EXPRESSO

30-08-1999
marcar artigo

Armados de bicicletas

A Polícia holandesa persegue os ladrões de patins, de «scooter» e a pedalar

PERTENCER à polícia montada de Amesterdão é algo muito especial. Os agentes não só utilizam o cavalo, para fazer a vigilância das ruas, como se deslocam-se também de «scooter», «mountainbike» e... patins. É uma situação insólita e, no caso dos patins, até foram os primeiros. A notícia correu o mundo e a própria CNN dedicou tempo de antena ao fenómeno.

Uma questão de convicção COM a devida vénia, soe dizer-se, a Gente vai citar passos da entrevista que Manuela Moura Guedes concedeu à revista «VIP», na sua edição de 8 de Julho. Começamos pelo título da capa «Em casa com a filha, Manuela Moura Guedes sempre irreverente». Já está. As línguas viperinas dos actores de Hollywood OS ACTORES podem queixar-se dos críticos, mas bem podiam começar por lamentar a má-língua dos seus colegas. Quando toca a dizer mal, eles são os primeiros a atirar a primeira pedra. Senão repare-se nesta selecção de comentários, proferidos entre a classe. Um americano em Lisboa

Depois de três visitas anteriores a Portugal, Chris Eckman, do grupo Walkabouts, apaixonou-se pela capital e quer ficar por cá

HÁ CERCA de dezasseis anos, Chris Eckman e Carla Torgerson, com muito poucos dólares no bolso e de mochila às costas, viajaram através de Portugal, calcorrearam as ruas de Alfama e, chegados ao Algarve, detiveram-se fascinados frente ao mar, na ponta de Sagres.

O caso do peão com chapéu

A história de um inglês que se apaixonou pelos nossos sinais de trânsito

PROFESSOR inglês desembarcou um dia em Lisboa, olhou em volta, tirou as suas conclusões e escreveu para casa: «Os homens portugueses vestem-se a rigor para atravessar as ruas. Todos usam chapéu.» Depois, o tempo passou e o olhar de Alain Guet, professor de línguas na Universidade de Orsay, em Paris, apurou-se e descobriu aquilo que, se calhar, nunca nenhum português tinha visto: a beleza, o romantismo, a poesia, o humor involuntário dos nossos sinais de trânsito.

Imprensa dos EUA debaixo de fogo

O jornalismo sensacionalista e «mentiroso» instalou-se na América. A vedeta da Guerra do Golfo, Peter Arnett, correspondente da CNN em Bagdade, esteve para ser despedido

A PRIMEIRA página da revista «The Economist» publicava esta semana uma fotografia de um palhaço dentro de um ecrã de televisão, com a legenda «Aqui estão as notícias». O editorial que acompanhava a fotografia sublinhava que «os noticiários estão a trocar os assuntos internacionais pelos problemas internos; a trocar a política por histórias de interesse humano; a trocar os grandes temas pelas pessoas».

Treinar de garfo e faca

Como as vitórias começam à mesa, a selecção contratou dietistas para lhe tratar da comida

PORTUGAL não está no Mundial porque Oceano falhou o penalti contra a Arménia? Ou foi antes pela boca que morreu a equipa lusa? Qualquer resposta seria redutora, mas subsiste a dúvida de que os portugueses são fracos perante os prazeres da mesa. Ao almoço com o EXPRESSO, duas horas antes do treino, um internacional A devorou uma dose bem aviada de chispe, generosamente regada por doses de «receita» minhota (vinho misturado com cerveja e gasosa), «reforçando» esta copiosa refeição com uma costeleta de porco.

Elogio ao néctar dos deuses

Um chafariz que já foi de água é agora «catedral do vinho»

QUANDO saciamos a sede num dos muitos chafarizes existentes em Lisboa raramente nos lembramos que dentro de alguns deles existe uma complexa teia de túneis, galerias e arcos que constituem, juntamente com outras construções, a antiga rede do Aqueduto das Águas Livres, a principal fonte de abastecimento de água à população lisboeta nos séculos XVIII, XIX e princípios do XX.

A cura pelas águas

No Colorado, EUA, os poderes das águas termais descobertas pelos índios Ute continuam actuais

NA NOITE anterior à tempestade de neve, meti-me na piscina da nascente de águas quentes observando as silhuetas esbatidas de quem entrava e saía das águas das termas. Imersa e feliz depois de percorrer de esqui as encostas da vizinha Sunlight Mountain, senti-me subitamente à mercê das montanhas cobertas de neve que protegem este vale profundo, onde o rio corre tranquilo, no centro das Colorado Rockies.

Um desportivo puro e duro

Conduzir o Honda Integra proporciona um imenso prazer. Mas o preço paga-se à saída: as dores nas costas fazem-se sentir

OS CARROS desportivos continuam a despertar um fascínio especial em muito boa gente. Ao fim e ao cabo trata-se de produtos concebidos para proporcionarem momentos de prazer dificilmente atingíveis com outros modelos, uma vez que apresentam o alcance de «velocidades proibitivas» à luz do Código da Estrada sem deixar cair as mais elementares condições de segurança.

TOUROS DE CARAS Triunfo e dor

«Já na muleta, com o toiro a passar bem, mas sem completa rendição ao toureiro, Vítor Mendes ensaiou uma meia-volta, perdendo a cara ao oponente.»

O mar... e os 'remédios'

«Os mariscos, além de fontes alimentares, podem ter outras propriedades: é o caso do mexilhão verde (acção anti-inflamatória no caso de reumatismo).»

Mulheres provocam engarrafamentos

Negócios do milénio

A arte dos dentes postiços

A vaidade dos homens

Computadores substituem hospedeiras

Patrões responsabilizados pelo assédio sexual

O princípio da timidez

JFK em tribunal

Quanto vale o único filme que regista a morte de Kennedy? Nos EUA, o Governo ainda não decidiu

ENQUANTO, em Londres, a Christie's começou a leiloar uma biblioteca particular globalmente avaliada em mais de 3 milhões de contos, onde avulta uma primeira edição dos Contos de Canterbury, de Chaucer, impressa em 1477, um curto filme de 26 segundos - um filme mudo, velho, a preto e branco e com uma qualidade de imagem medíocre e, para mais, um filme já incluído na longa-metragem JFK, de Oliver Stone - é a sensação da temporada nos Estados Unidos.

Os seis navegantes

Ilustrar a grande odisseia dos portugueses de Quinhentos é o objectivo do CD-Rom «Navegar»

COMEÇOU recentemente a ser distribuído em Portugal pela Eme, Produções Culturais o CD-ROM «Navegar», desenvolvido a partir de uma ideia de Simonetta Luz Afonso (comissária do Pavilhão de Portugal da Expo-98) e António Manuel Hespanha (presidente da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses), e que resulta de uma co-produção entre estas duas instituições, a Réunion des Musées Nationaux francesa, e a, igualmente francesa, Oda Édition, empresa responsável pela montagem e finalização deste produto.

O silêncio da sonda

A SOHO perdeu o contacto com a Terra. Especialistas da NASA e da ESA tentam agora recuperá-lo

CONTINUAM os esforços para recuperar o contacto com a sonda espacial SOHO (Solar and Heliosopheric Observatory), que se perdeu no passado dia 24 de Junho. Nesse dia, decorriam as operações de rotina quando os controladores instalados nos Estados Unidos deixaram de ter ligação à SOHO, entrando esta no chamado «modo de emergência de reaquisição de Sol», um sistema que é activado automaticamente quando ocorre alguma anomalia e a sonda espacial fica desorientada relativamente ao Sol.

O terror das trincheiras

A I Guerra Mundial foi também a primeira guerra química. Da militarização da ciência nasceram os gases asfixiantes e vesicantes

O VERÃO de 1918 ninguém diria que a I Guerra Mundial caminhava para o fim. Os alemães, tirando partido do colapso da Rússia dos Czares no ano anterior, haviam trazido para a frente ocidental novas divisões e, em Abril, penetravam 60 km na frente aliada (destruindo o contingente português em La Lys, no dia 9).

A metrópole do saber

O novo museu de ciência e tecnologia de Amesterdão é um dos mais modernos equipamentos culturais na Europa

NUMA cidade de canais e bicicletas, plana, sem relevos, uma colina não pode deixar de dar nas vistas. Quando, além disso, a colina for artificial, é mesmo difícil resistir à curiosidade: mais cedo ou mais tarde, o intruso no tecido urbano atrai, encanta, conquista quem o observa.

Scully & Mulder abrem X-FileS no PC

Finalmente à venda no nosso país, Unrestricted Access aos Ficheiros Secretos promete dar que falar. O resto passa pela PlayStation (PSX) e algumas notícias

TOME então nota, caro leitor. Acaba de ser lançada a versão PSX de Versailles - Conspiração na Corte do Rei Sol, a apreciada aventura cultural da Cryo da qual vos falámos há uma meia dúzia de meses. Como sabem, Versailles foi o primeiro jogo a dar expressão a uma nova categoria de aventuras - as culturais/didácticas - neste caso de perfil histórico, à qual se seguiu Egypt - na Tumba do Faraó (também já abordado nesta página), e China - A Cidade Proibida, cujo lançamento está previsto para muito breve.

Paraísos artificiais

As fronteiras do mundo digital parecem cada vez mais abertas ao pensamento biológico

ENTRE 26 e 29 de Junho, as instalações da Universidade da Califórnia albergaram a Sexta Conferência Internacional sobre Vida Artificial - ALIFE VI - onde investigadores de todo o mundo debateram mais de 40 comunicações, participaram em diversas «workshops» e assistiram a demonstrações dos últimos e mais avançados modelos do mundo digital.

A Fábrica de Toscani A IMAGEM foi produzida por Tamano Tetsuya e é apenas uma das muitas que tem saído da escola criada por Oliviero Toscani e pela Benetton na pequena localidade de Villorba, a 40 minutos de Veneza. Designada «Fabrica», esta escola pretende ser multidisciplinar, juntando estudantes de fotografia, artes gráficas, cinema, música, etc. ESTADO DO SÍTIO Assusta e foge

ANTÓNIO COSTA SANTOS

NOITES VAGAS Surpresas algarvias

VÍTOR RAINHO

RADAR Um saber transitório

RUI TRINDADE

Armados de bicicletas

A Polícia holandesa persegue os ladrões de patins, de «scooter» e a pedalar

PERTENCER à polícia montada de Amesterdão é algo muito especial. Os agentes não só utilizam o cavalo, para fazer a vigilância das ruas, como se deslocam-se também de «scooter», «mountainbike» e... patins. É uma situação insólita e, no caso dos patins, até foram os primeiros. A notícia correu o mundo e a própria CNN dedicou tempo de antena ao fenómeno.

Uma questão de convicção COM a devida vénia, soe dizer-se, a Gente vai citar passos da entrevista que Manuela Moura Guedes concedeu à revista «VIP», na sua edição de 8 de Julho. Começamos pelo título da capa «Em casa com a filha, Manuela Moura Guedes sempre irreverente». Já está. As línguas viperinas dos actores de Hollywood OS ACTORES podem queixar-se dos críticos, mas bem podiam começar por lamentar a má-língua dos seus colegas. Quando toca a dizer mal, eles são os primeiros a atirar a primeira pedra. Senão repare-se nesta selecção de comentários, proferidos entre a classe. Um americano em Lisboa

Depois de três visitas anteriores a Portugal, Chris Eckman, do grupo Walkabouts, apaixonou-se pela capital e quer ficar por cá

HÁ CERCA de dezasseis anos, Chris Eckman e Carla Torgerson, com muito poucos dólares no bolso e de mochila às costas, viajaram através de Portugal, calcorrearam as ruas de Alfama e, chegados ao Algarve, detiveram-se fascinados frente ao mar, na ponta de Sagres.

O caso do peão com chapéu

A história de um inglês que se apaixonou pelos nossos sinais de trânsito

PROFESSOR inglês desembarcou um dia em Lisboa, olhou em volta, tirou as suas conclusões e escreveu para casa: «Os homens portugueses vestem-se a rigor para atravessar as ruas. Todos usam chapéu.» Depois, o tempo passou e o olhar de Alain Guet, professor de línguas na Universidade de Orsay, em Paris, apurou-se e descobriu aquilo que, se calhar, nunca nenhum português tinha visto: a beleza, o romantismo, a poesia, o humor involuntário dos nossos sinais de trânsito.

Imprensa dos EUA debaixo de fogo

O jornalismo sensacionalista e «mentiroso» instalou-se na América. A vedeta da Guerra do Golfo, Peter Arnett, correspondente da CNN em Bagdade, esteve para ser despedido

A PRIMEIRA página da revista «The Economist» publicava esta semana uma fotografia de um palhaço dentro de um ecrã de televisão, com a legenda «Aqui estão as notícias». O editorial que acompanhava a fotografia sublinhava que «os noticiários estão a trocar os assuntos internacionais pelos problemas internos; a trocar a política por histórias de interesse humano; a trocar os grandes temas pelas pessoas».

Treinar de garfo e faca

Como as vitórias começam à mesa, a selecção contratou dietistas para lhe tratar da comida

PORTUGAL não está no Mundial porque Oceano falhou o penalti contra a Arménia? Ou foi antes pela boca que morreu a equipa lusa? Qualquer resposta seria redutora, mas subsiste a dúvida de que os portugueses são fracos perante os prazeres da mesa. Ao almoço com o EXPRESSO, duas horas antes do treino, um internacional A devorou uma dose bem aviada de chispe, generosamente regada por doses de «receita» minhota (vinho misturado com cerveja e gasosa), «reforçando» esta copiosa refeição com uma costeleta de porco.

Elogio ao néctar dos deuses

Um chafariz que já foi de água é agora «catedral do vinho»

QUANDO saciamos a sede num dos muitos chafarizes existentes em Lisboa raramente nos lembramos que dentro de alguns deles existe uma complexa teia de túneis, galerias e arcos que constituem, juntamente com outras construções, a antiga rede do Aqueduto das Águas Livres, a principal fonte de abastecimento de água à população lisboeta nos séculos XVIII, XIX e princípios do XX.

A cura pelas águas

No Colorado, EUA, os poderes das águas termais descobertas pelos índios Ute continuam actuais

NA NOITE anterior à tempestade de neve, meti-me na piscina da nascente de águas quentes observando as silhuetas esbatidas de quem entrava e saía das águas das termas. Imersa e feliz depois de percorrer de esqui as encostas da vizinha Sunlight Mountain, senti-me subitamente à mercê das montanhas cobertas de neve que protegem este vale profundo, onde o rio corre tranquilo, no centro das Colorado Rockies.

Um desportivo puro e duro

Conduzir o Honda Integra proporciona um imenso prazer. Mas o preço paga-se à saída: as dores nas costas fazem-se sentir

OS CARROS desportivos continuam a despertar um fascínio especial em muito boa gente. Ao fim e ao cabo trata-se de produtos concebidos para proporcionarem momentos de prazer dificilmente atingíveis com outros modelos, uma vez que apresentam o alcance de «velocidades proibitivas» à luz do Código da Estrada sem deixar cair as mais elementares condições de segurança.

TOUROS DE CARAS Triunfo e dor

«Já na muleta, com o toiro a passar bem, mas sem completa rendição ao toureiro, Vítor Mendes ensaiou uma meia-volta, perdendo a cara ao oponente.»

O mar... e os 'remédios'

«Os mariscos, além de fontes alimentares, podem ter outras propriedades: é o caso do mexilhão verde (acção anti-inflamatória no caso de reumatismo).»

Mulheres provocam engarrafamentos

Negócios do milénio

A arte dos dentes postiços

A vaidade dos homens

Computadores substituem hospedeiras

Patrões responsabilizados pelo assédio sexual

O princípio da timidez

JFK em tribunal

Quanto vale o único filme que regista a morte de Kennedy? Nos EUA, o Governo ainda não decidiu

ENQUANTO, em Londres, a Christie's começou a leiloar uma biblioteca particular globalmente avaliada em mais de 3 milhões de contos, onde avulta uma primeira edição dos Contos de Canterbury, de Chaucer, impressa em 1477, um curto filme de 26 segundos - um filme mudo, velho, a preto e branco e com uma qualidade de imagem medíocre e, para mais, um filme já incluído na longa-metragem JFK, de Oliver Stone - é a sensação da temporada nos Estados Unidos.

Os seis navegantes

Ilustrar a grande odisseia dos portugueses de Quinhentos é o objectivo do CD-Rom «Navegar»

COMEÇOU recentemente a ser distribuído em Portugal pela Eme, Produções Culturais o CD-ROM «Navegar», desenvolvido a partir de uma ideia de Simonetta Luz Afonso (comissária do Pavilhão de Portugal da Expo-98) e António Manuel Hespanha (presidente da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses), e que resulta de uma co-produção entre estas duas instituições, a Réunion des Musées Nationaux francesa, e a, igualmente francesa, Oda Édition, empresa responsável pela montagem e finalização deste produto.

O silêncio da sonda

A SOHO perdeu o contacto com a Terra. Especialistas da NASA e da ESA tentam agora recuperá-lo

CONTINUAM os esforços para recuperar o contacto com a sonda espacial SOHO (Solar and Heliosopheric Observatory), que se perdeu no passado dia 24 de Junho. Nesse dia, decorriam as operações de rotina quando os controladores instalados nos Estados Unidos deixaram de ter ligação à SOHO, entrando esta no chamado «modo de emergência de reaquisição de Sol», um sistema que é activado automaticamente quando ocorre alguma anomalia e a sonda espacial fica desorientada relativamente ao Sol.

O terror das trincheiras

A I Guerra Mundial foi também a primeira guerra química. Da militarização da ciência nasceram os gases asfixiantes e vesicantes

O VERÃO de 1918 ninguém diria que a I Guerra Mundial caminhava para o fim. Os alemães, tirando partido do colapso da Rússia dos Czares no ano anterior, haviam trazido para a frente ocidental novas divisões e, em Abril, penetravam 60 km na frente aliada (destruindo o contingente português em La Lys, no dia 9).

A metrópole do saber

O novo museu de ciência e tecnologia de Amesterdão é um dos mais modernos equipamentos culturais na Europa

NUMA cidade de canais e bicicletas, plana, sem relevos, uma colina não pode deixar de dar nas vistas. Quando, além disso, a colina for artificial, é mesmo difícil resistir à curiosidade: mais cedo ou mais tarde, o intruso no tecido urbano atrai, encanta, conquista quem o observa.

Scully & Mulder abrem X-FileS no PC

Finalmente à venda no nosso país, Unrestricted Access aos Ficheiros Secretos promete dar que falar. O resto passa pela PlayStation (PSX) e algumas notícias

TOME então nota, caro leitor. Acaba de ser lançada a versão PSX de Versailles - Conspiração na Corte do Rei Sol, a apreciada aventura cultural da Cryo da qual vos falámos há uma meia dúzia de meses. Como sabem, Versailles foi o primeiro jogo a dar expressão a uma nova categoria de aventuras - as culturais/didácticas - neste caso de perfil histórico, à qual se seguiu Egypt - na Tumba do Faraó (também já abordado nesta página), e China - A Cidade Proibida, cujo lançamento está previsto para muito breve.

Paraísos artificiais

As fronteiras do mundo digital parecem cada vez mais abertas ao pensamento biológico

ENTRE 26 e 29 de Junho, as instalações da Universidade da Califórnia albergaram a Sexta Conferência Internacional sobre Vida Artificial - ALIFE VI - onde investigadores de todo o mundo debateram mais de 40 comunicações, participaram em diversas «workshops» e assistiram a demonstrações dos últimos e mais avançados modelos do mundo digital.

A Fábrica de Toscani A IMAGEM foi produzida por Tamano Tetsuya e é apenas uma das muitas que tem saído da escola criada por Oliviero Toscani e pela Benetton na pequena localidade de Villorba, a 40 minutos de Veneza. Designada «Fabrica», esta escola pretende ser multidisciplinar, juntando estudantes de fotografia, artes gráficas, cinema, música, etc. ESTADO DO SÍTIO Assusta e foge

ANTÓNIO COSTA SANTOS

NOITES VAGAS Surpresas algarvias

VÍTOR RAINHO

RADAR Um saber transitório

RUI TRINDADE

marcar artigo