Ariana Cosme: O que está a acontecer aos mais pobres sem a escola?

12-04-2020
marcar artigo

Porque a escola é um dos mais poderosos elevadores sociais, quando ela encerra o elevador para. As famílias mais pobres não têm acesso a computadores, a muitos exercícios e às aulas. Não têm os instrumentos culturais para ajudar os filhos no estudo. Não têm até as condições físicas para que esse estudo seja possível. Sem a escola, crianças e jovens voltam a ficar enclausurados no espaço da desigualdade e da pobreza. Em alguns casos, confinados a espaços onde domina o abuso e a violência, sem a escapatória que a escola significava. O confinamento em casa é o confinamento na exclusão social. E isto vai atrasar ainda mais os alunos mais pobres, tornando a corrida ainda mais injusta para aqueles que, depois da COVID-19, voltarão a ser os mais punidos pela crise que virá. Doutorada em Ciências da Educação e professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Ariana Cosme foi consultora para o projeto de autonomia curricular, trabalha em permanência com escolas TEIP e conhece, no terreno, aqueles que trabalham com as populações mais carenciadas, que são as vítimas mais imediatas dramáticas deste confinamento. Este tempo também ajudará a perceber algumas das coisas que têm de mudar.

Site da Direção-Geral da Saúde dedicado ao vírus, com todas as informações fundamentais sobre o COVID-19: https://www.dgs.pt/corona-virus.aspx

Apoie o podcast em www.patreon.com/perguntarnaoofende

Newsletter: www.perguntarnaoofende.pt

Obrigado a todos os patronos que apoiam mensalmente o podcast, em especial a Carla Santana, Miguel da Silva Diogo, José Ponte, Pedro Aires Pinto, João Pagaimo, Marco Freire, Eduardo Correira de Matos, Lina Teixeira, Ulisses Garrido, Carlos Mata, Fernando Mota, João Azevedo Henriques, João Barbosa, Daniela Rodrigues, João Moreira de Campos, Rogério Jorge, João Barata Nevez, Filipe Vilaça, Manuel Mosteiras, Margarida Lucas, Susana Mateus, Pedro Pinto, João Nelas, Luís Marques, André Condes Morais, Nuno Costa, AL, Mário Pontífice, Eva Falcão, João Carlos Silva, Delfim Batista, Joyce Cardoso, Filipe Vieira, Vasco Barros, Eduardo Rui Jorge, Ana Alice Batista, João Lousada Soares, Luís Branquinho, Teresa Ramalho, Sandra Beleza, Nuno Azevedo Lopes, RCBugman, Francisco Ferreira, João Alvelos, David Calão, Sónia Maria Barrocas, José Reis, Teresa Jorge, Fábio Botelho, João Caetano, José António Moreira, Adília Neiva, Vasco Sá Pinto, Miguel Heleno, Teresa Brandão, Ana Alice Baptista, Paulo Areosa Feio, Rafael Remondes, João Salgueiro, João David Catela, João Peixoto, Diogo Melo, Guilherme Martins, Nuno Lopes, Cristina Machado, Maria Cândida Leal, Sérgio Lourenço, Nuno Mourão, Carlos Martins, Dina Ferreira, Daniel Ricardo e Viktoriya Zoriy.

Produção: João Martins

Pesquisa: Filipa Vala

Música: Mário Laginha

Ilustração: Vera Tavares

Porque a escola é um dos mais poderosos elevadores sociais, quando ela encerra o elevador para. As famílias mais pobres não têm acesso a computadores, a muitos exercícios e às aulas. Não têm os instrumentos culturais para ajudar os filhos no estudo. Não têm até as condições físicas para que esse estudo seja possível. Sem a escola, crianças e jovens voltam a ficar enclausurados no espaço da desigualdade e da pobreza. Em alguns casos, confinados a espaços onde domina o abuso e a violência, sem a escapatória que a escola significava. O confinamento em casa é o confinamento na exclusão social. E isto vai atrasar ainda mais os alunos mais pobres, tornando a corrida ainda mais injusta para aqueles que, depois da COVID-19, voltarão a ser os mais punidos pela crise que virá. Doutorada em Ciências da Educação e professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Ariana Cosme foi consultora para o projeto de autonomia curricular, trabalha em permanência com escolas TEIP e conhece, no terreno, aqueles que trabalham com as populações mais carenciadas, que são as vítimas mais imediatas dramáticas deste confinamento. Este tempo também ajudará a perceber algumas das coisas que têm de mudar.

Site da Direção-Geral da Saúde dedicado ao vírus, com todas as informações fundamentais sobre o COVID-19: https://www.dgs.pt/corona-virus.aspx

Apoie o podcast em www.patreon.com/perguntarnaoofende

Newsletter: www.perguntarnaoofende.pt

Obrigado a todos os patronos que apoiam mensalmente o podcast, em especial a Carla Santana, Miguel da Silva Diogo, José Ponte, Pedro Aires Pinto, João Pagaimo, Marco Freire, Eduardo Correira de Matos, Lina Teixeira, Ulisses Garrido, Carlos Mata, Fernando Mota, João Azevedo Henriques, João Barbosa, Daniela Rodrigues, João Moreira de Campos, Rogério Jorge, João Barata Nevez, Filipe Vilaça, Manuel Mosteiras, Margarida Lucas, Susana Mateus, Pedro Pinto, João Nelas, Luís Marques, André Condes Morais, Nuno Costa, AL, Mário Pontífice, Eva Falcão, João Carlos Silva, Delfim Batista, Joyce Cardoso, Filipe Vieira, Vasco Barros, Eduardo Rui Jorge, Ana Alice Batista, João Lousada Soares, Luís Branquinho, Teresa Ramalho, Sandra Beleza, Nuno Azevedo Lopes, RCBugman, Francisco Ferreira, João Alvelos, David Calão, Sónia Maria Barrocas, José Reis, Teresa Jorge, Fábio Botelho, João Caetano, José António Moreira, Adília Neiva, Vasco Sá Pinto, Miguel Heleno, Teresa Brandão, Ana Alice Baptista, Paulo Areosa Feio, Rafael Remondes, João Salgueiro, João David Catela, João Peixoto, Diogo Melo, Guilherme Martins, Nuno Lopes, Cristina Machado, Maria Cândida Leal, Sérgio Lourenço, Nuno Mourão, Carlos Martins, Dina Ferreira, Daniel Ricardo e Viktoriya Zoriy.

Produção: João Martins

Pesquisa: Filipa Vala

Música: Mário Laginha

Ilustração: Vera Tavares

marcar artigo