TAP transferiu 1,2 milhões para a operação no Brasil desde julho

03-11-2020
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O PSD apresentou um requerimento na Assembleia da República, na quinta-feira, onde questiona o governo em relação à TAP, nomeadamente sobre os custos que a empresa está a ter com as subsidiárias no Brasil, e pergunta por que não participa o governo brasileiro no esforço de ajuda.

"Desde julho, quando a TAP SA recebeu a ajuda do Estado português, e até outubro, os valores transferidos para a TAP M&E Brasil, referentes ao pagamento de serviços prestados, somam 0,1% do valor total recebido do Estado pela TAP", afirma fonte oficial da companhia. Os 0,1% são equivalentes a 1,2 milhões de euros, dos 1,2 mil milhões de euros.

A companhia esclarece ainda que tudo o que transferiu corresponde a serviços prestados. "A TAP não transferiu nenhum recurso para a TAP M&E Brasil que não seja relacionado única e exclusivamente com o pagamento de serviços prestados por essa empresa", diz a transportadora. E enaltece os resultados da reestruturação levada a cabo pela administração liderada por Antonoaldo Neves, em 2018. A TAP tem dito que a operação de manutenção no Brasil estava a começar a ter resultados operacionais positivos no início do ano.

E acrescenta: "A TAP M&E Brasil é uma empresa que presta serviços de manutenção de aeronaves e como tal presta serviços à TAP SA, nomeadamente para aviões de longo curso. Isto acontece desde a aquisição da TAP M&E Brasil, em 2005".

No requerimento enviado ao governo, o PSD perguntou quanto do dinheiro do apoio público que foi dado ao Estado estava a ser usado nas operações do grupo TAP, nomeadamente na empresa de manutenção, que deu prejuízos de centenas de milhões de euros ao longo dos últimos anos. Os sociais democratas questionam ainda porque não está o governo brasileiro envolvido neste esforço.

“No dia 23 e no dia 28 de outubro foi perguntado várias vezes ao Ministro das Finanças qual era o valor dos gastos operacionais das operações no Brasil da TAP que estavam a ser pagos com o dinheiro de todos os portugueses. O Ministro de Estado e das Finanças não respondeu uma, duas, três vezes, omitindo esta informação ao Parlamento e a todos os portugueses, mesmo conhecendo o contexto tão difícil que as empresas portuguesas estão a ultrapassar e o facto de as mesmas não beneficiarem de apoios sequer de uma pequena parte daqueles dados ao Grupo TAP no contexto do OE Suplementar 2020 e do OE2021”, argumenta o PSD no pedido de esclarecimento que faz ao governo.

As empresas do grupo TAP no Brasil são a Aeropar e a TAP Manutenção e Engenharia Brasil, S.A. Tem sido um pesado custo para a transportadora portuguesa.

"Sistematicamente, os resultados positivos são consumidos pela operação no Brasil, em resultado das operações de empresas que o grupo TAP detém nesse país (a Aeropar, com prejuízo de, pelo menos, 423,9 milhões de euros, e a TAP Manutenção e Engenharia Brasil, com prejuízos de, pelo menos, 116,8 milhões de euros)", lê-se no requerimento do PSD. O grupo TAP no Brasil tem 750 trabalhadores.

O PSD apresentou um requerimento na Assembleia da República, na quinta-feira, onde questiona o governo em relação à TAP, nomeadamente sobre os custos que a empresa está a ter com as subsidiárias no Brasil, e pergunta por que não participa o governo brasileiro no esforço de ajuda.

"Desde julho, quando a TAP SA recebeu a ajuda do Estado português, e até outubro, os valores transferidos para a TAP M&E Brasil, referentes ao pagamento de serviços prestados, somam 0,1% do valor total recebido do Estado pela TAP", afirma fonte oficial da companhia. Os 0,1% são equivalentes a 1,2 milhões de euros, dos 1,2 mil milhões de euros.

A companhia esclarece ainda que tudo o que transferiu corresponde a serviços prestados. "A TAP não transferiu nenhum recurso para a TAP M&E Brasil que não seja relacionado única e exclusivamente com o pagamento de serviços prestados por essa empresa", diz a transportadora. E enaltece os resultados da reestruturação levada a cabo pela administração liderada por Antonoaldo Neves, em 2018. A TAP tem dito que a operação de manutenção no Brasil estava a começar a ter resultados operacionais positivos no início do ano.

E acrescenta: "A TAP M&E Brasil é uma empresa que presta serviços de manutenção de aeronaves e como tal presta serviços à TAP SA, nomeadamente para aviões de longo curso. Isto acontece desde a aquisição da TAP M&E Brasil, em 2005".

No requerimento enviado ao governo, o PSD perguntou quanto do dinheiro do apoio público que foi dado ao Estado estava a ser usado nas operações do grupo TAP, nomeadamente na empresa de manutenção, que deu prejuízos de centenas de milhões de euros ao longo dos últimos anos. Os sociais democratas questionam ainda porque não está o governo brasileiro envolvido neste esforço.

“No dia 23 e no dia 28 de outubro foi perguntado várias vezes ao Ministro das Finanças qual era o valor dos gastos operacionais das operações no Brasil da TAP que estavam a ser pagos com o dinheiro de todos os portugueses. O Ministro de Estado e das Finanças não respondeu uma, duas, três vezes, omitindo esta informação ao Parlamento e a todos os portugueses, mesmo conhecendo o contexto tão difícil que as empresas portuguesas estão a ultrapassar e o facto de as mesmas não beneficiarem de apoios sequer de uma pequena parte daqueles dados ao Grupo TAP no contexto do OE Suplementar 2020 e do OE2021”, argumenta o PSD no pedido de esclarecimento que faz ao governo.

As empresas do grupo TAP no Brasil são a Aeropar e a TAP Manutenção e Engenharia Brasil, S.A. Tem sido um pesado custo para a transportadora portuguesa.

"Sistematicamente, os resultados positivos são consumidos pela operação no Brasil, em resultado das operações de empresas que o grupo TAP detém nesse país (a Aeropar, com prejuízo de, pelo menos, 423,9 milhões de euros, e a TAP Manutenção e Engenharia Brasil, com prejuízos de, pelo menos, 116,8 milhões de euros)", lê-se no requerimento do PSD. O grupo TAP no Brasil tem 750 trabalhadores.

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