JOnline Nascente

22-06-2020
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Parlamento
dos Jovens. Os jovens e a Constituição.

           A exemplo de anos anteriores,  a escola aceitou o repto da Assembleia da
República e abraçou o projeto Parlamento dos Jovens em ambas as sessões, dinamizado
pelos professores  de História. Inicialmente
não estava muito entusiasmado com a ideia, devo confessar,  mas uma animadíssima campanha eleitoral ,
disputada por  cinco listas, com várias
iniciativas, debate, e uma sessão de esclarecimento da nossa conterrânea, Exma.
 Sra. Deputada Margarida Balseiro Lopes,
que acompanhou  o nosso projeto desde o
início, apoiando, esclarecendo e motivando os alunos para a importância da
cidadania participativa, fizeram–me mudar de ideias.

          O tema escolhido para este ano foi
muito importante.  A celebração da
comemoração de 40 anos de constituição, a Lei fundamental do País, permitindo-nos
aprofundar conhecimentos sobre algo que já havíamos falado nas aulas de
História com  o estudo da evolução  das várias constituições e separação dos
poderes, suas atribuições aos diversos órgãos, a construção do edifício
legislativo português, deu  para todos
sentirmos que era possível intervir e contribuir para um Portugal melhor.

            A campanha eleitoral decorreu de
forma animada, houve alguma troca de ideias, de pontos de vista e o dia das
eleições chegou. Foram eleitos os 31 
deputados à sessão escolar e reunidos na biblioteca da escola  discutimos as propostas e as ideias começaram
a tomar forma, criando um projeto de escola com preocupações essencialmente
sociais.  Foi uma sessão de muita
aprendizagem  para aqueles que  assistiram e onde todos discutimos assuntos
que até à data pouco nos tinham preocupado. Essa foi a primeira vitória. Afinal
tínhamos ideias e podíamos tentar fazer alguma coisa.

Parlamento
dos Jovens. Os jovens e a Constituição.

           A exemplo de anos anteriores,  a escola aceitou o repto da Assembleia da
República e abraçou o projeto Parlamento dos Jovens em ambas as sessões, dinamizado
pelos professores  de História. Inicialmente
não estava muito entusiasmado com a ideia, devo confessar,  mas uma animadíssima campanha eleitoral ,
disputada por  cinco listas, com várias
iniciativas, debate, e uma sessão de esclarecimento da nossa conterrânea, Exma.
 Sra. Deputada Margarida Balseiro Lopes,
que acompanhou  o nosso projeto desde o
início, apoiando, esclarecendo e motivando os alunos para a importância da
cidadania participativa, fizeram–me mudar de ideias.

          O tema escolhido para este ano foi
muito importante.  A celebração da
comemoração de 40 anos de constituição, a Lei fundamental do País, permitindo-nos
aprofundar conhecimentos sobre algo que já havíamos falado nas aulas de
História com  o estudo da evolução  das várias constituições e separação dos
poderes, suas atribuições aos diversos órgãos, a construção do edifício
legislativo português, deu  para todos
sentirmos que era possível intervir e contribuir para um Portugal melhor.

            A campanha eleitoral decorreu de
forma animada, houve alguma troca de ideias, de pontos de vista e o dia das
eleições chegou. Foram eleitos os 31 
deputados à sessão escolar e reunidos na biblioteca da escola  discutimos as propostas e as ideias começaram
a tomar forma, criando um projeto de escola com preocupações essencialmente
sociais.  Foi uma sessão de muita
aprendizagem  para aqueles que  assistiram e onde todos discutimos assuntos
que até à data pouco nos tinham preocupado. Essa foi a primeira vitória. Afinal
tínhamos ideias e podíamos tentar fazer alguma coisa.

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