Maio 2009

14-11-2019
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Joseph Haydn (Rohrau, 31.3.1732 -Viena, 31.5.1809) foi um dos mestres do classicismo vienense, mestre de Mozart e Beethoven. Estudou Violino em Viena, e, mais tarde, deu lições e ocupou diversos cargos de violinista e organista, antes de entrar ao serviço dos mecenas, como era costume na época. Em Inglaterra escreveu e dirigiu as Sinfonias Londrinas. Expoentes máximos da sua obra são duas magníficas oratórias de inspiração haendeliana, A Criação e As Estações. A sua obra deve ser considerada sob dois aspectos: a contribuição pessoal que deu à história da música e a sua própria evolução artística. Passou muitos anos entre cortes, para quem a música era um passatempo requintado, e os seus primeiros Divertimenti obedecem ao gosto da época, com colorações barrocas. Mas depressa a imaginação criadora e o sentido da técnica se aliaram ao temperamento clássico que possuía: limitando para quatro o número de instrumentos de cordas, é considerado o pai do quarteto propriamente dito, que enriqueceu tematicamente, dando-lhe, assim, o seu máximo vigor. O mesmo fez com a sinfonia, que reestruturou em quatro movimentos (allegro, andante, minuete com trio, allegro ou presto), de orquestração e temas perfeitamente interligados, fixando, deste modo, os géneros que os românticos irão depois conservar e desenvolver. A sua própria evolução manifestou-se ao longo das 104 sinfonias que compôs. Compôs ainda concertos (para cravo, violino e violoncelo), trios, sonatas, missas e motetes. VER TAMBÉM AQUI.

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Benny Goodman (30.5.1909 – 13.6.1986) Veja a página oficial e ouça o som do grande clarinetista do jazz.

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OS FILHOS DE D. JOÃO I Oliveira Martins FARPAS ESCOLHIDAS Ramalho Ortigão Descubra o esplendor das capas AQUI

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Engenheiro e professor (Lisboa, 28.5.1937 - ibid., 28.5.2009). Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica, pelo Instituto Superior Técnico (IST), em 1961; doutorou-se em Física, em 1970, pela Faculdade de Ciências da Universidade Paris; tendo-se tornado Professor Extraordinário e Agregado em Física no IST, em 1974 e, em 1980, Professor Catedrático do Grupo de Disciplinas de Física do mesmo Instituto.

Figura que desde sempre se destacou pelo seu interesse pelo Ensino, e pela procura de soluções originais e inovadoras para os problemas educativos do País, Rocha Trindade desempenhou os cargos de Director-Geral do Ensino Superior (1975-1976); de Presidente da Comissão Científico Pedagógica do Ano Propedêutico (1978-1981); de Presidente do Instituto Português de Ensino a Distância (1980-1988) e de Presidente do Instituto de Tecnologia Educativa (1987-1988).

(...) fundou a Universidade Aberta, em 1988, e dela foi Reitor em dois mandatos consecutivos (1989-1994 e 1994-1998), tendo também impulsionado a criação da Universidade Aberta Internacional da Ásia, constituída há 15 anos, em Macau.

Participou igualmente na fundação de algumas das principais redes europeias de educação a distância (como a EDEN - European Distance and E-Learning Network e a EADTU-European Association of Distance Teaching Universities), tendo exercido o cargo de Presidente do ICDE-International Council for Open and Distance Education (1995-1999); de membro do Conselho Executivo da EADTU (1987-1997) e de vice-presidente da EDEN (1990-1998). Ver texto completo aqui.

Notícia também no Público.

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Brochura com o texto de José Vicente Moura, publicado na Annualia 2008-2009, que será apresentada, hoje, no arranque das comemorações do centenário do Comité Olímpico de Portugal.

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Verbo Clássicos: descubra o esplendor das novas capas aqui.

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vallenato, um género de música popular de origem rural, cujas raízes se entrelaçam na tradição trovadoresca e jogralesca ibérica e na sua fusão com ritmos e instrumentos típicos da África Ocidental e outros autóctones. Os instrumentos do vallenato (o designação indica a sua origem num vale) indicam, aliás, essa mistura: um tipo de tambor (caja vallenata), a guachacara (instrumento de percussão que se toca friccionando um raspador num tubo de madeira) e o acordeão. A este leque instrumental foi, por vezes, adicionado um certo número de outros instrumentos, como a viola ou o piano, existindo hoje uma variedade de registos desta música tradicional. A vida de Rafael Escalona, já uma lenda, foi tema de uma telenovela que foi para o ar em 1992, na Colômbia, e que constituiu um marco na carreira de Carlos Vives, que desempenhou o papel do cantor/compositor. Amigo de Gabriel García Márquez, tem-se referido que o pai de Escalona terá servido de modelo a Aureliano Buendía, personagem de Cem Anos de Solidão. A

Compositor e cantor colombiano (Patillal, 27.5.1927 - Bogotá, 13.5.2009) que se tornou um ícone doum género de música popular de origem rural, cujas raízes se entrelaçam na tradição trovadoresca e jogralesca ibérica e na sua fusão com ritmos e instrumentos típicos da África Ocidental e outros autóctones. Os instrumentos do(o designação indica a sua origem num vale) indicam, aliás, essa mistura: um tipo de tambora guachacara (instrumento de percussão que se toca friccionando um raspador num tubo de madeira) e o acordeão. A este leque instrumental foi, por vezes, adicionado um certo número de outros instrumentos, como a viola ou o piano, existindo hoje uma variedade de registos desta música tradicional. A vida de Rafael Escalona, já uma lenda, foi tema de uma telenovela que foi para o ar em 1992, na Colômbia, e que constituiu um marco na carreira de Carlos Vives, que desempenhou o papel do cantor/compositor. Amigo de Gabriel García Márquez, tem-se referido que o pai de Escalona terá servido de modelo a Aureliano Buendía, personagem de música de Rafael Escalona é também referida naquela obra.

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Escritora canadiana (n. Wingham, Ontário, 1931) que se estreou com uma colectânea de contos, Dancy of the Happy Shades (1968), que logo mereceu ser distinguida com o mais alto prémio literário canadiano, o Governor’s General Award. Outros livros seus foram premiados, como Lives of Girls and Women (1971), Who Do You Think You Are? (1978) ou The Progress of Love (1986). Com The Beggar Maid (1980) integrou a lista final dos candidatos ao Prémio Booker. Outras obras: The Moons of Jupiter (1982), Friend of My Youth (1990), Open Secrets (1994), The Love of a Good Woman (1998, Giller Prize), Hateship, Friendship, Courtship, Loveship. Marriage (2001), No Love Lost (2003), Runaway (2004, Giller Prize), The View of Castle Rock (2006). As duas obras vencedoras do Giller Prize foram publicadas em tradução portuguesa pela Relógio d’Água. PRÉMIO BOOKER INTERNACIONAL Um dos mais prestigiosos prémios literários do mundo, o Booker Prize é, na sua versão original, atribuído a ficcionistas da Commonwealth ou da República da Irlanda, garantindo aos autores premiados um elevadíssimo número de leitores e aos editores um mercado mais alargado. O Prémio é actualmente patrocinado pelo Grupo Man, uma empresa de corretagem e investimentos. Em Junho de 2005, foi atribuída pela primeira vez a versão internacional do Booker Prize, a Ismail Kadaré, seguido de Chinua Achebe, em 2007. O júri da edição de 2009 do The Man Booker Prize International foi constituído pelos escritores Jane Smiley (presidente), Amit Chaudhuri e Andrei Kurkov. Entre os outros candidatos estavam escritores como Peter Carey, V. S. Naipaul, E. L. Doctorow, Mario Vargas Llosa, Joyce Carol Oates e Antonio Tabucchi.

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Versão YouTube aqui. Blog da colecção aqui.

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COMPETIÇÃO

Palma de Ouro

DAS WEISSE BAND, de Michael HANEKE Grande Prémio UN PROPHÈTE, de Jacques AUDIARD

Melhor Realizador Brillante MENDOZA por KINATAY Melhor Argumento LOU Ye por CHUN FENG CHEN ZUI DE YE WAN Melhor Actriz Charlotte GAINSBOURG em ANTICHRIST, de Lars VON TRIER Melhor Actor Christoph WALTZ em INGLOURIOUS BASTERDS, de Quentin TARANTINO Prémio do Júri (ex-aequo) FISH TANK, de Andrea ARNOLD BAK-JWI, de PARK Chan-Wook

Prémio Vulcain para um técnico, atribuído por C.S.T.

MAP OF THE SOUNDS OF TOKYO, de Isabel COIXET Prémio de Carreira LES HERBES FOLLES, de Alain RESNAIS

CURTAS-METRAGENS Palma de Ouro

ARENA, de João Salaviza

Menção Honrosa THE SIX DOLLAR FIFTY MAN, de Louis SUTHERLAND

UN CERTAIN REGARD Prémio «Un Certain Regard»

KYNODONTAS, de Yorgos LANTHIMOS

Prémio do Júri POLITIST, ADJECTIV, de Corneliu PORUMBOIU Menção Especial do Júri (ex-aequo) KASI AZ GORBEHAYE IRANI KHABAR NADAREH. de Bahman GHOBADI LE PÈRE DE MES ENFANTS, de Mia HANSEN-LØVE

CÂMARA DE OURO

Prémio Câmara de Ouro

SAMSON AND DELILAH, de Warwick THORNTON Menção Honrosa AJAMI, de Scandar COPTI e Yaron SHANI

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Embora com atraso, é perfeitamente justificável que aqui fique registo dos distinguidos com os Prémios «Seeds of Science», bem como a gravação integral da Gala da Ciência, que teve lugar na Figueira da Foz, em Março de 2009, disponibilizada no site da revista CiênciaHoje, promotora dos prémios. O astrónomo Pedro Russo, coordenador do Ano Internacional da Astronomia, foi galardoado com o «Prémio Especial 2009».

Álvaro Macieira-Coelho foi o cientista escolhido para receber o Prémio Seeds of Science na categoria «Carreira», que distingue um investigador já reformado.

Irene Pimentel recebeu o Prémio Seeds of Science na categoria «Ciências Sociais e Humanas».Cecília Arraiano recebeu o Prémio Seeds of Science na categoria «Ciências da Vida».

Elvira Fortunato foi a cientista escolhida para receber o Prémio Seeds of Science na categoria «Engenharia e Tecnologia». Ricardo Serrão Santos foi o escolhido para o Prémio Seed of Science na categoria de «Ciências da Terra, do Mar e da Atmosfera».

O Prémio «Consagração» dos «Seeds of Science», distinções atribuídas anualmente pelo Ciência Hoje a investigadores que se destacam no panorama da Ciência, foi entregue em 2009 a Alexandre Quintanilha, director do Instituto de Biologia Molecular e Celular, a Mário Barbosa, responsável do Instituto de Engenharia Biomédica, e Manuel Sobrinho Simões, que lidera o Instituto de Patolologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto.

O físico e investigador Gustavo Castelo-Branco foi escolhido pela direcção do Ciência Hoje para receber o Seed Of Science 2009 na categoria «Ciências Exactas».

O Prémio Seeds of Science na categoria «Júnior», destinado a galardoar jovens cientistas até ao doutoramento (incluisvé), foi entregue ao biólogo André Sucena Afonso. Saiba mais sobre os premiados aqui.

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Joseph Haydn (Rohrau, 31.3.1732 -Viena, 31.5.1809) foi um dos mestres do classicismo vienense, mestre de Mozart e Beethoven. Estudou Violino em Viena, e, mais tarde, deu lições e ocupou diversos cargos de violinista e organista, antes de entrar ao serviço dos mecenas, como era costume na época. Em Inglaterra escreveu e dirigiu as Sinfonias Londrinas. Expoentes máximos da sua obra são duas magníficas oratórias de inspiração haendeliana, A Criação e As Estações. A sua obra deve ser considerada sob dois aspectos: a contribuição pessoal que deu à história da música e a sua própria evolução artística. Passou muitos anos entre cortes, para quem a música era um passatempo requintado, e os seus primeiros Divertimenti obedecem ao gosto da época, com colorações barrocas. Mas depressa a imaginação criadora e o sentido da técnica se aliaram ao temperamento clássico que possuía: limitando para quatro o número de instrumentos de cordas, é considerado o pai do quarteto propriamente dito, que enriqueceu tematicamente, dando-lhe, assim, o seu máximo vigor. O mesmo fez com a sinfonia, que reestruturou em quatro movimentos (allegro, andante, minuete com trio, allegro ou presto), de orquestração e temas perfeitamente interligados, fixando, deste modo, os géneros que os românticos irão depois conservar e desenvolver. A sua própria evolução manifestou-se ao longo das 104 sinfonias que compôs. Compôs ainda concertos (para cravo, violino e violoncelo), trios, sonatas, missas e motetes. VER TAMBÉM AQUI.

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Benny Goodman (30.5.1909 – 13.6.1986) Veja a página oficial e ouça o som do grande clarinetista do jazz.

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OS FILHOS DE D. JOÃO I Oliveira Martins FARPAS ESCOLHIDAS Ramalho Ortigão Descubra o esplendor das capas AQUI

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Engenheiro e professor (Lisboa, 28.5.1937 - ibid., 28.5.2009). Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica, pelo Instituto Superior Técnico (IST), em 1961; doutorou-se em Física, em 1970, pela Faculdade de Ciências da Universidade Paris; tendo-se tornado Professor Extraordinário e Agregado em Física no IST, em 1974 e, em 1980, Professor Catedrático do Grupo de Disciplinas de Física do mesmo Instituto.

Figura que desde sempre se destacou pelo seu interesse pelo Ensino, e pela procura de soluções originais e inovadoras para os problemas educativos do País, Rocha Trindade desempenhou os cargos de Director-Geral do Ensino Superior (1975-1976); de Presidente da Comissão Científico Pedagógica do Ano Propedêutico (1978-1981); de Presidente do Instituto Português de Ensino a Distância (1980-1988) e de Presidente do Instituto de Tecnologia Educativa (1987-1988).

(...) fundou a Universidade Aberta, em 1988, e dela foi Reitor em dois mandatos consecutivos (1989-1994 e 1994-1998), tendo também impulsionado a criação da Universidade Aberta Internacional da Ásia, constituída há 15 anos, em Macau.

Participou igualmente na fundação de algumas das principais redes europeias de educação a distância (como a EDEN - European Distance and E-Learning Network e a EADTU-European Association of Distance Teaching Universities), tendo exercido o cargo de Presidente do ICDE-International Council for Open and Distance Education (1995-1999); de membro do Conselho Executivo da EADTU (1987-1997) e de vice-presidente da EDEN (1990-1998). Ver texto completo aqui.

Notícia também no Público.

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Brochura com o texto de José Vicente Moura, publicado na Annualia 2008-2009, que será apresentada, hoje, no arranque das comemorações do centenário do Comité Olímpico de Portugal.

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vallenato, um género de música popular de origem rural, cujas raízes se entrelaçam na tradição trovadoresca e jogralesca ibérica e na sua fusão com ritmos e instrumentos típicos da África Ocidental e outros autóctones. Os instrumentos do vallenato (o designação indica a sua origem num vale) indicam, aliás, essa mistura: um tipo de tambor (caja vallenata), a guachacara (instrumento de percussão que se toca friccionando um raspador num tubo de madeira) e o acordeão. A este leque instrumental foi, por vezes, adicionado um certo número de outros instrumentos, como a viola ou o piano, existindo hoje uma variedade de registos desta música tradicional. A vida de Rafael Escalona, já uma lenda, foi tema de uma telenovela que foi para o ar em 1992, na Colômbia, e que constituiu um marco na carreira de Carlos Vives, que desempenhou o papel do cantor/compositor. Amigo de Gabriel García Márquez, tem-se referido que o pai de Escalona terá servido de modelo a Aureliano Buendía, personagem de Cem Anos de Solidão. A

Compositor e cantor colombiano (Patillal, 27.5.1927 - Bogotá, 13.5.2009) que se tornou um ícone doum género de música popular de origem rural, cujas raízes se entrelaçam na tradição trovadoresca e jogralesca ibérica e na sua fusão com ritmos e instrumentos típicos da África Ocidental e outros autóctones. Os instrumentos do(o designação indica a sua origem num vale) indicam, aliás, essa mistura: um tipo de tambora guachacara (instrumento de percussão que se toca friccionando um raspador num tubo de madeira) e o acordeão. A este leque instrumental foi, por vezes, adicionado um certo número de outros instrumentos, como a viola ou o piano, existindo hoje uma variedade de registos desta música tradicional. A vida de Rafael Escalona, já uma lenda, foi tema de uma telenovela que foi para o ar em 1992, na Colômbia, e que constituiu um marco na carreira de Carlos Vives, que desempenhou o papel do cantor/compositor. Amigo de Gabriel García Márquez, tem-se referido que o pai de Escalona terá servido de modelo a Aureliano Buendía, personagem de música de Rafael Escalona é também referida naquela obra.

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Escritora canadiana (n. Wingham, Ontário, 1931) que se estreou com uma colectânea de contos, Dancy of the Happy Shades (1968), que logo mereceu ser distinguida com o mais alto prémio literário canadiano, o Governor’s General Award. Outros livros seus foram premiados, como Lives of Girls and Women (1971), Who Do You Think You Are? (1978) ou The Progress of Love (1986). Com The Beggar Maid (1980) integrou a lista final dos candidatos ao Prémio Booker. Outras obras: The Moons of Jupiter (1982), Friend of My Youth (1990), Open Secrets (1994), The Love of a Good Woman (1998, Giller Prize), Hateship, Friendship, Courtship, Loveship. Marriage (2001), No Love Lost (2003), Runaway (2004, Giller Prize), The View of Castle Rock (2006). As duas obras vencedoras do Giller Prize foram publicadas em tradução portuguesa pela Relógio d’Água. PRÉMIO BOOKER INTERNACIONAL Um dos mais prestigiosos prémios literários do mundo, o Booker Prize é, na sua versão original, atribuído a ficcionistas da Commonwealth ou da República da Irlanda, garantindo aos autores premiados um elevadíssimo número de leitores e aos editores um mercado mais alargado. O Prémio é actualmente patrocinado pelo Grupo Man, uma empresa de corretagem e investimentos. Em Junho de 2005, foi atribuída pela primeira vez a versão internacional do Booker Prize, a Ismail Kadaré, seguido de Chinua Achebe, em 2007. O júri da edição de 2009 do The Man Booker Prize International foi constituído pelos escritores Jane Smiley (presidente), Amit Chaudhuri e Andrei Kurkov. Entre os outros candidatos estavam escritores como Peter Carey, V. S. Naipaul, E. L. Doctorow, Mario Vargas Llosa, Joyce Carol Oates e Antonio Tabucchi.

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Palma de Ouro

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Melhor Realizador Brillante MENDOZA por KINATAY Melhor Argumento LOU Ye por CHUN FENG CHEN ZUI DE YE WAN Melhor Actriz Charlotte GAINSBOURG em ANTICHRIST, de Lars VON TRIER Melhor Actor Christoph WALTZ em INGLOURIOUS BASTERDS, de Quentin TARANTINO Prémio do Júri (ex-aequo) FISH TANK, de Andrea ARNOLD BAK-JWI, de PARK Chan-Wook

Prémio Vulcain para um técnico, atribuído por C.S.T.

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CURTAS-METRAGENS Palma de Ouro

ARENA, de João Salaviza

Menção Honrosa THE SIX DOLLAR FIFTY MAN, de Louis SUTHERLAND

UN CERTAIN REGARD Prémio «Un Certain Regard»

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Prémio do Júri POLITIST, ADJECTIV, de Corneliu PORUMBOIU Menção Especial do Júri (ex-aequo) KASI AZ GORBEHAYE IRANI KHABAR NADAREH. de Bahman GHOBADI LE PÈRE DE MES ENFANTS, de Mia HANSEN-LØVE

CÂMARA DE OURO

Prémio Câmara de Ouro

SAMSON AND DELILAH, de Warwick THORNTON Menção Honrosa AJAMI, de Scandar COPTI e Yaron SHANI

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Embora com atraso, é perfeitamente justificável que aqui fique registo dos distinguidos com os Prémios «Seeds of Science», bem como a gravação integral da Gala da Ciência, que teve lugar na Figueira da Foz, em Março de 2009, disponibilizada no site da revista CiênciaHoje, promotora dos prémios. O astrónomo Pedro Russo, coordenador do Ano Internacional da Astronomia, foi galardoado com o «Prémio Especial 2009».

Álvaro Macieira-Coelho foi o cientista escolhido para receber o Prémio Seeds of Science na categoria «Carreira», que distingue um investigador já reformado.

Irene Pimentel recebeu o Prémio Seeds of Science na categoria «Ciências Sociais e Humanas».Cecília Arraiano recebeu o Prémio Seeds of Science na categoria «Ciências da Vida».

Elvira Fortunato foi a cientista escolhida para receber o Prémio Seeds of Science na categoria «Engenharia e Tecnologia». Ricardo Serrão Santos foi o escolhido para o Prémio Seed of Science na categoria de «Ciências da Terra, do Mar e da Atmosfera».

O Prémio «Consagração» dos «Seeds of Science», distinções atribuídas anualmente pelo Ciência Hoje a investigadores que se destacam no panorama da Ciência, foi entregue em 2009 a Alexandre Quintanilha, director do Instituto de Biologia Molecular e Celular, a Mário Barbosa, responsável do Instituto de Engenharia Biomédica, e Manuel Sobrinho Simões, que lidera o Instituto de Patolologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto.

O físico e investigador Gustavo Castelo-Branco foi escolhido pela direcção do Ciência Hoje para receber o Seed Of Science 2009 na categoria «Ciências Exactas».

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