"Posso errar", diz Cabrita

16-12-2020
marcar artigo

O Expresso seguiu as duas horas de audição do ministro Eduardo Cabrita, ontem no Parlamento, durante a qual ficaram por responder algumas das perguntas feitas pelos deputados. Era o que concluía Marques Guedes, o presidente da comissão de Assuntos Constitucionais, e entre as perguntas não respondidas estava a que inquiria se o ministro teria condições para continuar no cargo. “Fui inequívoco”, disse. E mais não disse. “A resposta “inequívoca” a que se referia Eduardo Cabrita foi a de admitir que um ministro “pode cometer erros”. “Posso errar”, assumiu. Assim, no tempo verbal presente, sem nunca dizer se considerava que tinha errado durante a gestão do caso do assassinato de Ihor Homeniuk”.

O caso Ihor Homeniuk escalda e foi evitado pelo ministro. Na sequência da audição parlamentar de Cabrita, João Ataíde, o inspetor coordenador que dirigia o Gabinete de Inspeção do SEF demitiu-se, a quarta demissão em dias. Cinco dias depois da morte de Homeniuk, Ataíde enviou um relatório no qual se lê que as imagens de videovigilância não facultavam "qualquer indício de agressões e maus-tratos”. O documento foi enviado à ex-diretora do SEF, Cristina Gatões, em 17 de março. Cabrita considera-o "extremamente grave”, e o inspetor é agora alvo de um processo disciplinar.

Além disto, o ministro revelou que a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) participou à Ordem dos Médicos sobre a intervenção do médico responsável pela certidão de óbito, bem como à Ordem dos Enfermeiros sobre a atuação do enfermeiro. Em 12 de março, recorde-se, foi escrito que a morte do imigrante se tinha devido a causas naturais.

“O arrazoado de balas disparadas” pelos deputados contra o ministro passaram-lhe ao lado, até quando questionado sobre a descoordenação com o diretor da PSP, Magina da Silva, que declarou à saída do Palácio de Belém estar a trabalhar com o Ministério da Administração Interna (MAI) numa fusão do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) com a Polícia de Segurança Pública (PSP). Quantas vidas tem Eduardo Cabrita?

OUTRAS NOTÍCIAS

Covid-19. Donald Trump encoraja os cidadãos a tomarem a vacina, a União Europeia está à beira de aprovar a vacina para aplicação, fala-se no dia 21 de dezembro para a aprovação, oito dias antes do previsto. A Presidente da Comissão Europeia confirma o trabalho sem parar para chegar à provável aprovação da vacina da Pfizer/BioNTech pela European Medicines Agency (EMA), confirma Ursula von der Leyen no dia em que a Turquia contou 234 pessoas depois de infetadas com coronavírus.

A maioria dos países faz contas aos números de novos contágios e prepara-se para poder ter de anunciar novas regras para o Natal, depois de terem adotado medidas menos apertadas. Em Espanha, o número de casos baixou de 20 mil para cerca de 10 mil novos casos por dia e apela à cautela. Em França, e após um mês e meio de restrições, a população pode de novo deslocar-se por todo o território nacional. Nos estados Unidos, a vacina da Moderna está em vias de aprovação e há uma segunda vacina na calha. Na Alemanha, ao contrário, foi anunciado um confinamento mais restrito, para evitar a subida de casos, que se vai prolongar até 10 de janeiro.

Em Portugal não há normas, mas há um considerável número de recomendações, dos lares de idosos a todas as residências no território. Quanto à futura vacinação, a DGS diz que cabe às unidades de saúde identificar os doentes que façam parte dos grupos definidos como prioritários. Analise aqui o surto em Portugal em gráficos e mapas atualizados. O diário de terça-feira identificou mais 2638 infetados, 5761 recuperados e 84 mortes.

Durante o ano de 2020 foi preso um número recorde de jornalistas. As autoridades prenderam-nos durante a cobertura da pandemia de coronavírus ou tentaram suprimir as reportagens sobre os tumultos sociais, declarou ontem o Comité de Proteção de Jornalistas. China, Turquia, Egito e Arábia Saudita foram os países que mais contribuíram para os 274 jornalistas presos, o número mais alto desde que estes dados começaram a ser recolhidos em 1990.

Uma investigação da Al-Jazeera leva à condenação de três membros de extrema-direita do grupo francês Geração Identidade. As acusações iam de incitação à violência a incitação ao terrorismo.

Há 2,3 milhões de crianças na região de Tigray, norte da Etiópia, sem acesso a ajuda humanitária, revela a ONU. Apesar dos acordos feitos com Adis Abeba, as agências queixam-se de ser impedidas de chegar à população à medida que a violência dos confrontos aumenta.

Raptos. O grupo terrorista que assalta a Nigéria desde há anos, Boko Haram, reivindicou a responsabilidade por novo rapto de centenas de estudantes, desta vez rapazes, da escola da região noroeste do país de Katsina. O número exato de rapazes raptados permanece por esclarecer, mas 333 alunos desapareceram desde que homens armados atacaram a escola secundária masculina da cidade de Kankara.

Trolls. As eleições parlamentares na República Centro Africana só se realizam no próximo dia 27, mas trolls russos e franceses já se digladiam forte e feio em campanhas rivais de desinformação eleitoral. O gigante das redes sociais Facebook declarou ontem que tinha sido a primeira vez que vira uma batalha de trolls tão direta em competição por estados estrangeiros nas suas plataformas. O Facebook fechou ontem 500 contas falsas cujo fim era denunciar as outras contas rivais como sendo fake news.

Catástrofe humanitária. É a classificação do que se espera no Iémen, país que está em primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo na lista do Insternational Rescue Commitee dos países em colapso humanitário e em franca deterioração.

Na Guiné-Conacri Alpha Condé tomou ontem posse do terceiro e muito polémico mandato presidencial. A oposição acusa-o de forçar uma emenda constitucional que lhe permite manter-se no poder e de irregularidades nas votações de outubro passado. Condé, de 82 anos, apelou à unidade e exortou os guineenses a “esquecer o passado”.

A República do Sudão já está oficialmente riscada da lista de países patrocinadores do terrorismo pelos Estados Unidos. Os mais cínicos são da opinião que vai disparar a venda de armas, porém na verdade todos os outros investidores, que têm sido afastados ao longo dos últimos 27 anos, poderão voltar ao país.

Tecnologia. Amazon, Google e Apple vão ficar sujeitas às regras tecnológicas mais estritas de sempre propostas pela União Europeia. O objetivo é evitar mau comportamento por parte destas poderosas plataformas. Há multas de milhares de milhões no horizonte para quem não cumprir.

Apesar da declaração oficial do Colégio Eleitoral ter ontem confirmado Joe Biden como o Presidente dos Estados Unidos para os próximos quatro anos, a Casa Branca recusou-se a secundar. A porta-voz disse que “o Presidente ainda está envolvido numa litigação em curso relacionada com a eleição. O voto de ontem foi só um passo no processo constitucional”. Não foi esse o raciocínio do Presidente russo. Putin congratulou prontamente o presidente-eleito pela sua eleição.

Os cangurus conseguem ‘falar’ com os humanos, revela um estudo. Ainda bem que agora há estudos a revelarem evidências. Como diz o autor, “ninguém ainda se lembrara de estudar isto”...

O Sporting está na final da Taça da Liga depois de vencer ao Mafra por 2-0. Aqui se explica o entusiasmo.

Râguebi. Estão sorteados os grupos do próximo Mundial Oval de 2023, em França.

FRASES

“Pela minha parte, estou pronto para interagir e contactar consigo”, Vladimir Putin, Presidente russo dirigindo-se a Joe Biden

“O meu filho nasceu a 1 de abril e só pude beijá-lo em maio”, Eunice Rodrigues, uma das primeiras pessoas infetadas com covid-19 a dar à luz, ao Público

|

O QUE ANDO A LER

Depois de tanto aqui escrever sobre espionagem não seria possível deixar passar a morte de John Le Carré, aka David John Moore Cornwall. Aqui em português, aqui em inglês e em vídeo, a bio de um homem que aprendeu a mentir com método e usou esse conhecimento para a mais fascinante literatura de espionagem com pés assentes na realidade, que ele próprio praticou durante anos. O último livro de Le Carré que me chegou à caixa de correio é “A Small Town in Germany” (Penguin). A leitura da introdução é capital para ilustrar o contexto em que há comparações tão pouco prováveis - e só talvez possíveis pela partilha da época - como a de Le Carré e Ulrike Meinhof (ex-membro do KPD, o partido comunista alemão e futuro membro do grupo terrorista Baden-Meinhof, RAF, Rote Fraktion Arme, a quem emprestava metade do nome): ambos tinham o sentido agudo da Alemanha como uma nação assombrada por crimes históricos.

Para não ficar pelo que foi considerado o maior novelista inglês da segunda metade do século XX, volto a recomendar o ainda e bem vivo Ben Macintyre: “Um Espião entre Amigos” (D. Quixote) para revisitar personagens de culto como Kim Philby, vale a pena.

Fim das recomendações, tenha um ótimo dia na nossa companhia em expresso.pt. Sabes que nos encontra aqui 24/7 com todo o noticiário que importa.

O Expresso seguiu as duas horas de audição do ministro Eduardo Cabrita, ontem no Parlamento, durante a qual ficaram por responder algumas das perguntas feitas pelos deputados. Era o que concluía Marques Guedes, o presidente da comissão de Assuntos Constitucionais, e entre as perguntas não respondidas estava a que inquiria se o ministro teria condições para continuar no cargo. “Fui inequívoco”, disse. E mais não disse. “A resposta “inequívoca” a que se referia Eduardo Cabrita foi a de admitir que um ministro “pode cometer erros”. “Posso errar”, assumiu. Assim, no tempo verbal presente, sem nunca dizer se considerava que tinha errado durante a gestão do caso do assassinato de Ihor Homeniuk”.

O caso Ihor Homeniuk escalda e foi evitado pelo ministro. Na sequência da audição parlamentar de Cabrita, João Ataíde, o inspetor coordenador que dirigia o Gabinete de Inspeção do SEF demitiu-se, a quarta demissão em dias. Cinco dias depois da morte de Homeniuk, Ataíde enviou um relatório no qual se lê que as imagens de videovigilância não facultavam "qualquer indício de agressões e maus-tratos”. O documento foi enviado à ex-diretora do SEF, Cristina Gatões, em 17 de março. Cabrita considera-o "extremamente grave”, e o inspetor é agora alvo de um processo disciplinar.

Além disto, o ministro revelou que a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) participou à Ordem dos Médicos sobre a intervenção do médico responsável pela certidão de óbito, bem como à Ordem dos Enfermeiros sobre a atuação do enfermeiro. Em 12 de março, recorde-se, foi escrito que a morte do imigrante se tinha devido a causas naturais.

“O arrazoado de balas disparadas” pelos deputados contra o ministro passaram-lhe ao lado, até quando questionado sobre a descoordenação com o diretor da PSP, Magina da Silva, que declarou à saída do Palácio de Belém estar a trabalhar com o Ministério da Administração Interna (MAI) numa fusão do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) com a Polícia de Segurança Pública (PSP). Quantas vidas tem Eduardo Cabrita?

OUTRAS NOTÍCIAS

Covid-19. Donald Trump encoraja os cidadãos a tomarem a vacina, a União Europeia está à beira de aprovar a vacina para aplicação, fala-se no dia 21 de dezembro para a aprovação, oito dias antes do previsto. A Presidente da Comissão Europeia confirma o trabalho sem parar para chegar à provável aprovação da vacina da Pfizer/BioNTech pela European Medicines Agency (EMA), confirma Ursula von der Leyen no dia em que a Turquia contou 234 pessoas depois de infetadas com coronavírus.

A maioria dos países faz contas aos números de novos contágios e prepara-se para poder ter de anunciar novas regras para o Natal, depois de terem adotado medidas menos apertadas. Em Espanha, o número de casos baixou de 20 mil para cerca de 10 mil novos casos por dia e apela à cautela. Em França, e após um mês e meio de restrições, a população pode de novo deslocar-se por todo o território nacional. Nos estados Unidos, a vacina da Moderna está em vias de aprovação e há uma segunda vacina na calha. Na Alemanha, ao contrário, foi anunciado um confinamento mais restrito, para evitar a subida de casos, que se vai prolongar até 10 de janeiro.

Em Portugal não há normas, mas há um considerável número de recomendações, dos lares de idosos a todas as residências no território. Quanto à futura vacinação, a DGS diz que cabe às unidades de saúde identificar os doentes que façam parte dos grupos definidos como prioritários. Analise aqui o surto em Portugal em gráficos e mapas atualizados. O diário de terça-feira identificou mais 2638 infetados, 5761 recuperados e 84 mortes.

Durante o ano de 2020 foi preso um número recorde de jornalistas. As autoridades prenderam-nos durante a cobertura da pandemia de coronavírus ou tentaram suprimir as reportagens sobre os tumultos sociais, declarou ontem o Comité de Proteção de Jornalistas. China, Turquia, Egito e Arábia Saudita foram os países que mais contribuíram para os 274 jornalistas presos, o número mais alto desde que estes dados começaram a ser recolhidos em 1990.

Uma investigação da Al-Jazeera leva à condenação de três membros de extrema-direita do grupo francês Geração Identidade. As acusações iam de incitação à violência a incitação ao terrorismo.

Há 2,3 milhões de crianças na região de Tigray, norte da Etiópia, sem acesso a ajuda humanitária, revela a ONU. Apesar dos acordos feitos com Adis Abeba, as agências queixam-se de ser impedidas de chegar à população à medida que a violência dos confrontos aumenta.

Raptos. O grupo terrorista que assalta a Nigéria desde há anos, Boko Haram, reivindicou a responsabilidade por novo rapto de centenas de estudantes, desta vez rapazes, da escola da região noroeste do país de Katsina. O número exato de rapazes raptados permanece por esclarecer, mas 333 alunos desapareceram desde que homens armados atacaram a escola secundária masculina da cidade de Kankara.

Trolls. As eleições parlamentares na República Centro Africana só se realizam no próximo dia 27, mas trolls russos e franceses já se digladiam forte e feio em campanhas rivais de desinformação eleitoral. O gigante das redes sociais Facebook declarou ontem que tinha sido a primeira vez que vira uma batalha de trolls tão direta em competição por estados estrangeiros nas suas plataformas. O Facebook fechou ontem 500 contas falsas cujo fim era denunciar as outras contas rivais como sendo fake news.

Catástrofe humanitária. É a classificação do que se espera no Iémen, país que está em primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo na lista do Insternational Rescue Commitee dos países em colapso humanitário e em franca deterioração.

Na Guiné-Conacri Alpha Condé tomou ontem posse do terceiro e muito polémico mandato presidencial. A oposição acusa-o de forçar uma emenda constitucional que lhe permite manter-se no poder e de irregularidades nas votações de outubro passado. Condé, de 82 anos, apelou à unidade e exortou os guineenses a “esquecer o passado”.

A República do Sudão já está oficialmente riscada da lista de países patrocinadores do terrorismo pelos Estados Unidos. Os mais cínicos são da opinião que vai disparar a venda de armas, porém na verdade todos os outros investidores, que têm sido afastados ao longo dos últimos 27 anos, poderão voltar ao país.

Tecnologia. Amazon, Google e Apple vão ficar sujeitas às regras tecnológicas mais estritas de sempre propostas pela União Europeia. O objetivo é evitar mau comportamento por parte destas poderosas plataformas. Há multas de milhares de milhões no horizonte para quem não cumprir.

Apesar da declaração oficial do Colégio Eleitoral ter ontem confirmado Joe Biden como o Presidente dos Estados Unidos para os próximos quatro anos, a Casa Branca recusou-se a secundar. A porta-voz disse que “o Presidente ainda está envolvido numa litigação em curso relacionada com a eleição. O voto de ontem foi só um passo no processo constitucional”. Não foi esse o raciocínio do Presidente russo. Putin congratulou prontamente o presidente-eleito pela sua eleição.

Os cangurus conseguem ‘falar’ com os humanos, revela um estudo. Ainda bem que agora há estudos a revelarem evidências. Como diz o autor, “ninguém ainda se lembrara de estudar isto”...

O Sporting está na final da Taça da Liga depois de vencer ao Mafra por 2-0. Aqui se explica o entusiasmo.

Râguebi. Estão sorteados os grupos do próximo Mundial Oval de 2023, em França.

FRASES

“Pela minha parte, estou pronto para interagir e contactar consigo”, Vladimir Putin, Presidente russo dirigindo-se a Joe Biden

“O meu filho nasceu a 1 de abril e só pude beijá-lo em maio”, Eunice Rodrigues, uma das primeiras pessoas infetadas com covid-19 a dar à luz, ao Público

|

O QUE ANDO A LER

Depois de tanto aqui escrever sobre espionagem não seria possível deixar passar a morte de John Le Carré, aka David John Moore Cornwall. Aqui em português, aqui em inglês e em vídeo, a bio de um homem que aprendeu a mentir com método e usou esse conhecimento para a mais fascinante literatura de espionagem com pés assentes na realidade, que ele próprio praticou durante anos. O último livro de Le Carré que me chegou à caixa de correio é “A Small Town in Germany” (Penguin). A leitura da introdução é capital para ilustrar o contexto em que há comparações tão pouco prováveis - e só talvez possíveis pela partilha da época - como a de Le Carré e Ulrike Meinhof (ex-membro do KPD, o partido comunista alemão e futuro membro do grupo terrorista Baden-Meinhof, RAF, Rote Fraktion Arme, a quem emprestava metade do nome): ambos tinham o sentido agudo da Alemanha como uma nação assombrada por crimes históricos.

Para não ficar pelo que foi considerado o maior novelista inglês da segunda metade do século XX, volto a recomendar o ainda e bem vivo Ben Macintyre: “Um Espião entre Amigos” (D. Quixote) para revisitar personagens de culto como Kim Philby, vale a pena.

Fim das recomendações, tenha um ótimo dia na nossa companhia em expresso.pt. Sabes que nos encontra aqui 24/7 com todo o noticiário que importa.

marcar artigo