Pântano? Qual pântano?

13-10-2020
marcar artigo

Bom dia, O cenário não é novo, mas a conjuntura de grave crise económica e social torna-o mais eloquente. Nas vésperas da aprovação, pelo Governo, da proposta de Orçamento do Estado para 2021 , a Assembleia da República foi nesta quarta-feira o palco para mais uma das encenações que costumam caracterizar este período do calendário político anual na era da geringonça. Nenhum dos partidos que têm sustentado António Costa partilha qualquer interesse em provocar uma crise política e ver-se forçado a carregar as consequências de um chumbo. A probabilidade de o Orçamento esbarrar nalguma contrariedade insuperável é quase nula. Os episódios de dramatização e sedução que são protagonizados pelos interessados no assunto fazem parte da coreografia das negociações. Na discussão do Orçamento que vai entrar dentro de escassos dias no Parlamento, a questão que parece estar agora em cima da mesa é a de saber quem, entre os parceiros preferenciais do Governo, irá dar o aval necessário. O primeiro-ministro lançou palavras de esperança ao PCP , mas a réplica limitou-se a uma barragem de silêncio sobre o tema. O PAN também está em jogo e pode vir a ser crucial por causa da indisposição actual do Bloco de Esquerda. Uma cimeira realizada em São Bento resultou em nada e Catarina Martins deu quatro dias ao Executivo para que sejam dadas respostas às “preocupações” do BE. Há uma lista de reivindicações que o Bloco quer ver contempladas no documento, mas a irritação e a desconfiança têm outra origem. Medidas que foram objecto de acordo noutras ocasiões, acertadas quando das conversas sobre o Orçamento para 2020 e o Suplementar, não chegaram a ser adoptadas pelo Governo. Votar a favor na generalidade e remeter as negociações para a discussão na especialidade é uma via que o partido garante não querer voltar a trilhar, um " pântano político sem coerência ". Para os fãs da análise política e os apreciadores de xadrez, as peripécias da geringonça têm todos os ingredientes de uma matéria absorvente . Mas o lado negro deste teatro tem pouco de entusiasmante. Revela os piores defeitos de uma solução política que assegura a manutenção do Governo, mas à custa de uma estratégia de navegação à vista , feita de entendimentos e de cedências em redor de medidas avulsas. O verdadeiro pântano é este.

OUTRAS NOTÍCIAS

Os números mais recentes sobre a pandemia de covid-19 em Portugal revelam ter havido um aumento superior a 90% na quantidade de internamentos nos últimos 30 dias. O boletim da direcção-geral da Saúde desta quarta-feira indica uma subida diária de 944 no número de infectados, oito óbitos e mais 325 doentes dados como recuperados.

A partir de 12 de Outubro, quem quiser entrar na Assembleia da República terá de fazer a medição da temperatura corporal. O acesso ao Parlamento será barrado se a temperatura for igual ou superior a 38 graus.

Por determinação médica, Ana Catarina Mendes foi obrigada a fazer quarentena. A líder do grupo parlamentar do PS esteve em contacto com António Lobo Xavier, que teve resultado positivo no teste à covid-19, no programa da TVI "Circulatura do Quadrado".

Nos Estados Unidos, Donald Trump divulgou um vídeo em que explica o tratamento a que foi submetido depois de ter sabido que estava infectado com o coronavírus que origina a covid-19. Garantiu que é mais importante do que a vacina e anunciou a distribuição gratuita, acessível a todos os cidadãos norte-americanos.

Não se sabe se aquela promessa conseguirá mudar alguma coisa, mas as sondagens sobre as eleições presidenciais mantêm-se pessimistas para as ambições de Trump. Mesmo em estados onde os candidatos republicanos costumam sair-se bem, Joe Biden surge numa posição mais favorável para alcançar a vitória em Novembro próximo.

Houve confronto e discordância, mas qualquer semelhança entre o tom do debate que opôs Mike Pence a Kamala Harris e aquele que colocou frente a frente Donald Trump e Joe Biden é pura coincidência. Houve civilidade suficiente para o vice-presidente dos Estados Unidos e a candidata ao cargo pelos democratas trocarem argumentos e serem ouvidos. Pandemia, saúde e emprego foram os temas quentes.

Marcelo Rebelo de Sousa deu posse ao novo presidente do Tribunal de Contas (TdC). Garantiu que o combate à corrupção vai prosseguir e assumiu a regra do cumprimento de apenas um mandato. José Tavares, o novo responsável pelo TdC, prometeu lutar por um órgão "com altos padrões". No controverso processo de mudança de líder, Rui Rio deu uma ajuda.

Entrevistada pelo "Público" e pela Rádio Renascença, Ana Gomes criticou as medidas avançadas pelo Governo para a "desburocratização" dos contratos públicos. “Não podemos cair no excesso de burocracia, mas também não podemos passar do oito para o oitenta, para o excesso de facilitação”, afirmou a candidata à Presidência da República. Sobre a polémica substituição do presidente do Tribunal de Contas, a militante socialista adiantou que não teria aceitado o critério do mandato único.

David Tojal, antigo técnico de informática do Sporting, testemunhou no julgamento de Rui Pinto. Confirmou diversas tentativas de acesso indevido a caixas de correio electrónico do clube, em 2015, mas revelou que as intrusões nas contas de Bruno de Carvalho, Jorge Jesus e Tiago Vieira fracassaram. A informação pode vir a reduzir o volume de acusações que o ‘haker’ enfrenta. Na próxima semana será a vez de diversos elementos que integraram a estrutura dirigente do Sporting estarem presentes em tribunal para prestar declarações. Bruno de Carvalho será ouvido durante a manhã de 15 de Outubro.

Um agravamento de 100% na taxa de resíduos está a provocar a contestação dos autarcas das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. A medida é qualificada como “errada” devido à “quebra de receitas para os municípios e, principalmente, de rendimentos para as famílias devido à pandemia”.

O PCP apresentou recurso, mas o Tribunal da Relação de Lisboa voltou a negar as pretensões do partido. Miguel Casanova, funcionário comunista que foi despedido de forma ilegal, terá de ser reintegrado.

“Uma pena de prisão não inferior a 12 anos”. É esta a sanção que o Ministério Público (MP) pede para a mulher que abandonou o filho recém-nascido num caixote do lixo na zona de Santa Apolónia, em Lisboa, em Novembro de 2019. O MP alega que a arguida actuou de “forma premeditada”.

A Procuradoria-Geral da República confirmou ter recebido das autoridades brasileiras o processo em que Duarte Lima é acusado do homicídio de Rosalina Ribeiro, que ocorreu em 2009, nos arredores do Rio de Janeiro. O antigo deputado do PSD cumpre pena de prisão, actualmente, depois de ter sido condenado por burla e branqueamento de capitais no processo Homeland/BPN.

No próximo sábado é assinalado o Dia Mundial da Saúde Mental e a startup Hug-a-Group lança uma nova plataforma destinada a proporcionar apoio a quem dele necessita. “O objectivo da plataforma é o de ser uma espécie de porta de entrada para alguém que se sinta perdido”, diz Pedro Marques, fundador do projecto.

Emmanuelle Charpentier e Jennifer A Doudna são os nomes das duas investigadoras distinguidas com o Prémio Nobel da Química 2020. Fizeram a descoberta de "tesouras genéticas" que são usadas para modificar o ADN de animais, plantas e microorganismos. É "um impulso muito relevante" para a edição genética, disse a investigadora portuguesa Cecília Arraiano.

Uma primeira parte para esquecer e uma segunda parte disputada com mais empenho. A selecção de Portugal empatou com a de Espanha, num jogo particular de futebol realizado em Alvalade. Houve público nas bancadas, assim como a emoção de duas bolas na barra da baliza do país-vizinho, mas não se registaram golos. O resultado neutro sela as boas relações entre as federações dos dois países, que anunciaram estar a avaliar uma candidatura à organização do Mundial de 2030.

FRASES

“O Governo e o seu chefe não sabem lidar com a crítica, com o escrutínio, com a vigilância necessária de órgãos externos ao Executivo. E isto, por si só, já é bastante mau.” Henrique Monteiro

“Quem é católico não pode traficar no preconceito racial, não pode. É uma contradição. ‘Católico’ quer dizer ‘universal’, isto é, é alguém com uma noção de fraternidade humana aberta a todos.” Henrique Raposo

“Não há, no poder, partidos mais honestos do que outros. Há pessoas desonestas e condições políticas, económicas e institucionais que favorecem a desonestidade.” Daniel Oliveira

O QUE ANDO A LER

Vinte anos depois da Segunda Guerra Mundial, um general italiano recebe a responsabilidade de partir para a Albânia com o objectivo de desenterrar e repatriar os corpos de militares transalpinos mortos durante a ocupação do país. É este o ponto de partida de “O General do Exército Morto”, do escritor albanês Ismail Kadaré, uma reflexão sobre a guerra e as suas consequências, uma viagem aos terrenos sombrios da paz, onde os rancores se mantêm latentes e as feridas permanecem abertas.

A segregação racial é o tema central de “Os Rapazes de Nickel”. Mas, tal como sucede na obra de Kadaré, Colson Whitehead aborda outros aspectos sinistros da natureza humana. Inspirado numa história verídica, o escritor norte-americano expõe o interior de uma instituição da qual se espera que consiga transformar “delinquentes” em “bons cidadãos” e que usa a violência, a repressão e a crueldade como ferramentas para cumprir a missão.

O QUE ANDO A OUVIR

“The Lost Berlin Tapes”, Ella Fitzgerald. O registo de uma actuação ao vivo, a 25 de Março de 1962. Ficou esquecido numa gaveta durante décadas a fio, mas acaba de ser editado. Testemunha a doçura, o humor e o júbilo com que Fitzgerald abordava os grandes temas do cancioneiro norte-americano.

“The Unidentifiable”, Matthew Shipp. Um dos mais originais pianistas das últimas décadas, Matthew Shipp construiu um estilo único, incomparável. Este álbum, o mais recente numa intensa carreira discográfica que começou no final dos anos 1980, traz de regresso o pianista no formato de trio, com Michael Bisio, no contrabaixo, e Newman Taylor Baker, na bateria.

“Hard Bop”, Eric Binder Trio. A ideia para este projecto foi a de prestar homenagem a grandes nomes da era do ‘hard bop’. O baterista Eric Binder é acompanhado por Walter Smith III (saxofone) e Petros Klampanis (contrabaixo). Os três músicos juntaram-se no estúdio e, sem perderem tempo com ensaios, gravaram os seis temas de um álbum em que “autenticidade” é a palavra-chave.

E é tudo. Acompanhe a actualidade no Expresso, Tribuna e Blitz e tenha um excelente dia.

Bom dia, O cenário não é novo, mas a conjuntura de grave crise económica e social torna-o mais eloquente. Nas vésperas da aprovação, pelo Governo, da proposta de Orçamento do Estado para 2021 , a Assembleia da República foi nesta quarta-feira o palco para mais uma das encenações que costumam caracterizar este período do calendário político anual na era da geringonça. Nenhum dos partidos que têm sustentado António Costa partilha qualquer interesse em provocar uma crise política e ver-se forçado a carregar as consequências de um chumbo. A probabilidade de o Orçamento esbarrar nalguma contrariedade insuperável é quase nula. Os episódios de dramatização e sedução que são protagonizados pelos interessados no assunto fazem parte da coreografia das negociações. Na discussão do Orçamento que vai entrar dentro de escassos dias no Parlamento, a questão que parece estar agora em cima da mesa é a de saber quem, entre os parceiros preferenciais do Governo, irá dar o aval necessário. O primeiro-ministro lançou palavras de esperança ao PCP , mas a réplica limitou-se a uma barragem de silêncio sobre o tema. O PAN também está em jogo e pode vir a ser crucial por causa da indisposição actual do Bloco de Esquerda. Uma cimeira realizada em São Bento resultou em nada e Catarina Martins deu quatro dias ao Executivo para que sejam dadas respostas às “preocupações” do BE. Há uma lista de reivindicações que o Bloco quer ver contempladas no documento, mas a irritação e a desconfiança têm outra origem. Medidas que foram objecto de acordo noutras ocasiões, acertadas quando das conversas sobre o Orçamento para 2020 e o Suplementar, não chegaram a ser adoptadas pelo Governo. Votar a favor na generalidade e remeter as negociações para a discussão na especialidade é uma via que o partido garante não querer voltar a trilhar, um " pântano político sem coerência ". Para os fãs da análise política e os apreciadores de xadrez, as peripécias da geringonça têm todos os ingredientes de uma matéria absorvente . Mas o lado negro deste teatro tem pouco de entusiasmante. Revela os piores defeitos de uma solução política que assegura a manutenção do Governo, mas à custa de uma estratégia de navegação à vista , feita de entendimentos e de cedências em redor de medidas avulsas. O verdadeiro pântano é este.

OUTRAS NOTÍCIAS

Os números mais recentes sobre a pandemia de covid-19 em Portugal revelam ter havido um aumento superior a 90% na quantidade de internamentos nos últimos 30 dias. O boletim da direcção-geral da Saúde desta quarta-feira indica uma subida diária de 944 no número de infectados, oito óbitos e mais 325 doentes dados como recuperados.

A partir de 12 de Outubro, quem quiser entrar na Assembleia da República terá de fazer a medição da temperatura corporal. O acesso ao Parlamento será barrado se a temperatura for igual ou superior a 38 graus.

Por determinação médica, Ana Catarina Mendes foi obrigada a fazer quarentena. A líder do grupo parlamentar do PS esteve em contacto com António Lobo Xavier, que teve resultado positivo no teste à covid-19, no programa da TVI "Circulatura do Quadrado".

Nos Estados Unidos, Donald Trump divulgou um vídeo em que explica o tratamento a que foi submetido depois de ter sabido que estava infectado com o coronavírus que origina a covid-19. Garantiu que é mais importante do que a vacina e anunciou a distribuição gratuita, acessível a todos os cidadãos norte-americanos.

Não se sabe se aquela promessa conseguirá mudar alguma coisa, mas as sondagens sobre as eleições presidenciais mantêm-se pessimistas para as ambições de Trump. Mesmo em estados onde os candidatos republicanos costumam sair-se bem, Joe Biden surge numa posição mais favorável para alcançar a vitória em Novembro próximo.

Houve confronto e discordância, mas qualquer semelhança entre o tom do debate que opôs Mike Pence a Kamala Harris e aquele que colocou frente a frente Donald Trump e Joe Biden é pura coincidência. Houve civilidade suficiente para o vice-presidente dos Estados Unidos e a candidata ao cargo pelos democratas trocarem argumentos e serem ouvidos. Pandemia, saúde e emprego foram os temas quentes.

Marcelo Rebelo de Sousa deu posse ao novo presidente do Tribunal de Contas (TdC). Garantiu que o combate à corrupção vai prosseguir e assumiu a regra do cumprimento de apenas um mandato. José Tavares, o novo responsável pelo TdC, prometeu lutar por um órgão "com altos padrões". No controverso processo de mudança de líder, Rui Rio deu uma ajuda.

Entrevistada pelo "Público" e pela Rádio Renascença, Ana Gomes criticou as medidas avançadas pelo Governo para a "desburocratização" dos contratos públicos. “Não podemos cair no excesso de burocracia, mas também não podemos passar do oito para o oitenta, para o excesso de facilitação”, afirmou a candidata à Presidência da República. Sobre a polémica substituição do presidente do Tribunal de Contas, a militante socialista adiantou que não teria aceitado o critério do mandato único.

David Tojal, antigo técnico de informática do Sporting, testemunhou no julgamento de Rui Pinto. Confirmou diversas tentativas de acesso indevido a caixas de correio electrónico do clube, em 2015, mas revelou que as intrusões nas contas de Bruno de Carvalho, Jorge Jesus e Tiago Vieira fracassaram. A informação pode vir a reduzir o volume de acusações que o ‘haker’ enfrenta. Na próxima semana será a vez de diversos elementos que integraram a estrutura dirigente do Sporting estarem presentes em tribunal para prestar declarações. Bruno de Carvalho será ouvido durante a manhã de 15 de Outubro.

Um agravamento de 100% na taxa de resíduos está a provocar a contestação dos autarcas das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. A medida é qualificada como “errada” devido à “quebra de receitas para os municípios e, principalmente, de rendimentos para as famílias devido à pandemia”.

O PCP apresentou recurso, mas o Tribunal da Relação de Lisboa voltou a negar as pretensões do partido. Miguel Casanova, funcionário comunista que foi despedido de forma ilegal, terá de ser reintegrado.

“Uma pena de prisão não inferior a 12 anos”. É esta a sanção que o Ministério Público (MP) pede para a mulher que abandonou o filho recém-nascido num caixote do lixo na zona de Santa Apolónia, em Lisboa, em Novembro de 2019. O MP alega que a arguida actuou de “forma premeditada”.

A Procuradoria-Geral da República confirmou ter recebido das autoridades brasileiras o processo em que Duarte Lima é acusado do homicídio de Rosalina Ribeiro, que ocorreu em 2009, nos arredores do Rio de Janeiro. O antigo deputado do PSD cumpre pena de prisão, actualmente, depois de ter sido condenado por burla e branqueamento de capitais no processo Homeland/BPN.

No próximo sábado é assinalado o Dia Mundial da Saúde Mental e a startup Hug-a-Group lança uma nova plataforma destinada a proporcionar apoio a quem dele necessita. “O objectivo da plataforma é o de ser uma espécie de porta de entrada para alguém que se sinta perdido”, diz Pedro Marques, fundador do projecto.

Emmanuelle Charpentier e Jennifer A Doudna são os nomes das duas investigadoras distinguidas com o Prémio Nobel da Química 2020. Fizeram a descoberta de "tesouras genéticas" que são usadas para modificar o ADN de animais, plantas e microorganismos. É "um impulso muito relevante" para a edição genética, disse a investigadora portuguesa Cecília Arraiano.

Uma primeira parte para esquecer e uma segunda parte disputada com mais empenho. A selecção de Portugal empatou com a de Espanha, num jogo particular de futebol realizado em Alvalade. Houve público nas bancadas, assim como a emoção de duas bolas na barra da baliza do país-vizinho, mas não se registaram golos. O resultado neutro sela as boas relações entre as federações dos dois países, que anunciaram estar a avaliar uma candidatura à organização do Mundial de 2030.

FRASES

“O Governo e o seu chefe não sabem lidar com a crítica, com o escrutínio, com a vigilância necessária de órgãos externos ao Executivo. E isto, por si só, já é bastante mau.” Henrique Monteiro

“Quem é católico não pode traficar no preconceito racial, não pode. É uma contradição. ‘Católico’ quer dizer ‘universal’, isto é, é alguém com uma noção de fraternidade humana aberta a todos.” Henrique Raposo

“Não há, no poder, partidos mais honestos do que outros. Há pessoas desonestas e condições políticas, económicas e institucionais que favorecem a desonestidade.” Daniel Oliveira

O QUE ANDO A LER

Vinte anos depois da Segunda Guerra Mundial, um general italiano recebe a responsabilidade de partir para a Albânia com o objectivo de desenterrar e repatriar os corpos de militares transalpinos mortos durante a ocupação do país. É este o ponto de partida de “O General do Exército Morto”, do escritor albanês Ismail Kadaré, uma reflexão sobre a guerra e as suas consequências, uma viagem aos terrenos sombrios da paz, onde os rancores se mantêm latentes e as feridas permanecem abertas.

A segregação racial é o tema central de “Os Rapazes de Nickel”. Mas, tal como sucede na obra de Kadaré, Colson Whitehead aborda outros aspectos sinistros da natureza humana. Inspirado numa história verídica, o escritor norte-americano expõe o interior de uma instituição da qual se espera que consiga transformar “delinquentes” em “bons cidadãos” e que usa a violência, a repressão e a crueldade como ferramentas para cumprir a missão.

O QUE ANDO A OUVIR

“The Lost Berlin Tapes”, Ella Fitzgerald. O registo de uma actuação ao vivo, a 25 de Março de 1962. Ficou esquecido numa gaveta durante décadas a fio, mas acaba de ser editado. Testemunha a doçura, o humor e o júbilo com que Fitzgerald abordava os grandes temas do cancioneiro norte-americano.

“The Unidentifiable”, Matthew Shipp. Um dos mais originais pianistas das últimas décadas, Matthew Shipp construiu um estilo único, incomparável. Este álbum, o mais recente numa intensa carreira discográfica que começou no final dos anos 1980, traz de regresso o pianista no formato de trio, com Michael Bisio, no contrabaixo, e Newman Taylor Baker, na bateria.

“Hard Bop”, Eric Binder Trio. A ideia para este projecto foi a de prestar homenagem a grandes nomes da era do ‘hard bop’. O baterista Eric Binder é acompanhado por Walter Smith III (saxofone) e Petros Klampanis (contrabaixo). Os três músicos juntaram-se no estúdio e, sem perderem tempo com ensaios, gravaram os seis temas de um álbum em que “autenticidade” é a palavra-chave.

E é tudo. Acompanhe a actualidade no Expresso, Tribuna e Blitz e tenha um excelente dia.

marcar artigo