Sem título

02-10-1999
marcar artigo

1978

12-31 ‹ Morre em combate, em Maubisse, Nicolau Lobato, 2º presidente da Fretilin e antecessor de Xanana Gusmão no comando das Forças Armadas da Fretilin.

1981

06-19 ‹ Reunido em Lisboa, o Tribunal Permanente dos Povos condena a invasão e ocupação de Timor pela Indonésia.

11-24 ‹ A Assembleia Geral da ONU aprova por maioria a resolução 36/50, que mantém o teor das anteriores e regista com satisfação a ajuda humanitária prestada aos timorenses.

1982

O Governo da AD, chefiado por Pinto Balsemão, decide criar a comissão parlamentar eventual para acompanhamento da situação em Timor.

09 ‹ Mário Carrascalão é nomeado governador de Timor pelo Governo da Indonésia.

11-23 ‹ A Assembleia Geral da ONU aprova, por maioria, a resolução 37/30, em que solicita ao secretário-geral consultas com todas as partes interessadas e apela à intervenção de organizações humanitárias.

1983

03-23 ‹ Contactos entre Xanana Gusmão, o coronel Purwanto e o governador Carrascalão, iniciados em Fevereiro nas montanhas, com vista à paz. Seguem-se seis meses de tréguas.

05-11 ‹ Nomeado o novo bispo-administrador apostólico de Díli, Carlos Ximenes Belo.

05-11 ‹ O Papa aceita o pedido de resignação de Martinho da Costa Lopes, nomeado administrador apostólico em Março de 77, substituindo o bispo José Ribeiro.

07-06 ‹ Resolução aprovada pela Subcomissão dos Direitos do Homem reafirma o direito do povo de Timor à autodeterminação e independência e condena a violação de direitos humanos.

1984

04 ‹ Vinte e dois senadores americanos escrevem a George Schultz alertando para a violação dos direitos humanos em Timor e pedindo que refira Timor na sua visita à Indonésia; Mari Alkatiri considera a política preconizada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros Jaime Gama de total capitulação no campo diplomático internacional.

08-08 ‹ Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos PALOP manifestam a sua ³preocupação por Portugal não assumir com clareza as suas responsabilidades históricas, políticas e jurídicas na questão de Timor². Dias antes o dirigente da Fretilin Alkatiri considera a política do MNE Jaime Gama de total capitulação.

08-29 ‹ Inicio da transmigração de indonésios.

11-12 ‹ Portugal e a Indonésia iniciam em Nova Iorque negociações exploratórias sobre Timor. Rui Medina e Queiroz de Barros por Portugal e Ali Alatas e Loeis pela Indonésia.

1985

02-07 ‹ Perez de Cuellar afirma em Jacarta que ³não se deve fazer deste assunto [Timor-Leste] um cavalo de batalha². Responsáveis de Jacarta consideram esta frase um aparente reconhecimento da acção indonésia.

03-01 ‹ Ximenes Belo acusa as tropas indonésias de terem executado guerrilheiros timorenses em 1983. O bispo afirma ter uma lista fornecida por elementos da população de Viqueque.

08-19 ‹ Reconhecimento da soberania da Indonésia em Timor pela Austrália: declaração de Bob Hawke, primeiro-ministro e líder do Partido Trabalhista.

09-24 ‹ Realiza-se em Nova Iorque o primeiro encontro oficial entre os ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e da Indonésia ‹ Jaime Gama e Mochtar Kusumatsadja.

10 ‹ A Amnistia Internacional divulga relatório acusando a Indonésia de torturas e outros abusos dos direitos humanos.

1986

03-09 ‹ Mário Soares na sessão de investidura como Presidente da República recorda a ³situação dramática² em Timor.

03-22 ‹ Fundação da Convergência Nacionalista Timorense, formada pela Fretilin e pela UDT.

07-31 ‹ Anacoreta Correia apresenta à Comissão Eventual da AR um relatório sobre a sua viagem a Timor, na qual afirma que, ³apesar do esforço indonésio para aplicar programas de desenvolvimento, constata-se uma rejeição da Indonésia por parte da população².

08-03 ‹ Massacre colectivo da população de Fo-Manu pelo exército indonésio, revela em Lisboa um documento da Comissão de Defesa do Povo Maubere (CDPM).

1988

05-2 e 3 ‹ A CEE adopta pela primeira vez uma atitude colectiva solidária com Portugal, mas retira do comunicado final o parágrafo referente a Timor para não ferir a susceptibilidade indonésia.

07-05 ‹ A Assembleia da República admite a possibilidade de visitar Timor, a convite da Indonésia.

10-25 ‹ Austrália e Indonésia estabelecem um acordo provisório para a exploração petrolífera do mar de Timor.

10-31 ‹ Senadores norte-americanos em carta dirigida a George Schultz pedem intervenção dos EUA na solução do conflito em Timor.

11-01 ‹ Os EUA aceitam a ³incorporação-integração de Timor na Indonésia, embora reconhecendo que não houve um acto válido de autodeterminação², anuncia o porta-voz Charles Redman; Suharto visita Timor, onde inaugura a catedral de Nossa Senhora, assiste ao congresso dos escuteiros e anuncia a abertura de fronteiras.

12-31 ‹ Xanana Gusmão e estudantes timorenses abandonam a Fretilin, transformando-se em Resistência Nacional.

1989

02-06 ‹ Ximenes Belo em carta a Perez de Cuellar defende a realização de referendo em Timor.

06-14 ‹ Portugal exige reconhecimento da autodeterminação do povo timorense como condição prévia para que se realize a visita de deputados a Timor.

06-20 ‹ Quatro estudantes timorenses a estudar em Bali pedem, em vão, asilo político à embaixada japonesa em Jacarta.

10-12 ‹ O Papa João Paulo II visita Timor, onde permanece quatro horas. Missa em Taci Tolu. Manifestação de estudantes independentistas.

11-27 ‹ Ramos-Horta demite-se da Fretilin.

2-11 ‹ Austrália e Indonésia assinam acordo para exploração das jazidas de petróleo e gás natural do mar de Timor.

1990

01-17 ‹ Estudantes manifestam-se frente ao Hotel Turismo em Díli, na presença do embaixador dos EUA, daí resultando a morte de três.

02-03 ‹ O ministro indonésio da Defesa, Benny Moerdani, num discurso proferido em Díli, ameaça a guerrilha de esmagamento total, afirmando que ³não existe uma nação timorense, só há uma nação indonésia².

02-09 ‹ O comité central da Fretilin nomeia José Luís Guterres representante da Fretilin na ONU.

02-27 ‹ Morre em Lisboa Monsenhor Martinho da Costa Lopes, ex-bispo de Díli.

07-09 ‹ O relatório anual da Amnistia Internacional denuncia execuções em Timor.

08-30 ‹ Resolução aprovada pela Subcomissão dos Direitos do Homem, favorável a Timor, denuncia a violação de direitos fundamentais pela Indonésia (14 votos a favor, 9 contra e uma abstenção).

10-17 ‹ Externato católico de São José, em Díli, é cercado pelo exército indonésio devido às acções de contestação contra a presença indonésia em Timor.

10-28 ‹ Reportagem do ³New York Times² considera Timor ³o lugar mais triste do mundo.²

11-07 ‹ Mário Carrascalão afirma que a visita dos deputados pode desencadear uma guerra civil, enquanto admite que a revolta dos estudantes se deve ao facto de não se sentirem felizes.

1991

01-07 ‹ A população de Timor atinge 747.557 habitantes, segundo dados divulgados em Jacarta.

02-13 ‹ É preso Constâncio Pinto, intérprete de Xanana.

02-27 ‹ Queixa do Governo português ao Tribunal Internacional de Haia sobre o acordo firmado entre a Austrália e a Indonésia para exploração de jazidas de petróleo e gás natural do mar de Timor.

08-16 ‹ Mário Robalo, jornalista do ³Expresso², detido e interrogado por militares indonésios devido a um provável encontro com Xanana Gusmão.

08-22 ‹ Xanana Gusmão propõe encontro a Mário Carrascalão para impedir carnificina durante a visita dos deputados a Timor.

09-09 ‹ Xanana Gusmão confirma ao PÚBLICO a sua saída da Fretilin em Dez/87, critica a ³falta de firmeza² do bispo, foca a ³falta de estratégia clara² de Portugal e diz que a visita dos deputados tem de se realizar ³agora².

09-12 ‹ O Parlamento Europeu aprova uma resolução em que solicita à CE a suspensão da venda de armas à Indonésia.

10-21 ‹ Indonésia veta o nome de três jornalistas: Rui Araújo, Mário Robalo e Jill Jollife. Vítor Crespo, Presidente da República e primeiro-ministro decidem que a visita de deputados só se realiza se forem todos os nomes propostos por Portugal.

10-23 ‹ Indonésia recua. Ali Alatas afirma apenas ter vetado o nome de Jill Jollife.

11-10 ‹ Criada em Lisboa a Plataforma Internacional de Juristas por Timor, com a participação de 14 países.

11-12 ‹ Massacre de Santa Cruz, Díli, levado a cabo por militares indonésios provoca mais de 100 mortos. Os manifestantes dirigiam-se ao cemitério após terem assistido à missa do 7º dia de um timorense morto no largo da Igreja de Motael.

1992

01-28 ‹ Prisão do dirigente da Fretilin Mau Hodu, detido no bairro Pité, nos arredores de Díli.

03-01 ‹ Ximenes Belo pede a autonomia de Timor, com base nas características históricas, culturais e religiosas dos timorenses orientais.

03-03 ‹ Mário Carrascalão defende período de transição do território para a administração indonésia que salvaguarde o seu património histórico e cultural e as suas ligações a Portugal. Carrascalão reconhece que o processo adoptado para a integração não é o melhor.

03-06 ‹ EUA condenam o massacre de Santa Cruz mas afirmam que o mesmo não reflecte a política do Governo indonésio.

03-10 ‹ Chega ao mar de Timor o navio Lusitânia Expresso, integrado na missão ³Paz em Timor². Uma fragata indonésia dá ordem de retirada. Estudantes atiram flores para o mar.

03-18 ‹ Em Lisboa, o ministro dos Negócios Estrangeiros português acusa a Austrália de hipócrita, enquanto o seu homólogo australiano diz que Portugal deixou Timor numa situação de carência revoltante e que a anexação é irreversível.

03-28 ‹ A Áustria interrompe programas de auxílio ao desenvolvimento à Indonésia.

04-01 ‹ A Amnistia Internacional divulga 900 nomes de timorenses mortos, feridos, detidos ou desaparecidos entre o dia do massacre e fins de Janeiro.

04-03 ‹ Fecha o externato de São José, por comum acordo entre o bispo Ximenes Belo e o Governo indonésio.

05-23 ‹ Benedict Anderson, especialista em questões indonésias, diz ao PÚBLICO que a independência de Timor será no prazo de dez anos.

06-03 ‹ Dois tenentes e um sargento do exército indonésio condenados a penas de prisão entre 12 e 18 meses pela sua intervenção no massacre.

07-01 ‹ Acusado de ter participado na organização da manifestação de 12 de Novembro, Gregório da Cunha Saldanha é condenado a prisão perpétua. Condenados anteriormente, mas a penas inferiores, João de Freitas Branco, Juvêncio Martins e Felismino Pereira.

07-20 ‹ Portugal bloqueia acordo da CE com a Indonésia devido à questão timorense.

07-27 ‹ Timor na reunião anual do Comité de Descolonização da ONU, em Nova Iorque, onde representantes de Portugal e Indonésia trocam acusações.

09-11‹ Abílio Osório Soares sucede a Mário Carrascalão no cargo de governador de Timor.

11-06 ‹ O ministro alemão Kinkel garante que os navios vendidos à Indonésia não podem ser utilizados contra Timor.

11-09 ‹ Mário Carrascalão diz ter-se encontrado secretamente com emissários portugueses entre 1987 e 1989.

11-20 ‹ Xanana Gusmão é preso em Díli.

1993

01-05 ‹ Ma¹Huno, novo líder da Resistência, reafirma que Ramos-Horta é o representante do Conselho Nacional de Resistência Maubere, considera Xanana um herói e elogia Mário Soares, o Governo português e o secretário-geral da ONU.

01-28 ‹ Adriano Moreira é eleito presidente da Comissão Eventual para acompanhamento da situação em Timor, com voto de abstenção do PS e contra do PCP.

02-01 ‹ Início em Díli do julgamento de Xanana Gusmão.

03-11 ‹ Em Genebra, por maioria, a Comissão dos Direitos Humanos condena a Indonésia pela persistente violação aos direitos do homem.

04-03 ‹ Prisão de Ma¹Huno em Manufahi, concelho de Ainaro.

04-21 ‹ Nova ronda de negociações entre Portugal e Indonésia, com a mediação de Butros-Ghali, em Roma.

06-11 ‹ A British Aerospace anuncia a assinatura de um contrato no valor de 500 milhões de libras para o fornecimento de 24 aviões de treino ³Hawk² à Indonésia.

06-23 ‹ Sete estudantes timorenses pedem asilo nas embaixadas finlandesa e sueca em Jacarta.

07-09 ‹ A Ordem da Liberdade, atribuída por Mário Soares a Xanana Gusmão, é entregue ao seu filho na embaixada de Portugal em Camberra, Austrália.

08-11 ‹ Abílio Araújo, presidente e chefe da delegação externa da Fretilin, refuta a sua suspensão dos cargos directivos decidida em 9 de Agosto.

08-14 ‹ Comutação da pena de Xanana Gusmão para 20 anos.

08-20 ‹ Treze votos a favor, dez contra e duas abstenções asseguram a resolução em Genebra, na sessão da Subcomissão dos Direitos do Homem da ONU, que expressa profunda preocupação pelas contínuas violações praticadas em Timor.

09-04 ‹ O general Theo Syaffei anuncia amnistia a Ma¹Huno, preso em Abril passado.

09-17 ‹ Reunião em Nova Iorque entre os ministros dos Negócios Estrangeiros Durão Barroso e Ali Alatas; em entrevista ao PÚBLICO, o Presidente da República, Mário Soares, assume ter-se ocupado ³muito pouco, para não dizer nada, enquanto primeiro-ministro [1976,1983-85]², justificando esta atitude com as ³preocupações imediatas de sobrevivência interna².

09-26 ‹ Deputados suecos que visitaram Timor vão apresentar a candidatura de Ximenes Belo ao prémio Nobel da Paz.

12-2 a 4 ‹ Congresso Extraordinário da UDT, em Lisboa. Eleição de João Carrascalão como presidente do partido. Aprovada expulsão de Lopes da Cruz.

12-15 ‹ Dezoito timorenses reencontram-se em Ware, perto de Londres, no primeiro encontro de reconciliação que conta com representantes dos dois lados ‹ pró e anti indonésios ‹ liderado por Lopes da Cruz e Abílio Araújo, respectivamente.

12-21 ‹ Criação da associação de amizade Indonésia-Portugal, que terá como presidente Indra Rukmana, filha do general Suharto; morre em Lisboa o coronel Alves Aldeia, que foi governador de Timor até Julho de 1974.

12-27 ‹ Xanana Gusmão declara-se cidadão português, denuncia a falta de independência do seu advogado de defesa em Díli, pede anulação do julgamento e advogado português.

1994

01-05 ‹ Galvão de Melo, dirigente da Associação de Amizade Portugal-Indonésia, inicia visita a Jacarta onde acusa ³Portugal, sob influência dos comunistas², de entregar Timor à Fretilin.

01-31 ‹ Início de emissão da RDP para Timor.

02-24 ‹ Bispos e catedráticos dirigem carta a Mário Soares, a quem solicitam que conceda uma verba significativa e importante a acções tendentes a promover e garantir a autodeterminação timorense.

02-26 ‹ 125 empresas portuguesas com sede em Portugal mantêm negócios com a Indonésia.

03-07 ‹ A Indonésia subscreve uma declaração de consenso sobre Timor em Genebra, aceitando entre outras medidas a deslocação de um relator da ONU para investigação do ³segundo massacre² e libertação de presos.

04-16 ‹ Eleição da nova direcção da Fretilin no exterior. José Luís Guterres é o chefe da delegação.

05-06 ‹ Negociações Portugal e Indonésia juntam Durão Barroso e Ali Altas, sob a égide do secretário-geral da ONU.

05-10 ‹ Chegada a Lisboa de 50 peregrinos de Timor pró-indonésios liderados por Lopes da Cruz. Timorenses residentes em Lisboa agridem e insultam este último à saída do aeroporto.

06-28 ‹ Dois soldados indonésios muçulmanos cospem para o chão as hóstias que comungaram durante a missa da festa de São José, no Remexio.

07-05 ‹ O coronel Johny Lumitang, protestante, comandante do Exército, pede desculpas públicas pelo comportamento dos soldados, considerando compreensível a indignação dos católicos timorenses.

07-14 ‹ Polícia agride estudantes que se dirigiam em manifestação ao parlamento de Díli. O balanço aponta para 16 feridos, oito dos quais se encontram no hospital, e 14 presos.

07-15 ‹ EUA decide embargo de armas à Indonésia.

07-20 ‹ A Austrália e a Indonésia participam em conjunto nos maiores exercícios militares australianos.

09-20 ‹ Negociações entre Durão Barroso e Ali Alatas, com a mediação de Butros-Ghali, em Nova Iorque.

09-30 ‹ Encontro de reconciliação intratimorense, em Chetstow, País de Gales, promovido por Abílio Araújo. A libertação de presos, redução gradual das tropas e salvaguarda da herança cultural timorense fazem parte das conclusões do encontro.

10-06 ‹ ministro do Negócios Estrangeiros da Indonésia recebe em Nova Iorque líderes da Resistência.

10-19 ‹ Os dois soldados muçulmanos envolvidos em ofensas à fé católica são condenados a dois anos de prisão.

10-22 ‹ Um grupo de 29 estudantes ocupa a embaixada dos EUA em Jacarta e exige falar com Bill Clinton ou Warren Christopher, que se encontram na capital indonésia para a cimeira da APEC.

12-07 ‹ Seis membros da organização juvenil pró-governamental Pemuda Pancasila destroem a redacção do jornal ³Suara Timor² ‹ único jornal do território ‹, como represália à cobertura do assassinato do seu líder Ahmad Alkatiri, esfaqueado no dia 4; em entrevista ao PÚBLICO, Manuel Carrascalão defende um estatuto especial para Timor que conduza a uma ³autonomia com vista à autodeterminação².

12-13 ‹ Descoberta de uma segunda jazida de petróleo no mar de Timor.

12-15 ‹ Bacre Waly Ndiaye ‹ relator especial da ONU para Timor ‹ desmonta todas as versões oficiais da Indonésia para o massacre de Santa Cruz e faz uma avaliação muito negativa da situação dos direitos humanos.

1995

01-04 ‹ Ximenes Belo confirma a morte de dois jovens, o fecho de escolas e estabelecimentos de comércio e ausência de transportes em Baucau; em Díli, em frente à universidade, manifestam-se jovens contra a Indonésia e a favor da independência.

01-09 ‹ Ronda negocial entre Portugal e Indonésia, com a mediação de Butros-Ghali, em Genebra, em que se afirma o interesse em identificar questões substanciais com vista a explorar novos caminhos para solução justa, global e internacionalmente aceite e se decide encontro entre timorenses de todas as facções, com a restrição da discussão do estatuto do território.

01-20 ‹ As Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA) reparam dois motores pertencentes à Força Aérea indonésia, revela o semanário ³Independente².

01-23 ‹ Cavaco Silva insiste que nenhum Governo fez tanto por Timor como o seu e que são antipatriotas os que criticam publicamente a reparação de motores indonésios pelas OGMA.

01-30 ‹ No Tribunal de Haia iniciam-se audiências públicas sobre o ³Timor Gap².

02-08 ‹ Holanda, Canadá, Austrália e os EUA pediram esclarecimentos à Indonésia sobre a morte de seis civis em Liquiçá.

02-26 ‹ A presença militar indonésia é maior do que revela o Governo, indica um mapa militar apreendido pela guerrilha.

02-28 ‹ O porta-voz de Ali Alatas considera o bispo Ximenes Belo a ³fonte dos problemas².

03-07 ‹ O Governo inglês concede autorização para venda de tanques Scorpion ao Exército indonésio.

903-22 ‹ Ximenes Belo pede aos portugueses que não mudem o que está sobre Timor na Constituição.

03-27 a 30 ‹ Conferência da Resistência timorense, reunida em Lisboa, decide unidade diplomática no exterior, institucionalizando uma Comissão Coordenadora da Frente Diplomática.

04-04 ‹ O exército indonésio reconhece formalmente que a morte de seis timorenses em Liquiçá foi uma execução sumária. A responsabilidade foi atribuída ao tenente Jeremias Kase, ³por não ter controlado as suas emoções².

05 ‹ Em Portugal, onde participa na comemoração dos 100 anos dos Salesianos, Ximenes Belo diz ao PÚBLICO que o papel da Igreja Católica é estar ao lado do povo, contra a injustiça.

05-16 ‹ Explorações no mar de Timor revelam mais um depósito. As perfurações no campo de Laminária apontam para reservas de 75 milhões de barris, sendo as reservas totais de 200 milhões de barris.

05-18 ‹ A comissão de relações externas do Senado norte-americano aprova uma emenda que visa a venda de alguns tipos de armas à Indonésia.

05-25 ‹ Arlindo Marçal, pastor e líder da minoria protestante em Timor, nos EUA, defende que os timorenses têm de ser ouvidos sobre o seu futuro.

05-30 ‹ Um grupo de 18 timorenses que fugiu a bordo de um barco de pesca solicita ao Governo australiano vistos temporários.

06-1 e 2 ‹ Conferência Interparlamentar sobre Timor, em Lisboa.

06-3 a 5 ‹ Encontro intratimorense na Áustria. Guilherme Gonçalves exige em documento a independência de Timor.

06-05 ‹ Lopes da Cruz repreendido por Jacarta devido à inclusão no documento final do encontro de uma referência à ³letra e espírito da Resolução 37/30 da Assembleia Geral da ONU², em que se alude à autodeterminação.

06-30 ‹ Por 14 votos contra 2, o Tribunal Internacional de Haia declara-se incompetente para apreciar a ³substância² da queixa de Portugal. A não decisão deve-se à ausência da Indonésia, que não reconhece a sua jurisdição. O TIH reconhece o direito dos timorenses à autodeterminação.

07-08 ‹ Em nova ronda de negociações, Alatas aceita o princípio da preservação e promoção da identidade cultural e Barroso aceita discutir o futuro das relações bilaterais entre Portugal e Indonésia.

07-15 ‹ Treino militar indonésio incluído no orçamento dos EUA.

07-24 ‹ Morte de timorense provoca incidentes em Baucau. A população queimou o mercado local, residências de indonésios e cortaram o acesso à vila.

07-30 ‹ Em Ermera, camponeses timorenses queimam casas e lojas em protesto contra os baixos preços do café; o ministro Figueiredo Lopes reconhece que a designação ³terrorismo separatista² atribuída à guerrilha timorense num livro editado pelo Ministério da Defesa ³é um erro sem justificação² e manda retirar da circulação o livro.

09-12 ‹ Freitas do Amaral promete ajudar o povo timorense, na qualidade de presidente da ONU.

09-13 ‹ Cerca de 2000 funcionários públicos timorenses rejeitam plano do Governo indonésio para os enviar para províncias indonésias.

09-15 ‹ Os timorenses no exílio deveriam ter direito a eleger um deputado à Assembleia da República, defende em Braga D. Duarte, duque de Bragança.

09-18 ‹ O primeiro ministro australiano, Paul Keating, encontra-se com Suharto, declarando que Timor pode pertencer ³harmoniosamente² à Indonésia.

10-01 ‹ ³Peço a Deus que me ajude a defender um povo irmão que tanto sofre², diz António Guterres na noite da vitória eleitoral do PS, referindo-se a Timor.

10-07 ‹ Manifestação de mil estudantes em Jogyakarta, Java Central, exige afastamento de Ximenes Belo, acusado de querer transformar Timor num enclave católico.

10-09 ‹ O activista timorense Bobi Xavier foi trocado por um agente da polícia secreta detido pela Resistência; confrontos em Díli entre jovens integracionistas e independentistas provocam dezenas de detenções, fecho de escolas e da universidade.

10-10 ‹ A Austrália recusa o visto aos 18 timorenses que chegaram em Maio, de barco; dois mortos e um ferido grave são o resultado dos distúrbios em Díli.

10-16 ‹ Ascende a 400 o número de detidos desde as manifestações da semana anterior.

10-17 ‹ Jaime Gama recebe a Resistência, que se mostra satisfeita com a sua escolha para ministro dos Negócios Estrangeiros.

10-18 ‹ O Exército indonésio usa a rede Internet, procurando informação nos ficheiros portugueses e fazendo propaganda da sua política, revela o brigadeiro Sri Diharto.

10-22 ‹ Em discurso no 50º aniversário das Nações Unidas, Mário Soares alerta para a ³escandalosa² situação que persiste em Timor.

10-26 ‹ A Indonésia recusa nova investigação sobre a morte, em 1975, em Balibó, de cinco jornalistas australianos; o ministro indonésio dos Assuntos Religiosos é recebido pelo Papa.

10-31 ‹ O Presidente do Parlamento de Díli, Freitas Parada, revela um plano do Governo indonésio para a criação de mais uma ou duas dioceses.

11-14 ‹ 21 timorenses refugiam-se na embaixada do Japão.

11-16 ‹ Cinco estudantes refugiam-se na embaixada francesa.

11-20 ‹ António Guterres declara que Portugal deve responder aos pedidos de asilo ³com capacidade de acolhimento e generosidade².

11-22 ‹ Timorenses em fuga são presos no alto-mar. O número de jovens refugiados em embaixadas desde 1993 sobe para 70.

11-29 ‹ Austrália reabre caso dos jornalistas mortos em Balibó; Xanana Gusmão escreve a Guterres e Gama sobre a ronda de conversações de Janeiro próximo.

12-4 a 8 ‹ O alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos ‹ Ayala Lasso ‹ desloca-se a Timor onde contacta com autoridades indonésias, Igreja e população.

Ângela Carrascalão

Centro de Documentação do PÚBLICO

1978

12-31 ‹ Morre em combate, em Maubisse, Nicolau Lobato, 2º presidente da Fretilin e antecessor de Xanana Gusmão no comando das Forças Armadas da Fretilin.

1981

06-19 ‹ Reunido em Lisboa, o Tribunal Permanente dos Povos condena a invasão e ocupação de Timor pela Indonésia.

11-24 ‹ A Assembleia Geral da ONU aprova por maioria a resolução 36/50, que mantém o teor das anteriores e regista com satisfação a ajuda humanitária prestada aos timorenses.

1982

O Governo da AD, chefiado por Pinto Balsemão, decide criar a comissão parlamentar eventual para acompanhamento da situação em Timor.

09 ‹ Mário Carrascalão é nomeado governador de Timor pelo Governo da Indonésia.

11-23 ‹ A Assembleia Geral da ONU aprova, por maioria, a resolução 37/30, em que solicita ao secretário-geral consultas com todas as partes interessadas e apela à intervenção de organizações humanitárias.

1983

03-23 ‹ Contactos entre Xanana Gusmão, o coronel Purwanto e o governador Carrascalão, iniciados em Fevereiro nas montanhas, com vista à paz. Seguem-se seis meses de tréguas.

05-11 ‹ Nomeado o novo bispo-administrador apostólico de Díli, Carlos Ximenes Belo.

05-11 ‹ O Papa aceita o pedido de resignação de Martinho da Costa Lopes, nomeado administrador apostólico em Março de 77, substituindo o bispo José Ribeiro.

07-06 ‹ Resolução aprovada pela Subcomissão dos Direitos do Homem reafirma o direito do povo de Timor à autodeterminação e independência e condena a violação de direitos humanos.

1984

04 ‹ Vinte e dois senadores americanos escrevem a George Schultz alertando para a violação dos direitos humanos em Timor e pedindo que refira Timor na sua visita à Indonésia; Mari Alkatiri considera a política preconizada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros Jaime Gama de total capitulação no campo diplomático internacional.

08-08 ‹ Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos PALOP manifestam a sua ³preocupação por Portugal não assumir com clareza as suas responsabilidades históricas, políticas e jurídicas na questão de Timor². Dias antes o dirigente da Fretilin Alkatiri considera a política do MNE Jaime Gama de total capitulação.

08-29 ‹ Inicio da transmigração de indonésios.

11-12 ‹ Portugal e a Indonésia iniciam em Nova Iorque negociações exploratórias sobre Timor. Rui Medina e Queiroz de Barros por Portugal e Ali Alatas e Loeis pela Indonésia.

1985

02-07 ‹ Perez de Cuellar afirma em Jacarta que ³não se deve fazer deste assunto [Timor-Leste] um cavalo de batalha². Responsáveis de Jacarta consideram esta frase um aparente reconhecimento da acção indonésia.

03-01 ‹ Ximenes Belo acusa as tropas indonésias de terem executado guerrilheiros timorenses em 1983. O bispo afirma ter uma lista fornecida por elementos da população de Viqueque.

08-19 ‹ Reconhecimento da soberania da Indonésia em Timor pela Austrália: declaração de Bob Hawke, primeiro-ministro e líder do Partido Trabalhista.

09-24 ‹ Realiza-se em Nova Iorque o primeiro encontro oficial entre os ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e da Indonésia ‹ Jaime Gama e Mochtar Kusumatsadja.

10 ‹ A Amnistia Internacional divulga relatório acusando a Indonésia de torturas e outros abusos dos direitos humanos.

1986

03-09 ‹ Mário Soares na sessão de investidura como Presidente da República recorda a ³situação dramática² em Timor.

03-22 ‹ Fundação da Convergência Nacionalista Timorense, formada pela Fretilin e pela UDT.

07-31 ‹ Anacoreta Correia apresenta à Comissão Eventual da AR um relatório sobre a sua viagem a Timor, na qual afirma que, ³apesar do esforço indonésio para aplicar programas de desenvolvimento, constata-se uma rejeição da Indonésia por parte da população².

08-03 ‹ Massacre colectivo da população de Fo-Manu pelo exército indonésio, revela em Lisboa um documento da Comissão de Defesa do Povo Maubere (CDPM).

1988

05-2 e 3 ‹ A CEE adopta pela primeira vez uma atitude colectiva solidária com Portugal, mas retira do comunicado final o parágrafo referente a Timor para não ferir a susceptibilidade indonésia.

07-05 ‹ A Assembleia da República admite a possibilidade de visitar Timor, a convite da Indonésia.

10-25 ‹ Austrália e Indonésia estabelecem um acordo provisório para a exploração petrolífera do mar de Timor.

10-31 ‹ Senadores norte-americanos em carta dirigida a George Schultz pedem intervenção dos EUA na solução do conflito em Timor.

11-01 ‹ Os EUA aceitam a ³incorporação-integração de Timor na Indonésia, embora reconhecendo que não houve um acto válido de autodeterminação², anuncia o porta-voz Charles Redman; Suharto visita Timor, onde inaugura a catedral de Nossa Senhora, assiste ao congresso dos escuteiros e anuncia a abertura de fronteiras.

12-31 ‹ Xanana Gusmão e estudantes timorenses abandonam a Fretilin, transformando-se em Resistência Nacional.

1989

02-06 ‹ Ximenes Belo em carta a Perez de Cuellar defende a realização de referendo em Timor.

06-14 ‹ Portugal exige reconhecimento da autodeterminação do povo timorense como condição prévia para que se realize a visita de deputados a Timor.

06-20 ‹ Quatro estudantes timorenses a estudar em Bali pedem, em vão, asilo político à embaixada japonesa em Jacarta.

10-12 ‹ O Papa João Paulo II visita Timor, onde permanece quatro horas. Missa em Taci Tolu. Manifestação de estudantes independentistas.

11-27 ‹ Ramos-Horta demite-se da Fretilin.

2-11 ‹ Austrália e Indonésia assinam acordo para exploração das jazidas de petróleo e gás natural do mar de Timor.

1990

01-17 ‹ Estudantes manifestam-se frente ao Hotel Turismo em Díli, na presença do embaixador dos EUA, daí resultando a morte de três.

02-03 ‹ O ministro indonésio da Defesa, Benny Moerdani, num discurso proferido em Díli, ameaça a guerrilha de esmagamento total, afirmando que ³não existe uma nação timorense, só há uma nação indonésia².

02-09 ‹ O comité central da Fretilin nomeia José Luís Guterres representante da Fretilin na ONU.

02-27 ‹ Morre em Lisboa Monsenhor Martinho da Costa Lopes, ex-bispo de Díli.

07-09 ‹ O relatório anual da Amnistia Internacional denuncia execuções em Timor.

08-30 ‹ Resolução aprovada pela Subcomissão dos Direitos do Homem, favorável a Timor, denuncia a violação de direitos fundamentais pela Indonésia (14 votos a favor, 9 contra e uma abstenção).

10-17 ‹ Externato católico de São José, em Díli, é cercado pelo exército indonésio devido às acções de contestação contra a presença indonésia em Timor.

10-28 ‹ Reportagem do ³New York Times² considera Timor ³o lugar mais triste do mundo.²

11-07 ‹ Mário Carrascalão afirma que a visita dos deputados pode desencadear uma guerra civil, enquanto admite que a revolta dos estudantes se deve ao facto de não se sentirem felizes.

1991

01-07 ‹ A população de Timor atinge 747.557 habitantes, segundo dados divulgados em Jacarta.

02-13 ‹ É preso Constâncio Pinto, intérprete de Xanana.

02-27 ‹ Queixa do Governo português ao Tribunal Internacional de Haia sobre o acordo firmado entre a Austrália e a Indonésia para exploração de jazidas de petróleo e gás natural do mar de Timor.

08-16 ‹ Mário Robalo, jornalista do ³Expresso², detido e interrogado por militares indonésios devido a um provável encontro com Xanana Gusmão.

08-22 ‹ Xanana Gusmão propõe encontro a Mário Carrascalão para impedir carnificina durante a visita dos deputados a Timor.

09-09 ‹ Xanana Gusmão confirma ao PÚBLICO a sua saída da Fretilin em Dez/87, critica a ³falta de firmeza² do bispo, foca a ³falta de estratégia clara² de Portugal e diz que a visita dos deputados tem de se realizar ³agora².

09-12 ‹ O Parlamento Europeu aprova uma resolução em que solicita à CE a suspensão da venda de armas à Indonésia.

10-21 ‹ Indonésia veta o nome de três jornalistas: Rui Araújo, Mário Robalo e Jill Jollife. Vítor Crespo, Presidente da República e primeiro-ministro decidem que a visita de deputados só se realiza se forem todos os nomes propostos por Portugal.

10-23 ‹ Indonésia recua. Ali Alatas afirma apenas ter vetado o nome de Jill Jollife.

11-10 ‹ Criada em Lisboa a Plataforma Internacional de Juristas por Timor, com a participação de 14 países.

11-12 ‹ Massacre de Santa Cruz, Díli, levado a cabo por militares indonésios provoca mais de 100 mortos. Os manifestantes dirigiam-se ao cemitério após terem assistido à missa do 7º dia de um timorense morto no largo da Igreja de Motael.

1992

01-28 ‹ Prisão do dirigente da Fretilin Mau Hodu, detido no bairro Pité, nos arredores de Díli.

03-01 ‹ Ximenes Belo pede a autonomia de Timor, com base nas características históricas, culturais e religiosas dos timorenses orientais.

03-03 ‹ Mário Carrascalão defende período de transição do território para a administração indonésia que salvaguarde o seu património histórico e cultural e as suas ligações a Portugal. Carrascalão reconhece que o processo adoptado para a integração não é o melhor.

03-06 ‹ EUA condenam o massacre de Santa Cruz mas afirmam que o mesmo não reflecte a política do Governo indonésio.

03-10 ‹ Chega ao mar de Timor o navio Lusitânia Expresso, integrado na missão ³Paz em Timor². Uma fragata indonésia dá ordem de retirada. Estudantes atiram flores para o mar.

03-18 ‹ Em Lisboa, o ministro dos Negócios Estrangeiros português acusa a Austrália de hipócrita, enquanto o seu homólogo australiano diz que Portugal deixou Timor numa situação de carência revoltante e que a anexação é irreversível.

03-28 ‹ A Áustria interrompe programas de auxílio ao desenvolvimento à Indonésia.

04-01 ‹ A Amnistia Internacional divulga 900 nomes de timorenses mortos, feridos, detidos ou desaparecidos entre o dia do massacre e fins de Janeiro.

04-03 ‹ Fecha o externato de São José, por comum acordo entre o bispo Ximenes Belo e o Governo indonésio.

05-23 ‹ Benedict Anderson, especialista em questões indonésias, diz ao PÚBLICO que a independência de Timor será no prazo de dez anos.

06-03 ‹ Dois tenentes e um sargento do exército indonésio condenados a penas de prisão entre 12 e 18 meses pela sua intervenção no massacre.

07-01 ‹ Acusado de ter participado na organização da manifestação de 12 de Novembro, Gregório da Cunha Saldanha é condenado a prisão perpétua. Condenados anteriormente, mas a penas inferiores, João de Freitas Branco, Juvêncio Martins e Felismino Pereira.

07-20 ‹ Portugal bloqueia acordo da CE com a Indonésia devido à questão timorense.

07-27 ‹ Timor na reunião anual do Comité de Descolonização da ONU, em Nova Iorque, onde representantes de Portugal e Indonésia trocam acusações.

09-11‹ Abílio Osório Soares sucede a Mário Carrascalão no cargo de governador de Timor.

11-06 ‹ O ministro alemão Kinkel garante que os navios vendidos à Indonésia não podem ser utilizados contra Timor.

11-09 ‹ Mário Carrascalão diz ter-se encontrado secretamente com emissários portugueses entre 1987 e 1989.

11-20 ‹ Xanana Gusmão é preso em Díli.

1993

01-05 ‹ Ma¹Huno, novo líder da Resistência, reafirma que Ramos-Horta é o representante do Conselho Nacional de Resistência Maubere, considera Xanana um herói e elogia Mário Soares, o Governo português e o secretário-geral da ONU.

01-28 ‹ Adriano Moreira é eleito presidente da Comissão Eventual para acompanhamento da situação em Timor, com voto de abstenção do PS e contra do PCP.

02-01 ‹ Início em Díli do julgamento de Xanana Gusmão.

03-11 ‹ Em Genebra, por maioria, a Comissão dos Direitos Humanos condena a Indonésia pela persistente violação aos direitos do homem.

04-03 ‹ Prisão de Ma¹Huno em Manufahi, concelho de Ainaro.

04-21 ‹ Nova ronda de negociações entre Portugal e Indonésia, com a mediação de Butros-Ghali, em Roma.

06-11 ‹ A British Aerospace anuncia a assinatura de um contrato no valor de 500 milhões de libras para o fornecimento de 24 aviões de treino ³Hawk² à Indonésia.

06-23 ‹ Sete estudantes timorenses pedem asilo nas embaixadas finlandesa e sueca em Jacarta.

07-09 ‹ A Ordem da Liberdade, atribuída por Mário Soares a Xanana Gusmão, é entregue ao seu filho na embaixada de Portugal em Camberra, Austrália.

08-11 ‹ Abílio Araújo, presidente e chefe da delegação externa da Fretilin, refuta a sua suspensão dos cargos directivos decidida em 9 de Agosto.

08-14 ‹ Comutação da pena de Xanana Gusmão para 20 anos.

08-20 ‹ Treze votos a favor, dez contra e duas abstenções asseguram a resolução em Genebra, na sessão da Subcomissão dos Direitos do Homem da ONU, que expressa profunda preocupação pelas contínuas violações praticadas em Timor.

09-04 ‹ O general Theo Syaffei anuncia amnistia a Ma¹Huno, preso em Abril passado.

09-17 ‹ Reunião em Nova Iorque entre os ministros dos Negócios Estrangeiros Durão Barroso e Ali Alatas; em entrevista ao PÚBLICO, o Presidente da República, Mário Soares, assume ter-se ocupado ³muito pouco, para não dizer nada, enquanto primeiro-ministro [1976,1983-85]², justificando esta atitude com as ³preocupações imediatas de sobrevivência interna².

09-26 ‹ Deputados suecos que visitaram Timor vão apresentar a candidatura de Ximenes Belo ao prémio Nobel da Paz.

12-2 a 4 ‹ Congresso Extraordinário da UDT, em Lisboa. Eleição de João Carrascalão como presidente do partido. Aprovada expulsão de Lopes da Cruz.

12-15 ‹ Dezoito timorenses reencontram-se em Ware, perto de Londres, no primeiro encontro de reconciliação que conta com representantes dos dois lados ‹ pró e anti indonésios ‹ liderado por Lopes da Cruz e Abílio Araújo, respectivamente.

12-21 ‹ Criação da associação de amizade Indonésia-Portugal, que terá como presidente Indra Rukmana, filha do general Suharto; morre em Lisboa o coronel Alves Aldeia, que foi governador de Timor até Julho de 1974.

12-27 ‹ Xanana Gusmão declara-se cidadão português, denuncia a falta de independência do seu advogado de defesa em Díli, pede anulação do julgamento e advogado português.

1994

01-05 ‹ Galvão de Melo, dirigente da Associação de Amizade Portugal-Indonésia, inicia visita a Jacarta onde acusa ³Portugal, sob influência dos comunistas², de entregar Timor à Fretilin.

01-31 ‹ Início de emissão da RDP para Timor.

02-24 ‹ Bispos e catedráticos dirigem carta a Mário Soares, a quem solicitam que conceda uma verba significativa e importante a acções tendentes a promover e garantir a autodeterminação timorense.

02-26 ‹ 125 empresas portuguesas com sede em Portugal mantêm negócios com a Indonésia.

03-07 ‹ A Indonésia subscreve uma declaração de consenso sobre Timor em Genebra, aceitando entre outras medidas a deslocação de um relator da ONU para investigação do ³segundo massacre² e libertação de presos.

04-16 ‹ Eleição da nova direcção da Fretilin no exterior. José Luís Guterres é o chefe da delegação.

05-06 ‹ Negociações Portugal e Indonésia juntam Durão Barroso e Ali Altas, sob a égide do secretário-geral da ONU.

05-10 ‹ Chegada a Lisboa de 50 peregrinos de Timor pró-indonésios liderados por Lopes da Cruz. Timorenses residentes em Lisboa agridem e insultam este último à saída do aeroporto.

06-28 ‹ Dois soldados indonésios muçulmanos cospem para o chão as hóstias que comungaram durante a missa da festa de São José, no Remexio.

07-05 ‹ O coronel Johny Lumitang, protestante, comandante do Exército, pede desculpas públicas pelo comportamento dos soldados, considerando compreensível a indignação dos católicos timorenses.

07-14 ‹ Polícia agride estudantes que se dirigiam em manifestação ao parlamento de Díli. O balanço aponta para 16 feridos, oito dos quais se encontram no hospital, e 14 presos.

07-15 ‹ EUA decide embargo de armas à Indonésia.

07-20 ‹ A Austrália e a Indonésia participam em conjunto nos maiores exercícios militares australianos.

09-20 ‹ Negociações entre Durão Barroso e Ali Alatas, com a mediação de Butros-Ghali, em Nova Iorque.

09-30 ‹ Encontro de reconciliação intratimorense, em Chetstow, País de Gales, promovido por Abílio Araújo. A libertação de presos, redução gradual das tropas e salvaguarda da herança cultural timorense fazem parte das conclusões do encontro.

10-06 ‹ ministro do Negócios Estrangeiros da Indonésia recebe em Nova Iorque líderes da Resistência.

10-19 ‹ Os dois soldados muçulmanos envolvidos em ofensas à fé católica são condenados a dois anos de prisão.

10-22 ‹ Um grupo de 29 estudantes ocupa a embaixada dos EUA em Jacarta e exige falar com Bill Clinton ou Warren Christopher, que se encontram na capital indonésia para a cimeira da APEC.

12-07 ‹ Seis membros da organização juvenil pró-governamental Pemuda Pancasila destroem a redacção do jornal ³Suara Timor² ‹ único jornal do território ‹, como represália à cobertura do assassinato do seu líder Ahmad Alkatiri, esfaqueado no dia 4; em entrevista ao PÚBLICO, Manuel Carrascalão defende um estatuto especial para Timor que conduza a uma ³autonomia com vista à autodeterminação².

12-13 ‹ Descoberta de uma segunda jazida de petróleo no mar de Timor.

12-15 ‹ Bacre Waly Ndiaye ‹ relator especial da ONU para Timor ‹ desmonta todas as versões oficiais da Indonésia para o massacre de Santa Cruz e faz uma avaliação muito negativa da situação dos direitos humanos.

1995

01-04 ‹ Ximenes Belo confirma a morte de dois jovens, o fecho de escolas e estabelecimentos de comércio e ausência de transportes em Baucau; em Díli, em frente à universidade, manifestam-se jovens contra a Indonésia e a favor da independência.

01-09 ‹ Ronda negocial entre Portugal e Indonésia, com a mediação de Butros-Ghali, em Genebra, em que se afirma o interesse em identificar questões substanciais com vista a explorar novos caminhos para solução justa, global e internacionalmente aceite e se decide encontro entre timorenses de todas as facções, com a restrição da discussão do estatuto do território.

01-20 ‹ As Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA) reparam dois motores pertencentes à Força Aérea indonésia, revela o semanário ³Independente².

01-23 ‹ Cavaco Silva insiste que nenhum Governo fez tanto por Timor como o seu e que são antipatriotas os que criticam publicamente a reparação de motores indonésios pelas OGMA.

01-30 ‹ No Tribunal de Haia iniciam-se audiências públicas sobre o ³Timor Gap².

02-08 ‹ Holanda, Canadá, Austrália e os EUA pediram esclarecimentos à Indonésia sobre a morte de seis civis em Liquiçá.

02-26 ‹ A presença militar indonésia é maior do que revela o Governo, indica um mapa militar apreendido pela guerrilha.

02-28 ‹ O porta-voz de Ali Alatas considera o bispo Ximenes Belo a ³fonte dos problemas².

03-07 ‹ O Governo inglês concede autorização para venda de tanques Scorpion ao Exército indonésio.

903-22 ‹ Ximenes Belo pede aos portugueses que não mudem o que está sobre Timor na Constituição.

03-27 a 30 ‹ Conferência da Resistência timorense, reunida em Lisboa, decide unidade diplomática no exterior, institucionalizando uma Comissão Coordenadora da Frente Diplomática.

04-04 ‹ O exército indonésio reconhece formalmente que a morte de seis timorenses em Liquiçá foi uma execução sumária. A responsabilidade foi atribuída ao tenente Jeremias Kase, ³por não ter controlado as suas emoções².

05 ‹ Em Portugal, onde participa na comemoração dos 100 anos dos Salesianos, Ximenes Belo diz ao PÚBLICO que o papel da Igreja Católica é estar ao lado do povo, contra a injustiça.

05-16 ‹ Explorações no mar de Timor revelam mais um depósito. As perfurações no campo de Laminária apontam para reservas de 75 milhões de barris, sendo as reservas totais de 200 milhões de barris.

05-18 ‹ A comissão de relações externas do Senado norte-americano aprova uma emenda que visa a venda de alguns tipos de armas à Indonésia.

05-25 ‹ Arlindo Marçal, pastor e líder da minoria protestante em Timor, nos EUA, defende que os timorenses têm de ser ouvidos sobre o seu futuro.

05-30 ‹ Um grupo de 18 timorenses que fugiu a bordo de um barco de pesca solicita ao Governo australiano vistos temporários.

06-1 e 2 ‹ Conferência Interparlamentar sobre Timor, em Lisboa.

06-3 a 5 ‹ Encontro intratimorense na Áustria. Guilherme Gonçalves exige em documento a independência de Timor.

06-05 ‹ Lopes da Cruz repreendido por Jacarta devido à inclusão no documento final do encontro de uma referência à ³letra e espírito da Resolução 37/30 da Assembleia Geral da ONU², em que se alude à autodeterminação.

06-30 ‹ Por 14 votos contra 2, o Tribunal Internacional de Haia declara-se incompetente para apreciar a ³substância² da queixa de Portugal. A não decisão deve-se à ausência da Indonésia, que não reconhece a sua jurisdição. O TIH reconhece o direito dos timorenses à autodeterminação.

07-08 ‹ Em nova ronda de negociações, Alatas aceita o princípio da preservação e promoção da identidade cultural e Barroso aceita discutir o futuro das relações bilaterais entre Portugal e Indonésia.

07-15 ‹ Treino militar indonésio incluído no orçamento dos EUA.

07-24 ‹ Morte de timorense provoca incidentes em Baucau. A população queimou o mercado local, residências de indonésios e cortaram o acesso à vila.

07-30 ‹ Em Ermera, camponeses timorenses queimam casas e lojas em protesto contra os baixos preços do café; o ministro Figueiredo Lopes reconhece que a designação ³terrorismo separatista² atribuída à guerrilha timorense num livro editado pelo Ministério da Defesa ³é um erro sem justificação² e manda retirar da circulação o livro.

09-12 ‹ Freitas do Amaral promete ajudar o povo timorense, na qualidade de presidente da ONU.

09-13 ‹ Cerca de 2000 funcionários públicos timorenses rejeitam plano do Governo indonésio para os enviar para províncias indonésias.

09-15 ‹ Os timorenses no exílio deveriam ter direito a eleger um deputado à Assembleia da República, defende em Braga D. Duarte, duque de Bragança.

09-18 ‹ O primeiro ministro australiano, Paul Keating, encontra-se com Suharto, declarando que Timor pode pertencer ³harmoniosamente² à Indonésia.

10-01 ‹ ³Peço a Deus que me ajude a defender um povo irmão que tanto sofre², diz António Guterres na noite da vitória eleitoral do PS, referindo-se a Timor.

10-07 ‹ Manifestação de mil estudantes em Jogyakarta, Java Central, exige afastamento de Ximenes Belo, acusado de querer transformar Timor num enclave católico.

10-09 ‹ O activista timorense Bobi Xavier foi trocado por um agente da polícia secreta detido pela Resistência; confrontos em Díli entre jovens integracionistas e independentistas provocam dezenas de detenções, fecho de escolas e da universidade.

10-10 ‹ A Austrália recusa o visto aos 18 timorenses que chegaram em Maio, de barco; dois mortos e um ferido grave são o resultado dos distúrbios em Díli.

10-16 ‹ Ascende a 400 o número de detidos desde as manifestações da semana anterior.

10-17 ‹ Jaime Gama recebe a Resistência, que se mostra satisfeita com a sua escolha para ministro dos Negócios Estrangeiros.

10-18 ‹ O Exército indonésio usa a rede Internet, procurando informação nos ficheiros portugueses e fazendo propaganda da sua política, revela o brigadeiro Sri Diharto.

10-22 ‹ Em discurso no 50º aniversário das Nações Unidas, Mário Soares alerta para a ³escandalosa² situação que persiste em Timor.

10-26 ‹ A Indonésia recusa nova investigação sobre a morte, em 1975, em Balibó, de cinco jornalistas australianos; o ministro indonésio dos Assuntos Religiosos é recebido pelo Papa.

10-31 ‹ O Presidente do Parlamento de Díli, Freitas Parada, revela um plano do Governo indonésio para a criação de mais uma ou duas dioceses.

11-14 ‹ 21 timorenses refugiam-se na embaixada do Japão.

11-16 ‹ Cinco estudantes refugiam-se na embaixada francesa.

11-20 ‹ António Guterres declara que Portugal deve responder aos pedidos de asilo ³com capacidade de acolhimento e generosidade².

11-22 ‹ Timorenses em fuga são presos no alto-mar. O número de jovens refugiados em embaixadas desde 1993 sobe para 70.

11-29 ‹ Austrália reabre caso dos jornalistas mortos em Balibó; Xanana Gusmão escreve a Guterres e Gama sobre a ronda de conversações de Janeiro próximo.

12-4 a 8 ‹ O alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos ‹ Ayala Lasso ‹ desloca-se a Timor onde contacta com autoridades indonésias, Igreja e população.

Ângela Carrascalão

Centro de Documentação do PÚBLICO

marcar artigo