JURAMENTO SEM BANDEIRA: Breves palavras escritas à pressa a propósito do "The Blank Generation"

01-09-2020
marcar artigo


O filme começa bem, com a Patti Smith naquela sempre arrepiante interpretação de "Gloria", do Van Morrison. Nem incomoda muito o facto das imagens não estarem sincronizadas com o som (o mais certo, possivelmente, é provirem de diferentes gravações, registadas em diferentes alturas). Mas aquilo que o espectador incauto pensava que se verificaria apenas naquela aparente introdução com a Patti Smith, acaba por ser um factor mais ou menos incomodativo ao longo de todo o filme. Irrita ouvir o Joey Ramone cantar "Sheena is a Punk Rocker" e vê-lo de boca fechada ou, ao contrário, ver o Tom Verlaine a cantar qualquer coisa que não podemos ouvir. Mais ou menos incomodativo, dizia, porque a determinada altura, somos forçados a esquecer o facto e a tomar contacto com outros pontos de interesse que vamos absorvendo nas imagens ou nos sons. Que o miúdo David Byrne terá sido uma das vozes mais desafinadas a passar pelo CBGB naquela altura. Que os nunca ouvidos Marbles teriam apenas uns 14 ou 15 anos no palco do CBGB. Que a película queimou a meio durante a exibição de ontem e obrigou a um intervalo forçado. Que o John Cale aparece no meio do público, quase como num "cameo", mais para o fim do filme. Que não percebemos na realidade o espaço do CBGB: era pequeno, como parece ser no concerto dos Ramones? Era enorme, como dá a entender o concerto dos Miamis?O fim do documentário faz jus ao início, deixando no ouvido do espectador os Heartbreakers (Richard Hell com alguns ex-New York Dolls) a tocarem "Blank Generation", tema que mais tarde se tornaria popular nos Voidoids, o grupo que se seguiria na carreira de Hell.I was sayin let me out of here before I waseven born--it's such a gamble when you get a faceIt's fascinatin to observe what the mirror doesbut when I dine it's for the wall that I set a placeI belong to the blank generation andI can take it or leave it each timeI belong to the ______ generation butI can take it or leave it each timeTriangles were fallin at the window as the doctor cursedHe was a cartoon long forsaken by the public eyeThe nurse adjusted her garters as I breathed my firstThe doctor grabbed my throat and yelled, "God's consolation prize!"I belong to the blank generation andI can take it or leave it each timeI belong to the ______ generation butI can take it or leave it each timeTo hold the t.v. to my lips, the air so packed with cashthen carry it up flights of stairs and drop it in the vacant lotTo lose my train of thought and fall into your arms' tracksand watch beneath the eyelids every passing dotI belong to the blank generation andI can take it or leave it each timeI belong to the ______ generation butI can take it or leave it each timeI belong to the blank generation andI can take it or leave it each timeI belong to the ______ generation butI can take it or leave it each time top(A AnAnAnA tem disponível o DVD de "The Blank Generation/Dancing Barefoot". "Dancing Barefoot" é um documentário sobre Ivan Kral, o guitarrista checo ocasional do Patti Smith Group, que também realiza, com a colaboração do incipiente Amos Poe, o "Blank Generation".)


O filme começa bem, com a Patti Smith naquela sempre arrepiante interpretação de "Gloria", do Van Morrison. Nem incomoda muito o facto das imagens não estarem sincronizadas com o som (o mais certo, possivelmente, é provirem de diferentes gravações, registadas em diferentes alturas). Mas aquilo que o espectador incauto pensava que se verificaria apenas naquela aparente introdução com a Patti Smith, acaba por ser um factor mais ou menos incomodativo ao longo de todo o filme. Irrita ouvir o Joey Ramone cantar "Sheena is a Punk Rocker" e vê-lo de boca fechada ou, ao contrário, ver o Tom Verlaine a cantar qualquer coisa que não podemos ouvir. Mais ou menos incomodativo, dizia, porque a determinada altura, somos forçados a esquecer o facto e a tomar contacto com outros pontos de interesse que vamos absorvendo nas imagens ou nos sons. Que o miúdo David Byrne terá sido uma das vozes mais desafinadas a passar pelo CBGB naquela altura. Que os nunca ouvidos Marbles teriam apenas uns 14 ou 15 anos no palco do CBGB. Que a película queimou a meio durante a exibição de ontem e obrigou a um intervalo forçado. Que o John Cale aparece no meio do público, quase como num "cameo", mais para o fim do filme. Que não percebemos na realidade o espaço do CBGB: era pequeno, como parece ser no concerto dos Ramones? Era enorme, como dá a entender o concerto dos Miamis?O fim do documentário faz jus ao início, deixando no ouvido do espectador os Heartbreakers (Richard Hell com alguns ex-New York Dolls) a tocarem "Blank Generation", tema que mais tarde se tornaria popular nos Voidoids, o grupo que se seguiria na carreira de Hell.I was sayin let me out of here before I waseven born--it's such a gamble when you get a faceIt's fascinatin to observe what the mirror doesbut when I dine it's for the wall that I set a placeI belong to the blank generation andI can take it or leave it each timeI belong to the ______ generation butI can take it or leave it each timeTriangles were fallin at the window as the doctor cursedHe was a cartoon long forsaken by the public eyeThe nurse adjusted her garters as I breathed my firstThe doctor grabbed my throat and yelled, "God's consolation prize!"I belong to the blank generation andI can take it or leave it each timeI belong to the ______ generation butI can take it or leave it each timeTo hold the t.v. to my lips, the air so packed with cashthen carry it up flights of stairs and drop it in the vacant lotTo lose my train of thought and fall into your arms' tracksand watch beneath the eyelids every passing dotI belong to the blank generation andI can take it or leave it each timeI belong to the ______ generation butI can take it or leave it each timeI belong to the blank generation andI can take it or leave it each timeI belong to the ______ generation butI can take it or leave it each time top(A AnAnAnA tem disponível o DVD de "The Blank Generation/Dancing Barefoot". "Dancing Barefoot" é um documentário sobre Ivan Kral, o guitarrista checo ocasional do Patti Smith Group, que também realiza, com a colaboração do incipiente Amos Poe, o "Blank Generation".)

marcar artigo