Lisboa: duas rotundas no Marquês e menos faixas na avenida

22-11-2019
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O Marquês de Pombal terá duas rotundas, uma interior (para as ligações às Avenidas da Liberdade e Fontes Pereira de Melo, e rua Joaquim António de Aguiar) e outra exterior (para os restantes movimentos); a avenida da Liberdade terá menos três faixas (uma de estacionamento em cada uma das laterais, e a via do meio do eixo central).

São estas as principais novidades (ver infografias) do novo conceito de circulação para o eixo da Avenida da Liberdade / Marquês de Pombal, uma proposta dos vereadores Fernando Nunes da Silva e Manuel Salgado. A discussão terá lugar na sessão de Câmara da próxima quarta-feira.O novo modelo foi apresentado na tarde de hoje, segunda-feira, pelo presidente da Câmara, António Costa.

A proposta tem por base as conclusões de um estudo sobre tráfego e emissões poluentes, realizado pela Universidade de Aveiro. O autarca lembrou que Lisboa tem "um problema grande qualidade do ar na Avenida da Liberdade". Para o enfrentar, é preciso reduzir o número de viaturas e aumentar a fluidez e a segurança das que circulam. Ao mesmo tempo, criam-se "mais passagens para peões". Para a câmara,o objetivo é "dar às pessoas uma nova Avenida da Liberdade".

A nova solução, que entretanto recolherá as sugestões dos munícipes, num período de discussão pública de 30 dias (até 23 de junho), será testada entre setembro e dezembro. "Com os dados recolhidos durante o período experimental, será possível avaliar da operacionalidade do modelo proposto, corrigindo e adequando a solução final antes da sua implementação definitiva", lê-se na proposta camarária.

Mais verde e mais passeios

Hoje, ao olhar uma imagem de satélite da rotunda do Marquês de Pombal, dominam os tons negro e claro, do asfalto e da calçada, respetivamente. O verde é quase inexistente, limitando-se a uma espécie de cercadura que envolve a estátua e a pequenos canteiros à frente dos quarteirões que dão para a praça.

Com o novo ordenamento previsto, a futura rotunda interior libertará área que será ocupada por espaços verdes, pois passará das atuais cinco faixas para apenas três. Esta será, no fundo, a principal rotunda, pois garantirá os principais movimentos na praça.

Já a rotunda exterior, por onde circularão os transportes públicos, terá duas faixas e assegurará as ligações às restantes vias que confluem no Marquês de Pombal (Rua Braancamp e Avenida Duque de Loulé).

Descendo a praça em direção aos Restauradores, a partir do cruzamento da Rua Alexandre Herculano, começam as grandes novidades na Avenida da Liberdade. Na placa central, onde hoje há cinco faixas, haverá futuramente apenas quatro, com um corredor de separação entre o sentido ascendente e descendente.

Proibido virar à esquerda

Nas vias laterais, o trânsito será feito ao contrário: desce-se pela esquerda, junto ao "Diário de Notícias", e sobe-se pelo lado do cinema São Jorge. Mas a nova orientação está longe de ser linear. Por exemplo, quem começa a descer a Avenida não o poderá fazer pela faixa lateral até aos Restauradores. Após o primeiro quarteirão, terá de retornar ao eixo central, para depois voltar à via lateral.

Uma alteração de fundo em toda a avenida, tanto no eixo central como nas laterais, é a proibição de virar à esquerda, que no modelo atual é uma das causas dos engarrafamentos."As faixas laterais deixam de poder concorrer com o eixo central", diz Costa.

"No futuro, será mais agradável ao peão percorrer a Avenida da Liberdade. Será um espaço público para as pessoas e não um espaço ocupado pelos carros", salienta o autarca. As laterais estarão, assim, vocacionadas para o acesso local e o estacionamento.

No total, na Avenida da Liberdade, em vez das onze faixas atuais (sete de circulação, cinco delas no eixo central, e quatro de estacionamento) haverá oito (seis de circulação, quatro das quais no eixo central, e duas de estacionamento). Será alargado o espaço para passeios junto aos edifícios, que terão mais dois metros.

O Marquês de Pombal terá duas rotundas, uma interior (para as ligações às Avenidas da Liberdade e Fontes Pereira de Melo, e rua Joaquim António de Aguiar) e outra exterior (para os restantes movimentos); a avenida da Liberdade terá menos três faixas (uma de estacionamento em cada uma das laterais, e a via do meio do eixo central).

São estas as principais novidades (ver infografias) do novo conceito de circulação para o eixo da Avenida da Liberdade / Marquês de Pombal, uma proposta dos vereadores Fernando Nunes da Silva e Manuel Salgado. A discussão terá lugar na sessão de Câmara da próxima quarta-feira.O novo modelo foi apresentado na tarde de hoje, segunda-feira, pelo presidente da Câmara, António Costa.

A proposta tem por base as conclusões de um estudo sobre tráfego e emissões poluentes, realizado pela Universidade de Aveiro. O autarca lembrou que Lisboa tem "um problema grande qualidade do ar na Avenida da Liberdade". Para o enfrentar, é preciso reduzir o número de viaturas e aumentar a fluidez e a segurança das que circulam. Ao mesmo tempo, criam-se "mais passagens para peões". Para a câmara,o objetivo é "dar às pessoas uma nova Avenida da Liberdade".

A nova solução, que entretanto recolherá as sugestões dos munícipes, num período de discussão pública de 30 dias (até 23 de junho), será testada entre setembro e dezembro. "Com os dados recolhidos durante o período experimental, será possível avaliar da operacionalidade do modelo proposto, corrigindo e adequando a solução final antes da sua implementação definitiva", lê-se na proposta camarária.

Mais verde e mais passeios

Hoje, ao olhar uma imagem de satélite da rotunda do Marquês de Pombal, dominam os tons negro e claro, do asfalto e da calçada, respetivamente. O verde é quase inexistente, limitando-se a uma espécie de cercadura que envolve a estátua e a pequenos canteiros à frente dos quarteirões que dão para a praça.

Com o novo ordenamento previsto, a futura rotunda interior libertará área que será ocupada por espaços verdes, pois passará das atuais cinco faixas para apenas três. Esta será, no fundo, a principal rotunda, pois garantirá os principais movimentos na praça.

Já a rotunda exterior, por onde circularão os transportes públicos, terá duas faixas e assegurará as ligações às restantes vias que confluem no Marquês de Pombal (Rua Braancamp e Avenida Duque de Loulé).

Descendo a praça em direção aos Restauradores, a partir do cruzamento da Rua Alexandre Herculano, começam as grandes novidades na Avenida da Liberdade. Na placa central, onde hoje há cinco faixas, haverá futuramente apenas quatro, com um corredor de separação entre o sentido ascendente e descendente.

Proibido virar à esquerda

Nas vias laterais, o trânsito será feito ao contrário: desce-se pela esquerda, junto ao "Diário de Notícias", e sobe-se pelo lado do cinema São Jorge. Mas a nova orientação está longe de ser linear. Por exemplo, quem começa a descer a Avenida não o poderá fazer pela faixa lateral até aos Restauradores. Após o primeiro quarteirão, terá de retornar ao eixo central, para depois voltar à via lateral.

Uma alteração de fundo em toda a avenida, tanto no eixo central como nas laterais, é a proibição de virar à esquerda, que no modelo atual é uma das causas dos engarrafamentos."As faixas laterais deixam de poder concorrer com o eixo central", diz Costa.

"No futuro, será mais agradável ao peão percorrer a Avenida da Liberdade. Será um espaço público para as pessoas e não um espaço ocupado pelos carros", salienta o autarca. As laterais estarão, assim, vocacionadas para o acesso local e o estacionamento.

No total, na Avenida da Liberdade, em vez das onze faixas atuais (sete de circulação, cinco delas no eixo central, e quatro de estacionamento) haverá oito (seis de circulação, quatro das quais no eixo central, e duas de estacionamento). Será alargado o espaço para passeios junto aos edifícios, que terão mais dois metros.

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