Sala Unidade EB1José Garcês: Unidade de Apoio a alunos portadores de multideficiência e surdo cegueira congénita

24-06-2020
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EB1/JI José Garcês

O acesso à educação em estabelecimentos do ensino regular dos alunos com limitações acentuadas, tem vindo a tornar-se uma realidade nacional

As crianças portadoras de multideficiência necessitam de ter atividades curriculares específicas; de práticas de ensino altamente especializado; de serviços e apoios específicos ao nível das terapias e da psicologia, que permitam maximizar as suas oportunidades educativas e ter sucesso nos contextos educativos que frequentam.

Parcerias Estabelecidas pelo Agrupamento de Escolas José Cardoso Pires

ResponsabilidadeEntidade/Serviço

Competências

Quando

* Câmara Municipal de Amadora

* Eurest

*Associação Portuguesa de Deficientes da Amadora

Cerciama

* Colaborar na atribuição de materiais específicos.* Fornecer materiais de desgaste, higiene e limpeza.

* Assegurar os almoços das crianças e funcionários.

* Assegurar os transportes de quatro alunos, diariamente, durante as atividades letivas,.

* Esta instituição apoia a sala de multideficiência, a nível de Recursos Humanos em contexto de escola (terapia da fala e psicomotricidade) e exterior à escola (terapia ocupacional, hipoterapia e hidroterapia).

Durante todo o ano lectivo

Objetivos da Unidade de apoio à multideficiência e surdo cegueira congénita, da EB1/JI José Garcês:

(de modo a desenvolver os níveis de desempenho e de participação dos alunos nas atividades curriculares, e outras, desenvolvidas no âmbito da turma, da escola e em outros contextos.)

‹ Promover actividades curriculares e funcionais (aplicando metodologias e estratégias de intervenção interdisciplinares ),  de modo a desenvolver nos alunos a comunicação expressiva e compreensiva, a autonomia pessoal e social, nos diversos ambientes onde estes se encontram;

‹ Centrar a aprendizagem em experiências da vida real/temas,  que promovam oportunidades de interacção activa com o ambiente (pessoas e objectos) que os rodeiam, procedendo às adequações curriculares necessárias;

‹ Fomentar a participação dos alunos nas actividades curriculares e de enriquecimento curricular junto dos pares da turma a que pertencem;

‹Assegurar a criação de ambientes educativos estruturados, securizantes e significativos para os alunos;

‹ Adoptar opções educativas flexíveis, de carácter individual e dinâmico, pressupondo uma avaliação constante do processo de ensino e de aprendizagem do aluno e o regular envolvimento e participação da família;

‹ Assegurar os apoios específicos ao nível das terapias e da psicologia aos alunos que deles possam necessitar;

‹  Organizar o processo de transição para a vida pós-escolar.

EB1/JI José Garcês

O acesso à educação em estabelecimentos do ensino regular dos alunos com limitações acentuadas, tem vindo a tornar-se uma realidade nacional

As crianças portadoras de multideficiência necessitam de ter atividades curriculares específicas; de práticas de ensino altamente especializado; de serviços e apoios específicos ao nível das terapias e da psicologia, que permitam maximizar as suas oportunidades educativas e ter sucesso nos contextos educativos que frequentam.

Parcerias Estabelecidas pelo Agrupamento de Escolas José Cardoso Pires

ResponsabilidadeEntidade/Serviço

Competências

Quando

* Câmara Municipal de Amadora

* Eurest

*Associação Portuguesa de Deficientes da Amadora

Cerciama

* Colaborar na atribuição de materiais específicos.* Fornecer materiais de desgaste, higiene e limpeza.

* Assegurar os almoços das crianças e funcionários.

* Assegurar os transportes de quatro alunos, diariamente, durante as atividades letivas,.

* Esta instituição apoia a sala de multideficiência, a nível de Recursos Humanos em contexto de escola (terapia da fala e psicomotricidade) e exterior à escola (terapia ocupacional, hipoterapia e hidroterapia).

Durante todo o ano lectivo

Objetivos da Unidade de apoio à multideficiência e surdo cegueira congénita, da EB1/JI José Garcês:

(de modo a desenvolver os níveis de desempenho e de participação dos alunos nas atividades curriculares, e outras, desenvolvidas no âmbito da turma, da escola e em outros contextos.)

‹ Promover actividades curriculares e funcionais (aplicando metodologias e estratégias de intervenção interdisciplinares ),  de modo a desenvolver nos alunos a comunicação expressiva e compreensiva, a autonomia pessoal e social, nos diversos ambientes onde estes se encontram;

‹ Centrar a aprendizagem em experiências da vida real/temas,  que promovam oportunidades de interacção activa com o ambiente (pessoas e objectos) que os rodeiam, procedendo às adequações curriculares necessárias;

‹ Fomentar a participação dos alunos nas actividades curriculares e de enriquecimento curricular junto dos pares da turma a que pertencem;

‹Assegurar a criação de ambientes educativos estruturados, securizantes e significativos para os alunos;

‹ Adoptar opções educativas flexíveis, de carácter individual e dinâmico, pressupondo uma avaliação constante do processo de ensino e de aprendizagem do aluno e o regular envolvimento e participação da família;

‹ Assegurar os apoios específicos ao nível das terapias e da psicologia aos alunos que deles possam necessitar;

‹  Organizar o processo de transição para a vida pós-escolar.

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