Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

09-09-2020
marcar artigo

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Portugal regista mais 646 casos de infeção e três mortos nas últimas 24 horas.

Mais atualizações

23h55 - Brasil com mais de 128 mil mortos

O Brasil registou mais 1.075 mortos e 35.816 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. No total, o país conta com 128.539 óbitos e 4.197.889 infetados desde o início da pandemia.

23h45 - Mais de 900 mil mortes em todo o mundo

A pandemia provocada pelo novo coronavírus matou mais de 900.000 pessoas em todo o mundo, de acordo com um balanço feito hoje às 22h30 (hora de Lisboa) pela agência France Presse.

Desde o aparecimento dos primeiros casos na China, em dezembro, registou-se um total de 900.052 mortes em todo o mundo e 27.711.866 casos assinalados.

A América Latina e as Caraíbas são as regiões mais afetadas, com 300.340 mortes, à frente da Europa (219.616).

22h11 - Pandemia desafia capacidade de transporte escolar na região de Bragança

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes, Artur Nunes, alertou hoje que em alguns concelhos deste território não há viaturas suficientes para assegurar o transporte escolar se houver limitações da lotação devido à pandemia.

A oito dias do início do ano escolar, os autarcas queixam-se de ainda não saber se vai haver ou não redução da lotação nos transportes escolares, que são assegurados pelas autarquias, devido às restrições sanitárias impostas pelas regras de contenção da covid-19. Se houver redução na lotação dos autocarros e táxis que fazem o transporte escolar em Trás-os-Montes, segundo o presidente da CIM, há concelhos que não conseguirão garantir o transporte porque os operadores não têm viaturas suficientes para aumentar as viagens.

"O caso de Vinhais é o mais problemático. Tem 24 táxis, vai precisar de mais táxis para transportar os alunos e não tem táxis, ou seja ir e vir não permitia o aluno chegar a horas à escola", exemplificou Artur Nunes, presidente da CIM que agrega ainda os concelhos de Bragança, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Vila Flor, Vimioso, Mogadouro e Miranda do Douro.

21h57 - Governo brasileiro prevê retração económica menor do que o esperado

O ministro da Economia brasileiro disse hoje que a retração económica esperada para este ano no país será muito inferior à inicialmente prevista, devido à rápida reativação de atividades que haviam sido paralisadas para travar a covid-19.

O ministro Paulo Guedes destacou, durante um seminário económico, que as projeções para a contração do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2020 caíram dos 9% previstos anteriormente por entidades como o Fundo Monetário Internacional (FMI) para entre 4% e 5%.

O governante explicou que a retomada das atividades económicas no Brasil após a paralisação causada pela pandemia do novo coronavírus ocorreu num ritmo muito mais rápido do que o esperado pelo Governo.

20h59 - Projeto Estudo em Casa vai continuar por mais um ano letivo

O ministro da Educação revelou o alargamento do projeto até ao 12º ano. Para já, o Estudo em Casa será uma ferramenta complementar, acessível a todos os alunos. Mas, num cenário de incerteza, pode ser uma solução, caso seja necessário voltar ao ensino à distância.

O ministro da Educação revelou o alargamento do projeto até ao 12º ano. Para já, o Estudo em Casa será uma ferramenta complementar, acessível a todos os alunos. Mas, num cenário de incerteza, pode ser uma solução, caso seja necessário voltar ao ensino à distância.

20h57 - Muitas escolas confessam incapacidade para manter distanciamento

Muitas escolas insistem que não vai ser possível garantir o distanciamento dos alunos nas salas. Com o regresso às aulas presenciais, há também o problema dos professores que pertencem a grupos de risco e que não vão aparecer na próxima semana.

Muitas escolas insistem que não vai ser possível garantir o distanciamento dos alunos nas salas. Com o regresso às aulas presenciais, há também o problema dos professores que pertencem a grupos de risco e que não vão aparecer na próxima semana.

20h56 - França. Conselho Científico pede mudança de política para travar contágio

O Conselho Científico francês aconselhou o governo a tomar medidas urgentes para mudar o ritmo de progressão da epidemia. Nas últimas 24 horas registaram-se quase 9 mil novas infeções em França.

O Conselho Científico francês aconselhou o governo a tomar medidas urgentes para mudar o ritmo de progressão da epidemia. Nas últimas 24 horas registaram-se quase 9 mil novas infeções em França.

20h54 - Reino Unido com recorde europeu de mortes aperta controlo

A partir de segunda-feira passam a ser proibidos em Inglaterra encontros sociais com mais de seis pessoas. O primeiro-ministro Boris Johnson anunciou que irá reforçar os meios das autoridades locais e policiais para imporem as novas restrições e o cumprimento de outras medidas.

O Reino Unido é o país europeu com maior número de casos de mortes devido à Covid, acima da Espanha e França, que têm totais de contágios superiores.

A partir de segunda-feira passam a ser proibidos em Inglaterra encontros sociais com mais de seis pessoas. O primeiro-ministro Boris Johnson anunciou que irá reforçar os meios das autoridades locais e policiais para imporem as novas restrições e o cumprimento de outras medidas.O Reino Unido é o país europeu com maior número de casos de mortes devido à Covid, acima da Espanha e França, que têm totais de contágios superiores.

20h51 - Primeiro-ministro avisa que "não é altura de relaxar"

António Costa apelou à responsabilidade de cada um para evitar a transmissão do vírus e disse que na recuperação económica o "país tem de investir em tudo".

20h49 - DGS não quer regresso do público aos estádios e às discotecas

O número de novos casos mais do que duplicou nas últimas 24 hora e a previsão das autoridades é que continue a aumentar com o regresso às escolas e o fim do verão.

Em conselho de Ministros estão a ser preparadas novas medidas de contingência para todo o país. A diretora geral da Saúde disse que este não é o momento de fazer experiências. O número de novos casos mais do que duplicou nas últimas 24 hora e a previsão das autoridades é que continue a aumentar com o regresso às escolas e o fim do verão.Em conselho de Ministros estão a ser preparadas novas medidas de contingência para todo o país. A diretora geral da Saúde disse que este não é o momento de fazer experiências.

20h45 - Virulogista comenta no TJ a interrupção dos testes da vacina de Oxford

O virulogista Pedro Simas considera normal que haja incidentes como aquele que ocasionou a interrupção dos testes com a vacina da Universidade de Oxford.

Segundo o cientista nem sequer está ainda estabelecida uma relação de causa e efeito entre aquele episódio e a aplicação da vacina e é isso que deve agora ser apurado.

O virulogista Pedro Simas considera normal que haja incidentes como aquele que ocasionou a interrupção dos testes com a vacina da Universidade de Oxford.Segundo o cientista nem sequer está ainda estabelecida uma relação de causa e efeito entre aquele episódio e a aplicação da vacina e é isso que deve agora ser apurado.

20h35 - Vacina foi suspensa devido a efeito adverso grave numa voluntária dos testes

A vacina cujos ensaios foram suspensos está a ser desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica anglo-sueca Astrazeneca. A suspensão ficou a dever-se a um efeito adverso grave num dos voluntários, uma mulher no Reino Unido.

Até que se determine a origem desse efeito adverso, a fase 3 dos testes da vacina fica interrompida.

A vacina cujos ensaios foram suspensos está a ser desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica anglo-sueca Astrazeneca. A suspensão ficou a dever-se a um efeito adverso grave num dos voluntários, uma mulher no Reino Unido.Até que se determine a origem desse efeito adverso, a fase 3 dos testes da vacina fica interrompida.

20h31 - Portugal já tinha encomendado 7 milhões de unidades da vacina suspensa

Foram suspensos os ensaios clínicos da vacina contra a Covid-19. O primeiro-ministro considerou esta suspensão uma má notícia, uma vez que a União Europeia já tem contrato assinado com a Astrazeneca.

A farmacêutica que está a trabalhar com a Universidade de Oxford para desenvolver essa vacina. Quase 7 milhões de vacinas viriam para Portugal.

Foram suspensos os ensaios clínicos da vacina contra a Covid-19. O primeiro-ministro considerou esta suspensão uma má notícia, uma vez que a União Europeia já tem contrato assinado com a Astrazeneca.A farmacêutica que está a trabalhar com a Universidade de Oxford para desenvolver essa vacina. Quase 7 milhões de vacinas viriam para Portugal.

20h25 - Angola com mais 59 casos e dois óbitos

A ministra angolana da Saúde, Silvia Lutucuta, anunciou hoje mais 59 casos de covid-19 e dois óbitos devido à doença que contabiliza já quase 3.100 infetados em Angola.

Os novos casos foram registados em Cabinda (2), Benguela (1), Zaire (3) e Luanda (53) e têm idades compreendidas entre 01 e 79 anos, adiantou a ministra durante o balanço epidemiológico diário para atualização dos dados relativos à covid-19.

Angola contabiliza um total de 3092 infetados, com 1245 recuperados, 126 óbitos e 1721 doentes ativos, incluindo três em estado critico e 24 graves.

19h35 - Estarreja, Ovar, Mealhada, Figueira da Foz e Torres Vedras sem corsos de Carnaval em 2021

Os corsos carnavalescos de Estarreja, Ovar, Mealhada, Figueira da Foz e Torres Vedras não vão realizar-se no próximo ano, devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a Rede de Cidades de Carnaval da Região Centro.

Os municípios que integram a rede concluíram que, "com base nos dados atualmente disponíveis, não há condições para realizar o Carnaval 2021 nos moldes habituais, nomeadamente os corsos carnavalescos", refere um comunicado hoje divulgado, após uma reunião realizada hoje em Ovar, no distrito de Aveiro.

A decisão tem como objetivo evitar ajuntamentos de pessoas e promover o distanciamento social. Contudo, as organizações destes cinco carnavais "pretendem realizar iniciativas para assinalar o evento", aguardando por orientações da Direção-Geral da Saúde, à qual já pediram uma reunião.

19h31 - #EstudoEmCasa regressa para o próximo ano letivo com aulas até ao 12.º ano

As aulas do programa #EstudoEmCasa da RTP Memória vão regressar no próximo ano letivo e passam a incluir o ensino secundário, mas apenas na plataforma 'online', foi hoje anunciado.

A informação foi hoje apresentada pelo ministro da Educação e pelo presidente da RTP, numa conferência de imprensa conjunta na sede da estação pública, em Lisboa.

No primeiro mês do ano letivo, já a partir de dia 14 de setembro, os alunos vão poder voltar a assistir a aulas transmitidas durante o 3.º período, para acompanhar o trabalho de consolidação de aprendizagens que será feito nas escolas. As aulas novas começam em 19 de outubro.

Nos primeiros meses do #EstudoEmCasa, criado âmbito da pandemia de covid-19, só foram gravadas aulas para o ensino básico, do 1.º ao 9.º ano de escolaridade. A partir deste ano, os estúdios da RTP vão passar a receber também os professores do secundário, mas as aulas só vão ser disponibilizadas na plataforma 'online'.

Outra das novidades é a separação dos conteúdos do 1.º e 2.º anos, que no ano passado tinham aulas conjuntas, uma alteração que o ministro da Educação considerou importante, uma vez que "as crianças do 1.º ano tem outro tipo de vicissitudes e necessidades".

19h25 - Costa pede aos portugueses que sejam "muitíssimo disciplinados"

O primeiro-ministro reafirmou hoje que uma situação de confinamento "é um não cenário", porque o país não a suportaria, e pediu aos portugueses para serem "muitíssimo disciplinados" no cumprimentos das regras.

"A melhor forma de não voltarmos a parar é sermos todos muitíssimo disciplinados no cumprimento das regras. Temos de manter esta pandemia controlada e isso exige uma enorme disciplina da parte de todos nós", frisou António Costa, no final de uma visita à 54.ª edição da Capital do Móvel, na Alfândega do Porto, na véspera de o Conselho de Ministros tomar decisões sobre a situação de contingência que vai vigorar a partir de segunda-feira.

O chefe do Governo lembrou que não é por o "sol brilhar e o tempo estar quente" que se devem relaxar os comportamentos, nomeadamente as pessoas andarem juntas, deixarem de lavar as mãos ou fazerem "grandes jantaradas", porque se o fizerem, o país arrisca-se a perder tudo aquilo que conquistou ao longo dos últimos meses.

"Se há algo que todos nós temos bem presente é que o país não suporta, as famílias não suportam, as empresas não suportam e individualmente cada um de nós não suporta voltar a passar por uma situação de confinamento", vincou.

"Esse é um não cenário, não podemos voltar a parar", reforçou.

António Costa referiu a necessidade de cumprir as regras, mesmo tendo de aprender a viver com elas.

19h21 - Madeira regista três novos casos positivos e tem 44 situações ativas

A Madeira regista hoje três novos casos importados de covid-19, tendo 44 doentes em situação ativa, perfazendo um total cumulativo de 177 infetados, informou o Instituto da Administração de Saúde (IASAÚDE).

19h18 - Mais de 8.500 casos registados em França nas últimas 24 horas

França registou 8.577 novos casos de contágio pelo novo coronavirus nas últimas 24 horas e 30 mortes devido à doença que este provoca, a covid-19, revelaram hoje as autoridades francesas.

O número total de casos confirmados no país é agora de 344.101. A taxa de positividade dos testes mantém-se nos 5,2%.

Ainda nas últimas 24 horas foram registados 30 mortes devido ao coronavírus, elevando o número total de óbitos devido à pandemia para 30.794. Desse total, 20.319 pessoas morreram no hospital.

19h15 - DGS descarta público nos estádios e discotecas nos próximos tempos

Nem pensar, pelo menos por agora a diretora-geral da Saúde afasta por completo a possibilidade de reabrir bares e discotecas e permitir a presença de público nos estádios de futebol. Graça Freitas diz que é preciso manter a prudência, neste período particularmente sensível que marca o regresso dos alunos às escolas.

Nem pensar, pelo menos por agora a diretora-geral da Saúde afasta por completo a possibilidade de reabrir bares e discotecas e permitir a presença de público nos estádios de futebol. Graça Freitas diz que é preciso manter a prudência, neste período particularmente sensível que marca o regresso dos alunos às escolas.

18h43 - São já sete os infetados em navio cruzeiro no Douro

Um quinto tripulante infetado com a covid-19 no navio cruzeiro da empresa CroisiEurope que opera no rio Douro elevou para sete o número de positivos a bordo, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara de Castelo de Paiva.

O autarca acrescentou que os 20 tripulantes "permanecem a bordo" encontrando-se "os infetados em isolamento, enquanto os demais cumprem o plano de contingência definido pelas autoridades de saúde".

"Todos os passageiros abandonaram a embarcação de acordo com as indicações das autoridades de saúde, tendo o casal de cidadãos franceses identificado como casos positivos sido conduzido ao Hospital Pedro Hispano", disse ainda o presidente do município. No total, de acordo com a mesma fonte, são 67 passageiros e 20 tripulantes e estão todos a ser testados.

18h41 - Papa Francisco de máscara pela primeira

O Papa Francisco apareceu hoje, pela primeira vez desde o início da pandemia de covid-19, de máscara de proteção em público, enquanto se deslocava para uma audiência geral.

Seis meses após as tradicionais audiências de quarta-feira gravadas ao vivo na sua biblioteca privada, o Papa retomou hoje este encontro na presença de 500 fiéis e ao ar livre.

Francisco colocou a máscara de proteção quando saiu do carro e usou-a durante o percurso até à audiência geral.

Quando retirou a máscara, o Papa evitou apertar as mãos e beijar crianças, como fazia antes na Praça de São Pedro, no Vaticano.

No entanto, aproximou-se dos fiéis que se aglomeravam ao longo da proteção instalada, em vez de permaneceram nas cadeiras espalhadas no local.

Alguns dos fiéis baixaram máscara para tentar cumprimentar o papa, enquanto outros colocaram um presente nas suas mãos, como uma caixa com pastéis ou um boné branco.

Antes de iniciar a catequese e após apertar as mãos das autoridades religiosas que participaram na audiência, Francisco recomendou à multidão que "cada um voltasse para sua cadeira" para "evitar o contágio".

18h35 - Espanha registou 8.866 casos e 34 mortes nas últimas 24 horas

Espanha contabilizou hoje 8.866 novos casos de covid-19, menos 100 do que na terça-feira, elevando para 543.379 o número de infetados desde o início da pandemia, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

O país tem mais 34 mortes com a doença notificadas nas últimas 24 horas, metade dos notificados no dia anterior, aumentando o total de óbitos para 29.628.

Madrid continua a ser a comunidade autónoma com o maior número de novas infeções, 2.923 nos números contabilizados hoje, um terço do total nacional.

17h53 - Trump desvalorizou um vírus que sabia ser altamente mortal, nas suas próprias palavras

Numa entrevista ao jornalista Bob Woodward, o presidente Donald Trump admitiu que desde fevereiro sabia que o novo coronavírus era muito perigoso – mais perigoso do que uma gripe – e mortal, apesar de nos meses seguintes sempre ter desvalorizado os surtos em solo norte-americano, que já provocaram mais de 180 mil mortos no país.

17h35 - Itália regista 1.434 novos casos e 14 mortes nas últimas 24 horas

O número de casos de covid-19 continua a crescer em Itália: 1.434 infeções e 14 óbitos registados nas últimas 24 horas, durante as quais foram realizados 96.000 testes. Os pacientes hospitalizados são 1.778 em todo o país e continuam a aumentar os internados em Unidades de Cuidados Intensivos, que são já 150.

A Lombardia continua a ser a região mais afetada pela pandemia, somando 218 novas infeções, seguida pela Campânia, com 203, e Lácio, cuja capital é Roma, com 175.

17h33 - Reino Unido com 2.659 novas infeções e mais oito mortes

O Reino Unido registou 2.659 novas infeções e oito mortes resultantes de covid-19 nas últimas 24 horas, coincidindo com o anúncio de novas restrições em Inglaterra. Na véspera tinham sido identificadas 2.420 novas infeções e 30 mortes.

O total acumulado de casos de contágio desde o início da pandemia da covid-19 no Reino Unido passou para 355.219 e o número de mortes para 41.594.

17h15 - Juventude Popular acusa Governo de deixar comunidade escolar "à sua boa sorte"

A Juventude Popular, estrutura que representa os jovens do CDS-PP, criticou hoje a estratégia do Governo socialista para o novo ano letivo, acusando o executivo de abandonar toda a comunidade escolar "à sua boa sorte".

Num comunicado enviado às redações, a Juventude Popular (JP) aponta o dedo à "falta de capacidade" do Governo na preparação do ano letivo que se inicia na próxima semana, lembrando os avisos que fez em julho sobre a matéria.

"Assembleia da República e Governo tiraram férias, esquecendo-se do momento extraordinário em que vivemos. Devido à crise de saúde pública, requer do Governo mais organização e agilidade na orientação e coordenação coerente entre as diversas estruturas governamentais e as comunidades educativas. É inaceitável que a DGS, por incompetência e inoperância, fosse um veículo bloqueador e de incerteza na preparação do ano letivo, colocando em causa planeamentos de Universidades, Politécnicos e Escolas", alegou o Presidente da JP, Francisco Mota, citado em comunicado.

16h57 - Covid-19. Costa considera "má notícia" suspensão de testes de possível vacina

O primeiro-ministro considerou esta tarde uma "má notícia" a suspensão dos testes da fase final da vacina contra o novo coronavírus anunciada pela farmacêutica AstraZeneca, após uma suspeita de reação adversa séria num participante do estudo.

"Não sabemos, ninguém sabe, quando termina a pandemia e sabemos que até haver uma vacina ela não desaparecerá. A semana passada havia um enorme otimismo de que o processo de avanço das vacinas estava rápido. Hoje, todos acordamos com uma má noticia que pelo menos um processo da vacina teve que ser suspenso. É um fator de incerteza", afirmou António Costa, em Guimarães, durante uma visita à Bienal de Arte Têxtil Contemporânea CONTEXTILE.

O primeiro-ministro considerou esta tarde uma "má notícia" a suspensão dos testes da fase final da vacina contra o novo coronavírus anunciada pela farmacêutica AstraZeneca, após uma suspeita de reação adversa séria num participante do estudo."Não sabemos, ninguém sabe, quando termina a pandemia e sabemos que até haver uma vacina ela não desaparecerá. A semana passada havia um enorme otimismo de que o processo de avanço das vacinas estava rápido. Hoje, todos acordamos com uma má noticia que pelo menos um processo da vacina teve que ser suspenso. É um fator de incerteza", afirmou António Costa, em Guimarães, durante uma visita à Bienal de Arte Têxtil Contemporânea CONTEXTILE.

16h47 - Adiado para 2021 o Rali de Portugal Histórico

O Rali de Portugal Histórico, prova de regularidade que recria os inícios do rali de Portugal, previsto para 5 a 10 de outubro, foi adiada para o próximo ano, anunciou a entidade organizadora, o Automóvel Club de Portugal (ACP).

Em comunicado, o ACP explica que "entende não estarem reunidas as condições de garantir que a prova possa ser vivida e desfrutada em pleno e em segurança para todos, tal como se impõe neste tipo de evento".

16h45 - Número de profissionais de saúde portugueses infetados abaixo da média mundial

O número de profissionais de saúde portugueses infetados pelo novo coronavírus ronda os 7,5%, uma cifra abaixo da média mundial de 10% estimada pela Organização Mundial de Saúde, disse hoje a secretária de Estado Adjunta e da Saúde.

Jamila Madeira explicou que até ao momento foram infetados 4.551 profissionais de saúde, dos quais 1.342 enfermeiros, 1.306 assistentes operacionais, 584 médicos, 166 assistentes técnicos e 146 técnicos de diagnóstico e terapêutica.

Do total de profissionais de saúde infetados desde o início da pandemia 3.892 estão já recuperados.

16h37 - JSD questiona Governo sobre computadores prometidos aos alunos

Os deputados da JSD questionaram hoje o Governo se pode garantir que vai haver computadores para todos os alunos antes do arranque do ano letivo, salientando que se tratou de uma promessa do Governo.

"Os deputados do PSD assistem com preocupação ao facto de, nas vésperas do regresso às aulas do ano letivo 2020/2021, não existirem informações de desenvolvimentos ou data assegurada para a conclusão do programa de distribuição de computadores aos alunos, uma promessa recente do sr. primeiro-ministro e do sr. ministro da Educação", refere a pergunta entregue no parlamento e assinada por Alexandre Poço, líder da Juventude Social-Democrata, Margarida Balseiro Lopes e André Neves.

Os deputados social-democratas querem saber em que fase de distribuição de computadores se encontra o programa "Escola Digital" e quantos alunos ainda não receberam o referido equipamento. Salientam que, depois de no último ano letivo, a passagem para o ensino à distância devido à pandemia de covid-19 ter deixado "milhares de alunos desconectados das suas escolas, por não possuírem os equipamentos indispensáveis", este ano "o Governo deve preparar-se para todos os cenários".

16h35 - Surto com origem em restaurante soma nove infetados em Portalegre

O concelho regista nove casos de pessoas infetadas com covid-19, estando a origem do surto relacionada com um funcionário de um restaurante, entretanto encerrado, disse hoje à agência Lusa a presidente do município, Adelaide Teixeira.

"Nós tínhamos quatro casos e de ontem (terça-feira) para hoje temos mais cinco casos. Há também uma outra pessoa infetada nesta cadeia, mas reside em Nisa", disse.

O restaurante está encerrado há vários dias. O primeiro caso relativo a este surto foi reportado no dia 2 deste mês.

16h25 - Estudo serológico já tem quase metade dos 12 mil voluntários

Mais de cinco mil voluntários inscreveram-se na terça-feira no sítio da Internet onde é feito o registo para o painel serológico nacional covid-19, ficando preenchidas quase 45% das amostras no primeiro dia de funcionamento, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o Instituto de Medicina Molecular (IMM) avança que, apesar de todas as questões técnicas registadas na plataforma, foi feito o registo de 5.355 voluntários até às 21:00 de terça-feira, quase 45% da amostra total que se esperava reunir num prazo de um mês.

O Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes da Universidade de Lisboa é a entidade que coordena cientificamente o painel serológico nacional covid-19, que pretende, com recurso a 12 mil voluntários, estudar a prevalência da infeção respiratória em Portugal através de testes serológicos.

As inscrições no sítio www.painelcovid19.pt começaram à 00:00 de terça-feira, mas a plataforma tem estado com problemas técnicos devido à elevada afluência.

No comunicado hoje divulgado, o IMM destaca que o lançamento do painel serológico nacional Covid-19 foi acolhido com "o maior interesse e adesão por parte dos portugueses", tendo "a elevada afluência" à plataforma superado "em muito todas as estimativas" e que já eram "muito acima das referências históricas de estudos semelhantes".

16h19 - Suspensão de vacina. Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças elogia transparência

A suspensão dos ensaios clínicos da vacina desenvolvida pela universidade de Oxford motiva diferentes reações. A OMS sublinha que estas suspensões temporárias não são raras enquanto se está em fase de avaliação.

Trata-se de uma situação desejável, no entender da diretora do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças. Andrea Ammon vê na suspensão uma prova de transparência no processo.

A suspensão dos ensaios clínicos da vacina desenvolvida pela universidade de Oxford motiva diferentes reações. A OMS sublinha que estas suspensões temporárias não são raras enquanto se está em fase de avaliação.Trata-se de uma situação desejável, no entender da diretora do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças. Andrea Ammon vê na suspensão uma prova de transparência no processo.

16h03 - Portugal com maior número de novos casos desde 20 de abril

Portugal registou esta quarta-feira o maior aumento do número de novos casos diários da covid-19 (646) desde 20 de abril, dia em que foram notificadas 657 novas infeções. Em relação a ontem, o número de novos casos mais do que duplicou, passando de 249 para 646.

Valores mais elevados só foram encontrados durante o período do estado de emergência em que foi ultrapassada a barreira dos mil novos casos por dia, nomeadamente nos dias 31 de março (1.035) e 10 de abril, em que foi atingido o maior valor mais elevado de sempre: 1.516 novas infeções.

15h55 - Confederação dos Treinadores anuncia escalões de formação a partir de outubro

O presidente da Confederação dos Treinadores disse hoje que o desporto de formação regressará "a partir de outubro" após uma reunião com a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto.

"[O secretário de Estado] permitiu-me que anunciasse aos treinadores que vamos começar a operacionalizar a construção de calendário, de apoio ao planeamento, para retoma dos treinos sem restrições e competições. Ou seja, que a partir de outubro seja possível a tal progressividade que estava prevista, e que tantas dúvidas levantou ao setor desportivo", afirmou o presidente Pedro Sequeira.

Sequeira falava após a reunião com João Paulo Rebelo, depois de já ter reunido com a DGS, anunciando a vontade de trabalhar "mais assiduamente em conjunto" com o Governo para a construção do calendário de retoma dos escalões de formação, em suspenso devido à pandemia de covid-19.

15h41 - Moçambique anuncia 117 novos casos

O Ministério da Saúde de Moçambique (Misau) anunciou hoje mais 117 casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total acumulado para 4.764 casos, de acordo com o boletim diário sobre a pandemia.

O total de mortes (28) mantém-se inalterado e houve mais 48 recuperados, elevando o total de casos que ultrapassaram a infeção para 2.763, ou seja, 58% do registo acumulado.

Todos os 117 novos casos hoje anunciados dizem respeito a indivíduos de nacionalidade moçambicana, são de transmissão local e, na maioria, oriundos das províncias da Zambézia (42) e cidade de Maputo (37).

15h37 - Aldeia de Moura regista cadeia de transmissão com seis infetados

Uma cadeia de transmissão do novo coronavírus que provoca a doença covid-19 já infetou seis pessoas e levou a autoridade de saúde a testar funcionários e utentes de um centro de dia na aldeia de Safara, concelho de Moura.

15h32 - Vacina contra a Covid-19 entrou no confronto eleitoral dos Estados Unidos

Donald Trump acusa os democratas de estarem a conduzir uma campanha anti-vacina. O candidato democrata Joe Biden diz que não confia em nenhuma vacina promovida pela Casa Branca, sem apoio na Ciência.

Donald Trump acusa os democratas de estarem a conduzir uma campanha anti-vacina. O candidato democrata Joe Biden diz que não confia em nenhuma vacina promovida pela Casa Branca, sem apoio na Ciência.

15h29 - Reino Unido aperta regras de distanciamento social

O Reino Unido está a apertar as regras de distanciamento social. A partir de segunda-feira estão proibidos os ajuntamentos com mais de seis pessoas. O país tem registado mais de 1400 infeções diárias há três dias consecutivos.

O Reino Unido está a apertar as regras de distanciamento social. A partir de segunda-feira estão proibidos os ajuntamentos com mais de seis pessoas. O país tem registado mais de 1400 infeções diárias há três dias consecutivos.

15h04 - DGS reavalia orientação técnica sobre procedimentos a adotar em lares

"Sim, estamos a revisitar a orientação técnica sobre os procedimentos a adotar nas estruturas residenciais para idosos e para crianças", disse Graça Freitas.

"Estamos noutra etapa da epidemia. Já sabemos mais do que sabíamos. Podemos evoluir", acrescentou.

14h53 - Casos positivos da equipa bielorrússia levou UEFA a adiar jogo com Portugal

Perante o aparecimento de três casos positivos na equipa sub-21 da Bielorrússia, a UEFA decidiu adiar o jogo com Portugal e a DGS decidiu "testar todas as pessoas envolvidas com a equipa da Bielorrússia".

Foram, assim, feitos 36 testes e houve mais três positivos confirmados. A comitiva da Bielorrússia tem por isso seis casos positivos e está em isolamento.

"Estes jogos só se realizam quando há condições de segurança", disse a diretora-geral da Saúde.

14h52 - Intervenção rápida é fundamental, apela DGS

Se houver um caso suspeito, num lar por exemplo, deve-se dar o alerta imediatamente, voltou a recordar Graça Freitas.

14h46 - Jogos de futebol sem público "nos próximos tempos"

Os jogos de futebol com público não será uma possibilidade "nos próximos tempos".

"Em altura de grande mobilidade não se deve ensaiar outros movimentos que podem aumentar os contactos", disse Graça Freitas quando questionada sobre o regresso de público aos estádios de futebol.

"Manda a prudência que nós, em altura de maior mobilidae populacional e com potencial aumento de casos, não ensaiemos outras medidas que podem levar ainda a mais contactos", esclareceu.

"Não será certamente nos próximos tempos", disse Graça Freitas.

14h44 - Início das aulas e mais mobilidade potencia mais casos de contágio

A mobilidade gera mais contactos e mais casos, explicou Diretora-Geral da Saúde.

A abertura das escolas vai mobilizar mais de um milhão de pessoas que vão passar a circular mais, acrescentou Graça Freitas, explicando que estas situações podem aumentar os contágios e os casos de infeção.

14h38 - Há 23 surtos ativos em lares de todo o país

Graça Freitas apontou que há, nesta altura, 23 surtos ativos em lares.

No entanto, as medidas que "estão a ser tomadas estão a ter o seu efeito", garantiu a diretora-geral da Saúde. Trata-se de um "número muito menor" do que já se registou no passado.

14h37 - Apenas 12 por cento dos infetados tem mais de 70 anos, diz DGS

A diretora-geral da Saúde afirmou que apenas 12 por cento dos 646 casos registados nas últimas 24 horas "dizem respeito a pessoas com mais de 70 anos".

Segundo Graça Freitas este é um dado positivo.

14h36 - Governo já esperava aumento de casos

Portugal tem mais 646 casos confirmados.

"Não é um número que nos deixe felizes ou satisfeitos", disse a secretária de Estado da Saúde. Mas com o regresso de férias e "mais mobilidade" o Governo já estava à espera de um aumento de casos.

"Importa sinalizar que estamos perante um foco sobretudo na transmissão familiar", acrescentou.

Por isso, Jamila Madeira recorda que o Governo está a preparar uma pacote de medidas para um plano de contingência em todo o país.

14h34 - Suspensão da vacina de Oxford é situação "normal de funcionamento"

Rui Ivo, do Infarmed, diz que a interrupção dos testes da vacina de Oxford faz parte de uma situação "normal de funcionamento do sistema". É sinal que está a "funcionar bem", disse ainda.

"Neste momento, trata-se da suspensão de estudos que estão a decorrer em vários países", acrescentou. "Não é a suspensão da vacina".

14h29 - Profissionais de saúde infetados

Taxa de profissionais de saúde infetados em Portugal ronda os 7,5 por cento. Foram infetados, até ao momento, 4551 profissioanais de saúde, disse a secretária de Estado, Jamila Madeira.

14h28 - PM britânico explica proibição de ajuntamentos com desrespeito das regras

Boris Johnson disse hoje durante o debate semanal com os deputados que os confinamentos locais que "estão a funcionar, mas algumas pessoas não estão a seguir as orientações como deveriam" e é por isso que está a aumentar o número de infeções.

O chefe do Governo prometeu "passos decisivos para intensificar as medidas de distanciamento social para manter a economia a funcionar, as escolas abertas e manter o vírus sob controlo", devendo um anúncio oficial ser feito numa conferência de imprensa esta tarde.

De acordo com informações dadas à imprensa britânica, ajuntamentos com mais de seis pessoas vão ser ilegais a partir de segunda-feira em Inglaterra devido a um aumento significativo do número de casos de infeção com covid-19 nas últimas semanas.

Esta medida não se aplica a escolas, locais de trabalho e casamentos, funerais ou eventos desportivos que respeitem as medidas de segurança para reduzir o risco de infeção

A partir de segunda-feira, 14 de setembro, qualquer pessoa que viole a lei incorre numa multa de 100 libras (110 euros) e se reincidir pode ir até 3.200 libras (3.500 euros).

14h06 - Portugal regista mais 646 casos de infeção e três mortos nas últimas 24 horas

O boletim da Direção-Geral da Saúde desta quarta-feira indica que há mais 646 casos de infeção pela Covid-19 e três vítimas mortais, nas últimas 24 horas. Registam-se ainda mais 138 recuperados desde ontem.

Desde 20 de abril que Portugal não registava tantos casos de infeção num dia. A região de Lisboa e Vale do Tejo registou o maior número de casos de infeção (290), seguida da região norte com 276 casos. A região centro registou mais 40 casos confirmados, o Alentejo mais 23 e o Algarve mais 15.

Já nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores contabilizaram-se apenas um caso de infeção em ambas.

Há agora 505 casos ativos e, dos doente com covid-19, há a registar apenas mais dois internamentos nas unidades de cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal já contabilizaou 61.541 casos de infeção e 1849 mortos.

14h00 - Quase 90% dos casos passaram despercebidos nos EUA, segundo um estudo

Desde o início da pandemia e até 18 de abril, terão ocorrido nos Estados Unidos 6,4 milhões de casos de covid-19, mas só foram confirmados cerca de 700 mil, o que significa que o número de infeções foi "amplamente subestimado" e que 89 por cento dos casos passaram despercebidos.

Estes dados constam de uma investigação publicada esta quarta-feira na

A partir daí, nos primeiros meses da crise de saúde, o Centro de Controlo de Doenças norte-americano recomendou que os testes fossem prioridade para pacientes hospitalizados que tendiam a apresentar sintomas moderados ou graves.

Desde o início da pandemia e até 18 de abril, terão ocorrido nos Estados Unidos 6,4 milhões de casos de covid-19, mas só foram confirmados cerca de 700 mil, o que significa que o número de infeções foi "amplamente subestimado" e que 89 por cento dos casos passaram despercebidos.Estes dados constam de uma investigação publicada esta quarta-feira na Nature Communications liderada por Jade Benjamin-Chung, do Departamento de Epidemiologia e Bioestatística da Universidade de Berkeley, na Califórnia, lembrando que o primeiro caso conhecido e confirmado de covid-19 nos Estados Unidos foi em 21 de janeiro.A partir daí, nos primeiros meses da crise de saúde, o Centro de Controlo de Doenças norte-americano recomendou que os testes fossem prioridade para pacientes hospitalizados que tendiam a apresentar sintomas moderados ou graves.

13h55 - Suspensos ensaios clínicos da vacina encomendada pela UE

Um efeito adverso grave num dos participantes levaram a Universidade de Oxford e a Astra Zeneca a reverem todos os dados de segurança.

Um efeito adverso grave num dos participantes levaram a Universidade de Oxford e a Astra Zeneca a reverem todos os dados de segurança.Bruxelas já encomendou 300 milhões de doses. Mais de 6 milhões são para Portugal. Os especialistas dizem que nada está comprometido.

13h50 - Parlamento vai ouvir ministras da Saúde e da Segurança Social sobre surtos em lares

A Comissão de Saúde aprovou hoje a audição no parlamento das ministras da Saúde e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social sobre os surtos de covid-19 em lares.

De acordo com a presidente da comissão, a deputada socialista Maria Antónia de Almeida Santos, as audições da ministra da Saúde, Marta Temido, e da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, foram aprovadas por unanimidade e o seu agendamento está dependente da coordenação com a Comissão de Trabalho e Segurança Social, que também aprovou requerimentos para audição das duas governantes pelo mesmo motivo.

O pedido para audição conjunta das ministras foi apresentado pelo CDS-PP, que também requereu e viu aprovada a audição da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, sobre "os vários surtos que têm vindo a registar-se em vários lares (IPSS ou outros), cujo caso mais grave ocorreu na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva", em Reguengos de Monsaraz.

13h33 - Falta de espaço e de recursos humanos preocupam escolas

A falta de espaço e de recursos humanos são preocupações de muitos agrupamentos de escolas a poucos dias do arranque das aulas. Em Évora, aproveitam-se todas as salas para promover o distanciamento possível.

A falta de espaço e de recursos humanos são preocupações de muitos agrupamentos de escolas a poucos dias do arranque das aulas. Em Évora, aproveitam-se todas as salas para promover o distanciamento possível.

13h28 - Suspensão de teste de vacina mostra a incerteza em que vivemos

O primeiro-ministro reagiu à decisão de suspender os ensaios clínicos da vacina da Oxford, que Portugal iria comprar. António Costa diz que mostra a incerteza em que vivemos, o que impõe disciplina a todos.

O primeiro-ministro reagiu à decisão de suspender os ensaios clínicos da vacina da Oxford, que Portugal iria comprar. António Costa diz que mostra a incerteza em que vivemos, o que impõe disciplina a todos.

13h22 - Mais de 898 mil mortos e 27,6 milhões de infetados em todo mundo

O novo coronavírus já causou a morte de mais de 898 mil pessoas e infetou mais de 27,6 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

De acordo com os dados recolhidos pela agência francesa de notícias, já morreram pelo menos 898.503 pessoas e 27.631.550 foram infetadas em 196 países e territórios desde o início da pandemia de covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, em dezembro de 2019, na cidade chinesa de Wuhan.

13h13 - Papa critica tentativas de aproveitamento político com futuras vacinas

O Papa Francisco condenou esta quarta-feira quem se quer apropriar de futuras vacinas contra a covid-19 e tentativas de aproveitamento político e económico da pandemia, apelando aos políticos e às sociedades para defenderem o bem comum.

Em declarações na audiência geral no interior do palácio papal, o líder da Igreja católica alertou para os riscos de uma "cultura do egoísmo, da indiferença e do descartável", defendendo uma resposta assente em valores como "criatividade, confiança e solidariedade" contra a covid-19.

"Infelizmente, estamos a assistir ao aparecimento de interesses partidários. Há quem deseje apropriar-se de possíveis soluções, como no caso das vacinas. Alguns aproveitam a situação para fomentar divisões, para procurar vantagens económicas ou políticas, gerando ou aumentando conflitos. Outros simplesmente não se importam com o sofrimento dos outros, caminham sobre ele e seguem o seu próprio caminho", afirmou, enfatizando a dimensão da "crise social e humana" provocada pelo novo coronavírus.

Sublinhando que o "vírus não conhece barreiras, fronteiras ou distinções culturais e políticas", o Papa Francisco defendeu a importância da construção de uma "civilização do amor" que inclua os mais vulneráveis e a esperança em soluções políticas, apesar de reconhecer que, "muitas vezes, a política não goza de uma boa reputação" social.

"É necessário ter uma boa política, que coloca a pessoa humana e o bem comum no centro", referiu, acrescentando: "A crise que vivemos devido à pandemia atinge toda a gente; podemos sair dela melhor se todos juntos procurarmos o bem comum. Se não, sairemos pior".

Francisco salientou ainda que "o bem comum requer a participação de todos" e que se cada indivíduo "fizer a sua parte", sem deixar ninguém para trás, será possível "regenerar boas relações a nível comunitário, nacional e internacional e também em harmonia com o ambiente".

13h08 - Açores sem novos casos nas últimas 24 horas

Os Açores não registaram novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas e há a assinalar ainda uma recuperação na ilha de São Miguel, revelou hoje a autoridade de saúde regional.

No seu comunicado diário, a autoridade informa que foram realizadas 1.507 análises nos dois laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas e que não foram diagnosticados novos casos de covid-19.

13h05 - Alemanha regista 1.176 novos casos e 9 vítimas mortais num dia

A Alemanha registou 1.176 novos casos de covid-19 e nove vítimas mortais nas últimas 24 horas, de acordo com o Instituto Robert Koch (RKI).

Desde o início da pandemia de covid-19, o país contabilizou 253.474 casos e 9.338 óbitos.

13h00 - África com 207 mortos em 24 horas e mais 7.062 novos casos

África registou 207 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, passando a um total de 31.701, em 1.313.219 casos de infeção, de acordo com os números mais recentes da pandemia no continente.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas registaram-se, nos 55 Estados-membros da organização, mais 7.062 novos casos e houve mais 5.484 recuperados, para um total de 1.050.567.

12h43 - Navio cruzeiro que opera no Douro com seis casos positivos

Dois passageiros, de nacionalidade francesa, e quatro tripulantes de um navio cruzeiro que opera no rio Douro, da empresa CroisiEurope, testaram positivo à covid-19, disse hoje fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.

Contactada pela Lusa, fonte da ARS-Norte confirmou estes dados referindo que todos os passageiros e tripulantes da embarcação estão a ser testados.

No total, de acordo com a mesma fonte, são 67 passageiros e 20 tripulantes.

12h33 - Aeroportos nacionais com quebra de 97,4% no 2.º trimestre

Os aeroportos nacionais registaram no segundo trimestre uma quebra de 97,4% no movimento de passageiros, para 434 mil, resultante da pandemia covid-19 e de restrições no espaço aéreo, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

12h31 - Arouca com 200 casos ativos

O concelho de Arouca contabilizava esta manhã 200 casos ativos de covid-19 entre os seus quase 22.400 habitantes, revelou hoje a autarquia, realçando nesse quadro epidemiológico o regresso a funções dos 30 bombeiros que estavam em quarentena.

O concelho de Arouca contabilizava esta manhã 200 casos ativos de covid-19 entre os seus quase 22.400 habitantes, revelou hoje a autarquia, realçando nesse quadro epidemiológico o regresso a funções dos 30 bombeiros que estavam em quarentena.

12h09 - Câmara de Portalegre cancela Feira das Cebolas

O município de Portalegre cancelou a realização da Feira das Cebolas, que deveria decorrer no fim de semana, devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a autarquia.

11h50 - Bruxelas negoceia possível compra de vacina com BioNTech-Pfizer

A Comissão Europeia concluiu hoje conversações exploratórias com a farmacêutica BioNTech-Pfizer com vista à possível compra de uma vacina contra a covid-19, sendo o

Segundo um comunicado de imprensa, o contrato em vista com a BioNTech-Pfizer prevê uma compra inicial de 200 milhões de doses, mais uma opção de compra de mais 100 milhões de doses, a serem fornecidas assim que uma vacina tenha provado ser segura e eficaz contra a covid-19, e ainda a possibilidade de todos os Estados-membros a adquirirem.

A BioNTech-Pfizer é a sexta empresa com a qual a Comissão concluiu conversações, após a Sanofi-GSK a 31 de julho, Johnson & Johnson a 13 de agosto, CureVac a 18 de agosto e Moderna a 24 de agosto.

A Comissão Europeia concluiu hoje conversações exploratórias com a farmacêutica BioNTech-Pfizer com vista à possível compra de uma vacina contra a covid-19, sendo o sexto laboratório com que o executivo comunitário negoceia. Segundo um comunicado de imprensa, o contrato em vista com a BioNTech-Pfizer prevê uma compra inicial de 200 milhões de doses, mais uma opção de compra de mais 100 milhões de doses, a serem fornecidas assim que uma vacina tenha provado ser segura e eficaz contra a covid-19, e ainda a possibilidade de todos os Estados-membros a adquirirem.A BioNTech-Pfizer é a sexta empresa com a qual a Comissão concluiu conversações, após a Sanofi-GSK a 31 de julho, Johnson & Johnson a 13 de agosto, CureVac a 18 de agosto e Moderna a 24 de agosto.

11h37 - Estrangeiros que trabalham em Angola vão cumprir quarentena em casa

Os estrangeiros com visto de trabalho vão poder regressar a Angola e cumprir quarentena em casa, segundo o decreto presidencial n.º 229/20 que atualiza as medidas em vigor na situação de calamidade pública nos próximos 30 dias.

De acordo com o diploma, apesar de Angola manter as fronteiras encerradas para conter a pandemia de covid-19, passam a ser permitidas as entradas e saídas do território de profissionais estrangeiros que prestam serviço em Angola e cidadãos com visto de trabalho, sem carecer de qualquer tipo de autorização.

São também admitidas as viagens oficiais, regresso de cidadãos nacionais e estrangeiros residentes, regresso de cidadãos estrangeiros, entrada e saída de mercadorias e ajuda humanitária, emergências médicas, escalas técnicas, entrada e saída de pessoal diplomático e consular e transladação de cadáveres, desde que a causa da morte não seja a covid-19.

As entradas e saídas de Angola estão dependentes da realização de teste RT-PCR pré-embarque com resultado negativo, efetuado nas 72 horas anteriores à viagem.

11h20 - Escolas preparam-se para a reabertura entre queixas de falta de funcionários

Em contagem decrescente para o novo ano letivo, as escolas preparam-se para a implementação de regras sanitárias, algumas delas difíceis de colocar em prática, devido à escassez de funcionários. É o caso da EB 1,2,3 Martim de Freitas, em Coimbra.

Em contagem decrescente para o novo ano letivo, as escolas preparam-se para a implementação de regras sanitárias, algumas delas difíceis de colocar em prática, devido à escassez de funcionários. É o caso da EB 1,2,3 Martim de Freitas, em Coimbra.O estabelecimento de ensino diz que são necessários mais seis assistentes operacionais. Ainda assim, a escola promete ter tudo a postos para o arranque das aulas.

11h02 - Hospitais de Madrid já enfrentam segunda vaga da pandemia

Os especialistas acreditam que Espanha já está a enfrentar uma segunda vaga da Covid-19 e os efeitos já se fazem sentir nos hospitais de Madrid. O número de infetados voltou a disparar desde agosto e, em menos de três semanas, os internamentos duplicaram na capital espanhola. As autoridades dizem, no entanto, que a situação está "controlada".

Os especialistas acreditam que Espanha já está a enfrentar uma segunda vaga da Covid-19 e os efeitos já se fazem sentir nos hospitais de Madrid. O número de infetados voltou a disparar desde agosto e, em menos de três semanas, os internamentos duplicaram na capital espanhola. As autoridades dizem, no entanto, que a situação está "controlada".

A comunidade autónoma de Madrid continua a ser a que mais infeções regista diariamente, em toda a Espanha. E nos hospitais, embora ainda não estejam perto de atingir os seus limites, já se faz sentir a nova vaga da pandemia.

10h45 - Manifesto quer sociedade civil com papel ativo na resposta à crise económica

A sociedade civil tem de ter um papel ativo, na resposta à grave crise económica, provocada pelo coronavírus. É o que defendem dezenas de personalidades, que assinam um manifesto, divulgado esta quarta-feira nas páginas do jornal Público.

O texto é assinado por figuras de várias áreas, da política, às artes, passando pela comunicação social, desde Ana Gomes, a Olga Roriz, Paulo Dentinho ou João Gil.

O mote é uma recuperação económica que seja transparente e na qual todos devem participar.

É o que explicou à Antena 1, o professor universitário Viriato Soromenho Marques, que também subscreve este manifesto.

Viriato Soromenho Marques, um dos signatários deste manifesto que exige mecanismos de escrutínio por parte dos cidadãos, relativamente às decisões políticas que vão ser tomadas em tempo de pandemia, por exemplo, na aplicação dos fundos destinados à recuperação da economia portuguesa.

A sociedade civil tem de ter um papel ativo, na resposta à grave crise económica, provocada pelo coronavírus. É o que defendem dezenas de personalidades, que assinam um manifesto, divulgado esta quarta-feira nas páginas do jornal Público.O texto é assinado por figuras de várias áreas, da política, às artes, passando pela comunicação social, desde Ana Gomes, a Olga Roriz, Paulo Dentinho ou João Gil.O mote é uma recuperação económica que seja transparente e na qual todos devem participar.É o que explicou à Antena 1, o professor universitário Viriato Soromenho Marques, que também subscreve este manifesto.Viriato Soromenho Marques, um dos signatários deste manifesto que exige mecanismos de escrutínio por parte dos cidadãos, relativamente às decisões políticas que vão ser tomadas em tempo de pandemia, por exemplo, na aplicação dos fundos destinados à recuperação da economia portuguesa.

10h35 - Vinte infetados em lar de Arruda dos Vinhos

A Instituição de São Miguel, em Arruda dos Vinhos, regista 20 infetados: 18 utentes e dois funcionários. O primeiro caso foi detetado na passada quinta-feira.

O lar tem 21 utentes, 18 dos quais estão infetados.

A Instituição de São Miguel, em Arruda dos Vinhos, regista 20 infetados: 18 utentes e dois funcionários. O primeiro caso foi detetado na passada quinta-feira.Foram testadas 33 pessoas, entre utentes e funcionários.O lar tem 21 utentes, 18 dos quais estão infetados.

10h15 - Quase 800 mil máscaras já foram retiradas do mercado pela ASAE

Os dados da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, a que a Antena 1 teve acesso, mostram que foi apreendido material no valor de mais de um milhão de euros.

Os dados da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, a que a Antena 1 teve acesso, mostram que foi apreendido material no valor de mais de um milhão de euros.

9h57 - Metro do Porto prepara regresso às aulas

A Metro do Porto anunciou hoje um reforço de oferta e a aplicação de medidas adequadas à proteção da saúde pública a partir de 14 de setembro, data do início do ano letivo.

Em comunicado, a empresa refere que entre as 06:00 e as 20:00 dos dias úteis todas as viagens em todas as linhas da rede serão em veículos duplos, aumentando a capacidade e o espaço para os clientes.

Assim, a Linha Amarela terá, nas horas de ponta da manhã e da tarde, 10 veículos/hora, o que equivale a uma frequência de seis minutos. As linhas Azul e Laranja, também nas horas de ponta, terão frequências de 12 minutos, sempre em veículos duplos.

"A operação do metro será monitorizada em permanência e em tempo real, de modo a que possam rapidamente fazer-se os ajustes que sejam necessários", sublinha a empresa.

O uso de máscara de proteção individual e a procura da distância de segurança será a regra, tanto dentro dos veículos como no interior das estações.

"Serão intensificadas as ações de fiscalização, com a colaboração e a presença da PSP", sustenta, relembrando "a importância de se manter todos os cuidados em matéria de higiene e etiqueta respiratória".

De acordo com a Metro do Porto, a desinfeção dos veículos, das superfícies das estações e das lojas Andante continuará a ser feita com a solução Zoono (comprovadamente eficaz na eliminação do vírus). Em toda a rede, será reforçada a presença de piquetes de limpeza para acorrer a necessidades de intervenção rápida.

Paralelamente, a Metro do Porto tem em curso a adaptação de mais 15 veículos da sua frota ao 'layout' com assentos laterais - a somar aos sete que já têm esta configuração -, o que se traduz num acréscimo de 10% da capacidade (mantendo o distanciamento social).

A empresa refere ainda que, durante os últimos meses, os clientes "demonstraram uma forte responsabilidade social, cumprindo as diretivas das autoridades de saúde, determinadas devido à pandemia da covid-19.

9h40 - Suspensão de teste é prova de rigor científico

É uma prova de que os ensaios clínicos estão a ser conduzidos com rigor científico. É desta forma que o virologista Pedro Simas encara a suspensão dos testes da fase final da vacina contra o novo coronavírus, que estavam a ser realizados pela farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford.

Para o virologista Pedro Simas esta paragem nos testes da vacina para a covid-19 deve ser encarada como normal e parte do processo de desenvolvimento de uma vacina.

É uma prova de que os ensaios clínicos estão a ser conduzidos com rigor científico. É desta forma que o virologista Pedro Simas encara a suspensão dos testes da fase final da vacina contra o novo coronavírus, que estavam a ser realizados pela farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford.Ouvido pela Antena 1, Pedro Simas, professor do Instituto de Medicina Molecular, diz que esta decisão mostra que tudo está a ser feito de forma segura, sem pressa, para garantir o desenvolvimento de uma vacina eficaz.Para o virologista Pedro Simas esta paragem nos testes da vacina para a covid-19 deve ser encarada como normal e parte do processo de desenvolvimento de uma vacina.

9h25 - República Checa com mais de mil casos em 24 horas

A República Checa registou nas últimas 24 horas mais 1.164 novos casos de infeção, o que eleva o número total para 29.877.

A República Checa registou nas últimas 24 horas mais 1.164 novos casos de infeção, o que eleva o número total para 29.877.

9h02 - Alemanha com mais 1.176 novos casos

O número de casos confirmados na Alemanha aumentou em 1.176 para 253.474.

8h45 - Número de mortos na Rússia ultrapassou os 18 mil

A Rússia registou mais 142 óbitos, o que eleva o número total para 18.315.

Foram ainda registados mais 5.218 casos de infeção, elevando o total para 1.041.007, o quarto maior do mundo.

8h20 - Nova Zelândia com seis novos casos de infeção local

A Nova Zelândia registou mais seis novos casos de Covid-19, todos ligados a um surto na maior cidade do país, Auckland.

As autoridades de saúde estão a apelar a todos os membros de igreja de MT. Roskill Evangelical Fellowship para realizarem testes. Os seis novos casos estão relacionados com a igreja.

A Nova Zelândia regista atualmente 82 casos locais e 43 importados.

Desde o início da pandemia foram registados 1.137 casos de infeção e 23 pessoas morreram. Estão internadas quatro pessoas, duas em unidades de cuidados intensivos.

8h08 - Argentina ultrapassa 500 mil casos de infeção

Nas últimas 24 horas, a Argentina registou mais 12.027 novos casos, o que elevou o total para 500.034. O número de mortos é de 10.405.

7h56- Peru com mais de 30 mil mortos

O Peru, país com a maior taxa de mortalidade, regista 30.123 mortos. O número de infeções é de 696.190

7h45 - China soma 24 dias consecutivos sem casos locais de contágio

A China atingiu hoje 24 dias consecutivos sem registar casos locais de covid-19, já que os dois novos casos diagnosticados nas últimas 24 horas são todos oriundos do exterior, informaram as autoridades.

A Comissão de Saúde da China detalhou que os casos importados foram diagnosticados no município de Xangai e na província de Sichuan.

As autoridades informaram ainda que, nas últimas 24 horas, 12 pacientes receberam alta, pelo que o número de pessoas infetadas ativas no país asiático se fixou em 165, incluindo dois em estado considerado grave.

Desde o início da pandemia, a China registou 85.146 infetados e 4.634 mortos devido à covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

7h30- Resultado do teste à covid-19 do primeiro-ministro francês é negativo

Jean Castex realizou o teste despois de contactar com o responsável pela Volta à França, que está infetado com o novo coronavírus.

O primeiro-ministro vai repetir o teste e continua a cumprir isolamento preventivo.

7h05 - Teste da vacina de Oxford suspenso

A farmacêutica AstraZeneca, que está a desenvolver uma vacina contra a covid-19 com a Universidade de Oxford, suspendeu os testes da fase final, após um dos voluntários ter ficado doente.

A informação foi avançada na noite de terça-feira pelo `site` de informação especializado em saúde Stat News. Foi confirmado pela farmacêutica, num comunicado enviado à CNN.

Esta é uma das vacinas que deveria chegar a Portugal, no âmbito do processo coletivo da União Europeia. Nesse processo, Portugal receberia 6,9 milhões de doses.

Covid-19. Teste da vacina de Oxford suspenso https://t.co/BARER5UuUl — RTPNotícias (@RTPNoticias) September 9, 2020

"Como parte dos testes globais controlados e randomizados em andamento da vacina de Oxford contra o coronavírus, o nosso processo de revisão padrão desencadeou uma pausa na vacinação para permitir a revisão dos dados de segurança", indicou a companhia nesse comunicado.

A AstraZeneca frisou que se trata de "uma ação de rotina, que deve acontecer sempre que houver uma doença potencialmente inexplicada num dos ensaios, enquanto ela é investigada", de forma a garantir que é mantida "a integridade dos ensaios".

"Como parte dos testes globais controlados e randomizados em andamento da vacina de Oxford contra o coronavírus, o nosso processo de revisão padrão desencadeou uma pausa na vacinação para permitir a revisão dos dados de segurança", indicou a companhia nesse comunicado.A AstraZeneca frisou que se trata de "uma ação de rotina, que deve acontecer sempre que houver uma doença potencialmente inexplicada num dos ensaios, enquanto ela é investigada", de forma a garantir que é mantida "a integridade dos ensaios".

Reino Unido vai proibir ajuntamentos com mais de seis pessoas

Quarentenas de sete dias em França

O Conselho Científico francês dá parecer positivo à vontade do governo de implementar quarentenas de sete dias para os casos de contacto com doentes positivos ao novo coronavírus.

A medida será decidida pelo governo na sexta-feira.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde é de 14 dias. O conselho científico de França alega que a fase mais contagiosa acontece nos primeiros cinco dias depois dos sintomas ou depois do teste positivo.

Para ser implementada esta medida será necessário rapidez nos testes. Neste momento, nas zonas com o vírus mais ativo, em mais de um terço do país, é necessário esperar entre três a seis dias para se conseguir o resultado do teste.

Número de casos aumenta em Portugal

Mais três pessoas perderam a vida com covid-19, de acordo com o último boletim epidemiológico.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 893.524 mortos e infetou mais de 27,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A medida entra em vigor na segunda-feira e visa travar o aumento do número de infeções pelo novo coronavírus. O número de casos tem aumentado, principalmente entre os mais jovens.Quem não respeitar a regra arrisca a ter de pagar coimas.Nas últimas 24 horas, o Reino Unido registou mais 30 mortes devido à Covid-19 e 2.420 novos casos.Foram registados mais 388 novos casos.255 na Região de Lisboa, o que representa 58% do total nacional. A Norte são mais 119 novos casos, cerca de 31%.Há mais 13 pessoas internadas, e mais uma nos Cuidados Intensivos

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Portugal regista mais 646 casos de infeção e três mortos nas últimas 24 horas.

Mais atualizações

23h55 - Brasil com mais de 128 mil mortos

O Brasil registou mais 1.075 mortos e 35.816 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. No total, o país conta com 128.539 óbitos e 4.197.889 infetados desde o início da pandemia.

23h45 - Mais de 900 mil mortes em todo o mundo

A pandemia provocada pelo novo coronavírus matou mais de 900.000 pessoas em todo o mundo, de acordo com um balanço feito hoje às 22h30 (hora de Lisboa) pela agência France Presse.

Desde o aparecimento dos primeiros casos na China, em dezembro, registou-se um total de 900.052 mortes em todo o mundo e 27.711.866 casos assinalados.

A América Latina e as Caraíbas são as regiões mais afetadas, com 300.340 mortes, à frente da Europa (219.616).

22h11 - Pandemia desafia capacidade de transporte escolar na região de Bragança

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes, Artur Nunes, alertou hoje que em alguns concelhos deste território não há viaturas suficientes para assegurar o transporte escolar se houver limitações da lotação devido à pandemia.

A oito dias do início do ano escolar, os autarcas queixam-se de ainda não saber se vai haver ou não redução da lotação nos transportes escolares, que são assegurados pelas autarquias, devido às restrições sanitárias impostas pelas regras de contenção da covid-19. Se houver redução na lotação dos autocarros e táxis que fazem o transporte escolar em Trás-os-Montes, segundo o presidente da CIM, há concelhos que não conseguirão garantir o transporte porque os operadores não têm viaturas suficientes para aumentar as viagens.

"O caso de Vinhais é o mais problemático. Tem 24 táxis, vai precisar de mais táxis para transportar os alunos e não tem táxis, ou seja ir e vir não permitia o aluno chegar a horas à escola", exemplificou Artur Nunes, presidente da CIM que agrega ainda os concelhos de Bragança, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Vila Flor, Vimioso, Mogadouro e Miranda do Douro.

21h57 - Governo brasileiro prevê retração económica menor do que o esperado

O ministro da Economia brasileiro disse hoje que a retração económica esperada para este ano no país será muito inferior à inicialmente prevista, devido à rápida reativação de atividades que haviam sido paralisadas para travar a covid-19.

O ministro Paulo Guedes destacou, durante um seminário económico, que as projeções para a contração do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2020 caíram dos 9% previstos anteriormente por entidades como o Fundo Monetário Internacional (FMI) para entre 4% e 5%.

O governante explicou que a retomada das atividades económicas no Brasil após a paralisação causada pela pandemia do novo coronavírus ocorreu num ritmo muito mais rápido do que o esperado pelo Governo.

20h59 - Projeto Estudo em Casa vai continuar por mais um ano letivo

O ministro da Educação revelou o alargamento do projeto até ao 12º ano. Para já, o Estudo em Casa será uma ferramenta complementar, acessível a todos os alunos. Mas, num cenário de incerteza, pode ser uma solução, caso seja necessário voltar ao ensino à distância.

O ministro da Educação revelou o alargamento do projeto até ao 12º ano. Para já, o Estudo em Casa será uma ferramenta complementar, acessível a todos os alunos. Mas, num cenário de incerteza, pode ser uma solução, caso seja necessário voltar ao ensino à distância.

20h57 - Muitas escolas confessam incapacidade para manter distanciamento

Muitas escolas insistem que não vai ser possível garantir o distanciamento dos alunos nas salas. Com o regresso às aulas presenciais, há também o problema dos professores que pertencem a grupos de risco e que não vão aparecer na próxima semana.

Muitas escolas insistem que não vai ser possível garantir o distanciamento dos alunos nas salas. Com o regresso às aulas presenciais, há também o problema dos professores que pertencem a grupos de risco e que não vão aparecer na próxima semana.

20h56 - França. Conselho Científico pede mudança de política para travar contágio

O Conselho Científico francês aconselhou o governo a tomar medidas urgentes para mudar o ritmo de progressão da epidemia. Nas últimas 24 horas registaram-se quase 9 mil novas infeções em França.

O Conselho Científico francês aconselhou o governo a tomar medidas urgentes para mudar o ritmo de progressão da epidemia. Nas últimas 24 horas registaram-se quase 9 mil novas infeções em França.

20h54 - Reino Unido com recorde europeu de mortes aperta controlo

A partir de segunda-feira passam a ser proibidos em Inglaterra encontros sociais com mais de seis pessoas. O primeiro-ministro Boris Johnson anunciou que irá reforçar os meios das autoridades locais e policiais para imporem as novas restrições e o cumprimento de outras medidas.

O Reino Unido é o país europeu com maior número de casos de mortes devido à Covid, acima da Espanha e França, que têm totais de contágios superiores.

A partir de segunda-feira passam a ser proibidos em Inglaterra encontros sociais com mais de seis pessoas. O primeiro-ministro Boris Johnson anunciou que irá reforçar os meios das autoridades locais e policiais para imporem as novas restrições e o cumprimento de outras medidas.O Reino Unido é o país europeu com maior número de casos de mortes devido à Covid, acima da Espanha e França, que têm totais de contágios superiores.

20h51 - Primeiro-ministro avisa que "não é altura de relaxar"

António Costa apelou à responsabilidade de cada um para evitar a transmissão do vírus e disse que na recuperação económica o "país tem de investir em tudo".

20h49 - DGS não quer regresso do público aos estádios e às discotecas

O número de novos casos mais do que duplicou nas últimas 24 hora e a previsão das autoridades é que continue a aumentar com o regresso às escolas e o fim do verão.

Em conselho de Ministros estão a ser preparadas novas medidas de contingência para todo o país. A diretora geral da Saúde disse que este não é o momento de fazer experiências. O número de novos casos mais do que duplicou nas últimas 24 hora e a previsão das autoridades é que continue a aumentar com o regresso às escolas e o fim do verão.Em conselho de Ministros estão a ser preparadas novas medidas de contingência para todo o país. A diretora geral da Saúde disse que este não é o momento de fazer experiências.

20h45 - Virulogista comenta no TJ a interrupção dos testes da vacina de Oxford

O virulogista Pedro Simas considera normal que haja incidentes como aquele que ocasionou a interrupção dos testes com a vacina da Universidade de Oxford.

Segundo o cientista nem sequer está ainda estabelecida uma relação de causa e efeito entre aquele episódio e a aplicação da vacina e é isso que deve agora ser apurado.

O virulogista Pedro Simas considera normal que haja incidentes como aquele que ocasionou a interrupção dos testes com a vacina da Universidade de Oxford.Segundo o cientista nem sequer está ainda estabelecida uma relação de causa e efeito entre aquele episódio e a aplicação da vacina e é isso que deve agora ser apurado.

20h35 - Vacina foi suspensa devido a efeito adverso grave numa voluntária dos testes

A vacina cujos ensaios foram suspensos está a ser desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica anglo-sueca Astrazeneca. A suspensão ficou a dever-se a um efeito adverso grave num dos voluntários, uma mulher no Reino Unido.

Até que se determine a origem desse efeito adverso, a fase 3 dos testes da vacina fica interrompida.

A vacina cujos ensaios foram suspensos está a ser desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica anglo-sueca Astrazeneca. A suspensão ficou a dever-se a um efeito adverso grave num dos voluntários, uma mulher no Reino Unido.Até que se determine a origem desse efeito adverso, a fase 3 dos testes da vacina fica interrompida.

20h31 - Portugal já tinha encomendado 7 milhões de unidades da vacina suspensa

Foram suspensos os ensaios clínicos da vacina contra a Covid-19. O primeiro-ministro considerou esta suspensão uma má notícia, uma vez que a União Europeia já tem contrato assinado com a Astrazeneca.

A farmacêutica que está a trabalhar com a Universidade de Oxford para desenvolver essa vacina. Quase 7 milhões de vacinas viriam para Portugal.

Foram suspensos os ensaios clínicos da vacina contra a Covid-19. O primeiro-ministro considerou esta suspensão uma má notícia, uma vez que a União Europeia já tem contrato assinado com a Astrazeneca.A farmacêutica que está a trabalhar com a Universidade de Oxford para desenvolver essa vacina. Quase 7 milhões de vacinas viriam para Portugal.

20h25 - Angola com mais 59 casos e dois óbitos

A ministra angolana da Saúde, Silvia Lutucuta, anunciou hoje mais 59 casos de covid-19 e dois óbitos devido à doença que contabiliza já quase 3.100 infetados em Angola.

Os novos casos foram registados em Cabinda (2), Benguela (1), Zaire (3) e Luanda (53) e têm idades compreendidas entre 01 e 79 anos, adiantou a ministra durante o balanço epidemiológico diário para atualização dos dados relativos à covid-19.

Angola contabiliza um total de 3092 infetados, com 1245 recuperados, 126 óbitos e 1721 doentes ativos, incluindo três em estado critico e 24 graves.

19h35 - Estarreja, Ovar, Mealhada, Figueira da Foz e Torres Vedras sem corsos de Carnaval em 2021

Os corsos carnavalescos de Estarreja, Ovar, Mealhada, Figueira da Foz e Torres Vedras não vão realizar-se no próximo ano, devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a Rede de Cidades de Carnaval da Região Centro.

Os municípios que integram a rede concluíram que, "com base nos dados atualmente disponíveis, não há condições para realizar o Carnaval 2021 nos moldes habituais, nomeadamente os corsos carnavalescos", refere um comunicado hoje divulgado, após uma reunião realizada hoje em Ovar, no distrito de Aveiro.

A decisão tem como objetivo evitar ajuntamentos de pessoas e promover o distanciamento social. Contudo, as organizações destes cinco carnavais "pretendem realizar iniciativas para assinalar o evento", aguardando por orientações da Direção-Geral da Saúde, à qual já pediram uma reunião.

19h31 - #EstudoEmCasa regressa para o próximo ano letivo com aulas até ao 12.º ano

As aulas do programa #EstudoEmCasa da RTP Memória vão regressar no próximo ano letivo e passam a incluir o ensino secundário, mas apenas na plataforma 'online', foi hoje anunciado.

A informação foi hoje apresentada pelo ministro da Educação e pelo presidente da RTP, numa conferência de imprensa conjunta na sede da estação pública, em Lisboa.

No primeiro mês do ano letivo, já a partir de dia 14 de setembro, os alunos vão poder voltar a assistir a aulas transmitidas durante o 3.º período, para acompanhar o trabalho de consolidação de aprendizagens que será feito nas escolas. As aulas novas começam em 19 de outubro.

Nos primeiros meses do #EstudoEmCasa, criado âmbito da pandemia de covid-19, só foram gravadas aulas para o ensino básico, do 1.º ao 9.º ano de escolaridade. A partir deste ano, os estúdios da RTP vão passar a receber também os professores do secundário, mas as aulas só vão ser disponibilizadas na plataforma 'online'.

Outra das novidades é a separação dos conteúdos do 1.º e 2.º anos, que no ano passado tinham aulas conjuntas, uma alteração que o ministro da Educação considerou importante, uma vez que "as crianças do 1.º ano tem outro tipo de vicissitudes e necessidades".

19h25 - Costa pede aos portugueses que sejam "muitíssimo disciplinados"

O primeiro-ministro reafirmou hoje que uma situação de confinamento "é um não cenário", porque o país não a suportaria, e pediu aos portugueses para serem "muitíssimo disciplinados" no cumprimentos das regras.

"A melhor forma de não voltarmos a parar é sermos todos muitíssimo disciplinados no cumprimento das regras. Temos de manter esta pandemia controlada e isso exige uma enorme disciplina da parte de todos nós", frisou António Costa, no final de uma visita à 54.ª edição da Capital do Móvel, na Alfândega do Porto, na véspera de o Conselho de Ministros tomar decisões sobre a situação de contingência que vai vigorar a partir de segunda-feira.

O chefe do Governo lembrou que não é por o "sol brilhar e o tempo estar quente" que se devem relaxar os comportamentos, nomeadamente as pessoas andarem juntas, deixarem de lavar as mãos ou fazerem "grandes jantaradas", porque se o fizerem, o país arrisca-se a perder tudo aquilo que conquistou ao longo dos últimos meses.

"Se há algo que todos nós temos bem presente é que o país não suporta, as famílias não suportam, as empresas não suportam e individualmente cada um de nós não suporta voltar a passar por uma situação de confinamento", vincou.

"Esse é um não cenário, não podemos voltar a parar", reforçou.

António Costa referiu a necessidade de cumprir as regras, mesmo tendo de aprender a viver com elas.

19h21 - Madeira regista três novos casos positivos e tem 44 situações ativas

A Madeira regista hoje três novos casos importados de covid-19, tendo 44 doentes em situação ativa, perfazendo um total cumulativo de 177 infetados, informou o Instituto da Administração de Saúde (IASAÚDE).

19h18 - Mais de 8.500 casos registados em França nas últimas 24 horas

França registou 8.577 novos casos de contágio pelo novo coronavirus nas últimas 24 horas e 30 mortes devido à doença que este provoca, a covid-19, revelaram hoje as autoridades francesas.

O número total de casos confirmados no país é agora de 344.101. A taxa de positividade dos testes mantém-se nos 5,2%.

Ainda nas últimas 24 horas foram registados 30 mortes devido ao coronavírus, elevando o número total de óbitos devido à pandemia para 30.794. Desse total, 20.319 pessoas morreram no hospital.

19h15 - DGS descarta público nos estádios e discotecas nos próximos tempos

Nem pensar, pelo menos por agora a diretora-geral da Saúde afasta por completo a possibilidade de reabrir bares e discotecas e permitir a presença de público nos estádios de futebol. Graça Freitas diz que é preciso manter a prudência, neste período particularmente sensível que marca o regresso dos alunos às escolas.

Nem pensar, pelo menos por agora a diretora-geral da Saúde afasta por completo a possibilidade de reabrir bares e discotecas e permitir a presença de público nos estádios de futebol. Graça Freitas diz que é preciso manter a prudência, neste período particularmente sensível que marca o regresso dos alunos às escolas.

18h43 - São já sete os infetados em navio cruzeiro no Douro

Um quinto tripulante infetado com a covid-19 no navio cruzeiro da empresa CroisiEurope que opera no rio Douro elevou para sete o número de positivos a bordo, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara de Castelo de Paiva.

O autarca acrescentou que os 20 tripulantes "permanecem a bordo" encontrando-se "os infetados em isolamento, enquanto os demais cumprem o plano de contingência definido pelas autoridades de saúde".

"Todos os passageiros abandonaram a embarcação de acordo com as indicações das autoridades de saúde, tendo o casal de cidadãos franceses identificado como casos positivos sido conduzido ao Hospital Pedro Hispano", disse ainda o presidente do município. No total, de acordo com a mesma fonte, são 67 passageiros e 20 tripulantes e estão todos a ser testados.

18h41 - Papa Francisco de máscara pela primeira

O Papa Francisco apareceu hoje, pela primeira vez desde o início da pandemia de covid-19, de máscara de proteção em público, enquanto se deslocava para uma audiência geral.

Seis meses após as tradicionais audiências de quarta-feira gravadas ao vivo na sua biblioteca privada, o Papa retomou hoje este encontro na presença de 500 fiéis e ao ar livre.

Francisco colocou a máscara de proteção quando saiu do carro e usou-a durante o percurso até à audiência geral.

Quando retirou a máscara, o Papa evitou apertar as mãos e beijar crianças, como fazia antes na Praça de São Pedro, no Vaticano.

No entanto, aproximou-se dos fiéis que se aglomeravam ao longo da proteção instalada, em vez de permaneceram nas cadeiras espalhadas no local.

Alguns dos fiéis baixaram máscara para tentar cumprimentar o papa, enquanto outros colocaram um presente nas suas mãos, como uma caixa com pastéis ou um boné branco.

Antes de iniciar a catequese e após apertar as mãos das autoridades religiosas que participaram na audiência, Francisco recomendou à multidão que "cada um voltasse para sua cadeira" para "evitar o contágio".

18h35 - Espanha registou 8.866 casos e 34 mortes nas últimas 24 horas

Espanha contabilizou hoje 8.866 novos casos de covid-19, menos 100 do que na terça-feira, elevando para 543.379 o número de infetados desde o início da pandemia, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

O país tem mais 34 mortes com a doença notificadas nas últimas 24 horas, metade dos notificados no dia anterior, aumentando o total de óbitos para 29.628.

Madrid continua a ser a comunidade autónoma com o maior número de novas infeções, 2.923 nos números contabilizados hoje, um terço do total nacional.

17h53 - Trump desvalorizou um vírus que sabia ser altamente mortal, nas suas próprias palavras

Numa entrevista ao jornalista Bob Woodward, o presidente Donald Trump admitiu que desde fevereiro sabia que o novo coronavírus era muito perigoso – mais perigoso do que uma gripe – e mortal, apesar de nos meses seguintes sempre ter desvalorizado os surtos em solo norte-americano, que já provocaram mais de 180 mil mortos no país.

17h35 - Itália regista 1.434 novos casos e 14 mortes nas últimas 24 horas

O número de casos de covid-19 continua a crescer em Itália: 1.434 infeções e 14 óbitos registados nas últimas 24 horas, durante as quais foram realizados 96.000 testes. Os pacientes hospitalizados são 1.778 em todo o país e continuam a aumentar os internados em Unidades de Cuidados Intensivos, que são já 150.

A Lombardia continua a ser a região mais afetada pela pandemia, somando 218 novas infeções, seguida pela Campânia, com 203, e Lácio, cuja capital é Roma, com 175.

17h33 - Reino Unido com 2.659 novas infeções e mais oito mortes

O Reino Unido registou 2.659 novas infeções e oito mortes resultantes de covid-19 nas últimas 24 horas, coincidindo com o anúncio de novas restrições em Inglaterra. Na véspera tinham sido identificadas 2.420 novas infeções e 30 mortes.

O total acumulado de casos de contágio desde o início da pandemia da covid-19 no Reino Unido passou para 355.219 e o número de mortes para 41.594.

17h15 - Juventude Popular acusa Governo de deixar comunidade escolar "à sua boa sorte"

A Juventude Popular, estrutura que representa os jovens do CDS-PP, criticou hoje a estratégia do Governo socialista para o novo ano letivo, acusando o executivo de abandonar toda a comunidade escolar "à sua boa sorte".

Num comunicado enviado às redações, a Juventude Popular (JP) aponta o dedo à "falta de capacidade" do Governo na preparação do ano letivo que se inicia na próxima semana, lembrando os avisos que fez em julho sobre a matéria.

"Assembleia da República e Governo tiraram férias, esquecendo-se do momento extraordinário em que vivemos. Devido à crise de saúde pública, requer do Governo mais organização e agilidade na orientação e coordenação coerente entre as diversas estruturas governamentais e as comunidades educativas. É inaceitável que a DGS, por incompetência e inoperância, fosse um veículo bloqueador e de incerteza na preparação do ano letivo, colocando em causa planeamentos de Universidades, Politécnicos e Escolas", alegou o Presidente da JP, Francisco Mota, citado em comunicado.

16h57 - Covid-19. Costa considera "má notícia" suspensão de testes de possível vacina

O primeiro-ministro considerou esta tarde uma "má notícia" a suspensão dos testes da fase final da vacina contra o novo coronavírus anunciada pela farmacêutica AstraZeneca, após uma suspeita de reação adversa séria num participante do estudo.

"Não sabemos, ninguém sabe, quando termina a pandemia e sabemos que até haver uma vacina ela não desaparecerá. A semana passada havia um enorme otimismo de que o processo de avanço das vacinas estava rápido. Hoje, todos acordamos com uma má noticia que pelo menos um processo da vacina teve que ser suspenso. É um fator de incerteza", afirmou António Costa, em Guimarães, durante uma visita à Bienal de Arte Têxtil Contemporânea CONTEXTILE.

O primeiro-ministro considerou esta tarde uma "má notícia" a suspensão dos testes da fase final da vacina contra o novo coronavírus anunciada pela farmacêutica AstraZeneca, após uma suspeita de reação adversa séria num participante do estudo."Não sabemos, ninguém sabe, quando termina a pandemia e sabemos que até haver uma vacina ela não desaparecerá. A semana passada havia um enorme otimismo de que o processo de avanço das vacinas estava rápido. Hoje, todos acordamos com uma má noticia que pelo menos um processo da vacina teve que ser suspenso. É um fator de incerteza", afirmou António Costa, em Guimarães, durante uma visita à Bienal de Arte Têxtil Contemporânea CONTEXTILE.

16h47 - Adiado para 2021 o Rali de Portugal Histórico

O Rali de Portugal Histórico, prova de regularidade que recria os inícios do rali de Portugal, previsto para 5 a 10 de outubro, foi adiada para o próximo ano, anunciou a entidade organizadora, o Automóvel Club de Portugal (ACP).

Em comunicado, o ACP explica que "entende não estarem reunidas as condições de garantir que a prova possa ser vivida e desfrutada em pleno e em segurança para todos, tal como se impõe neste tipo de evento".

16h45 - Número de profissionais de saúde portugueses infetados abaixo da média mundial

O número de profissionais de saúde portugueses infetados pelo novo coronavírus ronda os 7,5%, uma cifra abaixo da média mundial de 10% estimada pela Organização Mundial de Saúde, disse hoje a secretária de Estado Adjunta e da Saúde.

Jamila Madeira explicou que até ao momento foram infetados 4.551 profissionais de saúde, dos quais 1.342 enfermeiros, 1.306 assistentes operacionais, 584 médicos, 166 assistentes técnicos e 146 técnicos de diagnóstico e terapêutica.

Do total de profissionais de saúde infetados desde o início da pandemia 3.892 estão já recuperados.

16h37 - JSD questiona Governo sobre computadores prometidos aos alunos

Os deputados da JSD questionaram hoje o Governo se pode garantir que vai haver computadores para todos os alunos antes do arranque do ano letivo, salientando que se tratou de uma promessa do Governo.

"Os deputados do PSD assistem com preocupação ao facto de, nas vésperas do regresso às aulas do ano letivo 2020/2021, não existirem informações de desenvolvimentos ou data assegurada para a conclusão do programa de distribuição de computadores aos alunos, uma promessa recente do sr. primeiro-ministro e do sr. ministro da Educação", refere a pergunta entregue no parlamento e assinada por Alexandre Poço, líder da Juventude Social-Democrata, Margarida Balseiro Lopes e André Neves.

Os deputados social-democratas querem saber em que fase de distribuição de computadores se encontra o programa "Escola Digital" e quantos alunos ainda não receberam o referido equipamento. Salientam que, depois de no último ano letivo, a passagem para o ensino à distância devido à pandemia de covid-19 ter deixado "milhares de alunos desconectados das suas escolas, por não possuírem os equipamentos indispensáveis", este ano "o Governo deve preparar-se para todos os cenários".

16h35 - Surto com origem em restaurante soma nove infetados em Portalegre

O concelho regista nove casos de pessoas infetadas com covid-19, estando a origem do surto relacionada com um funcionário de um restaurante, entretanto encerrado, disse hoje à agência Lusa a presidente do município, Adelaide Teixeira.

"Nós tínhamos quatro casos e de ontem (terça-feira) para hoje temos mais cinco casos. Há também uma outra pessoa infetada nesta cadeia, mas reside em Nisa", disse.

O restaurante está encerrado há vários dias. O primeiro caso relativo a este surto foi reportado no dia 2 deste mês.

16h25 - Estudo serológico já tem quase metade dos 12 mil voluntários

Mais de cinco mil voluntários inscreveram-se na terça-feira no sítio da Internet onde é feito o registo para o painel serológico nacional covid-19, ficando preenchidas quase 45% das amostras no primeiro dia de funcionamento, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o Instituto de Medicina Molecular (IMM) avança que, apesar de todas as questões técnicas registadas na plataforma, foi feito o registo de 5.355 voluntários até às 21:00 de terça-feira, quase 45% da amostra total que se esperava reunir num prazo de um mês.

O Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes da Universidade de Lisboa é a entidade que coordena cientificamente o painel serológico nacional covid-19, que pretende, com recurso a 12 mil voluntários, estudar a prevalência da infeção respiratória em Portugal através de testes serológicos.

As inscrições no sítio www.painelcovid19.pt começaram à 00:00 de terça-feira, mas a plataforma tem estado com problemas técnicos devido à elevada afluência.

No comunicado hoje divulgado, o IMM destaca que o lançamento do painel serológico nacional Covid-19 foi acolhido com "o maior interesse e adesão por parte dos portugueses", tendo "a elevada afluência" à plataforma superado "em muito todas as estimativas" e que já eram "muito acima das referências históricas de estudos semelhantes".

16h19 - Suspensão de vacina. Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças elogia transparência

A suspensão dos ensaios clínicos da vacina desenvolvida pela universidade de Oxford motiva diferentes reações. A OMS sublinha que estas suspensões temporárias não são raras enquanto se está em fase de avaliação.

Trata-se de uma situação desejável, no entender da diretora do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças. Andrea Ammon vê na suspensão uma prova de transparência no processo.

A suspensão dos ensaios clínicos da vacina desenvolvida pela universidade de Oxford motiva diferentes reações. A OMS sublinha que estas suspensões temporárias não são raras enquanto se está em fase de avaliação.Trata-se de uma situação desejável, no entender da diretora do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças. Andrea Ammon vê na suspensão uma prova de transparência no processo.

16h03 - Portugal com maior número de novos casos desde 20 de abril

Portugal registou esta quarta-feira o maior aumento do número de novos casos diários da covid-19 (646) desde 20 de abril, dia em que foram notificadas 657 novas infeções. Em relação a ontem, o número de novos casos mais do que duplicou, passando de 249 para 646.

Valores mais elevados só foram encontrados durante o período do estado de emergência em que foi ultrapassada a barreira dos mil novos casos por dia, nomeadamente nos dias 31 de março (1.035) e 10 de abril, em que foi atingido o maior valor mais elevado de sempre: 1.516 novas infeções.

15h55 - Confederação dos Treinadores anuncia escalões de formação a partir de outubro

O presidente da Confederação dos Treinadores disse hoje que o desporto de formação regressará "a partir de outubro" após uma reunião com a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto.

"[O secretário de Estado] permitiu-me que anunciasse aos treinadores que vamos começar a operacionalizar a construção de calendário, de apoio ao planeamento, para retoma dos treinos sem restrições e competições. Ou seja, que a partir de outubro seja possível a tal progressividade que estava prevista, e que tantas dúvidas levantou ao setor desportivo", afirmou o presidente Pedro Sequeira.

Sequeira falava após a reunião com João Paulo Rebelo, depois de já ter reunido com a DGS, anunciando a vontade de trabalhar "mais assiduamente em conjunto" com o Governo para a construção do calendário de retoma dos escalões de formação, em suspenso devido à pandemia de covid-19.

15h41 - Moçambique anuncia 117 novos casos

O Ministério da Saúde de Moçambique (Misau) anunciou hoje mais 117 casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total acumulado para 4.764 casos, de acordo com o boletim diário sobre a pandemia.

O total de mortes (28) mantém-se inalterado e houve mais 48 recuperados, elevando o total de casos que ultrapassaram a infeção para 2.763, ou seja, 58% do registo acumulado.

Todos os 117 novos casos hoje anunciados dizem respeito a indivíduos de nacionalidade moçambicana, são de transmissão local e, na maioria, oriundos das províncias da Zambézia (42) e cidade de Maputo (37).

15h37 - Aldeia de Moura regista cadeia de transmissão com seis infetados

Uma cadeia de transmissão do novo coronavírus que provoca a doença covid-19 já infetou seis pessoas e levou a autoridade de saúde a testar funcionários e utentes de um centro de dia na aldeia de Safara, concelho de Moura.

15h32 - Vacina contra a Covid-19 entrou no confronto eleitoral dos Estados Unidos

Donald Trump acusa os democratas de estarem a conduzir uma campanha anti-vacina. O candidato democrata Joe Biden diz que não confia em nenhuma vacina promovida pela Casa Branca, sem apoio na Ciência.

Donald Trump acusa os democratas de estarem a conduzir uma campanha anti-vacina. O candidato democrata Joe Biden diz que não confia em nenhuma vacina promovida pela Casa Branca, sem apoio na Ciência.

15h29 - Reino Unido aperta regras de distanciamento social

O Reino Unido está a apertar as regras de distanciamento social. A partir de segunda-feira estão proibidos os ajuntamentos com mais de seis pessoas. O país tem registado mais de 1400 infeções diárias há três dias consecutivos.

O Reino Unido está a apertar as regras de distanciamento social. A partir de segunda-feira estão proibidos os ajuntamentos com mais de seis pessoas. O país tem registado mais de 1400 infeções diárias há três dias consecutivos.

15h04 - DGS reavalia orientação técnica sobre procedimentos a adotar em lares

"Sim, estamos a revisitar a orientação técnica sobre os procedimentos a adotar nas estruturas residenciais para idosos e para crianças", disse Graça Freitas.

"Estamos noutra etapa da epidemia. Já sabemos mais do que sabíamos. Podemos evoluir", acrescentou.

14h53 - Casos positivos da equipa bielorrússia levou UEFA a adiar jogo com Portugal

Perante o aparecimento de três casos positivos na equipa sub-21 da Bielorrússia, a UEFA decidiu adiar o jogo com Portugal e a DGS decidiu "testar todas as pessoas envolvidas com a equipa da Bielorrússia".

Foram, assim, feitos 36 testes e houve mais três positivos confirmados. A comitiva da Bielorrússia tem por isso seis casos positivos e está em isolamento.

"Estes jogos só se realizam quando há condições de segurança", disse a diretora-geral da Saúde.

14h52 - Intervenção rápida é fundamental, apela DGS

Se houver um caso suspeito, num lar por exemplo, deve-se dar o alerta imediatamente, voltou a recordar Graça Freitas.

14h46 - Jogos de futebol sem público "nos próximos tempos"

Os jogos de futebol com público não será uma possibilidade "nos próximos tempos".

"Em altura de grande mobilidade não se deve ensaiar outros movimentos que podem aumentar os contactos", disse Graça Freitas quando questionada sobre o regresso de público aos estádios de futebol.

"Manda a prudência que nós, em altura de maior mobilidae populacional e com potencial aumento de casos, não ensaiemos outras medidas que podem levar ainda a mais contactos", esclareceu.

"Não será certamente nos próximos tempos", disse Graça Freitas.

14h44 - Início das aulas e mais mobilidade potencia mais casos de contágio

A mobilidade gera mais contactos e mais casos, explicou Diretora-Geral da Saúde.

A abertura das escolas vai mobilizar mais de um milhão de pessoas que vão passar a circular mais, acrescentou Graça Freitas, explicando que estas situações podem aumentar os contágios e os casos de infeção.

14h38 - Há 23 surtos ativos em lares de todo o país

Graça Freitas apontou que há, nesta altura, 23 surtos ativos em lares.

No entanto, as medidas que "estão a ser tomadas estão a ter o seu efeito", garantiu a diretora-geral da Saúde. Trata-se de um "número muito menor" do que já se registou no passado.

14h37 - Apenas 12 por cento dos infetados tem mais de 70 anos, diz DGS

A diretora-geral da Saúde afirmou que apenas 12 por cento dos 646 casos registados nas últimas 24 horas "dizem respeito a pessoas com mais de 70 anos".

Segundo Graça Freitas este é um dado positivo.

14h36 - Governo já esperava aumento de casos

Portugal tem mais 646 casos confirmados.

"Não é um número que nos deixe felizes ou satisfeitos", disse a secretária de Estado da Saúde. Mas com o regresso de férias e "mais mobilidade" o Governo já estava à espera de um aumento de casos.

"Importa sinalizar que estamos perante um foco sobretudo na transmissão familiar", acrescentou.

Por isso, Jamila Madeira recorda que o Governo está a preparar uma pacote de medidas para um plano de contingência em todo o país.

14h34 - Suspensão da vacina de Oxford é situação "normal de funcionamento"

Rui Ivo, do Infarmed, diz que a interrupção dos testes da vacina de Oxford faz parte de uma situação "normal de funcionamento do sistema". É sinal que está a "funcionar bem", disse ainda.

"Neste momento, trata-se da suspensão de estudos que estão a decorrer em vários países", acrescentou. "Não é a suspensão da vacina".

14h29 - Profissionais de saúde infetados

Taxa de profissionais de saúde infetados em Portugal ronda os 7,5 por cento. Foram infetados, até ao momento, 4551 profissioanais de saúde, disse a secretária de Estado, Jamila Madeira.

14h28 - PM britânico explica proibição de ajuntamentos com desrespeito das regras

Boris Johnson disse hoje durante o debate semanal com os deputados que os confinamentos locais que "estão a funcionar, mas algumas pessoas não estão a seguir as orientações como deveriam" e é por isso que está a aumentar o número de infeções.

O chefe do Governo prometeu "passos decisivos para intensificar as medidas de distanciamento social para manter a economia a funcionar, as escolas abertas e manter o vírus sob controlo", devendo um anúncio oficial ser feito numa conferência de imprensa esta tarde.

De acordo com informações dadas à imprensa britânica, ajuntamentos com mais de seis pessoas vão ser ilegais a partir de segunda-feira em Inglaterra devido a um aumento significativo do número de casos de infeção com covid-19 nas últimas semanas.

Esta medida não se aplica a escolas, locais de trabalho e casamentos, funerais ou eventos desportivos que respeitem as medidas de segurança para reduzir o risco de infeção

A partir de segunda-feira, 14 de setembro, qualquer pessoa que viole a lei incorre numa multa de 100 libras (110 euros) e se reincidir pode ir até 3.200 libras (3.500 euros).

14h06 - Portugal regista mais 646 casos de infeção e três mortos nas últimas 24 horas

O boletim da Direção-Geral da Saúde desta quarta-feira indica que há mais 646 casos de infeção pela Covid-19 e três vítimas mortais, nas últimas 24 horas. Registam-se ainda mais 138 recuperados desde ontem.

Desde 20 de abril que Portugal não registava tantos casos de infeção num dia. A região de Lisboa e Vale do Tejo registou o maior número de casos de infeção (290), seguida da região norte com 276 casos. A região centro registou mais 40 casos confirmados, o Alentejo mais 23 e o Algarve mais 15.

Já nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores contabilizaram-se apenas um caso de infeção em ambas.

Há agora 505 casos ativos e, dos doente com covid-19, há a registar apenas mais dois internamentos nas unidades de cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal já contabilizaou 61.541 casos de infeção e 1849 mortos.

14h00 - Quase 90% dos casos passaram despercebidos nos EUA, segundo um estudo

Desde o início da pandemia e até 18 de abril, terão ocorrido nos Estados Unidos 6,4 milhões de casos de covid-19, mas só foram confirmados cerca de 700 mil, o que significa que o número de infeções foi "amplamente subestimado" e que 89 por cento dos casos passaram despercebidos.

Estes dados constam de uma investigação publicada esta quarta-feira na

A partir daí, nos primeiros meses da crise de saúde, o Centro de Controlo de Doenças norte-americano recomendou que os testes fossem prioridade para pacientes hospitalizados que tendiam a apresentar sintomas moderados ou graves.

Desde o início da pandemia e até 18 de abril, terão ocorrido nos Estados Unidos 6,4 milhões de casos de covid-19, mas só foram confirmados cerca de 700 mil, o que significa que o número de infeções foi "amplamente subestimado" e que 89 por cento dos casos passaram despercebidos.Estes dados constam de uma investigação publicada esta quarta-feira na Nature Communications liderada por Jade Benjamin-Chung, do Departamento de Epidemiologia e Bioestatística da Universidade de Berkeley, na Califórnia, lembrando que o primeiro caso conhecido e confirmado de covid-19 nos Estados Unidos foi em 21 de janeiro.A partir daí, nos primeiros meses da crise de saúde, o Centro de Controlo de Doenças norte-americano recomendou que os testes fossem prioridade para pacientes hospitalizados que tendiam a apresentar sintomas moderados ou graves.

13h55 - Suspensos ensaios clínicos da vacina encomendada pela UE

Um efeito adverso grave num dos participantes levaram a Universidade de Oxford e a Astra Zeneca a reverem todos os dados de segurança.

Um efeito adverso grave num dos participantes levaram a Universidade de Oxford e a Astra Zeneca a reverem todos os dados de segurança.Bruxelas já encomendou 300 milhões de doses. Mais de 6 milhões são para Portugal. Os especialistas dizem que nada está comprometido.

13h50 - Parlamento vai ouvir ministras da Saúde e da Segurança Social sobre surtos em lares

A Comissão de Saúde aprovou hoje a audição no parlamento das ministras da Saúde e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social sobre os surtos de covid-19 em lares.

De acordo com a presidente da comissão, a deputada socialista Maria Antónia de Almeida Santos, as audições da ministra da Saúde, Marta Temido, e da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, foram aprovadas por unanimidade e o seu agendamento está dependente da coordenação com a Comissão de Trabalho e Segurança Social, que também aprovou requerimentos para audição das duas governantes pelo mesmo motivo.

O pedido para audição conjunta das ministras foi apresentado pelo CDS-PP, que também requereu e viu aprovada a audição da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, sobre "os vários surtos que têm vindo a registar-se em vários lares (IPSS ou outros), cujo caso mais grave ocorreu na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva", em Reguengos de Monsaraz.

13h33 - Falta de espaço e de recursos humanos preocupam escolas

A falta de espaço e de recursos humanos são preocupações de muitos agrupamentos de escolas a poucos dias do arranque das aulas. Em Évora, aproveitam-se todas as salas para promover o distanciamento possível.

A falta de espaço e de recursos humanos são preocupações de muitos agrupamentos de escolas a poucos dias do arranque das aulas. Em Évora, aproveitam-se todas as salas para promover o distanciamento possível.

13h28 - Suspensão de teste de vacina mostra a incerteza em que vivemos

O primeiro-ministro reagiu à decisão de suspender os ensaios clínicos da vacina da Oxford, que Portugal iria comprar. António Costa diz que mostra a incerteza em que vivemos, o que impõe disciplina a todos.

O primeiro-ministro reagiu à decisão de suspender os ensaios clínicos da vacina da Oxford, que Portugal iria comprar. António Costa diz que mostra a incerteza em que vivemos, o que impõe disciplina a todos.

13h22 - Mais de 898 mil mortos e 27,6 milhões de infetados em todo mundo

O novo coronavírus já causou a morte de mais de 898 mil pessoas e infetou mais de 27,6 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

De acordo com os dados recolhidos pela agência francesa de notícias, já morreram pelo menos 898.503 pessoas e 27.631.550 foram infetadas em 196 países e territórios desde o início da pandemia de covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, em dezembro de 2019, na cidade chinesa de Wuhan.

13h13 - Papa critica tentativas de aproveitamento político com futuras vacinas

O Papa Francisco condenou esta quarta-feira quem se quer apropriar de futuras vacinas contra a covid-19 e tentativas de aproveitamento político e económico da pandemia, apelando aos políticos e às sociedades para defenderem o bem comum.

Em declarações na audiência geral no interior do palácio papal, o líder da Igreja católica alertou para os riscos de uma "cultura do egoísmo, da indiferença e do descartável", defendendo uma resposta assente em valores como "criatividade, confiança e solidariedade" contra a covid-19.

"Infelizmente, estamos a assistir ao aparecimento de interesses partidários. Há quem deseje apropriar-se de possíveis soluções, como no caso das vacinas. Alguns aproveitam a situação para fomentar divisões, para procurar vantagens económicas ou políticas, gerando ou aumentando conflitos. Outros simplesmente não se importam com o sofrimento dos outros, caminham sobre ele e seguem o seu próprio caminho", afirmou, enfatizando a dimensão da "crise social e humana" provocada pelo novo coronavírus.

Sublinhando que o "vírus não conhece barreiras, fronteiras ou distinções culturais e políticas", o Papa Francisco defendeu a importância da construção de uma "civilização do amor" que inclua os mais vulneráveis e a esperança em soluções políticas, apesar de reconhecer que, "muitas vezes, a política não goza de uma boa reputação" social.

"É necessário ter uma boa política, que coloca a pessoa humana e o bem comum no centro", referiu, acrescentando: "A crise que vivemos devido à pandemia atinge toda a gente; podemos sair dela melhor se todos juntos procurarmos o bem comum. Se não, sairemos pior".

Francisco salientou ainda que "o bem comum requer a participação de todos" e que se cada indivíduo "fizer a sua parte", sem deixar ninguém para trás, será possível "regenerar boas relações a nível comunitário, nacional e internacional e também em harmonia com o ambiente".

13h08 - Açores sem novos casos nas últimas 24 horas

Os Açores não registaram novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas e há a assinalar ainda uma recuperação na ilha de São Miguel, revelou hoje a autoridade de saúde regional.

No seu comunicado diário, a autoridade informa que foram realizadas 1.507 análises nos dois laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas e que não foram diagnosticados novos casos de covid-19.

13h05 - Alemanha regista 1.176 novos casos e 9 vítimas mortais num dia

A Alemanha registou 1.176 novos casos de covid-19 e nove vítimas mortais nas últimas 24 horas, de acordo com o Instituto Robert Koch (RKI).

Desde o início da pandemia de covid-19, o país contabilizou 253.474 casos e 9.338 óbitos.

13h00 - África com 207 mortos em 24 horas e mais 7.062 novos casos

África registou 207 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, passando a um total de 31.701, em 1.313.219 casos de infeção, de acordo com os números mais recentes da pandemia no continente.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas registaram-se, nos 55 Estados-membros da organização, mais 7.062 novos casos e houve mais 5.484 recuperados, para um total de 1.050.567.

12h43 - Navio cruzeiro que opera no Douro com seis casos positivos

Dois passageiros, de nacionalidade francesa, e quatro tripulantes de um navio cruzeiro que opera no rio Douro, da empresa CroisiEurope, testaram positivo à covid-19, disse hoje fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.

Contactada pela Lusa, fonte da ARS-Norte confirmou estes dados referindo que todos os passageiros e tripulantes da embarcação estão a ser testados.

No total, de acordo com a mesma fonte, são 67 passageiros e 20 tripulantes.

12h33 - Aeroportos nacionais com quebra de 97,4% no 2.º trimestre

Os aeroportos nacionais registaram no segundo trimestre uma quebra de 97,4% no movimento de passageiros, para 434 mil, resultante da pandemia covid-19 e de restrições no espaço aéreo, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

12h31 - Arouca com 200 casos ativos

O concelho de Arouca contabilizava esta manhã 200 casos ativos de covid-19 entre os seus quase 22.400 habitantes, revelou hoje a autarquia, realçando nesse quadro epidemiológico o regresso a funções dos 30 bombeiros que estavam em quarentena.

O concelho de Arouca contabilizava esta manhã 200 casos ativos de covid-19 entre os seus quase 22.400 habitantes, revelou hoje a autarquia, realçando nesse quadro epidemiológico o regresso a funções dos 30 bombeiros que estavam em quarentena.

12h09 - Câmara de Portalegre cancela Feira das Cebolas

O município de Portalegre cancelou a realização da Feira das Cebolas, que deveria decorrer no fim de semana, devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a autarquia.

11h50 - Bruxelas negoceia possível compra de vacina com BioNTech-Pfizer

A Comissão Europeia concluiu hoje conversações exploratórias com a farmacêutica BioNTech-Pfizer com vista à possível compra de uma vacina contra a covid-19, sendo o

Segundo um comunicado de imprensa, o contrato em vista com a BioNTech-Pfizer prevê uma compra inicial de 200 milhões de doses, mais uma opção de compra de mais 100 milhões de doses, a serem fornecidas assim que uma vacina tenha provado ser segura e eficaz contra a covid-19, e ainda a possibilidade de todos os Estados-membros a adquirirem.

A BioNTech-Pfizer é a sexta empresa com a qual a Comissão concluiu conversações, após a Sanofi-GSK a 31 de julho, Johnson & Johnson a 13 de agosto, CureVac a 18 de agosto e Moderna a 24 de agosto.

A Comissão Europeia concluiu hoje conversações exploratórias com a farmacêutica BioNTech-Pfizer com vista à possível compra de uma vacina contra a covid-19, sendo o sexto laboratório com que o executivo comunitário negoceia. Segundo um comunicado de imprensa, o contrato em vista com a BioNTech-Pfizer prevê uma compra inicial de 200 milhões de doses, mais uma opção de compra de mais 100 milhões de doses, a serem fornecidas assim que uma vacina tenha provado ser segura e eficaz contra a covid-19, e ainda a possibilidade de todos os Estados-membros a adquirirem.A BioNTech-Pfizer é a sexta empresa com a qual a Comissão concluiu conversações, após a Sanofi-GSK a 31 de julho, Johnson & Johnson a 13 de agosto, CureVac a 18 de agosto e Moderna a 24 de agosto.

11h37 - Estrangeiros que trabalham em Angola vão cumprir quarentena em casa

Os estrangeiros com visto de trabalho vão poder regressar a Angola e cumprir quarentena em casa, segundo o decreto presidencial n.º 229/20 que atualiza as medidas em vigor na situação de calamidade pública nos próximos 30 dias.

De acordo com o diploma, apesar de Angola manter as fronteiras encerradas para conter a pandemia de covid-19, passam a ser permitidas as entradas e saídas do território de profissionais estrangeiros que prestam serviço em Angola e cidadãos com visto de trabalho, sem carecer de qualquer tipo de autorização.

São também admitidas as viagens oficiais, regresso de cidadãos nacionais e estrangeiros residentes, regresso de cidadãos estrangeiros, entrada e saída de mercadorias e ajuda humanitária, emergências médicas, escalas técnicas, entrada e saída de pessoal diplomático e consular e transladação de cadáveres, desde que a causa da morte não seja a covid-19.

As entradas e saídas de Angola estão dependentes da realização de teste RT-PCR pré-embarque com resultado negativo, efetuado nas 72 horas anteriores à viagem.

11h20 - Escolas preparam-se para a reabertura entre queixas de falta de funcionários

Em contagem decrescente para o novo ano letivo, as escolas preparam-se para a implementação de regras sanitárias, algumas delas difíceis de colocar em prática, devido à escassez de funcionários. É o caso da EB 1,2,3 Martim de Freitas, em Coimbra.

Em contagem decrescente para o novo ano letivo, as escolas preparam-se para a implementação de regras sanitárias, algumas delas difíceis de colocar em prática, devido à escassez de funcionários. É o caso da EB 1,2,3 Martim de Freitas, em Coimbra.O estabelecimento de ensino diz que são necessários mais seis assistentes operacionais. Ainda assim, a escola promete ter tudo a postos para o arranque das aulas.

11h02 - Hospitais de Madrid já enfrentam segunda vaga da pandemia

Os especialistas acreditam que Espanha já está a enfrentar uma segunda vaga da Covid-19 e os efeitos já se fazem sentir nos hospitais de Madrid. O número de infetados voltou a disparar desde agosto e, em menos de três semanas, os internamentos duplicaram na capital espanhola. As autoridades dizem, no entanto, que a situação está "controlada".

Os especialistas acreditam que Espanha já está a enfrentar uma segunda vaga da Covid-19 e os efeitos já se fazem sentir nos hospitais de Madrid. O número de infetados voltou a disparar desde agosto e, em menos de três semanas, os internamentos duplicaram na capital espanhola. As autoridades dizem, no entanto, que a situação está "controlada".

A comunidade autónoma de Madrid continua a ser a que mais infeções regista diariamente, em toda a Espanha. E nos hospitais, embora ainda não estejam perto de atingir os seus limites, já se faz sentir a nova vaga da pandemia.

10h45 - Manifesto quer sociedade civil com papel ativo na resposta à crise económica

A sociedade civil tem de ter um papel ativo, na resposta à grave crise económica, provocada pelo coronavírus. É o que defendem dezenas de personalidades, que assinam um manifesto, divulgado esta quarta-feira nas páginas do jornal Público.

O texto é assinado por figuras de várias áreas, da política, às artes, passando pela comunicação social, desde Ana Gomes, a Olga Roriz, Paulo Dentinho ou João Gil.

O mote é uma recuperação económica que seja transparente e na qual todos devem participar.

É o que explicou à Antena 1, o professor universitário Viriato Soromenho Marques, que também subscreve este manifesto.

Viriato Soromenho Marques, um dos signatários deste manifesto que exige mecanismos de escrutínio por parte dos cidadãos, relativamente às decisões políticas que vão ser tomadas em tempo de pandemia, por exemplo, na aplicação dos fundos destinados à recuperação da economia portuguesa.

A sociedade civil tem de ter um papel ativo, na resposta à grave crise económica, provocada pelo coronavírus. É o que defendem dezenas de personalidades, que assinam um manifesto, divulgado esta quarta-feira nas páginas do jornal Público.O texto é assinado por figuras de várias áreas, da política, às artes, passando pela comunicação social, desde Ana Gomes, a Olga Roriz, Paulo Dentinho ou João Gil.O mote é uma recuperação económica que seja transparente e na qual todos devem participar.É o que explicou à Antena 1, o professor universitário Viriato Soromenho Marques, que também subscreve este manifesto.Viriato Soromenho Marques, um dos signatários deste manifesto que exige mecanismos de escrutínio por parte dos cidadãos, relativamente às decisões políticas que vão ser tomadas em tempo de pandemia, por exemplo, na aplicação dos fundos destinados à recuperação da economia portuguesa.

10h35 - Vinte infetados em lar de Arruda dos Vinhos

A Instituição de São Miguel, em Arruda dos Vinhos, regista 20 infetados: 18 utentes e dois funcionários. O primeiro caso foi detetado na passada quinta-feira.

O lar tem 21 utentes, 18 dos quais estão infetados.

A Instituição de São Miguel, em Arruda dos Vinhos, regista 20 infetados: 18 utentes e dois funcionários. O primeiro caso foi detetado na passada quinta-feira.Foram testadas 33 pessoas, entre utentes e funcionários.O lar tem 21 utentes, 18 dos quais estão infetados.

10h15 - Quase 800 mil máscaras já foram retiradas do mercado pela ASAE

Os dados da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, a que a Antena 1 teve acesso, mostram que foi apreendido material no valor de mais de um milhão de euros.

Os dados da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, a que a Antena 1 teve acesso, mostram que foi apreendido material no valor de mais de um milhão de euros.

9h57 - Metro do Porto prepara regresso às aulas

A Metro do Porto anunciou hoje um reforço de oferta e a aplicação de medidas adequadas à proteção da saúde pública a partir de 14 de setembro, data do início do ano letivo.

Em comunicado, a empresa refere que entre as 06:00 e as 20:00 dos dias úteis todas as viagens em todas as linhas da rede serão em veículos duplos, aumentando a capacidade e o espaço para os clientes.

Assim, a Linha Amarela terá, nas horas de ponta da manhã e da tarde, 10 veículos/hora, o que equivale a uma frequência de seis minutos. As linhas Azul e Laranja, também nas horas de ponta, terão frequências de 12 minutos, sempre em veículos duplos.

"A operação do metro será monitorizada em permanência e em tempo real, de modo a que possam rapidamente fazer-se os ajustes que sejam necessários", sublinha a empresa.

O uso de máscara de proteção individual e a procura da distância de segurança será a regra, tanto dentro dos veículos como no interior das estações.

"Serão intensificadas as ações de fiscalização, com a colaboração e a presença da PSP", sustenta, relembrando "a importância de se manter todos os cuidados em matéria de higiene e etiqueta respiratória".

De acordo com a Metro do Porto, a desinfeção dos veículos, das superfícies das estações e das lojas Andante continuará a ser feita com a solução Zoono (comprovadamente eficaz na eliminação do vírus). Em toda a rede, será reforçada a presença de piquetes de limpeza para acorrer a necessidades de intervenção rápida.

Paralelamente, a Metro do Porto tem em curso a adaptação de mais 15 veículos da sua frota ao 'layout' com assentos laterais - a somar aos sete que já têm esta configuração -, o que se traduz num acréscimo de 10% da capacidade (mantendo o distanciamento social).

A empresa refere ainda que, durante os últimos meses, os clientes "demonstraram uma forte responsabilidade social, cumprindo as diretivas das autoridades de saúde, determinadas devido à pandemia da covid-19.

9h40 - Suspensão de teste é prova de rigor científico

É uma prova de que os ensaios clínicos estão a ser conduzidos com rigor científico. É desta forma que o virologista Pedro Simas encara a suspensão dos testes da fase final da vacina contra o novo coronavírus, que estavam a ser realizados pela farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford.

Para o virologista Pedro Simas esta paragem nos testes da vacina para a covid-19 deve ser encarada como normal e parte do processo de desenvolvimento de uma vacina.

É uma prova de que os ensaios clínicos estão a ser conduzidos com rigor científico. É desta forma que o virologista Pedro Simas encara a suspensão dos testes da fase final da vacina contra o novo coronavírus, que estavam a ser realizados pela farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford.Ouvido pela Antena 1, Pedro Simas, professor do Instituto de Medicina Molecular, diz que esta decisão mostra que tudo está a ser feito de forma segura, sem pressa, para garantir o desenvolvimento de uma vacina eficaz.Para o virologista Pedro Simas esta paragem nos testes da vacina para a covid-19 deve ser encarada como normal e parte do processo de desenvolvimento de uma vacina.

9h25 - República Checa com mais de mil casos em 24 horas

A República Checa registou nas últimas 24 horas mais 1.164 novos casos de infeção, o que eleva o número total para 29.877.

A República Checa registou nas últimas 24 horas mais 1.164 novos casos de infeção, o que eleva o número total para 29.877.

9h02 - Alemanha com mais 1.176 novos casos

O número de casos confirmados na Alemanha aumentou em 1.176 para 253.474.

8h45 - Número de mortos na Rússia ultrapassou os 18 mil

A Rússia registou mais 142 óbitos, o que eleva o número total para 18.315.

Foram ainda registados mais 5.218 casos de infeção, elevando o total para 1.041.007, o quarto maior do mundo.

8h20 - Nova Zelândia com seis novos casos de infeção local

A Nova Zelândia registou mais seis novos casos de Covid-19, todos ligados a um surto na maior cidade do país, Auckland.

As autoridades de saúde estão a apelar a todos os membros de igreja de MT. Roskill Evangelical Fellowship para realizarem testes. Os seis novos casos estão relacionados com a igreja.

A Nova Zelândia regista atualmente 82 casos locais e 43 importados.

Desde o início da pandemia foram registados 1.137 casos de infeção e 23 pessoas morreram. Estão internadas quatro pessoas, duas em unidades de cuidados intensivos.

8h08 - Argentina ultrapassa 500 mil casos de infeção

Nas últimas 24 horas, a Argentina registou mais 12.027 novos casos, o que elevou o total para 500.034. O número de mortos é de 10.405.

7h56- Peru com mais de 30 mil mortos

O Peru, país com a maior taxa de mortalidade, regista 30.123 mortos. O número de infeções é de 696.190

7h45 - China soma 24 dias consecutivos sem casos locais de contágio

A China atingiu hoje 24 dias consecutivos sem registar casos locais de covid-19, já que os dois novos casos diagnosticados nas últimas 24 horas são todos oriundos do exterior, informaram as autoridades.

A Comissão de Saúde da China detalhou que os casos importados foram diagnosticados no município de Xangai e na província de Sichuan.

As autoridades informaram ainda que, nas últimas 24 horas, 12 pacientes receberam alta, pelo que o número de pessoas infetadas ativas no país asiático se fixou em 165, incluindo dois em estado considerado grave.

Desde o início da pandemia, a China registou 85.146 infetados e 4.634 mortos devido à covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

7h30- Resultado do teste à covid-19 do primeiro-ministro francês é negativo

Jean Castex realizou o teste despois de contactar com o responsável pela Volta à França, que está infetado com o novo coronavírus.

O primeiro-ministro vai repetir o teste e continua a cumprir isolamento preventivo.

7h05 - Teste da vacina de Oxford suspenso

A farmacêutica AstraZeneca, que está a desenvolver uma vacina contra a covid-19 com a Universidade de Oxford, suspendeu os testes da fase final, após um dos voluntários ter ficado doente.

A informação foi avançada na noite de terça-feira pelo `site` de informação especializado em saúde Stat News. Foi confirmado pela farmacêutica, num comunicado enviado à CNN.

Esta é uma das vacinas que deveria chegar a Portugal, no âmbito do processo coletivo da União Europeia. Nesse processo, Portugal receberia 6,9 milhões de doses.

Covid-19. Teste da vacina de Oxford suspenso https://t.co/BARER5UuUl — RTPNotícias (@RTPNoticias) September 9, 2020

"Como parte dos testes globais controlados e randomizados em andamento da vacina de Oxford contra o coronavírus, o nosso processo de revisão padrão desencadeou uma pausa na vacinação para permitir a revisão dos dados de segurança", indicou a companhia nesse comunicado.

A AstraZeneca frisou que se trata de "uma ação de rotina, que deve acontecer sempre que houver uma doença potencialmente inexplicada num dos ensaios, enquanto ela é investigada", de forma a garantir que é mantida "a integridade dos ensaios".

"Como parte dos testes globais controlados e randomizados em andamento da vacina de Oxford contra o coronavírus, o nosso processo de revisão padrão desencadeou uma pausa na vacinação para permitir a revisão dos dados de segurança", indicou a companhia nesse comunicado.A AstraZeneca frisou que se trata de "uma ação de rotina, que deve acontecer sempre que houver uma doença potencialmente inexplicada num dos ensaios, enquanto ela é investigada", de forma a garantir que é mantida "a integridade dos ensaios".

Reino Unido vai proibir ajuntamentos com mais de seis pessoas

Quarentenas de sete dias em França

O Conselho Científico francês dá parecer positivo à vontade do governo de implementar quarentenas de sete dias para os casos de contacto com doentes positivos ao novo coronavírus.

A medida será decidida pelo governo na sexta-feira.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde é de 14 dias. O conselho científico de França alega que a fase mais contagiosa acontece nos primeiros cinco dias depois dos sintomas ou depois do teste positivo.

Para ser implementada esta medida será necessário rapidez nos testes. Neste momento, nas zonas com o vírus mais ativo, em mais de um terço do país, é necessário esperar entre três a seis dias para se conseguir o resultado do teste.

Número de casos aumenta em Portugal

Mais três pessoas perderam a vida com covid-19, de acordo com o último boletim epidemiológico.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 893.524 mortos e infetou mais de 27,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A medida entra em vigor na segunda-feira e visa travar o aumento do número de infeções pelo novo coronavírus. O número de casos tem aumentado, principalmente entre os mais jovens.Quem não respeitar a regra arrisca a ter de pagar coimas.Nas últimas 24 horas, o Reino Unido registou mais 30 mortes devido à Covid-19 e 2.420 novos casos.Foram registados mais 388 novos casos.255 na Região de Lisboa, o que representa 58% do total nacional. A Norte são mais 119 novos casos, cerca de 31%.Há mais 13 pessoas internadas, e mais uma nos Cuidados Intensivos

marcar artigo