Governo garante que voos provenientes do Reino Unido não têm sido cancelados, apesar do chumbo do corredor aéreo

11-07-2020
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Presente no lançamento da campanha promocional 'Lá em Cima', promovida pela entidade regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e pela Associação de Turismo do Porto, Rita Marques assegurou ao Expresso que a exclusão de Portugal da lista de destinos seguros para os veraneantes britânicos “não alterou o plano de voos” agendados pelas companhias aéreas, a partir do Reino Unido.

Questionada sobre se há registo de cancelamentos ou adiamentos de reservas de turistas inglesas desde que, sexta-feira, Portugal foi colocado na lista negra do vaivém turístico pelo Governo do Boris Johnson, Rita Marques afirmou que a secretaria de Estado não tem ainda dados concretos relativos a anulação de reservas hoteleiras, mas vê como “sinal positivo” que a operação de 2000 voos oriundos do Reino Unido até setembro se mantenha “inalterada”.

“A leitura da manifestação de interesse das companhias aéreas em continuarem a voar do Reino Unido para o nosso país permite-nos concluir que o afastamento de Portugal foi pontual e que poderá ser revertido no final deste mês”, adiantou Rita Marques, que defende que este será um ano “desafiante” para o sector turístico, que após o confinamento dos últimos meses deverá apostar no “turismo de qualidade em detrimento da quantidade”.

Apesar de lembrar que o Porto não está “habituado a jogar para o empate”, Rita Marques diz que este ano para o sector o importante é retomar rotas interrompidas pela crise pandémica para, no próximo ano, a região norte e o Porto voltarem a jogar para “ganhar o campeonato”.

Turismo do Porto e Norte vão ter liderança única

Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), anunciou, esta quarta-feira, que a Entidade Regional e a Associação de Turismo do Porto, tutelada pela Câmara do Porto e presidida pelo vereador Ricardo Valente, irão passar a ter uma liderança conjunta a partir de setembro. Até agora as duas entidades de turismo da região mantinham lideranças e responsabilidades distintas, uma responsável pela promoção do destino para o mercado interno e Espanha e outra para o turismo internacional.

Apesar de o sector ter registado quebras de procura de 95% em abril e 97% em maio, Luís Pedro Martins revelou estar confiante na retoma do turismo no norte neste verão, lembrando que é a região do país que apresenta mais registos de selo 'Clean & Safe', mais de 500, atribuídos aos empreendimentos turísticos e estabelecimentos de restauração. A campanha conjunta 'Lá em Cima', que custará € 70 a € 80 mil, tem como destinatários privilegiados os turistas nacionais, convidados a visitar o Porto, Minho, Douro e Trás-os-Montes.

De acordo com o líder do TPNP, o desconfinamento do turismo está a ser feito lentamente, mas o facto de o norte, ao contrário do Algarve, “não ser um destino marcadamente sazonal e bastante diversificado” abre boas perspetivas de retoma. Neste momento, Luís Pedro Martins aponta o turismo rural como o segmento que tem revelado maior procura, a par dos solares, glamping e road-trips em autocaravanas. “No campo e nos territórios de baixa densidade, os turistas têm uma perceção de maior segurança e, felizmente o norte tem muita oferta para apresentar em áreas como o enoturismo, turismo religioso, de natureza, saúde e bem-estar, religioso, náutico ou cultural”.

Embora ainda existam muitas restrições aéreas, são cada vez mais os turistas que têm escolhido o Porto para mini-férias ou fins de semana, não só nacionais como estrangeiros. Ricardo Valente avança que a ocupação previsível ao nível da hotelaria para julho, agosto e setembro ronda os 50%, sobretudo em Alojamentos Locais. “Ao contrário dos hotéis, que fecharam na sua esmagadora maioria, os ALs mantiveram sempre ativo o sistema de reservas, e nota-se que existe procura pelo destino Porto”, assegura o vereador da Economia e Turismo.

A campanha 'Lá em Cima' passa ainda pelo lançamento de uma plataforma digital 'onortelaemcima.pt', onde os utilizadores podem entrar em contacto com um live chat para receberem, em tempo real e de forma personalizada, sugestões sobre o seu destino ou atividades e reservar experiências turísticas. O mercado espanhol é outras das apostas deste verão e, numa terceira fase, com a esperada reposição das ligações aéreas, a TPNP e a Associação de Turismo do Porto vão avançar para a promoção internacional da região em países como Alemanha e Reino Unido e nos mercados asiáticos.

Para promover o destino norte, está prevista uma candidatura a fundos comunitários € 2,5 milhões, dotação total que irá depender da 'bazuca' de apoios financeiros para Portugal, de acordo com Freire de Sousa, presidente da CCDR-N.

Presente no lançamento da campanha promocional 'Lá em Cima', promovida pela entidade regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e pela Associação de Turismo do Porto, Rita Marques assegurou ao Expresso que a exclusão de Portugal da lista de destinos seguros para os veraneantes britânicos “não alterou o plano de voos” agendados pelas companhias aéreas, a partir do Reino Unido.

Questionada sobre se há registo de cancelamentos ou adiamentos de reservas de turistas inglesas desde que, sexta-feira, Portugal foi colocado na lista negra do vaivém turístico pelo Governo do Boris Johnson, Rita Marques afirmou que a secretaria de Estado não tem ainda dados concretos relativos a anulação de reservas hoteleiras, mas vê como “sinal positivo” que a operação de 2000 voos oriundos do Reino Unido até setembro se mantenha “inalterada”.

“A leitura da manifestação de interesse das companhias aéreas em continuarem a voar do Reino Unido para o nosso país permite-nos concluir que o afastamento de Portugal foi pontual e que poderá ser revertido no final deste mês”, adiantou Rita Marques, que defende que este será um ano “desafiante” para o sector turístico, que após o confinamento dos últimos meses deverá apostar no “turismo de qualidade em detrimento da quantidade”.

Apesar de lembrar que o Porto não está “habituado a jogar para o empate”, Rita Marques diz que este ano para o sector o importante é retomar rotas interrompidas pela crise pandémica para, no próximo ano, a região norte e o Porto voltarem a jogar para “ganhar o campeonato”.

Turismo do Porto e Norte vão ter liderança única

Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), anunciou, esta quarta-feira, que a Entidade Regional e a Associação de Turismo do Porto, tutelada pela Câmara do Porto e presidida pelo vereador Ricardo Valente, irão passar a ter uma liderança conjunta a partir de setembro. Até agora as duas entidades de turismo da região mantinham lideranças e responsabilidades distintas, uma responsável pela promoção do destino para o mercado interno e Espanha e outra para o turismo internacional.

Apesar de o sector ter registado quebras de procura de 95% em abril e 97% em maio, Luís Pedro Martins revelou estar confiante na retoma do turismo no norte neste verão, lembrando que é a região do país que apresenta mais registos de selo 'Clean & Safe', mais de 500, atribuídos aos empreendimentos turísticos e estabelecimentos de restauração. A campanha conjunta 'Lá em Cima', que custará € 70 a € 80 mil, tem como destinatários privilegiados os turistas nacionais, convidados a visitar o Porto, Minho, Douro e Trás-os-Montes.

De acordo com o líder do TPNP, o desconfinamento do turismo está a ser feito lentamente, mas o facto de o norte, ao contrário do Algarve, “não ser um destino marcadamente sazonal e bastante diversificado” abre boas perspetivas de retoma. Neste momento, Luís Pedro Martins aponta o turismo rural como o segmento que tem revelado maior procura, a par dos solares, glamping e road-trips em autocaravanas. “No campo e nos territórios de baixa densidade, os turistas têm uma perceção de maior segurança e, felizmente o norte tem muita oferta para apresentar em áreas como o enoturismo, turismo religioso, de natureza, saúde e bem-estar, religioso, náutico ou cultural”.

Embora ainda existam muitas restrições aéreas, são cada vez mais os turistas que têm escolhido o Porto para mini-férias ou fins de semana, não só nacionais como estrangeiros. Ricardo Valente avança que a ocupação previsível ao nível da hotelaria para julho, agosto e setembro ronda os 50%, sobretudo em Alojamentos Locais. “Ao contrário dos hotéis, que fecharam na sua esmagadora maioria, os ALs mantiveram sempre ativo o sistema de reservas, e nota-se que existe procura pelo destino Porto”, assegura o vereador da Economia e Turismo.

A campanha 'Lá em Cima' passa ainda pelo lançamento de uma plataforma digital 'onortelaemcima.pt', onde os utilizadores podem entrar em contacto com um live chat para receberem, em tempo real e de forma personalizada, sugestões sobre o seu destino ou atividades e reservar experiências turísticas. O mercado espanhol é outras das apostas deste verão e, numa terceira fase, com a esperada reposição das ligações aéreas, a TPNP e a Associação de Turismo do Porto vão avançar para a promoção internacional da região em países como Alemanha e Reino Unido e nos mercados asiáticos.

Para promover o destino norte, está prevista uma candidatura a fundos comunitários € 2,5 milhões, dotação total que irá depender da 'bazuca' de apoios financeiros para Portugal, de acordo com Freire de Sousa, presidente da CCDR-N.

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