram detidos, num golpe militar no país africano.

O Rei da Bélgica indigitou o líder do partido liberal para tentar conseguir formar um governo no país, depois das últimas negociações terem fracassado no início da semana (os belgas continuam a bater recordes do país mais tempo sem governo em funções).

Assinalam-se os 60 anos da pílula anti-concecpional. Para quando a hora dos homens?

DESPORTO

Ontem à noite, em Lisboa, foi encontrado o primeiro finalista da Liga dos Campeões deste ano. Será o PSG (que chega pela primeira vez a esta fase da prova). Os parisienses, liderados por Neymar (a caminho da primeira Bola de Ouro?), Mbappé e Di Maria, bateram sem apelo os alemães do Leipzig. E aguardam pelo segundo finalista, que será encontrado hoje, na partida entre o Bayern de Munique e o Lyon.

A liga francesa ia começar na sexta-feira mas o Marselha, de André Villas-Boas, tem quatro infectados com covid 19 e a partida foi adiada.

Jurgen Klopp, provavelmente o melhor treinador da actualidade, vai tirar uma sabática de um ano… mas calma, é só em 2024, quando termina o contrato com o Liverpool.

Depois da Fórmula 1 e do Moto GP, mais uma corrida passa por Portugal, o Mundial de Superbikes vem ao Estoril.

O Sporting confimou a contratação de uma das maiores figuras do Famalicão na última temporada.

FRASES

“Era preferível mais prudência e menos calculismo. Sair da gritaria no Facebook e sentar-se em reuniões de trabalho. Evitar truques de retórica e estudar propostas”, Francisco Louçã, sobre os acordos à esquerda

"Não vale a pena pedirem a demissão. Quando não tiver confiança, resolvo o problema. Tem toda a minha confiança", António Costa, saindo em defesa de Ana Mendes Godinho

O QUE ANDO A LER (E A VER)

"Lie Machines – How to save democracy from troll armies, deceitful robots, junk news operations and political operatives", de Philip N. Howard, da Universidade de Oxford, é um relato preciso, intenso e ao mesmo tempo assustador do crescente movimento de trolls e bots e conspirações para, através da internet e das redes sociais, conseguir a captura das democracias e das liberdades. Conta-se como mais de 70 governos de todo o mundo já têm equipas dedicadas à desinformação nas redes sociais, como a Rússia, precursora nesta guerra, utiliza avultados recursos na luta digital – e como funciona a sua terrível máquina de propaganda digital, o IRA. Imprescindível para perceber o que se passa à nossa volta.

Lá, Onde o Vento Chora. Delia Owens, especialista em escrever sobre a natureza, nomeadamente na National Geographic, tem aqui a sua estreia nos romances, e o sucesso tem sido enorme, com a presença na lista dos bestsellers do NYT durante muitas e muitas semanas. O romance conta a história de uma ‘miúda do pantanal’, maltratada e abandonada pela família e que ao mesmo tempo que cresce e se torna numa guerreira e autora bem sucedida se vê envolvida na história de uma morte mal explicada. Uma óptima leitura de verão.

Stateless. Esta é uma das mais recentes apostas da Netlifx. Uma minissérie de seis episódios, produzidos e co-protagonizados pela soberba Kate Blanchett, e que retrata, pelo rosto de quatro estórias, o drama dos refugiados e migrantes. Passa-se na Austrália mas a história, um verdadeiro murro no estomâgo, está bem menos distante de nós. Basta recordar o recente aumento do número de casos de migrantes que têm chegado à nossa costa sul, em condições verdadeiramente miseráveis, e a forma como os estamos a acolher e receber.

Get Me Roger Stone. Também na Netflix, este documentário de pouco menos de duas horas dá a conhecer o ‘Príncipe das Trevas’ da política norte-americana, um consultor político que trabalhou com Nixon e Reagan e é há muitos anos próximo de Donald Trump (e a quem ainda no último mês o presidente dos EUA concedeu um indulto presidencial depois de ter sido condenado a uma pena de prisão na investigação sobre o conluio entre a Rússia e a Administração Trump).

Por hoje é tudo, tenha uma excelente quarta-feira e boas leituras

EUA Passemos para o lado de lá do Atlântico. Para a Convenção Democrata nos EUA . No encontro (desta vez inteiramente virtual) que serve para o lançamento oficial da candidatura de Joe Biden, com Kamala Harris ao lado, como candidato Democrata à Casa Branca, em novembro, também surgem Republicanos descontentes com Trump e que dizem que o seu partido já não é para conservadores norte-americanos, como nos relata o correspondente do Expresso. A última noite do encontro serviu para a nomeação oficial de Bide n como candidato e ainda para serem ouvidos nomes como os de Bill Clinton, Ocasio-Cortez (em versão reduzida) e a mulher de Biden. Aqui se explica como a reforma dos correios dos EUA se tornou um assunto de batalha política. Ainda nos EUA, o Senado revelou mais um documento sobre a interferência da Rússia nas eleições de 2016, com novas revelações face às conclusões do relatório Mueller.

O surto de covid em Mora , Alentejo, já conta com 46 casos positivos confirmados As más notícias de lares não chegam só do Alentejo. Morreram três idosos e 48 casos continuam ativos em lar no Barreiro Portugal continua entre os vinte países europeus com mais casos novos registados por 100 mil habitantes. E voltou a registar ontem mais de 200 novos casos de infecção

2. Nesta cronologia detalhada , mostra-se o que aconteceu no lar ao longo de cerca de um mês, desde que apareceu o primeiro infectado com a covid 19 até se chegar ao número arrepiante de 17 mortos. 3. E aqui revelamos como o Governo só pediu relatório sobre Reguengos depois da 16ª morte (e 21 dias após o primeiro aviso): Mais: o primeiro aviso formal dos médicos foi feito a 21 de junho, três semanas antes. Outro pormenor: o Ministério Público já estava a investigar o caso mesmo antes de o Governo pedir.

A notícia do surto de covid 19 num lar de Reguengos de Monsaraz já não é de hoje, mas os seus efeitos de choque ainda se continuam a sentir de forma muito aguda, sobretudo no campo político. A ministra do Trabalho e Solidariedade , Ana Mendes Godinho , veio ontem a público dar explicações. E garantiu que o que se passa nos lares sempre foi uma prioridade para o Governo e que os relatórios são, afinal, todos lidos com atenção (ao contrário do que admitira ao Expresso no sábado). Coincidência ou não (e aqui não há mesmo muita margem para acreditar em coincidências), minutos depois era o próprio primeiro-ministro que vinha falar sobre o assunto. António Costa veio sublinhar a mensagem do Executivo, defendendo Ana Mendes Godinho e garantindo que conta com ela no Executivo. Assegurando ainda que o que se passa nos lares é merecedor de atenção prioritária. A oposição continua activa com o tema. O PSD exige conhecer todos os relatórios sobre o lar de Reguengos de Monsaraz, Catarina Martins considera que as declarações da ministra foram “infelizes” e o CDS quer que António Costa pare de apanhar “banhos de sol”. Sobre o que se passa em Reguengos de Monsaraz há vários artigos do Expresso que merecem atenção e que nos revelam como ainda há pontas soltas e muito por esclarecer : 1. Aqui, pode perceber melhor quem é quem na alegada “teia” socialista de Reguengos de Monsaraz

Bom dia, este é o seu Expresso Curto desta quarta-feira, 19 de agosto. Venha daí comigo, esteja de férias ou a trabalhar Reguengos de Monsaraz. Montemor-o-Novo. Mora. O Alentejo, que durante tanto tempo passou quase incógnito em termos de pandemia, com poucos casos e menos que dizer, é agora o centro das notícias e alvo de boa parte das preocupações.

OUTRAS NOTÍCIAS

Cá dentro,

“Se é para morrer, vamos morrer já.” Mais de 60% das empresas de congressos prevêem fechar em Setembro.

Os números da hotelaria são particularmente preocupantes, com uma queda de quase 90 por cento no mês de Junho.

De acordo com o Público, o Governo anda a mexer na legislação laboral a cada dois dias em tempos de pandemia.

Dos 25 concelhos com o abastecimento de água mais caro do país, 24 estão a cargo de empresas privadas

Hidrogénio poderá criar valor acrescentado de até 740 milhões de euros por ano na economia portuguesa.

EDP reclama mais de 500 milhões de euros eu nova acção judicial contra o Estado.

A Cofina insiste na tentativa de compra da Media Capital e afirma que vai ser necessário um aumento de capital de pelo menos 20 milhões.

Ainda sobre a TVI, parece que Nuno Santos e Cristina Ferreira já andam às turras e ainda agora começaram a trabalhar juntos.

Bruxelas aprovou um pacote de ajuda à SATA no valor de 133 milhões de euros, mas abre uma investigação sobre outros apoios

Nélio Lucas, ex-Doyen, abriu uma empresa em Portugal para produzir canábis… mas o negócio “ardeu”.

Este texto do El Pais vale a pena ser lido, por nos trazer um olhar de fora sobre um dos mais badalados refúgios turísticos do momento em Portugal, a Comporta.

Lá fora,

Em Espanha a situação continua preocupante e o número de casos de covid 19 multiplicou-se por oito (com novas restrições como a de não se poder fumar na rua).

Ainda em Espanha, o vice-presidente do governo e líder o Podemos, Pablo Iglesias, e a sua mulher, também ministra, foram obrigados a abandonar o lugar onde passavam férias no país, depois de terem recebido ameaças.

Depois de na última semana terem surgido novidades em relação a uma alegada vacina anti-covid de origem russa, agora são os chineses a fazer saber que um seu projeto está avançado e pode permitir que esteja no mercado, a cerca de 120 euros, uma vacina ainda em dezembro deste ano. A corrida acelera e também as notícias se vão sucedendo neste capítulo.

Em França, o ressurgimento de casos de covid 19 levou a que fossem novamente apertadas as regras, como a do uso obrigatório de máscara.

A nossa repórter enviada ao Líbano, a Ana França, deixa-nos esta reportagem: “Antes de morrer eu quero que o Líbano…”: a frase não está completa nem era essa a ideia de quem a escreveu.

No dia de ontem, foi emitida ordem de prisão do diretor do porto de Beirute

Um Tribunal da ONU considerou culpado do assassínio do ex-PM libanês Hariri o principal arguido no caso, membro do Hezbollah

Bielorússia: “Sim, não sou um santo. Vocês conhecem o meu lado rude”: os mais recentes “lamentos de uma ditadura moribunda”. Os protestos populaes prosseguem com grande força no país.

E hoje é dia dos líderes europeus se reunirem, em videoconferência, para decidir se avançam ou não para sanções contra o regime de Lukashenko.

O presidente e o primeiro-ministro do Mali foram detidos, num golpe militar no país africano.

O Rei da Bélgica indigitou o líder do partido liberal para tentar conseguir formar um governo no país, depois das últimas negociações terem fracassado no início da semana (os belgas continuam a bater recordes do país mais tempo sem governo em funções).

Assinalam-se os 60 anos da pílula anti-concecpional. Para quando a hora dos homens?

DESPORTO

Ontem à noite, em Lisboa, foi encontrado o primeiro finalista da Liga dos Campeões deste ano. Será o PSG (que chega pela primeira vez a esta fase da prova). Os parisienses, liderados por Neymar (a caminho da primeira Bola de Ouro?), Mbappé e Di Maria, bateram sem apelo os alemães do Leipzig. E aguardam pelo segundo finalista, que será encontrado hoje, na partida entre o Bayern de Munique e o Lyon.

A liga francesa ia começar na sexta-feira mas o Marselha, de André Villas-Boas, tem quatro infectados com covid 19 e a partida foi adiada.

Jurgen Klopp, provavelmente o melhor treinador da actualidade, vai tirar uma sabática de um ano… mas calma, é só em 2024, quando termina o contrato com o Liverpool.

Depois da Fórmula 1 e do Moto GP, mais uma corrida passa por Portugal, o Mundial de Superbikes vem ao Estoril.

O Sporting confimou a contratação de uma das maiores figuras do Famalicão na última temporada.

FRASES

“Era preferível mais prudência e menos calculismo. Sair da gritaria no Facebook e sentar-se em reuniões de trabalho. Evitar truques de retórica e estudar propostas”, Francisco Louçã, sobre os acordos à esquerda

"Não vale a pena pedirem a demissão. Quando não tiver confiança, resolvo o problema. Tem toda a minha confiança", António Costa, saindo em defesa de Ana Mendes Godinho

O QUE ANDO A LER (E A VER)

"Lie Machines – How to save democracy from troll armies, deceitful robots, junk news operations and political operatives", de Philip N. Howard, da Universidade de Oxford, é um relato preciso, intenso e ao mesmo tempo assustador do crescente movimento de trolls e bots e conspirações para, através da internet e das redes sociais, conseguir a captura das democracias e das liberdades. Conta-se como mais de 70 governos de todo o mundo já têm equipas dedicadas à desinformação nas redes sociais, como a Rússia, precursora nesta guerra, utiliza avultados recursos na luta digital – e como funciona a sua terrível máquina de propaganda digital, o IRA. Imprescindível para perceber o que se passa à nossa volta.

Lá, Onde o Vento Chora. Delia Owens, especialista em escrever sobre a natureza, nomeadamente na National Geographic, tem aqui a sua estreia nos romances, e o sucesso tem sido enorme, com a presença na lista dos bestsellers do NYT durante muitas e muitas semanas. O romance conta a história de uma ‘miúda do pantanal’, maltratada e abandonada pela família e que ao mesmo tempo que cresce e se torna numa guerreira e autora bem sucedida se vê envolvida na história de uma morte mal explicada. Uma óptima leitura de verão.

Stateless. Esta é uma das mais recentes apostas da Netlifx. Uma minissérie de seis episódios, produzidos e co-protagonizados pela soberba Kate Blanchett, e que retrata, pelo rosto de quatro estórias, o drama dos refugiados e migrantes. Passa-se na Austrália mas a história, um verdadeiro murro no estomâgo, está bem menos distante de nós. Basta recordar o recente aumento do número de casos de migrantes que têm chegado à nossa costa sul, em condições verdadeiramente miseráveis, e a forma como os estamos a acolher e receber.

Get Me Roger Stone. Também na Netflix, este documentário de pouco menos de duas horas dá a conhecer o ‘Príncipe das Trevas’ da política norte-americana, um consultor político que trabalhou com Nixon e Reagan e é há muitos anos próximo de Donald Trump (e a quem ainda no último mês o presidente dos EUA concedeu um indulto presidencial depois de ter sido condenado a uma pena de prisão na investigação sobre o conluio entre a Rússia e a Administração Trump).

Por hoje é tudo, tenha uma excelente quarta-feira e boas leituras

marcar artigo