EXPRESSO

29-08-1999
marcar artigo

Fisco «sacrifica» a classe média

OE 99 sob o signo eleitoral

O ORÇAMENTO do Estado para 1999 procura contentar o eleitorado mais desfavorecido. Quem paga a factura é a classe média que, apesar de Sousa Franco afirmar que ninguém sairá prejudicado, deverá passar a pagar mais IRS. A fórmula encontrada para conseguir este desiderato consiste na transformação das deduções à matéria colectável em deduções à colecta.

RECEITAS Primado dos impostos

Esta realidade não é positiva, porque a consolidação orçamental deve fazer-se à custa da redução das despesas correntes

O ELOGIO público do ministro das Finanças, Sousa Franco, à eficácia da política fiscal é, só por si, reveladora da sua importância desde há três anos na redução do défice público de acordo com os compromissos de entrada na moeda única. E a proposta de Orçamento de Estado para o próximo ano confirma esta realidade, já que as receitas fiscais vão continuar a crescer acima da previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nominal, ainda que em menor expressão do que em orçamentos anteriores, esperando-se uma recuperação de cerca de 65 milhões de contos de «atrasados».

DESPESAS Opções previsíveis

O destino a dar às receitas cobradas é, provavelmente, o mais previsível desde a tomada de posse deste Governo

AO CONTRÁRIO do que sucede normalmente em vésperas de eleições legislativas, as discussões preliminares em matéria de opções de despesa do Orçamento do Estado para 1999 caíram quase no esquecimento, por duas ordens de razões: as alterações previstas em IRS «mexem» directamente com os bolsos dos portugueses e o destino a dar às receitas cobradas pelo Estado é provavelmente o mais previsível desde a tomada de posse deste Governo.

SEGURANÇA SOCIAL A reforma incompleta

Ferro Rodrigues continua mais interessado em aumentar pensões do que em reformar o sistema de Segurança Social

QUALQUER que fosse a proposta de Orçamento da Segurança Social para 1999, o ministro da tutela, Eduardo Ferro Rodrigues, já tinha a legislatura ganha e, mais do que isso, já tinha assegurado o papel de «indispensável» na estrutura do Governo. A decisão política de antecipar em dois meses os aumentos extraordinários de pensões do regime geral, indexando as mais baixas ao valor do salário mínimo, resultará, na prática, em três actualizações das reformas dos portugueses com menores rendimentos, até 1 de Junho do próximo ano. Isto, além das actualizações normais, a processar a partir de 1 de Dezembro.

Inspecção de Trabalho entrega pedido de processo-crime ao Ministério Público

Criança de 10 anos em oficina de Braga

R., DE 10 anos, estava a soprar com o Inspecção de Trabalho entrega pedido de processo-crime ao Ministério Público compressor uma moto-serra que tinha sido lavada com gasóleo, tarefa que executava vestido com um fato-macaco numa oficina de reparação de máquinas agrícolas de Braga, quando foi detectado pela Inspecção-Geral do Trabalho (IGT).

Reconversão dos «Caminhos do Oriente»

custa 80 milhões

AO LONGO dos próximos dez anos deverão ser investidos mais de 80 milhões de contos na reconversão urbanística da área compreendida entre a Estação de Sta. Apolónia e o Parque das Nações (ex-Expo-98). Neste momento, estão já em curso na Câmara Municipal de Lisboa estudos preparatórios relativos a projectos imobiliários que irão nascer nos locais agora ocupados pela antiga fábrica militar de Braço de Prata, armazéns da Abel Pereira da Fonseca, massas Nacional, ex-Fábrica de Fósforos e Sociedade Nacional de Sabões, entre outros.

Agro-turismo ganha empresária de 91 anos

LUÍSA Rodrigues, actualmente com 91 anos, iniciou a sua actividade de empresária aos 87 anos, para assegurar a continuidade de um projecto de agro-turismo para a Quinta do Bom Jesus, em Ponte de Lima, concebido por um dos filhos, entretanto falecido.

Logoplaste líder na produção de embalagens no Brasil

A PORTUGUESA Logoplaste tornou-se no primeiro produtor de embalagens de plástico do Brasil. A proeza foi conseguida na sequência do contrato celebrado com a Reckitt & Colmann, multinacional de produtos de higiene e limpeza, e envolve um investimento de 5,5 milhões de contos em equipamento por parte da companhia de embalagem liderada por Filipe de Boutton.

GUILHERMINO RODRIGUES, secretário de Estado dos Transportes

«ANA não é vendida em 99»

O A DIAMENTO das decisões sobre o novo aeroporto de Lisboa vai obrigar o Governo a atrasar por mais de um ano a privatização da ANA. Pelo menos assim o crê Guilhermino Rodrigues. O secretário de Estado dos Transportes garante, no entanto, que a primeira fase de privatização da TAP ficará concluída em 1998.

Indústria automóvel

Renault prossegue deslocalização

Eslovénia, Turquia, Rússia e Roménia. A Renault faz uma viragem clara para o Leste da Europa

OS RECENTES investimentos da Renault na sua fábrica de Bursa, na Turquia, que já iniciou a produção em exclusivo do Mégane «break» para a Europa; o arranque da montagem de outras versões do Mégane na Rússia; e o interesse manifestado na privatização da Dacia, na Roménia, constituem o culminar de um processo de deslocalização do grupo francês na Europa, iniciado com a venda da sua fábrica de Setúbal (Sodia), a abertura de uma unidade industrial em Novo Mesto, na Eslovénia, e o encerramento das linhas de fabrico de Vilvoorde, na Bélgica.

Poluição dos mares impune

Portugal é o único país da UE que ainda não possui um sistema de controlo por vídeo de longo alcance

A MARÉ negra, de cerca de 100 toneladas, que atingiu na semana passada 60 quilómetros de praias da região Centro, revelou sobretudo as fragilidades do sistema de vigilância costeira da Zona Económica Exclusiva (ZEE) do nosso país. Até agora, o Governo desconhece qual o petroleiro responsável, o local exacto e a data de ocorrência da descarga da água do lastro contendo um grau muito elevado de hidrocarbonetos.

Quebra bolsista «alimenta» imobiliário

COSTUMA dizer-se que, quando a bolsa cai, o imobiliário é o primeiro a ganhar.Os operadores contactados pelo EXPRESSO concordam, mas não têm dúvidas em afirmar que as quebras agora registadas no mercado de capitais não se podem comparar ao famoso «crash» bolsista de 1987, ao qual se seguiu um autêntico «boom» no imobiliário.

IAPMEI recupera empresas

O IAPMEI admite que, por ano, umas mil empresas recorram ao seus serviços no âmbito do novo modelo de recuperação de empresas e que irá consagrar, no meio empresarial, a nova sigla PEC-Processo Extrajudicial de Conciliação. O Instituto reconhece que mal a nova lei seja publicada pode, de facto, verificar-se «uma invasão de projectos», mas, apesar disso, promete estar «devidamente preparado» para responder com celeridade e eficácia à esperada avalanche.

O livro que Gates não recomenda

Mais uma bomba no momento em que começa o julgamento da Microsoft por alegação de desrespeito pela lei «antitrust»

A POUCOS dias do reinício do processo legal de averiguação sobre se a Microsoft infringe ou não as regras «antitrust» norte-americanas, os meios editoriais foram agitados pelo lançamento do «livro que Bill Gates não quer que você leia», segundo o anúncio feito pela Amazon.com, a principal livraria existente na Internet.

Wang Global conclui fusão com a Olivetti

A Wang é hoje uma das grandes empresas de serviços e integração de sistemas

SEIS meses depois de ter adquirido a Olsy - antiga filial de serviços informáticos do Grupo Olivetti -, a Wang Global tem o processo de fusão quase completo. «Apenas nos falta concluir a reengenharia de alguns processos internos que têm vindo a afectar a competitividade que estavam a afectar a Olsy», afirmou ao EXPRESSO Joseph Tucci, presidente da Wang Global, referindo-se aos custos elevados de funcionamento da antiga empresa italiana.

Crédito à habitação prepara taxas

abaixo da Lisbor

Depois da CGD ter alinhado no desafio do grupo do Sotto Mayor, é a vez dos espanhóis do Santander dizerem que querem oferecer menos de 4,5%

AS TAXAS do crédito à habitação vão continuar a surpreender quem procura financiamento para comprar casa. De facto, apesar de terem chegado a um nível muito baixo, com margens iniciais praticamente esmagadas, há quem admita poder fazer campanhas de lançamento ainda mais agressivas, com taxas promocionais inferiores aos indexantes utilizados, isto é, abaixo da Lisbor.

CEM POR CENTO Narciso para o Supremo

«V. Exa. obteve absoluto sucesso na defesa dos seus próprios interesses (contagem do tempo de serviço para a reforma, entrada no Supremo quando sair da Procuradoria, o estatuto vitalício do cargo de PGR só para si) -, mas quase nenhum na defesa dos interesses públicos.»

COTAÇÕES

A SUBIR ANTÓNIO CARRAPATOSO - O presidente da Telecel deu mais um passo no sentido da baixa das tarifas de telemóveis, ao fazer uma aproximação aos preços da concorrência. A mensalidade da «Vitamina T» - com carregamentos de 7500 escudos de quatro em quatro meses (o que possibilita uma factura mensal de 1875 escudos) - passa a ser também mais barata que a assinatura de um telefone fixo, contribuindo assim para que a breve trecho os telefones móveis possam igualar e mesmo ultrapassar os fixos em número.

Fisco «sacrifica» a classe média

OE 99 sob o signo eleitoral

O ORÇAMENTO do Estado para 1999 procura contentar o eleitorado mais desfavorecido. Quem paga a factura é a classe média que, apesar de Sousa Franco afirmar que ninguém sairá prejudicado, deverá passar a pagar mais IRS. A fórmula encontrada para conseguir este desiderato consiste na transformação das deduções à matéria colectável em deduções à colecta.

RECEITAS Primado dos impostos

Esta realidade não é positiva, porque a consolidação orçamental deve fazer-se à custa da redução das despesas correntes

O ELOGIO público do ministro das Finanças, Sousa Franco, à eficácia da política fiscal é, só por si, reveladora da sua importância desde há três anos na redução do défice público de acordo com os compromissos de entrada na moeda única. E a proposta de Orçamento de Estado para o próximo ano confirma esta realidade, já que as receitas fiscais vão continuar a crescer acima da previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nominal, ainda que em menor expressão do que em orçamentos anteriores, esperando-se uma recuperação de cerca de 65 milhões de contos de «atrasados».

DESPESAS Opções previsíveis

O destino a dar às receitas cobradas é, provavelmente, o mais previsível desde a tomada de posse deste Governo

AO CONTRÁRIO do que sucede normalmente em vésperas de eleições legislativas, as discussões preliminares em matéria de opções de despesa do Orçamento do Estado para 1999 caíram quase no esquecimento, por duas ordens de razões: as alterações previstas em IRS «mexem» directamente com os bolsos dos portugueses e o destino a dar às receitas cobradas pelo Estado é provavelmente o mais previsível desde a tomada de posse deste Governo.

SEGURANÇA SOCIAL A reforma incompleta

Ferro Rodrigues continua mais interessado em aumentar pensões do que em reformar o sistema de Segurança Social

QUALQUER que fosse a proposta de Orçamento da Segurança Social para 1999, o ministro da tutela, Eduardo Ferro Rodrigues, já tinha a legislatura ganha e, mais do que isso, já tinha assegurado o papel de «indispensável» na estrutura do Governo. A decisão política de antecipar em dois meses os aumentos extraordinários de pensões do regime geral, indexando as mais baixas ao valor do salário mínimo, resultará, na prática, em três actualizações das reformas dos portugueses com menores rendimentos, até 1 de Junho do próximo ano. Isto, além das actualizações normais, a processar a partir de 1 de Dezembro.

Inspecção de Trabalho entrega pedido de processo-crime ao Ministério Público

Criança de 10 anos em oficina de Braga

R., DE 10 anos, estava a soprar com o Inspecção de Trabalho entrega pedido de processo-crime ao Ministério Público compressor uma moto-serra que tinha sido lavada com gasóleo, tarefa que executava vestido com um fato-macaco numa oficina de reparação de máquinas agrícolas de Braga, quando foi detectado pela Inspecção-Geral do Trabalho (IGT).

Reconversão dos «Caminhos do Oriente»

custa 80 milhões

AO LONGO dos próximos dez anos deverão ser investidos mais de 80 milhões de contos na reconversão urbanística da área compreendida entre a Estação de Sta. Apolónia e o Parque das Nações (ex-Expo-98). Neste momento, estão já em curso na Câmara Municipal de Lisboa estudos preparatórios relativos a projectos imobiliários que irão nascer nos locais agora ocupados pela antiga fábrica militar de Braço de Prata, armazéns da Abel Pereira da Fonseca, massas Nacional, ex-Fábrica de Fósforos e Sociedade Nacional de Sabões, entre outros.

Agro-turismo ganha empresária de 91 anos

LUÍSA Rodrigues, actualmente com 91 anos, iniciou a sua actividade de empresária aos 87 anos, para assegurar a continuidade de um projecto de agro-turismo para a Quinta do Bom Jesus, em Ponte de Lima, concebido por um dos filhos, entretanto falecido.

Logoplaste líder na produção de embalagens no Brasil

A PORTUGUESA Logoplaste tornou-se no primeiro produtor de embalagens de plástico do Brasil. A proeza foi conseguida na sequência do contrato celebrado com a Reckitt & Colmann, multinacional de produtos de higiene e limpeza, e envolve um investimento de 5,5 milhões de contos em equipamento por parte da companhia de embalagem liderada por Filipe de Boutton.

GUILHERMINO RODRIGUES, secretário de Estado dos Transportes

«ANA não é vendida em 99»

O A DIAMENTO das decisões sobre o novo aeroporto de Lisboa vai obrigar o Governo a atrasar por mais de um ano a privatização da ANA. Pelo menos assim o crê Guilhermino Rodrigues. O secretário de Estado dos Transportes garante, no entanto, que a primeira fase de privatização da TAP ficará concluída em 1998.

Indústria automóvel

Renault prossegue deslocalização

Eslovénia, Turquia, Rússia e Roménia. A Renault faz uma viragem clara para o Leste da Europa

OS RECENTES investimentos da Renault na sua fábrica de Bursa, na Turquia, que já iniciou a produção em exclusivo do Mégane «break» para a Europa; o arranque da montagem de outras versões do Mégane na Rússia; e o interesse manifestado na privatização da Dacia, na Roménia, constituem o culminar de um processo de deslocalização do grupo francês na Europa, iniciado com a venda da sua fábrica de Setúbal (Sodia), a abertura de uma unidade industrial em Novo Mesto, na Eslovénia, e o encerramento das linhas de fabrico de Vilvoorde, na Bélgica.

Poluição dos mares impune

Portugal é o único país da UE que ainda não possui um sistema de controlo por vídeo de longo alcance

A MARÉ negra, de cerca de 100 toneladas, que atingiu na semana passada 60 quilómetros de praias da região Centro, revelou sobretudo as fragilidades do sistema de vigilância costeira da Zona Económica Exclusiva (ZEE) do nosso país. Até agora, o Governo desconhece qual o petroleiro responsável, o local exacto e a data de ocorrência da descarga da água do lastro contendo um grau muito elevado de hidrocarbonetos.

Quebra bolsista «alimenta» imobiliário

COSTUMA dizer-se que, quando a bolsa cai, o imobiliário é o primeiro a ganhar.Os operadores contactados pelo EXPRESSO concordam, mas não têm dúvidas em afirmar que as quebras agora registadas no mercado de capitais não se podem comparar ao famoso «crash» bolsista de 1987, ao qual se seguiu um autêntico «boom» no imobiliário.

IAPMEI recupera empresas

O IAPMEI admite que, por ano, umas mil empresas recorram ao seus serviços no âmbito do novo modelo de recuperação de empresas e que irá consagrar, no meio empresarial, a nova sigla PEC-Processo Extrajudicial de Conciliação. O Instituto reconhece que mal a nova lei seja publicada pode, de facto, verificar-se «uma invasão de projectos», mas, apesar disso, promete estar «devidamente preparado» para responder com celeridade e eficácia à esperada avalanche.

O livro que Gates não recomenda

Mais uma bomba no momento em que começa o julgamento da Microsoft por alegação de desrespeito pela lei «antitrust»

A POUCOS dias do reinício do processo legal de averiguação sobre se a Microsoft infringe ou não as regras «antitrust» norte-americanas, os meios editoriais foram agitados pelo lançamento do «livro que Bill Gates não quer que você leia», segundo o anúncio feito pela Amazon.com, a principal livraria existente na Internet.

Wang Global conclui fusão com a Olivetti

A Wang é hoje uma das grandes empresas de serviços e integração de sistemas

SEIS meses depois de ter adquirido a Olsy - antiga filial de serviços informáticos do Grupo Olivetti -, a Wang Global tem o processo de fusão quase completo. «Apenas nos falta concluir a reengenharia de alguns processos internos que têm vindo a afectar a competitividade que estavam a afectar a Olsy», afirmou ao EXPRESSO Joseph Tucci, presidente da Wang Global, referindo-se aos custos elevados de funcionamento da antiga empresa italiana.

Crédito à habitação prepara taxas

abaixo da Lisbor

Depois da CGD ter alinhado no desafio do grupo do Sotto Mayor, é a vez dos espanhóis do Santander dizerem que querem oferecer menos de 4,5%

AS TAXAS do crédito à habitação vão continuar a surpreender quem procura financiamento para comprar casa. De facto, apesar de terem chegado a um nível muito baixo, com margens iniciais praticamente esmagadas, há quem admita poder fazer campanhas de lançamento ainda mais agressivas, com taxas promocionais inferiores aos indexantes utilizados, isto é, abaixo da Lisbor.

CEM POR CENTO Narciso para o Supremo

«V. Exa. obteve absoluto sucesso na defesa dos seus próprios interesses (contagem do tempo de serviço para a reforma, entrada no Supremo quando sair da Procuradoria, o estatuto vitalício do cargo de PGR só para si) -, mas quase nenhum na defesa dos interesses públicos.»

COTAÇÕES

A SUBIR ANTÓNIO CARRAPATOSO - O presidente da Telecel deu mais um passo no sentido da baixa das tarifas de telemóveis, ao fazer uma aproximação aos preços da concorrência. A mensalidade da «Vitamina T» - com carregamentos de 7500 escudos de quatro em quatro meses (o que possibilita uma factura mensal de 1875 escudos) - passa a ser também mais barata que a assinatura de um telefone fixo, contribuindo assim para que a breve trecho os telefones móveis possam igualar e mesmo ultrapassar os fixos em número.

marcar artigo