Palco do Andrew: Televisões prontas para o início da Liga de futebol

24-06-2020
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A época de transferências no futebol só termina no fim do mês, mas fora dos relvados as equipas já estão fechadas e preparadas para entrar em campo. A TVI, que detém os direitos de transmissão da Liga de futebol em sinal aberto, é a estação que mais investe em programas dedicados ao desporto rei, com mais de 55 horas semanais, quatro novidades e a contratação de dois pontas-de-lança. João Pinto e Sá Pinto protagonizaram as contratações da época e vestem a camisola do canal já no domingo, no programa "Jornada". Para Sá Pinto, que só vai estar num programa, é uma estreia. Para João Pinto, é uma transferência da RTPN, onde fazia comentários em "Pontapé de Saída". Agora vai estar em dois formatos da TVI: "Jornada" e "É Golo". "Queríamos pessoas novas que tivessem vivido o futebol por dentro", comenta Sousa Martins, apresentador de "Jornada", a grande aposta da estação. "As pessoas têm propostas e equacionam as suas vidas. O João Pinto teve de fazer uma opção", diz Carlos Daniel, director adjunto da RTPN, que chamou Carlos Carvalhal à equipa do "Pontapé de Saída". O responsável admite que a TVI fez uma proposta melhor a João Pinto. "Em dois almoços resolvemos as coisas. O primeiro serviu para perceber se estariam dispostos. O segundo foi para acertar detalhes", conta Sousa Martins, cujo trabalho aumentou quando a TVI ganhou o concurso para emitir um jogo por jornada em sinal aberto - a Sport TV emite os outros. "É uma aposta maior, como é evidente. A partir do momento em que temos os direitos de transmissão temos de pensar num conjunto de programas para a promover", reconhece João Cotrim de Figueiredo, director geral da TVI, que acredita que este tipo de ofertas funciona como critério para decidir a que estação vender os direitos. Não quer falar de valores, mas admite que estes investimentos "não são para perder dinheiro". Com sete programas - uns na TVI, outros na TVI24 -, não ter comentadores era "impensável", argumenta Sousa Martins. "É como ter um Ferrari e não ter dinheiro para comprar gasolina", compara. Agora, o principal objectivo é que os telespectadores recuperem o hábito de ver um programa sobre futebol ao domingo. "Vai ser uma luta difícil", admite o jornalista. Os 90 mil espectadores que vêem, em média, o "Tempo Extra" podem continuar a fazê-lo, já que este espaço de opinião de Rui Santos mantém-se na SIC Notícias. "O Dia Seguinte", com uma média de 92 mil espectadores, continua às segundas feiras com Rui Gomes da Silva no lugar de Sílvio Cervan. A RTPN mantém "Trio d'Ataque", à terça, e "Pontapé de Saída", à quinta. Os adeptos agora só têm de escolher.Fonte: DN


A época de transferências no futebol só termina no fim do mês, mas fora dos relvados as equipas já estão fechadas e preparadas para entrar em campo. A TVI, que detém os direitos de transmissão da Liga de futebol em sinal aberto, é a estação que mais investe em programas dedicados ao desporto rei, com mais de 55 horas semanais, quatro novidades e a contratação de dois pontas-de-lança. João Pinto e Sá Pinto protagonizaram as contratações da época e vestem a camisola do canal já no domingo, no programa "Jornada". Para Sá Pinto, que só vai estar num programa, é uma estreia. Para João Pinto, é uma transferência da RTPN, onde fazia comentários em "Pontapé de Saída". Agora vai estar em dois formatos da TVI: "Jornada" e "É Golo". "Queríamos pessoas novas que tivessem vivido o futebol por dentro", comenta Sousa Martins, apresentador de "Jornada", a grande aposta da estação. "As pessoas têm propostas e equacionam as suas vidas. O João Pinto teve de fazer uma opção", diz Carlos Daniel, director adjunto da RTPN, que chamou Carlos Carvalhal à equipa do "Pontapé de Saída". O responsável admite que a TVI fez uma proposta melhor a João Pinto. "Em dois almoços resolvemos as coisas. O primeiro serviu para perceber se estariam dispostos. O segundo foi para acertar detalhes", conta Sousa Martins, cujo trabalho aumentou quando a TVI ganhou o concurso para emitir um jogo por jornada em sinal aberto - a Sport TV emite os outros. "É uma aposta maior, como é evidente. A partir do momento em que temos os direitos de transmissão temos de pensar num conjunto de programas para a promover", reconhece João Cotrim de Figueiredo, director geral da TVI, que acredita que este tipo de ofertas funciona como critério para decidir a que estação vender os direitos. Não quer falar de valores, mas admite que estes investimentos "não são para perder dinheiro". Com sete programas - uns na TVI, outros na TVI24 -, não ter comentadores era "impensável", argumenta Sousa Martins. "É como ter um Ferrari e não ter dinheiro para comprar gasolina", compara. Agora, o principal objectivo é que os telespectadores recuperem o hábito de ver um programa sobre futebol ao domingo. "Vai ser uma luta difícil", admite o jornalista. Os 90 mil espectadores que vêem, em média, o "Tempo Extra" podem continuar a fazê-lo, já que este espaço de opinião de Rui Santos mantém-se na SIC Notícias. "O Dia Seguinte", com uma média de 92 mil espectadores, continua às segundas feiras com Rui Gomes da Silva no lugar de Sílvio Cervan. A RTPN mantém "Trio d'Ataque", à terça, e "Pontapé de Saída", à quinta. Os adeptos agora só têm de escolher.Fonte: DN

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