A Aventura do "Tunices"

19-06-2020
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Consegui alguns minutos, entre duas emissões, para escrever sobre um podcast via net. Falo obviamente do "Tunices", na PTV - do qual sou um dos seus hosts.Por essa mesma condição torna-se fácil e, paradoxamente dificil, falar sobre. Tentarei ser sucinto:1. Sendo um projecto antigo, apenas viu a luz a 27 de Março de 2020, em plena pandemia. Além de ser o programa pioneiro de Tunas na www - depois dele outros vários do género surgiram - é claramente o programa mais multitudinário sobre a tuna estudantil, na senda do próprio portal que o alberga - PortugalTunas.2. Em dois meses "no ar" tem cerca de 15.000 visualizações - e não "likes", "corações" ou outras interacções que não lêem conteúdos, apenas clikam na forma -  ao longo dos seus 26 takes, o que lhe confere uma média por programa de cerca de 576 visualizações (à data). Não sendo o mais importante revela, porém, algo fundamental: A sua validade perante a audiência - e que a pandemia per si não justifica, antes o interesse acrescido.3. A densidade de muitos dos entrevistados revelou-se uma agradável surpresa, permitindo, assim, conferir interesse redobrado ao "Tunices" naquilo que é o mais importante, o seu sumo, por oposição à casca, à forma. Por isso, será pertinente afirmar que o "Tunices" é uma brand já hoje, - autonomizada da brand  maior que lhe dá albergue - com  vida própria, muito por força dos seus entrevistados. Por se ter centrado nas pessoas e em temas concretos - e não nas suas tunas, excepto aqueles programas especificamente a elas dedicados - é que acredito que o "Tunices" revolucionou de alguma forma a comunicação tuneril - e desde que ela existe. Recordar que nesta pandemia o "Tunices" emitiu no mesmo horário do Bruno Nogueira - e só para citar um exemplo conhecido - entre outros broadcasts de famosos ou nem por isso, já nem falando na Netflix e afins....4. Por outro lado, provou haver dinâmica no fenómeno tuneril nacional; se mostrou a dado momento algumas das maleitas de que padece desde sempre - o "eu fiz/faço" por contraposição ao "nós fazemos" continua teimosamente a resistir... - por outro percebe-se que as actuais gerações percebem de facto o que é a Tuna na sua componente mais historica com muito maior facilidade do que a malta do "boom" - que teima em continuar a dizer, aqui e ali (cada vez menos, apesar de tudo) asneiras sem qualquer fundamento, lógica e até inteligência.5. A propósito do "umbiguismo" tuneril: Foi - e continua a ser - um exercício dantesco esvaziar a resistente e dogmática visão inserta em fábulas anacrónicas de 30 anos; tal desafio obriga os hosts a trabalho prévio adequado e profundo na desmontagem de "tretas" que pura e simplesmente já não deveriam ser sequer reproduzidas - que fará pensadas. A condução do "Tunices" é preparada desde a sua 1ª emissão muito mais em função do tema do que dos entrevistados - técnica que se tem revelado essencial. A desmontagem de mitos, mentiras e asneiras jurássicas é a função primeira do PortugalTunas, logo, do "Tunices". Aqui, aposta ganha.6. Serviu o "Tunices" para aplanar a curva da intervenção tuneril; com o "Tunices" não só surgiram os mesmos de sempre como surgiram  - e surgem - caras novas a intervir no processo informativo e formativo até - vide "Tuna Portugal", a rúbrica que complementa o "Tunices" em dias alternados deste último. Abriu-se antena, espaço a nova gente com qualidade, que interviu não só como destinatário do "Tunices" mas também na qualidade de emissor, produtor de conteúdos.  Produziu-se - e continua - variados conteúdos onde quem os gere é sangue novo - "produtos" do "Tunices", claramente. Além das perguntas de quem assiste, programa a programa, via chat.7. Potenciou o "Tunices"  de forma efectiva a troca de informação entre tunos participantes, aumentando a já imensa agenda de contactos como, ainda por cima, a actualizou. Foram 57 convidados - até hoje - a passar em estúdio, de norte a sul e ilhas, com participações estrangeiras. Muitos Tunos e Magister´s actuais estiveram no "Tunices" - o que lhe confere actualidade geracional de facto. Muitas mensagens preparatórias, alguns telefonemas, outras tantas gravações. O contacto gerado pelo "Tunices" é um fluxo constante de actualização de informação deveras poderoso - e que o futuro mostrará ser pertinente.8. Com a catalogação temática de cada emissão quer do "Tunices" quer do "Tuna Portugal" no Youtube do PortugalTunas, deixando claros os tema abordados e seus participantes, ficou criada online a maior e mais completa base de dados em suporte audiovisual existente na Internet sobre a Tuna estudantil - no caso, a Portuguesa. No presente  - e no futuro -  há uma ferramenta online free que permite aceder rapidamente a toda a info sobre a Tuna estudantil nacional: Tudo graças ao "Tunices".Tem sido uma experiência única, apenas comparável à minha passagem pela rádio. Uma espécie de emprego não remunerado e desde o dia 27 de Março. Mas com um gosto imenso, trazendo exposição que sempre quis evitar - nunca fui "amigo" da camera, antes do FM stéreo... - mas que a pandemia me "obrigou" a assumir. Muito aprendi - e continuo a aprender - com todos, em cada programa, com cada convidado. Pode ser uma mudança de paradigma do próprio PortugalTunas - em breve veremos...Por ora é tudo...Post Scriptum: Breve nota de rodapé pessoal, repito - porque o é e face ao atrás escrito, mesmo um imenso rodapé. Citando Sun Tzu “A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar”. Ou na versão mais pop, "What goes around comes around"...Big Mistake, não?...


Consegui alguns minutos, entre duas emissões, para escrever sobre um podcast via net. Falo obviamente do "Tunices", na PTV - do qual sou um dos seus hosts.Por essa mesma condição torna-se fácil e, paradoxamente dificil, falar sobre. Tentarei ser sucinto:1. Sendo um projecto antigo, apenas viu a luz a 27 de Março de 2020, em plena pandemia. Além de ser o programa pioneiro de Tunas na www - depois dele outros vários do género surgiram - é claramente o programa mais multitudinário sobre a tuna estudantil, na senda do próprio portal que o alberga - PortugalTunas.2. Em dois meses "no ar" tem cerca de 15.000 visualizações - e não "likes", "corações" ou outras interacções que não lêem conteúdos, apenas clikam na forma -  ao longo dos seus 26 takes, o que lhe confere uma média por programa de cerca de 576 visualizações (à data). Não sendo o mais importante revela, porém, algo fundamental: A sua validade perante a audiência - e que a pandemia per si não justifica, antes o interesse acrescido.3. A densidade de muitos dos entrevistados revelou-se uma agradável surpresa, permitindo, assim, conferir interesse redobrado ao "Tunices" naquilo que é o mais importante, o seu sumo, por oposição à casca, à forma. Por isso, será pertinente afirmar que o "Tunices" é uma brand já hoje, - autonomizada da brand  maior que lhe dá albergue - com  vida própria, muito por força dos seus entrevistados. Por se ter centrado nas pessoas e em temas concretos - e não nas suas tunas, excepto aqueles programas especificamente a elas dedicados - é que acredito que o "Tunices" revolucionou de alguma forma a comunicação tuneril - e desde que ela existe. Recordar que nesta pandemia o "Tunices" emitiu no mesmo horário do Bruno Nogueira - e só para citar um exemplo conhecido - entre outros broadcasts de famosos ou nem por isso, já nem falando na Netflix e afins....4. Por outro lado, provou haver dinâmica no fenómeno tuneril nacional; se mostrou a dado momento algumas das maleitas de que padece desde sempre - o "eu fiz/faço" por contraposição ao "nós fazemos" continua teimosamente a resistir... - por outro percebe-se que as actuais gerações percebem de facto o que é a Tuna na sua componente mais historica com muito maior facilidade do que a malta do "boom" - que teima em continuar a dizer, aqui e ali (cada vez menos, apesar de tudo) asneiras sem qualquer fundamento, lógica e até inteligência.5. A propósito do "umbiguismo" tuneril: Foi - e continua a ser - um exercício dantesco esvaziar a resistente e dogmática visão inserta em fábulas anacrónicas de 30 anos; tal desafio obriga os hosts a trabalho prévio adequado e profundo na desmontagem de "tretas" que pura e simplesmente já não deveriam ser sequer reproduzidas - que fará pensadas. A condução do "Tunices" é preparada desde a sua 1ª emissão muito mais em função do tema do que dos entrevistados - técnica que se tem revelado essencial. A desmontagem de mitos, mentiras e asneiras jurássicas é a função primeira do PortugalTunas, logo, do "Tunices". Aqui, aposta ganha.6. Serviu o "Tunices" para aplanar a curva da intervenção tuneril; com o "Tunices" não só surgiram os mesmos de sempre como surgiram  - e surgem - caras novas a intervir no processo informativo e formativo até - vide "Tuna Portugal", a rúbrica que complementa o "Tunices" em dias alternados deste último. Abriu-se antena, espaço a nova gente com qualidade, que interviu não só como destinatário do "Tunices" mas também na qualidade de emissor, produtor de conteúdos.  Produziu-se - e continua - variados conteúdos onde quem os gere é sangue novo - "produtos" do "Tunices", claramente. Além das perguntas de quem assiste, programa a programa, via chat.7. Potenciou o "Tunices"  de forma efectiva a troca de informação entre tunos participantes, aumentando a já imensa agenda de contactos como, ainda por cima, a actualizou. Foram 57 convidados - até hoje - a passar em estúdio, de norte a sul e ilhas, com participações estrangeiras. Muitos Tunos e Magister´s actuais estiveram no "Tunices" - o que lhe confere actualidade geracional de facto. Muitas mensagens preparatórias, alguns telefonemas, outras tantas gravações. O contacto gerado pelo "Tunices" é um fluxo constante de actualização de informação deveras poderoso - e que o futuro mostrará ser pertinente.8. Com a catalogação temática de cada emissão quer do "Tunices" quer do "Tuna Portugal" no Youtube do PortugalTunas, deixando claros os tema abordados e seus participantes, ficou criada online a maior e mais completa base de dados em suporte audiovisual existente na Internet sobre a Tuna estudantil - no caso, a Portuguesa. No presente  - e no futuro -  há uma ferramenta online free que permite aceder rapidamente a toda a info sobre a Tuna estudantil nacional: Tudo graças ao "Tunices".Tem sido uma experiência única, apenas comparável à minha passagem pela rádio. Uma espécie de emprego não remunerado e desde o dia 27 de Março. Mas com um gosto imenso, trazendo exposição que sempre quis evitar - nunca fui "amigo" da camera, antes do FM stéreo... - mas que a pandemia me "obrigou" a assumir. Muito aprendi - e continuo a aprender - com todos, em cada programa, com cada convidado. Pode ser uma mudança de paradigma do próprio PortugalTunas - em breve veremos...Por ora é tudo...Post Scriptum: Breve nota de rodapé pessoal, repito - porque o é e face ao atrás escrito, mesmo um imenso rodapé. Citando Sun Tzu “A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar”. Ou na versão mais pop, "What goes around comes around"...Big Mistake, não?...

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