Gente

25-08-1999
marcar artigo

Debates e confrontos

Torres Campos com os ministros Pina Moura e António Costa

CONTRIBUIR para o confronto de ideias e dinamizar a sociedade civil foram os propósitos do debate sobre a guerra no Kosovo promovido pelo EXPRESSO na passada terça-feira e que reuniu no Hotel D. Pedro/Amoreiras figuras como António Guterres, Ramalho Eanes e Freitas do Amaral. Muitas outras figuras não quiseram faltar e chegou-se a recear que alguns encontros acabassem em confrontos. Torres Campos e António Costa chegaram ao mesmo tempo mas não deram largas a outras disputas e até João Amaral deu de caras com Pina Moura a que se seguiu uma muito notada conversa. O deputado comunista, que já fez campanha pela coligação com o PS à Câmara de Lisboa, tem sido falado com insistência como uma futura «contratação» para a «equipa» socialista. Discreto, alheio a debates e embates, estava o mais falado e involuntário personagem do evento: o tenor italiano Andrea Bocelli, sentado no «hall» do hotel. Deve ter estranhado a azáfama.

José António Saraiva, António Guterres, Freitas do Amaral e Ramalho Eanes

O primeiro-ministro, António Guterres, com Francisco Pinto Balsemão

A conversa entre dois ex-camaradas: Pina Moura e João Amaral

Maria José Freitas do Amaral, Fernando Madrinha e Manuela Eanes

Pacheco e o grande plano

COMO no filme O Crepúsculo dos Deuses, Pacheco Pereira parece mais do que pronto para o grande plano final. Está em grande estilo e protagoniza uma justificada euforia: a publicação do primeiro volume da sua biografia de Álvaro Cunhal. Há uma vintena de anos que o político social-democrata e agora candidato a eurodeputado escreve sobre o Partido Comunista e há quase tanto tempo que o PCP o não deixa chegar aos arquivos. Pacheco Pereira não desarmou e o livro chega agora aos escaparates com o autor certo de que vai haver muita gente a lê-lo, a começar pelos militantes... comunistas. Diz mesmo que Cunhal não terá razões para não gostar do que vai ler, o que até faz do livro uma espécie de «autobiografia não autorizada». A ver vamos.

Tino, o imparável

TINO Covilhão, o presidente da Junta de Freguesia de Rans - que era Rãs até a Assembleia da República, há dias, ter aprovado a mudança de nome, continua a dar que falar desde a sua famosa intervenção no Congresso do PS no Coliseu de Lisboa. Aí, conquistou o lugar de protagonista da reunião magna socialista. Que lhe valeu outro lugar, nas páginas dos jornais e revistas, como mais popular e mediático presidente de Junta. E nesta onda de conquista de lugares, pelos vistos e como a imagem documenta, Tino não olha a meios... de transporte: é vê-lo no Peugeot do campeão nacional de ralis, Adruzilo Lopes, ao lado do co-piloto Luís Lisboa. Por este andar, Tino Covilhão ainda consegue mesmo o lugar que confessadamente mais deseja, como deputado da Assembleia da República.

Farturas de Portas

PAULO Portas aproveitou a maré de gente que a Festa do Senhor de Matosinhos leva às ruas para tomar um banho de multidão na noite de segunda-feira. Desdobrou-se em abraços aos passeantes, privilegiando idosos e crianças. Não resistiu a entrar numa barraca de farturas, devorando-as com um ar mais deliciado do que aquele com que Cavaco comeu bolo-rei. Apesar de andar com as costas guardadas, o líder do PP não evitou mazelas no pescoço e alguns arranhões. Mas o candidato Portas também anda indeciso. Na sua agenda de campanha da última semana estava prevista uma visita ao Porto para quinta-feira. Porém, ali se lia: «Chegada ao Aeroporto das Lages pelas 9h25 e visita à Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo...». Afinal, para onde queria ir Portas? Para o Porto ou para os Açores?

Mendes em Paris

MARQUES Mendes anda a trocar os prazeres do futebol, desiludido com o seu Benfica, pela sedução do ténis e do «jet-set» que acorre aos torneios do Grand Slam. Não vai à Luz ver o clássico contra o Sporting, mas marcará presença nas bancadas de Roland Garros. O líder parlamentar do PSD vai passar três dias a Paris, a convite de Marcelo Rebelo de Sousa, um apaixonado dos «courts» que nem os problemas da extinta AD conseguiam afastar de qualquer prova do Grand Slam ao vivo. Agora, como reconhecimento pelo precioso apoio que Mendes lhe deu na liderança dos sociais-democratas, Marcelo vai levá-lo a assistir às meias-finais e finais do mais espectacular torneio de ténis em terra batida. O problema é que Mendes não só desistiu de ir ao Benfica-Sporting como aposta na vitória dos leões (por forma a poder ganhar ainda o concurso do EXPRESSO...). E Durão Barroso fica com a obrigação de iguais gestos de generosidade para com os seus seguidores quando abandonar a liderança do PSD.

Cervan de rolo em punho

SÍLVIO Cervan, o portista (ler com acento no ó) que é benfiquista e viciado em telemóveis, acompanhou o seu líder espiritual Paulo Portas, presidente do Partido Popular, na digressão pelo Senhor de Matosinhos. Alcunhado «candidato Cinderela» numas eleições locais do partido (não havia candidatos e ele chegou-se à frente à meia noite, quando encerrava o prazo para a entrega das listas), Cervan exultou quando descobriu numa barraca um rolo da massa. Exibiu o instrumento e logo explicou que dada a sua condição de solteiro (estado civil muito em voga nos populares) não corre o risco de ser seviciado com este auxiliar de cozinha quando chega tarde a casa...

Rio acima

UMA original semana gastronómica tornou companheiros de viagem, desde o Douro ao Algarve, muitas figuras do «jet set» nacional e brasileiro. Da sua casa de Nassau vieram Luísa e António Carlos Almeida Braga, o famoso banqueiro brasileiro a quem os amigos conhecem como «Braguinha» e cujas fortes ligações a Portugal são já conhecidas. Era na sua casa de Sintra que Ayrton Senna ficava quando vinha ao nosso país. Do Rio de Janeiro chegaram Luciane e Luís Almeida Braga, Laura e Paulo Marcondes Ferraz que se juntaram a João Nicolau de Almeida - o português considerado por uma revista norte-americana o homem do ano em 1988, na área do vinho -, a Catarina e João Pereira Coutinho, ao produtor nacional de vinho Nuno Araújo, e a Bernardo Reino (o conhecido «Gigi»). O passeio começou com uma viagem de comboio entre Pinhão e Pocinho, levando o grupo a experimentar a qualidade gastronómica portuguesa na Quinta da Covela, de Nuno Araújo e as Quinta do Bom Retiro e Erva Moira da Ramos Pinto. O ambiente de festa terminou a sul, no restaurante de «Gigi», com outros amigos portugueses.

Dois de uma só vez

NAS eleições de Setembro ou Outubro, o concelho de Sintra, de uma assentada, poderá perder a sua presidente da Câmara e o presidente da Assembleia Municipal. É certo que são eleições legislativas e não autárquicas, mas a insistência com que os nomes de Edite Estrela e Acácio Barreiros começam a ser falados para o eventual novo Governo de António Guterres leva a crer que, de facto, assim poderá ser. E se Herculano Pombo (ex-Verdes e actual número dois da presidente de Câmara) será o sucessor natural de Edite, já quanto a Acácio Barreiros as dúvidas instalaram-se. E isto porque a jovem Catarina Costa é quem assina, enquanto presidente, a convocatória para a próxima reunião da assembleia municipal, para 1 de Junho. Gente apenas acrescenta que a sessão solene tem a designação completa de Assembleia Municipal Paritária das Crianças de Sintra e realiza-se no Dia Mundial da Criança.

Cruel

Patrícia Tavares ainda não decidiu se fica em Lisboa, em nome da carreira de actriz de telenovelas, ou se muda para Barcelona, em nome do amor. A paixão entre Patrícia, 21 anos, benfiquista, e Simão Sabrosa, 19 anos, sportinguista, iniciou-se no último Dia de S. Valentim. A actriz cruzou-se com o futebolista nas Docas, meteu conversa com ele, pedindo-lhe uma camisola do Sporting... e têm sido muito felizes.

Explosões

O «catering» da TAP está a proceder a aturados testes laboratoriais preparatórios da introdução de carne barrosã nos «menus» servidos a bordo. Os cuidados que estão a rodear esta inovação devem-se aos dramas provocados pela introdução do bife à café nas ementas. O molho desta especial e popular forma de cozinhar o bom e velho bife tinha a particularidade de, quando era aquecido, fazer explodir e/ou danificar irremediavelmente os fornos das cozinhas dos aviões.

Voz

A ex-jornalista Leonor Ribeiro da Silva vai trocar o posto de adida de imprensa na Embaixada de Portugal em Viena por um lugar na Buenos Aires, como porta-voz de Durão Barroso.

Casamento

Diogo Vasconcelos, gestor do grupo Forum e recém eleito vice-presidente do PSD, vai agendar para este ano o seu casamento com Paula, uma atraente investigadora na área de biotecnologia. Diogo, que não se casou o ano passado por falta de tempo, garantiu à namorada que este seria o ano do nó.

Mudança

O empresário Ilídio Pinho vai finalmente abandonar a Vale de Cambra natal, transferindo-se de armas e bagagens para o Porto. Comprou dois andares no Península, onde ficarão instalados os serviços da IP Holding, e um amplo apartamento na Foz, junto ao Hotel Boa-Vista.

Buracos

Para evitar ganhar peso excessivo, depois de ter deixado de fumar, Manuel Violas passou a substituir o almoço por um jogo de golfe. No final do 18º buraco, come uma sandes e regressa ao seu gabinete no edifício do Casino de Espinho.

Debates e confrontos

Torres Campos com os ministros Pina Moura e António Costa

CONTRIBUIR para o confronto de ideias e dinamizar a sociedade civil foram os propósitos do debate sobre a guerra no Kosovo promovido pelo EXPRESSO na passada terça-feira e que reuniu no Hotel D. Pedro/Amoreiras figuras como António Guterres, Ramalho Eanes e Freitas do Amaral. Muitas outras figuras não quiseram faltar e chegou-se a recear que alguns encontros acabassem em confrontos. Torres Campos e António Costa chegaram ao mesmo tempo mas não deram largas a outras disputas e até João Amaral deu de caras com Pina Moura a que se seguiu uma muito notada conversa. O deputado comunista, que já fez campanha pela coligação com o PS à Câmara de Lisboa, tem sido falado com insistência como uma futura «contratação» para a «equipa» socialista. Discreto, alheio a debates e embates, estava o mais falado e involuntário personagem do evento: o tenor italiano Andrea Bocelli, sentado no «hall» do hotel. Deve ter estranhado a azáfama.

José António Saraiva, António Guterres, Freitas do Amaral e Ramalho Eanes

O primeiro-ministro, António Guterres, com Francisco Pinto Balsemão

A conversa entre dois ex-camaradas: Pina Moura e João Amaral

Maria José Freitas do Amaral, Fernando Madrinha e Manuela Eanes

Pacheco e o grande plano

COMO no filme O Crepúsculo dos Deuses, Pacheco Pereira parece mais do que pronto para o grande plano final. Está em grande estilo e protagoniza uma justificada euforia: a publicação do primeiro volume da sua biografia de Álvaro Cunhal. Há uma vintena de anos que o político social-democrata e agora candidato a eurodeputado escreve sobre o Partido Comunista e há quase tanto tempo que o PCP o não deixa chegar aos arquivos. Pacheco Pereira não desarmou e o livro chega agora aos escaparates com o autor certo de que vai haver muita gente a lê-lo, a começar pelos militantes... comunistas. Diz mesmo que Cunhal não terá razões para não gostar do que vai ler, o que até faz do livro uma espécie de «autobiografia não autorizada». A ver vamos.

Tino, o imparável

TINO Covilhão, o presidente da Junta de Freguesia de Rans - que era Rãs até a Assembleia da República, há dias, ter aprovado a mudança de nome, continua a dar que falar desde a sua famosa intervenção no Congresso do PS no Coliseu de Lisboa. Aí, conquistou o lugar de protagonista da reunião magna socialista. Que lhe valeu outro lugar, nas páginas dos jornais e revistas, como mais popular e mediático presidente de Junta. E nesta onda de conquista de lugares, pelos vistos e como a imagem documenta, Tino não olha a meios... de transporte: é vê-lo no Peugeot do campeão nacional de ralis, Adruzilo Lopes, ao lado do co-piloto Luís Lisboa. Por este andar, Tino Covilhão ainda consegue mesmo o lugar que confessadamente mais deseja, como deputado da Assembleia da República.

Farturas de Portas

PAULO Portas aproveitou a maré de gente que a Festa do Senhor de Matosinhos leva às ruas para tomar um banho de multidão na noite de segunda-feira. Desdobrou-se em abraços aos passeantes, privilegiando idosos e crianças. Não resistiu a entrar numa barraca de farturas, devorando-as com um ar mais deliciado do que aquele com que Cavaco comeu bolo-rei. Apesar de andar com as costas guardadas, o líder do PP não evitou mazelas no pescoço e alguns arranhões. Mas o candidato Portas também anda indeciso. Na sua agenda de campanha da última semana estava prevista uma visita ao Porto para quinta-feira. Porém, ali se lia: «Chegada ao Aeroporto das Lages pelas 9h25 e visita à Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo...». Afinal, para onde queria ir Portas? Para o Porto ou para os Açores?

Mendes em Paris

MARQUES Mendes anda a trocar os prazeres do futebol, desiludido com o seu Benfica, pela sedução do ténis e do «jet-set» que acorre aos torneios do Grand Slam. Não vai à Luz ver o clássico contra o Sporting, mas marcará presença nas bancadas de Roland Garros. O líder parlamentar do PSD vai passar três dias a Paris, a convite de Marcelo Rebelo de Sousa, um apaixonado dos «courts» que nem os problemas da extinta AD conseguiam afastar de qualquer prova do Grand Slam ao vivo. Agora, como reconhecimento pelo precioso apoio que Mendes lhe deu na liderança dos sociais-democratas, Marcelo vai levá-lo a assistir às meias-finais e finais do mais espectacular torneio de ténis em terra batida. O problema é que Mendes não só desistiu de ir ao Benfica-Sporting como aposta na vitória dos leões (por forma a poder ganhar ainda o concurso do EXPRESSO...). E Durão Barroso fica com a obrigação de iguais gestos de generosidade para com os seus seguidores quando abandonar a liderança do PSD.

Cervan de rolo em punho

SÍLVIO Cervan, o portista (ler com acento no ó) que é benfiquista e viciado em telemóveis, acompanhou o seu líder espiritual Paulo Portas, presidente do Partido Popular, na digressão pelo Senhor de Matosinhos. Alcunhado «candidato Cinderela» numas eleições locais do partido (não havia candidatos e ele chegou-se à frente à meia noite, quando encerrava o prazo para a entrega das listas), Cervan exultou quando descobriu numa barraca um rolo da massa. Exibiu o instrumento e logo explicou que dada a sua condição de solteiro (estado civil muito em voga nos populares) não corre o risco de ser seviciado com este auxiliar de cozinha quando chega tarde a casa...

Rio acima

UMA original semana gastronómica tornou companheiros de viagem, desde o Douro ao Algarve, muitas figuras do «jet set» nacional e brasileiro. Da sua casa de Nassau vieram Luísa e António Carlos Almeida Braga, o famoso banqueiro brasileiro a quem os amigos conhecem como «Braguinha» e cujas fortes ligações a Portugal são já conhecidas. Era na sua casa de Sintra que Ayrton Senna ficava quando vinha ao nosso país. Do Rio de Janeiro chegaram Luciane e Luís Almeida Braga, Laura e Paulo Marcondes Ferraz que se juntaram a João Nicolau de Almeida - o português considerado por uma revista norte-americana o homem do ano em 1988, na área do vinho -, a Catarina e João Pereira Coutinho, ao produtor nacional de vinho Nuno Araújo, e a Bernardo Reino (o conhecido «Gigi»). O passeio começou com uma viagem de comboio entre Pinhão e Pocinho, levando o grupo a experimentar a qualidade gastronómica portuguesa na Quinta da Covela, de Nuno Araújo e as Quinta do Bom Retiro e Erva Moira da Ramos Pinto. O ambiente de festa terminou a sul, no restaurante de «Gigi», com outros amigos portugueses.

Dois de uma só vez

NAS eleições de Setembro ou Outubro, o concelho de Sintra, de uma assentada, poderá perder a sua presidente da Câmara e o presidente da Assembleia Municipal. É certo que são eleições legislativas e não autárquicas, mas a insistência com que os nomes de Edite Estrela e Acácio Barreiros começam a ser falados para o eventual novo Governo de António Guterres leva a crer que, de facto, assim poderá ser. E se Herculano Pombo (ex-Verdes e actual número dois da presidente de Câmara) será o sucessor natural de Edite, já quanto a Acácio Barreiros as dúvidas instalaram-se. E isto porque a jovem Catarina Costa é quem assina, enquanto presidente, a convocatória para a próxima reunião da assembleia municipal, para 1 de Junho. Gente apenas acrescenta que a sessão solene tem a designação completa de Assembleia Municipal Paritária das Crianças de Sintra e realiza-se no Dia Mundial da Criança.

Cruel

Patrícia Tavares ainda não decidiu se fica em Lisboa, em nome da carreira de actriz de telenovelas, ou se muda para Barcelona, em nome do amor. A paixão entre Patrícia, 21 anos, benfiquista, e Simão Sabrosa, 19 anos, sportinguista, iniciou-se no último Dia de S. Valentim. A actriz cruzou-se com o futebolista nas Docas, meteu conversa com ele, pedindo-lhe uma camisola do Sporting... e têm sido muito felizes.

Explosões

O «catering» da TAP está a proceder a aturados testes laboratoriais preparatórios da introdução de carne barrosã nos «menus» servidos a bordo. Os cuidados que estão a rodear esta inovação devem-se aos dramas provocados pela introdução do bife à café nas ementas. O molho desta especial e popular forma de cozinhar o bom e velho bife tinha a particularidade de, quando era aquecido, fazer explodir e/ou danificar irremediavelmente os fornos das cozinhas dos aviões.

Voz

A ex-jornalista Leonor Ribeiro da Silva vai trocar o posto de adida de imprensa na Embaixada de Portugal em Viena por um lugar na Buenos Aires, como porta-voz de Durão Barroso.

Casamento

Diogo Vasconcelos, gestor do grupo Forum e recém eleito vice-presidente do PSD, vai agendar para este ano o seu casamento com Paula, uma atraente investigadora na área de biotecnologia. Diogo, que não se casou o ano passado por falta de tempo, garantiu à namorada que este seria o ano do nó.

Mudança

O empresário Ilídio Pinho vai finalmente abandonar a Vale de Cambra natal, transferindo-se de armas e bagagens para o Porto. Comprou dois andares no Península, onde ficarão instalados os serviços da IP Holding, e um amplo apartamento na Foz, junto ao Hotel Boa-Vista.

Buracos

Para evitar ganhar peso excessivo, depois de ter deixado de fumar, Manuel Violas passou a substituir o almoço por um jogo de golfe. No final do 18º buraco, come uma sandes e regressa ao seu gabinete no edifício do Casino de Espinho.

marcar artigo