estupefacto

12-12-2019
marcar artigo

Soubesse eu conjugar as palavras por forma a que cada letra reflectisse um tom que conjugados tomassem formas e cores em tela e pudesse assim alto e bom som dizer o sentimento que pela minha Terra tenho. Ai se eu soubesse. Ai assim pudesse.

No Info Colares

Previsão meterológica para os próximos dias, no link Info Colares. Segunda

30 de Março

N/A

Tempo Claro Max: N/AºC

Min: 8ºC

Vento: N/A Km/h

Humidade: N/A%

Precipitação: 0%

Terça

31 de Março

Sol

Tempo Claro Max: 19ºC

Min: 8ºC

Vento: 18 Km/h sentido

Humidade: 49%

Precipitação: 0%

Quarta

01 de Abril

Sol

Tempo Claro Max: 20ºC

Min: 9ºC

Vento: 19 Km/h sentido

Humidade: 49%

Precipitação: 0%

Quinta

02 de Abril

Sol

Tempo Claro Max: 21ºC

Min: 10ºC

Vento: 23 Km/h sentido

Humidade: 61%

Precipitação: 0%

Sexta

03 de Abril

Sol

Maioritariamente Tempo Claro Max: 21ºC

Min: 11ºC

Vento: 18 Km/h sentido

Humidade: 61%

Precipitação: 0%

Agradeço

Agora que estamos a entrar em época de campanha eleitoral, noto a tendência no aparecimento de comentários menos agradáveis, sobre pessoas ou instituições, a coberto do anonimato.

Para que não seja obrigado a apagar esses comentários, peço que tenham tento na língua, ou no teclado.

Agradeço.

Algo me diz...

Algo me diz que esta noite muita gente vai dormir menos 1 hora.

Ana Gomes candidata do PS à Câmara de Sintra

A Concelhia do PS de Sintra, aprovou esta noite o nome da eurodeputada Ana Gomes para cabeça de lista nas eleições autárquicas para a Câmara de Sintra. Segundo a Rádio Renascença, a eurodeputada promete deixar o parlamento europeu caso vença as autárquicas.

É pena que assim seja, pois esta candidatura surge, assim, com alguma debilidade, pois dá a entender que prefere ter uma escapatória caso só seja eleita vereadora.

Há uns posts atrás, já tinha deixado a hipótese desta candidatura. Como é pessoa crítica de Sócrates e incómoda, caso vencesse a Câmara, seria uma vitória dela e do PS, se perdesse seria uma derrota dela.

Agora só falta que o meu dedo adivinhe e a Graça Pedroso seja candidata à Junta de Freguesia de Colares. Neste caso o PS vai votar no feminino.

Ministra da Educação diz que João Pedroso foi "surpresa lamentável"

Maria de Lurdes Rodrigues foi questionada no Parlamento sobre as razões que levaram o Ministério da Educação a contratar por duas vezes um "incumpridor nato".

Quando o Ministério da Educação contratou João Pedroso, por ajuste directo, para fazer a compilação e sistematização das leis relativas à Educação, estava convencido que o advogado reunia todas as condições para executar bem o trabalho. Hoje, numa audição na Assembleia da República, a ministra da Educação assumiu que a forma como o irmão do socialista Paulo Pedroso conduziu o processo foi "uma surpresa lamentável" para si.

A resposta de Maria de Lurdes Rodrigues foi dada na sequência das perguntas de Emídio Guerreiro. O deputado social-democrata quis saber por que razão a ministra tinha decidido contratar por duas vezes um "incumpridor nato" e "oferecido quase 30 mil contos" por um trabalho que não foi concluído.

Toda a notícia aqui No Expresso

No Info Colares

Previsão meterológica para os próximos dias, no link Info Colares. Quarta

25 de Março

Sol

Tempo Claro Max: 23ºC

Min: 12ºC

Vento: 11 Km/h sentido

Humidade: 55%

Precipitação: 10%

Quinta

26 de Março

Sol

Parcialmente com Nuvens Max: 23ºC

Min: 12ºC

Vento: 14 Km/h sentido

Humidade: 52%

Precipitação: 0%

Sexta

27 de Março

Parcialmente com Nuvens

Parcialmente com Nuvens Max: 23ºC

Min: 12ºC

Vento: 21 Km/h sentido

Humidade: 58%

Precipitação: 10%

Sábado

28 de Março

Parcialmente com Nuvens / Vento

Parcialmente com Nuvens Max: 18ºC

Min: 10ºC

Vento: 32 Km/h sentido

Humidade: 55%

Precipitação: 20%

Domingo

29 de Março

Sol

Tempo Claro Max: 18ºC

Min: 10ºC

Vento: 24 Km/h sentido

Humidade: 48%

Precipitação: 0%

Já tenho Saudade do Presente

Li numa exposição de uma artista plástica algo como «Saudade do Futuro». Fiquei estupefacto, pensei que era coisa de artistas, alguém que queria marcar a diferença, dizer algo que chamasse a atenção, numa aparente, mesmo permanente, contradição. E ainda tenho a mesma opinião.

O tempo passa demasiado depressa, vejo pessoas mais novas que eu, em que os cabelos brancos vão ganhando terreno e os umbigos se vão afastando, cada vez mais, das suas colunas vertebrais. Isto faz com que eu tenha nostalgia, Saudades do Passado, quando vejo os homens de hoje, miúdos de ontem, que treinavam todos os dias e aos fins-de-semana iam às provas, de atletismo, representar o Colarense. Parece que foi ontem, quanto muito parece que foi na semana passada, vá lá, no mês passado e não mais que isso.

Fazendo agora ligação ao primeiro parágrafo, quando os meus filhos me abraçam, com mais força do que o costume e me enchem de beijos, sinto que gostava de parar esses momentos e olhando para eles dou por mim a ter «Saudades do Presente».

Gostava de agradecer, deste cantinho, um dos posts do «Colares». O NS sabe qual. São estes pequenos gestos que nos deixam realmente sensibilizados.

A Primavera já chegou a Colares

A Primavera chega esta sexta-feira quando faltarem 15 minutos para o meio-dia (às 11:44), e vai manter-se até ao dia 21 de Junho, de acordo com informação do Observatório Astronómico de Lisboa. No http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1176770

No Info Colares

Previsão meterológica para os próximos dias, no link Info Colares.

Estes 5 dias representam o que se passou no dia do meu casamento: sol abrasador, nuvens, chuva e trovoada, em vários andamentos, nuances e sequências.

É a vida! Sexta

20 de Março

N/A

Maioritariamente Tempo Claro Max: N/AºC

Min: 11ºC

Vento: N/A Km/h

Humidade: N/A%

Precipitação: 10%

Sábado

21 de Março

Sol

Maioritariamente Tempo Claro Max: 23ºC

Min: 13ºC

Vento: 18 Km/h sentido

Humidade: 56%

Precipitação: 10%

Domingo

22 de Março

Maioritariamente Sol

Maioritariamente Tempo Claro Max: 18ºC

Min: 11ºC

Vento: 19 Km/h sentido

Humidade: 67%

Precipitação: 10%

Segunda

23 de Março

Aguaceiros

Aguaceiros Cedo Max: 22ºC

Min: 11ºC

Vento: 10 Km/h sentido

Humidade: 68%

Precipitação: 30%

Terça

24 de Março

Maioritariamente Sol

Maioritariamente Tempo Claro Max: 23ºC

Min: 12ºC

Vento: 14 Km/h sentido

Humidade: 60%

Precipitação: 10%

Nua a passear nas ruas de Sintra

Uma mulher, aparentando 50 anos, foi encontrada pelas 12h00 de ontem a caminhar completamente nua junto ao edifício da Câmara Municipal de Sintra. Além de não ter documentos, a mulher não conseguiu dizer à GNR ou aos bombeiros locais, qualquer pormenor sobre a sua vida. No Correio da Manhã Notícia completa aqui.

Já cheirei a Primavera... desde há uns dias atrás!

Este ano já vi andorinhas, flores a despontar, o sol já não aparece envergonhado e qual cereja no cimo do bolo, há uns dias, quando fui buscar água ao Penedo tive o maior prazer de captar os primeiros odores característicos da Primavera. O perfume das flores é melhor do que qualquer fragrância composta pelo laboratório mais avançado.

Os cheiros são uma fonte inesgotável de memórias. Por exemplo, o cheiro do pão fresco traz-me à memória o Alentejo, do tempo da caça, pois lembro-me de ir comprá-lo, acabadinho de fazer, ficando no ar o aroma de pão quente. Outro exemplo de memórias ligadas aos cheiros, é que quando abro as saquetas de pó para fazer refresco, bate-me à porta da minha lembrança, os cromos do Tintim, o que me deixa estupefacto pois não tenho a consciência se juntamente com as saquetas do pó eram vendidas os cromos desta série. Li algures que a nossa memória olfactiva é das memórias mais apuradas, por isso acredito que me lembro de algo que estará latente no meu subconsciente.

Mas... o mais importante é que já cheirei a Primavera. Huuummmmm!

119º Aniversário dos Bombeiros de Colares

Vesti uma roupa à pressa, mas ainda cheguei a tempo de, da minha casa, tirar a primeira foto aos bombeiros, com a fanfarra à frente, e a formatura a perder de vista. Já lá em cima, a entrada no cemitério onde foi prestada a homenagem aos bombeiros, que já partiram. Irmãos como o Presidente lhes chamou. Já em São Sebastião, os bombeiros seguiram para a Igreja Matriz, para a celebração da missa.

Posteriormente houve uma sessão solene, na qual foi recordado António Rodrigues Caruna, que a todos deixou saudades, com posterior descerramento da sua fotografia.

As comemorações foram encerradas com um almoço comemorativo.

Bem hajam.

Criança caída de 3º andar, em Barcelona, apanhada por homem que passava na rua

Um menino de dois anos caiu da janela de um terceiro andar num momento de distração dos pais. Um homem passava na rua naquele momento e conseguiu evitar que a criança batesse no chão.

O bebé, cuja queda foi amortecida pelo peão atento, está no hospital em estado grave, pois o impacto foi muito violento. Ainda assim, a sua vida pode ter sido salva pelo homem. No Sol

No Info Colares

Previsão meterológica para os próximos dias, no link Info Colares. Domingo

15 de Março

Sol

Tempo Claro Max: 24ºC

Min: 12ºC

Vento: 8 Km/h sentido

Humidade: 58%

Precipitação: 0%

Segunda

16 de Março

Sol

Tempo Claro Max: 25ºC

Min: 12ºC

Vento: 10 Km/h sentido

Humidade: 59%

Precipitação: 0%

Terça

17 de Março

Sol

Tempo Claro Max: 24ºC

Min: 13ºC

Vento: 24 Km/h sentido

Humidade: 53%

Precipitação: 0%

Quarta

18 de Março

Sol

Tempo Claro Max: 23ºC

Min: 13ºC

Vento: 21 Km/h sentido

Humidade: 53%

Precipitação: 0%

Quinta

19 de Março

Sol

Parcialmente com Nuvens Max: 22ºC

Min: 13ºC

Vento: 13 Km/h sentido

Humidade: 57%

Precipitação: 0%

Alguém quer apostar?!

Tenho um dedo que adivinha! Penso eu de que... ainda que algumas vezes erre, mas considero que esta não é razão suficiente para cortar o dedo.

Vamos à aposta.

Quem se vai candidatar à Junta de Freguesia de Colares? Aqui vai a minha aposta.

PSD/CDS - Rui Franco dos Santos (actual presidente)

PS - Maria da Graça Reis Costa Pedroso

CDU - Joaquim José Domingues Alves

Falta saber se o BE consegue arranjar lista.

De qualquer forma, na Freguesia mais a oeste, do continente europeu, nada de novo.

No Info Colares

No Info Colares, nos meus linkáveis, há sempre a informação meteorológica, que aqui reproduzo.

É um exercício interessante confirmar se os «senhores do tempo» acertam nas suas previsões. Terça

10 de Março

Maioritariamente Sol

Maioritariamente Tempo Claro Max: 21ºC

Min: 11ºC

Vento: 8 Km/h sentido

Humidade: 69%

Precipitação: 10%

Quarta

11 de Março

Sol

Tempo Claro Max: 22ºC

Min: 12ºC

Vento: 10 Km/h sentido

Humidade: 63%

Precipitação: 0%

Quinta

12 de Março

Sol

Tempo Claro Max: 22ºC

Min: 13ºC

Vento: 8 Km/h sentido

Humidade: 63%

Precipitação: 0%

Sexta

13 de Março

Sol

Tempo Claro Max: 21ºC

Min: 14ºC

Vento: 8 Km/h sentido

Humidade: 60%

Precipitação: 0%

Sábado

14 de Março

Sol

Tempo Claro Max: 22ºC

Min: 13ºC

Vento: 5 Km/h sentido

Humidade: 63%

Precipitação: 0%

Infografia do Expresso

O excelente trabalho executado merece uma visita, para conhecer, por exemplo os Nossos Faróis, tipos de Casa por Região, Missões da Força Aérea, o Mundo da F1, o Acelerador de Partículas, talvez estes os melhores e muitos eteceteras. Porreiro pá aqui.

Hoje às 11 horas eu vi

Quando estava a cumprimentar a Tia, ela chamou-me a atenção. Olha já viste? Andorinhas!

Para mim é um ponto alto do ano, pois assinala um novo ciclo, o renascimento da Natureza, as pessoas começam a distender os lábios, os aromas flutuam no ar como a dar as boas-vindas para uma nova época, a transbordar de vida, que se avizinha.

Também os sonhos florescem, mas depois da Primavera e Verão vem o Outono e o Inverno, que acabam muitas vezes com as nossas aspirações, sobrevindo desilusões em quem nós acreditámos.

Mas depois vem sempre uma Ana ou um Fernando ou quem sabe um Marco. Acredito que este pode marcar uma nova era, de prosperidade e acima de tudo de respeito ao próximo que é fundamental no relacionamento com as pessoas e Instituições que representam as nossas raízes. A nossa História.

A Ana e o Fernando

Uma quer e se calhar não vai, o outro não quer mas se calhar vai ter de ir.

Vou voltar ao tema... com mais pormenores, claro.

Mário Soares

«Espero que Sócrates tenha uma nova maioria absoluta» Mário Soares assim o disse no programa TVI24, «Cartas na Mesa» com Constança Cunha e Sá.

Ficamos a saber que Soares achava que a maioria absoluta de Cavaco Silva era a ditadura da maioria e esta de Sócrates a maioria da democracia.

Ou é a idade que não perdoa ou então o homem é tendencialmente tendencioso.

Carolina Salgado ou o significado de uma estalada e um puxão de cabelos

«Minha porca, badalhoca». Alegadamente terá sido este o comentário da vedeta que estalou a cara e puxou o cabelo a Carolina Salgado.

Qual a razão desta atitude?

Tenho duas possibilidades de resposta, mas acredito que existam algumas mais:

1 - Realmente a senhora tem problemas de higiene e houve alguém que tivesse tentado fazer uma limpeza a seco.

2 - Esta situação aconteceu na hora de almoço. Quem deu uma estalada e puxou o cabelo podia depois dizer: «Toma lá que já almoçaste.» podendo portanto continuar a sessão do julgamento sem mais interrupções, pois queria a situação rapidamente resolvida.

Para mim uma das duas situações será a resposta para o que aconteceu. Penso eu de que...

Já tenho saudade da Festa do Espírito Santo do Penedo

Nos Açores também há a festa do Espírito Santo.

As pessoas do Penedo tem tido muitas dificuldades em fazer vénias às suas tradições e sem raízes não há árvores que sobrevivam.

A tradição desta festa, era levar um bezerro a dar a volta à aldeia, com uma corda atada em cada corno. Quem quisesse participar agarrava-se a uma corda, quem fosse mais afoito tentava fazer uma pega. No final, o animal era preso e depois abatido, havendo no dia seguinte o denominado Bodo aos Pobres.

Se quisermos fazer uma analogia, a matança do porco é muito semelhante. Se no primeiro caso se pode chamar Touros de Morte, também se poderia chamar Porcos de Morte no segundo?

O que se vê são algumas associações de animais que estão a maior parte do ano a hibernar e, provavelmente para promoção pessoal, dão sinal de vida quando as pessoas, neste caso estou a cingir-me à festa do Penedo, querem continuar as tradições dos seus avós.

Quem quiser ver algumas imagens da festa dos Açores, basta clicar neste link.

Candidato PSD ao Parlamento Europeu

Um bom candidato, deste Partido, seria o actual Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara.

Também seria uma boa solução para este político, pois para o caso de se candidatar novamente à Câmara de Sintra, e se ganhasse, corresponderia, no total, a 12 anos de trabalho, que é uma percentagem muito apreciável da vida activa de uma pessoa, ainda por cima para quem não tem raízes neste concelho. Se somarmos isto ao facto de, em tempos, Judite de Sousa ter desabafado que 8 anos já chegava!...

Foi voz corrente que Fernando Seara estava interessado em candidatar-se a Lisboa, mas tal pretensão ficou sem possibilidades de concretização quando Santana Lopes se colocou na linha de partida. Em entrevista a Judite de Sousa, Manuela Ferreira Leite foi mazinha quando disse que Santana Lopes era o melhor candidato que o PSD tinha para Lisboa, semeando alguns sorrisos amarelos... na apresentadora e em alguns telespectadores.

Fernando Seara tinha excelentes possibilidades de ganhar as Europeias, dando balanço para as duas importantes eleições subsequentes, autárquicas e legislativas do final de Verão. Mas, para ser candidato, tal dependeria da sua vontade e saber se tem peso político suficiente para ser escolhido.

Conheço muita gente que ficava contente com esta vitória e o que ela significava.

Aqui ao lado

Soubesse eu conjugar as palavras por forma a que cada letra reflectisse um tom que conjugados tomassem formas e cores em tela e pudesse assim alto e bom som dizer o sentimento que pela minha Terra tenho. Ai se eu soubesse. Ai assim pudesse.

No Info Colares

Previsão meterológica para os próximos dias, no link Info Colares. Segunda

30 de Março

N/A

Tempo Claro Max: N/AºC

Min: 8ºC

Vento: N/A Km/h

Humidade: N/A%

Precipitação: 0%

Terça

31 de Março

Sol

Tempo Claro Max: 19ºC

Min: 8ºC

Vento: 18 Km/h sentido

Humidade: 49%

Precipitação: 0%

Quarta

01 de Abril

Sol

Tempo Claro Max: 20ºC

Min: 9ºC

Vento: 19 Km/h sentido

Humidade: 49%

Precipitação: 0%

Quinta

02 de Abril

Sol

Tempo Claro Max: 21ºC

Min: 10ºC

Vento: 23 Km/h sentido

Humidade: 61%

Precipitação: 0%

Sexta

03 de Abril

Sol

Maioritariamente Tempo Claro Max: 21ºC

Min: 11ºC

Vento: 18 Km/h sentido

Humidade: 61%

Precipitação: 0%

Agradeço

Agora que estamos a entrar em época de campanha eleitoral, noto a tendência no aparecimento de comentários menos agradáveis, sobre pessoas ou instituições, a coberto do anonimato.

Para que não seja obrigado a apagar esses comentários, peço que tenham tento na língua, ou no teclado.

Agradeço.

Algo me diz...

Algo me diz que esta noite muita gente vai dormir menos 1 hora.

Ana Gomes candidata do PS à Câmara de Sintra

A Concelhia do PS de Sintra, aprovou esta noite o nome da eurodeputada Ana Gomes para cabeça de lista nas eleições autárquicas para a Câmara de Sintra. Segundo a Rádio Renascença, a eurodeputada promete deixar o parlamento europeu caso vença as autárquicas.

É pena que assim seja, pois esta candidatura surge, assim, com alguma debilidade, pois dá a entender que prefere ter uma escapatória caso só seja eleita vereadora.

Há uns posts atrás, já tinha deixado a hipótese desta candidatura. Como é pessoa crítica de Sócrates e incómoda, caso vencesse a Câmara, seria uma vitória dela e do PS, se perdesse seria uma derrota dela.

Agora só falta que o meu dedo adivinhe e a Graça Pedroso seja candidata à Junta de Freguesia de Colares. Neste caso o PS vai votar no feminino.

Ministra da Educação diz que João Pedroso foi "surpresa lamentável"

Maria de Lurdes Rodrigues foi questionada no Parlamento sobre as razões que levaram o Ministério da Educação a contratar por duas vezes um "incumpridor nato".

Quando o Ministério da Educação contratou João Pedroso, por ajuste directo, para fazer a compilação e sistematização das leis relativas à Educação, estava convencido que o advogado reunia todas as condições para executar bem o trabalho. Hoje, numa audição na Assembleia da República, a ministra da Educação assumiu que a forma como o irmão do socialista Paulo Pedroso conduziu o processo foi "uma surpresa lamentável" para si.

A resposta de Maria de Lurdes Rodrigues foi dada na sequência das perguntas de Emídio Guerreiro. O deputado social-democrata quis saber por que razão a ministra tinha decidido contratar por duas vezes um "incumpridor nato" e "oferecido quase 30 mil contos" por um trabalho que não foi concluído.

Toda a notícia aqui No Expresso

No Info Colares

Previsão meterológica para os próximos dias, no link Info Colares. Quarta

25 de Março

Sol

Tempo Claro Max: 23ºC

Min: 12ºC

Vento: 11 Km/h sentido

Humidade: 55%

Precipitação: 10%

Quinta

26 de Março

Sol

Parcialmente com Nuvens Max: 23ºC

Min: 12ºC

Vento: 14 Km/h sentido

Humidade: 52%

Precipitação: 0%

Sexta

27 de Março

Parcialmente com Nuvens

Parcialmente com Nuvens Max: 23ºC

Min: 12ºC

Vento: 21 Km/h sentido

Humidade: 58%

Precipitação: 10%

Sábado

28 de Março

Parcialmente com Nuvens / Vento

Parcialmente com Nuvens Max: 18ºC

Min: 10ºC

Vento: 32 Km/h sentido

Humidade: 55%

Precipitação: 20%

Domingo

29 de Março

Sol

Tempo Claro Max: 18ºC

Min: 10ºC

Vento: 24 Km/h sentido

Humidade: 48%

Precipitação: 0%

Já tenho Saudade do Presente

Li numa exposição de uma artista plástica algo como «Saudade do Futuro». Fiquei estupefacto, pensei que era coisa de artistas, alguém que queria marcar a diferença, dizer algo que chamasse a atenção, numa aparente, mesmo permanente, contradição. E ainda tenho a mesma opinião.

O tempo passa demasiado depressa, vejo pessoas mais novas que eu, em que os cabelos brancos vão ganhando terreno e os umbigos se vão afastando, cada vez mais, das suas colunas vertebrais. Isto faz com que eu tenha nostalgia, Saudades do Passado, quando vejo os homens de hoje, miúdos de ontem, que treinavam todos os dias e aos fins-de-semana iam às provas, de atletismo, representar o Colarense. Parece que foi ontem, quanto muito parece que foi na semana passada, vá lá, no mês passado e não mais que isso.

Fazendo agora ligação ao primeiro parágrafo, quando os meus filhos me abraçam, com mais força do que o costume e me enchem de beijos, sinto que gostava de parar esses momentos e olhando para eles dou por mim a ter «Saudades do Presente».

Gostava de agradecer, deste cantinho, um dos posts do «Colares». O NS sabe qual. São estes pequenos gestos que nos deixam realmente sensibilizados.

A Primavera já chegou a Colares

A Primavera chega esta sexta-feira quando faltarem 15 minutos para o meio-dia (às 11:44), e vai manter-se até ao dia 21 de Junho, de acordo com informação do Observatório Astronómico de Lisboa. No http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1176770

No Info Colares

Previsão meterológica para os próximos dias, no link Info Colares.

Estes 5 dias representam o que se passou no dia do meu casamento: sol abrasador, nuvens, chuva e trovoada, em vários andamentos, nuances e sequências.

É a vida! Sexta

20 de Março

N/A

Maioritariamente Tempo Claro Max: N/AºC

Min: 11ºC

Vento: N/A Km/h

Humidade: N/A%

Precipitação: 10%

Sábado

21 de Março

Sol

Maioritariamente Tempo Claro Max: 23ºC

Min: 13ºC

Vento: 18 Km/h sentido

Humidade: 56%

Precipitação: 10%

Domingo

22 de Março

Maioritariamente Sol

Maioritariamente Tempo Claro Max: 18ºC

Min: 11ºC

Vento: 19 Km/h sentido

Humidade: 67%

Precipitação: 10%

Segunda

23 de Março

Aguaceiros

Aguaceiros Cedo Max: 22ºC

Min: 11ºC

Vento: 10 Km/h sentido

Humidade: 68%

Precipitação: 30%

Terça

24 de Março

Maioritariamente Sol

Maioritariamente Tempo Claro Max: 23ºC

Min: 12ºC

Vento: 14 Km/h sentido

Humidade: 60%

Precipitação: 10%

Nua a passear nas ruas de Sintra

Uma mulher, aparentando 50 anos, foi encontrada pelas 12h00 de ontem a caminhar completamente nua junto ao edifício da Câmara Municipal de Sintra. Além de não ter documentos, a mulher não conseguiu dizer à GNR ou aos bombeiros locais, qualquer pormenor sobre a sua vida. No Correio da Manhã Notícia completa aqui.

Já cheirei a Primavera... desde há uns dias atrás!

Este ano já vi andorinhas, flores a despontar, o sol já não aparece envergonhado e qual cereja no cimo do bolo, há uns dias, quando fui buscar água ao Penedo tive o maior prazer de captar os primeiros odores característicos da Primavera. O perfume das flores é melhor do que qualquer fragrância composta pelo laboratório mais avançado.

Os cheiros são uma fonte inesgotável de memórias. Por exemplo, o cheiro do pão fresco traz-me à memória o Alentejo, do tempo da caça, pois lembro-me de ir comprá-lo, acabadinho de fazer, ficando no ar o aroma de pão quente. Outro exemplo de memórias ligadas aos cheiros, é que quando abro as saquetas de pó para fazer refresco, bate-me à porta da minha lembrança, os cromos do Tintim, o que me deixa estupefacto pois não tenho a consciência se juntamente com as saquetas do pó eram vendidas os cromos desta série. Li algures que a nossa memória olfactiva é das memórias mais apuradas, por isso acredito que me lembro de algo que estará latente no meu subconsciente.

Mas... o mais importante é que já cheirei a Primavera. Huuummmmm!

119º Aniversário dos Bombeiros de Colares

Vesti uma roupa à pressa, mas ainda cheguei a tempo de, da minha casa, tirar a primeira foto aos bombeiros, com a fanfarra à frente, e a formatura a perder de vista. Já lá em cima, a entrada no cemitério onde foi prestada a homenagem aos bombeiros, que já partiram. Irmãos como o Presidente lhes chamou. Já em São Sebastião, os bombeiros seguiram para a Igreja Matriz, para a celebração da missa.

Posteriormente houve uma sessão solene, na qual foi recordado António Rodrigues Caruna, que a todos deixou saudades, com posterior descerramento da sua fotografia.

As comemorações foram encerradas com um almoço comemorativo.

Bem hajam.

Criança caída de 3º andar, em Barcelona, apanhada por homem que passava na rua

Um menino de dois anos caiu da janela de um terceiro andar num momento de distração dos pais. Um homem passava na rua naquele momento e conseguiu evitar que a criança batesse no chão.

O bebé, cuja queda foi amortecida pelo peão atento, está no hospital em estado grave, pois o impacto foi muito violento. Ainda assim, a sua vida pode ter sido salva pelo homem. No Sol

No Info Colares

Previsão meterológica para os próximos dias, no link Info Colares. Domingo

15 de Março

Sol

Tempo Claro Max: 24ºC

Min: 12ºC

Vento: 8 Km/h sentido

Humidade: 58%

Precipitação: 0%

Segunda

16 de Março

Sol

Tempo Claro Max: 25ºC

Min: 12ºC

Vento: 10 Km/h sentido

Humidade: 59%

Precipitação: 0%

Terça

17 de Março

Sol

Tempo Claro Max: 24ºC

Min: 13ºC

Vento: 24 Km/h sentido

Humidade: 53%

Precipitação: 0%

Quarta

18 de Março

Sol

Tempo Claro Max: 23ºC

Min: 13ºC

Vento: 21 Km/h sentido

Humidade: 53%

Precipitação: 0%

Quinta

19 de Março

Sol

Parcialmente com Nuvens Max: 22ºC

Min: 13ºC

Vento: 13 Km/h sentido

Humidade: 57%

Precipitação: 0%

Alguém quer apostar?!

Tenho um dedo que adivinha! Penso eu de que... ainda que algumas vezes erre, mas considero que esta não é razão suficiente para cortar o dedo.

Vamos à aposta.

Quem se vai candidatar à Junta de Freguesia de Colares? Aqui vai a minha aposta.

PSD/CDS - Rui Franco dos Santos (actual presidente)

PS - Maria da Graça Reis Costa Pedroso

CDU - Joaquim José Domingues Alves

Falta saber se o BE consegue arranjar lista.

De qualquer forma, na Freguesia mais a oeste, do continente europeu, nada de novo.

No Info Colares

No Info Colares, nos meus linkáveis, há sempre a informação meteorológica, que aqui reproduzo.

É um exercício interessante confirmar se os «senhores do tempo» acertam nas suas previsões. Terça

10 de Março

Maioritariamente Sol

Maioritariamente Tempo Claro Max: 21ºC

Min: 11ºC

Vento: 8 Km/h sentido

Humidade: 69%

Precipitação: 10%

Quarta

11 de Março

Sol

Tempo Claro Max: 22ºC

Min: 12ºC

Vento: 10 Km/h sentido

Humidade: 63%

Precipitação: 0%

Quinta

12 de Março

Sol

Tempo Claro Max: 22ºC

Min: 13ºC

Vento: 8 Km/h sentido

Humidade: 63%

Precipitação: 0%

Sexta

13 de Março

Sol

Tempo Claro Max: 21ºC

Min: 14ºC

Vento: 8 Km/h sentido

Humidade: 60%

Precipitação: 0%

Sábado

14 de Março

Sol

Tempo Claro Max: 22ºC

Min: 13ºC

Vento: 5 Km/h sentido

Humidade: 63%

Precipitação: 0%

Infografia do Expresso

O excelente trabalho executado merece uma visita, para conhecer, por exemplo os Nossos Faróis, tipos de Casa por Região, Missões da Força Aérea, o Mundo da F1, o Acelerador de Partículas, talvez estes os melhores e muitos eteceteras. Porreiro pá aqui.

Hoje às 11 horas eu vi

Quando estava a cumprimentar a Tia, ela chamou-me a atenção. Olha já viste? Andorinhas!

Para mim é um ponto alto do ano, pois assinala um novo ciclo, o renascimento da Natureza, as pessoas começam a distender os lábios, os aromas flutuam no ar como a dar as boas-vindas para uma nova época, a transbordar de vida, que se avizinha.

Também os sonhos florescem, mas depois da Primavera e Verão vem o Outono e o Inverno, que acabam muitas vezes com as nossas aspirações, sobrevindo desilusões em quem nós acreditámos.

Mas depois vem sempre uma Ana ou um Fernando ou quem sabe um Marco. Acredito que este pode marcar uma nova era, de prosperidade e acima de tudo de respeito ao próximo que é fundamental no relacionamento com as pessoas e Instituições que representam as nossas raízes. A nossa História.

A Ana e o Fernando

Uma quer e se calhar não vai, o outro não quer mas se calhar vai ter de ir.

Vou voltar ao tema... com mais pormenores, claro.

Mário Soares

«Espero que Sócrates tenha uma nova maioria absoluta» Mário Soares assim o disse no programa TVI24, «Cartas na Mesa» com Constança Cunha e Sá.

Ficamos a saber que Soares achava que a maioria absoluta de Cavaco Silva era a ditadura da maioria e esta de Sócrates a maioria da democracia.

Ou é a idade que não perdoa ou então o homem é tendencialmente tendencioso.

Carolina Salgado ou o significado de uma estalada e um puxão de cabelos

«Minha porca, badalhoca». Alegadamente terá sido este o comentário da vedeta que estalou a cara e puxou o cabelo a Carolina Salgado.

Qual a razão desta atitude?

Tenho duas possibilidades de resposta, mas acredito que existam algumas mais:

1 - Realmente a senhora tem problemas de higiene e houve alguém que tivesse tentado fazer uma limpeza a seco.

2 - Esta situação aconteceu na hora de almoço. Quem deu uma estalada e puxou o cabelo podia depois dizer: «Toma lá que já almoçaste.» podendo portanto continuar a sessão do julgamento sem mais interrupções, pois queria a situação rapidamente resolvida.

Para mim uma das duas situações será a resposta para o que aconteceu. Penso eu de que...

Já tenho saudade da Festa do Espírito Santo do Penedo

Nos Açores também há a festa do Espírito Santo.

As pessoas do Penedo tem tido muitas dificuldades em fazer vénias às suas tradições e sem raízes não há árvores que sobrevivam.

A tradição desta festa, era levar um bezerro a dar a volta à aldeia, com uma corda atada em cada corno. Quem quisesse participar agarrava-se a uma corda, quem fosse mais afoito tentava fazer uma pega. No final, o animal era preso e depois abatido, havendo no dia seguinte o denominado Bodo aos Pobres.

Se quisermos fazer uma analogia, a matança do porco é muito semelhante. Se no primeiro caso se pode chamar Touros de Morte, também se poderia chamar Porcos de Morte no segundo?

O que se vê são algumas associações de animais que estão a maior parte do ano a hibernar e, provavelmente para promoção pessoal, dão sinal de vida quando as pessoas, neste caso estou a cingir-me à festa do Penedo, querem continuar as tradições dos seus avós.

Quem quiser ver algumas imagens da festa dos Açores, basta clicar neste link.

Candidato PSD ao Parlamento Europeu

Um bom candidato, deste Partido, seria o actual Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara.

Também seria uma boa solução para este político, pois para o caso de se candidatar novamente à Câmara de Sintra, e se ganhasse, corresponderia, no total, a 12 anos de trabalho, que é uma percentagem muito apreciável da vida activa de uma pessoa, ainda por cima para quem não tem raízes neste concelho. Se somarmos isto ao facto de, em tempos, Judite de Sousa ter desabafado que 8 anos já chegava!...

Foi voz corrente que Fernando Seara estava interessado em candidatar-se a Lisboa, mas tal pretensão ficou sem possibilidades de concretização quando Santana Lopes se colocou na linha de partida. Em entrevista a Judite de Sousa, Manuela Ferreira Leite foi mazinha quando disse que Santana Lopes era o melhor candidato que o PSD tinha para Lisboa, semeando alguns sorrisos amarelos... na apresentadora e em alguns telespectadores.

Fernando Seara tinha excelentes possibilidades de ganhar as Europeias, dando balanço para as duas importantes eleições subsequentes, autárquicas e legislativas do final de Verão. Mas, para ser candidato, tal dependeria da sua vontade e saber se tem peso político suficiente para ser escolhido.

Conheço muita gente que ficava contente com esta vitória e o que ela significava.

Aqui ao lado

marcar artigo