Desconfinar e olhar em frente. O sol, a praia e a política regressam às nossas vidas

20-05-2020
marcar artigo

Bom dia.

E subitamente, as eleições presidenciais entram na agenda.

Rui Tavares, quem sabe embalado pela porta que Ana Gomes deixou aberta nos últimos dias, disse ao Expresso que vê, numa eventual candidatura da ex-eurodeputada, uma “esperança de convergência à esquerda”.

A reação do fundador do Livre surge dois dias depois de Ana Gomes ter prometido uma nova reflexão (tinha chegado a descartar a possibilidade) em que pondera uma eventual candidatura à presidência da República. O historiador acha que está na altura dos partidos da esquerda mostrarem que é possível construir compromissos para além da “geringonça”.

Não foi só junto de Rui Tavares que as criticas de Ana Gomes à forma como o nome de Marcelo Rebelo de Sousa foi lançado na corrida presidencial tiveram efeito.

José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do PS, deu voz à contestação socialista perante as palavras da ex-eurodeputada. “Declarações inaceitáveis” alega José Luís Carneiro que não gostou de ouvir Ana Gomes dizer que António Costa protagonizou um “episódio lamentável, grave e deprimente”. O dirigente assegura que o PS vai mesmo debater a questão das presidenciais, apesar de o Congresso do partido ter sido adiado por Carlos César para lá de janeiro do próximo ano (data prevista das eleições) e rejeita que haja falta de democracia interna no partido.

A resposta do PS é feita à medida das reclamações de Ana Gomes mas talvez também se encaixe nas críticas que Manuel Alegre deixa esta quarta-feira nas páginas do Público. “Não gostei do que se passou na Autoeuropa”, diz Alegre, “até porque as regras têm de ser respeitas no partido”. Continuamos assim no domínio da consulta, que não aconteceu… e do congresso que já não se faz a tempo das presidenciais.

A questão do adiamento do Congresso para lá de janeiro de 2021 não é um pequeno detalhe na agenda política de um partido em vésperas de eleições. O Expresso relembra-lhe o que aconteceu em 1991 quando Cavaco Silva decidiu não apresentar candidato face à popularidade de Mário Soares. Aí, a estratégia do então chefe do Governo partiu da mesma ideia mas não dispensou, justamente, o aval do PSD… em congresso.

Rui Rio ainda não se pronunciou sobre as presidências, mas as consequências da discussão dos últimos dia, também tiveram eco no PSD. O nome de Miguel Albuquerque surgiu na eventual lista. E já tem apoio prometido de Alberto João Jardim, confirmado pelo jornal i.

Com tantos ingredientes à partida e outros mais que se vão juntado, o debate não escapou à Comissão Política, o podcast do Expresso.

“Não é preciso ser vidente para antever que esse é o resultado óbvio [reeleição de Marcelo]”. António Costa insiste, depois de ter dado o tiro de partida. Faltam 8 meses para as presidenciais.

OUTRAS NOTÍCIAS

Esplanadas e praias quase cheias junto ao litoral. Sol e mergulhos para aproveitar a oportunidade. Não faltam as fotos e testemunhos. A reportagem da SIC mostra o país em desconfinamento, a adaptar-se às novas regras que vão sofrendo ajustamentos à medida que avançam. Ficámos a saber que já se pode ir à praia, não é preciso esperar pelo dia 6 de junho, desde que se cumpram as novas normas em vigor.

Com as temperaturas altas, será maior a ajuda à restauração à beira-mar do que nos centros das cidades ou vilas. Há portas abertas há 4 dias que ainda não foram atravessadas. Clientes que hesitam depois do confinamento. Por essas e outras razões, a Associação de restaurantes e hotelaria pede que a ajuda governamental vá mais longe e permita a descida do IVA dos 13 para os 6%. O primeiro-ministro promete analisar o assunto. À falta de mais ajuda, há quem já esteja a investir a pensar na recuperação. A região dos vinhos verdes prepara-se para lançar uma campanha focada no relançamento da marca.

O CDS formalizou um pedido para a constituição de uma comissão parlamentar para fiscalizar as medidas adotadas a propósito da covid-19. Saber onde e como foi aplicado o apoio do Estado e avaliar os efeitos da legislação adotada estão entre as prioridades.

Merkel e Macron têm uma proposta importante para a criação de um fundo de 500 mil milhões de euros para ajudar os países mais afetados pela pandemia e pela crise económica. Dinheiro que não soma às dividas públicas de cada país. Será o primeiro passo para a mutualização da dívida? Naturalmente, o Governo português gostou da ideia que ainda tem muitas barreiras por ultrapassar, nomeadamente, a oposição dos países europeus do costume.

Chegados a este ponto, em que o perigo da covid-19 ainda continua bem presente, ficámos a saber que foram muitos os erros e a desvalorização das autoridades europeias em relação ao novo coronavírus. Jornais europeus, entre os quais o El País, tiveram acesso aos dados de reuniões em fevereiro onde pouco ou nada foi feito perante os alertas.

Em Portugal, os dados mais recentes mostram um planalto onde os números mais graves continuam a baixar. Nas ultimas 24 horas morreram mais 16 pessoas e foram descobertos 223 novos casos de infeção. O estado do surto em Portugal através dos mapas e gráficos de Jaime Figueiredo, com o retrato todo do país. Sem esquecer a “fotografia” mundial da pandemia, num cenário traçado pela Sofia Miguel Rosa e onde se acentuam os números da India com mais de 100 mil infetados.

“O Estado não vai salvar a TAP a qualquer preço” e “a insolvência da empresa não está excluída”. Pedro Nuno Santos esteve no parlamento esta terça-feira onde deixou as duas ideias e repetiu outra: qualquer ajuda implica maior controlo estratégico e da gestão. O ministro das infraestruturas referiu-se à dívida da TAP como sendo “brutal” e admitiu que a empresa possa vir a ser reestruturada.

Como reencaminhar centenas de milhões de dólares para fora de um país garantindo a existência de pouca supervisão? O esquema, a que o Expresso teve acesso, resulta de uma investigação internacional desencadeada por um consórcio de jornalistas, o OCCRP. A resposta à pergunta que serve de introdução ao tema é simples e ao mesmo tempo complexa: criar uma rede privada de bancos. O cenário é Angola.

Caso Valentina. A comissão de proteção de menores que acompanhou há um ano a criança de 9 anos que acabou por morrer, vítima de agressões, vai ser alvo de uma investigação por parte do Ministério Público. A garantia foi dada à SIC. O processo original foi arquivado ao fim de um mês.

Há um estudo europeu sobre a relação dos adolescentes com a família e a escola com dados pessimistas para Portugal e uma boa notícia. Ao todo foram feitas entrevistas a quase 6 mil jovens portugueses por uma organização internacional ligada à OMS. Entre as conclusões ficamos a saber que os adolescentes portugueses não têm uma boa relação com a escola, são mais sedentários do que a maioria dos europeus, mas vivem felizes com a família que têm. Uma ressalva: o estudo é anterior ao aparecimento da covid-19.

A descrição já chega para impressionar. O cenário enche o olho e prende a atenção. Chegou a mais potente torre eólica do mundo (e a maior de sempre). Foi idealizada a pensar em cenários marítimos e é capaz de abastecer, por si só, o consumo médio de 18 mil famílias. Um projeto, literalmente, gigante com detalhes que vale a pena ler.

Um negócio que vai continuar a fazer correr tinta. A Cofina não comprou a TVI, mas o assunto não ficou arrumado. A OPA caiu, mas a CMVM não viu razões para a desistência e os espanhóis da Prisa invocam a existência de uma caução. Tudo somado, pode levar a Cofina a gastar 20 milhões de euros por uma compra que não concretizou. Já são conhecidos os apoios aos média decididos pelos Governo. E voltaram a merecer críticas de Rui Rio.

Uma espécie de crowdfunding? Surge sob a forma de um pedido de ajuda perante uma ameaça séria. A livraria Barata, uma das livrarias históricas de Lisboa, corre o risco de fechar as portas e decidiu lançar uma campanha de angariação de donativos.

O regresso da Liga Portuguesa de Futebol está em contagem decrescente. Entre 4 de junho e 26 de julho, há que acomodar dezenas de jogos num complexo calendário. Agora ficámos a saber que vem aí uma sobrecarga de partidas que até podem vir a realizar-se de segunda a domingo.

De volta aos treinos está a Juventus e Cristiano Ronaldo regressou esta terça-feira ao trabalho. Depois de um afastamento de dois meses, o jogador reintegrou o plantel de olhos postos no dia 14 de junho, data prevista para o regresso da série A italiana.

Estreou esta semana uma série documental sobre a vida de Michael Jordan. Pretexto para a Tribuna Expresso trocar ideias com Carlos Barroca, vice-presidente das operações da NBA na Ásia e recordar o mito.

FRASES

Rui Rio sobre o apoio aos media – “15 milhões de impostos para ajudar a pagar programas da manhã e o big brother”

Alberto João Jardim e as presidenciais – “Marcelo é apenas o candidato de Costa”

José Miguel Júdice em resposta a Pedro Nuno Santos – “Teve um comportamento ignóbil de um homem que é perigoso”- em causa a questão da TAP e as declarações do ministro que acusou um advogado, que não chegou a nomear, de usar o espaço público para defender interesses.

O QUE ANDO A LER

“Si te mueres primero, yo te prometo

Escribiré la historia de nuestro amor

Com toda la alma llena de sentimiento

La escribiré com sangre

Com tinta sangre del corazón”

O trecho do bolero do cantor equatoriano Julio Jaramillo é o melhor cartão de visita para desvendarmos um livro que é afinal uma história de vida, que se confunde com a história de uma época e de um país. Colocado nas páginas que antecedem o texto, está lá para nos apontar um caminho.

Não parto para a descoberta deste livro sem saber ao que vou, devo confessar. Conheço o autor e conheci a mulher que dá o mote e serve de inspiração à narrativa.

Mas, verdadeiramente, chego à conclusão de que conheço pouco ou quase nada. Quantas vezes concluímos que nada sabemos sobre aqueles com quem convivemos? Sabemos como reagem perante determinados cenários, os seus pensamentos em relação a pequenas e até grandes coisas, mas, verdadeiramente, sabemos quem são e como chegaram aqui?

A narrativa remete-nos para o ano de 2034. Mas aquilo que David Borges nos quer verdadeiramente contar começa em 1973, no atual Lubango, antiga cidade Sá da Bandeira, Huíla, Angola. O ano em que dois jovens, na casa dos 20 anos, cruzam olhares pela primeira vez e em que nasce a história de amor que os acabaria por unir durante 44 anos.

Ao longo do texto, que oscila entre o relato de uma vida passada em Angola e um retrato ficcionado daquilo que será o futuro do país daqui a 14 anos (2034 surge como o ano onde foi depositada uma espécie de testemunho de uma importante memória familiar – vai ter de ler para perceber porquê), conhecemos muitos outros momentos e datas que marcaram para sempre a vida pessoal e profissional do jornalista.

“Amor Eterno” é o nome do livro. São as memórias de Sílvia e David, um retrato de ambos, da filha Gisela e das netas, Frederica e Carolina. Ainda não vos tinha falado delas, mas estou certa que rapidamente vão descobrir o papel fundamental que têm na história. São o verdadeiro motor de um texto onde a escrita e as emoções fluem, sem barreiras. Fica a minha (suspeita) sugestão para os seus momentos de lazer.

O QUE ANDO A VER

“O poeta David Whyte escreveu: 'O medo da perda é a grande razão de todas as desonestidades, conscientes e inconscientes’. Depois de o meu filho morrer e de eu finalmente emergir das trevas e voltar ao mundo, trouxe comigo uma dádiva que só agora começo a entender”. As palavras são de Nick Cave, reproduzidas pela Blitz. O cantor, que adiou para o próximo ano o concerto em Lisboa, escreveu uma carta aos fãs onde fala de uma experiência de sofrimento e libertação. Para mim funcionou como mote para revisitar o trabalho de Cave e dos Bad Seeds num canal de streaming criado para responder a estes momentos de isolamento. Chama-se “Bad Seed TeeVee” e tem disponíveis atuações, vídeos promocionais, raros e inéditos dos artigos da banda. A espreitar.

Para se atualizar a todo o momento, não perca o nosso site, cada vez com mais temas aprofundados na página de Exclusivos, na Tribuna e na Blitz.

Fique desse lado, proteja-se e faça o seu desconfinamento em segurança.

Tenha uma boa quarta-feira!

Bom dia.

E subitamente, as eleições presidenciais entram na agenda.

Rui Tavares, quem sabe embalado pela porta que Ana Gomes deixou aberta nos últimos dias, disse ao Expresso que vê, numa eventual candidatura da ex-eurodeputada, uma “esperança de convergência à esquerda”.

A reação do fundador do Livre surge dois dias depois de Ana Gomes ter prometido uma nova reflexão (tinha chegado a descartar a possibilidade) em que pondera uma eventual candidatura à presidência da República. O historiador acha que está na altura dos partidos da esquerda mostrarem que é possível construir compromissos para além da “geringonça”.

Não foi só junto de Rui Tavares que as criticas de Ana Gomes à forma como o nome de Marcelo Rebelo de Sousa foi lançado na corrida presidencial tiveram efeito.

José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do PS, deu voz à contestação socialista perante as palavras da ex-eurodeputada. “Declarações inaceitáveis” alega José Luís Carneiro que não gostou de ouvir Ana Gomes dizer que António Costa protagonizou um “episódio lamentável, grave e deprimente”. O dirigente assegura que o PS vai mesmo debater a questão das presidenciais, apesar de o Congresso do partido ter sido adiado por Carlos César para lá de janeiro do próximo ano (data prevista das eleições) e rejeita que haja falta de democracia interna no partido.

A resposta do PS é feita à medida das reclamações de Ana Gomes mas talvez também se encaixe nas críticas que Manuel Alegre deixa esta quarta-feira nas páginas do Público. “Não gostei do que se passou na Autoeuropa”, diz Alegre, “até porque as regras têm de ser respeitas no partido”. Continuamos assim no domínio da consulta, que não aconteceu… e do congresso que já não se faz a tempo das presidenciais.

A questão do adiamento do Congresso para lá de janeiro de 2021 não é um pequeno detalhe na agenda política de um partido em vésperas de eleições. O Expresso relembra-lhe o que aconteceu em 1991 quando Cavaco Silva decidiu não apresentar candidato face à popularidade de Mário Soares. Aí, a estratégia do então chefe do Governo partiu da mesma ideia mas não dispensou, justamente, o aval do PSD… em congresso.

Rui Rio ainda não se pronunciou sobre as presidências, mas as consequências da discussão dos últimos dia, também tiveram eco no PSD. O nome de Miguel Albuquerque surgiu na eventual lista. E já tem apoio prometido de Alberto João Jardim, confirmado pelo jornal i.

Com tantos ingredientes à partida e outros mais que se vão juntado, o debate não escapou à Comissão Política, o podcast do Expresso.

“Não é preciso ser vidente para antever que esse é o resultado óbvio [reeleição de Marcelo]”. António Costa insiste, depois de ter dado o tiro de partida. Faltam 8 meses para as presidenciais.

OUTRAS NOTÍCIAS

Esplanadas e praias quase cheias junto ao litoral. Sol e mergulhos para aproveitar a oportunidade. Não faltam as fotos e testemunhos. A reportagem da SIC mostra o país em desconfinamento, a adaptar-se às novas regras que vão sofrendo ajustamentos à medida que avançam. Ficámos a saber que já se pode ir à praia, não é preciso esperar pelo dia 6 de junho, desde que se cumpram as novas normas em vigor.

Com as temperaturas altas, será maior a ajuda à restauração à beira-mar do que nos centros das cidades ou vilas. Há portas abertas há 4 dias que ainda não foram atravessadas. Clientes que hesitam depois do confinamento. Por essas e outras razões, a Associação de restaurantes e hotelaria pede que a ajuda governamental vá mais longe e permita a descida do IVA dos 13 para os 6%. O primeiro-ministro promete analisar o assunto. À falta de mais ajuda, há quem já esteja a investir a pensar na recuperação. A região dos vinhos verdes prepara-se para lançar uma campanha focada no relançamento da marca.

O CDS formalizou um pedido para a constituição de uma comissão parlamentar para fiscalizar as medidas adotadas a propósito da covid-19. Saber onde e como foi aplicado o apoio do Estado e avaliar os efeitos da legislação adotada estão entre as prioridades.

Merkel e Macron têm uma proposta importante para a criação de um fundo de 500 mil milhões de euros para ajudar os países mais afetados pela pandemia e pela crise económica. Dinheiro que não soma às dividas públicas de cada país. Será o primeiro passo para a mutualização da dívida? Naturalmente, o Governo português gostou da ideia que ainda tem muitas barreiras por ultrapassar, nomeadamente, a oposição dos países europeus do costume.

Chegados a este ponto, em que o perigo da covid-19 ainda continua bem presente, ficámos a saber que foram muitos os erros e a desvalorização das autoridades europeias em relação ao novo coronavírus. Jornais europeus, entre os quais o El País, tiveram acesso aos dados de reuniões em fevereiro onde pouco ou nada foi feito perante os alertas.

Em Portugal, os dados mais recentes mostram um planalto onde os números mais graves continuam a baixar. Nas ultimas 24 horas morreram mais 16 pessoas e foram descobertos 223 novos casos de infeção. O estado do surto em Portugal através dos mapas e gráficos de Jaime Figueiredo, com o retrato todo do país. Sem esquecer a “fotografia” mundial da pandemia, num cenário traçado pela Sofia Miguel Rosa e onde se acentuam os números da India com mais de 100 mil infetados.

“O Estado não vai salvar a TAP a qualquer preço” e “a insolvência da empresa não está excluída”. Pedro Nuno Santos esteve no parlamento esta terça-feira onde deixou as duas ideias e repetiu outra: qualquer ajuda implica maior controlo estratégico e da gestão. O ministro das infraestruturas referiu-se à dívida da TAP como sendo “brutal” e admitiu que a empresa possa vir a ser reestruturada.

Como reencaminhar centenas de milhões de dólares para fora de um país garantindo a existência de pouca supervisão? O esquema, a que o Expresso teve acesso, resulta de uma investigação internacional desencadeada por um consórcio de jornalistas, o OCCRP. A resposta à pergunta que serve de introdução ao tema é simples e ao mesmo tempo complexa: criar uma rede privada de bancos. O cenário é Angola.

Caso Valentina. A comissão de proteção de menores que acompanhou há um ano a criança de 9 anos que acabou por morrer, vítima de agressões, vai ser alvo de uma investigação por parte do Ministério Público. A garantia foi dada à SIC. O processo original foi arquivado ao fim de um mês.

Há um estudo europeu sobre a relação dos adolescentes com a família e a escola com dados pessimistas para Portugal e uma boa notícia. Ao todo foram feitas entrevistas a quase 6 mil jovens portugueses por uma organização internacional ligada à OMS. Entre as conclusões ficamos a saber que os adolescentes portugueses não têm uma boa relação com a escola, são mais sedentários do que a maioria dos europeus, mas vivem felizes com a família que têm. Uma ressalva: o estudo é anterior ao aparecimento da covid-19.

A descrição já chega para impressionar. O cenário enche o olho e prende a atenção. Chegou a mais potente torre eólica do mundo (e a maior de sempre). Foi idealizada a pensar em cenários marítimos e é capaz de abastecer, por si só, o consumo médio de 18 mil famílias. Um projeto, literalmente, gigante com detalhes que vale a pena ler.

Um negócio que vai continuar a fazer correr tinta. A Cofina não comprou a TVI, mas o assunto não ficou arrumado. A OPA caiu, mas a CMVM não viu razões para a desistência e os espanhóis da Prisa invocam a existência de uma caução. Tudo somado, pode levar a Cofina a gastar 20 milhões de euros por uma compra que não concretizou. Já são conhecidos os apoios aos média decididos pelos Governo. E voltaram a merecer críticas de Rui Rio.

Uma espécie de crowdfunding? Surge sob a forma de um pedido de ajuda perante uma ameaça séria. A livraria Barata, uma das livrarias históricas de Lisboa, corre o risco de fechar as portas e decidiu lançar uma campanha de angariação de donativos.

O regresso da Liga Portuguesa de Futebol está em contagem decrescente. Entre 4 de junho e 26 de julho, há que acomodar dezenas de jogos num complexo calendário. Agora ficámos a saber que vem aí uma sobrecarga de partidas que até podem vir a realizar-se de segunda a domingo.

De volta aos treinos está a Juventus e Cristiano Ronaldo regressou esta terça-feira ao trabalho. Depois de um afastamento de dois meses, o jogador reintegrou o plantel de olhos postos no dia 14 de junho, data prevista para o regresso da série A italiana.

Estreou esta semana uma série documental sobre a vida de Michael Jordan. Pretexto para a Tribuna Expresso trocar ideias com Carlos Barroca, vice-presidente das operações da NBA na Ásia e recordar o mito.

FRASES

Rui Rio sobre o apoio aos media – “15 milhões de impostos para ajudar a pagar programas da manhã e o big brother”

Alberto João Jardim e as presidenciais – “Marcelo é apenas o candidato de Costa”

José Miguel Júdice em resposta a Pedro Nuno Santos – “Teve um comportamento ignóbil de um homem que é perigoso”- em causa a questão da TAP e as declarações do ministro que acusou um advogado, que não chegou a nomear, de usar o espaço público para defender interesses.

O QUE ANDO A LER

“Si te mueres primero, yo te prometo

Escribiré la historia de nuestro amor

Com toda la alma llena de sentimiento

La escribiré com sangre

Com tinta sangre del corazón”

O trecho do bolero do cantor equatoriano Julio Jaramillo é o melhor cartão de visita para desvendarmos um livro que é afinal uma história de vida, que se confunde com a história de uma época e de um país. Colocado nas páginas que antecedem o texto, está lá para nos apontar um caminho.

Não parto para a descoberta deste livro sem saber ao que vou, devo confessar. Conheço o autor e conheci a mulher que dá o mote e serve de inspiração à narrativa.

Mas, verdadeiramente, chego à conclusão de que conheço pouco ou quase nada. Quantas vezes concluímos que nada sabemos sobre aqueles com quem convivemos? Sabemos como reagem perante determinados cenários, os seus pensamentos em relação a pequenas e até grandes coisas, mas, verdadeiramente, sabemos quem são e como chegaram aqui?

A narrativa remete-nos para o ano de 2034. Mas aquilo que David Borges nos quer verdadeiramente contar começa em 1973, no atual Lubango, antiga cidade Sá da Bandeira, Huíla, Angola. O ano em que dois jovens, na casa dos 20 anos, cruzam olhares pela primeira vez e em que nasce a história de amor que os acabaria por unir durante 44 anos.

Ao longo do texto, que oscila entre o relato de uma vida passada em Angola e um retrato ficcionado daquilo que será o futuro do país daqui a 14 anos (2034 surge como o ano onde foi depositada uma espécie de testemunho de uma importante memória familiar – vai ter de ler para perceber porquê), conhecemos muitos outros momentos e datas que marcaram para sempre a vida pessoal e profissional do jornalista.

“Amor Eterno” é o nome do livro. São as memórias de Sílvia e David, um retrato de ambos, da filha Gisela e das netas, Frederica e Carolina. Ainda não vos tinha falado delas, mas estou certa que rapidamente vão descobrir o papel fundamental que têm na história. São o verdadeiro motor de um texto onde a escrita e as emoções fluem, sem barreiras. Fica a minha (suspeita) sugestão para os seus momentos de lazer.

O QUE ANDO A VER

“O poeta David Whyte escreveu: 'O medo da perda é a grande razão de todas as desonestidades, conscientes e inconscientes’. Depois de o meu filho morrer e de eu finalmente emergir das trevas e voltar ao mundo, trouxe comigo uma dádiva que só agora começo a entender”. As palavras são de Nick Cave, reproduzidas pela Blitz. O cantor, que adiou para o próximo ano o concerto em Lisboa, escreveu uma carta aos fãs onde fala de uma experiência de sofrimento e libertação. Para mim funcionou como mote para revisitar o trabalho de Cave e dos Bad Seeds num canal de streaming criado para responder a estes momentos de isolamento. Chama-se “Bad Seed TeeVee” e tem disponíveis atuações, vídeos promocionais, raros e inéditos dos artigos da banda. A espreitar.

Para se atualizar a todo o momento, não perca o nosso site, cada vez com mais temas aprofundados na página de Exclusivos, na Tribuna e na Blitz.

Fique desse lado, proteja-se e faça o seu desconfinamento em segurança.

Tenha uma boa quarta-feira!

marcar artigo