Comentários Gerais

02-12-2000
marcar artigo

6/9/2000

Ainda ha gente de senso...Leiam!

26/8/2000

Gostaria de ver discutida - dado o interesse nacional em jogo - a questão TAP, de forma aprofundada, abrindo-se um forum sério para o assunto, sem tabus nem secretismos.

São poucas as vezes que se fala no assunto na Imprensa. Julgo que o Expresso tem obrigação de agarrar este tema de forma consequente, sistemática e esclarecedora.

A noticia desta edição suscitou-me alguns comentários que enviei, mas gostaria de ver o tema desenvolvido. -- Ana Maria Lamas, ip234823@ip.pt

-- Alerta!, http://

2/9/2000

O SONHO DO IMOBILIÁRIO

NA REPÚBLICA DE ALBARRAN! Sobre o artigo que acabei de ler, tenho a fazer os seguintes comentários: 1.Tomando como exemplo o caso do "Parque Colombo", e considerando algum investimento inicial por parte da empresa do sr. Albarran, quem efectivamente financiou o empreendimento foram os compradores que começaram com uma entrada de capital, ainda a construção não estava iniciada e foram pagando tranches ao longo do tempo até à escritura final. 2.É preciso que se diga, que alguns dos compradores dos apartamentos no referido condomínio, após a celebração da escritura e da respectiva quitação dos valores em causa, não poderam ocupar as suas casas por estas não terem condições de habitabilidade, nomeadamente verem-se impedidos de celebrar os contratos de água e de gás com a EPAL e a GDL, por estas entidades não terem sequer conhecimento de qualquer projecto da parte do promotor imobiliário, a requerer a instalação dos seus serviços, na morada que lhes foi indicada.

À parte disso, foram entregues apartamentos em péssimas condições de limpeza, chegando ao ponto de haver sanitas sujas. 3.Em relação a não vender apartamentos acima dos 30 mil contos, basta que alguém pergunte à empresa vendedora do "Parque Colombo II", qual o valor de um T3! E é bom ficar-mos por aqui, apenas com estas três considerações.

O sr. Albarran gosta de falar muito, levantando poeira aos olhos daqueles que ficam embasbacados com o seu sorriso. Eu, por mim, só lhe peço que a EUROAMER PAGUE O QUE DEVE A QUEM DEVE, para que os condóminos do "Parque Colombo" possam usufruir das infraestruturas que lhes foram prometidas aquando da aquisição das suas casas, PISCINA e HEALTH CLUB que até hoje não tem passado de um sonho. -- J. M. Filipe Pires, filipepires@mail.telepac.pt

1/9/2000

Eu e um grupo de colegas fomos responsáveis pela informação que a Focus publicou.

Se tiverem interessados em desenvolver mais este tipo de reportagem, teremos muito gosto em colaborar.

Isto, porque ficou muita coisa por dizer. Que serviços de emergência nós temos???????? A 13 de agosto foi publicado um artigo na revista FOCUS com o titulo "SALVE-SE QUEM PUDER", o que na verdade alerta para uma realidade que os políticos tem vindo a esconder do publico em geral. Muita gente desconhece o que realmente se passa em relação aos serviços de emergência, nomeadamente em particular aos de Emergência Médica, mas de um modo geral a todos os serviços.

O Governo criou o Instituto Nacional de Emergência Médica, vulgarmente conhecido por INEM, para este desenvolver um denominado Sistema Integrado de Emergência Médica. O que é acontece é que 20 anos passados após a sua criação e o que este criou foi um País com dois sistemas. Em que num deles é vendida uma ideia que é eficaz, ou seja porque assenta naquilo a que se chama de telemedecina com a possibilidade de se deslocar ao local uma viatura com médico a bordo. Mas... se retirar-mos a fachada deste serviço o que temos é uma realidade que não esta ao alcance de todos mas sim nas zonas limítrofes das grandes cidades como, Lisboa, Porto, Coimbra, e agora Faro com muitas interrogações. Ou seja, quando este tipo de serviço foi criado em 1987, a ideia partiu de um grupo de médicos, que criaram um sistema em que assenta na base de uma central coordenadora que tem em permanência física médicos e viaturas equipadas com equipamento de Suporte Avançado de Vida. A ideia é boa, mas ao longo destes anos tem vindo a demonstrar-se ineficaz, devido em parte a falta de apoios a quem presta o socorro que essencialmente são os Bombeiros e a falta de cumprimento da legislação em vigor.

No entanto a razão mais relevante foi o descurar a formação dos Tripulantes de Ambulância de Socorro, que apesar de actualmente ter melhorado qualitativamente, torna-se necessária a introdução do ensino de novas técnicas, facto esse que actualmente não é autorizado, justificando assim a existência de um serviço apoiado em viaturas com médico que na realidade não funciona.

Por muitas viaturas que se criem, e que agora somente se deve a vontade política, a maior percentagem de transporte e assistência em emergência é efectuada por Tripulantes de Ambulância. Não se entende assim qual a razão da insistência num serviço que somente existe na maior parte dos casos no papel ou na fachada, uma vez que das viaturas que foram criadas somente algumas na realidade funcionam na integra, e outras estão mais vezes paradas do que a funcionar, uma vez que ao contrario que o Sr. Bastonário da Ordem dos Médicos diz, os médicos podem estar mal distribuídos, mas para os serviços de emergência faltam médicos, porque são poucos aqueles que querem desempenhar a sua função fora do ambiente agradável de um gabinete, e de obterem um ordenado chorudo sem estarem sujeitos a falta de segurança e as vontades climatéricas.

No entanto o serviço vai sobrevivendo em parte a custa da carolice de alguns, e a necessidade de outros quererem efectuar currículo nesta área.

As viaturas com médico a bordo são necessárias, mas não da forma como actualmente são organizadas. Se algumas técnicas fossem efectuadas pelos tripulantes de ambulância, a necessidade da presença do médico reduzia substancialmente, ficando este como um apoio de retaguarda para situações específicas. O nosso serviço de emergência possui condições para que seja desenvolvido de forma similar ao que já existe em outros países, ou seja melhorando qualitativamente a formação dos operadores das centrais de emergência, médicos e tripulantes de ambulância e criando uma fiscalização eficaz.

Uma das situações actuais, e que serve de bandeira para justificar alguma situações de incumprimento da actual legislação e a falta de Tripulantes de Ambulância de Socorro, facto esse atribuído em parte a inexistência de pessoal formado. O que todos se esquecem de perguntar é aonde estão os cerca de 2300 tripulantes formados actualmente, e o que acontece aos cerca de 100 que são formados todos os anos. A verdade é que existem sem margem de duvidas casos de corporações de bombeiros que vivem uma situação de falta de pessoal qualificado, mas também é verdade de que muitas outras não contratam tripulantes, ou então os vencimentos são tão baixos que as pessoas tem de optar, e ainda existem casos de corporações com tripulantes como voluntários mas como não existe fiscalização então não existe obrigatoriedade de ter pessoal qualificado ao serviço.

O que é um facto e que para muitos comandantes é incomodo ter pessoal formado, porque estes começam a aperceber-se dos erros cometidos e tornando-se exigentes, o que origina na maior parte dos casos o abandono da carreira como tripulante. A solução passa sem duvida pela profissionalização e por uma carreira devidamente estruturada. Hoje fala-se da criação do técnico de emergência médica, mas será que é necessário criar mais um curso, quando actualmente já existem elementos formados que desempenham essa função com níveis de qualidade bastantes razoáveis, penso que a necessidade não é criar mais um curso mas sim desenvolver o que já existe, uma vez que somente desta forma conseguimos ter uma cobertura a curto prazo do território nacional. Mas... não é só no pré-hospitalar que está o problema da assistência de emergência, e então o hospital!!!! A verdade e que o pré-hospitalar está a melhorar mas a recepção hospitalar tem vindo a piorar, de que é que adianta efectuar um excelente trabalho no local da ocorrência, cumprir todos os protocolos se depois no hospital não existe pessoal com formação adequada para dar continuidade a esse trabalho, alias em alguns casos os médicos até se recusam a receber os dados da vítima, mandando muitas vezes entregar ao maqueiro, que não possui qualquer formação.

Só nos resta afirmar mesmo que é "SALVE-SE QUEM PUDER", porque só morre quem tiver mesmo que morrer, se não morrer neste sistema então considere-se uma pessoa de sorte e reze para que nunca precise de o utilizar.

-- Nuno Gomes, nunoggomes@clix.pt

1/9/2000

É incrivel que no ano 2000 essa camada de sádicos chacinem aqueles pobres touros. Quem é que eles julgam que sao? Se fosse guerra aquelas bestas andariam de certeza com fraldas. Qual tradicao? Nesse caso porque nao levar aqueles tipos para o Coliseu em Roma e deixá-los brincar com os tigres? Tudo para manter a tradicao.

O melhor remédio e DAR-LHES um par de CORNOS e grelha com eles. -- Sofia, Estocolmo

1/9/2000

CARVALHO DA SILVA ESTÁ FEITO COM OS MEDIOCRES. GRAVE CRISE, É DEVIDO Á MEDIOCRIDADE DOS GOVERNANTES ACTUAIS. SE HÁ ALGUEM RESPONSÁVEL SÃO OS QUE GOVERNAM, E NÃO, NENHUM PARTIDO DA OPOSIÇÃO.

PORTUGAL CAIU NA MEDIOCRIDADE E ESTÁ

Á BEIRA DO CAOS POR INCOMPETENCIA E POR

FALTA DE EMPENHO E DE PATRIOTISMO, NÃO TENDO A VER NECESSARIAMENTE COM ESQUERDAS OU COM DIREITAS.ISTO PORQUE

BLAIR,CLINTON,JOSPIN,ETC. SÃO ESQUERDISTAS, MAS OS SEUS PAÍSES ESTÃO A SUBIR.

PORTUGAL DE GUTERRES E DE SAMPAIO É QUE

NÃO SOBE,ANTES DESCE, E CAI NA MEDIOCRIDADE E NO CAOS. SÓ PESSOAS IRRACIONAIS E IMATURAS É QUE GOVERNAM UM PAÍS OU UM ORGANISMO SINDICAL BASEADO EM IDEOLOGIAS DA ESQUERDA OU DA DIREITA, OS INTERESSES DO PAÍS, OU DOS TRABALHADORES ESTÃO ACIMA DE TODOS AS IDEOLOGIAS. -- Há crise de mediocridade e de impace generalizados

1/9/2000

HÁ CRISE SIM SENHOR! SE PORTUGAL NÃO RECEBÊCE MILHÕES DA EUROPA, A ECONOMIA PORTUGUESA NÃO ACOMPANHARIA A MEDIA EUROPEIA,E MESMO ASSIM NÃO ACOMPANHA. SE NÃO SURGIREM MILAGRES, PORTUGAL ESTÁ CONDENADO Á SEGUNDA DIVISÃO EUROPEIA ONDE SE JUNTARÃO, OS NOVOS PAÍSES ADERENTES,POLÓNIA,HUNGRIA,ETC. GUTERRES E SAMPAIO ESTÃO Á ESPERA QUE ESSES PAÍSES ENTREM NA UNIÃO EUROPEIA, PARA COMUFLAR O ATRASO ECONÓMICO PORTUGUÊS FACE AOS PAÍSES AVANÇADOS DA EUROPA. PORTUGAL FICOU PARA TRAZ GRAÇAS AOS BANHAS-DA-COBRA GUTERRES E SAMPAIO. E O CAOS COMPORTAMENTAL E SOCIAL, EM PORTUGAL?

VÊJA-SE O DESRESPEITO PELA LEI.

VÊJA-SE O CASO PATÉTICO DE BARRANCOS ONDE UM PUNHADO DE REVOLTOSOS ESPANHOLADOS SE BURRIFARAM PARA A LEI DO ESTADO PORTUGUÊS, E PARA OS 3/4 DA VONTADE DA POPULAÇÃO PORTUGUESA.

EIS A DEMOCRACIA PORTUGUESA DE SAMPAIO, ONDE 3/4 DA POPULAÇÃO SAIU OFENDIDA, E A JUSTIÇA E O ESTADO PORTUGUÊS SAIRAM DESCREDITADOS. O GOVERNO DE GUTERRES NA DIFICULDADE DE ENCONTRAR UM PARTIDO DA OPOSIÇÃO PROSTITUTO,PARA O FAVOR DA PASSAGEM DO ORÇAMENTO DO ESTADO 2001, SERVIU-SE AGORA DE SAMPAIO PARA VIR DIZER QUE NÃO HÁ CRISE,QUANDO TODA A SOCIEDADE CIVIL E TODOS OS PARTIDOS DA OPOSIÇÃO E MESMO VÁRIOS DENTRO DO GOVERNO O AFIRMAM. MAS TODA A GENTE SABE, QUE SEM A BENÇÃO DE GUTERRES, SAMPAIO NÃO SERÁ DE NOVO PRESIDENTE.

É O CLIENTELISMO POLITICO NA SUA FORMA MAIS DESCARADA.

O PRESIDENTE MANTEM O GOVERNO NO PODER, PARA QUE O GOVERNO POR SUA VEZ, MANTENHA O PRESIDENTE TAMBEM NO PODER. É ASSIM TAMBEM A CRISE DA IMAGEM DO ESTADO PORTUGUÊS,EM TODAS AS SUAS COMPONENTES: A JURÍDICA, A LEGISLATIVA E A EXECUTIVA.

HÁ CRISE SIM SENHOR...E É MUITISSIMO GRAVE ! -- Quem dera que não houvece, mas há !

1/9/2000

A notícia sobre o PDM/Cascais está errada, ao referir que as propostas sobre a revisão do PDM foram aprovadas com a abstenção do PS. Pelo contrário, todas as propostas foram aprovadas com os votos do PS! Procurem fontes de informação mais sérias !... -- Umberto pacheco, upp@netc.pt

31/8/2000

Li o artigo sobre a D.Maria José no expresso e é com muita satisfação dizer que contribui um pouco para o reconhecimento dos médias do que a teresabenedita é capaz de fazer e o que ainda irá conseguir obter. Do seu "mestre". Abílio Ferreira -- Abilio Manuel Almeida Ferreira, abilioferreira@mail.pt

31/8/2000

TIMOR-LESTE, LIBRE E INDEPENDENTE,

HOJE E SEMPRE. (Mensagem importante para todo os

Timorenses) Se Timor-Leste quer uma Assembleia Nacional (Parlamento)isenta de pressões ou influencias politicas estrangeiras da região, não parece ser uma boa ideia que a Austrália lhe venha financiar ou construir esta Casa Representativa da Nação Timorense.

A Austrália pode ajudar a Nação Timorense num contexto desinteressado e global,mas agora querer ser o senhorio benévolo da Assembleia Nacional dos timorenses,a qual controla o País, é algo perigoso, porque só faltaria pôr os lacaios australianos lá dentro, a governar Timor-Leste. Pobres líderes timorenses, como der ser difícil, aguentar todas essas tentativas de dominação! Que tal umas fériazinhas? -- Por Timor-Leste Libre e independente.

31/8/2000

Porque se gasta tanto dinheiro inutilmente e não se ajuda o povo da beira interior que ficou sem nada nos incendios? -- Jose Manuel Amorim, jose.amorim@bluewin.ch

31/8/2000

Não é preciso bater mais no Guterres.

Ele já foi !

Agora o que é preciso é saber quem vai ser o próximo.

Mas com o PSD naquele estado temos um problema.

A menos que apareça um salvador desconhecido, o melhor é recorrer ao anterior, que era bastante bom.

Sim, o próprio Cavaco Silva !

Os defeitos que lhe apontavam (e claro que os tem) hoje em dia são virtudes, quando se compara Cavaco a esta escumalha de incompetentes, aldrabões e quase de certeza ladrões que estão no governo.

Cavaco à presidência do PSD, já !

É o único que pode pôr ordem naquele partido e candidatar-se com sucesso a próximo primeiro ministro.

Cavaco não serve para Presidente da República. É um técnico de grande valia e homem para trabalhar no duro. Seria incapaz de assistir ao desempenho de um primeiro ministro sem meter a colherada a dizer-lhe como é que se faz. Nenhum primeiro ministro se sentiria à vontade com ele. Por isso o lugar de Cavaco Silva é na chefia do governo. -- CAVAH CUJÁ

31/8/2000

MAIS 2 TOUROS????

Ninguem vai fazer nada????

Multas????

A solução é apanhar esses muertos de fueme que vem lá da terra deles matar animais para Portugal, arrancar-lhes os colh... bem devagarinho e espancar aqueles que ficam ali a ver os animais a morrer. Aliás, alem de serem mortos, ainda têm que passar por uma tremenda humilhação e DOR.

BASTA!!!

FAÇAM ALGUMA COISA! -- the master of kibionas, ja_estou_farto@com

31/8/2000

COMO SABER SE GUTERRES, É OU NÃO, UM PRIMEIRO MINISTRO RECUPERÁVEL? Agora no regresso das férias, o País

inteiro esperava que Guterres anunciace

uma mudança no seu governo e na administração decadente do País.

Mesmo dentro do próprio Governo, vários

membros esperavam o anuncio de uma remodelação e uma mudança urgente. Guterres nada anunciou, a não ser a sua

própria irrecuperabilidade, e aquela do

País, enquanto ele for chefe do Governo. Isto porque ele prefére que o País se afunde(como está á vista) do que mudar os seus amigos e lacaios no Governo. Um politico assim, é bom para os amigos,

e mau para governar Portugal. -- Por um governo primeiramente amigo de Portugal

31/8/2000

O que o leitor Paulo Caldeira conta acerca da Euroamer não surpreende.

Mas olhe que o Artur Albarran não é mais do que um testa de ferro de Frank Carlucci e da família Soares.

Talvez seja pelo facto de esta família estar por detrás disto que o Expresso nunca aprofundou o que se passa com esta curiosa Euroamer.

Não é todos os dias que aparece em Portugal uma empresa de construção civil, fundada por um ex-Director da CIA, amigo de Mário Soares e tendo à frente um ex-esquerdista da UDP que andou envolvido no assalto à embaixada de Espanha em 1975! Tirando o Frank, que nunca enganou ninguém, é tudo gente de sólidas convicções ideológicas ! -- SOHCIA SOARES

30/8/2000

O GOVERNO ISOLADO E EM CRISE, ESPERA ENCONTRAR PARTIDO PROSTITUTO PARA APROVAÇÃO DO ORÇAMENTO DE ESTADO. O (des)Governo que é atacado e descreditado por todos os outros partidos da oposição,espera mesmo assim encontrar um partido da oposição,que a troco de algumas cedencias se prostitua,

permitindo a este Governo continuar a

levar o País ao caos e ao adiamento.

Tudo indica que será o Partido Cumunista (vêja-se a cedencia na cuzada em Barrancos,a futura cuzada da coligação no Porto,e várias outras que hão de vir). Entretanto, Portugal tambem desgraçadamente vai caindo de cu,mesmo que não goste desses negócios homosexoais. -- Governo em crise, procura partido prostituto

30/8/2000

A pagina está muito boa, só tenho um ponto negativo referir, não é possível pesquisar informação ou notícias que tenham sido publicadas, em jornais anteriores a três ou quatro dias.

Já agora gostaria de saber se tem em vosso poder a correcção do exame de Desenho e Geometria Descritiva-A da 1ª fase 1ª chamada de 1999,e se fosse possível enviarem-me uma cópia por e-mail.

Agradecia-vos imenso.

Obrigado, atenciosamente:

Nuno R. -- Nuno Raposeiro, raposeiro@teleweb.pt

30/8/2000

BARRANCOS.... terra de tradições?!?

Desde quando é que é tradição um "matador" espanhol matar touros em arenas portuguesas. Só se passou a ser assim com alguma "Lei Bosman".

Nem sequer percebo porque é que a GNR ou a PSP espera para intervir.

Em Espanha a ETA também mata pessoas... se calhar é tradição... -- António Coimbra, bambino@net.sapo.pt

30/8/2000

GRANDE DESCOBERTA CIENTÍFICA EM

BARRANCOS ! Foi feita uma descoberta científica em

Barrancos, na área da Zoologia ! Pela primeira vez, foram descobertos

ANIMAIS, que matam por puro PRAZER. Até à actualidade, só se conheciam

animais, que matavam para sobreviver. Na Área da Botânica, também foi feita

uma descoberta extremamente importante,

mas esta teve lugar em Lisboa ! Pela primeira vez, foram descobertos

NABOS de uma espécie que pertence a

um grupo designado GOVERNO. É que este tipo de VEGETAIS, pura e

simplesmente, tem MEDO DE APLICAR

A LEI EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL !!! -- TOUREIROS = ASSASSINOS, morte@touradas.pt

30/8/2000

Tanto se fala em segurança, eis, com certeza, a forma como todos a sentimos:

1. Por uma vez, já me tentaram subtrair uma mota da garagem da própria casa, o que, por milagre, não conseguiram; passado um mês voltaram e dessa vez foi mesmo (nota: tiveram que arrombar e também assaltar o carro e destruir cadeados para o fazerem);

2. Um destes dias, uma amiga foi forçada a passear-se dentro do seu próprio carro pela cidade do Porto, após a hora do jantar, com uma seringa apontada ao pescoço, para levantar dinheiro nas ATM e entregar os seus bens pessoais; no final do périplo, ouviu da intrusa "desculpa, se não fosses tu, seria outra qualquer"!!;

3. Há dias, numa garagem que não a minha, o meu carro foi assaltado; dentro das garagens é mais fácil porque os alarmes não se ouvem; o sujeito foi apanhado porque, não satisfeito com o já elevado valor do que havia ido esconder, ainda "precisava" da caixa de cds!;

4. Numa casa em Vilamoura, este Verão, o cão começou a ladrar para a clarabóia e o ladrão fugiu, deixando bem vísíveis os estragos necessários para, rapidamente, transpor as sebes; pouco depois avistámo-lo, e os (inexcedivelmente prestáveis, sublinhe-se) seguranças da empresa privada que patrulha autenticamente a zona informaram que anda a ser perseguido de perto.

5. Pouco tempo antes do Verão, os escritórios do prédio onde se situa o meu foram todos "varridos", só escapou o meu e outro.

Não sou uma pessoa com azar, embora a sequência de factos o possa sugerir. Sou uma pessoa normal, habito em e frequento locais normais, mas a segurança está à vista: com todos os relatos existentes, alguém levanta dinheiro descontraidamente nas ATM, alguém abandona a casa descansadamente, alguém deixa o que quer que seja no interior dos automóveis, alguém dorme tranquilamente deixando valores nos escritórios ou lojas?

Algo se passa na nossa sociedade, será que quem pode ainda vai a tempo de parar esta onda gigante ou estaremos condenados a viver triste e permanentemente em sobressalto?

Paulo Mota, Porto -- Paulo Mota, pmota@mail.telepac.pt

30/8/2000

Que miséria....que miséria!!

Ao que o meu país chegou...

Mas que porra é essa, de andar um país inteiro a perder tempo com discussões acerca do que nem sequer devia ser discutido (as Leis)!!?? Ou melhor, a aplicação das leis.

O que é que têm de especial esses vermes de barrancos? O que é que eles produzem de benéfico para o país? Por que é que esses analfabetos de m.... não cumprem a p...da lei???

Isso que se está a passar por aí é mesmo uma vergonha. Que m....é essa do ministro vir dizer que se demite por causa da questão de barrancos?? Tanta confusão, e eu, que devo estar a ficar matumbo, não consegui entender porque é que, nem que seja à força, esses cabrões não cumprem a Lei???

Se fosse algum grupo de pessoas que tivesse sido despedida de algum sitio, a tentar pedir o que tem direito, os polices caíam-lhes em cima e....surra com fartura!!!

Bem, vamos ver o que isto vai dar...

Pelo menos, já sabemos que andam a tourear o Governo, e há bastante tempo.

ehehehehehehehehehe -- the master of kibionas, kibi_que_se_ri_muito@muito_longe.com

30/8/2000

Mais uma vez a náusea cultural do sangue e da violência sobre os animais voltou a imperar em Barrancos. A chacina persiste perante as televisões, rádios, jornais, população portuguesa e governo. De facto, é surreal assistir à inércia portuguesa perante o sofrimento e morte de animais, em nome do egoismo humano de entretenimento através da dor alheia. Por esta altura 2 vidas de seres vivos, como eu que agora escrevo este artigo, foram abatidas pelo prazer lúdico de vislumbrar os gritos de dor dos animais, o esguinchar de sangue dos touros e a humilhação infligida aos animais por os estarmos a ludibriar na arena. Acabem com as touradas! A Vida é um valoe universal que tem de ser reservado em TODOS os seres vivos. Os touros são animais como o Homem. Não permitam que a ignorância vos molde o espirito. Ousem ver a dor dos animais e ouvir o seu sofrimento. A Humanidade e os Animais agradecem. -- João Pedro Nascimento Santos, megavegan@yahoo.com , http://

30/8/2000

ARTUR ALBARRAN...EMPRESÁRIO CALOTEIRO ? Na passada sexta-feira a construtura Edifer ocupou uma parte do 1º empreendimento imobiliário vendido pela Euroamer do Sr. Albaran por falta de pagamento de 400 mil contos. O objectivo desta acção de ocupação - com troca de fechaduras e instalação de uma vedação dentro da vedação original do espaço da piscina e do ginásio agora ocupados - é obrigar a Euroamer a pagar o que deve à Edifer. Os grandes prejudicados são no entanto os proprietários do empreendimento que fizeram escritura à mais de um ano e estão impedidos de utilizar as intraestruturas citadas e já lá vão 2 verões posteriores à escritura. Tudo isto porque o excelente empresário Albarran, pelo que se constata, não paga a Edifer, tal como não pagou à grande maioria dos compradores os 30 contos por cada escritura relativos aoo cancelamento da hipoteca que lhes competia pagar... Leitor identificado e morador no "Parque Colombo " -- Paulo Caldeira (telm 966121242), pfc@netcabo.pt

30/8/2000

As tradições tambem se abatem e perdem -se além do tempo. Se matar touros em barrancos é tradição então faça-se reviver uma tradição já desaparecida e que consistia oferecer as virgens aos deuses quando estes estavam furiosos ou as colheitas corriam mal.Qual era a familia de barrancos que deixava que asua filha fosse sacrificada? Se assim fosse, e se essa tradição morasse em barrancos ou não havia virgens para sacrificar ou os "machos" eram todos GAYS. -- GÊPÊ

30/8/2000

EL CONTADO DAS COIMAS DE BARRANCOS TEM

QUE ENTRAR NOS COFRES PUBLICOS PORTUGUESES, MESMO QUE SEJA EM PESETAS. É AÍ QUE RESIDE A VICTÓRIA DE PORTUGAL

SOBRE A ESPANHA.

SE AS COIMAS NÃO FOREM RECEBIDAS, ENTÃO

É A ESPANHA QUE VENCE PORTUGAL COM A

AJUDA DE BARRANCOS E DO GOVERNO ESPANHOL

DE LISBOA. ALEM DISSO, CORRE-SE O RISCO DE HAVER

OUTRAS TERRAS QUE FAÇAM O MESMO QUE OS

DE BARRANCOS. SEMPRE SEGURAMOS A ESPANHA NAS SUAS

ENVESTIDAS, E HÁ QUE CONTINUAR A FAZELO.

É A NOSSA INDEPENDENCIA CULTURAL NACIONAL QUE ESTÁ A SER VIOLADA E AMEAÇADA. TRADIÇÕES ESPANHOLAS NÃO SÃO

PORTUGUESAS.

-- Victória para Portugal sobre a Espanha em Barrancos

30/8/2000

CRIMES DE BARRANCOS NÃO TAPAM A CRISE DEL GOBIERNO GUTIERREZ Tal como era de esperar,-- el Gobierno caótico de Gutierrez,-- deixou concretizar a bronca dos crimes de Barrancos, para desviar as atenções da bronca do seu próprio Governo que está condenado como os touros de Barrancos e a populaça de Barrancos, e mesmo Portugal. Quanto ao facto do Governador Civil de Beja deter a indentificação dos matadores espanhois, isso é poeira nos olhos dos portuguêses.Se Moleiro não deitou a mão aos matadores para garantir

que que estes paguem as coimas, Moleiro é pessoalmente responsável pelo pagamento das coimas de mil a três mil contos por cada touro abatido,caso eles não paguem. Mas isto não é tudo, quem contratou os matadores espanhois tambem participou

no crime, se foi o Municipio ou outra pessoa colectiva as coimas são de 1.500 a 8.000 contos por cada touro morto na arena.

E esse dinheirinho que venha rápido para os cofres publicos portugueses nem que seja em Pesetas espanholas. Senão terá que ser retido na fatia de Barrancos, no próximo Fundo de equilibrio financeiro aos municipios.

Quanto a Gomes e a Gutierrez que se demitam ambos, porque não sabem governar a tourada (de

morte) generalizada que fizearam de Portugal. -- Portugal á Gutierrez, é tourada generalizada

29/8/2000

Estão abertas as Inscrições para Acionistas da futura Monumental de Barrancos. Rendimento e Marketing garantido. Contactar - F. Gomes, Boys & Cª S.A. -- anonimo

29/8/2000

Mortes na Estrada Querem algumas razões de tanta morte ? 1- A velocidade das BOMBAS ( BMW, VOLVOS e Cª... ) que nos ultrapassam nas Auto Estradas, acima dos 180 / 200Km/hora. Para quando a apreensão de Veículos ? 2- Como somos os piores conductores da Europa, os nossos ''AZES'' ficam mordidos de todo, querem demonstrar que não é bem assim, e ....lá vão mais uns para os ''Anjinhos''. Numa semana em que caíu o Concorde, ou na semana do Submarino..., morreram nas nossas estradas o mesmo nº de pessoas ( só naquele Porshe em Ovar foram 4 ). No IP3 esta semana, mais 4. 3.- Na A5 ( Lisboa -Cascais ) fora das horas de ponta, em termos de ultrapassagens vale tudo, e a velocidades incríveis, então aquela rapaziada da rede atás das costas.... 4. Nas restantes Estradas do País, quem é que vai a 90 ? Só a Brigada de Transito. Do mesmo modo com que nos Bombardearam com o Submarino, na Abertura dos Telejornais, eu sugiro a Abertura diária com a Reportagem exaustiva das mortes, com imagens prolongadas do estado em que os Sinistrados ficam. Isto até as multas e apreensões de Carros para infrações Graves, sejam um facto. De outro modo não saimos da Vergonha do 1º lugar na Europa em mortes por Acidentes. Como tudo vai continuar na mesma...como em Barrancos, siga o Funeral que o Morto vai bem disposto. VIVO ATÉ VER -- UM QUE TEM ESCAPADO

-- anonimo

29/8/2000

ANA PAULA

YOU ARE WELCOME IN PORTUGUESE OR IN

INGLISH.

TRY AGENCIA LUSA HOME PAGE,THERE IS A

SECTION IN INGLISH. KEEP ON PRACTICING YOUR PORTUGUESE,

BECAUSE PORTUGUESE IS MAGIC. -- Português

29/8/2000

Para quando a seriedade do "EXPRESSO" , em relação a este tema das escutas ... Vai para quase um ano que foi ventilado , num artigo dum vosso corespondente , as escutas em ANGOLA ... O "BILDERBERG" não permite ao Senhor FRANCISCO PINTO BALSEMÃO ( e a um dos seus jornais ) abordar esse tema ao nível dos interesses da "NSA" ? Só pode abordar ao nível de ANGOLA ? Foi o Senhor GEORGE SOROS , que também tem sido um assíduo do "BILDERBERG" ( que financia o "FOLHA 8" ) , que determinou a abordagem ( apenas ) ao nível de ANGOLA ? Interessante lição de "democracia" e "globalização" ... LE RENSEIGNEMENT AMÉRICAIN EN ACCUSATION

Petits débats sur Echelon (18 avril 2000) S'exprimant à Bruxelles alors que son gouvernement préside l'Union européenne, le ministre portugais de l'intérieur, M. Fernando Gomes, affirme qu'il n'a « pas de doute sur l'existence d'un système d'interception des télécommunications ». Difficile en effet de continuer à se voiler la face quand l'ex-directeur de la CIA James Woolsey lui-même confirme l'« honnêteté intellectuelle » du rapport sur le système Echelon présenté au Parlement européen par le journaliste britannique Duncan Campbell. Echelon est le produit du pacte Ukusa, signé au tout début de la guerre froide par les Etats-Unis et le Royaume-Uni - qui furent rapidement rejoints par le Canada, l'Australie et la Nouvelle-Zélande. L'écoute et l'analyse routinières des conversations téléphoniques, fax et courriers électroniques permettent de rapporter vers la National Security Agency (NSA) américaine quantité d'informations, secrètes ou non, concernant l'ensemble des domaines d'intérêt stratégique : données économiques, stratégies des décideurs, milieux concernés par tel ou tel enjeu, etc. Au fil des découvertes se dessine une formidable machine de contrôle, secrète et d'une envergure fascinante (1). Au Parlement européen se posait une question centrale : les échanges de données pratiqués par les services de renseignements d'un pays membre de l'Union (les services britanniques principalement) peuvent-ils conduire à l'espionnage des citoyens et des entreprises européennes pour le compte de services américains ? A Washington, le Congrès s'interroge sur la surveillance par la NSA de citoyens américains - une pratique qui serait contraire à la Constitution. Qui espionne qui et au nom de quoi ? Mais la nature d'Echelon soulève aussi d'autres questions. Ce réseau est construit sur les « échanges » d'informations entre services de renseignements de différents pays. Echanges inégaux, bien sûr, les services alliés étant largement dépendants de la NSA (qui décide ce qu'elle prend dans les données collectées chez ses partenaires et choisit ce qu'elle leur répercute). Echanges systématiques, surtout, qui de plus peuvent se dérouler à l'insu des gouvernements concernés - comme a pu en témoigner l'ancien premier ministre néo-zélandais David Lange (2). Si bien souvent les militaires motivent leur coopération internationale par la « lutte contre le terrorisme », faut-il leur faire grâce d'une définition de ce terme ? Considérer, par exemple, que la collaboration du Bundesnachrichtendiest (BND) allemand avec le Service fédéral de sécurité (FSB, ex-KGB) russe pour l'échange d'informations concernant les « terroristes tchétchènes » relève d'un très normal échange de bons procédés (3) ? Accepter sans débat le fait que la Direction générale de la sécurité extérieure (DGSE) française entretienne des contacts étroits avec la NSA depuis... les années 70, portant notamment sur des échanges de technologie (4) ? Les récentes révélations sur les agissements des services européens sont à rapprocher de l'arrogance avec laquelle l'ancien directeur de la CIA pointe, comme justification d'Echelon, la corruption pratiquée par les entreprises européennes pour conquérir les marchés extérieurs. L'Europe, qui pourrait à bon droit considérer Echelon comme une agression d'une gravité exceptionnelle, hésite à poursuivre ses investigations. Car elle pourrait alors se trouver confrontée à des questions identiques à celles qu'elle souhaite poser à la NSA. Conjuguées aux pressions britanniques, ces craintes ont eu raison du projet de création d'une commission d'enquête, repoussée le 13 avril 2000 par la conférence des présidents du Parlement européen. PHILIPPE RIVIÈRE.

Philippe.Riviere@Monde-diplomatique.fr

-- X P T O, xpto@hotmail.com

29/8/2000

A morte do touro em Barrancos é um desafio continuado à democracia.

Portugal é um Estado de Direito onde a Lei é igual para todos. Quem não estiver bem no País...Os Portugueses ainda têm força para manter a legalidade. Se for preciso ajuda...

Luís

Viana do Castelo

-- Luís Parente Silva Dias, luispsdias@megamail.pt

29/8/2000

Meu caro Anjo

Você tem razão no que diz, mas atenção . Se na população, letrada ou iletrada, há quem goste e quem não goste de touradas, também é de esperar que nos homens públicos, jornalistas, políticos, religiosos, etc, se encontre quem goste e quem não goste. Somos todos feitos da mesma massa, embora alguns tenham mais sorte do que outros na distribuição dos genes.

Não exija demais, nem com agressividade. A palavra calma e a persistência na chamada de atenção para o que está certo e para o que está errado irá dando resultados. Daqui por alguns anos haverá muito mais gente a repudiar as touradas em Portugal e este lamentável espectáculo acabará por ser abandonado.

O que é pena é que as pessoas que constituem o "lobby" contra as touradas tenham tão pouco jeito para fazer passar a mensagem. Fazem lá falta umas raparigas bem torneadas e de carinha laroca, assim como uns rapazes de porte atlético que metam num chinelo os mal jeitosos e abrutalhados toureiros e pegadores. Com o Dr. António Maria Pereira, baixinho e enfezado, e outros apreciadores de lagosta suada é que não vão longe. -- SEMPRE ALERTA

29/8/2000

Infelizmente estamos numa Républica de bananas.

Se assim não fosse teriamos jornalistas reconhecidos como o treceiro poder, fazedores de opiniões mas de pouca utilidade pública. Vai à frente o nosso jornalismo fazedor de opiniões, atrás os nossos políticos sem tomates para assumirem uma política que não tenha a benção das sondagens e dos jornalistas e ao sopro do vento os defensores dos valores cristãos zelam criteriosamente por estar de bem com o Poder afim de garantirem o seu património e estatuto social. A polulação banana, mal literada e por assim dizer analfabeta de facto pugna não contra os touros de morte em Portugal mas sim contra as touradas em si mesmas. A polulação tem o senso comum para compreender que as "tradições" das penas de morte, negociar casamentos e outras também se esvanecem nos tempos quando as consciencias se levantam. Mas o que há a estranhar é que se a populaç~~ao mal literada e analfabeta consegue ter uma consciencia sobre as touradas onde está a consciencia dos ilustres literados deste país tais como a imprenssa, os políticos e o clero? Afinal o 1º ministro fugiu-lhe a lingua para a verdade quando disse que eramos uma Républica de bananas. Anjo -- Anjo, ip274729@ip.pt

29/8/2000

porque é que o caderno VIDAS foi bloqueado? -- jota passos

29/8/2000

Olá ANA PAULA. Queres saber notícias de Portugal,

mas, segundo dizes, não sabes ler

Português, mas sabes falar. Acontece que, também não sabes escrever

Inglês !!!!! Então ??? Em que língua queres as

notícias ???? -- anonimo

29/8/2000

Este jornal é só para pessoas ! Não são aqui admitidos apreciadores de

touradas, nem qualquer outro tipo de

pré-históricos. -- anonimo

29/8/2000

Pensava eu que estávamos às portas do

Séc. 21, quando deparo com grande

espanto, escrita no Expresso, a

seguinte frase: «enquanto houver um barranquenho no

Mundo, os touros vão morrer em

Barrancos». Assim, proponho que se matem todos os

barranquenhos.

Mas, já agora, para que tenham a

oportunidade de sentir NA PELE o

sofrimento do touro, sugiro que,

antes de mortos, sejam primeiro

toureados. Eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh. -- anonimo

29/8/2000

Ninguém civilizado se diverte a ver o sofrimento de um animal, seja touro ou simples insecto.

As touradas, com ou sem a morte do touro, não são manifestaçãos de civilização.

O ser humano é uma das muitas espécies vivas ao cimo do planeta, mas desenvolveu capacidades cerebrais que o colocam em larga vantagem sobre todos as outras.

Utilizar essa vantagem para fazer sofrer animais em simples divertimento parece prova de grande tacanhez.

Que os toureiros defendam as touradas, compreende-se. Ganham dinheiro com isso.

Tal como os despachantes ganham com a existência de alfândegas.

Tal como os cambistas ganham com a existência de moedas diferentes.

Há sempre quem ganhe com os atritos dos sistemas.

Não é por isso que devemos defender a continuidade dos atritos, ainda que sejam simplesmente cerebrais. -- NAHOU HASTOU RHADAS

29/8/2000

Governo Guterres vai deixar explodir a

saga mediática dos touros de morte de

Barrancos, para fazer esquecer a crise

actual do Governo. Se tivesse-mos um governo e autoridades, os duas duzias dos de Barrancos não ririam de 10 milhôes de portugueses. Os portugueses há muitas décadas que não matam touros na arena, mas sim os espanhois. Em Portugal mandam os portugueses, e as espanholices não passarão. Se os barranqueiros estão com tanta calma,nunca se sabe se o socorro financeiro não virá do lado espanhol. No momento do crime é deitar-lhes as

unhas, até que as coimas sejam pagas. -- As espanholices não passarão em Portugal

29/8/2000

À ATENÇÃO DOS LÍDERES DE BARRANCOS,

AUTORIDADES POLITICAS E POLICIAIS Barrancos vaí tentar desafiar o País inteiro, matando os toiros elegalmente.Mas que saibam bem no que se embarcam, é uma afronta grave e inadmissível a toda a Nação, seus habitantes,seus valores, instituições e ORDEM PUBLICA.

Tambem as autoridades politicas e policiais devem saber as graves consequencias que daí podem resultar. Barrancos é um minusculo concelho de 1980 habitantes, a desafiar os 10.000.000 do País. Aparentemente os barranquenses vão fazer-se detestar por várias gerações.

Isto sem falar das multas que vão ser pesadas,ficando uma enorme divida para pagar e que terá que ser paga. É muito provável que o Municipio fique sem dinheiros para pagar salários e despezas correntes durante muito tempo.

Ou então terá que contrair uma enorme divida para pagar as multas, e isto com os juros sempre a correr. Outra possibilidade é que o minusculo Concelho de Barrancos faça banca rôta e passe a ser freguesia do Concelho de Moura. Seja como for, os barranquenhos estão intecionalmente a meter-se numa louca aventura que poderá tornar-se num longo e terrivel pesadelo.

Ainda podem amargurar e até chorar a sua intransigencia e a sua arrogancia, para com o resto da sociedade portuguesa. Será muito dificil que as multas sejam anuladas ou perdoadas, na medida que se trata de crimes intencionais em total desprezo da lei, da ordem publica e do resto da população de todo o País. -- Português (Beirão) afrontado

29/8/2000

Agradecia que me indicasse qual a edição

recente que inclui um artigo sobre um polemica em torno dos cursos e docentes

ministrados pelo Instituto Superior de Transportes (ISTP). Utilizo este meio pois não me foi possivel localizar através do vosso "mecanismo" de pesquisa. Grato pela atencao. N. Horta -- N. Horta, nuno@gcsi.ist.utl.pt

28/8/2000

28/8/2000

Alguém ouviu hoje no programa dos Parodiantes a rubrica "Sai um expresso para a mesa do fundo"? Nunca me ri tanto e com tantas verdades!... -- Maria do Rosário Godinho, rosarinho@yupimail.com

28/8/2000

concordo com tudo o aqui é dito -- carlos alberto, caberto@hotmail.com

28/8/2000

hi

I would like to new if there is a way that I can get news from portugal but in english. I can not read portuguese but I can speak it .

yours truly Ana paula

-- Ana paula, usrascals@home.com

28/8/2000

BARRANCOS. Se as forças da ordem e o Governo não

evitarem a premeditada violação da lei na questão dos touros de morteem Barrancos, não são autoridades, nem são nada. Está em causa, alem de tudo, a eficácia das forças da ordem.

Para já aponte-se o canhão aos cabecilhas que chefiam a contenda e a

violação da lei. -- Respeitar a lei e o bom senso.

28/8/2000

ATENÇÂO PESSOAL !!! Se alguém tiver a triste ideia de fazer

um seguro de saúde, Não se esqueçam de

enfiar o "barrete" à Cpmpanhia, no acto

do preenchimento da adesão, porque essa

CORJA, só segura aquilo de que nós não

nos queixarmos. Ou seja, têm tanta utilidade, como

oferecer a um surdo, um bilhete para

assistir a Ópera. -- COMPANHIAS DE SEGUROS = BANDO DE MALFEITORES

28/8/2000

ESta página do Ex-Peço, está

a "fonceminar" muit'a male ! Então aparecem "POSTES" repetidos ! N1 pode sêre, CARAGO !!!! -- anonimo

28/8/2000

Eu li no Expresso:

"Coelho defende remodelação em Setembro" Ofereço-me como voluntário, para dar

algumas sugestões: 1 - Ensinem ao "Tonecas", o significado

da sigla PIB, e a fazer contas de

multiplicar. 2 - Atirem o "Aspirina" Moura para o WC

porque é a maior "NÓDOA" que portugal

conheceu desde o tempo do Marquês de

Pombal. 3 - "Enfiem" o "Coelhone" numa coelheira, visto ser lá, o seu habitat

natural. 4 - Expliquem à Edite Estrela, quais

as funções de um Autarca, e digam-lhe

para não aparecer em tantas festas do

JET-6. 5 - Peçam ao "Tonecas", para ele tomar,

nem que seja uma ÚNICA medida,

caso contrário passa à história, como

o ÚNICO governante que disse sempre

"NIM" a tudo. 6 - Tentem descobrir, qual a função do

Mi(ni)stério da Igualdade. Igualdade na Saúde? Na Habitação?

No Ensino? Na (In)segurança Social? Se descobrirem alguma coisa de útil,

coloquem aqui as respostas -- E quem não salta é político !, politicos .n@praia.gov.pt

28/8/2000

CUIDADO COM O CONTEÚDO DAS MENSAGENS RELACIONADAS COM A ALIMENTAÇÃO... Gostaria de vos informar que a Licenciatura em Ciências da Nutrição e Alimentação existe na Universidade do Porto e como tal seria de grande credibilidade convidarem docentes dessa Faculdade (FCNAUP) para discutirem assuntos relacionados com a Nutrição.

Espantou-me não o terem feito no Guia do Bem-Estar (8-Saber Comer). Acrescento ainda alguns nomes que considero credíveis nesta área: Prof. Doutora Maria Daniel Vaz, Prof. Doutora Luísa Kent-Smith, Prof. Doutora Teresa Amaral, Prof. Doutor Nuno Borges, Dr Pedro Graça, Dra. Flora Correia ... e tantos outros Nutricionistas docentes dessa Fac.

Lamento que a Dra Alva Seixas, que tanto tempo vi ligada à Becel, ainda refira como elemento importante numa alimentação equílibrada as margarinas... podem até dizer que não tem colesterol, mas não nos devemos esquecer da quantidade de gordura hidrogenada resultante do processamento industrial....e do mal que nos faz....

Ainda teria outros argumentos contra o aconselhamento da ingestão de margarinas... como p.e. a riqueza em gorduras poli-insaturadas, especialmente de natureza omega-6, como se sabe as vantagens associadas na década de 80 estão hoje um pouco ultrapassadas quando são hoje bem conhecidas as vantagens na prevenção das doenças cardiovasculares e carcinomas das gorduras mono-insaturadas como o azeite e das omega-3 existentes no pescado...)

Não nos devemos esquecer que estes Guias pretendem, e muito bem, esclarecer a população em geral, como tal o cuidado com a informação deve ser redobrado, principalmente quando se trata duma questão tão delicada como a alimentação.

Como nutricionista impressionam-me afirmações como as referidas na pp 11 :"que alimentos escolher...pequena porção de margarina..." no capítulo do pequeno-almoço.

Não devo terminar sem felicitar o Expresso por iniciativas como a publicação destes Guias.

-- Uma Nutricionista, mvaz@teleweb.pt , http://

28/8/2000

Ofereço ao

"EXPRESSO" – para publicação,

se interessar. Com o meu abraço, Paulo Bacellar

ip299354@ip.pt Telef. 266-749124 – Évora, 28 de agosto de 2000 O "Jornal do Brasil" e as pocinhas rasas (crónica da amargura da imprensa brasileira...) Em crónica de há uns dez dias, Dora Kramer ("Jornal do Brasil" do Rio de Janeiro) dizia da responsabilidade que deve nortear o trabalho do jornalista, na sua missão de informar. Vinha isso a propósito dos Procuradores da República, das notícias que alguns dizem partir deles e da pressa com que outros se desculpam de haver propagado o que mais lhes pareceria boato. Não sei se Dora queria referir-se mais especificamente à nova provocação montada contra os Procuradores da República: se bem recordo foi na véspera que o JB transformou a página 3 num panfleto de intrigas, tentando lançar a confusão e o descrédito contra tão dedicados servidores públicos brasileiros. Curioso foi ver Fritz Utzeri, o director de Redacção do JB, tomando como modelo, para a defesa do seu jornal, não um projecto de informar com verdade, mas o fato de que também a "Folha de S. Paulo" cometeu tal ou qual disparate, e tem, em suma, "a alma vendida ao diabo", também. O "também" merece o negrito. Quando alguns Procuradores começaram há um ano a ter grandes espaços na imprensa devido a não se comportarem como funcionários burocratas mas sim agentes da Justiça e da libertação de um povo, os órgãos mais nitidamente colados ao Poder corrupto calaram-se desde o início, pressentindo o que eles representavam de mal estar para os seus chefes. Como "O Globo", obviamente. Pelo contrário, o "Jornal do Brasil" ainda em 17 do mês passado lançou textos pondo a nu toda a roubalheira do superfaturamento no TRT-SP, tribunal que nunca acabou de ser construído mas que permitiu darem sumiço no equivalente a 90 milhões de dólares. Eis porém que então surgiram das trevas as tais das "forças ocultas" de que Jânio Quadros já falava há quarenta anos, e em poucos dias o JB iniciou a mudança de rumo. Também, pudera!! Já não só estavam em causa um deputado "Serra Eléctrica" (traficante e assassino cassado enquanto deputado e preso, que se notabilizara por serrar vivos os seus rivais no mundo da droga) ou um senador cassado e um ex-juiz foragido (e que, aposentado, continua a mamar dos cofres públicos, todo mês, o equivalente a quase seis mil dólares), mas sim que agora o grupo de Luiz Francisco de Sousa tornara-se inimigo de gente tão poderosa como: um ex-secretário da Presidência, que telefonava dúzias de vezes aos que entretanto foram pegos com a boca na botija; o presidente do Banco Central, que sempre encobriu Teresa Grossi (roubalheira de bilhões para beneficiar banqueiros à custa do Estado, mas o primo de Fernando Collor, por este nomeado para o Supremo Tribunal Federal, depressa mandou que libertassem o ítalo-brasileiro Cacciola, que entretanto fugiu para a Itália...), Armínio Fraga que agora manifestava-se irado contra a exigência de levar às últimas consequências a investigação do rastro do dinheiro; e, em consequência, o próprio presidente Fernando HC, da República. Tudo isso era mais que suficiente para que a alguém fosse atribuída a inglória missão. Coube assim a Teodomiro Braga a duvidosa sorte. Ele devia cutucar Luiz Francisco mesmo que sem qualquer argumento. Como as palavras até alçam voo quando se sabe usá-las, era só questão de o jornalista do JB fingir que argumentava (coluna de 24/07/00), para alguns leitores caírem na esparrela. Interpelei Fritz Utzeri e ele me respondeu que não era santo. Admirei a sua franqueza. Embora, convenhamos, eu no seu lugar teria optado pelo caminho oposto (mas essa é mesmo uma das razões para eu não estar no seu lugar). Caminho que seria o de lançar a edição de segunda-feira 24 de julho com uma denúncia, na primeira página, da pressão sofrida. Ou seja que algo assim do tipo: "Às três da madrugada de Sábado 22, recebi em casa um telefonema de Nascimento Brito. O super-chefe dizia-me que alterasse de imediato a simpatia com que o jornal tratava os Procuradores. Que, se não o fizesse, eu iria ser demitido antes do fim do mês. Respondi-lhe que tenho a sorte de já nem precisar de emprego nenhum para não passar fome. E que tenho sobretudo a glória de querer e poder deixar esta atitude como herança aos meus filhos." Contudo, até então, do ponto de vista deontológico, a atitude de Fritz Utzeri era esta: ele recebera umas pressões fortes (ignoro se do Brito, se directamente de um anunciante, se de bancos aos quais o JB deva muito dinheiro)... e se limitara a transmitir a pressão aos seus subordinados. Feio, mas... quase tudo se pode tragar, quando sabemos como funciona o neo-liberalismo dos patrões do Norte... Semanas depois, a situação complicou-se. Quando eu preparava as malas para viajar a Portugal, vi que o JB inaugurava a semana (segunda-feira, 14/08/00) publicando uma encomenda de trágica feição. É que Washington e Delza tinham sido subprocuradores em S. Paulo que no mínimo fecharam os olhos permitindo que os dinheiros levantassem voo... (No caso do primeiro, aliás, receber 51 mil dólares como diz a "Veja", para desbloquear 13 milhões de reais... é contentar-se com uma comissão inferior a 1%...) E, claro está, o conceito de "colega", no sentido corporativista do encobrimento recíproco, nem deve servir às prostitutas, muito menos a procuradores da República. Luiz Francisco e outros fizeram mais uma vez o que tinham a fazer. E sordidamente algumas publicações como a "Veja" lançaram em página inteira intervenções feitas à porta fechada e que não eram para publicar. Ou seja que o JB, muito preocupado por ter inserido sem confirmação algumas notícias, agora exibia a todo o país que não eram os detalhes da forma ou do método de obtenção da notícia que o preocupavam, mas sim a questão fulcral do "A quem serve esta notícia?". A que emanou de Delzas e Washingtons certamente que serviam os interesses dos poderosos empenhados em denegrir os Procuradores a sério. Coisa simples, pois nem toda gente tem vocação para o elevado, o grande, o profundo e o sublime, alguns são como as rãs – que se sentem mais á vontade em pocinhas rasas. Deve ser esse o caso de Washingtons, Teodomiros e Delzas... Paulo Bacellar ip299354@ip.pt

-- Paulo Bacellar, ip299354@ip.pt

28/8/2000

Esta página está boa mas seria boa ideia

juntar também o caderno EMPREGO.

Parabéns e continuem com o bom trabalho. -- ana ferreira, anapaula_ferreira@yahoo.com , http://

28/8/2000

Rectificando:

Onde se lê previlégio, deverá ler-se privilégio.

As minhas sinceras desculpas pelo erro da tecla!

Xuacs!!!!

Zelinha:)))))))) -- Graziela, Grazye@hotmail.com

28/8/2000

Cordiais Saudações, Sou um humilde cidadão que pelas obrigações profissionais que tenho, conhece todo o País no que respeita à Rede Nacional de Estradas. Represento em Portugal sistemas de pesagem que permitem controlar com grande exactidão quantas toneladas de britas, areias e outros inertes são colocadas num camião de transporte antes de se deslocar na via Pública. Verifico com grande facilidade que a nossas vendas deste produto se concentram apenas em alguns distritos do País, que são os únicos em que a autoridade policial exerce um controlo regular sobre os excessos de carga (de acordo com a legislação vigente). Curiosamente, verifico também que o estado de conservação das estradas é normalmente muito melhor, nos distritos onde existe essa vigilância regular. Pensamos que este assunto é de enorme interesse para toda a comunidade pois existe uma classe de utilizadores das estradas Nacionais (as empresas produtoras e transportadoras de graneis) que, ao transportarem muitas vezes 20 a 25% além do peso que legalmente poderiam transportar, causam a degradação acelerada e o consequente aumento dos custos de manutenção das estradas. A agravar esta situação, as empresas transportadoras, conscientes das pesadas coimas que penalizam tanto a empresa expedidora como a transportadora e que, mesmo assim, têm a situação perfeitamente controlada com sofisticados meios de telecomunicações rádio e telemóvel que permitem controlar cada passo das autoridades sempre que estas tentam exercer algum controlo sobre as cargas numa determinada zona do País. (Parece a tradicional luta do gato e do rato - só que neste caso, o rato vence sempre). Não quero sequer abordar o tema da insegurança rodoviária provocada por estes aspectos nem de quantos acidentes têm por causa mais provável o mau estado das estradas (deformação do pavimento, bermas baixas, buracos, etc.). Só neste mês de Agosto morreram 250 na estrada. Assim, apelo ao Vosso sentido crítico para declarar esta problemática que tanto dinheiro vai buscar aos nossos impostos independentemente da nossa responsabilidade. -- Anónimo, rdd37553@mail.telepac.pt

28/8/2000

Não é propriamente um comentário mas apenas um pedido.

Estou à procura de um artigo que foi publicado na Revista acerca de Holandeses e Belgas que residem em Portugal.

Terá sido publicado por altura do Euro 2000 e o que é um facto é que não consigo encontrar no site.

Agradecia a vossa ajuda.

Obrigado. -- Pedro Veiga Marques, veigamarques@clix.pt

27/8/2000

BARRANCOS:A MORTE DOS TOUROS NA ARENA BEM GOSTARIA DE COMPREÊNDER OS SENTIMENTOS E AS TRADIÇÕES DOS BARRANQUENHOS QUE DEFENDEM A MORTE AGONIZANTE DO TOURO NA ARENA, MAS NÃO POSSO, PORQUE SE TRATA DE UMA TRADIÇÃO DE EXTREMA CRUELDADE GRATUITA E DE REQUINTES DE MALVADEZ COLECTIVA,E ALEM DISSO ILEGAL E CONTRA A VONTADE DO PAÍS INTEIRO. SEI QUE MUITAS PESSOAS EMBARCAM SEM MÁ FÉ NESTES RITUAIS MACABROS, DOENTIOS E PAGÕES ESPANHOIS,QUE NADA TÊM A VER COM

UMA FESTA CRISTÃ E PORTUGUESA.

É NECESSÁRIO REFLETIR SOBRE A VALIDADE DESTA MORTE DO TOURO NA ARENA,NO CONTEXTO CULTURAL PORTUGUÊS,NO CONTEXTO CRISTÃO, NO CONTEXTO LEGAL, E NO CONTEXTO SENTIMENTAL DO RESTO DA POPULAÇÃO PORTUGUESA. SE QUEREM COMER O TOURO NO FIM DA TOURADA,ABANTAM HUMANAMENTE E LEGALMENTE O TOURO NUM MATADOURO,E NÃO ANDEM COM TANTOS PROBLEMAS DE ORDEM IRRACIONAL INJUSTIFICAVEIS. VISTO QUE HÁ AMEAÇAS DE VIOLAÇÃO DA LEI, AS ENTIDADES POLICIAIS E POLITICAS, DEVEM ESTAR PRONTAS PARA QUE DESDE O MOMENTO EXACTO DA MORTE OU TENTATIVA DA MORTE DO TOURO NA ARENA, PRENDER O MATADOR, A COMISSÃO DE FESTAS, TODOS OS RESPONSÁVEIS E TODOS OS IMPLICADOS NO CRIME ATÉ QUE HAJA GARANTIAS DE PAGAMENTO DAS MULTAS.

SE ALGUNS POPULARES DIFICULTAREM O TRABALHO DAS AUTORIDADES,COMETEM UM DELITO E TERÃO TAMBEM QUE SER LEVADOS A JUSTIÇA. -- PARA O BEM DE TODOS

27/8/2000

Como leitora habitual do vosso jornal e, em particular do suplemento Cartaz, permitam-me um breve comentário à crítica feita na última edição ao filme "60 segundos" por Jorge Leitão Ramos.

Segundo a minha opinião, este texto teve um final infeliz ao referir a expressão "atrasados mentais".

Bastavam possivelmente a quem o escreveu "60 segundos" de auto-crítica para concluir que foi despropositada a referência a esta "alcunha" que infelizmente muitos portugueses teimam em utilizar por tudo e por nada.

Que injustiça para cidadãos como nós a quem, sem terem possibilidade de escolha, lhes foi dado o infortúnio de serem portadores de deficiência mental!

Joana Chorincas

Lisboa -- Joana Chorincas, joanachorincas@hotmail.com

27/8/2000

Uma volta domingueira pela Quinta da Marinha permite verificar que há muitas moradias em construção.

Mas não só. Há outros locais de eleição onde se vê a manifestação das disponibilidades financeiras de muitos novos ricos, a quem os ventos correm de feição . Quem serão eles?

Não deve ser difícil saber. Será com certeza mais fácil do que levantar o sigilo bancário.

Porque é que ninguém procura conhecer a razão deste surto de felizardos?

Seria interessante verificar se muitos deles não serão os boys e as girls que o governo socialista tão afanosamente promoveu nos últimos cinco anos.

Se não se vê obra nenhuma e o Estado gasta cada vez mais, para algum lado há-de ir o dinheiro.

Razão têm os construtores civis quando dizem que nunca há tempos tão bons como aqueles em que o PS está no governo e nas Câmaras Municipais !

Quando é que pomos estes gajos sob a descarga do autoclismo? -- FAHLO PRAHSIMA

27/8/2000

O "Expreso" é um semanário acomodado! Não liga patavina aos "press" que recebe. Alguns responsáveis são arrogantes quando se telefona para saber se receberam este ou aquele fax...

O "Expresso" é um jornal com nexo? Sem nexo? Perplexo!... -- Helena Marques, lena@iupi.mail.pt

27/8/2000

Senhor Director Editar 172.000 exemplares, para cair no

mais baixo valor jornalistico è vender

gato por lebre, as férias não justificam

tal comportamamento. Se os exemplares

se continuam a manter, è porque existem

compradores, que não devem ser enganados.

Será que estão satisfeitos com o que pu-

blicaram no mês de Agosto?

Quem tem responsabilidades, não tem desculpas.

Já deixei de comprarn o indy, depois de

anos, também posso deixar de comprar o

expresso. Tenho a Internet e a televisão.

Os tempos mudaram e os jornais estrajeiros que

estão à minha disposiçao fisicos

ou na internet, dão-me a infformação

online. Os vossos leitores sabem lêr,

destrinçar, portanto `preciso mais qua-

lidade, escolham melhor os vossos cola-

boradores.

Cumprimentos -- victor moura vicente, victormvicente@hotmail.com , http://

27/8/2000

A poucos dias do G. P. Portugal (é a 3 de Setembro!) fiquei surpreendido de não ver qualquer notícia sobre o dito no Expresso! Em contrapartida, futebol não falta - nunca!? -- Eduardo Campos, ratracer@esoterica.pt

27/8/2000

Exmos Srs, depois de procurar o vosso boletim de emprego e não encontrar, gostaria de saber se ele exixte disponível no site ou não. Caso a vossa resposta seja negativa, gostaria desde já de reprovar tal estratégia. -- Tahir Karmali, tahir.karmali@pt.eyi.com

27/8/2000

Poderei estar enganado, ou procurado mal, mas porque é que nesta Expresso on-line não temos acesso ao Guia do Imobiliário, e respectivas cotações? -- MIGUEL DUARTE, comunical@mail.telepac.pt

27/8/2000

Contributo para a discussão da questão da TAP, de forma aprofundada - FECHEM-LHES A TORNEIRA DOS NOSSOS IMPOSTOS! 20 milhões dos nossos contos por ano para quê? Andar a pessear a bandeira pela estratosfera? Já ninguém liga a isso! ~:D -- Duckman, duckman2@mindless.com , http://

27/8/2000

Acidente do Concorde - 104 mortos Acidente do Kursk - 118 mortos Acidente da Gulf Air - 140 mortos Acidentes nas estradas portuguesas em Agosto - mais de 250 mortos!!!!!!!! ALGUÉM LIGA A ISSO ???????? -- anonimo, http://

27/8/2000

Sou brasileiro e vim fazer uma visita à net portuguesa e gostei tanto que voltei... e continuo voltando porque fui muito bem recebido, tenho 19 anos e gosto muito de "bate-papos" na Net... Dentre as vezes que vim, conheci pessoas especias que agora fazem parte da minha vida, uma delas, é a minha avó virtual, que é conhecida pelo nick "teresabenedita", uma senhora de valor, que cativa as pessoas.

Entrando nessa página, recomendada por amigos, vejo minha avó querida aqui... e pra surpresa minha, vejo uma bela entrevista, fico muito feliz de saber que os velhinhos portugueses estão correndo atrás da alta tecnologia, além de buscarem entretenimento, buscam conhecimento e como resultado: amizades... Parabéns EXPRESSO !!! Ajude a todos para terem a tarifa telefônica reduzida ou então à cabo...

Queria que os idosos de meu país também tivessem acesso a esse tipo de diversão. Vou ficando por aqui.

Marcus, Niterói-RJ-Brasil, usando o nick Kcadu -- Marcus, mleo@bv.microlink.com.br , http://

26/8/2000

Gostaria de ver discutida - dado o interesse nacional em jogo - a questão TAP, de forma aprofundada, abrindo-se um forum sério para o assunto, sem tabus nem secretismos.

São poucas as vezes que se fala no assunto na Imprensa. Julgo que o Expresso tem obrigação de agarrar este tema de forma consequente, sistemática e esclarecedora.

A noticia desta edição suscitou-me alguns comentários que enviei, mas gostaria de ver o tema desenvolvido. -- Ana Maria Lamas, ip234823@ip.pt

26/8/2000

Carta aberta a todos os parlamentares portugueses. A CRISE DO GOVERNO E O ADIAMENTO INDETERMINADO DO PAÍS Todos os partidos da oposição concordam com as dificuldades governativas do Governo,com a estagnação do crescimento económico, e com o resurgimento de outros males graves do País.Note-se que por exemplo o nivel baixo do desemprego é questionável, porque existe muito emprego precário, muita reforma anticipada e mais de 50% dos benificiários do rendimento minimo garantido são pessoas entre os 18 e 24 anos.

Mesmo alguns, dos próprios membros do Governo, reconhecem que é preciso uma mudança importante e urgente no nosso País.

O Primeiro Ministro, esse não muda, ameaça antes com o perigo de uma eventual consulta eleitoral antecipada.

Mas de uma forma ou de outra, todos nós sabemos que o Eng. Guterres não é conhecido como homem de mudanças, de recuperações ou de equilibrios. Resta agora saber se ele poderá tirar o País do impace, onde este por negligencia foi deixado cair.

Portugal deu muitas chances a Guterres e este nem sempre correspondeu, agora há que interrogar-se se, se pode dar-lhe a ultima chance que temos de nos fazer-mos um lugar condigno no seio da União Europeia ,e se queremos correr o risco cair indefinitivamente na segunda divisão europeia. Cabe assim a todos os partidos da oposição, e a todos os parlamentares portugueses,a histórica responsabilidade de decidir sobre o que deverá ser feito para que Portugal arranque( nesta ultima oportunidade) para resultados que nos permitam entrar e permanecer na primeira divisão europeia.

Pelo nosso País -- anonimo

26/8/2000

O Expresso representa o que de melhor se faz de Jornalismo em Portugal !!!!Sou seu leitor incondicional... lamento que a cobertura noticiosa sobre Timor Leste , seja tao fraca... -- JOAO CARLOS SILVA, JCARS@MAIL.PT

6/9/2000

Ainda ha gente de senso...Leiam!

26/8/2000

Gostaria de ver discutida - dado o interesse nacional em jogo - a questão TAP, de forma aprofundada, abrindo-se um forum sério para o assunto, sem tabus nem secretismos.

São poucas as vezes que se fala no assunto na Imprensa. Julgo que o Expresso tem obrigação de agarrar este tema de forma consequente, sistemática e esclarecedora.

A noticia desta edição suscitou-me alguns comentários que enviei, mas gostaria de ver o tema desenvolvido. -- Ana Maria Lamas, ip234823@ip.pt

-- Alerta!, http://

2/9/2000

O SONHO DO IMOBILIÁRIO

NA REPÚBLICA DE ALBARRAN! Sobre o artigo que acabei de ler, tenho a fazer os seguintes comentários: 1.Tomando como exemplo o caso do "Parque Colombo", e considerando algum investimento inicial por parte da empresa do sr. Albarran, quem efectivamente financiou o empreendimento foram os compradores que começaram com uma entrada de capital, ainda a construção não estava iniciada e foram pagando tranches ao longo do tempo até à escritura final. 2.É preciso que se diga, que alguns dos compradores dos apartamentos no referido condomínio, após a celebração da escritura e da respectiva quitação dos valores em causa, não poderam ocupar as suas casas por estas não terem condições de habitabilidade, nomeadamente verem-se impedidos de celebrar os contratos de água e de gás com a EPAL e a GDL, por estas entidades não terem sequer conhecimento de qualquer projecto da parte do promotor imobiliário, a requerer a instalação dos seus serviços, na morada que lhes foi indicada.

À parte disso, foram entregues apartamentos em péssimas condições de limpeza, chegando ao ponto de haver sanitas sujas. 3.Em relação a não vender apartamentos acima dos 30 mil contos, basta que alguém pergunte à empresa vendedora do "Parque Colombo II", qual o valor de um T3! E é bom ficar-mos por aqui, apenas com estas três considerações.

O sr. Albarran gosta de falar muito, levantando poeira aos olhos daqueles que ficam embasbacados com o seu sorriso. Eu, por mim, só lhe peço que a EUROAMER PAGUE O QUE DEVE A QUEM DEVE, para que os condóminos do "Parque Colombo" possam usufruir das infraestruturas que lhes foram prometidas aquando da aquisição das suas casas, PISCINA e HEALTH CLUB que até hoje não tem passado de um sonho. -- J. M. Filipe Pires, filipepires@mail.telepac.pt

1/9/2000

Eu e um grupo de colegas fomos responsáveis pela informação que a Focus publicou.

Se tiverem interessados em desenvolver mais este tipo de reportagem, teremos muito gosto em colaborar.

Isto, porque ficou muita coisa por dizer. Que serviços de emergência nós temos???????? A 13 de agosto foi publicado um artigo na revista FOCUS com o titulo "SALVE-SE QUEM PUDER", o que na verdade alerta para uma realidade que os políticos tem vindo a esconder do publico em geral. Muita gente desconhece o que realmente se passa em relação aos serviços de emergência, nomeadamente em particular aos de Emergência Médica, mas de um modo geral a todos os serviços.

O Governo criou o Instituto Nacional de Emergência Médica, vulgarmente conhecido por INEM, para este desenvolver um denominado Sistema Integrado de Emergência Médica. O que é acontece é que 20 anos passados após a sua criação e o que este criou foi um País com dois sistemas. Em que num deles é vendida uma ideia que é eficaz, ou seja porque assenta naquilo a que se chama de telemedecina com a possibilidade de se deslocar ao local uma viatura com médico a bordo. Mas... se retirar-mos a fachada deste serviço o que temos é uma realidade que não esta ao alcance de todos mas sim nas zonas limítrofes das grandes cidades como, Lisboa, Porto, Coimbra, e agora Faro com muitas interrogações. Ou seja, quando este tipo de serviço foi criado em 1987, a ideia partiu de um grupo de médicos, que criaram um sistema em que assenta na base de uma central coordenadora que tem em permanência física médicos e viaturas equipadas com equipamento de Suporte Avançado de Vida. A ideia é boa, mas ao longo destes anos tem vindo a demonstrar-se ineficaz, devido em parte a falta de apoios a quem presta o socorro que essencialmente são os Bombeiros e a falta de cumprimento da legislação em vigor.

No entanto a razão mais relevante foi o descurar a formação dos Tripulantes de Ambulância de Socorro, que apesar de actualmente ter melhorado qualitativamente, torna-se necessária a introdução do ensino de novas técnicas, facto esse que actualmente não é autorizado, justificando assim a existência de um serviço apoiado em viaturas com médico que na realidade não funciona.

Por muitas viaturas que se criem, e que agora somente se deve a vontade política, a maior percentagem de transporte e assistência em emergência é efectuada por Tripulantes de Ambulância. Não se entende assim qual a razão da insistência num serviço que somente existe na maior parte dos casos no papel ou na fachada, uma vez que das viaturas que foram criadas somente algumas na realidade funcionam na integra, e outras estão mais vezes paradas do que a funcionar, uma vez que ao contrario que o Sr. Bastonário da Ordem dos Médicos diz, os médicos podem estar mal distribuídos, mas para os serviços de emergência faltam médicos, porque são poucos aqueles que querem desempenhar a sua função fora do ambiente agradável de um gabinete, e de obterem um ordenado chorudo sem estarem sujeitos a falta de segurança e as vontades climatéricas.

No entanto o serviço vai sobrevivendo em parte a custa da carolice de alguns, e a necessidade de outros quererem efectuar currículo nesta área.

As viaturas com médico a bordo são necessárias, mas não da forma como actualmente são organizadas. Se algumas técnicas fossem efectuadas pelos tripulantes de ambulância, a necessidade da presença do médico reduzia substancialmente, ficando este como um apoio de retaguarda para situações específicas. O nosso serviço de emergência possui condições para que seja desenvolvido de forma similar ao que já existe em outros países, ou seja melhorando qualitativamente a formação dos operadores das centrais de emergência, médicos e tripulantes de ambulância e criando uma fiscalização eficaz.

Uma das situações actuais, e que serve de bandeira para justificar alguma situações de incumprimento da actual legislação e a falta de Tripulantes de Ambulância de Socorro, facto esse atribuído em parte a inexistência de pessoal formado. O que todos se esquecem de perguntar é aonde estão os cerca de 2300 tripulantes formados actualmente, e o que acontece aos cerca de 100 que são formados todos os anos. A verdade é que existem sem margem de duvidas casos de corporações de bombeiros que vivem uma situação de falta de pessoal qualificado, mas também é verdade de que muitas outras não contratam tripulantes, ou então os vencimentos são tão baixos que as pessoas tem de optar, e ainda existem casos de corporações com tripulantes como voluntários mas como não existe fiscalização então não existe obrigatoriedade de ter pessoal qualificado ao serviço.

O que é um facto e que para muitos comandantes é incomodo ter pessoal formado, porque estes começam a aperceber-se dos erros cometidos e tornando-se exigentes, o que origina na maior parte dos casos o abandono da carreira como tripulante. A solução passa sem duvida pela profissionalização e por uma carreira devidamente estruturada. Hoje fala-se da criação do técnico de emergência médica, mas será que é necessário criar mais um curso, quando actualmente já existem elementos formados que desempenham essa função com níveis de qualidade bastantes razoáveis, penso que a necessidade não é criar mais um curso mas sim desenvolver o que já existe, uma vez que somente desta forma conseguimos ter uma cobertura a curto prazo do território nacional. Mas... não é só no pré-hospitalar que está o problema da assistência de emergência, e então o hospital!!!! A verdade e que o pré-hospitalar está a melhorar mas a recepção hospitalar tem vindo a piorar, de que é que adianta efectuar um excelente trabalho no local da ocorrência, cumprir todos os protocolos se depois no hospital não existe pessoal com formação adequada para dar continuidade a esse trabalho, alias em alguns casos os médicos até se recusam a receber os dados da vítima, mandando muitas vezes entregar ao maqueiro, que não possui qualquer formação.

Só nos resta afirmar mesmo que é "SALVE-SE QUEM PUDER", porque só morre quem tiver mesmo que morrer, se não morrer neste sistema então considere-se uma pessoa de sorte e reze para que nunca precise de o utilizar.

-- Nuno Gomes, nunoggomes@clix.pt

1/9/2000

É incrivel que no ano 2000 essa camada de sádicos chacinem aqueles pobres touros. Quem é que eles julgam que sao? Se fosse guerra aquelas bestas andariam de certeza com fraldas. Qual tradicao? Nesse caso porque nao levar aqueles tipos para o Coliseu em Roma e deixá-los brincar com os tigres? Tudo para manter a tradicao.

O melhor remédio e DAR-LHES um par de CORNOS e grelha com eles. -- Sofia, Estocolmo

1/9/2000

CARVALHO DA SILVA ESTÁ FEITO COM OS MEDIOCRES. GRAVE CRISE, É DEVIDO Á MEDIOCRIDADE DOS GOVERNANTES ACTUAIS. SE HÁ ALGUEM RESPONSÁVEL SÃO OS QUE GOVERNAM, E NÃO, NENHUM PARTIDO DA OPOSIÇÃO.

PORTUGAL CAIU NA MEDIOCRIDADE E ESTÁ

Á BEIRA DO CAOS POR INCOMPETENCIA E POR

FALTA DE EMPENHO E DE PATRIOTISMO, NÃO TENDO A VER NECESSARIAMENTE COM ESQUERDAS OU COM DIREITAS.ISTO PORQUE

BLAIR,CLINTON,JOSPIN,ETC. SÃO ESQUERDISTAS, MAS OS SEUS PAÍSES ESTÃO A SUBIR.

PORTUGAL DE GUTERRES E DE SAMPAIO É QUE

NÃO SOBE,ANTES DESCE, E CAI NA MEDIOCRIDADE E NO CAOS. SÓ PESSOAS IRRACIONAIS E IMATURAS É QUE GOVERNAM UM PAÍS OU UM ORGANISMO SINDICAL BASEADO EM IDEOLOGIAS DA ESQUERDA OU DA DIREITA, OS INTERESSES DO PAÍS, OU DOS TRABALHADORES ESTÃO ACIMA DE TODOS AS IDEOLOGIAS. -- Há crise de mediocridade e de impace generalizados

1/9/2000

HÁ CRISE SIM SENHOR! SE PORTUGAL NÃO RECEBÊCE MILHÕES DA EUROPA, A ECONOMIA PORTUGUESA NÃO ACOMPANHARIA A MEDIA EUROPEIA,E MESMO ASSIM NÃO ACOMPANHA. SE NÃO SURGIREM MILAGRES, PORTUGAL ESTÁ CONDENADO Á SEGUNDA DIVISÃO EUROPEIA ONDE SE JUNTARÃO, OS NOVOS PAÍSES ADERENTES,POLÓNIA,HUNGRIA,ETC. GUTERRES E SAMPAIO ESTÃO Á ESPERA QUE ESSES PAÍSES ENTREM NA UNIÃO EUROPEIA, PARA COMUFLAR O ATRASO ECONÓMICO PORTUGUÊS FACE AOS PAÍSES AVANÇADOS DA EUROPA. PORTUGAL FICOU PARA TRAZ GRAÇAS AOS BANHAS-DA-COBRA GUTERRES E SAMPAIO. E O CAOS COMPORTAMENTAL E SOCIAL, EM PORTUGAL?

VÊJA-SE O DESRESPEITO PELA LEI.

VÊJA-SE O CASO PATÉTICO DE BARRANCOS ONDE UM PUNHADO DE REVOLTOSOS ESPANHOLADOS SE BURRIFARAM PARA A LEI DO ESTADO PORTUGUÊS, E PARA OS 3/4 DA VONTADE DA POPULAÇÃO PORTUGUESA.

EIS A DEMOCRACIA PORTUGUESA DE SAMPAIO, ONDE 3/4 DA POPULAÇÃO SAIU OFENDIDA, E A JUSTIÇA E O ESTADO PORTUGUÊS SAIRAM DESCREDITADOS. O GOVERNO DE GUTERRES NA DIFICULDADE DE ENCONTRAR UM PARTIDO DA OPOSIÇÃO PROSTITUTO,PARA O FAVOR DA PASSAGEM DO ORÇAMENTO DO ESTADO 2001, SERVIU-SE AGORA DE SAMPAIO PARA VIR DIZER QUE NÃO HÁ CRISE,QUANDO TODA A SOCIEDADE CIVIL E TODOS OS PARTIDOS DA OPOSIÇÃO E MESMO VÁRIOS DENTRO DO GOVERNO O AFIRMAM. MAS TODA A GENTE SABE, QUE SEM A BENÇÃO DE GUTERRES, SAMPAIO NÃO SERÁ DE NOVO PRESIDENTE.

É O CLIENTELISMO POLITICO NA SUA FORMA MAIS DESCARADA.

O PRESIDENTE MANTEM O GOVERNO NO PODER, PARA QUE O GOVERNO POR SUA VEZ, MANTENHA O PRESIDENTE TAMBEM NO PODER. É ASSIM TAMBEM A CRISE DA IMAGEM DO ESTADO PORTUGUÊS,EM TODAS AS SUAS COMPONENTES: A JURÍDICA, A LEGISLATIVA E A EXECUTIVA.

HÁ CRISE SIM SENHOR...E É MUITISSIMO GRAVE ! -- Quem dera que não houvece, mas há !

1/9/2000

A notícia sobre o PDM/Cascais está errada, ao referir que as propostas sobre a revisão do PDM foram aprovadas com a abstenção do PS. Pelo contrário, todas as propostas foram aprovadas com os votos do PS! Procurem fontes de informação mais sérias !... -- Umberto pacheco, upp@netc.pt

31/8/2000

Li o artigo sobre a D.Maria José no expresso e é com muita satisfação dizer que contribui um pouco para o reconhecimento dos médias do que a teresabenedita é capaz de fazer e o que ainda irá conseguir obter. Do seu "mestre". Abílio Ferreira -- Abilio Manuel Almeida Ferreira, abilioferreira@mail.pt

31/8/2000

TIMOR-LESTE, LIBRE E INDEPENDENTE,

HOJE E SEMPRE. (Mensagem importante para todo os

Timorenses) Se Timor-Leste quer uma Assembleia Nacional (Parlamento)isenta de pressões ou influencias politicas estrangeiras da região, não parece ser uma boa ideia que a Austrália lhe venha financiar ou construir esta Casa Representativa da Nação Timorense.

A Austrália pode ajudar a Nação Timorense num contexto desinteressado e global,mas agora querer ser o senhorio benévolo da Assembleia Nacional dos timorenses,a qual controla o País, é algo perigoso, porque só faltaria pôr os lacaios australianos lá dentro, a governar Timor-Leste. Pobres líderes timorenses, como der ser difícil, aguentar todas essas tentativas de dominação! Que tal umas fériazinhas? -- Por Timor-Leste Libre e independente.

31/8/2000

Porque se gasta tanto dinheiro inutilmente e não se ajuda o povo da beira interior que ficou sem nada nos incendios? -- Jose Manuel Amorim, jose.amorim@bluewin.ch

31/8/2000

Não é preciso bater mais no Guterres.

Ele já foi !

Agora o que é preciso é saber quem vai ser o próximo.

Mas com o PSD naquele estado temos um problema.

A menos que apareça um salvador desconhecido, o melhor é recorrer ao anterior, que era bastante bom.

Sim, o próprio Cavaco Silva !

Os defeitos que lhe apontavam (e claro que os tem) hoje em dia são virtudes, quando se compara Cavaco a esta escumalha de incompetentes, aldrabões e quase de certeza ladrões que estão no governo.

Cavaco à presidência do PSD, já !

É o único que pode pôr ordem naquele partido e candidatar-se com sucesso a próximo primeiro ministro.

Cavaco não serve para Presidente da República. É um técnico de grande valia e homem para trabalhar no duro. Seria incapaz de assistir ao desempenho de um primeiro ministro sem meter a colherada a dizer-lhe como é que se faz. Nenhum primeiro ministro se sentiria à vontade com ele. Por isso o lugar de Cavaco Silva é na chefia do governo. -- CAVAH CUJÁ

31/8/2000

MAIS 2 TOUROS????

Ninguem vai fazer nada????

Multas????

A solução é apanhar esses muertos de fueme que vem lá da terra deles matar animais para Portugal, arrancar-lhes os colh... bem devagarinho e espancar aqueles que ficam ali a ver os animais a morrer. Aliás, alem de serem mortos, ainda têm que passar por uma tremenda humilhação e DOR.

BASTA!!!

FAÇAM ALGUMA COISA! -- the master of kibionas, ja_estou_farto@com

31/8/2000

COMO SABER SE GUTERRES, É OU NÃO, UM PRIMEIRO MINISTRO RECUPERÁVEL? Agora no regresso das férias, o País

inteiro esperava que Guterres anunciace

uma mudança no seu governo e na administração decadente do País.

Mesmo dentro do próprio Governo, vários

membros esperavam o anuncio de uma remodelação e uma mudança urgente. Guterres nada anunciou, a não ser a sua

própria irrecuperabilidade, e aquela do

País, enquanto ele for chefe do Governo. Isto porque ele prefére que o País se afunde(como está á vista) do que mudar os seus amigos e lacaios no Governo. Um politico assim, é bom para os amigos,

e mau para governar Portugal. -- Por um governo primeiramente amigo de Portugal

31/8/2000

O que o leitor Paulo Caldeira conta acerca da Euroamer não surpreende.

Mas olhe que o Artur Albarran não é mais do que um testa de ferro de Frank Carlucci e da família Soares.

Talvez seja pelo facto de esta família estar por detrás disto que o Expresso nunca aprofundou o que se passa com esta curiosa Euroamer.

Não é todos os dias que aparece em Portugal uma empresa de construção civil, fundada por um ex-Director da CIA, amigo de Mário Soares e tendo à frente um ex-esquerdista da UDP que andou envolvido no assalto à embaixada de Espanha em 1975! Tirando o Frank, que nunca enganou ninguém, é tudo gente de sólidas convicções ideológicas ! -- SOHCIA SOARES

30/8/2000

O GOVERNO ISOLADO E EM CRISE, ESPERA ENCONTRAR PARTIDO PROSTITUTO PARA APROVAÇÃO DO ORÇAMENTO DE ESTADO. O (des)Governo que é atacado e descreditado por todos os outros partidos da oposição,espera mesmo assim encontrar um partido da oposição,que a troco de algumas cedencias se prostitua,

permitindo a este Governo continuar a

levar o País ao caos e ao adiamento.

Tudo indica que será o Partido Cumunista (vêja-se a cedencia na cuzada em Barrancos,a futura cuzada da coligação no Porto,e várias outras que hão de vir). Entretanto, Portugal tambem desgraçadamente vai caindo de cu,mesmo que não goste desses negócios homosexoais. -- Governo em crise, procura partido prostituto

30/8/2000

A pagina está muito boa, só tenho um ponto negativo referir, não é possível pesquisar informação ou notícias que tenham sido publicadas, em jornais anteriores a três ou quatro dias.

Já agora gostaria de saber se tem em vosso poder a correcção do exame de Desenho e Geometria Descritiva-A da 1ª fase 1ª chamada de 1999,e se fosse possível enviarem-me uma cópia por e-mail.

Agradecia-vos imenso.

Obrigado, atenciosamente:

Nuno R. -- Nuno Raposeiro, raposeiro@teleweb.pt

30/8/2000

BARRANCOS.... terra de tradições?!?

Desde quando é que é tradição um "matador" espanhol matar touros em arenas portuguesas. Só se passou a ser assim com alguma "Lei Bosman".

Nem sequer percebo porque é que a GNR ou a PSP espera para intervir.

Em Espanha a ETA também mata pessoas... se calhar é tradição... -- António Coimbra, bambino@net.sapo.pt

30/8/2000

GRANDE DESCOBERTA CIENTÍFICA EM

BARRANCOS ! Foi feita uma descoberta científica em

Barrancos, na área da Zoologia ! Pela primeira vez, foram descobertos

ANIMAIS, que matam por puro PRAZER. Até à actualidade, só se conheciam

animais, que matavam para sobreviver. Na Área da Botânica, também foi feita

uma descoberta extremamente importante,

mas esta teve lugar em Lisboa ! Pela primeira vez, foram descobertos

NABOS de uma espécie que pertence a

um grupo designado GOVERNO. É que este tipo de VEGETAIS, pura e

simplesmente, tem MEDO DE APLICAR

A LEI EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL !!! -- TOUREIROS = ASSASSINOS, morte@touradas.pt

30/8/2000

Tanto se fala em segurança, eis, com certeza, a forma como todos a sentimos:

1. Por uma vez, já me tentaram subtrair uma mota da garagem da própria casa, o que, por milagre, não conseguiram; passado um mês voltaram e dessa vez foi mesmo (nota: tiveram que arrombar e também assaltar o carro e destruir cadeados para o fazerem);

2. Um destes dias, uma amiga foi forçada a passear-se dentro do seu próprio carro pela cidade do Porto, após a hora do jantar, com uma seringa apontada ao pescoço, para levantar dinheiro nas ATM e entregar os seus bens pessoais; no final do périplo, ouviu da intrusa "desculpa, se não fosses tu, seria outra qualquer"!!;

3. Há dias, numa garagem que não a minha, o meu carro foi assaltado; dentro das garagens é mais fácil porque os alarmes não se ouvem; o sujeito foi apanhado porque, não satisfeito com o já elevado valor do que havia ido esconder, ainda "precisava" da caixa de cds!;

4. Numa casa em Vilamoura, este Verão, o cão começou a ladrar para a clarabóia e o ladrão fugiu, deixando bem vísíveis os estragos necessários para, rapidamente, transpor as sebes; pouco depois avistámo-lo, e os (inexcedivelmente prestáveis, sublinhe-se) seguranças da empresa privada que patrulha autenticamente a zona informaram que anda a ser perseguido de perto.

5. Pouco tempo antes do Verão, os escritórios do prédio onde se situa o meu foram todos "varridos", só escapou o meu e outro.

Não sou uma pessoa com azar, embora a sequência de factos o possa sugerir. Sou uma pessoa normal, habito em e frequento locais normais, mas a segurança está à vista: com todos os relatos existentes, alguém levanta dinheiro descontraidamente nas ATM, alguém abandona a casa descansadamente, alguém deixa o que quer que seja no interior dos automóveis, alguém dorme tranquilamente deixando valores nos escritórios ou lojas?

Algo se passa na nossa sociedade, será que quem pode ainda vai a tempo de parar esta onda gigante ou estaremos condenados a viver triste e permanentemente em sobressalto?

Paulo Mota, Porto -- Paulo Mota, pmota@mail.telepac.pt

30/8/2000

Que miséria....que miséria!!

Ao que o meu país chegou...

Mas que porra é essa, de andar um país inteiro a perder tempo com discussões acerca do que nem sequer devia ser discutido (as Leis)!!?? Ou melhor, a aplicação das leis.

O que é que têm de especial esses vermes de barrancos? O que é que eles produzem de benéfico para o país? Por que é que esses analfabetos de m.... não cumprem a p...da lei???

Isso que se está a passar por aí é mesmo uma vergonha. Que m....é essa do ministro vir dizer que se demite por causa da questão de barrancos?? Tanta confusão, e eu, que devo estar a ficar matumbo, não consegui entender porque é que, nem que seja à força, esses cabrões não cumprem a Lei???

Se fosse algum grupo de pessoas que tivesse sido despedida de algum sitio, a tentar pedir o que tem direito, os polices caíam-lhes em cima e....surra com fartura!!!

Bem, vamos ver o que isto vai dar...

Pelo menos, já sabemos que andam a tourear o Governo, e há bastante tempo.

ehehehehehehehehehe -- the master of kibionas, kibi_que_se_ri_muito@muito_longe.com

30/8/2000

Mais uma vez a náusea cultural do sangue e da violência sobre os animais voltou a imperar em Barrancos. A chacina persiste perante as televisões, rádios, jornais, população portuguesa e governo. De facto, é surreal assistir à inércia portuguesa perante o sofrimento e morte de animais, em nome do egoismo humano de entretenimento através da dor alheia. Por esta altura 2 vidas de seres vivos, como eu que agora escrevo este artigo, foram abatidas pelo prazer lúdico de vislumbrar os gritos de dor dos animais, o esguinchar de sangue dos touros e a humilhação infligida aos animais por os estarmos a ludibriar na arena. Acabem com as touradas! A Vida é um valoe universal que tem de ser reservado em TODOS os seres vivos. Os touros são animais como o Homem. Não permitam que a ignorância vos molde o espirito. Ousem ver a dor dos animais e ouvir o seu sofrimento. A Humanidade e os Animais agradecem. -- João Pedro Nascimento Santos, megavegan@yahoo.com , http://

30/8/2000

ARTUR ALBARRAN...EMPRESÁRIO CALOTEIRO ? Na passada sexta-feira a construtura Edifer ocupou uma parte do 1º empreendimento imobiliário vendido pela Euroamer do Sr. Albaran por falta de pagamento de 400 mil contos. O objectivo desta acção de ocupação - com troca de fechaduras e instalação de uma vedação dentro da vedação original do espaço da piscina e do ginásio agora ocupados - é obrigar a Euroamer a pagar o que deve à Edifer. Os grandes prejudicados são no entanto os proprietários do empreendimento que fizeram escritura à mais de um ano e estão impedidos de utilizar as intraestruturas citadas e já lá vão 2 verões posteriores à escritura. Tudo isto porque o excelente empresário Albarran, pelo que se constata, não paga a Edifer, tal como não pagou à grande maioria dos compradores os 30 contos por cada escritura relativos aoo cancelamento da hipoteca que lhes competia pagar... Leitor identificado e morador no "Parque Colombo " -- Paulo Caldeira (telm 966121242), pfc@netcabo.pt

30/8/2000

As tradições tambem se abatem e perdem -se além do tempo. Se matar touros em barrancos é tradição então faça-se reviver uma tradição já desaparecida e que consistia oferecer as virgens aos deuses quando estes estavam furiosos ou as colheitas corriam mal.Qual era a familia de barrancos que deixava que asua filha fosse sacrificada? Se assim fosse, e se essa tradição morasse em barrancos ou não havia virgens para sacrificar ou os "machos" eram todos GAYS. -- GÊPÊ

30/8/2000

EL CONTADO DAS COIMAS DE BARRANCOS TEM

QUE ENTRAR NOS COFRES PUBLICOS PORTUGUESES, MESMO QUE SEJA EM PESETAS. É AÍ QUE RESIDE A VICTÓRIA DE PORTUGAL

SOBRE A ESPANHA.

SE AS COIMAS NÃO FOREM RECEBIDAS, ENTÃO

É A ESPANHA QUE VENCE PORTUGAL COM A

AJUDA DE BARRANCOS E DO GOVERNO ESPANHOL

DE LISBOA. ALEM DISSO, CORRE-SE O RISCO DE HAVER

OUTRAS TERRAS QUE FAÇAM O MESMO QUE OS

DE BARRANCOS. SEMPRE SEGURAMOS A ESPANHA NAS SUAS

ENVESTIDAS, E HÁ QUE CONTINUAR A FAZELO.

É A NOSSA INDEPENDENCIA CULTURAL NACIONAL QUE ESTÁ A SER VIOLADA E AMEAÇADA. TRADIÇÕES ESPANHOLAS NÃO SÃO

PORTUGUESAS.

-- Victória para Portugal sobre a Espanha em Barrancos

30/8/2000

CRIMES DE BARRANCOS NÃO TAPAM A CRISE DEL GOBIERNO GUTIERREZ Tal como era de esperar,-- el Gobierno caótico de Gutierrez,-- deixou concretizar a bronca dos crimes de Barrancos, para desviar as atenções da bronca do seu próprio Governo que está condenado como os touros de Barrancos e a populaça de Barrancos, e mesmo Portugal. Quanto ao facto do Governador Civil de Beja deter a indentificação dos matadores espanhois, isso é poeira nos olhos dos portuguêses.Se Moleiro não deitou a mão aos matadores para garantir

que que estes paguem as coimas, Moleiro é pessoalmente responsável pelo pagamento das coimas de mil a três mil contos por cada touro abatido,caso eles não paguem. Mas isto não é tudo, quem contratou os matadores espanhois tambem participou

no crime, se foi o Municipio ou outra pessoa colectiva as coimas são de 1.500 a 8.000 contos por cada touro morto na arena.

E esse dinheirinho que venha rápido para os cofres publicos portugueses nem que seja em Pesetas espanholas. Senão terá que ser retido na fatia de Barrancos, no próximo Fundo de equilibrio financeiro aos municipios.

Quanto a Gomes e a Gutierrez que se demitam ambos, porque não sabem governar a tourada (de

morte) generalizada que fizearam de Portugal. -- Portugal á Gutierrez, é tourada generalizada

29/8/2000

Estão abertas as Inscrições para Acionistas da futura Monumental de Barrancos. Rendimento e Marketing garantido. Contactar - F. Gomes, Boys & Cª S.A. -- anonimo

29/8/2000

Mortes na Estrada Querem algumas razões de tanta morte ? 1- A velocidade das BOMBAS ( BMW, VOLVOS e Cª... ) que nos ultrapassam nas Auto Estradas, acima dos 180 / 200Km/hora. Para quando a apreensão de Veículos ? 2- Como somos os piores conductores da Europa, os nossos ''AZES'' ficam mordidos de todo, querem demonstrar que não é bem assim, e ....lá vão mais uns para os ''Anjinhos''. Numa semana em que caíu o Concorde, ou na semana do Submarino..., morreram nas nossas estradas o mesmo nº de pessoas ( só naquele Porshe em Ovar foram 4 ). No IP3 esta semana, mais 4. 3.- Na A5 ( Lisboa -Cascais ) fora das horas de ponta, em termos de ultrapassagens vale tudo, e a velocidades incríveis, então aquela rapaziada da rede atás das costas.... 4. Nas restantes Estradas do País, quem é que vai a 90 ? Só a Brigada de Transito. Do mesmo modo com que nos Bombardearam com o Submarino, na Abertura dos Telejornais, eu sugiro a Abertura diária com a Reportagem exaustiva das mortes, com imagens prolongadas do estado em que os Sinistrados ficam. Isto até as multas e apreensões de Carros para infrações Graves, sejam um facto. De outro modo não saimos da Vergonha do 1º lugar na Europa em mortes por Acidentes. Como tudo vai continuar na mesma...como em Barrancos, siga o Funeral que o Morto vai bem disposto. VIVO ATÉ VER -- UM QUE TEM ESCAPADO

-- anonimo

29/8/2000

ANA PAULA

YOU ARE WELCOME IN PORTUGUESE OR IN

INGLISH.

TRY AGENCIA LUSA HOME PAGE,THERE IS A

SECTION IN INGLISH. KEEP ON PRACTICING YOUR PORTUGUESE,

BECAUSE PORTUGUESE IS MAGIC. -- Português

29/8/2000

Para quando a seriedade do "EXPRESSO" , em relação a este tema das escutas ... Vai para quase um ano que foi ventilado , num artigo dum vosso corespondente , as escutas em ANGOLA ... O "BILDERBERG" não permite ao Senhor FRANCISCO PINTO BALSEMÃO ( e a um dos seus jornais ) abordar esse tema ao nível dos interesses da "NSA" ? Só pode abordar ao nível de ANGOLA ? Foi o Senhor GEORGE SOROS , que também tem sido um assíduo do "BILDERBERG" ( que financia o "FOLHA 8" ) , que determinou a abordagem ( apenas ) ao nível de ANGOLA ? Interessante lição de "democracia" e "globalização" ... LE RENSEIGNEMENT AMÉRICAIN EN ACCUSATION

Petits débats sur Echelon (18 avril 2000) S'exprimant à Bruxelles alors que son gouvernement préside l'Union européenne, le ministre portugais de l'intérieur, M. Fernando Gomes, affirme qu'il n'a « pas de doute sur l'existence d'un système d'interception des télécommunications ». Difficile en effet de continuer à se voiler la face quand l'ex-directeur de la CIA James Woolsey lui-même confirme l'« honnêteté intellectuelle » du rapport sur le système Echelon présenté au Parlement européen par le journaliste britannique Duncan Campbell. Echelon est le produit du pacte Ukusa, signé au tout début de la guerre froide par les Etats-Unis et le Royaume-Uni - qui furent rapidement rejoints par le Canada, l'Australie et la Nouvelle-Zélande. L'écoute et l'analyse routinières des conversations téléphoniques, fax et courriers électroniques permettent de rapporter vers la National Security Agency (NSA) américaine quantité d'informations, secrètes ou non, concernant l'ensemble des domaines d'intérêt stratégique : données économiques, stratégies des décideurs, milieux concernés par tel ou tel enjeu, etc. Au fil des découvertes se dessine une formidable machine de contrôle, secrète et d'une envergure fascinante (1). Au Parlement européen se posait une question centrale : les échanges de données pratiqués par les services de renseignements d'un pays membre de l'Union (les services britanniques principalement) peuvent-ils conduire à l'espionnage des citoyens et des entreprises européennes pour le compte de services américains ? A Washington, le Congrès s'interroge sur la surveillance par la NSA de citoyens américains - une pratique qui serait contraire à la Constitution. Qui espionne qui et au nom de quoi ? Mais la nature d'Echelon soulève aussi d'autres questions. Ce réseau est construit sur les « échanges » d'informations entre services de renseignements de différents pays. Echanges inégaux, bien sûr, les services alliés étant largement dépendants de la NSA (qui décide ce qu'elle prend dans les données collectées chez ses partenaires et choisit ce qu'elle leur répercute). Echanges systématiques, surtout, qui de plus peuvent se dérouler à l'insu des gouvernements concernés - comme a pu en témoigner l'ancien premier ministre néo-zélandais David Lange (2). Si bien souvent les militaires motivent leur coopération internationale par la « lutte contre le terrorisme », faut-il leur faire grâce d'une définition de ce terme ? Considérer, par exemple, que la collaboration du Bundesnachrichtendiest (BND) allemand avec le Service fédéral de sécurité (FSB, ex-KGB) russe pour l'échange d'informations concernant les « terroristes tchétchènes » relève d'un très normal échange de bons procédés (3) ? Accepter sans débat le fait que la Direction générale de la sécurité extérieure (DGSE) française entretienne des contacts étroits avec la NSA depuis... les années 70, portant notamment sur des échanges de technologie (4) ? Les récentes révélations sur les agissements des services européens sont à rapprocher de l'arrogance avec laquelle l'ancien directeur de la CIA pointe, comme justification d'Echelon, la corruption pratiquée par les entreprises européennes pour conquérir les marchés extérieurs. L'Europe, qui pourrait à bon droit considérer Echelon comme une agression d'une gravité exceptionnelle, hésite à poursuivre ses investigations. Car elle pourrait alors se trouver confrontée à des questions identiques à celles qu'elle souhaite poser à la NSA. Conjuguées aux pressions britanniques, ces craintes ont eu raison du projet de création d'une commission d'enquête, repoussée le 13 avril 2000 par la conférence des présidents du Parlement européen. PHILIPPE RIVIÈRE.

Philippe.Riviere@Monde-diplomatique.fr

-- X P T O, xpto@hotmail.com

29/8/2000

A morte do touro em Barrancos é um desafio continuado à democracia.

Portugal é um Estado de Direito onde a Lei é igual para todos. Quem não estiver bem no País...Os Portugueses ainda têm força para manter a legalidade. Se for preciso ajuda...

Luís

Viana do Castelo

-- Luís Parente Silva Dias, luispsdias@megamail.pt

29/8/2000

Meu caro Anjo

Você tem razão no que diz, mas atenção . Se na população, letrada ou iletrada, há quem goste e quem não goste de touradas, também é de esperar que nos homens públicos, jornalistas, políticos, religiosos, etc, se encontre quem goste e quem não goste. Somos todos feitos da mesma massa, embora alguns tenham mais sorte do que outros na distribuição dos genes.

Não exija demais, nem com agressividade. A palavra calma e a persistência na chamada de atenção para o que está certo e para o que está errado irá dando resultados. Daqui por alguns anos haverá muito mais gente a repudiar as touradas em Portugal e este lamentável espectáculo acabará por ser abandonado.

O que é pena é que as pessoas que constituem o "lobby" contra as touradas tenham tão pouco jeito para fazer passar a mensagem. Fazem lá falta umas raparigas bem torneadas e de carinha laroca, assim como uns rapazes de porte atlético que metam num chinelo os mal jeitosos e abrutalhados toureiros e pegadores. Com o Dr. António Maria Pereira, baixinho e enfezado, e outros apreciadores de lagosta suada é que não vão longe. -- SEMPRE ALERTA

29/8/2000

Infelizmente estamos numa Républica de bananas.

Se assim não fosse teriamos jornalistas reconhecidos como o treceiro poder, fazedores de opiniões mas de pouca utilidade pública. Vai à frente o nosso jornalismo fazedor de opiniões, atrás os nossos políticos sem tomates para assumirem uma política que não tenha a benção das sondagens e dos jornalistas e ao sopro do vento os defensores dos valores cristãos zelam criteriosamente por estar de bem com o Poder afim de garantirem o seu património e estatuto social. A polulação banana, mal literada e por assim dizer analfabeta de facto pugna não contra os touros de morte em Portugal mas sim contra as touradas em si mesmas. A polulação tem o senso comum para compreender que as "tradições" das penas de morte, negociar casamentos e outras também se esvanecem nos tempos quando as consciencias se levantam. Mas o que há a estranhar é que se a populaç~~ao mal literada e analfabeta consegue ter uma consciencia sobre as touradas onde está a consciencia dos ilustres literados deste país tais como a imprenssa, os políticos e o clero? Afinal o 1º ministro fugiu-lhe a lingua para a verdade quando disse que eramos uma Républica de bananas. Anjo -- Anjo, ip274729@ip.pt

29/8/2000

porque é que o caderno VIDAS foi bloqueado? -- jota passos

29/8/2000

Olá ANA PAULA. Queres saber notícias de Portugal,

mas, segundo dizes, não sabes ler

Português, mas sabes falar. Acontece que, também não sabes escrever

Inglês !!!!! Então ??? Em que língua queres as

notícias ???? -- anonimo

29/8/2000

Este jornal é só para pessoas ! Não são aqui admitidos apreciadores de

touradas, nem qualquer outro tipo de

pré-históricos. -- anonimo

29/8/2000

Pensava eu que estávamos às portas do

Séc. 21, quando deparo com grande

espanto, escrita no Expresso, a

seguinte frase: «enquanto houver um barranquenho no

Mundo, os touros vão morrer em

Barrancos». Assim, proponho que se matem todos os

barranquenhos.

Mas, já agora, para que tenham a

oportunidade de sentir NA PELE o

sofrimento do touro, sugiro que,

antes de mortos, sejam primeiro

toureados. Eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh. -- anonimo

29/8/2000

Ninguém civilizado se diverte a ver o sofrimento de um animal, seja touro ou simples insecto.

As touradas, com ou sem a morte do touro, não são manifestaçãos de civilização.

O ser humano é uma das muitas espécies vivas ao cimo do planeta, mas desenvolveu capacidades cerebrais que o colocam em larga vantagem sobre todos as outras.

Utilizar essa vantagem para fazer sofrer animais em simples divertimento parece prova de grande tacanhez.

Que os toureiros defendam as touradas, compreende-se. Ganham dinheiro com isso.

Tal como os despachantes ganham com a existência de alfândegas.

Tal como os cambistas ganham com a existência de moedas diferentes.

Há sempre quem ganhe com os atritos dos sistemas.

Não é por isso que devemos defender a continuidade dos atritos, ainda que sejam simplesmente cerebrais. -- NAHOU HASTOU RHADAS

29/8/2000

Governo Guterres vai deixar explodir a

saga mediática dos touros de morte de

Barrancos, para fazer esquecer a crise

actual do Governo. Se tivesse-mos um governo e autoridades, os duas duzias dos de Barrancos não ririam de 10 milhôes de portugueses. Os portugueses há muitas décadas que não matam touros na arena, mas sim os espanhois. Em Portugal mandam os portugueses, e as espanholices não passarão. Se os barranqueiros estão com tanta calma,nunca se sabe se o socorro financeiro não virá do lado espanhol. No momento do crime é deitar-lhes as

unhas, até que as coimas sejam pagas. -- As espanholices não passarão em Portugal

29/8/2000

À ATENÇÃO DOS LÍDERES DE BARRANCOS,

AUTORIDADES POLITICAS E POLICIAIS Barrancos vaí tentar desafiar o País inteiro, matando os toiros elegalmente.Mas que saibam bem no que se embarcam, é uma afronta grave e inadmissível a toda a Nação, seus habitantes,seus valores, instituições e ORDEM PUBLICA.

Tambem as autoridades politicas e policiais devem saber as graves consequencias que daí podem resultar. Barrancos é um minusculo concelho de 1980 habitantes, a desafiar os 10.000.000 do País. Aparentemente os barranquenses vão fazer-se detestar por várias gerações.

Isto sem falar das multas que vão ser pesadas,ficando uma enorme divida para pagar e que terá que ser paga. É muito provável que o Municipio fique sem dinheiros para pagar salários e despezas correntes durante muito tempo.

Ou então terá que contrair uma enorme divida para pagar as multas, e isto com os juros sempre a correr. Outra possibilidade é que o minusculo Concelho de Barrancos faça banca rôta e passe a ser freguesia do Concelho de Moura. Seja como for, os barranquenhos estão intecionalmente a meter-se numa louca aventura que poderá tornar-se num longo e terrivel pesadelo.

Ainda podem amargurar e até chorar a sua intransigencia e a sua arrogancia, para com o resto da sociedade portuguesa. Será muito dificil que as multas sejam anuladas ou perdoadas, na medida que se trata de crimes intencionais em total desprezo da lei, da ordem publica e do resto da população de todo o País. -- Português (Beirão) afrontado

29/8/2000

Agradecia que me indicasse qual a edição

recente que inclui um artigo sobre um polemica em torno dos cursos e docentes

ministrados pelo Instituto Superior de Transportes (ISTP). Utilizo este meio pois não me foi possivel localizar através do vosso "mecanismo" de pesquisa. Grato pela atencao. N. Horta -- N. Horta, nuno@gcsi.ist.utl.pt

28/8/2000

28/8/2000

Alguém ouviu hoje no programa dos Parodiantes a rubrica "Sai um expresso para a mesa do fundo"? Nunca me ri tanto e com tantas verdades!... -- Maria do Rosário Godinho, rosarinho@yupimail.com

28/8/2000

concordo com tudo o aqui é dito -- carlos alberto, caberto@hotmail.com

28/8/2000

hi

I would like to new if there is a way that I can get news from portugal but in english. I can not read portuguese but I can speak it .

yours truly Ana paula

-- Ana paula, usrascals@home.com

28/8/2000

BARRANCOS. Se as forças da ordem e o Governo não

evitarem a premeditada violação da lei na questão dos touros de morteem Barrancos, não são autoridades, nem são nada. Está em causa, alem de tudo, a eficácia das forças da ordem.

Para já aponte-se o canhão aos cabecilhas que chefiam a contenda e a

violação da lei. -- Respeitar a lei e o bom senso.

28/8/2000

ATENÇÂO PESSOAL !!! Se alguém tiver a triste ideia de fazer

um seguro de saúde, Não se esqueçam de

enfiar o "barrete" à Cpmpanhia, no acto

do preenchimento da adesão, porque essa

CORJA, só segura aquilo de que nós não

nos queixarmos. Ou seja, têm tanta utilidade, como

oferecer a um surdo, um bilhete para

assistir a Ópera. -- COMPANHIAS DE SEGUROS = BANDO DE MALFEITORES

28/8/2000

ESta página do Ex-Peço, está

a "fonceminar" muit'a male ! Então aparecem "POSTES" repetidos ! N1 pode sêre, CARAGO !!!! -- anonimo

28/8/2000

Eu li no Expresso:

"Coelho defende remodelação em Setembro" Ofereço-me como voluntário, para dar

algumas sugestões: 1 - Ensinem ao "Tonecas", o significado

da sigla PIB, e a fazer contas de

multiplicar. 2 - Atirem o "Aspirina" Moura para o WC

porque é a maior "NÓDOA" que portugal

conheceu desde o tempo do Marquês de

Pombal. 3 - "Enfiem" o "Coelhone" numa coelheira, visto ser lá, o seu habitat

natural. 4 - Expliquem à Edite Estrela, quais

as funções de um Autarca, e digam-lhe

para não aparecer em tantas festas do

JET-6. 5 - Peçam ao "Tonecas", para ele tomar,

nem que seja uma ÚNICA medida,

caso contrário passa à história, como

o ÚNICO governante que disse sempre

"NIM" a tudo. 6 - Tentem descobrir, qual a função do

Mi(ni)stério da Igualdade. Igualdade na Saúde? Na Habitação?

No Ensino? Na (In)segurança Social? Se descobrirem alguma coisa de útil,

coloquem aqui as respostas -- E quem não salta é político !, politicos .n@praia.gov.pt

28/8/2000

CUIDADO COM O CONTEÚDO DAS MENSAGENS RELACIONADAS COM A ALIMENTAÇÃO... Gostaria de vos informar que a Licenciatura em Ciências da Nutrição e Alimentação existe na Universidade do Porto e como tal seria de grande credibilidade convidarem docentes dessa Faculdade (FCNAUP) para discutirem assuntos relacionados com a Nutrição.

Espantou-me não o terem feito no Guia do Bem-Estar (8-Saber Comer). Acrescento ainda alguns nomes que considero credíveis nesta área: Prof. Doutora Maria Daniel Vaz, Prof. Doutora Luísa Kent-Smith, Prof. Doutora Teresa Amaral, Prof. Doutor Nuno Borges, Dr Pedro Graça, Dra. Flora Correia ... e tantos outros Nutricionistas docentes dessa Fac.

Lamento que a Dra Alva Seixas, que tanto tempo vi ligada à Becel, ainda refira como elemento importante numa alimentação equílibrada as margarinas... podem até dizer que não tem colesterol, mas não nos devemos esquecer da quantidade de gordura hidrogenada resultante do processamento industrial....e do mal que nos faz....

Ainda teria outros argumentos contra o aconselhamento da ingestão de margarinas... como p.e. a riqueza em gorduras poli-insaturadas, especialmente de natureza omega-6, como se sabe as vantagens associadas na década de 80 estão hoje um pouco ultrapassadas quando são hoje bem conhecidas as vantagens na prevenção das doenças cardiovasculares e carcinomas das gorduras mono-insaturadas como o azeite e das omega-3 existentes no pescado...)

Não nos devemos esquecer que estes Guias pretendem, e muito bem, esclarecer a população em geral, como tal o cuidado com a informação deve ser redobrado, principalmente quando se trata duma questão tão delicada como a alimentação.

Como nutricionista impressionam-me afirmações como as referidas na pp 11 :"que alimentos escolher...pequena porção de margarina..." no capítulo do pequeno-almoço.

Não devo terminar sem felicitar o Expresso por iniciativas como a publicação destes Guias.

-- Uma Nutricionista, mvaz@teleweb.pt , http://

28/8/2000

Ofereço ao

"EXPRESSO" – para publicação,

se interessar. Com o meu abraço, Paulo Bacellar

ip299354@ip.pt Telef. 266-749124 – Évora, 28 de agosto de 2000 O "Jornal do Brasil" e as pocinhas rasas (crónica da amargura da imprensa brasileira...) Em crónica de há uns dez dias, Dora Kramer ("Jornal do Brasil" do Rio de Janeiro) dizia da responsabilidade que deve nortear o trabalho do jornalista, na sua missão de informar. Vinha isso a propósito dos Procuradores da República, das notícias que alguns dizem partir deles e da pressa com que outros se desculpam de haver propagado o que mais lhes pareceria boato. Não sei se Dora queria referir-se mais especificamente à nova provocação montada contra os Procuradores da República: se bem recordo foi na véspera que o JB transformou a página 3 num panfleto de intrigas, tentando lançar a confusão e o descrédito contra tão dedicados servidores públicos brasileiros. Curioso foi ver Fritz Utzeri, o director de Redacção do JB, tomando como modelo, para a defesa do seu jornal, não um projecto de informar com verdade, mas o fato de que também a "Folha de S. Paulo" cometeu tal ou qual disparate, e tem, em suma, "a alma vendida ao diabo", também. O "também" merece o negrito. Quando alguns Procuradores começaram há um ano a ter grandes espaços na imprensa devido a não se comportarem como funcionários burocratas mas sim agentes da Justiça e da libertação de um povo, os órgãos mais nitidamente colados ao Poder corrupto calaram-se desde o início, pressentindo o que eles representavam de mal estar para os seus chefes. Como "O Globo", obviamente. Pelo contrário, o "Jornal do Brasil" ainda em 17 do mês passado lançou textos pondo a nu toda a roubalheira do superfaturamento no TRT-SP, tribunal que nunca acabou de ser construído mas que permitiu darem sumiço no equivalente a 90 milhões de dólares. Eis porém que então surgiram das trevas as tais das "forças ocultas" de que Jânio Quadros já falava há quarenta anos, e em poucos dias o JB iniciou a mudança de rumo. Também, pudera!! Já não só estavam em causa um deputado "Serra Eléctrica" (traficante e assassino cassado enquanto deputado e preso, que se notabilizara por serrar vivos os seus rivais no mundo da droga) ou um senador cassado e um ex-juiz foragido (e que, aposentado, continua a mamar dos cofres públicos, todo mês, o equivalente a quase seis mil dólares), mas sim que agora o grupo de Luiz Francisco de Sousa tornara-se inimigo de gente tão poderosa como: um ex-secretário da Presidência, que telefonava dúzias de vezes aos que entretanto foram pegos com a boca na botija; o presidente do Banco Central, que sempre encobriu Teresa Grossi (roubalheira de bilhões para beneficiar banqueiros à custa do Estado, mas o primo de Fernando Collor, por este nomeado para o Supremo Tribunal Federal, depressa mandou que libertassem o ítalo-brasileiro Cacciola, que entretanto fugiu para a Itália...), Armínio Fraga que agora manifestava-se irado contra a exigência de levar às últimas consequências a investigação do rastro do dinheiro; e, em consequência, o próprio presidente Fernando HC, da República. Tudo isso era mais que suficiente para que a alguém fosse atribuída a inglória missão. Coube assim a Teodomiro Braga a duvidosa sorte. Ele devia cutucar Luiz Francisco mesmo que sem qualquer argumento. Como as palavras até alçam voo quando se sabe usá-las, era só questão de o jornalista do JB fingir que argumentava (coluna de 24/07/00), para alguns leitores caírem na esparrela. Interpelei Fritz Utzeri e ele me respondeu que não era santo. Admirei a sua franqueza. Embora, convenhamos, eu no seu lugar teria optado pelo caminho oposto (mas essa é mesmo uma das razões para eu não estar no seu lugar). Caminho que seria o de lançar a edição de segunda-feira 24 de julho com uma denúncia, na primeira página, da pressão sofrida. Ou seja que algo assim do tipo: "Às três da madrugada de Sábado 22, recebi em casa um telefonema de Nascimento Brito. O super-chefe dizia-me que alterasse de imediato a simpatia com que o jornal tratava os Procuradores. Que, se não o fizesse, eu iria ser demitido antes do fim do mês. Respondi-lhe que tenho a sorte de já nem precisar de emprego nenhum para não passar fome. E que tenho sobretudo a glória de querer e poder deixar esta atitude como herança aos meus filhos." Contudo, até então, do ponto de vista deontológico, a atitude de Fritz Utzeri era esta: ele recebera umas pressões fortes (ignoro se do Brito, se directamente de um anunciante, se de bancos aos quais o JB deva muito dinheiro)... e se limitara a transmitir a pressão aos seus subordinados. Feio, mas... quase tudo se pode tragar, quando sabemos como funciona o neo-liberalismo dos patrões do Norte... Semanas depois, a situação complicou-se. Quando eu preparava as malas para viajar a Portugal, vi que o JB inaugurava a semana (segunda-feira, 14/08/00) publicando uma encomenda de trágica feição. É que Washington e Delza tinham sido subprocuradores em S. Paulo que no mínimo fecharam os olhos permitindo que os dinheiros levantassem voo... (No caso do primeiro, aliás, receber 51 mil dólares como diz a "Veja", para desbloquear 13 milhões de reais... é contentar-se com uma comissão inferior a 1%...) E, claro está, o conceito de "colega", no sentido corporativista do encobrimento recíproco, nem deve servir às prostitutas, muito menos a procuradores da República. Luiz Francisco e outros fizeram mais uma vez o que tinham a fazer. E sordidamente algumas publicações como a "Veja" lançaram em página inteira intervenções feitas à porta fechada e que não eram para publicar. Ou seja que o JB, muito preocupado por ter inserido sem confirmação algumas notícias, agora exibia a todo o país que não eram os detalhes da forma ou do método de obtenção da notícia que o preocupavam, mas sim a questão fulcral do "A quem serve esta notícia?". A que emanou de Delzas e Washingtons certamente que serviam os interesses dos poderosos empenhados em denegrir os Procuradores a sério. Coisa simples, pois nem toda gente tem vocação para o elevado, o grande, o profundo e o sublime, alguns são como as rãs – que se sentem mais á vontade em pocinhas rasas. Deve ser esse o caso de Washingtons, Teodomiros e Delzas... Paulo Bacellar ip299354@ip.pt

-- Paulo Bacellar, ip299354@ip.pt

28/8/2000

Esta página está boa mas seria boa ideia

juntar também o caderno EMPREGO.

Parabéns e continuem com o bom trabalho. -- ana ferreira, anapaula_ferreira@yahoo.com , http://

28/8/2000

Rectificando:

Onde se lê previlégio, deverá ler-se privilégio.

As minhas sinceras desculpas pelo erro da tecla!

Xuacs!!!!

Zelinha:)))))))) -- Graziela, Grazye@hotmail.com

28/8/2000

Cordiais Saudações, Sou um humilde cidadão que pelas obrigações profissionais que tenho, conhece todo o País no que respeita à Rede Nacional de Estradas. Represento em Portugal sistemas de pesagem que permitem controlar com grande exactidão quantas toneladas de britas, areias e outros inertes são colocadas num camião de transporte antes de se deslocar na via Pública. Verifico com grande facilidade que a nossas vendas deste produto se concentram apenas em alguns distritos do País, que são os únicos em que a autoridade policial exerce um controlo regular sobre os excessos de carga (de acordo com a legislação vigente). Curiosamente, verifico também que o estado de conservação das estradas é normalmente muito melhor, nos distritos onde existe essa vigilância regular. Pensamos que este assunto é de enorme interesse para toda a comunidade pois existe uma classe de utilizadores das estradas Nacionais (as empresas produtoras e transportadoras de graneis) que, ao transportarem muitas vezes 20 a 25% além do peso que legalmente poderiam transportar, causam a degradação acelerada e o consequente aumento dos custos de manutenção das estradas. A agravar esta situação, as empresas transportadoras, conscientes das pesadas coimas que penalizam tanto a empresa expedidora como a transportadora e que, mesmo assim, têm a situação perfeitamente controlada com sofisticados meios de telecomunicações rádio e telemóvel que permitem controlar cada passo das autoridades sempre que estas tentam exercer algum controlo sobre as cargas numa determinada zona do País. (Parece a tradicional luta do gato e do rato - só que neste caso, o rato vence sempre). Não quero sequer abordar o tema da insegurança rodoviária provocada por estes aspectos nem de quantos acidentes têm por causa mais provável o mau estado das estradas (deformação do pavimento, bermas baixas, buracos, etc.). Só neste mês de Agosto morreram 250 na estrada. Assim, apelo ao Vosso sentido crítico para declarar esta problemática que tanto dinheiro vai buscar aos nossos impostos independentemente da nossa responsabilidade. -- Anónimo, rdd37553@mail.telepac.pt

28/8/2000

Não é propriamente um comentário mas apenas um pedido.

Estou à procura de um artigo que foi publicado na Revista acerca de Holandeses e Belgas que residem em Portugal.

Terá sido publicado por altura do Euro 2000 e o que é um facto é que não consigo encontrar no site.

Agradecia a vossa ajuda.

Obrigado. -- Pedro Veiga Marques, veigamarques@clix.pt

27/8/2000

BARRANCOS:A MORTE DOS TOUROS NA ARENA BEM GOSTARIA DE COMPREÊNDER OS SENTIMENTOS E AS TRADIÇÕES DOS BARRANQUENHOS QUE DEFENDEM A MORTE AGONIZANTE DO TOURO NA ARENA, MAS NÃO POSSO, PORQUE SE TRATA DE UMA TRADIÇÃO DE EXTREMA CRUELDADE GRATUITA E DE REQUINTES DE MALVADEZ COLECTIVA,E ALEM DISSO ILEGAL E CONTRA A VONTADE DO PAÍS INTEIRO. SEI QUE MUITAS PESSOAS EMBARCAM SEM MÁ FÉ NESTES RITUAIS MACABROS, DOENTIOS E PAGÕES ESPANHOIS,QUE NADA TÊM A VER COM

UMA FESTA CRISTÃ E PORTUGUESA.

É NECESSÁRIO REFLETIR SOBRE A VALIDADE DESTA MORTE DO TOURO NA ARENA,NO CONTEXTO CULTURAL PORTUGUÊS,NO CONTEXTO CRISTÃO, NO CONTEXTO LEGAL, E NO CONTEXTO SENTIMENTAL DO RESTO DA POPULAÇÃO PORTUGUESA. SE QUEREM COMER O TOURO NO FIM DA TOURADA,ABANTAM HUMANAMENTE E LEGALMENTE O TOURO NUM MATADOURO,E NÃO ANDEM COM TANTOS PROBLEMAS DE ORDEM IRRACIONAL INJUSTIFICAVEIS. VISTO QUE HÁ AMEAÇAS DE VIOLAÇÃO DA LEI, AS ENTIDADES POLICIAIS E POLITICAS, DEVEM ESTAR PRONTAS PARA QUE DESDE O MOMENTO EXACTO DA MORTE OU TENTATIVA DA MORTE DO TOURO NA ARENA, PRENDER O MATADOR, A COMISSÃO DE FESTAS, TODOS OS RESPONSÁVEIS E TODOS OS IMPLICADOS NO CRIME ATÉ QUE HAJA GARANTIAS DE PAGAMENTO DAS MULTAS.

SE ALGUNS POPULARES DIFICULTAREM O TRABALHO DAS AUTORIDADES,COMETEM UM DELITO E TERÃO TAMBEM QUE SER LEVADOS A JUSTIÇA. -- PARA O BEM DE TODOS

27/8/2000

Como leitora habitual do vosso jornal e, em particular do suplemento Cartaz, permitam-me um breve comentário à crítica feita na última edição ao filme "60 segundos" por Jorge Leitão Ramos.

Segundo a minha opinião, este texto teve um final infeliz ao referir a expressão "atrasados mentais".

Bastavam possivelmente a quem o escreveu "60 segundos" de auto-crítica para concluir que foi despropositada a referência a esta "alcunha" que infelizmente muitos portugueses teimam em utilizar por tudo e por nada.

Que injustiça para cidadãos como nós a quem, sem terem possibilidade de escolha, lhes foi dado o infortúnio de serem portadores de deficiência mental!

Joana Chorincas

Lisboa -- Joana Chorincas, joanachorincas@hotmail.com

27/8/2000

Uma volta domingueira pela Quinta da Marinha permite verificar que há muitas moradias em construção.

Mas não só. Há outros locais de eleição onde se vê a manifestação das disponibilidades financeiras de muitos novos ricos, a quem os ventos correm de feição . Quem serão eles?

Não deve ser difícil saber. Será com certeza mais fácil do que levantar o sigilo bancário.

Porque é que ninguém procura conhecer a razão deste surto de felizardos?

Seria interessante verificar se muitos deles não serão os boys e as girls que o governo socialista tão afanosamente promoveu nos últimos cinco anos.

Se não se vê obra nenhuma e o Estado gasta cada vez mais, para algum lado há-de ir o dinheiro.

Razão têm os construtores civis quando dizem que nunca há tempos tão bons como aqueles em que o PS está no governo e nas Câmaras Municipais !

Quando é que pomos estes gajos sob a descarga do autoclismo? -- FAHLO PRAHSIMA

27/8/2000

O "Expreso" é um semanário acomodado! Não liga patavina aos "press" que recebe. Alguns responsáveis são arrogantes quando se telefona para saber se receberam este ou aquele fax...

O "Expresso" é um jornal com nexo? Sem nexo? Perplexo!... -- Helena Marques, lena@iupi.mail.pt

27/8/2000

Senhor Director Editar 172.000 exemplares, para cair no

mais baixo valor jornalistico è vender

gato por lebre, as férias não justificam

tal comportamamento. Se os exemplares

se continuam a manter, è porque existem

compradores, que não devem ser enganados.

Será que estão satisfeitos com o que pu-

blicaram no mês de Agosto?

Quem tem responsabilidades, não tem desculpas.

Já deixei de comprarn o indy, depois de

anos, também posso deixar de comprar o

expresso. Tenho a Internet e a televisão.

Os tempos mudaram e os jornais estrajeiros que

estão à minha disposiçao fisicos

ou na internet, dão-me a infformação

online. Os vossos leitores sabem lêr,

destrinçar, portanto `preciso mais qua-

lidade, escolham melhor os vossos cola-

boradores.

Cumprimentos -- victor moura vicente, victormvicente@hotmail.com , http://

27/8/2000

A poucos dias do G. P. Portugal (é a 3 de Setembro!) fiquei surpreendido de não ver qualquer notícia sobre o dito no Expresso! Em contrapartida, futebol não falta - nunca!? -- Eduardo Campos, ratracer@esoterica.pt

27/8/2000

Exmos Srs, depois de procurar o vosso boletim de emprego e não encontrar, gostaria de saber se ele exixte disponível no site ou não. Caso a vossa resposta seja negativa, gostaria desde já de reprovar tal estratégia. -- Tahir Karmali, tahir.karmali@pt.eyi.com

27/8/2000

Poderei estar enganado, ou procurado mal, mas porque é que nesta Expresso on-line não temos acesso ao Guia do Imobiliário, e respectivas cotações? -- MIGUEL DUARTE, comunical@mail.telepac.pt

27/8/2000

Contributo para a discussão da questão da TAP, de forma aprofundada - FECHEM-LHES A TORNEIRA DOS NOSSOS IMPOSTOS! 20 milhões dos nossos contos por ano para quê? Andar a pessear a bandeira pela estratosfera? Já ninguém liga a isso! ~:D -- Duckman, duckman2@mindless.com , http://

27/8/2000

Acidente do Concorde - 104 mortos Acidente do Kursk - 118 mortos Acidente da Gulf Air - 140 mortos Acidentes nas estradas portuguesas em Agosto - mais de 250 mortos!!!!!!!! ALGUÉM LIGA A ISSO ???????? -- anonimo, http://

27/8/2000

Sou brasileiro e vim fazer uma visita à net portuguesa e gostei tanto que voltei... e continuo voltando porque fui muito bem recebido, tenho 19 anos e gosto muito de "bate-papos" na Net... Dentre as vezes que vim, conheci pessoas especias que agora fazem parte da minha vida, uma delas, é a minha avó virtual, que é conhecida pelo nick "teresabenedita", uma senhora de valor, que cativa as pessoas.

Entrando nessa página, recomendada por amigos, vejo minha avó querida aqui... e pra surpresa minha, vejo uma bela entrevista, fico muito feliz de saber que os velhinhos portugueses estão correndo atrás da alta tecnologia, além de buscarem entretenimento, buscam conhecimento e como resultado: amizades... Parabéns EXPRESSO !!! Ajude a todos para terem a tarifa telefônica reduzida ou então à cabo...

Queria que os idosos de meu país também tivessem acesso a esse tipo de diversão. Vou ficando por aqui.

Marcus, Niterói-RJ-Brasil, usando o nick Kcadu -- Marcus, mleo@bv.microlink.com.br , http://

26/8/2000

Gostaria de ver discutida - dado o interesse nacional em jogo - a questão TAP, de forma aprofundada, abrindo-se um forum sério para o assunto, sem tabus nem secretismos.

São poucas as vezes que se fala no assunto na Imprensa. Julgo que o Expresso tem obrigação de agarrar este tema de forma consequente, sistemática e esclarecedora.

A noticia desta edição suscitou-me alguns comentários que enviei, mas gostaria de ver o tema desenvolvido. -- Ana Maria Lamas, ip234823@ip.pt

26/8/2000

Carta aberta a todos os parlamentares portugueses. A CRISE DO GOVERNO E O ADIAMENTO INDETERMINADO DO PAÍS Todos os partidos da oposição concordam com as dificuldades governativas do Governo,com a estagnação do crescimento económico, e com o resurgimento de outros males graves do País.Note-se que por exemplo o nivel baixo do desemprego é questionável, porque existe muito emprego precário, muita reforma anticipada e mais de 50% dos benificiários do rendimento minimo garantido são pessoas entre os 18 e 24 anos.

Mesmo alguns, dos próprios membros do Governo, reconhecem que é preciso uma mudança importante e urgente no nosso País.

O Primeiro Ministro, esse não muda, ameaça antes com o perigo de uma eventual consulta eleitoral antecipada.

Mas de uma forma ou de outra, todos nós sabemos que o Eng. Guterres não é conhecido como homem de mudanças, de recuperações ou de equilibrios. Resta agora saber se ele poderá tirar o País do impace, onde este por negligencia foi deixado cair.

Portugal deu muitas chances a Guterres e este nem sempre correspondeu, agora há que interrogar-se se, se pode dar-lhe a ultima chance que temos de nos fazer-mos um lugar condigno no seio da União Europeia ,e se queremos correr o risco cair indefinitivamente na segunda divisão europeia. Cabe assim a todos os partidos da oposição, e a todos os parlamentares portugueses,a histórica responsabilidade de decidir sobre o que deverá ser feito para que Portugal arranque( nesta ultima oportunidade) para resultados que nos permitam entrar e permanecer na primeira divisão europeia.

Pelo nosso País -- anonimo

26/8/2000

O Expresso representa o que de melhor se faz de Jornalismo em Portugal !!!!Sou seu leitor incondicional... lamento que a cobertura noticiosa sobre Timor Leste , seja tao fraca... -- JOAO CARLOS SILVA, JCARS@MAIL.PT

marcar artigo