VAMOS LÁ SABER COMO É...

01-04-2020
marcar artigo

360º

Filomena MartinsDiretora AdjuntaQuinta-feira, 30 janeiro 2020

Enquanto dormia…

… as notícias sobre o coronavírus não pararam de chegar, tornando-se cada vez mais preocupantes, o que deve levar hoje a Organização Mundial de Saúde a declarar a emergência nacional de saúde pública: os países começam a repatriar os seus cidadãos das zonas infectadas com todos os cuidados (já falaremos de Portugal) e na China até muros se constroem para travar a propagação do vírus. Por cá, também continuou a cadeia de reacções às declarações racistas de André Ventura sobre Joacine Katar Moreira sobre as quais o PS quer um voto de condenação no Parlamento: o CDS foi o último a demarcar-se do Chega ao mesmo tempo que via (re)nascer uma polémica interna (semelhante). E Bruno Fernandes partiu oficialmente para o Manchester United, numa venda repartida em cinco partes para o Sporting, que se resume nesta fórmula: 55+5+5+15 (e 10%).

Coronavírus: do alerta ao isolamento e à alta, qual o percurso de um doente com suspeitas em Portugal?

No dia em que parte do aeroporto de Beja o primeiro avião fretado pela União Europeia para fazer o repatriamento dos europeus, incluindo 17 portugueses, que estão em Whuan, a cidade-berço da nova estirpe de coronavírus, os casos não páram de aumentar. É quase certo que quando estiver a ler esta newsletter os números já estejam desactualizados, mas o último balanço (às 9h00) ia em 170 mortos e mais de 7.700 infectados em território chinês, com o vírus já espalhado em todas as províncias (e com uma propagação muito mais rápida do que a da última epidemia, a do SARS, sendo que o pico do surto só é esperado para daqui a dez dias). O contágio já chegou à Finlândia, que se tornou o 10.º país a registar a doença, a França confirmou um novo caso, pelo que a Organização Mundial de Saúde teme a propagação mundial e vai decidir hoje se declara o estado de emergência de saúde internacional.

Se é que é possível fazer um ponto da situação, aqui vai:

Se algum dos portugueses que chegarem a Portugal revelarem sintomas, o que lhes acontece? Na maioria dos países que foram a Wuhan buscar os seus cidadãos (EUA, Reino Unido, França ou Espanha), a quarentena é obrigatória em alas isoladas de hospitais ou até em bases militares. Por cá, depois de uma suspeita negativa, está tudo “muito calmo”, como a Carolina Branco foi verificar. Ter só febre não é sinal de alerta, nem ter estado na China vai ser sinónimo de isolamento: quem não tiver sintomas irá para casa. Mas há três hospitais preparados, entre eles o Curry Cabral, que reservou alguns quartos especiais, de pressão negativa: se alguém tiver sido contagiado ficará num deles.
Os bombeiros portugueses ainda não têm instruções sobre como reagir a casos de coronavírus. Segundo o Jornal de Notícias, a Direcção Geral de Saúde preferiu dar primeiro ao INEM um conjunto de normas específicas sobre como agir em casos de contacto (ou suspeita de) com o vírus.
Outros países tomaram outras medidas drásticas. A Rússia encerrou a fronteira com a China ao tráfego rodoviário e ferroviário e a companhia aérea alemã Lufthansa (tal como a Ibéria e a British Airways haviam feito) cancelou os voos de e para a China. Já a McDonald’s decidiu encerrar centenas de restaurantes no país.
Na própria China, há vilas a construir muros de cimento e check points para controlar a entrada de pessoas e travar a propagação do coronavírus (há 15 cidades e 60 milhões de pessoas isoladas), enquanto os laboratórios aceleram o desenvolvimento de vacinas.
Do lado da tecnologia, houve uma alerta ignorado que podia ter dado uma grande ajuda: um algoritmo de inteligência artificial detectou uma epidemia dias antes de a China ter detetado primeiros casos; mas também uma tendência online muito dispensável nesta altura: um jogo que espalha uma epidemia global voltou a ganhar popularidade.

A condenação geral a Ventura, o caso do CDS e afinal o que está em causa na devolução do património

As reacções às declarações racistas do líder do Chega, André Ventura, sobre a deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, também não páram de chegar. A última foi de Ferro Rodrigues, que esta manhã, numa nota à agência Lusa, afirmou que “o ódio não pode ser uma arma política”; ontem, durante as jornadas parlamentares, o PS tinha anunciado a apresentação de um voto de condenação a tais afirmações e a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem condenou o “discurso xenófobo” numa conferência em Coimbra. O CDS-PP marcou distâncias ao fim da tarde, dizendo que “não se revê” nas posições de Ventura, mas só vai esclarecer a posição sobre o voto de condenação depois de ler o texto dos socialistas.

O problema dos centristas é que antes mesmo de se pronunciarem sobre o que tinha dito André Ventura já tinham os seus próprios problemas para resolver dentro de casa. Um dos novos dirigentes do partido, agora liderado por Francisco Rodrigues dos Santos, elogiou a PIDE e Salazar e acusou Aristides Sousa Mendes de ser “agiota de judeus”. Abel Matos Santos, que passou a fazer parte da Comissão Executiva, disse ao Expresso que as frases foram expurgadas de textos antigos (2012 e 2015) e descontextualizadas e que o novo líder é alheio ao que escreveu. Mas internamente a polémica está a causa desconforto (para dizer o mínimo), como se percebe neste texto de Adolfo Mesquita Nunes, ainda pré-congresso, no Jornal de Negócios, ou neste de Pedro Gomes Sanches hoje publicado no Observador.

Voltando à questão inicial, neste caso à proposta que levou Ventura a insultar Joacine, a historiadora Raquel Henriques da Silva disse, em entrevista na rádio Observador, que devolver património das ex-colónias (algo que o PAN também defende) é uma medida populista, “provocatória e bombástica”, “para provocar reacções mais do que para fazer trabalho”.

Toda esta polémica não travou ou amenizou as relações entre o Livre e a sua deputada. A Assembleia do partido decide esta noite sobre se retira a confiança política a Joacine e até sobre a convocatória para a reunião há divisões.

A fórmula matemática que deixou o Sporting sair Bruno Fernandes: 55+5+5+15 (+10%)

Confirmada a venda, faltavam apenas saber os pormenores do negócio. O Bruno Roseiro explica numa fórmula matemática os valores que levaram o Sporting a aceitar, desta vez, a proposta do Manchester United e a deixar sair Bruno Fernandes: 55+5+5+15 (+10% da mais-valia). Traduzindo: o clube português irá receber um montante fixo de 55 milhões de euros e poderá ficar com mais 25 milhões por objetivos: cinco sobre os jogos realizados pelo médio; outros cinco em função do desempenho do Manchester na Liga dos Campeões; e 15 pelo que conseguir o português, nomeadamente a nível de prémios individuais. Trata-se da maior transferência do clube de Alvalade e que pode superar a segunda maior venda de sempre da Liga portuguesa, apenas atrás dos 126 milhões pagos pelo Atl. Madrid por João Félix mas à frente dos 60 milhões pagos pelo Zenit por Hulk.

Bruno Fernandes despediu-se dizendo que não era sportinguista de berço, mas passara a sê-lo de coração e partiu ontem mesmo para  Inglaterra a tempo de ver o “seu” United vencer o dérbi com o City, mas falhar a final da Taça. Deve ser apresentado ainda antes do Brexit e do fecho do mercado de Inverno (são ambos no mesmo dia à mesma hora, meia noite de sexta-feira). Esta é a história do rapaz que sonha muito antes dos jogos e reclama a dormir que lhe passem a bola.

MAIS NOTÍCIAS IMPORTANTES

Rui Pinto no Twitter: "Há ainda muita coisa que os portugueses merecem saber"Observador

"Lavagem" de dinheiro quase nunca é reportada por advogadosPúblico

Chega iguala CDU e ultrapassa PAN em sondagem da IntercampusJornal de Negócios e Correio da Manhã

Governo e IP vão transformar estações em residências universitáriasLusa

BE anuncia voto a favor de todas as propostas que reduzem o IVA da electricidadeObservador

Rio resposta a Costa: "Ilegalidade" da redução do IVA "depende de quem a propõe"Lusa

Costa avisa que há quem esteja com "pressa" de acabar com a legislaturaObservador

Impeachment. Trump agiu pelo "interesse público", diz defesaObservador

Parlamento Europeu aprovou Brexit e deputados choraram e cantaram na despedidaObservador e Lusa

Regina Duarte disse finalmente sim a Bolsonaro: vai ser secretária da CulturaFolha S. Paulo

Empresa de jóias do marido de Isabel dos Santos, anunciou que entrou em falênciaObservador e Lusa

Magina da Silva é o novo diretor da PSPObservador

Mais de 20 escolas foram palco de agressões e ameaças de morteLusa

Alcochete. O depoimento "explosivo" de Mota, Piccini e 'reformado' CoentrãoObservador

Kobe Bryant: as imagens do local do acidente e porque caiu o helicópteroEl Mundo

Paulo Gonçalves condecorado a título póstumo com Colar de HonraLusa

OS NOSSOS ESPECIAIS

MUNDO
Os erros de Isabel dos Santos a gerir o escândalo /premium

SOCIEDADE
Abuso sexual. Homens demoram décadas a pedir ajuda /premium

A NOSSA OPINIÃO

Alexandre Homem Cristo
Ventura é racista e a direita deve rejeitá-lo /premium

Seja por que razão for (raiva ou convicção), os que à direita dão a mão ao Chega para o normalizar estão simultaneamente a passar para o lado de lá e a abdicar da identidade republicana da direita.

Miguel Coelho
O estranho caso da venda de imóveis da Seg. Social

Os imóveis da segurança social não são instrumento da política de habitação nacional, muito menos da política de habitação de uma autarquia. É comprar um Ferrari para ajudar no problema do transporte.

João Pedro Marques
A leitura emocional da História

Há que evitar a alteração dos programas de História para que lá caibam as matérias e as versões que os activistas querem que sejam ensinadas (e para que se suprimam outras, que eles detestam).

Pedro Gomes Sanches
Quando a febre aumenta, nem todos são intolerantes

Para um partido como o CDS, defensor e fundador da Democracia Liberal, esta deriva, que é democrata na medida em que é populista, mas é iliberal na medida em que é intolerante, preocupa. Muito.

Alexandre Poço
Confiar e descentralizar

Acredito que chegou a hora de confiar e descentralizar a decisão de recrutamento de professores, revendo o atual modelo centralista, cada vez mais ultrapassado.

Pedro Nuno Marques
Auschwitz é eterno (ponto)

Dos testemunhos dos sobreviventes, retenho um: “Eis que um dos guardas me olha, com um sorriso de crueldade que jamais esquecerei, e me diz: «Vês o fumo a sair daquela chaminé? É a tua família.»”

NOTÍCIAS SURPREENDENTES

CIÊNCIA
Imagens nunca vistas da superfície do sol

O telescópio solar Daniel K. Inouye, o maior do mundo, revelou pela primeira vez imagens sem precedentes da superfície do sol. Observações futuras vão permitir compreender melhor a atividade solar.

CULTURA
"Mulherzinhas": a história de um acaso literário

Louisa May Alcott escreveu "Mulherzinhas" há 150 anos para ajudar o pai. O sucesso imediato da obra tornou-a numa celebridade literária, algo que detestava. Uma nova adaptação estreia-se esta semana.

CULTURA
Três filmes para ver esta semana

O filme de Roman Polanski sobre o Caso Dreyfus, o insólito "Jojo Rabbit" e a nova versão de "Mulherzinhas" assinada por Greta Gerwig, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.

CULTURA
"Mulherzinhas". Greta Gerwig revitaliza o clássico

Esta sétima adaptação à tela de "Mulherzinhas" anda num virote cronológico desde o início, mas Greta Gerwig faz toda a justiça ao livro e às personagens. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.

CULTURA
10 mil euros para jogo português sobre Alzheimer

"Antes de perdermos [alguém], ele perde-se a ele". "Back Then", o jogo sobre Alzheimer, venceu os Prémios PlayStation Talents 2020. Calebe, Ruben, Aquiles e Carlos têm 10 mil euros para o desenvolver.

PAÍS
Estátua de D. Sebastião não voltará para o Rossio

A estátua derrubada da fachada da estação de Lisboa em 2016 será colocada em "local seguro" para que "não seja alvo de outros atos de vandalismo", informou a IP. CDS quer repor a estátua.

LIFESTYLE
15 produtos de beleza para a lista de desejos

As grandes novidades podem vir em formato travel size, minimizam poros, reparam olhos e ainda se aproximam dos pés com uma máscara hidratante. São 15 ideias para fechar janeiro em beleza.

LIFESTYLE
Cinema e TV: e os melhores guarda-roupas são...

Os Costume Designers Guild Awards foram entregues, em Beverly Hills. "Jojo Rabbit" e "The Marvelous Mrs. Maisel" foram os melhores guarda-roupas de época. "Maléfica" ganhou na categoria de fantasia.

SOCIEDADE
Livro com ilustrações de Ana Seixas distinguido

O livro infantil "El secreto del paraguas rojo", distinguido com o Prémio Fundación Cuatrogatos, "fala de curiosidade e pequenos enigmas, de descobertas feitas para preservar na memória".

CULTURA
Tome nota: estes são os lançamentos de fevereiro

O novo romance de José Gardeazaba, a estreia em Portugal de "O Mocho Cego" de Sadeq Hedayat e de "As Horas" de Annie Ernaux: eis algumas das novidades literárias do segundo mês do ano.

CULTURA
Ministra da Cultura lamenta morte de poeta

A ministra da Cultura lamentou a morte do poeta Manuel Resende, considerando que este "ficará profundamente fixado na história da literatura portuguesa" devido ao seu "singular percurso" e não só.

CULTURA
Morreu o poeta Manuel Resende

Autor e tradutor, foi sobretudo à poesia que se dedicou. Com um primeiro livro publicado em 1983, em 2018 teve a sua "Poesia Reunida". Morreu em Lisboa, aos 72 anos.

CULTURA
Bill Bailey e o humor musical no Casino Estoril

Ao piano, à guitarra ou com o som de telemóveis, Bailey é uma das referência da comédia britânica contemporânea. O espectáculo está marcado para dia 13 de março e os bilhetes já estão à venda.

RÁDIO OBSERVADOR

OBSERVADOR
Denunciante. Ser ou não ser, eis a questão?

OBSERVADOR
A namoradinha do Brasil vai casar com Bolsonaro

OBSERVADOR
O líder do Daesh detido em Mossul que pesava 254kg

OBSERVADOR
A libertação de Auschwitz há 75 anos

OBSERVADOR
Deus nos Livre e Chega para lá

OBSERVADOR
A fixação com as notas é sinal de alarme

OBSERVADOR
Dicas para comprar um diesel usado (sem problemas)

OBSERVADOR
“Os pais não podem controlar demasiado”

OBSERVADOR
"As pessoas sobrevivem na Kibera"

CIÊNCIA
A NASA quer trazer amostras de Marte

Leia as últimas

360º

Filomena MartinsDiretora AdjuntaQuinta-feira, 30 janeiro 2020

Enquanto dormia…

… as notícias sobre o coronavírus não pararam de chegar, tornando-se cada vez mais preocupantes, o que deve levar hoje a Organização Mundial de Saúde a declarar a emergência nacional de saúde pública: os países começam a repatriar os seus cidadãos das zonas infectadas com todos os cuidados (já falaremos de Portugal) e na China até muros se constroem para travar a propagação do vírus. Por cá, também continuou a cadeia de reacções às declarações racistas de André Ventura sobre Joacine Katar Moreira sobre as quais o PS quer um voto de condenação no Parlamento: o CDS foi o último a demarcar-se do Chega ao mesmo tempo que via (re)nascer uma polémica interna (semelhante). E Bruno Fernandes partiu oficialmente para o Manchester United, numa venda repartida em cinco partes para o Sporting, que se resume nesta fórmula: 55+5+5+15 (e 10%).

Coronavírus: do alerta ao isolamento e à alta, qual o percurso de um doente com suspeitas em Portugal?

No dia em que parte do aeroporto de Beja o primeiro avião fretado pela União Europeia para fazer o repatriamento dos europeus, incluindo 17 portugueses, que estão em Whuan, a cidade-berço da nova estirpe de coronavírus, os casos não páram de aumentar. É quase certo que quando estiver a ler esta newsletter os números já estejam desactualizados, mas o último balanço (às 9h00) ia em 170 mortos e mais de 7.700 infectados em território chinês, com o vírus já espalhado em todas as províncias (e com uma propagação muito mais rápida do que a da última epidemia, a do SARS, sendo que o pico do surto só é esperado para daqui a dez dias). O contágio já chegou à Finlândia, que se tornou o 10.º país a registar a doença, a França confirmou um novo caso, pelo que a Organização Mundial de Saúde teme a propagação mundial e vai decidir hoje se declara o estado de emergência de saúde internacional.

Se é que é possível fazer um ponto da situação, aqui vai:

Se algum dos portugueses que chegarem a Portugal revelarem sintomas, o que lhes acontece? Na maioria dos países que foram a Wuhan buscar os seus cidadãos (EUA, Reino Unido, França ou Espanha), a quarentena é obrigatória em alas isoladas de hospitais ou até em bases militares. Por cá, depois de uma suspeita negativa, está tudo “muito calmo”, como a Carolina Branco foi verificar. Ter só febre não é sinal de alerta, nem ter estado na China vai ser sinónimo de isolamento: quem não tiver sintomas irá para casa. Mas há três hospitais preparados, entre eles o Curry Cabral, que reservou alguns quartos especiais, de pressão negativa: se alguém tiver sido contagiado ficará num deles.
Os bombeiros portugueses ainda não têm instruções sobre como reagir a casos de coronavírus. Segundo o Jornal de Notícias, a Direcção Geral de Saúde preferiu dar primeiro ao INEM um conjunto de normas específicas sobre como agir em casos de contacto (ou suspeita de) com o vírus.
Outros países tomaram outras medidas drásticas. A Rússia encerrou a fronteira com a China ao tráfego rodoviário e ferroviário e a companhia aérea alemã Lufthansa (tal como a Ibéria e a British Airways haviam feito) cancelou os voos de e para a China. Já a McDonald’s decidiu encerrar centenas de restaurantes no país.
Na própria China, há vilas a construir muros de cimento e check points para controlar a entrada de pessoas e travar a propagação do coronavírus (há 15 cidades e 60 milhões de pessoas isoladas), enquanto os laboratórios aceleram o desenvolvimento de vacinas.
Do lado da tecnologia, houve uma alerta ignorado que podia ter dado uma grande ajuda: um algoritmo de inteligência artificial detectou uma epidemia dias antes de a China ter detetado primeiros casos; mas também uma tendência online muito dispensável nesta altura: um jogo que espalha uma epidemia global voltou a ganhar popularidade.

A condenação geral a Ventura, o caso do CDS e afinal o que está em causa na devolução do património

As reacções às declarações racistas do líder do Chega, André Ventura, sobre a deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, também não páram de chegar. A última foi de Ferro Rodrigues, que esta manhã, numa nota à agência Lusa, afirmou que “o ódio não pode ser uma arma política”; ontem, durante as jornadas parlamentares, o PS tinha anunciado a apresentação de um voto de condenação a tais afirmações e a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem condenou o “discurso xenófobo” numa conferência em Coimbra. O CDS-PP marcou distâncias ao fim da tarde, dizendo que “não se revê” nas posições de Ventura, mas só vai esclarecer a posição sobre o voto de condenação depois de ler o texto dos socialistas.

O problema dos centristas é que antes mesmo de se pronunciarem sobre o que tinha dito André Ventura já tinham os seus próprios problemas para resolver dentro de casa. Um dos novos dirigentes do partido, agora liderado por Francisco Rodrigues dos Santos, elogiou a PIDE e Salazar e acusou Aristides Sousa Mendes de ser “agiota de judeus”. Abel Matos Santos, que passou a fazer parte da Comissão Executiva, disse ao Expresso que as frases foram expurgadas de textos antigos (2012 e 2015) e descontextualizadas e que o novo líder é alheio ao que escreveu. Mas internamente a polémica está a causa desconforto (para dizer o mínimo), como se percebe neste texto de Adolfo Mesquita Nunes, ainda pré-congresso, no Jornal de Negócios, ou neste de Pedro Gomes Sanches hoje publicado no Observador.

Voltando à questão inicial, neste caso à proposta que levou Ventura a insultar Joacine, a historiadora Raquel Henriques da Silva disse, em entrevista na rádio Observador, que devolver património das ex-colónias (algo que o PAN também defende) é uma medida populista, “provocatória e bombástica”, “para provocar reacções mais do que para fazer trabalho”.

Toda esta polémica não travou ou amenizou as relações entre o Livre e a sua deputada. A Assembleia do partido decide esta noite sobre se retira a confiança política a Joacine e até sobre a convocatória para a reunião há divisões.

A fórmula matemática que deixou o Sporting sair Bruno Fernandes: 55+5+5+15 (+10%)

Confirmada a venda, faltavam apenas saber os pormenores do negócio. O Bruno Roseiro explica numa fórmula matemática os valores que levaram o Sporting a aceitar, desta vez, a proposta do Manchester United e a deixar sair Bruno Fernandes: 55+5+5+15 (+10% da mais-valia). Traduzindo: o clube português irá receber um montante fixo de 55 milhões de euros e poderá ficar com mais 25 milhões por objetivos: cinco sobre os jogos realizados pelo médio; outros cinco em função do desempenho do Manchester na Liga dos Campeões; e 15 pelo que conseguir o português, nomeadamente a nível de prémios individuais. Trata-se da maior transferência do clube de Alvalade e que pode superar a segunda maior venda de sempre da Liga portuguesa, apenas atrás dos 126 milhões pagos pelo Atl. Madrid por João Félix mas à frente dos 60 milhões pagos pelo Zenit por Hulk.

Bruno Fernandes despediu-se dizendo que não era sportinguista de berço, mas passara a sê-lo de coração e partiu ontem mesmo para  Inglaterra a tempo de ver o “seu” United vencer o dérbi com o City, mas falhar a final da Taça. Deve ser apresentado ainda antes do Brexit e do fecho do mercado de Inverno (são ambos no mesmo dia à mesma hora, meia noite de sexta-feira). Esta é a história do rapaz que sonha muito antes dos jogos e reclama a dormir que lhe passem a bola.

MAIS NOTÍCIAS IMPORTANTES

Rui Pinto no Twitter: "Há ainda muita coisa que os portugueses merecem saber"Observador

"Lavagem" de dinheiro quase nunca é reportada por advogadosPúblico

Chega iguala CDU e ultrapassa PAN em sondagem da IntercampusJornal de Negócios e Correio da Manhã

Governo e IP vão transformar estações em residências universitáriasLusa

BE anuncia voto a favor de todas as propostas que reduzem o IVA da electricidadeObservador

Rio resposta a Costa: "Ilegalidade" da redução do IVA "depende de quem a propõe"Lusa

Costa avisa que há quem esteja com "pressa" de acabar com a legislaturaObservador

Impeachment. Trump agiu pelo "interesse público", diz defesaObservador

Parlamento Europeu aprovou Brexit e deputados choraram e cantaram na despedidaObservador e Lusa

Regina Duarte disse finalmente sim a Bolsonaro: vai ser secretária da CulturaFolha S. Paulo

Empresa de jóias do marido de Isabel dos Santos, anunciou que entrou em falênciaObservador e Lusa

Magina da Silva é o novo diretor da PSPObservador

Mais de 20 escolas foram palco de agressões e ameaças de morteLusa

Alcochete. O depoimento "explosivo" de Mota, Piccini e 'reformado' CoentrãoObservador

Kobe Bryant: as imagens do local do acidente e porque caiu o helicópteroEl Mundo

Paulo Gonçalves condecorado a título póstumo com Colar de HonraLusa

OS NOSSOS ESPECIAIS

MUNDO
Os erros de Isabel dos Santos a gerir o escândalo /premium

SOCIEDADE
Abuso sexual. Homens demoram décadas a pedir ajuda /premium

A NOSSA OPINIÃO

Alexandre Homem Cristo
Ventura é racista e a direita deve rejeitá-lo /premium

Seja por que razão for (raiva ou convicção), os que à direita dão a mão ao Chega para o normalizar estão simultaneamente a passar para o lado de lá e a abdicar da identidade republicana da direita.

Miguel Coelho
O estranho caso da venda de imóveis da Seg. Social

Os imóveis da segurança social não são instrumento da política de habitação nacional, muito menos da política de habitação de uma autarquia. É comprar um Ferrari para ajudar no problema do transporte.

João Pedro Marques
A leitura emocional da História

Há que evitar a alteração dos programas de História para que lá caibam as matérias e as versões que os activistas querem que sejam ensinadas (e para que se suprimam outras, que eles detestam).

Pedro Gomes Sanches
Quando a febre aumenta, nem todos são intolerantes

Para um partido como o CDS, defensor e fundador da Democracia Liberal, esta deriva, que é democrata na medida em que é populista, mas é iliberal na medida em que é intolerante, preocupa. Muito.

Alexandre Poço
Confiar e descentralizar

Acredito que chegou a hora de confiar e descentralizar a decisão de recrutamento de professores, revendo o atual modelo centralista, cada vez mais ultrapassado.

Pedro Nuno Marques
Auschwitz é eterno (ponto)

Dos testemunhos dos sobreviventes, retenho um: “Eis que um dos guardas me olha, com um sorriso de crueldade que jamais esquecerei, e me diz: «Vês o fumo a sair daquela chaminé? É a tua família.»”

NOTÍCIAS SURPREENDENTES

CIÊNCIA
Imagens nunca vistas da superfície do sol

O telescópio solar Daniel K. Inouye, o maior do mundo, revelou pela primeira vez imagens sem precedentes da superfície do sol. Observações futuras vão permitir compreender melhor a atividade solar.

CULTURA
"Mulherzinhas": a história de um acaso literário

Louisa May Alcott escreveu "Mulherzinhas" há 150 anos para ajudar o pai. O sucesso imediato da obra tornou-a numa celebridade literária, algo que detestava. Uma nova adaptação estreia-se esta semana.

CULTURA
Três filmes para ver esta semana

O filme de Roman Polanski sobre o Caso Dreyfus, o insólito "Jojo Rabbit" e a nova versão de "Mulherzinhas" assinada por Greta Gerwig, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.

CULTURA
"Mulherzinhas". Greta Gerwig revitaliza o clássico

Esta sétima adaptação à tela de "Mulherzinhas" anda num virote cronológico desde o início, mas Greta Gerwig faz toda a justiça ao livro e às personagens. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.

CULTURA
10 mil euros para jogo português sobre Alzheimer

"Antes de perdermos [alguém], ele perde-se a ele". "Back Then", o jogo sobre Alzheimer, venceu os Prémios PlayStation Talents 2020. Calebe, Ruben, Aquiles e Carlos têm 10 mil euros para o desenvolver.

PAÍS
Estátua de D. Sebastião não voltará para o Rossio

A estátua derrubada da fachada da estação de Lisboa em 2016 será colocada em "local seguro" para que "não seja alvo de outros atos de vandalismo", informou a IP. CDS quer repor a estátua.

LIFESTYLE
15 produtos de beleza para a lista de desejos

As grandes novidades podem vir em formato travel size, minimizam poros, reparam olhos e ainda se aproximam dos pés com uma máscara hidratante. São 15 ideias para fechar janeiro em beleza.

LIFESTYLE
Cinema e TV: e os melhores guarda-roupas são...

Os Costume Designers Guild Awards foram entregues, em Beverly Hills. "Jojo Rabbit" e "The Marvelous Mrs. Maisel" foram os melhores guarda-roupas de época. "Maléfica" ganhou na categoria de fantasia.

SOCIEDADE
Livro com ilustrações de Ana Seixas distinguido

O livro infantil "El secreto del paraguas rojo", distinguido com o Prémio Fundación Cuatrogatos, "fala de curiosidade e pequenos enigmas, de descobertas feitas para preservar na memória".

CULTURA
Tome nota: estes são os lançamentos de fevereiro

O novo romance de José Gardeazaba, a estreia em Portugal de "O Mocho Cego" de Sadeq Hedayat e de "As Horas" de Annie Ernaux: eis algumas das novidades literárias do segundo mês do ano.

CULTURA
Ministra da Cultura lamenta morte de poeta

A ministra da Cultura lamentou a morte do poeta Manuel Resende, considerando que este "ficará profundamente fixado na história da literatura portuguesa" devido ao seu "singular percurso" e não só.

CULTURA
Morreu o poeta Manuel Resende

Autor e tradutor, foi sobretudo à poesia que se dedicou. Com um primeiro livro publicado em 1983, em 2018 teve a sua "Poesia Reunida". Morreu em Lisboa, aos 72 anos.

CULTURA
Bill Bailey e o humor musical no Casino Estoril

Ao piano, à guitarra ou com o som de telemóveis, Bailey é uma das referência da comédia britânica contemporânea. O espectáculo está marcado para dia 13 de março e os bilhetes já estão à venda.

RÁDIO OBSERVADOR

OBSERVADOR
Denunciante. Ser ou não ser, eis a questão?

OBSERVADOR
A namoradinha do Brasil vai casar com Bolsonaro

OBSERVADOR
O líder do Daesh detido em Mossul que pesava 254kg

OBSERVADOR
A libertação de Auschwitz há 75 anos

OBSERVADOR
Deus nos Livre e Chega para lá

OBSERVADOR
A fixação com as notas é sinal de alarme

OBSERVADOR
Dicas para comprar um diesel usado (sem problemas)

OBSERVADOR
“Os pais não podem controlar demasiado”

OBSERVADOR
"As pessoas sobrevivem na Kibera"

CIÊNCIA
A NASA quer trazer amostras de Marte

Leia as últimas

marcar artigo