EXPRESSO: Vidas

27-07-2001
marcar artigo

21/4/2001

GENTE

Revelação — Feita pelo multimilionário norte-americano Ted Turner, o fundador da CNN, à revista «New Yorker», de que se divorciou da mulher, Jane Fonda, por motivos religiosos e que depois chegou a pensar em suicidar-se. Turner, que afirmou uma vez que o cristianismo era uma «religião de perdedores», queixou-se da atitude da mulher: «Não tive nenhum aviso prévio. Ela não me disse que estava a pensar nisso. Simplesmente chegou a casa e declarou: ‘Tornei-me cristã’. Antes disso não era uma pessoa religiosa. Foi uma mudança muito grande. Um choque. Obviamente já não estávamos a comunicar muito bem». Pouco depois do divórcio, perdeu o controle da Turner Broadcasting, que tinha passado a fazer parte da Time Warner, quando esta última foi absorvida pela America On Line (AOL). Sentindo-se abatido com estes acontecimentos, pensou no suicídio. Mas Turner concluiu a entrevista dizendo que estava recuperado e que pretendia agora dedicar-se a causas ambientalistas e a ajudar a melhorar a vida dos pobres no mundo.

Separação — Do casal político mais mediático do Brasil, o senador Eduardo Suplicy e a presidente da Câmara de São Paulo, Marta Suplicy. Eduardo e Marta são riquíssimos, filhos de boas famílias, mas sempre foram esquerdistas. Contudo, apesar de ambos pertencerem ao Partido dos Trabalhadores, o motivo do fim do casamento de 36 anos é político. O senador pretende candidatar-se à Presidência da República, mas a autarca prefere que o candidato seja Lula, nome pelo qual é conhecido Luís Inácio da Silva, o presidente do partido. O senador perguntou abertamente à mulher: «Preferes Lula a mim?» Marta respondeu de forma taxativa: «Para Presidente, sim». Então, Eduardo Suplicy desistiu, não da candidatura, mas do casamento.

Anúncio — Feito pela Casa Imperial do Japão de que a princesa Masako, mulher do herdeiro do trono, o príncipe Nahurito, pode estar grávida depois de quase oito anos de casamento. Contudo, a Casa Imperial pediu discrição à população e em especial à imprensa, face à aguardada notícia. Isto porque há dois anos Masako sofreu um aborto espontâneo três semanas depois de ter sido anunciada uma gravidez.

Notícia — De que o músico Bob Dylan tem uma filha de 15 anos, Desirée Gabrielle Dennis-Dylan, fruto do seu matrimónio com Carol Dennis, uma das suas antigas vocalistas, com quem esteve casado em segredo durante seis anos. «Bob e eu tomámos juntos a decisão de manter o nosso casamento como um assunto privado por uma simples razão: dar à nossa filha uma infância normal. Bob sempre foi um pai maravilhoso e participante para Desirée», revelou Carol Dennis num comunicado divulgado esta semana. As leis do estado da Califórnia permitem a um casal manter secreto o matrimónio, mas a filha decidiu passar a usar o nome do pai.

Obrigação — Imposta ao «rapper» Eminem de ter de se portar bem durante os próximos tempos. Caso contrário vai parar à prisão. O músico, cujo verdadeiro nome é Marshall Mathers III, foi condenado a dois anos de pena suspensa por entrar numa discoteca com uma arma escondida no casaco. Afinal, Eminem «apenas» atingiu um cliente na cabeça com a culatra da pistola, mas não chegou a apertar o gatilho. E é preciso salientar que o tal cliente estava a beijar a sua mulher.

Patético Coordenação de Pedro Andrade

LUIZ CARVALHO A Corporación Dermoestética expediu esta semana um insólito convite: «A C. O. tem o prazer de o (a) convidar para o cocktail de apresentação da nova imagem de Lili Caneças (...)». GENTE não queria acreditar. Sabe-se que muitas figuras públicas fazem regularmente operações de «rejuvenescimento». Mas tentam, por razões óbvias, fazê-lo discretamente, sem dar nas vistas, procurando passar despercebidas. A Corporación Dermoestética expediu esta semana um insólito convite:. GENTE não queria acreditar. Sabe-se que muitas figuras públicas fazem regularmente operações de «rejuvenescimento». Mas tentam, por razões óbvias, fazê-lo discretamente, sem dar nas vistas, procurando passar despercebidas. O que há de patético nesta operação de «marketing» é pôr-se a nu a cirurgia «plástica» de uma pessoa, exibirem-se publicamente as diferenças, chamar-se a atenção para «como era antes» e «como ficou depois». A Corporación Dermoestética ganhará com esta exibição. E Lili Caneças (na foto com Paula Bobone na festa de apresentação), como se terá sentido a ver-se assim exibida? Se calhar, ficou feliz... O que há de patético nesta operação de «marketing» é pôr-se a nu a cirurgia «plástica» de uma pessoa, exibirem-se publicamente as diferenças, chamar-se a atenção para «como era antes» e «como ficou depois». A Corporación Dermoestética ganhará com esta exibição. E(na foto comna festa de apresentação), como se terá sentido a ver-se assim exibida? Se calhar, ficou feliz...

Directos à pele A nova face de Lili Caneças revelou-se uma das maiores operações de «marketing» de que há memória. A SIC e a TVI chegaram mesmo a fazer directos para mostrarem ao mundo como a «socialite» está diferente para melhor. Quem foi apanhado pelos directos televisivos foi Miguel Sousa Tavares, que não parava de mostrar a sua indignação pelo destaque que a TVI estava a dar a uma «não notícia». Manuela Moura Guedes contrapunha e alguém decidiu pôr termo à fala de Sousa Tavares. Só que se esqueceram de desligar os microfones e o jornalista ainda teve tempo de desabafar que estava a precisar de «fazer um 'lifting' jornalístico» para entender esta nova realidade. Nova realidade que Lili comentou à revista «Caras»: «Para mim, o amanhã é já hoje. Apesar de ser uma mulher que nunca teve problemas com o visual, agora, aos 57 anos, com esta pele de menina, um corpo que não está nada mal e uma cabeça de 18 anos, contem comigo». Lili diz mais: «Não fechei a porta ao amor. Quando arranjar um namorado, há-de ser novo e bonito». Bravo!

Um Porto-Boavista, naturalmente... RUI DUARTE SILVA A luta política regressou à normalidade no Porto. Depois de GENTE ter previsto em 22 de Janeiro do ano passado um Benfica-Sporting na luta pela Câmara Municipal personificada por Narciso Miranda e Luís Filipe Menezes, respectivamente, esse desafio estranho à cultura da cidade está definitivamente posto de lado. Em cartaz está agora o F.C. Porto-Boavista nas figuras de Fernando Gomes (em cima) e Rui Rio (em baixo). A luta política regressou à normalidade no Porto. Depois de GENTE ter previsto em 22 de Janeiro do ano passado um Benfica-Sporting na luta pela Câmara Municipal personificada por, respectivamente, esse desafio estranho à cultura da cidade está definitivamente posto de lado. Em cartaz está agora o F.C. Porto-Boavista nas figuras de(em cima) e(em baixo). ANTÓNIO PEDRO FERREIRA Veja-se como as coisas batem certas: na corrida à autarquia, o Porto (Gomes) parece levar vantagem, enquanto na bola, o Boavista (Rio) lidera destacado. Mas o Boavista tem já este fim-de-semana um Sporting a ameaçá-lo, e não é que Rui Rio tem um sportinguista à perna, no caso, Menezes, a fazer-lhe sombra? Gomes é como o seu clube: a jogar fora manifesta insegurança, mas vai recuperando em casa o prestígio perdido. Narciso, esse está firme ao lado do seu clube, o Benfica: um e outro estão fora das respectivas corridas. Ora digam lá se futebol e política não andam ligados e de mãos dadas? Veja-se como as coisas batem certas: na corrida à autarquia, o Porto (Gomes) parece levar vantagem, enquanto na bola, o Boavista (Rio) lidera destacado. Mas o Boavista tem já este fim-de-semana um Sporting a ameaçá-lo, e não é que Rui Rio tem um sportinguista à perna, no caso, Menezes, a fazer-lhe sombra? Gomes é como o seu clube: a jogar fora manifesta insegurança, mas vai recuperando em casa o prestígio perdido. Narciso, esse está firme ao lado do seu clube, o Benfica: um e outro estão fora das respectivas corridas. Ora digam lá se futebol e política não andam ligados e de mãos dadas?

Marques Mendes à Benfica Apesar da desastrosa carreira do Benfica, Marques Mendes (na foto) não deixa de ir, sempre que pode, aos jogos do seu clube. E no passado fim-de-semana, o deputado social-democrata lá aproveitou as mini-férias nas praias algarvias para dar um salto a Faro e apoiar a equipa encarnada no desafio contra o Farense. Particularmente entusiasmado ao intervalo, com a exibição e o resultado favorável (2-1), Marques Mendes saiu contristado no final com mais um empate (2-2) do clube da Luz e a cada vez maior probabilidade de o Benfica nem sequer poder disputar a taça UEFA na próxima temporada. A seguir ao jogo, porém, o ex-líder parlamentar do PSD foi jantar ao restaurante de Paulo China, em Vilamoura, na companhia de alguns futebolistas «habitués» naquelas paragens, como o bi-bota de ouro Fernando Gomes. Onde teve a oportunidade, e a alegria, de poder apresentar ao seu filho mais novo, Miguel, o avançado holandês Van Hooijdonk. Três pontos para o pai Marques Mendes. Apesar da desastrosa carreira do Benfica,(na foto) não deixa de ir, sempre que pode, aos jogos do seu clube. E no passado fim-de-semana, o deputado social-democrata lá aproveitou as mini-férias nas praias algarvias para dar um salto a Faro e apoiar a equipa encarnada no desafio contra o Farense. Particularmente entusiasmado ao intervalo, com a exibição e o resultado favorável (2-1), Marques Mendes saiu contristado no final com mais um empate (2-2) do clube da Luz e a cada vez maior probabilidade de o Benfica nem sequer poder disputar a taça UEFA na próxima temporada. A seguir ao jogo, porém, o ex-líder parlamentar do PSD foi jantar ao restaurante de, em Vilamoura, na companhia de alguns futebolistas «habitués» naquelas paragens, como o bi-bota de ouro. Onde teve a oportunidade, e a alegria, de poder apresentar ao seu filho mais novo,, o avançado holandês. Três pontos para o pai Marques Mendes.

Ao som de Vangelis No Parlamento, quarta-feira, o PSD fez uma interpelação ao Governo sobre a saúde, na qual estiveram presentes o primeiro-ministro, António Guterres, e a ministra do sector, Manuela Arcanjo. Curiosamente, nesse mesmo dia, GENTE precisou de ligar para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Mais propriamente para um dos serviços do hospital. Acontece que não encontravam a pessoa procurada e, como sempre acontece, GENTE ficou «em espera»... ao som de Vangelis. Lembram-se?, ao som da música que caracterizou a primeira maioria de Guterres e que ainda anima as «esperas» telefónicas na sede do PS do Largo do Rato. Assim sendo... será a música no hospital uma afronta do aparelho socialista à ministra que ainda esta semana reafirmou a sua «independência»?

Ironia do destino RUI OCHÔA Ainda há dias, Pedro Santana Lopes viu citados os seus críticos desabafos contra «ricardos salgados» e seus seguidores num artigo da «Visão», que se preocupou em corrigir numa atabalhoada carta ao director daquela publicação. Por pura coincidência, ou ironia do destino, em que acredita, na final masculina do Estoril Open, domingo passado, Santana Lopes marcou presença no encontro decisivo, sentando-se no camarote presidencial de João Lagos, ao lado de Henrique Chaves e da mulher. Mal sabia, porém, o autarca que logo ao lado se encontrava Ricardo Salgado, no seu camarote, onde estava também... Marcelo Rebelo de Sousa. Ainda há dias,viu citados os seus críticos desabafos contrae seus seguidores num artigo da «Visão», que se preocupou em corrigir numa atabalhoada carta ao director daquela publicação. Por pura coincidência, ou ironia do destino, em que acredita, na final masculina do Estoril Open, domingo passado, Santana Lopes marcou presença no encontro decisivo, sentando-se no camarote presidencial de, ao lado dee da mulher. Mal sabia, porém, o autarca que logo ao lado se encontrava, no seu camarote, onde estava também...

O livro dos presidentes JOSÉ VENTURA Um livro que sistematiza os Presidentes da República e os Governos do século passado parece uma coisa estranha... Presidentes, no séc. XIX? Mas a dura realidade logo se impõe, recordando-nos que o século passado, agora, é o XX... É o que acontece no dito livro que elenca «os Presidentes e os Governos da República no Século XX», portanto desde 1910 até 2000. Da autoria de Laplaine Guimarãis, Bernardo Ayala, Manuel Pinto Machado e Miguel Félix António, homens ligados à direita, é uma edição da Caixa Geral de Depósitos e da Imprensa Nacional-Casa da Moeda. Inclui uma nota de Jorge Sampaio e foram editados 1000 exemplares que parece não chegarem para as encomendas. Um livro que sistematiza os Presidentes da República e os Governos do século passado parece uma coisa estranha... Presidentes, no séc. XIX? Mas a dura realidade logo se impõe, recordando-nos que o século passado, agora, é o XX... É o que acontece no dito livro que elenca «os Presidentes e os Governos da República no Século XX», portanto desde 1910 até 2000. Da autoria de, homens ligados à direita, é uma edição da Caixa Geral de Depósitos e da Imprensa Nacional-Casa da Moeda. Inclui uma nota dee foram editados 1000 exemplares que parece não chegarem para as encomendas.

Prémios de fotografia Dois repórteres fotográficos do EXPRESSO, António Pedro Ferreira e Jorge Simão, receberam «ex aequo» o primeiro prémio do Clube Português de Imprensa na modalidade de foto-reportagem. Ferreira ganhou o prémio, atribuído anualmente, devido a uma foto sobre os refugiados do Kosovo e Simão com uma fotografia sobre a guerra em Angola, ambas publicadas na Revista do EXPRESSO. Os galardões foram entregues na passada terça-feira, durante um jantar no Clube dos Empresários. João Ribeiro (ao centro, na imagem), decano do fotojornalismo português, posou com os vencedores dos prémios do Clube: da esquerda para a direita, António Pedro Ferreira, Daniel Rocha do «Público» e José Carlos Carvalho do «Diário de Notícias» (os dois receberam uma menção honrosa), e Jorge Simão. Dois repórteres fotográficos do EXPRESSO,, receberam «ex aequo» o primeiro prémio do Clube Português de Imprensa na modalidade de foto-reportagem. Ferreira ganhou o prémio, atribuído anualmente, devido a uma foto sobre os refugiados do Kosovo e Simão com uma fotografia sobre a guerra em Angola, ambas publicadas na Revista do EXPRESSO. Os galardões foram entregues na passada terça-feira, durante um jantar no Clube dos Empresários.(ao centro, na imagem), decano do fotojornalismo português, posou com os vencedores dos prémios do Clube: da esquerda para a direita, António Pedro Ferreira,do «Público» edo «Diário de Notícias» (os dois receberam uma menção honrosa), e Jorge Simão.

Obras do Diabo No distrito da Guarda, as relações entre párocos e paroquianos parecem «assombradas pelo Diabo». E logo nos momentos em que se celebravam duas das mais importantes festas do calendário católico. Se na freguesia da Bendada, na noite da Missa do Galo, houve até navalhadas entre a facção afecta e a que se opõe ao padre local, Manuel Janela, na freguesia de Chãos, as obras não são de misericórdia, mas de discórdia. Os habitantes acusam o pároco, Urbelino Pinto, de ter utilizado o altar da igreja, durante as missas da Quaresma, para discutir politicamente as obras que Manuel Mourato, presidente da Câmara Municipal da Meda (sede de concelho) está a realizar na aldeia. O padre, por sua vez, acusa a autarquia de ter invadido propriedade alheia e a tensão aumenta a cada cerimónia pública.

O abraço de Felipe para Barroso OLIVIER MATTHYS/EPA Em plena época pascal, GENTE surpreendeu o deputado do PSD Rui Gomes da Silva a contar entre amigos como tinha sido companheiro do príncipe Felipe de Espanha - na foto, numa gala no Luxemburgo - num dos famosos cursos organizados pela Universidade de Georgetown (o Georgetown Leadership Seminary), no princípio de Abril. O curso da prestigiada universidade norte-americana é realizado anualmente, por convites, e este ano reuniu 35 figuras de 28 países. No final, Rui Gomes da Silva foi surpreendido pelo príncipe espanhol. Certamente desconhecedor das guerras sociais-democratas pela disputa da liderança (em que Rui Gomes da Silva é um dos apoiantes de Pedro Santana Lopes), Felipe pediu ao deputado que enviasse um abraço seu a Durão Barroso, com quem efectuara o mesmo curso, mas em 1996. Segundo GENTE apurou, e confirmando a fase de tréguas no PSD, o cumprimento foi entregue. Resta apenas contar uma última curiosidade: antes de Barroso, também Santana Lopes, em 1986, frequentara o Georgetown Leadership Seminary. Em plena época pascal, GENTE surpreendeu o deputado do PSDa contar entre amigos como tinha sido companheiro do príncipede Espanha - na foto, numa gala no Luxemburgo - num dos famosos cursos organizados pela Universidade de Georgetown (o Georgetown Leadership Seminary), no princípio de Abril. O curso da prestigiada universidade norte-americana é realizado anualmente, por convites, e este ano reuniu 35 figuras de 28 países. No final, Rui Gomes da Silva foi surpreendido pelo príncipe espanhol. Certamente desconhecedor das guerras sociais-democratas pela disputa da liderança (em que Rui Gomes da Silva é um dos apoiantes de), Felipe pediu ao deputado que enviasse um abraço seu a, com quem efectuara o mesmo curso, mas em 1996. Segundo GENTE apurou, e confirmando a fase de tréguas no PSD, o cumprimento foi entregue. Resta apenas contar uma última curiosidade: antes de Barroso, também Santana Lopes, em 1986, frequentara o Georgetown Leadership Seminary.

ANTERIOR TOPO

21/4/2001

GENTE

Revelação — Feita pelo multimilionário norte-americano Ted Turner, o fundador da CNN, à revista «New Yorker», de que se divorciou da mulher, Jane Fonda, por motivos religiosos e que depois chegou a pensar em suicidar-se. Turner, que afirmou uma vez que o cristianismo era uma «religião de perdedores», queixou-se da atitude da mulher: «Não tive nenhum aviso prévio. Ela não me disse que estava a pensar nisso. Simplesmente chegou a casa e declarou: ‘Tornei-me cristã’. Antes disso não era uma pessoa religiosa. Foi uma mudança muito grande. Um choque. Obviamente já não estávamos a comunicar muito bem». Pouco depois do divórcio, perdeu o controle da Turner Broadcasting, que tinha passado a fazer parte da Time Warner, quando esta última foi absorvida pela America On Line (AOL). Sentindo-se abatido com estes acontecimentos, pensou no suicídio. Mas Turner concluiu a entrevista dizendo que estava recuperado e que pretendia agora dedicar-se a causas ambientalistas e a ajudar a melhorar a vida dos pobres no mundo.

Separação — Do casal político mais mediático do Brasil, o senador Eduardo Suplicy e a presidente da Câmara de São Paulo, Marta Suplicy. Eduardo e Marta são riquíssimos, filhos de boas famílias, mas sempre foram esquerdistas. Contudo, apesar de ambos pertencerem ao Partido dos Trabalhadores, o motivo do fim do casamento de 36 anos é político. O senador pretende candidatar-se à Presidência da República, mas a autarca prefere que o candidato seja Lula, nome pelo qual é conhecido Luís Inácio da Silva, o presidente do partido. O senador perguntou abertamente à mulher: «Preferes Lula a mim?» Marta respondeu de forma taxativa: «Para Presidente, sim». Então, Eduardo Suplicy desistiu, não da candidatura, mas do casamento.

Anúncio — Feito pela Casa Imperial do Japão de que a princesa Masako, mulher do herdeiro do trono, o príncipe Nahurito, pode estar grávida depois de quase oito anos de casamento. Contudo, a Casa Imperial pediu discrição à população e em especial à imprensa, face à aguardada notícia. Isto porque há dois anos Masako sofreu um aborto espontâneo três semanas depois de ter sido anunciada uma gravidez.

Notícia — De que o músico Bob Dylan tem uma filha de 15 anos, Desirée Gabrielle Dennis-Dylan, fruto do seu matrimónio com Carol Dennis, uma das suas antigas vocalistas, com quem esteve casado em segredo durante seis anos. «Bob e eu tomámos juntos a decisão de manter o nosso casamento como um assunto privado por uma simples razão: dar à nossa filha uma infância normal. Bob sempre foi um pai maravilhoso e participante para Desirée», revelou Carol Dennis num comunicado divulgado esta semana. As leis do estado da Califórnia permitem a um casal manter secreto o matrimónio, mas a filha decidiu passar a usar o nome do pai.

Obrigação — Imposta ao «rapper» Eminem de ter de se portar bem durante os próximos tempos. Caso contrário vai parar à prisão. O músico, cujo verdadeiro nome é Marshall Mathers III, foi condenado a dois anos de pena suspensa por entrar numa discoteca com uma arma escondida no casaco. Afinal, Eminem «apenas» atingiu um cliente na cabeça com a culatra da pistola, mas não chegou a apertar o gatilho. E é preciso salientar que o tal cliente estava a beijar a sua mulher.

Patético Coordenação de Pedro Andrade

LUIZ CARVALHO A Corporación Dermoestética expediu esta semana um insólito convite: «A C. O. tem o prazer de o (a) convidar para o cocktail de apresentação da nova imagem de Lili Caneças (...)». GENTE não queria acreditar. Sabe-se que muitas figuras públicas fazem regularmente operações de «rejuvenescimento». Mas tentam, por razões óbvias, fazê-lo discretamente, sem dar nas vistas, procurando passar despercebidas. A Corporación Dermoestética expediu esta semana um insólito convite:. GENTE não queria acreditar. Sabe-se que muitas figuras públicas fazem regularmente operações de «rejuvenescimento». Mas tentam, por razões óbvias, fazê-lo discretamente, sem dar nas vistas, procurando passar despercebidas. O que há de patético nesta operação de «marketing» é pôr-se a nu a cirurgia «plástica» de uma pessoa, exibirem-se publicamente as diferenças, chamar-se a atenção para «como era antes» e «como ficou depois». A Corporación Dermoestética ganhará com esta exibição. E Lili Caneças (na foto com Paula Bobone na festa de apresentação), como se terá sentido a ver-se assim exibida? Se calhar, ficou feliz... O que há de patético nesta operação de «marketing» é pôr-se a nu a cirurgia «plástica» de uma pessoa, exibirem-se publicamente as diferenças, chamar-se a atenção para «como era antes» e «como ficou depois». A Corporación Dermoestética ganhará com esta exibição. E(na foto comna festa de apresentação), como se terá sentido a ver-se assim exibida? Se calhar, ficou feliz...

Directos à pele A nova face de Lili Caneças revelou-se uma das maiores operações de «marketing» de que há memória. A SIC e a TVI chegaram mesmo a fazer directos para mostrarem ao mundo como a «socialite» está diferente para melhor. Quem foi apanhado pelos directos televisivos foi Miguel Sousa Tavares, que não parava de mostrar a sua indignação pelo destaque que a TVI estava a dar a uma «não notícia». Manuela Moura Guedes contrapunha e alguém decidiu pôr termo à fala de Sousa Tavares. Só que se esqueceram de desligar os microfones e o jornalista ainda teve tempo de desabafar que estava a precisar de «fazer um 'lifting' jornalístico» para entender esta nova realidade. Nova realidade que Lili comentou à revista «Caras»: «Para mim, o amanhã é já hoje. Apesar de ser uma mulher que nunca teve problemas com o visual, agora, aos 57 anos, com esta pele de menina, um corpo que não está nada mal e uma cabeça de 18 anos, contem comigo». Lili diz mais: «Não fechei a porta ao amor. Quando arranjar um namorado, há-de ser novo e bonito». Bravo!

Um Porto-Boavista, naturalmente... RUI DUARTE SILVA A luta política regressou à normalidade no Porto. Depois de GENTE ter previsto em 22 de Janeiro do ano passado um Benfica-Sporting na luta pela Câmara Municipal personificada por Narciso Miranda e Luís Filipe Menezes, respectivamente, esse desafio estranho à cultura da cidade está definitivamente posto de lado. Em cartaz está agora o F.C. Porto-Boavista nas figuras de Fernando Gomes (em cima) e Rui Rio (em baixo). A luta política regressou à normalidade no Porto. Depois de GENTE ter previsto em 22 de Janeiro do ano passado um Benfica-Sporting na luta pela Câmara Municipal personificada por, respectivamente, esse desafio estranho à cultura da cidade está definitivamente posto de lado. Em cartaz está agora o F.C. Porto-Boavista nas figuras de(em cima) e(em baixo). ANTÓNIO PEDRO FERREIRA Veja-se como as coisas batem certas: na corrida à autarquia, o Porto (Gomes) parece levar vantagem, enquanto na bola, o Boavista (Rio) lidera destacado. Mas o Boavista tem já este fim-de-semana um Sporting a ameaçá-lo, e não é que Rui Rio tem um sportinguista à perna, no caso, Menezes, a fazer-lhe sombra? Gomes é como o seu clube: a jogar fora manifesta insegurança, mas vai recuperando em casa o prestígio perdido. Narciso, esse está firme ao lado do seu clube, o Benfica: um e outro estão fora das respectivas corridas. Ora digam lá se futebol e política não andam ligados e de mãos dadas? Veja-se como as coisas batem certas: na corrida à autarquia, o Porto (Gomes) parece levar vantagem, enquanto na bola, o Boavista (Rio) lidera destacado. Mas o Boavista tem já este fim-de-semana um Sporting a ameaçá-lo, e não é que Rui Rio tem um sportinguista à perna, no caso, Menezes, a fazer-lhe sombra? Gomes é como o seu clube: a jogar fora manifesta insegurança, mas vai recuperando em casa o prestígio perdido. Narciso, esse está firme ao lado do seu clube, o Benfica: um e outro estão fora das respectivas corridas. Ora digam lá se futebol e política não andam ligados e de mãos dadas?

Marques Mendes à Benfica Apesar da desastrosa carreira do Benfica, Marques Mendes (na foto) não deixa de ir, sempre que pode, aos jogos do seu clube. E no passado fim-de-semana, o deputado social-democrata lá aproveitou as mini-férias nas praias algarvias para dar um salto a Faro e apoiar a equipa encarnada no desafio contra o Farense. Particularmente entusiasmado ao intervalo, com a exibição e o resultado favorável (2-1), Marques Mendes saiu contristado no final com mais um empate (2-2) do clube da Luz e a cada vez maior probabilidade de o Benfica nem sequer poder disputar a taça UEFA na próxima temporada. A seguir ao jogo, porém, o ex-líder parlamentar do PSD foi jantar ao restaurante de Paulo China, em Vilamoura, na companhia de alguns futebolistas «habitués» naquelas paragens, como o bi-bota de ouro Fernando Gomes. Onde teve a oportunidade, e a alegria, de poder apresentar ao seu filho mais novo, Miguel, o avançado holandês Van Hooijdonk. Três pontos para o pai Marques Mendes. Apesar da desastrosa carreira do Benfica,(na foto) não deixa de ir, sempre que pode, aos jogos do seu clube. E no passado fim-de-semana, o deputado social-democrata lá aproveitou as mini-férias nas praias algarvias para dar um salto a Faro e apoiar a equipa encarnada no desafio contra o Farense. Particularmente entusiasmado ao intervalo, com a exibição e o resultado favorável (2-1), Marques Mendes saiu contristado no final com mais um empate (2-2) do clube da Luz e a cada vez maior probabilidade de o Benfica nem sequer poder disputar a taça UEFA na próxima temporada. A seguir ao jogo, porém, o ex-líder parlamentar do PSD foi jantar ao restaurante de, em Vilamoura, na companhia de alguns futebolistas «habitués» naquelas paragens, como o bi-bota de ouro. Onde teve a oportunidade, e a alegria, de poder apresentar ao seu filho mais novo,, o avançado holandês. Três pontos para o pai Marques Mendes.

Ao som de Vangelis No Parlamento, quarta-feira, o PSD fez uma interpelação ao Governo sobre a saúde, na qual estiveram presentes o primeiro-ministro, António Guterres, e a ministra do sector, Manuela Arcanjo. Curiosamente, nesse mesmo dia, GENTE precisou de ligar para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Mais propriamente para um dos serviços do hospital. Acontece que não encontravam a pessoa procurada e, como sempre acontece, GENTE ficou «em espera»... ao som de Vangelis. Lembram-se?, ao som da música que caracterizou a primeira maioria de Guterres e que ainda anima as «esperas» telefónicas na sede do PS do Largo do Rato. Assim sendo... será a música no hospital uma afronta do aparelho socialista à ministra que ainda esta semana reafirmou a sua «independência»?

Ironia do destino RUI OCHÔA Ainda há dias, Pedro Santana Lopes viu citados os seus críticos desabafos contra «ricardos salgados» e seus seguidores num artigo da «Visão», que se preocupou em corrigir numa atabalhoada carta ao director daquela publicação. Por pura coincidência, ou ironia do destino, em que acredita, na final masculina do Estoril Open, domingo passado, Santana Lopes marcou presença no encontro decisivo, sentando-se no camarote presidencial de João Lagos, ao lado de Henrique Chaves e da mulher. Mal sabia, porém, o autarca que logo ao lado se encontrava Ricardo Salgado, no seu camarote, onde estava também... Marcelo Rebelo de Sousa. Ainda há dias,viu citados os seus críticos desabafos contrae seus seguidores num artigo da «Visão», que se preocupou em corrigir numa atabalhoada carta ao director daquela publicação. Por pura coincidência, ou ironia do destino, em que acredita, na final masculina do Estoril Open, domingo passado, Santana Lopes marcou presença no encontro decisivo, sentando-se no camarote presidencial de, ao lado dee da mulher. Mal sabia, porém, o autarca que logo ao lado se encontrava, no seu camarote, onde estava também...

O livro dos presidentes JOSÉ VENTURA Um livro que sistematiza os Presidentes da República e os Governos do século passado parece uma coisa estranha... Presidentes, no séc. XIX? Mas a dura realidade logo se impõe, recordando-nos que o século passado, agora, é o XX... É o que acontece no dito livro que elenca «os Presidentes e os Governos da República no Século XX», portanto desde 1910 até 2000. Da autoria de Laplaine Guimarãis, Bernardo Ayala, Manuel Pinto Machado e Miguel Félix António, homens ligados à direita, é uma edição da Caixa Geral de Depósitos e da Imprensa Nacional-Casa da Moeda. Inclui uma nota de Jorge Sampaio e foram editados 1000 exemplares que parece não chegarem para as encomendas. Um livro que sistematiza os Presidentes da República e os Governos do século passado parece uma coisa estranha... Presidentes, no séc. XIX? Mas a dura realidade logo se impõe, recordando-nos que o século passado, agora, é o XX... É o que acontece no dito livro que elenca «os Presidentes e os Governos da República no Século XX», portanto desde 1910 até 2000. Da autoria de, homens ligados à direita, é uma edição da Caixa Geral de Depósitos e da Imprensa Nacional-Casa da Moeda. Inclui uma nota dee foram editados 1000 exemplares que parece não chegarem para as encomendas.

Prémios de fotografia Dois repórteres fotográficos do EXPRESSO, António Pedro Ferreira e Jorge Simão, receberam «ex aequo» o primeiro prémio do Clube Português de Imprensa na modalidade de foto-reportagem. Ferreira ganhou o prémio, atribuído anualmente, devido a uma foto sobre os refugiados do Kosovo e Simão com uma fotografia sobre a guerra em Angola, ambas publicadas na Revista do EXPRESSO. Os galardões foram entregues na passada terça-feira, durante um jantar no Clube dos Empresários. João Ribeiro (ao centro, na imagem), decano do fotojornalismo português, posou com os vencedores dos prémios do Clube: da esquerda para a direita, António Pedro Ferreira, Daniel Rocha do «Público» e José Carlos Carvalho do «Diário de Notícias» (os dois receberam uma menção honrosa), e Jorge Simão. Dois repórteres fotográficos do EXPRESSO,, receberam «ex aequo» o primeiro prémio do Clube Português de Imprensa na modalidade de foto-reportagem. Ferreira ganhou o prémio, atribuído anualmente, devido a uma foto sobre os refugiados do Kosovo e Simão com uma fotografia sobre a guerra em Angola, ambas publicadas na Revista do EXPRESSO. Os galardões foram entregues na passada terça-feira, durante um jantar no Clube dos Empresários.(ao centro, na imagem), decano do fotojornalismo português, posou com os vencedores dos prémios do Clube: da esquerda para a direita, António Pedro Ferreira,do «Público» edo «Diário de Notícias» (os dois receberam uma menção honrosa), e Jorge Simão.

Obras do Diabo No distrito da Guarda, as relações entre párocos e paroquianos parecem «assombradas pelo Diabo». E logo nos momentos em que se celebravam duas das mais importantes festas do calendário católico. Se na freguesia da Bendada, na noite da Missa do Galo, houve até navalhadas entre a facção afecta e a que se opõe ao padre local, Manuel Janela, na freguesia de Chãos, as obras não são de misericórdia, mas de discórdia. Os habitantes acusam o pároco, Urbelino Pinto, de ter utilizado o altar da igreja, durante as missas da Quaresma, para discutir politicamente as obras que Manuel Mourato, presidente da Câmara Municipal da Meda (sede de concelho) está a realizar na aldeia. O padre, por sua vez, acusa a autarquia de ter invadido propriedade alheia e a tensão aumenta a cada cerimónia pública.

O abraço de Felipe para Barroso OLIVIER MATTHYS/EPA Em plena época pascal, GENTE surpreendeu o deputado do PSD Rui Gomes da Silva a contar entre amigos como tinha sido companheiro do príncipe Felipe de Espanha - na foto, numa gala no Luxemburgo - num dos famosos cursos organizados pela Universidade de Georgetown (o Georgetown Leadership Seminary), no princípio de Abril. O curso da prestigiada universidade norte-americana é realizado anualmente, por convites, e este ano reuniu 35 figuras de 28 países. No final, Rui Gomes da Silva foi surpreendido pelo príncipe espanhol. Certamente desconhecedor das guerras sociais-democratas pela disputa da liderança (em que Rui Gomes da Silva é um dos apoiantes de Pedro Santana Lopes), Felipe pediu ao deputado que enviasse um abraço seu a Durão Barroso, com quem efectuara o mesmo curso, mas em 1996. Segundo GENTE apurou, e confirmando a fase de tréguas no PSD, o cumprimento foi entregue. Resta apenas contar uma última curiosidade: antes de Barroso, também Santana Lopes, em 1986, frequentara o Georgetown Leadership Seminary. Em plena época pascal, GENTE surpreendeu o deputado do PSDa contar entre amigos como tinha sido companheiro do príncipede Espanha - na foto, numa gala no Luxemburgo - num dos famosos cursos organizados pela Universidade de Georgetown (o Georgetown Leadership Seminary), no princípio de Abril. O curso da prestigiada universidade norte-americana é realizado anualmente, por convites, e este ano reuniu 35 figuras de 28 países. No final, Rui Gomes da Silva foi surpreendido pelo príncipe espanhol. Certamente desconhecedor das guerras sociais-democratas pela disputa da liderança (em que Rui Gomes da Silva é um dos apoiantes de), Felipe pediu ao deputado que enviasse um abraço seu a, com quem efectuara o mesmo curso, mas em 1996. Segundo GENTE apurou, e confirmando a fase de tréguas no PSD, o cumprimento foi entregue. Resta apenas contar uma última curiosidade: antes de Barroso, também Santana Lopes, em 1986, frequentara o Georgetown Leadership Seminary.

ANTERIOR TOPO

marcar artigo