Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

26-06-2020
marcar artigo

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a progressão do SARS-CoV-2 à escala internacional. Portugal regista hoje mais seis mortos relacionados com a Covid-19 do que na quinta-feira e mais 451 infetados, a maioria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Os dados da DGS indicam 1.555 mortes relacionadas com a covid-19 e 40.866 casos confirmados desde o início da pandemia.

Mais atualizações

22h46 - Brasil regista mais 990 mortes

Nas últimas 24 horas houve registo de mais 990 mortes por Covid-19 e mais 46.860 novos casos no Brasil. O país conta nesta altura com 1.274.974 casos confirmados e um total de 55.961 mortes.

21h29 - Pandemia custa 1.820,5 milhões de euros ao Estado até maio - DGO

A pandemia de covid-19 custou ao Estado 1.820,5 milhões de euros (ME) até maio, segundo números divulgados hoje, que apontam para quebras de 868,7 ME na receita e um aumento de 951,8 ME na despesa.

"Até maio, a execução das medidas adotadas no âmbito do combate e da prevenção da covid-19, bem como aquelas que têm por objetivo repor a normalidade, conduziu a uma redução da receita de 868,7 milhões de euros e a um aumento da despesa em 951,8 milhões de euros", pode ler-se na Síntese da Execução Orçamental divulgada hoje pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).

Até abril, os números que tinham sido contabilizados pela DGO apontavam para um impacto de 680,2 milhões de euros nas contas das Administrações Públicas, dos quais 319,9 milhões de euros correspondentes a redução de receita e 360,3 milhões de euros devidos ao aumento da despesa.

21h21 - "Confinamento de três milhões de lisboetas". Marcelo contesta El País

21h20 - "Não há nenhuma razão" para aplicação de quarentena no regresso ao Reino Unido

20h59 - Estados Unidos registaram mais de 40 mil infeções num só dia

20h55 - Recorde de 32 novos casos em Angola faz subir total para 244

Angola contabilizou hoje mais 32 casos de covid-19, o maior registo de sempre, elevando para 244 o total de infeções do país, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública.

Dos novos casos identificados, 26 são mulheres e seis são homens, com idades compreendidas entre os 3 e 82 anos.

Luanda concentra a quase totalidade dos novos casos (28), tendo os restantes quatro sido registados no Cuanza Norte, as únicas províncias com infetados até ao momento, adiantou Franco Mufinda.

Entre estes, 26 casos são contactos diretos de doentes já diagnosticados, alguns deles na última semana, e outros seis não têm vínculo epidemiológico estabelecido.

20h53 - Consequência da pandemia. Défice das contas públicas disparou em maio

20h52 - Termina o ano letivo depois de meses de ensino à distância para a maioria dos alunos

20h28 - Transportes. Sindicatos acusam empresas de comprometer distanciamento social

20h26 - Covid-19. Odivelas e Sacavém habituam-se às novas regras

20h06 - Trump diz que o país ainda tem "algum trabalho a fazer" em relação ao novo coronavírus mas "vamos fazê-lo", acrescentou

20h04 - São Tomé e Príncipe regista mais dois casos positivos e soma 712 infetados

São Tomé e Príncipe registou mais dois casos positivos de covid-19 em 20 testes laboratoriais realizados nas últimas 48 horas, totalizando 712 casos de infeção pelo novo coronavírus, indicou hoje o Ministério da Saúde.

De acordo com o boletim diário sobre a situação do novo coronavírus, 219 casos de covid-19 estão dados como recuperados, estando em isolamento domiciliar 478 cidadãos infetados pela doença.

Quatro pacientes estão no serviço sintomático respiratório e dois outros encontram-se internados no hospital de campanha.

O numero de óbitos mantém-se em 13, desde o início da pandemia há pouco mais de três meses.

19h36 - França com mais de 1500 novos casos do novo coronavírus

São mais 1588, dizem as autoridades francesas. Este valor representa o maior aumento em 24 horas desde 30 de maio.

A média dos últimos dias andava próxima dos 500 novos casos.

19h28 - África ultrapassa os 9.000 mortos em mais de 348 mil casos

África superou a barreira dos 9.000 mortos, registando 9.098, mais 242 óbitos nas últimas 24 horas, em mais de 348 mil casos, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infetados é de 348.871, mais 12.852 que nos dados diários anteriores.

O número de recuperados é hoje de 166.684, mais 6.031.

19h23 - Número de infetados após festa em parque de campismo de Grândola sobe para 26

O número de casos positivos de covid-19 após uma festa no parque de Campismo da Galé, em Grândola, no litoral alentejano, subiu hoje para 26, disse à agência Lusa a delegada de saúde pública, Fernanda Santos.

"Até agora, contabilizando com os casos positivos de jovens dos distritos de Lisboa e Setúbal, temos 26 casos", referiu a responsável, indicando que entre as pessoas infetadas, na sequência do surto da Galé, estão cinco de Grândola.

Durante o dia de hoje, a autoridade de saúde realizou "um rastreio massivo no interior do parque de campismo da Galé, num total de 328 testes a funcionários e utentes, e vamos aguardar os resultados, o que significa que continuam todos em isolamento profilático", adiantou.

18h36 - França com mais 26 vítimas mortias

O país tem agora 29.778 vítimas mortais desta pandemia.

O número de pessoas hospitalizadas está a cair. Passou de 9,141 para 8.886.

18h20 - OMS pede 27,9 mil milhões de euros para testes, vacinas e medicamentos

Um total de 31,3 mil milhões de dólares (27,9 mil milhões de euros) vai ser necessário para produzir testes, vacinas e medicamentos contra a covid-19 e distribuí-los de forma equitativa no mundo, estimou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A cifra foi mencionada pela OMS em comunicado, na véspera de uma conferência mundial de doadores, coorganizada pela Comissão Europeia e na qual é esperada a intervenção do secretário-geral da ONU, António Guterres, e de chefes de governos europeus.

18h11 - Vestígios do novo coronavírus encontrados nos esgotos de Barcelona de uma amostra de março de 2019

Virologistas espanhóis alegam que encontraram vestígios do novo coronavírus numa amostra de esgotos que foi recolhida em março de 2019, nove meses antes da Covid-19 ter sido identificada na China.

A descoberta foi revelada pela Universidade de Barcelona.

A descoberta da presença do genoma do vírus tão cedo em Espanha, se confirmada, significa que a doença pode ter aparecido muito mais cedo do que a comunidade ciêntífica pensa.

A equipa que realizou este estudo esta a testar águas dos esgotos desde abril de forma a encontrar vestígios do vírus. Durante esse trabalho esta mesma equipa decidiu fazer testes em análises mais antigas.

Primeiro identificaram que o vírus já existia em Barcelona a 15 de janeiro de 2020, 41 dias antes do primeiro caso ter sido oficialmente reportado.

Agora encontraram vestígios em amostras de 12 de Março de 2019.

"Os níveis de Sars-Cov-2 eram baixos mas positivos", disse o responsável pelo estudo Albert Bosch.

São dados que ainda têm que ser confirmados com novos estudos.

18h03 - Merkel diz que prosperidade da UE é do interesse da Alemanha

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou hoje que o seu país tem capacidade para assumir dívida para ajudar a financiar o fundo de recuperação da União Europeia, porque a prosperidade da UE é do interesse da Alemanha.

"Numa crise desta dimensão, cada um deve fazer o que tem de ser feito (e) o que tem de ser feito neste caso é algo extraordinário", disse Angela Merkel numa entrevista a seis jornais europeus publicada hoje.

"A Alemanha tinha uma baixa taxa de endividamento e pode permitir-se, nesta situação extraordinária, assumir mais dívida", acrescentou.

Para a chanceler, fazê-lo "é naturalmente" do interesse da Alemanha, que beneficia de "um mercado interno forte" e de "uma União Europeia que se aproxima e não se desintegra".

"Como sempre, o que é bom para a Europa é bom para nós", disse.

17h54 - UEFA confiante em manter fase final da Liga dos Campeões em Lisboa

A UEFA continua a monitorizar a situação epidemiológica em Lisboa e considera "não haver razões" para avançar para uma alternativa à 'final a oito' da Liga dos Campeões de futebol, confirmou hoje o organismo.

"A UEFA tem estado em permanente contato com a Federação Portuguesa de Futebol, bem como com as autoridades portuguesas. Neste momento, não há razões para a UEFA ter um plano B, mas estamos a avaliar a situação diariamente e estaremos prontos para dar resposta quando e se for necessário", confirmou o organismo que gere o futebol europeu.

"A UEFA tem estado em permanente contato com a Federação Portuguesa de Futebol, bem como com as autoridades portuguesas. Neste momento, não há razões para a UEFA ter um plano B, mas estamos a avaliar a situação diariamente e estaremos prontos para dar resposta quando e se for necessário", confirmou o organismo que gere o futebol europeu.

17h47 - Curva epidémica em LVT não permite concluir que se está perante segunda vaga

Investigadores do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge afirmam que "a tendência e a magnitude" dos valores da curva epidémica em Lisboa e Vale do Tejo não permitem concluir que se está perante uma segunda vaga de covid-19.

"Desde o primeiro caso de covid-19 notificado em Portugal, o país mantém-se em situação epidémica", contudo, na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) "a tendência e a magnitude dos valores da curva epidémica não nos permitem excluir – ou concluir inequivocamente - estar perante uma segunda fase de crescimento", sublinham os investigadores do do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA.

Segundo os investigadores do Departamento de Epidemiologia do INSA, "a evolução da situação atual em LVT e outras regiões do país depende da evolução do número de novos casos, das características desses novos casos e da qualidade e rapidez do seu controlo com diagnóstico, testagem e isolamento dos casos e seus contactos em poucas horas".

Depende ainda da evolução em outras regiões e áreas, que podem influenciar a dinâmica da infeção em Lisboa e Vale do Tejo.

17h44 - Número de doentes positivos no Hospital de Torres Vedras sobe para 12

O número de doentes confirmados com covid-19 no Hospital de Torres Vedras subiu hoje para 12, informou o Centro Hospitalar do Oeste (CHO), que tem ainda a registar três mortos entre esses doentes.

17h38 - Angola com mais quatro voos de ligação a Portugal até ao início de julho

As transportadoras aéreas TAP e TAAG têm prevista a realização de quatro voos humanitários para ligar Angola, que continua com o seu espaço aéreo fechado devido à pandemia de covid-19, e Portugal até 02 de julho.

17h30 - Atribuídos mais de 150 selos ‘Clean & Safe Açores'

O Governo dos Açores já atribuiu mais de 150 selos ‘Clean & Safe Açores’ a empresários da restauração e da hotelaria, para certificar as empresas turísticas no contexto da pandemia de covid-19, revelou hoje o Executivo regional.

17h23 - PM britânico urge pessoas a respeitarem regras

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, urgiu hoje os britânicos a respeitarem as regras para conter a pandemia de covid-19, na sequência das concentrações de pessoas registadas antes de uma nova fase de desconfinamento.

“Se olharmos para o resto do mundo, onde as pessoas estão a sair do confinamento, o que está a acontecer também é que há pessoas a tomar demasiadas liberdades com as regras, a misturarem-se demasiado sem cumprir o distanciamento social”, disse hoje, em declarações transmitidas na BBC.

Este comportamento, vincou, está a resultar em "surtos muito graves", pelo que alertou para o risco de as regras também não serem cumpridas no Reino Unido.

“É crucial que as pessoas que percebam que temos de fazer isto bem no dia 04 de julho, fazer isto de forma equilibrada”, afirmou, a propósito da próxima fase de desconfinamento.

17h10 - Governador do Texas ordena encerramento de bares após novo surto

O governador do Texas ordenou hoje o encerramento de bares, depois de um novo surto da pandemia de covid-19 neste Estado do sul dos EUA.

O Texas registou, quinta-feira, 5.996 novos casos de contaminação com o novo coronavírus, um recorde para este Estado, desde o início da pandemia.

2Neste momento, está claro que o aumento no número de casos se deve em grande parte a certo tipo de atividades, em particular aos texanos que se reúnem em bares", disse o governador, Greg Abbot, num comunicado, pedindo às pessoas para respeitarem as medidas de distanciamento social.

Abbot disse também que as atividades de desporto e lazer nos rios do Texas devem encerrar e que as reuniões ao ar livre com mais de 100 pessoas devem ficar sujeitas a aprovações pelos governos locais.

O Texas, que nos últimos dias registou mais de 17.000 novos casos, não destoa de outras regiões dos Estados Unidos.

16h55 - Reino Unido regista 186 mortes e mais de mil novos casos

O Reino Unido registou 186 mortes nas últimas 24 horas, mais 37 do que na véspera, elevando para 43.414 o total de óbitos desde o início da pandemia covid-19, anunciou hoje o Ministério da Saúde britânico.

Dos 165.665 testes realizados, 1.006 foram positivos, aumentando para 309.360 o número de casos de contágio desde o início da pandemia.

16h45 - Universidade brasileira em negociações para testar vacina italiana

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está em negociações para testar uma potencial vacina contra o novo coronavírus, desenvolvida por investigadores italianos, disse à Reuters a reitora da universidade brasileira.

"As negociações já estão avançadas com o Instituto Nacional Italiano Lazzaro Spallanzani", disse a presidente da Unifesp, Soraya Smaili, em entrevista na quarta-feira. "O acordo já está avançando e poderemos fazer muitos estudos com esta vacina".

Os investigadores italianos querem realizar ensaios com doentes brasileiros com Covid-19, explicou a reitora.

16h37 - Espanha regista oito mortes e 191 novos casos nas últimas 24 horas

Oito pessoas morreram em Espanha nas últimas 24 horas com a covid-19, um aumento em relação às três de quinta-feira, e há 191 novos casos de pessoas infetadas, anunciou hoje o Ministério da Saúde espanhol.

Os serviços sanitários espanhóis atualizaram para 28.338 o número de óbitos com a pandemia, mais oito do que o total de quinta-feira, havendo 11 óbitos notificados na última semana, dos quais sete na comunidade autónoma de Castela e Leão.

Por outro lado, o total de pessoas infetadas desde o início da pandemia é de 247.905, dos quais 191 nas últimas 24 horas.

16h27 - Marcelo adverte que ninguém tem a certeza absoluta sobre evolução da pandemia

O Presidente da República advertiu hoje que ninguém tem a certeza absoluta sobre a evolução da pandemia, observando que a Europa não tem critérios comuns para a abertura das fronteiras.

"Em primeiro lugar ninguém tem certeza absoluta sobre a evolução da pandemia. A Organização Mundial de Saúde admite, no caso da Europa, que há um grau de imprevisibilidade quanto à evolução da pandemia nas próximas semanas e até nos próximos meses", começou por dizer o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa frisou que a "Europa não tem podido chegar a acordo relativamente a critérios comuns no domínio da abertura das fronteiras" o que quer dizer que "cada Estado toma decisões que vão mudando com o tempo em função da sua visão da situação interna e da situação externa e que muitas vezes são mais complicadas do que aquilo que parece".

16h20 - Parlamento volta a incluir diabéticos e hipertensos no regime excecional

O parlamento aprovou hoje uma alteração ao decreto-lei do Governo que volta a permitir que os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho tenham direito a justificar as faltas devido à pandemia de covid-19.

16h15 - Lisboa e Vale do Tejo com 75,2 por cento das novas infeções

Lisboa e Vale do Tejo (LVT) registou hoje 75,2 por cento dos novos casos de covid-19, com 339 das 451 novas infeções, com os concelhos de Lisboa, Sintra e Amadora a concentrarem o maior aumento na região relativamente a quinta-feira.

16h09 - Situação nacional está a prejudicar turismo da Madeira

A Madeira, enquanto destino turístico, está a ser prejudicada pela situação epidemiológica nacional, segundo o Governo Regional, que pediu diligências à República junto das embaixadas para sinalizar que o arquipélago é uma zona segura.

"Já fomos prejudicados. A operação da Dinamarca para Porto Santo neste momento está anulada exatamente pela circunstância de todos os aeroportos de Portugal estarem inseridos na situação epidemiológica que se está a passar em Lisboa, [com um crescente] números de infetados”, afirmou o Miguel Albuquerque aos jornalistas, numa visita às estruturas que estão a ser montadas no Aeroporto da Madeira para garantir a segurança e a testagem dos passageiros que desembarquem na região a partir de segunda-feira.

O chefe do executivo madeirense adiantou que a região "tomou já as diligências junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros", através do secretário do Turismo madeirense e dos deputados regionais na Assembleia da República.

O objetivo é que o Governo central "contacte as respetivas embaixadas" para "fazer a destrinça entre os aeroportos portugueses da Madeira e Porto Santo, que são zonas de zero covid, e aquilo que se está a passar na capital".

"Isso passa por diligências diplomáticas no sentido de podermos receber os turistas do Reino Unido, da Dinamarca e dos destinos que fecharam a situação a Portugal", realçou.

Miguel Albuquerque identificou o que considerou um problema neste processo: "Tudo se vive em Lisboa e a Madeira e os Açores, em determinadas circunstâncias, não existem".

Contudo, acrescentou, no exterior "as pessoas olham para o país como um todo, quando a Madeira tem uma especificidade própria".

Mesmo os operadores turísticos, sublinhou, "estão também muitas vezes dependentes das decisões dos países".

16h04 - Portugal envia aparelho de testes para província angolana da Huíla

A província da Huíla, em Angola, vai passar a poder fazer localmente testes à covid-19, no âmbito de um projeto de reforço da capacidade laboratorial apoiado por Portugal e que inclui também formação para profissionais de saúde.

No âmbito do projeto, será instalado no laboratório da universidade Mandume ya Ndemufayo, na cidade do Lubango, um aparelho de PCR-RT, que foi hoje entregue, numa cerimónia simbólica, pelo diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT-UNL), Filomeno Fortes, ao embaixador de Angola em Lisboa, Carlos Alberto Fonseca.

Além deste aparelho serão também enviados equipamentos acessórios de testagem, como reagentes, e Equipamentos de Proteção Individual (EPI's).

"Este equipamento tem uma capacidade para fazer 120 testes por dia e os resultados são conhecidos no máximo em 24 horas", disse aos jornalistas Filomeno Fortes, sublinhando a "mais valia" que representa passar a fazer os testes e a obter os resultados localmente e sem necessidade de envio das amostras para fora da região.

O reforço do laboratório é um dos primeiros resultados do trabalho da "task-force" montada há três meses para apoio aos países africanos lusófonos na luta contra a covid-19 pelo IHMT-UNL, Centro Ciência LP, Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e instituto Camões.

O projeto inclui ainda a realização de formação laboratorial para apoiar as unidades de saúde da província no diagnóstico da covid-19, bem como a participação em projetos de investigação no âmbito do combate às doenças infecciosas em África.

15h57 - Açores sem novos infetados mantêm 151 casos detetados

As 657 análises realizadas nos Açores nas últimas 24 horas "não revelaram novos casos positivos de covid-19" e a região mantém três casos positivos ativos, dois em São Miguel e um na Terceira.

Até ao momento, foram detetados na região 151 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se atualmente três casos positivos ativos.

15h50 - Escolas vão assegurar refeições aos alunos até ao final de julho, garante ministro

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, afirmou hoje numa visita a uma escola do Porto que as escolas vão continuar, até ao final do mês de julho, a servir refeições aos alunos da Ação Social Escolar.

"No final do mês de junho e durante o mês de julho, as escolas continuarão a servir essas refeições aos alunos da ação social escolar", anunciou o ministro.

Tiago Brandão Rodrigues salientou ainda que "com o andar da pandemia", "dezenas de milhares de estudantes" acabaram por todos os dias, recorrer às cantinas escolares.

"Numa situação tão ímpar e tão complexa para todos, as escolas souberam ter esse papel social, mas, sobretudo, de ensino aprendizagem", disse.

A medida de refeições escolares, no arranque do 3.º período, foi alargada aos alunos do escalão B da Ação Social Escolar, que até então estava prevista apenas para o escalão A.

15h40 - Testagem aumentou em junho?

Com a subida dos casos em Portugal e, especificamente, na região de Lisboa e Vale do Tejo, muito se tem falado sobre o aumento do número de testes em Portugal e sobre o maior rastreio ao novo vírus. Mas será que o número de testes está mesmo a subir? Os dados analisados pelo jornalista João Torgal mostram que o rastreio a casos suspeitos, a eventuais novos casos de infeção, em vez de subir, tem diminuído em Junho.

Com a subida dos casos em Portugal e, especificamente, na região de Lisboa e Vale do Tejo, muito se tem falado sobre o aumento do número de testes em Portugal e sobre o maior rastreio ao novo vírus. Mas será que o número de testes está mesmo a subir? Os dados analisados pelo jornalista João Torgal mostram que o rastreio a casos suspeitos, a eventuais novos casos de infeção, em vez de subir, tem diminuído em Junho.

15h34 - Governo reitera vontade de novo ano letivo com aulas presenciais

No último dia de aulas o ministro da educação reafirma que a prioridade do governo é que o próximo ano letivo arranque com aulas presenciais. Acompanhado do Presidente da República, assinalou a data numa escola no Porto, mas sem avançar pormenores sobre como é que vai acontecer esse regresso às salas de aula.

No último dia de aulas o ministro da educação reafirma que a prioridade do governo é que o próximo ano letivo arranque com aulas presenciais. Acompanhado do Presidente da República, assinalou a data numa escola no Porto, mas sem avançar pormenores sobre como é que vai acontecer esse regresso às salas de aula.

15h28 - Novos surtos de coronavírus fazem disparar o número de casos na Itália

Nas últimas 24 horas, as autoridades registaram quase 300 novas infeções.

A região da Lombardia volta a ser o epicentro dos novos casos, mas perto de Nápoles, no sul, há um surto que causa preocupação.

15h14 - Infetados do IPO de Lisboa "originaram outros casos noutras áreas"

A ministra da Saúde revelou que os casos de infeção observados no IPO de Lisboa "originaram outros casos noutras áreas", nomeadamente dois casos positivos na região do Algarve.

Marta Temido acrescentou que em Monchique foram também registados seis novos casos de infeção que estarão, eventualmente, relacionados a um destes casos do IPO de Lisboa.

A ministra quis recordar que "a origem destes casos aconteceu também porque o IPO tem instituído um sistema de segurança de avaliação sistemática dos utentes e dos profissionais" e garantiu que na região do Algarve, assim como nas restantes regiões do país, "nós estamos a conseguir registar muito bem as cadeias de transmissão com, até, relativa facilidade, embora este trabalho seja muito mais difícil numa altura de desconfinamento".

"É importante que o SNS retome a sua atividade assistencial e que as pessoas, quando precisem, utilizem os serviços de saúde com tranquilidade", apelou Marta Temido.

15h00 - UEFA. "Não vemos motivos para que qualquer das atividades previstas possam sofrer alterações"

Questionada sobre se a UEFA estará preocupada com a situação que se vive em Lisboa e Vale do Tejo, a ministra da Saúde diz que não dispõe dessa informação, "mas o que sabemos sobre a situação epidemiológica do país, principalmente nesta região, é que gostaríamos que fosse com menor número de novos casos por dia".

Porém, Marta Temido considera que "a situação está controlada" na região de Lisboa, "ainda que seja com a situação que conhecemos".

"Não vemos motivo para que qualquer das atividades previstas para um tempo mais dilatado possam sofrer alterações", concluiu a ministra.

14h52 - Aplicação de rastreio de contactos "estará em breve disponíve"

Sobre a aplicação de rastreio de contactos, Marta Temido revela que "estará em breve disponível para utilização a título experimental".

"O baixar da aplicação é uma opção voluntária e poderá ser uma forma pertinente, útil e segura nos casos positivos, os contactos serem mais facilmente localizados e avisados", explicou a ministra da Saúde.

"Há aqui uma vantagem de eficiência para a saúde pública", considera a ministra, acrescentando que serão reveladas mais informações concretas sobre esta aplicação "dentro dos próximos dias ou horas".

14h48 - Festa do Avante. "É prematuro estarmos a pensar noutros momentos"

Questionada sobre as regras sanitárias que foram ontem conhecidas para a Festa do Avante, a ministra da Saúde sublinhou que, neste momento, existe uma restrição aos aglomerados de mais de cinco pessoas nas 19 freguesias da região de Lisboa e Vale do Tejo.

Marta Temido considera, por isso, "prematuro estarmos a pensar noutros momentos". "Compreendo que comecem a ser planeados pelas entidades organizadoras, mas compreenderão também que, neste momento, o nosso foco é a contenção desta situação em Lisboa e Vale do Tejo", salientou a ministra.

14h31 - “Dos últimos voos, chegaram 560 ventiladores”

A ministra da Saúde anunciou que, no total, foram fretados 14 voos que trouxeram para Portugal 952 equipamentos, entre compras e doações.

Dos últimos voos, chegaram também 560 ventiladores que estão ainda por distribuir, acrescentou Marta Temido.

14h27 - “Se o primeiro-ministro tivesse puxado as orelhas à ministra da Saúde, teria certamente razão”

Questionada sobre as notícias que dão conta de um momento de desacordo entre António Costa e Marta Temido durante a reunião no Infarmed, a ministra da Saúde responde que “se o primeiro-ministro tivesse puxado as orelhas à ministra da Saúde, teria certamente razão, mas os castigos corporais estão fora do método de trabalho”.

Desculpando-se, de seguida, deste “momento de humor”, a ministra da Saúde sublinhou que “o país tem feito um esforço extraordinário em concentrar-se naquilo que é essencial”.

“Nesta fase em que todos começamos a ficar bastante cansados e gostaríamos de voltar à página da Covid-19, é natural que se perca alguma da tranquilidade e que possamos perguntar-nos se as coisas estão a evoluir naquele que é o melhor sentido”, acrescentou Marta Temido.

A ministra da Saúde lembrou que estamos perante uma doença bastante contagiosa e “isso assume especial relevo em zonas mais povoadas e onde as pessoas se movimentam mais e têm mais contactos”. Esta é, na opinião de Marta Temido, a “explicação teórica para aquilo que enfrentamos em determinadas áreas do nosso país”.

A ministra da Saúde admite que estão a ter “dificuldades em quebrar as cadeias de transmissão”, o que justificou o envio de instrumentos adicionais em algumas regiões.

14h23 - Realização das touradas depende da tutela, DGS já emitiu orientações

Quanto à realização das touradas, a DGS confirmou ter já divulgado o seu parecer e as regras que considera importantes seguir neste tipo de evento, mas a aplicação destas orientações depende do Ministério da Cultura, que tutela estas atividades.

Graça Freitas garantiu que tanto a DGS como o Ministério da Saúde já emitiram os seus pareceres e orientações, como é o seu “papel”. Mas a aplicação destas orientações depende apenas das tutelas e outros organismos.

14h19 - "Não foi um fim de ano letivo perfeito. Foi o possível"

Depois de ter assistido a uma aula de físico-química e a uma outra de matemática, no Porto, agradecendo assim "o tempo de ensino presencial", o Presidente da República reconheceu esta sexta-feira que "não foi um fim de ano letivo perfeito", mas que "foi o possível".

Adiante, em resposta a perguntas dos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa abordou a questão da nomeação de Mário Centeno para o cargo de governador do Banco de Portugal. Evitou tecer comentários, uma vez que terá nas próximas horas uma audiência com o primeiro-ministro, António Costa.

Já quanto à evolução da pandemia do SARS-CoV-2 em Portugal o Chefe de Estado quis corrigir a imprensa espanhola, negando que a capital esteja confinada.

"Em qualquer caso, longe daquilo que foi a fase inicial, que se sabe hoje que terá sido acima de 2", vincou.

Questionado sobre a abertura das fronteiras terrestres com Espanha e a possibilidade de o Reino Unido vir a impedir a entrada de cidadãos portugueses, o Presidente sublinhou que "ninguém tem certezas absolutas sobre a evolução da pandemia".

"A Europa não tem podido chegar a acordo relativamente a critérios comuns no domínio da abertura de fronteiras. Cada Estado toma decisões que vão mudando no tempo, em função da sua visão da situação interna e da situação externa e que, muitas vezes, são mais complicadas do que aquilo que parece", acrescentou.

Sobre o "R", Marcelo reconheceu que não tem ainda os dados do "R" de ontem, para poder comparar com os dados que recebeu na última reunião realizada na sede do Infarmed, em Lisboa.

Depois de ter assistido a uma aula de físico-química e a uma outra de matemática, no Porto, agradecendo assim "o tempo de ensino presencial", o Presidente da República reconheceu esta sexta-feira que "não foi um fim de ano letivo perfeito", mas que "foi o possível".Adiante, em resposta a perguntas dos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa abordou a questão da nomeação de Mário Centeno para o cargo de governador do Banco de Portugal. Evitou tecer comentários, uma vez que terá nas próximas horas uma audiência com o primeiro-ministro, António Costa.Já quanto à evolução da pandemia do SARS-CoV-2 em Portugal o Chefe de Estado quis corrigir a imprensa espanhola, negando que a capital esteja confinada."Em qualquer caso, longe daquilo que foi a fase inicial, que se sabe hoje que terá sido acima de 2", vincou.Questionado sobre a abertura das fronteiras terrestres com Espanha e a possibilidade de o Reino Unido vir a impedir a entrada de cidadãos portugueses, o Presidente sublinhou que "ninguém tem certezas absolutas sobre a evolução da pandemia"."A Europa não tem podido chegar a acordo relativamente a critérios comuns no domínio da abertura de fronteiras. Cada Estado toma decisões que vão mudando no tempo, em função da sua visão da situação interna e da situação externa e que, muitas vezes, são mais complicadas do que aquilo que parece", acrescentou.Sobre o "R", Marcelo reconheceu que não tem ainda os dados do "R" de ontem, para poder comparar com os dados que recebeu na última reunião realizada na sede do Infarmed, em Lisboa.

14h17 - Todos os aeroportos estão a distribuir e a recolher cartões de identificação dos passageiros

Relativamente às viagens aéreas e aos cartões preenchidos pelos passageiros sobre a sua localização e respetiva identificação, Graça Freitas esclareceu que o que está previsto é que estes sejam distribuídos em todos os aeroportos e, posteriormente, recolhidos pelas companhias aéreas e entregues no aeroporto de destino.

Pode, no entanto, haver alguma falha “num ou noutro aeroporto”. Mas as autoridades da saúde e da aviação estão a “acompanhar este processo”.

14h15 - Rede do SNS tem “capacidade para garantir o que dela se precisa”

Marta Temido quis deixar uma mensagem de “tranquilidade” relativamente à resposta do sistema de saúde. De acordo com a ministra da Saúde, Portugal tem neste momento 402 camas de enfermaria com doentes infetados por Covid-19 e 67 de cuidados intensivos.

“Recordo que o país tem 21.500 camas hospitalares no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e 534 só de cuidados intensivos”, disse Marta Temido.

A ministra da Saúde garante, portanto, que a rede do SNS tem “capacidade para garantir o que dela se precisa neste momento”.

“Mas isso não nos deve fazer baixar a guarda e podem estar certos de que não a baixaremos”, ressalvou Marta Temido. “Mesmo que estejam cansados, os profissionais do SNS continuam a estar lá”, concluiu.

14h10 - Tratamento com remdesivir tem “funcionado”, diz DGS

Graça Freitas confirmou, na conferência de imprensa diária da Direção-Geral da Saúde, a utilização do medicamento Remdesivir no tratamento de doentes covid-19 em Portugal. A diretora-geral da Saúde afirmou que os hospitais portugueses ativaram o “programa precoce” para usar este medicamento em doentes em situação grave, principalmente na área pediátrica.

O tratamento em crianças infetadas pelo Sars-Cov-2 foi acompanhado pela DGS e “correu, de facto, bem”.

“Foi fácil o acesso ao medicamento, foi rápido, foi utilizado em tempo útil e o prognóstico foi, de facto, bom”. Portanto, este processo “tem funcionado, até à data”, concluiu Graça Freitas.

14h05 – Evolução na região de Lisboa continua a ser a mais preocupante

Apesar de se verificar novos casos em diferentes pontos do país, “o facto que mais nos preocupa mantém-se a incidência persistente de Covid-19 em algumas áreas da Área Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, concretamente na zona norte da Área Metropolitana de Lisboa, em 19 freguesias dos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra”, disse a ministra da Saúde na conferência de imprensa desta sexta-feira.

“Recordo que a Covid-19 só desaparecerá das nossas vidas quando surgir uma vacina ou um tratamento eficaz”, relembrou Marta Temido, sublinhando que “o facto de Portugal ter tido uma evolução epidemiológica mais favorável, menos dura, do que a de outros países e agora enfrentar números consistentes em algumas freguesias, é um motivo para reforçar o nosso esforço articulado”.

“Este é um trabalho de paciência, ninguém se iluda, e que vamos ter de continuar a fazer”, sublinhou Marta Temido.

13h55 - Lisboa e Vale do Tejo com 339 novos casos

Dos 451 novos casos registados em Portugal, 69 são na região norte, um do centro, 339 da região de Lisboa e Vale do Tejo e 40 da região do Alentejo. Não há a registar novos casos no Algarve.

De acordo com a ministra da Saúde, os 69 novos casos da região norte associam-se “maioritariamente ao lar de Cinfães que representa um surto já conhecido”.

Os casos registados na região do Alentejo estão ainda associados, maioritariamente, à situação de Reguengos de Monsaraz, mas também a focos mais pequenos, como o do parque de campismo de Grândola. Marta Temido revela que foram ainda observados “pequenos focos” também no Algarve.

Relativamente à região de Lisboa e Vale do Tejo, dos 339 casos registados, 234 situam-se na Área Metropolitana de Lisboa.

A taxa de letalidade global é de 3,8 por cento, sendo de 16,5 nas pessoas com mais de 70 anos.

A média do RT (risco de transmissão) para os dias 19 a 23 de junho foi estimada em 1,06, variando entre 1,03 em Lisboa e Vale do Tejo e 1,3 no Alentejo.

13h52 - Portugal vai desconfinar a três velocidades

Portugal passa a estar a três velocidades a partir das próxima quarta-feira, dia 1 de julho.

Na Área Metropolitana de Lisboa, o estado passa a ser de contingência, mas com regras mais apertadas.

Continua o confinamento obrigatório para pessoas infetadas ou sujeitas a vigilância. Mas os ajuntamentos passam a estar limitados a dez pessoas.

Nos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, é proibido o consumo de bebidas alcoólicas em espaços ao ar livre e a venda de bebidas alcoólicas em áreas de serviço.

A generalidade dos estabelecimentos encerram às 20h00, sendo que os hipermercados e os supermercados podem estar abertos até às 22h00, desde que não vendam bebidas alcoólicas.

Os restaurantes podem funcionar para além deste horário e não é imposta nenhuma hora de fecho para os postos de abastecimento, farmácias, clínicas, consultórios, funerárias e equipamentos desportivos.

O estado de calamidade mantém-se em 19 freguesias de cinco concelhos da Grande Lisboa. E neste caso, são adotadas medidas especiais de confinamento.

É imposto o "dever cívico de recolhimento domiciliário", o que significa que a generalidade das pessoas só deve sair de casa para trabalhar, ir às compras, praticar desporto ou prestar auxílio a familiares.

Os ajuntamentos ficam limitados a cinco pessoas.

Estão proibidas feiras e mercados. E haverá um reforço da vigilância por parte de equipas conjuntas da Proteção Civil, Segurança Social e Saúde Comunitária.

A par disso, vai ser implementado o Programa Bairros Saudáveis, coordenado pela arquiteta Helena Roseta, para melhorar as condições de habitabilidade.

Portugal passa a estar a três velocidades a partir das próxima quarta-feira, dia 1 de julho.Na Área Metropolitana de Lisboa, o estado passa a ser de contingência, mas com regras mais apertadas.Continua o confinamento obrigatório para pessoas infetadas ou sujeitas a vigilância. Mas os ajuntamentos passam a estar limitados a dez pessoas.Nos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, é proibido o consumo de bebidas alcoólicas em espaços ao ar livre e a venda de bebidas alcoólicas em áreas de serviço.A generalidade dos estabelecimentos encerram às 20h00, sendo que os hipermercados e os supermercados podem estar abertos até às 22h00, desde que não vendam bebidas alcoólicas.Os restaurantes podem funcionar para além deste horário e não é imposta nenhuma hora de fecho para os postos de abastecimento, farmácias, clínicas, consultórios, funerárias e equipamentos desportivos.O estado de calamidade mantém-se em 19 freguesias de cinco concelhos da Grande Lisboa. E neste caso, são adotadas medidas especiais de confinamento.É imposto o "dever cívico de recolhimento domiciliário", o que significa que a generalidade das pessoas só deve sair de casa para trabalhar, ir às compras, praticar desporto ou prestar auxílio a familiares.Os ajuntamentos ficam limitados a cinco pessoas.Estão proibidas feiras e mercados. E haverá um reforço da vigilância por parte de equipas conjuntas da Proteção Civil, Segurança Social e Saúde Comunitária.A par disso, vai ser implementado o Programa Bairros Saudáveis, coordenado pela arquiteta Helena Roseta, para melhorar as condições de habitabilidade.

13h49 - Quase totalidade do território passa a estar em situação de alerta

A situação de alerta deve entrar em vigor quarta-feira e a situação que de deverá manter até ao final da pandemia. Continua obrigatório o cumprimento das regras de saúde pública e haverá multas para quem as violar. A situação de alerta deve entrar em vigor quarta-feira e a situação que de deverá manter até ao final da pandemia. Continua obrigatório o cumprimento das regras de saúde pública e haverá multas para quem as violar.

13h25 - Covid-19. Portugal com mais 6 mortos, 451 casos e 251 recuperados

Os dados da DGS indicam 1.555 mortes relacionadas com a covid-19 e 40.866 casos confirmados desde o início da pandemia.

Em comparação com os dados de quinta-feira, hoje constatou-se um aumento de óbitos de 0,4%. Já os casos de infeção subiram 1,1%.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se tem registado o maior número de surtos, a pandemia de covid-19 atingiu os 18.106 casos confirmados, mais 339 do que na quinta-feira, o que corresponde a 75,2% dos novos contágios. Portugal regista hoje mais seis mortos relacionados com a covid-19 do que na quinta-feira e mais 451 infetados, a maioria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).Os dados da DGS indicam 1.555 mortes relacionadas com a covid-19 e 40.866 casos confirmados desde o início da pandemia.Em comparação com os dados de quinta-feira, hoje constatou-se um aumento de óbitos de 0,4%. Já os casos de infeção subiram 1,1%.Na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se tem registado o maior número de surtos, a pandemia de covid-19 atingiu os 18.106 casos confirmados, mais 339 do que na quinta-feira, o que corresponde a 75,2% dos novos contágios.

13h15 - Ucrânia regista recorde diário de novos casos

A Ucrânia registou 1.109 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um número recorde que mostra uma aceleração dos contágios após o levantamento das restrições e que as autoridades consideram "uma vaga grave".

O número de casos quase duplicou desde o final de maio, ultrapassando agora um total de 41.100 pessoas contagiadas desde o inicio do surto no país, segundo o Ministério da Saúde. No total, desde o início da pandemia no país, 1.086 pessoas morreram de covid-19.

O levantamento gradual das restrições na Ucrânia começou a 11 de maio, com a reabertura das lojas e creches e a reentrada em funcionamento dos transportes públicos.

13h10 - Morreram mais duas pessoas em Cinfães vítimas do novo coronavírus

Eram utentes da Santa Casa da Misericórdia. Ontem, houve registo de mais 25 casos, dos quais 19 são utentes da Instituição. A Santa Casa tem, nesta altura, 77 casos positivos: 53 idosos e 24 funcionários.

Ao todo, no município, e desde o início da pandemia, há já 118 contágios e 4 mortos. Dois doentes estão internados no Hospital de Penafiel. A autarquia de Cinfães está a fazer testes de despiste.

13h05 - Subiu para 16 o número de infetados no Hospital de Torres Vedras

Doze são utentes e quatro profissionais de saúde. Três pessoas já morreram com covid-19. Trata-se de um foco de contágio no serviço de urgência do hospital relacionado com um idoso assintomático que deu entrada com patologias não respiratórias.

Neste momento, estão a ser realizadas dezenas de testes na unidade hospitalar.

12h58 - MNE rejeita título do El País

Em comunicado, o Ministério português dos Negócios Estrangeiros refuta a título do diário espanhol El País, que aponta "o confinamento de 3 milhões de lisboetas".

"O título da primeira página do El País de hoje (“Portugal ordena o confinamento de 3 milhões de lisboetas”) é totalmente falso. Pelo contrário, a grande parte da Área Metropolitana de Lisboa (com a exceção de 19 freguesias, das 118 freguesias da AML) passou a uma nova fase de desconfinamento (passou do “estado de calamidade” para o “estado de alerta”). O Ministério dos Negócios Estrangeiros lamenta profundamente que um jornal com o prestígio e a responsabilidade do El Pais publique uma tal falsidade. E espera que possa fazer a correção devida com a urgência e a publicidade que essa falsidade exige", pode ler-se.

12h54 - Mais de 487 mil mortos em todo mundo

A pandemia já causou a morte a pelo menos 487.274 pessoas e infetou 9.604.040 infetados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, segundo um balanço da AFP. De acordo com os dados recolhidos pela agência de notícias, há pelo menos 4.770.300 casos considerados curados pelas autoridades de saúde.

Os Estados Unidos, que registaram a primeira morte ligada ao coronavírus no início de fevereiro, são o país mais afetado em termos de número de mortes e casos, com 122.238 e 2.398.491 casos, respetivamente. Pelo menos 663.652 pessoas foram declaradas curadas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil com 54.971 mortes para 1.228.114 casos, Reino Unido com 43.230 mortes (307.980 casos), Itália com 34.678 mortes (239.706 casos) e França com 29.752 mortos (197.755 casos).

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau) contabilizou oficialmente um total de 83.449 casos (19 novos entre quinta-feira e hoje), incluindo 4.634 mortes (nenhuma nova) e 78.433 curados.

A Europa totalizou 195.028 mortes para 2.603.552 casos, Estados Unidos e Canadá 130.777 mortes (2.501.065 casos), América Latina e Caraíbas 105.753 mortes (2.296.254 casos), Ásia 31.827 mortes (1.150.766 casos), Médio Oriente 14.722 mortes (695.172 casos), África 9.034 mortes (348.202 casos) e Oceânia 133 mortes (9.038 casos).

12h39 - Bloco acusa grupo Aquinos de despedir centenas de subcontratados

O BE acusou o grupo Aquinos, com sede em Tábua, de ter despedido "centenas de trabalhadores subcontratados" de empresas de trabalho temporário, no contexto da pandemia da covid-19.

Em comunicado, a Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do BE toma posição sobre alegadas violações aos direitos dos trabalhadores do grupo de Tábua, distrito de Coimbra, um dos cinco maiores produtores mundiais de sofás e colchões, que tem fábricas também em Nelas e Carregal do Sal, distrito de Viseu.

A estrutura dá conta de reuniões que realizou, este mês, com as unidades locais da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) de Viseu e Lamego, nas quais "apresentou os números de abusos laborais recebidos" pelo partido na plataforma "Despedimentos.pt", incluindo "um número enorme de despedimentos ilegais e muitos, que não sendo ilegais, são claramente distantes da ética social que devia prevalecer, como, por exemplo, o despedimento abusivo de trabalhadores precários, com vínculos temporários e subcontratados".

"O grupo Aquinos não fugiu à regra e aproveitou a pandemia para despedir centenas de trabalhadores subcontratados de empresas de trabalho temporário", segundo a nota.

Esta semana também o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Viseu acusou o grupo de "impor férias de forma ilegal aos seus trabalhadores", no início da pandemia, em março.

12h25 - Pandemia cancela fase final feminina da Liga dos Campeões de Andebol

A fase final da prova deveria disputar-se entre 3 e 6 de setembro, em Budapeste, mas foi cancelada devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a federação europeia da modalidade.

O presidente da Federação Europeia de Andebol (EHF), o austríaco Michael Wiederer, justificou o cancelamento da prova, que tinha sido inicialmente adiada, com base "na incerteza relativamente à evolução" da pandemia.

12h15 - Passageiros vão poder fazer testes no continente antes da viagem para os Açores

Os passageiros do território continental que pretendam viajar para os Açores vão passar a poder realizar testes de despiste ao coronavírus SARS-CoV-2 em laboratórios do continente, anunciou hoje o Governo Regional.

"O Governo dos Açores vai alargar ao continente, a partir de 01 de julho, a rede de laboratórios de análises de despiste da covid-19, através de convenções com laboratórios privados e do setor social, agilizando, também por esta via, os procedimentos para quem pretende viajar para a região", diz uma nota do executivo.

Na prática, segundo a Secretaria Regional da Saúde, "os cidadãos poderão escolher o laboratório no qual pretendem fazer o seu teste de despiste do novo coronavírus entre a lista de entidades convencionadas, que será divulgada no Portal do Governo dos Açores, devendo apresentar comprovativo de reserva e pagamento da viagem entre o território continental e a Região Autónoma dos Açores".

Citada na nota, a secretária regional da Saúde explica que estes laboratórios ficam obrigadas a realizar o teste no prazo de 72 horas antes da viagem e que o resultado é remetido ao passageiro e à Direção Regional da Saúde antes do voo.

12h05 - Japão com mais de 100 casos num dia

O país regista pela primeira vez, desde 9 de maio, uma contagem de novas vítimas mortais por covid-19 acima da centena em 24 horas. É o máximo desde que o Japão aliviou as medidas de confinamento. Em Tóquio foram 54.

11h59 - Metro de Lisboa duplica oferta nos fins de semana

O Metropolitano de Lisboa vai duplicar a oferta aos fins de semana, durante o período diurno, nas linhas Azul, Verde e Vermelha, fazendo circular comboios de seis carruagens, tendo em conta o aumento da procura. Em comunicado, a empresa refere que os ajustamentos adicionais no nível da oferta de transporte acontece a partir de sábado, devido ao aumento da procura que se tem verificado aos fins de semana na sua rede.

Refere o Metropolitano em comunicado que pretende "contribuir para a redução da propagação da covid-19, mantendo a oferta adequada face à procura e preservando as medidas de segurança e de distanciamento entre clientes", apelando ainda aos clientes, especialmente nas estações de correspondência com outros meios de transporte, para que continuem "a procurar as carruagens mais vazias e, caso seja necessário, que esperem pelo comboio seguinte, no sentido de se manterem os distanciamentos de segurança recomendados".

A Metro lembra que é obrigatório usar máscara, reforçando a importância da sua correta utilização, com o queixo, a boca e o nariz tapados.

11h55 - Oleiros oferece máscaras transparentes

A câmara local ofereceu máscaras sociais transparentes a pessoas com problemas auditivos e familiares diretos, bem como a alguns profissionais, que dependem destes equipamentos para otimizar o seu desempenho.

"Estas máscaras comunitárias reutilizáveis, autenticadas e produzidas em Portugal permitem uma fácil leitura labial, agilizando a comunicação com pessoas surdas ou com problemas auditivos", explicou o município de Oleiros.

"O município (Oleiros) considerou de extrema importância a aquisição desta que é a primeira máscara transparente produzida em Portugal e que foi desenvolvida em estreita colaboração com o Citeve (Centro Tecnológico da Indústrias Têxtil e do Vestuário), entidade que certifica as máscara", acrescenta o comunicado.

11h51 - Alemanha regista perto de 500 novos casos

O país tem um total de 192.556 casos diagnosticados de covid-19 desde o início da pandemia, com um aumento de 477 nas últimas 24 horas e uma descida da taxa de contágio para 0,59. Ainda de acordo com o Instituto Robert Koch, há 8.948 vítimas mortais, mais 21 nas últimas 24 horas, e 300 novos casos considerados curados para um total de 177.100.

A taxa estimada de reprodução do vírus, ou fator "R", que determina o contágio, caiu de 0,72 para 0,59.

O estado da Baviera continua a ser o que regista mais casos (48.202) e vítimas mortais (2.594). Segue-se a Renânia do Norte-Vestefália com o segundo maior número de infetados, 42.150, região que tem nesta altura duas localidades em confinamento.

11h45 - Aumento de novos casos suspende desconfinamento em alguns Estados norte-americanos

Em apenas um dia os Estados Unidos registaram um aumento de quase 38 mil novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Alguns Estados, como o Texas e a Florida, vão dar um passo atrás no desconfinamento para conter a propagação da covid-19.

11h03 - Idosa de 92 anos é segunda vítima mortal em Reguengos de Monsaraz

Uma idosa infetada com covid-19 e utente do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) onde existe um surto desta doença morreu na quinta-feira ao final do dia, informou a câmara.

"Infelizmente, aconteceu ontem [quinta-feira], ao final do dia, uma segunda fatalidade, com o falecimento de uma idosa que se encontrava no lar e já anteriormente" tinha testado positivo para a doença, referiu o município, indicando que existem atualmente 124 casos ativos de covid-19 no concelho, 96 no Lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS) e 28 na comunidade.

A primeira morte entre os utentes do lar foi a de um idoso com cerca de 70 anos e ocorreu na quarta-feira.

10h49 - Médicos advertem para calamidade à espreita na saúde

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) diz que os centros de saúde da região de Lisboa de Vale do Tejo, onde se regista o maior número de casos de covid-19, estão apenas a dar resposta às situações de doença aguda.

"Em Lisboa e Vale do Tejo voltámos atrás na realização de consultas e tratamento", lamenta o secretário-geral do SIM, Jorge Roque da Cunha, adiantando que neste momento os médicos de família estão "exclusivamente a seguir apenas a doença aguda".

Na próxima semana, exemplificou, "estarei quatro dias" na "consulta aberta" para atender casos de doença aguda e um dia a atender as grávidas.

"Neste momento, o que acontece é que, em vez de estarmos a seguir as grávidas todos os meses, estamos a fazê-lo quatro vezes durante a gravidez e as crianças só são seguidas nas alturas da vacinação", disse Roque da Cunha. Já os diabéticos e os hipertensos estão a ser seguidos por teleconsulta, "o que é simpático da primeira vez, mas no geral não é sistema".

"Se se continuar dessa forma a controlar os diabéticos e os hipertensos vamos ter uma calamidade em termos de mortalidade e morbilidade daqui a três, quatro, cinco ou seis anos", alertou o médico.

10h41 - Covid-19 cancela visitas na prisão da Carregueira

As visitas no estabelecimento prisional da Carregueira foram canceladas já com os familiares dos reclusos à porta.

As visitas no estabelecimento prisional da Carregueira foram canceladas já com os familiares dos reclusos à porta.

10h35 - Cinco trabalhadores de empresa de carnes testam positivo

Em Mafra, há cinco novos casos confirmados de Covid-19. São todos trabalhadores de uma empresa de transformação de carnes.

Os cinco trabalhadores testados positivo para a Covid-19 estão agora em casa, em isolamento. Como não pertenciam à linha de produção, a empresa continua a laborar normalmente, já que a situação está controlada e sob vigilância sanitária.

Em Mafra, há cinco novos casos confirmados de Covid-19. São todos trabalhadores de uma empresa de transformação de carnes.Os cinco trabalhadores testados positivo para a Covid-19 estão agora em casa, em isolamento. Como não pertenciam à linha de produção, a empresa continua a laborar normalmente, já que a situação está controlada e sob vigilância sanitária.

10h25 - Governo holandês com 3,4 milhões para a KLM

É um um pacote de 3,4 milhões de euros, sob a forma de empréstimos estatais e garantias comerciais, que se destina à companhia aérea KLM para fazer face aos efeitos da pandemia. O ministro das Finanças, Wopke Hoekstra, explicou que a ajuda será de um milhão de euros em empréstimos estatais e 2,4 milhões em garantias comerciais.

Mas, explicando que o "impacto da crise na aviação é pior do que se pensava inicialmente", Wopke Hoekstra não descarta novo apoio financeiro se este primeiro pacote "não for suficiente".

Há entretanto condições que a transportadora deverá cumprir: reduzir as despesas em 15%, além de renunciar à entrega de bónus aos seus diretores, reduzir os salários dos cargos mais altos da empresa, parar de pagar dividendos aos acionistas e fazer uma "contribuição ativa" para a luta pela sustentabilidade.

10h15 - Três guardas da Carregueira infetados com novo coronavírus

A Direção-Geral dos Serviços Prisionais esclarece que os casos foram detetados na sequência do rastreio realizado aos trabalhadores. As visitas foram canceladas esta manhã, mas só informaram os familiares quando estes já se encontravam à porta do estabelecimento para a visita das 9h00. Este seria o primeiro dia de visitas, depois do cancelamento no mês de março. A Direção-Geral dos Serviços Prisionais esclarece que os casos foram detetados na sequência do rastreio realizado aos trabalhadores. As visitas foram canceladas esta manhã, mas só informaram os familiares quando estes já se encontravam à porta do estabelecimento para a visita das 9h00. Este seria o primeiro dia de visitas, depois do cancelamento no mês de março.

A jornalista Helena Conceição Santos esteve no Estabelecimento Prisional da Carregueira, onde conseguiu confirmar que os três guardas já se encontram em casa e que os testes aos contactos de proximidade já foram realizados. Os resultados foram até agora todos negativos.

10h05 - Aeroporto de Paris-Orly reabre voos

9h15 - Continente Americano é o mais atingido pela pandemia

Os números da pandemia estão a atingir valores recorde em termos globais. A Organização Mundial de Saúde teme que em breve o planeta chegue aos dez milhões de infetados.

Os números da pandemia estão a atingir valores recorde em termos globais. A Organização Mundial de Saúde teme que em breve o planeta chegue aos dez milhões de infetados.

8h57 - Restrições em freguesias da Grande Lisboa implicam respostas sociais

O presidente da Associação Nacional dos Médicos Saúde Pública esteve no Bom Dia Portugal e alertou para necessidade de encontrar respostas sociais para ajudar as pessoas que residem nas freguesias da Área Metropolitana de Lisboa mais afetadas pela pandemia de Covid-19.

Ricardo Mexia afirma que as pessoas devem manter as medidas preventivas em relação à Covid-19 em contexto de férias. O médico sublinha que a pandemia ainda não terminou.

O presidente da Associação Nacional dos Médicos Saúde Pública esteve no Bom Dia Portugal e alertou para necessidade de encontrar respostas sociais para ajudar as pessoas que residem nas freguesias da Área Metropolitana de Lisboa mais afetadas pela pandemia de Covid-19.Ricardo Mexia afirma que as pessoas devem manter as medidas preventivas em relação à Covid-19 em contexto de férias. O médico sublinha que a pandemia ainda não terminou.

8h49 - Rússia com dia mais calmo desde abril

O país assinala esta sexta-feira 6.800 novos casos de covid-19, a primeira contabilização abaixo da barreira dos 7.000 desde abril, colocando o total em 620.794.

A Rússia registou ainda 176 mortos nas últimas 24 horas, para elevar o total a 8.781.

8h35 - Primeiro voo a partir de Paris-Orly fez ligação com o Porto

Após uma interrupção da operação de três meses, devido ao novo coronavírus, o aeroporto de Orly voltou a funcionar esta sexta-feira. Uma retoma com um voo com destino ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. O avião da Transavia descolou às 6:25 (5:25 em Lisboa), tornando-se na primeira ligação efetuada no aeroporto de Paris desde o 31 de março.

A gestão dos custos de funcionamento das viagens aéreas obrigaram as autoridades a concentrar os voos com partida de Paris no aeroporto Charles de Gaulle, no norte da cidade.

O relançamento do tráfego aéreo vai ser lento sendo que hoje estão previstas apenas 70 ligações no aeroporto de Orly, apenas para países europeus e para os territórios ultramarinos franceses. Antes do início da pandemia o aeroporto fazia 600 ligações para todo o mundo.

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a progressão do SARS-CoV-2 à escala internacional. Portugal regista hoje mais seis mortos relacionados com a Covid-19 do que na quinta-feira e mais 451 infetados, a maioria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Os dados da DGS indicam 1.555 mortes relacionadas com a covid-19 e 40.866 casos confirmados desde o início da pandemia.

Mais atualizações

22h46 - Brasil regista mais 990 mortes

Nas últimas 24 horas houve registo de mais 990 mortes por Covid-19 e mais 46.860 novos casos no Brasil. O país conta nesta altura com 1.274.974 casos confirmados e um total de 55.961 mortes.

21h29 - Pandemia custa 1.820,5 milhões de euros ao Estado até maio - DGO

A pandemia de covid-19 custou ao Estado 1.820,5 milhões de euros (ME) até maio, segundo números divulgados hoje, que apontam para quebras de 868,7 ME na receita e um aumento de 951,8 ME na despesa.

"Até maio, a execução das medidas adotadas no âmbito do combate e da prevenção da covid-19, bem como aquelas que têm por objetivo repor a normalidade, conduziu a uma redução da receita de 868,7 milhões de euros e a um aumento da despesa em 951,8 milhões de euros", pode ler-se na Síntese da Execução Orçamental divulgada hoje pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).

Até abril, os números que tinham sido contabilizados pela DGO apontavam para um impacto de 680,2 milhões de euros nas contas das Administrações Públicas, dos quais 319,9 milhões de euros correspondentes a redução de receita e 360,3 milhões de euros devidos ao aumento da despesa.

21h21 - "Confinamento de três milhões de lisboetas". Marcelo contesta El País

21h20 - "Não há nenhuma razão" para aplicação de quarentena no regresso ao Reino Unido

20h59 - Estados Unidos registaram mais de 40 mil infeções num só dia

20h55 - Recorde de 32 novos casos em Angola faz subir total para 244

Angola contabilizou hoje mais 32 casos de covid-19, o maior registo de sempre, elevando para 244 o total de infeções do país, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública.

Dos novos casos identificados, 26 são mulheres e seis são homens, com idades compreendidas entre os 3 e 82 anos.

Luanda concentra a quase totalidade dos novos casos (28), tendo os restantes quatro sido registados no Cuanza Norte, as únicas províncias com infetados até ao momento, adiantou Franco Mufinda.

Entre estes, 26 casos são contactos diretos de doentes já diagnosticados, alguns deles na última semana, e outros seis não têm vínculo epidemiológico estabelecido.

20h53 - Consequência da pandemia. Défice das contas públicas disparou em maio

20h52 - Termina o ano letivo depois de meses de ensino à distância para a maioria dos alunos

20h28 - Transportes. Sindicatos acusam empresas de comprometer distanciamento social

20h26 - Covid-19. Odivelas e Sacavém habituam-se às novas regras

20h06 - Trump diz que o país ainda tem "algum trabalho a fazer" em relação ao novo coronavírus mas "vamos fazê-lo", acrescentou

20h04 - São Tomé e Príncipe regista mais dois casos positivos e soma 712 infetados

São Tomé e Príncipe registou mais dois casos positivos de covid-19 em 20 testes laboratoriais realizados nas últimas 48 horas, totalizando 712 casos de infeção pelo novo coronavírus, indicou hoje o Ministério da Saúde.

De acordo com o boletim diário sobre a situação do novo coronavírus, 219 casos de covid-19 estão dados como recuperados, estando em isolamento domiciliar 478 cidadãos infetados pela doença.

Quatro pacientes estão no serviço sintomático respiratório e dois outros encontram-se internados no hospital de campanha.

O numero de óbitos mantém-se em 13, desde o início da pandemia há pouco mais de três meses.

19h36 - França com mais de 1500 novos casos do novo coronavírus

São mais 1588, dizem as autoridades francesas. Este valor representa o maior aumento em 24 horas desde 30 de maio.

A média dos últimos dias andava próxima dos 500 novos casos.

19h28 - África ultrapassa os 9.000 mortos em mais de 348 mil casos

África superou a barreira dos 9.000 mortos, registando 9.098, mais 242 óbitos nas últimas 24 horas, em mais de 348 mil casos, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infetados é de 348.871, mais 12.852 que nos dados diários anteriores.

O número de recuperados é hoje de 166.684, mais 6.031.

19h23 - Número de infetados após festa em parque de campismo de Grândola sobe para 26

O número de casos positivos de covid-19 após uma festa no parque de Campismo da Galé, em Grândola, no litoral alentejano, subiu hoje para 26, disse à agência Lusa a delegada de saúde pública, Fernanda Santos.

"Até agora, contabilizando com os casos positivos de jovens dos distritos de Lisboa e Setúbal, temos 26 casos", referiu a responsável, indicando que entre as pessoas infetadas, na sequência do surto da Galé, estão cinco de Grândola.

Durante o dia de hoje, a autoridade de saúde realizou "um rastreio massivo no interior do parque de campismo da Galé, num total de 328 testes a funcionários e utentes, e vamos aguardar os resultados, o que significa que continuam todos em isolamento profilático", adiantou.

18h36 - França com mais 26 vítimas mortias

O país tem agora 29.778 vítimas mortais desta pandemia.

O número de pessoas hospitalizadas está a cair. Passou de 9,141 para 8.886.

18h20 - OMS pede 27,9 mil milhões de euros para testes, vacinas e medicamentos

Um total de 31,3 mil milhões de dólares (27,9 mil milhões de euros) vai ser necessário para produzir testes, vacinas e medicamentos contra a covid-19 e distribuí-los de forma equitativa no mundo, estimou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A cifra foi mencionada pela OMS em comunicado, na véspera de uma conferência mundial de doadores, coorganizada pela Comissão Europeia e na qual é esperada a intervenção do secretário-geral da ONU, António Guterres, e de chefes de governos europeus.

18h11 - Vestígios do novo coronavírus encontrados nos esgotos de Barcelona de uma amostra de março de 2019

Virologistas espanhóis alegam que encontraram vestígios do novo coronavírus numa amostra de esgotos que foi recolhida em março de 2019, nove meses antes da Covid-19 ter sido identificada na China.

A descoberta foi revelada pela Universidade de Barcelona.

A descoberta da presença do genoma do vírus tão cedo em Espanha, se confirmada, significa que a doença pode ter aparecido muito mais cedo do que a comunidade ciêntífica pensa.

A equipa que realizou este estudo esta a testar águas dos esgotos desde abril de forma a encontrar vestígios do vírus. Durante esse trabalho esta mesma equipa decidiu fazer testes em análises mais antigas.

Primeiro identificaram que o vírus já existia em Barcelona a 15 de janeiro de 2020, 41 dias antes do primeiro caso ter sido oficialmente reportado.

Agora encontraram vestígios em amostras de 12 de Março de 2019.

"Os níveis de Sars-Cov-2 eram baixos mas positivos", disse o responsável pelo estudo Albert Bosch.

São dados que ainda têm que ser confirmados com novos estudos.

18h03 - Merkel diz que prosperidade da UE é do interesse da Alemanha

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou hoje que o seu país tem capacidade para assumir dívida para ajudar a financiar o fundo de recuperação da União Europeia, porque a prosperidade da UE é do interesse da Alemanha.

"Numa crise desta dimensão, cada um deve fazer o que tem de ser feito (e) o que tem de ser feito neste caso é algo extraordinário", disse Angela Merkel numa entrevista a seis jornais europeus publicada hoje.

"A Alemanha tinha uma baixa taxa de endividamento e pode permitir-se, nesta situação extraordinária, assumir mais dívida", acrescentou.

Para a chanceler, fazê-lo "é naturalmente" do interesse da Alemanha, que beneficia de "um mercado interno forte" e de "uma União Europeia que se aproxima e não se desintegra".

"Como sempre, o que é bom para a Europa é bom para nós", disse.

17h54 - UEFA confiante em manter fase final da Liga dos Campeões em Lisboa

A UEFA continua a monitorizar a situação epidemiológica em Lisboa e considera "não haver razões" para avançar para uma alternativa à 'final a oito' da Liga dos Campeões de futebol, confirmou hoje o organismo.

"A UEFA tem estado em permanente contato com a Federação Portuguesa de Futebol, bem como com as autoridades portuguesas. Neste momento, não há razões para a UEFA ter um plano B, mas estamos a avaliar a situação diariamente e estaremos prontos para dar resposta quando e se for necessário", confirmou o organismo que gere o futebol europeu.

"A UEFA tem estado em permanente contato com a Federação Portuguesa de Futebol, bem como com as autoridades portuguesas. Neste momento, não há razões para a UEFA ter um plano B, mas estamos a avaliar a situação diariamente e estaremos prontos para dar resposta quando e se for necessário", confirmou o organismo que gere o futebol europeu.

17h47 - Curva epidémica em LVT não permite concluir que se está perante segunda vaga

Investigadores do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge afirmam que "a tendência e a magnitude" dos valores da curva epidémica em Lisboa e Vale do Tejo não permitem concluir que se está perante uma segunda vaga de covid-19.

"Desde o primeiro caso de covid-19 notificado em Portugal, o país mantém-se em situação epidémica", contudo, na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) "a tendência e a magnitude dos valores da curva epidémica não nos permitem excluir – ou concluir inequivocamente - estar perante uma segunda fase de crescimento", sublinham os investigadores do do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA.

Segundo os investigadores do Departamento de Epidemiologia do INSA, "a evolução da situação atual em LVT e outras regiões do país depende da evolução do número de novos casos, das características desses novos casos e da qualidade e rapidez do seu controlo com diagnóstico, testagem e isolamento dos casos e seus contactos em poucas horas".

Depende ainda da evolução em outras regiões e áreas, que podem influenciar a dinâmica da infeção em Lisboa e Vale do Tejo.

17h44 - Número de doentes positivos no Hospital de Torres Vedras sobe para 12

O número de doentes confirmados com covid-19 no Hospital de Torres Vedras subiu hoje para 12, informou o Centro Hospitalar do Oeste (CHO), que tem ainda a registar três mortos entre esses doentes.

17h38 - Angola com mais quatro voos de ligação a Portugal até ao início de julho

As transportadoras aéreas TAP e TAAG têm prevista a realização de quatro voos humanitários para ligar Angola, que continua com o seu espaço aéreo fechado devido à pandemia de covid-19, e Portugal até 02 de julho.

17h30 - Atribuídos mais de 150 selos ‘Clean & Safe Açores'

O Governo dos Açores já atribuiu mais de 150 selos ‘Clean & Safe Açores’ a empresários da restauração e da hotelaria, para certificar as empresas turísticas no contexto da pandemia de covid-19, revelou hoje o Executivo regional.

17h23 - PM britânico urge pessoas a respeitarem regras

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, urgiu hoje os britânicos a respeitarem as regras para conter a pandemia de covid-19, na sequência das concentrações de pessoas registadas antes de uma nova fase de desconfinamento.

“Se olharmos para o resto do mundo, onde as pessoas estão a sair do confinamento, o que está a acontecer também é que há pessoas a tomar demasiadas liberdades com as regras, a misturarem-se demasiado sem cumprir o distanciamento social”, disse hoje, em declarações transmitidas na BBC.

Este comportamento, vincou, está a resultar em "surtos muito graves", pelo que alertou para o risco de as regras também não serem cumpridas no Reino Unido.

“É crucial que as pessoas que percebam que temos de fazer isto bem no dia 04 de julho, fazer isto de forma equilibrada”, afirmou, a propósito da próxima fase de desconfinamento.

17h10 - Governador do Texas ordena encerramento de bares após novo surto

O governador do Texas ordenou hoje o encerramento de bares, depois de um novo surto da pandemia de covid-19 neste Estado do sul dos EUA.

O Texas registou, quinta-feira, 5.996 novos casos de contaminação com o novo coronavírus, um recorde para este Estado, desde o início da pandemia.

2Neste momento, está claro que o aumento no número de casos se deve em grande parte a certo tipo de atividades, em particular aos texanos que se reúnem em bares", disse o governador, Greg Abbot, num comunicado, pedindo às pessoas para respeitarem as medidas de distanciamento social.

Abbot disse também que as atividades de desporto e lazer nos rios do Texas devem encerrar e que as reuniões ao ar livre com mais de 100 pessoas devem ficar sujeitas a aprovações pelos governos locais.

O Texas, que nos últimos dias registou mais de 17.000 novos casos, não destoa de outras regiões dos Estados Unidos.

16h55 - Reino Unido regista 186 mortes e mais de mil novos casos

O Reino Unido registou 186 mortes nas últimas 24 horas, mais 37 do que na véspera, elevando para 43.414 o total de óbitos desde o início da pandemia covid-19, anunciou hoje o Ministério da Saúde britânico.

Dos 165.665 testes realizados, 1.006 foram positivos, aumentando para 309.360 o número de casos de contágio desde o início da pandemia.

16h45 - Universidade brasileira em negociações para testar vacina italiana

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está em negociações para testar uma potencial vacina contra o novo coronavírus, desenvolvida por investigadores italianos, disse à Reuters a reitora da universidade brasileira.

"As negociações já estão avançadas com o Instituto Nacional Italiano Lazzaro Spallanzani", disse a presidente da Unifesp, Soraya Smaili, em entrevista na quarta-feira. "O acordo já está avançando e poderemos fazer muitos estudos com esta vacina".

Os investigadores italianos querem realizar ensaios com doentes brasileiros com Covid-19, explicou a reitora.

16h37 - Espanha regista oito mortes e 191 novos casos nas últimas 24 horas

Oito pessoas morreram em Espanha nas últimas 24 horas com a covid-19, um aumento em relação às três de quinta-feira, e há 191 novos casos de pessoas infetadas, anunciou hoje o Ministério da Saúde espanhol.

Os serviços sanitários espanhóis atualizaram para 28.338 o número de óbitos com a pandemia, mais oito do que o total de quinta-feira, havendo 11 óbitos notificados na última semana, dos quais sete na comunidade autónoma de Castela e Leão.

Por outro lado, o total de pessoas infetadas desde o início da pandemia é de 247.905, dos quais 191 nas últimas 24 horas.

16h27 - Marcelo adverte que ninguém tem a certeza absoluta sobre evolução da pandemia

O Presidente da República advertiu hoje que ninguém tem a certeza absoluta sobre a evolução da pandemia, observando que a Europa não tem critérios comuns para a abertura das fronteiras.

"Em primeiro lugar ninguém tem certeza absoluta sobre a evolução da pandemia. A Organização Mundial de Saúde admite, no caso da Europa, que há um grau de imprevisibilidade quanto à evolução da pandemia nas próximas semanas e até nos próximos meses", começou por dizer o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa frisou que a "Europa não tem podido chegar a acordo relativamente a critérios comuns no domínio da abertura das fronteiras" o que quer dizer que "cada Estado toma decisões que vão mudando com o tempo em função da sua visão da situação interna e da situação externa e que muitas vezes são mais complicadas do que aquilo que parece".

16h20 - Parlamento volta a incluir diabéticos e hipertensos no regime excecional

O parlamento aprovou hoje uma alteração ao decreto-lei do Governo que volta a permitir que os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho tenham direito a justificar as faltas devido à pandemia de covid-19.

16h15 - Lisboa e Vale do Tejo com 75,2 por cento das novas infeções

Lisboa e Vale do Tejo (LVT) registou hoje 75,2 por cento dos novos casos de covid-19, com 339 das 451 novas infeções, com os concelhos de Lisboa, Sintra e Amadora a concentrarem o maior aumento na região relativamente a quinta-feira.

16h09 - Situação nacional está a prejudicar turismo da Madeira

A Madeira, enquanto destino turístico, está a ser prejudicada pela situação epidemiológica nacional, segundo o Governo Regional, que pediu diligências à República junto das embaixadas para sinalizar que o arquipélago é uma zona segura.

"Já fomos prejudicados. A operação da Dinamarca para Porto Santo neste momento está anulada exatamente pela circunstância de todos os aeroportos de Portugal estarem inseridos na situação epidemiológica que se está a passar em Lisboa, [com um crescente] números de infetados”, afirmou o Miguel Albuquerque aos jornalistas, numa visita às estruturas que estão a ser montadas no Aeroporto da Madeira para garantir a segurança e a testagem dos passageiros que desembarquem na região a partir de segunda-feira.

O chefe do executivo madeirense adiantou que a região "tomou já as diligências junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros", através do secretário do Turismo madeirense e dos deputados regionais na Assembleia da República.

O objetivo é que o Governo central "contacte as respetivas embaixadas" para "fazer a destrinça entre os aeroportos portugueses da Madeira e Porto Santo, que são zonas de zero covid, e aquilo que se está a passar na capital".

"Isso passa por diligências diplomáticas no sentido de podermos receber os turistas do Reino Unido, da Dinamarca e dos destinos que fecharam a situação a Portugal", realçou.

Miguel Albuquerque identificou o que considerou um problema neste processo: "Tudo se vive em Lisboa e a Madeira e os Açores, em determinadas circunstâncias, não existem".

Contudo, acrescentou, no exterior "as pessoas olham para o país como um todo, quando a Madeira tem uma especificidade própria".

Mesmo os operadores turísticos, sublinhou, "estão também muitas vezes dependentes das decisões dos países".

16h04 - Portugal envia aparelho de testes para província angolana da Huíla

A província da Huíla, em Angola, vai passar a poder fazer localmente testes à covid-19, no âmbito de um projeto de reforço da capacidade laboratorial apoiado por Portugal e que inclui também formação para profissionais de saúde.

No âmbito do projeto, será instalado no laboratório da universidade Mandume ya Ndemufayo, na cidade do Lubango, um aparelho de PCR-RT, que foi hoje entregue, numa cerimónia simbólica, pelo diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT-UNL), Filomeno Fortes, ao embaixador de Angola em Lisboa, Carlos Alberto Fonseca.

Além deste aparelho serão também enviados equipamentos acessórios de testagem, como reagentes, e Equipamentos de Proteção Individual (EPI's).

"Este equipamento tem uma capacidade para fazer 120 testes por dia e os resultados são conhecidos no máximo em 24 horas", disse aos jornalistas Filomeno Fortes, sublinhando a "mais valia" que representa passar a fazer os testes e a obter os resultados localmente e sem necessidade de envio das amostras para fora da região.

O reforço do laboratório é um dos primeiros resultados do trabalho da "task-force" montada há três meses para apoio aos países africanos lusófonos na luta contra a covid-19 pelo IHMT-UNL, Centro Ciência LP, Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e instituto Camões.

O projeto inclui ainda a realização de formação laboratorial para apoiar as unidades de saúde da província no diagnóstico da covid-19, bem como a participação em projetos de investigação no âmbito do combate às doenças infecciosas em África.

15h57 - Açores sem novos infetados mantêm 151 casos detetados

As 657 análises realizadas nos Açores nas últimas 24 horas "não revelaram novos casos positivos de covid-19" e a região mantém três casos positivos ativos, dois em São Miguel e um na Terceira.

Até ao momento, foram detetados na região 151 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se atualmente três casos positivos ativos.

15h50 - Escolas vão assegurar refeições aos alunos até ao final de julho, garante ministro

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, afirmou hoje numa visita a uma escola do Porto que as escolas vão continuar, até ao final do mês de julho, a servir refeições aos alunos da Ação Social Escolar.

"No final do mês de junho e durante o mês de julho, as escolas continuarão a servir essas refeições aos alunos da ação social escolar", anunciou o ministro.

Tiago Brandão Rodrigues salientou ainda que "com o andar da pandemia", "dezenas de milhares de estudantes" acabaram por todos os dias, recorrer às cantinas escolares.

"Numa situação tão ímpar e tão complexa para todos, as escolas souberam ter esse papel social, mas, sobretudo, de ensino aprendizagem", disse.

A medida de refeições escolares, no arranque do 3.º período, foi alargada aos alunos do escalão B da Ação Social Escolar, que até então estava prevista apenas para o escalão A.

15h40 - Testagem aumentou em junho?

Com a subida dos casos em Portugal e, especificamente, na região de Lisboa e Vale do Tejo, muito se tem falado sobre o aumento do número de testes em Portugal e sobre o maior rastreio ao novo vírus. Mas será que o número de testes está mesmo a subir? Os dados analisados pelo jornalista João Torgal mostram que o rastreio a casos suspeitos, a eventuais novos casos de infeção, em vez de subir, tem diminuído em Junho.

Com a subida dos casos em Portugal e, especificamente, na região de Lisboa e Vale do Tejo, muito se tem falado sobre o aumento do número de testes em Portugal e sobre o maior rastreio ao novo vírus. Mas será que o número de testes está mesmo a subir? Os dados analisados pelo jornalista João Torgal mostram que o rastreio a casos suspeitos, a eventuais novos casos de infeção, em vez de subir, tem diminuído em Junho.

15h34 - Governo reitera vontade de novo ano letivo com aulas presenciais

No último dia de aulas o ministro da educação reafirma que a prioridade do governo é que o próximo ano letivo arranque com aulas presenciais. Acompanhado do Presidente da República, assinalou a data numa escola no Porto, mas sem avançar pormenores sobre como é que vai acontecer esse regresso às salas de aula.

No último dia de aulas o ministro da educação reafirma que a prioridade do governo é que o próximo ano letivo arranque com aulas presenciais. Acompanhado do Presidente da República, assinalou a data numa escola no Porto, mas sem avançar pormenores sobre como é que vai acontecer esse regresso às salas de aula.

15h28 - Novos surtos de coronavírus fazem disparar o número de casos na Itália

Nas últimas 24 horas, as autoridades registaram quase 300 novas infeções.

A região da Lombardia volta a ser o epicentro dos novos casos, mas perto de Nápoles, no sul, há um surto que causa preocupação.

15h14 - Infetados do IPO de Lisboa "originaram outros casos noutras áreas"

A ministra da Saúde revelou que os casos de infeção observados no IPO de Lisboa "originaram outros casos noutras áreas", nomeadamente dois casos positivos na região do Algarve.

Marta Temido acrescentou que em Monchique foram também registados seis novos casos de infeção que estarão, eventualmente, relacionados a um destes casos do IPO de Lisboa.

A ministra quis recordar que "a origem destes casos aconteceu também porque o IPO tem instituído um sistema de segurança de avaliação sistemática dos utentes e dos profissionais" e garantiu que na região do Algarve, assim como nas restantes regiões do país, "nós estamos a conseguir registar muito bem as cadeias de transmissão com, até, relativa facilidade, embora este trabalho seja muito mais difícil numa altura de desconfinamento".

"É importante que o SNS retome a sua atividade assistencial e que as pessoas, quando precisem, utilizem os serviços de saúde com tranquilidade", apelou Marta Temido.

15h00 - UEFA. "Não vemos motivos para que qualquer das atividades previstas possam sofrer alterações"

Questionada sobre se a UEFA estará preocupada com a situação que se vive em Lisboa e Vale do Tejo, a ministra da Saúde diz que não dispõe dessa informação, "mas o que sabemos sobre a situação epidemiológica do país, principalmente nesta região, é que gostaríamos que fosse com menor número de novos casos por dia".

Porém, Marta Temido considera que "a situação está controlada" na região de Lisboa, "ainda que seja com a situação que conhecemos".

"Não vemos motivo para que qualquer das atividades previstas para um tempo mais dilatado possam sofrer alterações", concluiu a ministra.

14h52 - Aplicação de rastreio de contactos "estará em breve disponíve"

Sobre a aplicação de rastreio de contactos, Marta Temido revela que "estará em breve disponível para utilização a título experimental".

"O baixar da aplicação é uma opção voluntária e poderá ser uma forma pertinente, útil e segura nos casos positivos, os contactos serem mais facilmente localizados e avisados", explicou a ministra da Saúde.

"Há aqui uma vantagem de eficiência para a saúde pública", considera a ministra, acrescentando que serão reveladas mais informações concretas sobre esta aplicação "dentro dos próximos dias ou horas".

14h48 - Festa do Avante. "É prematuro estarmos a pensar noutros momentos"

Questionada sobre as regras sanitárias que foram ontem conhecidas para a Festa do Avante, a ministra da Saúde sublinhou que, neste momento, existe uma restrição aos aglomerados de mais de cinco pessoas nas 19 freguesias da região de Lisboa e Vale do Tejo.

Marta Temido considera, por isso, "prematuro estarmos a pensar noutros momentos". "Compreendo que comecem a ser planeados pelas entidades organizadoras, mas compreenderão também que, neste momento, o nosso foco é a contenção desta situação em Lisboa e Vale do Tejo", salientou a ministra.

14h31 - “Dos últimos voos, chegaram 560 ventiladores”

A ministra da Saúde anunciou que, no total, foram fretados 14 voos que trouxeram para Portugal 952 equipamentos, entre compras e doações.

Dos últimos voos, chegaram também 560 ventiladores que estão ainda por distribuir, acrescentou Marta Temido.

14h27 - “Se o primeiro-ministro tivesse puxado as orelhas à ministra da Saúde, teria certamente razão”

Questionada sobre as notícias que dão conta de um momento de desacordo entre António Costa e Marta Temido durante a reunião no Infarmed, a ministra da Saúde responde que “se o primeiro-ministro tivesse puxado as orelhas à ministra da Saúde, teria certamente razão, mas os castigos corporais estão fora do método de trabalho”.

Desculpando-se, de seguida, deste “momento de humor”, a ministra da Saúde sublinhou que “o país tem feito um esforço extraordinário em concentrar-se naquilo que é essencial”.

“Nesta fase em que todos começamos a ficar bastante cansados e gostaríamos de voltar à página da Covid-19, é natural que se perca alguma da tranquilidade e que possamos perguntar-nos se as coisas estão a evoluir naquele que é o melhor sentido”, acrescentou Marta Temido.

A ministra da Saúde lembrou que estamos perante uma doença bastante contagiosa e “isso assume especial relevo em zonas mais povoadas e onde as pessoas se movimentam mais e têm mais contactos”. Esta é, na opinião de Marta Temido, a “explicação teórica para aquilo que enfrentamos em determinadas áreas do nosso país”.

A ministra da Saúde admite que estão a ter “dificuldades em quebrar as cadeias de transmissão”, o que justificou o envio de instrumentos adicionais em algumas regiões.

14h23 - Realização das touradas depende da tutela, DGS já emitiu orientações

Quanto à realização das touradas, a DGS confirmou ter já divulgado o seu parecer e as regras que considera importantes seguir neste tipo de evento, mas a aplicação destas orientações depende do Ministério da Cultura, que tutela estas atividades.

Graça Freitas garantiu que tanto a DGS como o Ministério da Saúde já emitiram os seus pareceres e orientações, como é o seu “papel”. Mas a aplicação destas orientações depende apenas das tutelas e outros organismos.

14h19 - "Não foi um fim de ano letivo perfeito. Foi o possível"

Depois de ter assistido a uma aula de físico-química e a uma outra de matemática, no Porto, agradecendo assim "o tempo de ensino presencial", o Presidente da República reconheceu esta sexta-feira que "não foi um fim de ano letivo perfeito", mas que "foi o possível".

Adiante, em resposta a perguntas dos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa abordou a questão da nomeação de Mário Centeno para o cargo de governador do Banco de Portugal. Evitou tecer comentários, uma vez que terá nas próximas horas uma audiência com o primeiro-ministro, António Costa.

Já quanto à evolução da pandemia do SARS-CoV-2 em Portugal o Chefe de Estado quis corrigir a imprensa espanhola, negando que a capital esteja confinada.

"Em qualquer caso, longe daquilo que foi a fase inicial, que se sabe hoje que terá sido acima de 2", vincou.

Questionado sobre a abertura das fronteiras terrestres com Espanha e a possibilidade de o Reino Unido vir a impedir a entrada de cidadãos portugueses, o Presidente sublinhou que "ninguém tem certezas absolutas sobre a evolução da pandemia".

"A Europa não tem podido chegar a acordo relativamente a critérios comuns no domínio da abertura de fronteiras. Cada Estado toma decisões que vão mudando no tempo, em função da sua visão da situação interna e da situação externa e que, muitas vezes, são mais complicadas do que aquilo que parece", acrescentou.

Sobre o "R", Marcelo reconheceu que não tem ainda os dados do "R" de ontem, para poder comparar com os dados que recebeu na última reunião realizada na sede do Infarmed, em Lisboa.

Depois de ter assistido a uma aula de físico-química e a uma outra de matemática, no Porto, agradecendo assim "o tempo de ensino presencial", o Presidente da República reconheceu esta sexta-feira que "não foi um fim de ano letivo perfeito", mas que "foi o possível".Adiante, em resposta a perguntas dos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa abordou a questão da nomeação de Mário Centeno para o cargo de governador do Banco de Portugal. Evitou tecer comentários, uma vez que terá nas próximas horas uma audiência com o primeiro-ministro, António Costa.Já quanto à evolução da pandemia do SARS-CoV-2 em Portugal o Chefe de Estado quis corrigir a imprensa espanhola, negando que a capital esteja confinada."Em qualquer caso, longe daquilo que foi a fase inicial, que se sabe hoje que terá sido acima de 2", vincou.Questionado sobre a abertura das fronteiras terrestres com Espanha e a possibilidade de o Reino Unido vir a impedir a entrada de cidadãos portugueses, o Presidente sublinhou que "ninguém tem certezas absolutas sobre a evolução da pandemia"."A Europa não tem podido chegar a acordo relativamente a critérios comuns no domínio da abertura de fronteiras. Cada Estado toma decisões que vão mudando no tempo, em função da sua visão da situação interna e da situação externa e que, muitas vezes, são mais complicadas do que aquilo que parece", acrescentou.Sobre o "R", Marcelo reconheceu que não tem ainda os dados do "R" de ontem, para poder comparar com os dados que recebeu na última reunião realizada na sede do Infarmed, em Lisboa.

14h17 - Todos os aeroportos estão a distribuir e a recolher cartões de identificação dos passageiros

Relativamente às viagens aéreas e aos cartões preenchidos pelos passageiros sobre a sua localização e respetiva identificação, Graça Freitas esclareceu que o que está previsto é que estes sejam distribuídos em todos os aeroportos e, posteriormente, recolhidos pelas companhias aéreas e entregues no aeroporto de destino.

Pode, no entanto, haver alguma falha “num ou noutro aeroporto”. Mas as autoridades da saúde e da aviação estão a “acompanhar este processo”.

14h15 - Rede do SNS tem “capacidade para garantir o que dela se precisa”

Marta Temido quis deixar uma mensagem de “tranquilidade” relativamente à resposta do sistema de saúde. De acordo com a ministra da Saúde, Portugal tem neste momento 402 camas de enfermaria com doentes infetados por Covid-19 e 67 de cuidados intensivos.

“Recordo que o país tem 21.500 camas hospitalares no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e 534 só de cuidados intensivos”, disse Marta Temido.

A ministra da Saúde garante, portanto, que a rede do SNS tem “capacidade para garantir o que dela se precisa neste momento”.

“Mas isso não nos deve fazer baixar a guarda e podem estar certos de que não a baixaremos”, ressalvou Marta Temido. “Mesmo que estejam cansados, os profissionais do SNS continuam a estar lá”, concluiu.

14h10 - Tratamento com remdesivir tem “funcionado”, diz DGS

Graça Freitas confirmou, na conferência de imprensa diária da Direção-Geral da Saúde, a utilização do medicamento Remdesivir no tratamento de doentes covid-19 em Portugal. A diretora-geral da Saúde afirmou que os hospitais portugueses ativaram o “programa precoce” para usar este medicamento em doentes em situação grave, principalmente na área pediátrica.

O tratamento em crianças infetadas pelo Sars-Cov-2 foi acompanhado pela DGS e “correu, de facto, bem”.

“Foi fácil o acesso ao medicamento, foi rápido, foi utilizado em tempo útil e o prognóstico foi, de facto, bom”. Portanto, este processo “tem funcionado, até à data”, concluiu Graça Freitas.

14h05 – Evolução na região de Lisboa continua a ser a mais preocupante

Apesar de se verificar novos casos em diferentes pontos do país, “o facto que mais nos preocupa mantém-se a incidência persistente de Covid-19 em algumas áreas da Área Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, concretamente na zona norte da Área Metropolitana de Lisboa, em 19 freguesias dos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra”, disse a ministra da Saúde na conferência de imprensa desta sexta-feira.

“Recordo que a Covid-19 só desaparecerá das nossas vidas quando surgir uma vacina ou um tratamento eficaz”, relembrou Marta Temido, sublinhando que “o facto de Portugal ter tido uma evolução epidemiológica mais favorável, menos dura, do que a de outros países e agora enfrentar números consistentes em algumas freguesias, é um motivo para reforçar o nosso esforço articulado”.

“Este é um trabalho de paciência, ninguém se iluda, e que vamos ter de continuar a fazer”, sublinhou Marta Temido.

13h55 - Lisboa e Vale do Tejo com 339 novos casos

Dos 451 novos casos registados em Portugal, 69 são na região norte, um do centro, 339 da região de Lisboa e Vale do Tejo e 40 da região do Alentejo. Não há a registar novos casos no Algarve.

De acordo com a ministra da Saúde, os 69 novos casos da região norte associam-se “maioritariamente ao lar de Cinfães que representa um surto já conhecido”.

Os casos registados na região do Alentejo estão ainda associados, maioritariamente, à situação de Reguengos de Monsaraz, mas também a focos mais pequenos, como o do parque de campismo de Grândola. Marta Temido revela que foram ainda observados “pequenos focos” também no Algarve.

Relativamente à região de Lisboa e Vale do Tejo, dos 339 casos registados, 234 situam-se na Área Metropolitana de Lisboa.

A taxa de letalidade global é de 3,8 por cento, sendo de 16,5 nas pessoas com mais de 70 anos.

A média do RT (risco de transmissão) para os dias 19 a 23 de junho foi estimada em 1,06, variando entre 1,03 em Lisboa e Vale do Tejo e 1,3 no Alentejo.

13h52 - Portugal vai desconfinar a três velocidades

Portugal passa a estar a três velocidades a partir das próxima quarta-feira, dia 1 de julho.

Na Área Metropolitana de Lisboa, o estado passa a ser de contingência, mas com regras mais apertadas.

Continua o confinamento obrigatório para pessoas infetadas ou sujeitas a vigilância. Mas os ajuntamentos passam a estar limitados a dez pessoas.

Nos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, é proibido o consumo de bebidas alcoólicas em espaços ao ar livre e a venda de bebidas alcoólicas em áreas de serviço.

A generalidade dos estabelecimentos encerram às 20h00, sendo que os hipermercados e os supermercados podem estar abertos até às 22h00, desde que não vendam bebidas alcoólicas.

Os restaurantes podem funcionar para além deste horário e não é imposta nenhuma hora de fecho para os postos de abastecimento, farmácias, clínicas, consultórios, funerárias e equipamentos desportivos.

O estado de calamidade mantém-se em 19 freguesias de cinco concelhos da Grande Lisboa. E neste caso, são adotadas medidas especiais de confinamento.

É imposto o "dever cívico de recolhimento domiciliário", o que significa que a generalidade das pessoas só deve sair de casa para trabalhar, ir às compras, praticar desporto ou prestar auxílio a familiares.

Os ajuntamentos ficam limitados a cinco pessoas.

Estão proibidas feiras e mercados. E haverá um reforço da vigilância por parte de equipas conjuntas da Proteção Civil, Segurança Social e Saúde Comunitária.

A par disso, vai ser implementado o Programa Bairros Saudáveis, coordenado pela arquiteta Helena Roseta, para melhorar as condições de habitabilidade.

Portugal passa a estar a três velocidades a partir das próxima quarta-feira, dia 1 de julho.Na Área Metropolitana de Lisboa, o estado passa a ser de contingência, mas com regras mais apertadas.Continua o confinamento obrigatório para pessoas infetadas ou sujeitas a vigilância. Mas os ajuntamentos passam a estar limitados a dez pessoas.Nos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, é proibido o consumo de bebidas alcoólicas em espaços ao ar livre e a venda de bebidas alcoólicas em áreas de serviço.A generalidade dos estabelecimentos encerram às 20h00, sendo que os hipermercados e os supermercados podem estar abertos até às 22h00, desde que não vendam bebidas alcoólicas.Os restaurantes podem funcionar para além deste horário e não é imposta nenhuma hora de fecho para os postos de abastecimento, farmácias, clínicas, consultórios, funerárias e equipamentos desportivos.O estado de calamidade mantém-se em 19 freguesias de cinco concelhos da Grande Lisboa. E neste caso, são adotadas medidas especiais de confinamento.É imposto o "dever cívico de recolhimento domiciliário", o que significa que a generalidade das pessoas só deve sair de casa para trabalhar, ir às compras, praticar desporto ou prestar auxílio a familiares.Os ajuntamentos ficam limitados a cinco pessoas.Estão proibidas feiras e mercados. E haverá um reforço da vigilância por parte de equipas conjuntas da Proteção Civil, Segurança Social e Saúde Comunitária.A par disso, vai ser implementado o Programa Bairros Saudáveis, coordenado pela arquiteta Helena Roseta, para melhorar as condições de habitabilidade.

13h49 - Quase totalidade do território passa a estar em situação de alerta

A situação de alerta deve entrar em vigor quarta-feira e a situação que de deverá manter até ao final da pandemia. Continua obrigatório o cumprimento das regras de saúde pública e haverá multas para quem as violar. A situação de alerta deve entrar em vigor quarta-feira e a situação que de deverá manter até ao final da pandemia. Continua obrigatório o cumprimento das regras de saúde pública e haverá multas para quem as violar.

13h25 - Covid-19. Portugal com mais 6 mortos, 451 casos e 251 recuperados

Os dados da DGS indicam 1.555 mortes relacionadas com a covid-19 e 40.866 casos confirmados desde o início da pandemia.

Em comparação com os dados de quinta-feira, hoje constatou-se um aumento de óbitos de 0,4%. Já os casos de infeção subiram 1,1%.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se tem registado o maior número de surtos, a pandemia de covid-19 atingiu os 18.106 casos confirmados, mais 339 do que na quinta-feira, o que corresponde a 75,2% dos novos contágios. Portugal regista hoje mais seis mortos relacionados com a covid-19 do que na quinta-feira e mais 451 infetados, a maioria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).Os dados da DGS indicam 1.555 mortes relacionadas com a covid-19 e 40.866 casos confirmados desde o início da pandemia.Em comparação com os dados de quinta-feira, hoje constatou-se um aumento de óbitos de 0,4%. Já os casos de infeção subiram 1,1%.Na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se tem registado o maior número de surtos, a pandemia de covid-19 atingiu os 18.106 casos confirmados, mais 339 do que na quinta-feira, o que corresponde a 75,2% dos novos contágios.

13h15 - Ucrânia regista recorde diário de novos casos

A Ucrânia registou 1.109 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um número recorde que mostra uma aceleração dos contágios após o levantamento das restrições e que as autoridades consideram "uma vaga grave".

O número de casos quase duplicou desde o final de maio, ultrapassando agora um total de 41.100 pessoas contagiadas desde o inicio do surto no país, segundo o Ministério da Saúde. No total, desde o início da pandemia no país, 1.086 pessoas morreram de covid-19.

O levantamento gradual das restrições na Ucrânia começou a 11 de maio, com a reabertura das lojas e creches e a reentrada em funcionamento dos transportes públicos.

13h10 - Morreram mais duas pessoas em Cinfães vítimas do novo coronavírus

Eram utentes da Santa Casa da Misericórdia. Ontem, houve registo de mais 25 casos, dos quais 19 são utentes da Instituição. A Santa Casa tem, nesta altura, 77 casos positivos: 53 idosos e 24 funcionários.

Ao todo, no município, e desde o início da pandemia, há já 118 contágios e 4 mortos. Dois doentes estão internados no Hospital de Penafiel. A autarquia de Cinfães está a fazer testes de despiste.

13h05 - Subiu para 16 o número de infetados no Hospital de Torres Vedras

Doze são utentes e quatro profissionais de saúde. Três pessoas já morreram com covid-19. Trata-se de um foco de contágio no serviço de urgência do hospital relacionado com um idoso assintomático que deu entrada com patologias não respiratórias.

Neste momento, estão a ser realizadas dezenas de testes na unidade hospitalar.

12h58 - MNE rejeita título do El País

Em comunicado, o Ministério português dos Negócios Estrangeiros refuta a título do diário espanhol El País, que aponta "o confinamento de 3 milhões de lisboetas".

"O título da primeira página do El País de hoje (“Portugal ordena o confinamento de 3 milhões de lisboetas”) é totalmente falso. Pelo contrário, a grande parte da Área Metropolitana de Lisboa (com a exceção de 19 freguesias, das 118 freguesias da AML) passou a uma nova fase de desconfinamento (passou do “estado de calamidade” para o “estado de alerta”). O Ministério dos Negócios Estrangeiros lamenta profundamente que um jornal com o prestígio e a responsabilidade do El Pais publique uma tal falsidade. E espera que possa fazer a correção devida com a urgência e a publicidade que essa falsidade exige", pode ler-se.

12h54 - Mais de 487 mil mortos em todo mundo

A pandemia já causou a morte a pelo menos 487.274 pessoas e infetou 9.604.040 infetados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, segundo um balanço da AFP. De acordo com os dados recolhidos pela agência de notícias, há pelo menos 4.770.300 casos considerados curados pelas autoridades de saúde.

Os Estados Unidos, que registaram a primeira morte ligada ao coronavírus no início de fevereiro, são o país mais afetado em termos de número de mortes e casos, com 122.238 e 2.398.491 casos, respetivamente. Pelo menos 663.652 pessoas foram declaradas curadas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil com 54.971 mortes para 1.228.114 casos, Reino Unido com 43.230 mortes (307.980 casos), Itália com 34.678 mortes (239.706 casos) e França com 29.752 mortos (197.755 casos).

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau) contabilizou oficialmente um total de 83.449 casos (19 novos entre quinta-feira e hoje), incluindo 4.634 mortes (nenhuma nova) e 78.433 curados.

A Europa totalizou 195.028 mortes para 2.603.552 casos, Estados Unidos e Canadá 130.777 mortes (2.501.065 casos), América Latina e Caraíbas 105.753 mortes (2.296.254 casos), Ásia 31.827 mortes (1.150.766 casos), Médio Oriente 14.722 mortes (695.172 casos), África 9.034 mortes (348.202 casos) e Oceânia 133 mortes (9.038 casos).

12h39 - Bloco acusa grupo Aquinos de despedir centenas de subcontratados

O BE acusou o grupo Aquinos, com sede em Tábua, de ter despedido "centenas de trabalhadores subcontratados" de empresas de trabalho temporário, no contexto da pandemia da covid-19.

Em comunicado, a Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do BE toma posição sobre alegadas violações aos direitos dos trabalhadores do grupo de Tábua, distrito de Coimbra, um dos cinco maiores produtores mundiais de sofás e colchões, que tem fábricas também em Nelas e Carregal do Sal, distrito de Viseu.

A estrutura dá conta de reuniões que realizou, este mês, com as unidades locais da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) de Viseu e Lamego, nas quais "apresentou os números de abusos laborais recebidos" pelo partido na plataforma "Despedimentos.pt", incluindo "um número enorme de despedimentos ilegais e muitos, que não sendo ilegais, são claramente distantes da ética social que devia prevalecer, como, por exemplo, o despedimento abusivo de trabalhadores precários, com vínculos temporários e subcontratados".

"O grupo Aquinos não fugiu à regra e aproveitou a pandemia para despedir centenas de trabalhadores subcontratados de empresas de trabalho temporário", segundo a nota.

Esta semana também o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Viseu acusou o grupo de "impor férias de forma ilegal aos seus trabalhadores", no início da pandemia, em março.

12h25 - Pandemia cancela fase final feminina da Liga dos Campeões de Andebol

A fase final da prova deveria disputar-se entre 3 e 6 de setembro, em Budapeste, mas foi cancelada devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a federação europeia da modalidade.

O presidente da Federação Europeia de Andebol (EHF), o austríaco Michael Wiederer, justificou o cancelamento da prova, que tinha sido inicialmente adiada, com base "na incerteza relativamente à evolução" da pandemia.

12h15 - Passageiros vão poder fazer testes no continente antes da viagem para os Açores

Os passageiros do território continental que pretendam viajar para os Açores vão passar a poder realizar testes de despiste ao coronavírus SARS-CoV-2 em laboratórios do continente, anunciou hoje o Governo Regional.

"O Governo dos Açores vai alargar ao continente, a partir de 01 de julho, a rede de laboratórios de análises de despiste da covid-19, através de convenções com laboratórios privados e do setor social, agilizando, também por esta via, os procedimentos para quem pretende viajar para a região", diz uma nota do executivo.

Na prática, segundo a Secretaria Regional da Saúde, "os cidadãos poderão escolher o laboratório no qual pretendem fazer o seu teste de despiste do novo coronavírus entre a lista de entidades convencionadas, que será divulgada no Portal do Governo dos Açores, devendo apresentar comprovativo de reserva e pagamento da viagem entre o território continental e a Região Autónoma dos Açores".

Citada na nota, a secretária regional da Saúde explica que estes laboratórios ficam obrigadas a realizar o teste no prazo de 72 horas antes da viagem e que o resultado é remetido ao passageiro e à Direção Regional da Saúde antes do voo.

12h05 - Japão com mais de 100 casos num dia

O país regista pela primeira vez, desde 9 de maio, uma contagem de novas vítimas mortais por covid-19 acima da centena em 24 horas. É o máximo desde que o Japão aliviou as medidas de confinamento. Em Tóquio foram 54.

11h59 - Metro de Lisboa duplica oferta nos fins de semana

O Metropolitano de Lisboa vai duplicar a oferta aos fins de semana, durante o período diurno, nas linhas Azul, Verde e Vermelha, fazendo circular comboios de seis carruagens, tendo em conta o aumento da procura. Em comunicado, a empresa refere que os ajustamentos adicionais no nível da oferta de transporte acontece a partir de sábado, devido ao aumento da procura que se tem verificado aos fins de semana na sua rede.

Refere o Metropolitano em comunicado que pretende "contribuir para a redução da propagação da covid-19, mantendo a oferta adequada face à procura e preservando as medidas de segurança e de distanciamento entre clientes", apelando ainda aos clientes, especialmente nas estações de correspondência com outros meios de transporte, para que continuem "a procurar as carruagens mais vazias e, caso seja necessário, que esperem pelo comboio seguinte, no sentido de se manterem os distanciamentos de segurança recomendados".

A Metro lembra que é obrigatório usar máscara, reforçando a importância da sua correta utilização, com o queixo, a boca e o nariz tapados.

11h55 - Oleiros oferece máscaras transparentes

A câmara local ofereceu máscaras sociais transparentes a pessoas com problemas auditivos e familiares diretos, bem como a alguns profissionais, que dependem destes equipamentos para otimizar o seu desempenho.

"Estas máscaras comunitárias reutilizáveis, autenticadas e produzidas em Portugal permitem uma fácil leitura labial, agilizando a comunicação com pessoas surdas ou com problemas auditivos", explicou o município de Oleiros.

"O município (Oleiros) considerou de extrema importância a aquisição desta que é a primeira máscara transparente produzida em Portugal e que foi desenvolvida em estreita colaboração com o Citeve (Centro Tecnológico da Indústrias Têxtil e do Vestuário), entidade que certifica as máscara", acrescenta o comunicado.

11h51 - Alemanha regista perto de 500 novos casos

O país tem um total de 192.556 casos diagnosticados de covid-19 desde o início da pandemia, com um aumento de 477 nas últimas 24 horas e uma descida da taxa de contágio para 0,59. Ainda de acordo com o Instituto Robert Koch, há 8.948 vítimas mortais, mais 21 nas últimas 24 horas, e 300 novos casos considerados curados para um total de 177.100.

A taxa estimada de reprodução do vírus, ou fator "R", que determina o contágio, caiu de 0,72 para 0,59.

O estado da Baviera continua a ser o que regista mais casos (48.202) e vítimas mortais (2.594). Segue-se a Renânia do Norte-Vestefália com o segundo maior número de infetados, 42.150, região que tem nesta altura duas localidades em confinamento.

11h45 - Aumento de novos casos suspende desconfinamento em alguns Estados norte-americanos

Em apenas um dia os Estados Unidos registaram um aumento de quase 38 mil novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Alguns Estados, como o Texas e a Florida, vão dar um passo atrás no desconfinamento para conter a propagação da covid-19.

11h03 - Idosa de 92 anos é segunda vítima mortal em Reguengos de Monsaraz

Uma idosa infetada com covid-19 e utente do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) onde existe um surto desta doença morreu na quinta-feira ao final do dia, informou a câmara.

"Infelizmente, aconteceu ontem [quinta-feira], ao final do dia, uma segunda fatalidade, com o falecimento de uma idosa que se encontrava no lar e já anteriormente" tinha testado positivo para a doença, referiu o município, indicando que existem atualmente 124 casos ativos de covid-19 no concelho, 96 no Lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS) e 28 na comunidade.

A primeira morte entre os utentes do lar foi a de um idoso com cerca de 70 anos e ocorreu na quarta-feira.

10h49 - Médicos advertem para calamidade à espreita na saúde

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) diz que os centros de saúde da região de Lisboa de Vale do Tejo, onde se regista o maior número de casos de covid-19, estão apenas a dar resposta às situações de doença aguda.

"Em Lisboa e Vale do Tejo voltámos atrás na realização de consultas e tratamento", lamenta o secretário-geral do SIM, Jorge Roque da Cunha, adiantando que neste momento os médicos de família estão "exclusivamente a seguir apenas a doença aguda".

Na próxima semana, exemplificou, "estarei quatro dias" na "consulta aberta" para atender casos de doença aguda e um dia a atender as grávidas.

"Neste momento, o que acontece é que, em vez de estarmos a seguir as grávidas todos os meses, estamos a fazê-lo quatro vezes durante a gravidez e as crianças só são seguidas nas alturas da vacinação", disse Roque da Cunha. Já os diabéticos e os hipertensos estão a ser seguidos por teleconsulta, "o que é simpático da primeira vez, mas no geral não é sistema".

"Se se continuar dessa forma a controlar os diabéticos e os hipertensos vamos ter uma calamidade em termos de mortalidade e morbilidade daqui a três, quatro, cinco ou seis anos", alertou o médico.

10h41 - Covid-19 cancela visitas na prisão da Carregueira

As visitas no estabelecimento prisional da Carregueira foram canceladas já com os familiares dos reclusos à porta.

As visitas no estabelecimento prisional da Carregueira foram canceladas já com os familiares dos reclusos à porta.

10h35 - Cinco trabalhadores de empresa de carnes testam positivo

Em Mafra, há cinco novos casos confirmados de Covid-19. São todos trabalhadores de uma empresa de transformação de carnes.

Os cinco trabalhadores testados positivo para a Covid-19 estão agora em casa, em isolamento. Como não pertenciam à linha de produção, a empresa continua a laborar normalmente, já que a situação está controlada e sob vigilância sanitária.

Em Mafra, há cinco novos casos confirmados de Covid-19. São todos trabalhadores de uma empresa de transformação de carnes.Os cinco trabalhadores testados positivo para a Covid-19 estão agora em casa, em isolamento. Como não pertenciam à linha de produção, a empresa continua a laborar normalmente, já que a situação está controlada e sob vigilância sanitária.

10h25 - Governo holandês com 3,4 milhões para a KLM

É um um pacote de 3,4 milhões de euros, sob a forma de empréstimos estatais e garantias comerciais, que se destina à companhia aérea KLM para fazer face aos efeitos da pandemia. O ministro das Finanças, Wopke Hoekstra, explicou que a ajuda será de um milhão de euros em empréstimos estatais e 2,4 milhões em garantias comerciais.

Mas, explicando que o "impacto da crise na aviação é pior do que se pensava inicialmente", Wopke Hoekstra não descarta novo apoio financeiro se este primeiro pacote "não for suficiente".

Há entretanto condições que a transportadora deverá cumprir: reduzir as despesas em 15%, além de renunciar à entrega de bónus aos seus diretores, reduzir os salários dos cargos mais altos da empresa, parar de pagar dividendos aos acionistas e fazer uma "contribuição ativa" para a luta pela sustentabilidade.

10h15 - Três guardas da Carregueira infetados com novo coronavírus

A Direção-Geral dos Serviços Prisionais esclarece que os casos foram detetados na sequência do rastreio realizado aos trabalhadores. As visitas foram canceladas esta manhã, mas só informaram os familiares quando estes já se encontravam à porta do estabelecimento para a visita das 9h00. Este seria o primeiro dia de visitas, depois do cancelamento no mês de março. A Direção-Geral dos Serviços Prisionais esclarece que os casos foram detetados na sequência do rastreio realizado aos trabalhadores. As visitas foram canceladas esta manhã, mas só informaram os familiares quando estes já se encontravam à porta do estabelecimento para a visita das 9h00. Este seria o primeiro dia de visitas, depois do cancelamento no mês de março.

A jornalista Helena Conceição Santos esteve no Estabelecimento Prisional da Carregueira, onde conseguiu confirmar que os três guardas já se encontram em casa e que os testes aos contactos de proximidade já foram realizados. Os resultados foram até agora todos negativos.

10h05 - Aeroporto de Paris-Orly reabre voos

9h15 - Continente Americano é o mais atingido pela pandemia

Os números da pandemia estão a atingir valores recorde em termos globais. A Organização Mundial de Saúde teme que em breve o planeta chegue aos dez milhões de infetados.

Os números da pandemia estão a atingir valores recorde em termos globais. A Organização Mundial de Saúde teme que em breve o planeta chegue aos dez milhões de infetados.

8h57 - Restrições em freguesias da Grande Lisboa implicam respostas sociais

O presidente da Associação Nacional dos Médicos Saúde Pública esteve no Bom Dia Portugal e alertou para necessidade de encontrar respostas sociais para ajudar as pessoas que residem nas freguesias da Área Metropolitana de Lisboa mais afetadas pela pandemia de Covid-19.

Ricardo Mexia afirma que as pessoas devem manter as medidas preventivas em relação à Covid-19 em contexto de férias. O médico sublinha que a pandemia ainda não terminou.

O presidente da Associação Nacional dos Médicos Saúde Pública esteve no Bom Dia Portugal e alertou para necessidade de encontrar respostas sociais para ajudar as pessoas que residem nas freguesias da Área Metropolitana de Lisboa mais afetadas pela pandemia de Covid-19.Ricardo Mexia afirma que as pessoas devem manter as medidas preventivas em relação à Covid-19 em contexto de férias. O médico sublinha que a pandemia ainda não terminou.

8h49 - Rússia com dia mais calmo desde abril

O país assinala esta sexta-feira 6.800 novos casos de covid-19, a primeira contabilização abaixo da barreira dos 7.000 desde abril, colocando o total em 620.794.

A Rússia registou ainda 176 mortos nas últimas 24 horas, para elevar o total a 8.781.

8h35 - Primeiro voo a partir de Paris-Orly fez ligação com o Porto

Após uma interrupção da operação de três meses, devido ao novo coronavírus, o aeroporto de Orly voltou a funcionar esta sexta-feira. Uma retoma com um voo com destino ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. O avião da Transavia descolou às 6:25 (5:25 em Lisboa), tornando-se na primeira ligação efetuada no aeroporto de Paris desde o 31 de março.

A gestão dos custos de funcionamento das viagens aéreas obrigaram as autoridades a concentrar os voos com partida de Paris no aeroporto Charles de Gaulle, no norte da cidade.

O relançamento do tráfego aéreo vai ser lento sendo que hoje estão previstas apenas 70 ligações no aeroporto de Orly, apenas para países europeus e para os territórios ultramarinos franceses. Antes do início da pandemia o aeroporto fazia 600 ligações para todo o mundo.

marcar artigo